[Lees-l] Fwd: seminário amanhã com técnicos INEP - indicadores de fluxo da Graduação

Ana Maria Alves Carneiro da Silva anamacs em g.unicamp.br
Qui Mar 15 13:49:30 BRT 2018


Para quem estiver na Unicamp amanhã cedo.


---------- Forwarded message ----------
From: Eliana Martorano Amaral

Prezados, boa tarde



Amanhã, 6af, 16 de março de 2018, das 9-11:00hs, no Auditório do GGBS
(prédio da DGA) receberemos dois membros da equipe técnica do INEP
(Fábio Pereira Bravin e Willians Kaizer Maciel) para um Simpósio sobre
Indicadores de Fluxo de Estudantes no Ensino Superior. Os convidados
irão apresentar a metodologia que foi recentemente publicada pelo Inep
para acompanhar os estudantes de Graduação em todo o Brasil. Irão
discutir a literatura pertinente que apoia a nova forma de cálculo de
evasão, retenção, conclusão e como podem apoiar a gestão acadêmica em
cada curso de graduação.



Essa visita vem oferecer uma oportunidade de discussão para
aprimoramento dos mecanismos de acompanhamento de trajetória acadêmica
dos nosso estudantes de Graduação, um dos projetos estratégicos da
PRG. O objetivo é gerar adequados indicadores e séries históricas de
taxas de permanência, conclusão e desistência para subsidiar as
coordenações e alimentar a auto-avaliação da Unicamp sobre seus
programas de Graduação, temas com os quais já estamos trabalhando com
a DAC, em relação a cada um dos cursos.



Link: Metodologia de Cálculo dos Indicadores -
http://download.inep.gov.br/informacoes_estatisticas/indicadores_educacionais/2017/metodologia_indicadores_trajetoria_curso.pdf



Convidamos a todos os coordenadores de Graduação, representantes
discentes, gestores acadêmicos e demais interessados para participarem
desse simpósio.



Profa. Eliana Martorano Amaral

Pró-reitora de Graduação





Eliana Martorano Amaral

Pró-Reitora de Graduação

Universidade Estadual de Campinas




-- 
______________
Ana Maria Carneiro
Researcher at Center for  Public Policy Study (NEPP)
University of Campinas (Unicamp)
anamaria em nepp.unicamp.br
+5519 3521 2491


Mais detalhes sobre a lista de discussão Lees-l