<div dir="ltr"><div class="gmail_default"><font face="arial, helvetica, sans-serif">Prezado(a) assinante, bom dia,</font></div><div class="gmail_default"><font face="arial, helvetica, sans-serif"><br></font></div><div class="gmail_default"><font face="arial, helvetica, sans-serif">Tem material novo de estudo e pesquisa na Coletânea de Arquivos do Laboratório de Iluminação.</font></div><div class="gmail_default"><font face="arial, helvetica, sans-serif"><br></font></div><div class="gmail_default"><font face="arial, helvetica, sans-serif">Trata-se do texto <a href="http://www.iar.unicamp.br/lab/luz/ld/C%eanica/Pesquisa/eduardo-tudella-praxis-cenica-como-articulacao-de-visualidade.pdf" target="_blank">"Práxis Cênica Como Articulação de Visualidade - A Luz na Gênese do Espetáculo"</a>, Tese apresentada ao <b>Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia</b>, como requisito parcial para o <b>Doutorado em Artes Cênicas</b>, no ano de <b>2013</b>, com orientação do <b>Prof. Dr.  Ewald Hackler.</b></font></div><div class="gmail_default"><font face="arial, helvetica, sans-serif"><br></font></div><div class="gmail_default"><font face="arial, helvetica, sans-serif">O texto pode ser lido ou baixado na íntegra em versão <b>PDF </b>através do endereço:</font></div><div class="gmail_default"><font face="arial, helvetica, sans-serif"><br></font></div><div class="gmail_default"><font face="arial, helvetica, sans-serif"><b><a href="http://www.iar.unicamp.br/lab/luz/ld/C%eanica/Pesquisa/eduardo-tudella-praxis-cenica-como-articulacao-de-visualidade.pdf" target="_blank">http://www.iar.unicamp.br/lab/luz/ld/C%eanica/Pesquisa/eduardo-tudella-praxis-cenica-como-articulacao-de-visualidade.pdf</a></b><br></font></div><div class="gmail_default"><font face="arial, helvetica, sans-serif"><br></font></div><div class="gmail_default"><font face="arial, helvetica, sans-serif"><b>Abaixo resumo do trabalho:</b></font></div><div class="gmail_default"><font face="arial, helvetica, sans-serif"><br></font></div><div class="gmail_default"><font face="arial, helvetica, sans-serif">

O objetivo desta tese é investigar a práxis cênica como problema estético-visual, cuja
origem se encontra, não apenas nas primeiras teorizações do teatro da Grécia Clássica, mas
também nos estágios iniciais do drama clássico, uma vez que ambas as abordagens observam,
analisam e operam com a posição artística da luz no contexto do espetáculo teatral. A presente
tese compreende a práxis cênica como uma obra compósita, cuja efetivação geralmente
congrega o trabalho de muitos artistas, i. e., mesmo quando nela se observa a acentuação de
um ou outro aspecto, sua natureza se afirma na interação dinâmica entre os diversos aspectos
e agentes. Tais elementos interagem em movimentos irregulares, transversalmente
articulados, entrelaçando-se ao longo do processo de criação. As investigações que
constituíram a tese incorporam os conceitos de imagem cênica e de visualidade, aplicando a
análise bibliográfico-documental como estratégia para identificar elementos instigantes para a
discussão desses conceitos. A abordagem refere-se a um conjunto de documentos, desde o
teatro grego clássico até a contemporaneidade, e descarta o ordenamento cronológico, pois
leva em conta as específicas relações entre os textos e a problematização que guia a tese.
Procurando analisar a amplitude das interações entre a luz e a cena, o presente trabalho é
sustentado por duas convicções: em primeiro lugar, as contribuições da luz estão presentes em
momentos muito anteriores à “montagem da luz” de um espetáculo; depois, do ponto de vista
histórico, é preciso constatar a presença da luz no teatro, em momentos muito anteriores ao
Renascimento italiano, no século XVI, quando apareceram os primeiros teatros cobertos que
necessitavam da luz artificial para a realização de espetáculos. Com a leitura de textos e
documentos do âmbito particular do tema, a tese indica futuras intervenções, tanto na
abordagem teórica da cena em si, quanto no seu planejamento visual. 

<br></font></div><div class="gmail_default"><font face="arial, helvetica, sans-serif"><br></font></div><div class="gmail_default"><font face="arial, helvetica, sans-serif"><b>Vale a pena conferir!</b></font></div><div class="gmail_default"><font face="arial, helvetica, sans-serif"><b><br></b></font></div><div class="gmail_default"><font face="arial, helvetica, sans-serif"><b>Ótimo final de semana a todo(a)s!</b></font></div><div class="gmail_default" style="font-family:arial,helvetica,sans-serif;font-size:small"><br></div><div class="gmail_default" style="font-family:arial,helvetica,sans-serif;font-size:small"><br></div><div><br></div>-- <br><div dir="ltr" class="m_-1982041140187917957gmail_signature"><div dir="ltr"><div><div dir="ltr"><div><div dir="ltr"><div><div dir="ltr"><div><div dir="ltr"><div><div><div><br></div><div><br></div><div>Valmir Perez<div>Lighting Designer <br>Laboratório de Iluminação Unicamp</div><div><a href="http://www.iar.unicamp.br/lab/luz" target="_blank">www.iar.unicamp.br/lab/luz</a> <br><a href="http://valmirperez.blogspot.com/" target="_blank">http://valmirperez.blogspot.com/</a> <br>Skype: lablux<br>Fones: 55(19) 3521 1478</div><div>              55(19) 9 9222 9355</div><div><br></div></div></div></div></div></div></div></div></div></div></div></div></div></div></div>