[Lees-l] Fwd: Convite para apresentação da pesquisa “Desigualdades de aprendizado no ensino fundamental brasileiro: insumos e processos escolares”

Ana Maria Carneiro anamacs em unicamp.br
Sábado Maio 1 09:36:07 -03 2021


Visualizar como página web
<http://clickcontato.contato.ftas.org.br/ls/click?upn=3yZf8xQczaGkzgzbtcV2VJLiRjndKmOiNpBzWZHD4QzqC2kekX1t-2FO9t-2Bcu10vrkATjvbo-2FfJYSsNSBwmyP5JjqU66EJslwJ6O-2FkM7q3bAuhjoXaVzEWuKedQd4BX0kSKsfDim5H3w-2FEB-2F9VL9lPoKl9avBeb3hlauk9jToCNbYFVM1Z6-2Be7hrO-2BTE0esxEwgCKz9A6YBwPAOGzBhwwWGw-3D-3DN2ii_RAeDvpU-2FM-2Ffc0wJOcJCxcTfOQ0Dd7EF-2FQg6TsrzmdlVA-2B3SucwN7IxzuRhyR9qDtNJNEEyixk3suB5adSJ6Pk5nYgefdEKGHlkCJ0bKo7-2BdXoBS8sUnWIyfBZEaKd4XeeO-2F4JL6Vp6ORduIgmTWA-2B4McJieQoYq1O7yuY1QcJfNvKNxufOLlvkYWCYQ-2FQuxRAX3SAvKY51pXa4ScZMezISP0lKAKV4HZdZXzAyECW9TUVIIcaMByFN1ZcJR6F7YBXppblFDvB0poRNzlIhzfnSULRSbKmIDvnbz-2BI93CANRzGrs52q5FwLSH73ZQBp9hxyx6bPj0L1LzLmst7wnz9dMnPPuhNdQyJRRDrQDaTib0tv6mA5TgpSEdeqDy8cRT-2FWY0ZY-2BDd9iEFd35sGl5bKnblppNrMq3eO1FrXrnnt6u9vdMdyxYhY5f-2B8Dw1TCH7YaAS8UTc2NYoPhRoO5Dr9L1gqM7gpmvZSeoiEqFt-2FUDZqrptziH-2Bxf6xSdM7WYy0RwYNCjBgjqd2dNuacjDbA-3D-3D>

*O Portal IDeA convida para a apresentação dos resultados da pesquisa
Desigualdades de aprendizado no ensino fundamental brasileiro: insumos e
processos escolares.*

No dia *06 de maio*, *quinta-feira*, das *14:00* às *16:00*, a professora
Flávia Pereira Xavier, da Faculdade de Educação da UFMG, apresentará
resultados da pesquisa Desigualdades de aprendizado no ensino fundamental
brasileiro: insumos e processos escolares, realizada como pós-doutorado no
Programa de Pós-Graduação em Educação da Unicamp, no Focus – Grupo de
Pesquisa em Educação, Instituições e Desigualdade –, sob supervisão da
professora Ana Maria F. Almeida. O evento será mediado pelo professor
Mauricio Ernica, da Faculdade de Educação da Unicamp e do grupo Focus, e
contará também com a participação da professora Mariane Campelo Koslinski,
da Faculdade de Educação da UFRJ, que debaterá o trabalho.
Assista a transmissão que será transmitida pelo Youtube →
<http://clickcontato.contato.ftas.org.br/ls/click?upn=3yZf8xQczaGkzgzbtcV2VKfqdRW0F1wOo4u5Ry1GENppB3RUapJJTULrgx9ENx9x8wnkcDDPzbBNdxX9bRXsT8Vw1GHPoUYTV92cn9DIk8Zc2dnxHBkpewwOi0fvKG3Z9bOhMOGzmhKlme-2FgZygunD9pGcSNnzEjrucIxmJ-2BS-2FOQ8ts5DwWdkXw9BHbSIztXdlX3_RAeDvpU-2FM-2Ffc0wJOcJCxcTfOQ0Dd7EF-2FQg6TsrzmdlVA-2B3SucwN7IxzuRhyR9qDtNJNEEyixk3suB5adSJ6Pk5nYgefdEKGHlkCJ0bKo7-2BdXoBS8sUnWIyfBZEaKd4XeeO-2F4JL6Vp6ORduIgmTWA-2B4McJieQoYq1O7yuY1QcJfNvKNxufOLlvkYWCYQ-2FQuxRAX3SAvKY51pXa4ScZMezISP0lKAKV4HZdZXzAyECW9TUVIIcaMByFN1ZcJR6F7YBXppblFDvB0poRNzlIhzfnSULRSbKmIDvnbz-2BI93CANRzGrs52q5FwLSH73ZQBp9hxyx6bPj0L1LzLmst7wnz9dMnPPuhNdQyJRRDrQDaTib0tv6mA5TgpSEdeqDy8cRTrJFfqoQsOp0jdm9itBprn8HiM523TUoIZi7UsHwk5pec7J6jshsfmRawDHb19eWCnaOl7Vk8xO7MDpFSDQXZCZANOU8LqIx5CRHaXcc0is6AcudDFcdufxDpELjoErCbFltlY2wr8a5AoQCcEsNZOQ-3D-3D>

