[SECURITY-L] Banco americano divulga e-mail dos clientes
Daniela Regina Barbetti Silva
daniela em ccuec.unicamp.br
Qua Nov 6 14:20:00 -02 2002
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From: Nelson Murilo <nelson em pangeia.com.br>
Subject: [S] Banco americano divulga e-mail dos clientes
To: seguranca em pangeia.com.br
Date: Wed, 6 Nov 2002 12:22:00 -0200
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Banco americano divulga e-mail dos clientes
Quarta-feira, 06 de novembro de 2002 - 11h11
SÃO PAULO - Uma falha aparentemente humana - e bastante comum, diga-se de
passagem - fez com que Bank of the West, de São Francisco, divulgasse o
endereço eletrônico de milhares de clientes. Um prato cheio para os spammers
de plantão.
Segundo o jornal The Mercury News, ao mandar um comunicado sobre a interrupção
temporária de serviços durante o último sábado, um funcionário responsável
pelo envio colocou todos os 3 500 endereços selecionados, abertos, no campo "Para".
Alguns clientes, revoltados, já avisaram que cancelarão suas contas, duvidando
da capacidade do banco de manter suas informações confidenciais à salvo. É que
a questão da privacidade é muito discutida nos Estados Unidos, e endereços de
e-mail devem ser preservados, segundo a legislação de vários estados.
O porta-voz do banco, John Stafford, pediu desculpas puplicamente pelo episódio
e declarou que o banco está tomando providências para melhorar a proteção de
suas ferramentas tecnológicas. Garantiu, também, que o banco é muito cuidadoso
na proteção dos dados financeiros dos clientes.
O grupo de defesa da privacidade da Filadélfia disse que saber onde uma pessoa
possui conta bancária não é de todo perigoso, mas já é meio passo andado caso
uma pessoa esteja realmente disposta a roubar a identificação de outra pessoa.
Além do risco de perder clientes, o Bank of the West ainda corre o risco de ter
que enfrentar problemas na justiça por causa de sua "indiscrição". Foi o que
aconteceu com a Eli Lilly, que revelou acidentalmente, no ano passado, o nome
e o endereço de e-mail de 669 usuários do antidepressivo Prozac. A companhia
farmacêutica foi multada e terá suas práticas de marketing fiscalizadas pela
Comissão Federal de Comércio durante os próximos 20 anos.
Renata Mesquita, do Plantão INFO
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