[Modelo-latex-l] Problemas ao inserir imagem

Raniere Silva ra092767 em ime.unicamp.br
Qui Out 9 10:51:46 BRT 2014

> Estou tendo problemas ao inserir imagem, já que a mesma não fica no local
> em que especifico. Geralmente fica mais para baixo, ou até mesmo no fim do
> arquivo. Um exemplo do comando que estou utilizando é:
>
> \begin{figure}[!htb]
>   \centering
>   \includegraphics[scale = 0.6]{figuras/fign3.pdf}
>   \caption{Função $f(x)=x$ aproximada pela sua F-transformada inversa no
> intervalo $[0, 1]$ com $n=3$}
> \end{figure}

Você está utilizando o ambiente figure que cria um objeto flutuante. Objetos
flutuantes ajudam a evitar da figura ser cortada por estar muito próximo do fim
da folha. O efeito colateral é que nem sempre a figura vai ficar onde você
deseja.

Eu normalmente não me incomodo da figura aparecer X página depois que eu
menciono ela pois eu sempre me refiro utilizando

    na Figura~\ref{label-utilizado-na-figura-desejada}

Se você está incomodado da figura não aparecer onde você deseja sugiro ler
https://en.wikibooks.org/wiki/LaTeX/Floats,_Figures_and_Captions.

Att,
Raniere