A pesquisa Desigualdades de aprendizado no ensino fundamental brasileiro:
insumos e processos escolares investigou se fatores de insumos e processos
escolares afetam tanto a qualidade quanto a equidade educacional nas
escolas públicas brasileiras de ensino fundamental. Como indicador de
insumo, foi utilizado o nível de infraestrutura escolar e, como indicadores
de processos, foram utilizados o currículo cumprido, a gestão de classe, as
expectativas docentes e intervenções para melhoria do aprendizado e a
promoção dos alunos. Com base nos dados do Sistema de Avaliação da Educação
Básica (Saeb) de 2017, por meio de regressões logísticas multiníveis, foram
estimadas as chances de os estudantes estarem no nível adequado de
aprendizado em Matemática no 5º ano e no 9º ano do ensino fundamental. Para
analisar a equidade entre grupos, observamos as distâncias das chances de
aprendizado entre grupos sociais e o impacto do insumo e dos produtos
analisados na redução das desigualdades entre grupos definidos por origem
socioeconômica, sexo, cor e pela repetência prévia dos alunos.
Os principais resultados foram os seguintes. Por um lado, no que diz
respeito à qualidade da aprendizagem, estudantes de escolas com melhor
infraestrutura e melhores processos têm maiores chances de estar no nível
adequado de aprendizagem em Matemática. Contudo, quando são analisadas as
desigualdades entre grupos sociais, essa associação não se verifica do
mesmo modo. Tanto a melhoria da infraestrutura escolar quanto a da maior
parte dos processos não estão associados à promoção da equidade e,
inclusive, podem conviver com níveis elevados de desigualdade. Os fatores
mais fortemente associados à redução das desigualdades são as intervenções
da escola diretamente voltadas à melhoria do aprendizado e à promoção dos
estudantes.
Esses resultados não só contribuem para o entendimento de nosso sistema de
ensino, como também se abrem para a discussão de políticas públicas
voltadas à afirmação do direito à educação de qualidade para todos os
grupos sociais. Se insumos e processos de qualidade são indiscutivelmente
importantes para assegurar esse direito, o que a pesquisa evidencia é que
sua oferta universal não assegura a redução das desigualdades. Para esse
fim, é necessário, também, que sejam construídas políticas públicas
específicas e que incidam sobre as práticas pedagógicas.

