[SECURITY-L] Cartório da Paraíba faz autenticação digital de documentos

Daniela Regina Barbetti Silva daniela em ccuec.unicamp.br
Sex Jul 26 11:38:28 -03 2002


----- Forwarded message from Nelson Murilo <nelson em pangeia.com.br> -----

From: Nelson Murilo <nelson em pangeia.com.br>
Subject: [S] Cartório da Paraíba faz autenticação digital de documentos 
To: seguranca em pangeia.com.br
Date: Thu, 25 Jul 2002 09:43:36 -0300


[http://www.infoguerra.com.br/infonews/viewnews.cgi?newsid1027534668,14302,]

Cartório da Paraíba faz autenticação digital de documentos 

24/7/2002 - 15:17 Redação InfoGuerra 

O cartório Azevêdo Bastos, o mais antigo da Paraíba, está oferecendo a seus clientes um serviço de autenticação digital de documentos. O sistema permite que qualquer pessoa obtenha cópias eletrônicas de seus documentos, com autenticidade e validade jurídica. 

O processo é simples. O documento original ou cópia do mesmo a ser autenticado é primeiramente escaneado e depois codificado por um software específico que o transforma em imagem e em um texto legível, o qual pode ser editado e pesquisado. Após essa etapa, o mesmo documento é salvo no próprio sistema do cartório, e gera uma cópia que fica com o cliente. A autenticação é garantida por um carimbo "virtual", que é gravado por cima da imagem. Com o documento autenticado digitalmente, a pessoa poderá imprimir quantas cópias quiser, ou até enviá-lo pela Internet.

"Investimos cerca de US$ 10 mil para implantação da solução de Gerenciamento Eletrônico de Documentos (GED), scanner e impressora profissionais, indispensáveis para garantir a qualidade do serviço", afirma Válber Azevêdo, titular do cartório Azevêdo Bastos.

Segundo Azevêdo, "o sistema é altamente seguro, pois a pessoa que obtiver o CD de qualquer documento digitalizado só poderá imprimi-lo, mas nunca alterar o conteúdo digitalizado".

Para digitalizar os documentos, o cartório da Paraíba está utilizando software da LaserFiche, empresa norte-americana especializada em GED. Isabel Fumero, gerente regional para o Brasil da LaserFiche, acredita que com o avanço da autenticação digital no país outros cartórios adotarão a mesma tecnologia, que serve também para tornar eletrônico qualquer documento.

O próprio cartório Azêvedo Bastos já oferece serviços gerais de GED para substituir as fotocópias. "Um advogado, por exemplo, que queira guardar uma cópia de um processo, em vez de fazer uma fotocópia, poderá digitalizá-lo e guardá-lo em CD, disquete ou DVD ou qualquer outra mídia compatível com o sistema", explica Azêvedo. "Isto garante durabilidade ao documento, pois o mesmo não correrá o risco de deteriorar-se com o manuseio, além de permitir uma pesquisa rápida e inúmeras impressões, quando necessário", finaliza. 



----- End forwarded message -----




Mais detalhes sobre a lista de discussão SECURITY-L