[SECURITY-L] Relogio atomico se muda para a OptiGlobe

Daniela Regina Barbetti Silva daniela em ccuec.unicamp.br
Qua Out 9 16:03:15 -03 2002


----- Forwarded message from Nelson Murilo <nelson em pangeia.com.br> -----

From: Nelson Murilo <nelson em pangeia.com.br>
Subject: [S] Relógio atômico se muda para a OptiGlobe
To: seguranca em pangeia.com.br
Date: Tue, 8 Oct 2002 16:54:39 -0300


[http://www2.uol.com.br/info/aberto/infonews/102002/08102002-9.shl]


Relógio atômico se muda para a OptiGlobe
Terça-feira, 08 de outubro de 2002 - 12h24
 
 
 
SÃO PAULO (Reuters) - O relógio atômico do Observatório Nacional, responsável pela hora legal brasileira, mudou para as instalações da prestadora de serviços de Tecnologia da Informação (TI), OptiGlobe, anunciou a empresa na segunda-feira. 


Antes de ser instalado na OptiGlobe, o relógio atômico brasileiro, que atrasa um segundo somente a cada 63.400 anos, funcionava na sede do Observatório Nacional, no Rio de Janeiro. 


Segundo a OptiGlobe - que teve sua operação no Brasil comprada no final de agosto pelo Grupo Votorantim - a instalação do relógio na empresa vai permitir a comercialização do serviço de sincronismo de hora, que precisava de um ambiente seguro para funcionar 24 horas por dia durante todo o ano. A estrutura do Observatório Nacional não permitia o funcionamento ininterrupto do serviço. 


Entre as atribuições do Serviço da Hora está a sincronização dos horários das transações bancárias eletrônicas feitas no país por meio do Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB). 


``Precisávamos de escalabilidade sob demanda e alta disponibilidade da infra-estrutura'', afirmou Waldimir Pirró e Longo, diretor do Observatório Nacional, em comunicado. 


O equipamento funciona com átomos de Césio e é base fundamental para a construção de dispositivos de medição de tempo e frequência usados no dia-a-dia, como taxímetros, medidores de consumo de energia elétrica, fornos de microondas, relógios de pulso, velocímetros de carros, radares de ruas e cronômetros. 



----- End forwarded message -----



Mais detalhes sobre a lista de discussão SECURITY-L