No número anterior da newsletter do Portal IDeA divulgamos outra pesquisa
recente da professora Flávia Xavier, em co-autoria com Maria Teresa Gonzaga
Alves. Para reler a pesquisa clique aqui
<http://clickcontato.contato.ftas.org.br/ls/click?upn=3yZf8xQczaGkzgzbtcV2VO4hc2Oa4P6O8geLEdKF7ZEthfqLil1CP6WpKXi35PQ7qo07UbwNB-2FrFt7ok1WRL-2FKUIZWq-2FPeUoYZ4-2F3aXn5J8Optq7kd4aReD2EFyvFT1fu0ZTJHzWYgyzdYoRz1yT33ws-2B0zlXWz3PoUYJj7RwETekcr6Eoq8OBE3B1rmF2K-2FgeDEWW6GX37VZISNUQySc3GFvv-2B8SwpQ8CKYjn6ltlpWtKzbRY3iobbOFhw8WA02r-2Fa9RpjI4t7tTaegShDyrISw7UAQNqJ9hyq8SsoEVcoh0eWigoE0iCt9lKv4-2BM1-2BHq0G_RAeDvpU-2FM-2Ffc0wJOcJCxcTfOQ0Dd7EF-2FQg6TsrzmdlVA-2B3SucwN7IxzuRhyR9qDtNJNEEyixk3suB5adSJ6Pk5nYgefdEKGHlkCJ0bKo7-2BdXoBS8sUnWIyfBZEaKd4XeeO-2F4JL6Vp6ORduIgmTWA-2B4McJieQoYq1O7yuY1QcJfNvKNxufOLlvkYWCYQ-2FQuxRAX3SAvKY51pXa4ScZMezISP0lKAKV4HZdZXzAyECW9TUVIIcaMByFN1ZcJR6F7YBXppblFDvB0poRNzlIhzfnSULRSbKmIDvnbz-2BI93CANRzGrs52q5FwLSH73ZQBp9hxyx6bPj0L1LzLmst7wnz9dMnPPuhNdQyJRRDrQDaTib0tv6mA5TgpSEdeqDy8cRTcdmIw38YSuCMJmIQHbRgZnCBZrIY9j-2FVgRIRLzpealfgrrNSAbLLiH8s-2B95CRzd4py3boYNm5xbrHJFCYvqw-2BThQ8tvRSz-2FZ-2BEW9OqwhqyYtusEHRFkM7p5Ji-2FLHcitcdnWKy1BNDv6iUO-2BXbJJ0Rw-3D-3D>
.

Enviado por *Fundação Tide Setubal*

R. Jerônimo da Veiga, 164, 13° | 04536-000 | São Paulo | SP Brasil | Fone:
(11) 3168 3655 www.fundacaotidesetubal.org.br

Se deseja não receber mais mensagens como esta, clique aqui
<http://clickcontato.contato.ftas.org.br/ls/click?upn=3yZf8xQczaGkzgzbtcV2VJLiRjndKmOiNpBzWZHD4QxT1iAKrPGILq7Sp6k5k-2FhENzxSzZTD-2BTT6nwXQWqIh69LJj8vg-2BYEYVhWdgA0qGY2ivaGYdA6BVJd4-2FUzbbYOBAQxL-2BG6icZhiplmZf5G6IrJtlpFfN62jQqO-2FA1IasghmlHg5f67NhH89bXinp-2BGOxZz5Hbqok9TBvcvupElv1eU8QXFW8hr8AY7Zjx6Hwo4-3DZ-nV_RAeDvpU-2FM-2Ffc0wJOcJCxcTfOQ0Dd7EF-2FQg6TsrzmdlVA-2B3SucwN7IxzuRhyR9qDtNJNEEyixk3suB5adSJ6Pk5nYgefdEKGHlkCJ0bKo7-2BdXoBS8sUnWIyfBZEaKd4XeeO-2F4JL6Vp6ORduIgmTWA-2B4McJieQoYq1O7yuY1QcJfNvKNxufOLlvkYWCYQ-2FQuxRAX3SAvKY51pXa4ScZMezISP0lKAKV4HZdZXzAyECW9TUVIIcaMByFN1ZcJR6F7YBXppblFDvB0poRNzlIhzfnSULRSbKmIDvnbz-2BI93CANRzGrs52q5FwLSH73ZQBp9hxyx6bPj0L1LzLmst7wnz9dMnPPuhNdQyJRRDrQDaTib0tv6mA5TgpSEdeqDy8cRTWL7JCQh6ibJu5QtDauzCa95T-2Fm7WvDxyFesBHhA7O132MdsnExoNF3gxiwnQMkDeFVnTezw03-2B8D-2BhvHf0k0ahXmiHxw-2Bn1J1mffc0cjZKFQbQo3YJflgC7OkpJv-2FQmQlSJF-2BKKsISxjd4ll0HzLmA-3D-3D>.

•
•


-- 
Ana Maria Carneiro

Researcher at the Center for  Public Policy Studies (NEPP)
Advisor for Unicamp Institutional Evaluation - Vice Rectory
University of Campinas (Unicamp)
anamaria em nepp.unicamp.br
+55 19 3521 8063 / 3521 2491


Mais detalhes sobre a lista de discussão Lees-l