[SECURITY-L] Membro da comunidade de software livre ataca site da SCO

Security Team - UNICAMP security em unicamp.br
Qua Ago 27 10:47:01 -03 2003


----- Forwarded message from Nelson Murilo <nelson em spliff.pangeia.com.br> -----

From: Nelson Murilo <nelson em spliff.pangeia.com.br>
Subject: [S] Membro da comunidade de software livre ataca site da SCO
To: seguranca em pangeia.com.br
Date: Tue, 26 Aug 2003 21:29:45 -0300


[http://www.computerworld.com.br/AdPortalV3/adCmsDocumentoShow.aspx?documento=25964&Area=51]

Negócios São Paulo, 26 de Agosto de 2003 
 
Membro da comunidade de software livre ataca site da SCO 

O site da SCO, www.sco.com, voltou a ficar inacessível nesta terça-feira (26/08), de acordo com relatório da Netcraft Ltd., empresa que monitora a internet. No final de semana, o mesmo endereço ficou três dias fora do ar em razão de um ataque de denial of service. 

Só ontem (25/08), o site voltou à normalidade. A nova queda do site fez com que a Netcraft soltasse um relatório em que dizia que o site da SCO estava novamente fora do ar. Dessa vez, a SCO alega testes em seus servidores para evitar os efeitos de um novo futuro ataque, como a causa para a queda dos serviços, segundo Marc Modersitzki, porta-voz da empresa. 

De acordo com o advogado da comunidade de código aberto, Eric Raymond, o ataque do final de semana foi lançado por um membro antigo da comunidade de software livre e da infra-estrutura da internet, preocupado com o conflito entre SCO e Linux, no que tange à expansão de serviços. 

Raymond disse que não conhece a identidade exata da pessoa que fez o ataque ao site da SCO. "Ele é um de nós. Faz parte da comunidade de software de código aberto e de infra-estrutura de internet e é muito antigo", declarou. 

Os ataques de DoS costumam tirar do ar web sites utilizando-se de tráfico de redes desabilitadas. O ataque da última semana não foi o primeiro ao site da SCO. No início de maio, o web site da companhia ficou fora do ar por várias horas devido a um ataque de DoS. A empresa e o FBI ainda trabalham para punir o responsável pelo problema. 

O diretor executivo da SCO, Darl McBride, considera os ataques de DoS como cyberterrorismo. O dirigente afirma ainda que tirar web sites do ar é contra a lei e acarreta prejuízos ao comércio na rede. 

Com tradução do IDG NOW!  
 


----- End forwarded message -----



Mais detalhes sobre a lista de discussão SECURITY-L