[SECURITY-L] Quadrilha usa Orkut para sequestrar empresario

CSIRT - UNICAMP security em unicamp.br
Ter Mar 29 10:48:01 -03 2005

----- Forwarded message from Nelson Murilo <nelson em pangeia.com.br> -----

From: Nelson Murilo <nelson em pangeia.com.br>
Subject: [S] Quadrilha usa Orkut para seqüestrar empresário
To: seguranca em pangeia.com.br
Date: Mon, 28 Mar 2005 15:49:07 -0300

[http://www.cosmo.com.br/cidades/campinas/integra.asp?id=106566]

Quadrilha usa Orkut para seqüestrar empresário

Fábio Gallacci / Agência Anhangüera

O empresário campineiro A., de 34 anos, acreditava ter encontrado a
sua alma gêmea pela tela do computador, no maior site de
relacionamentos do mundo, o Orkut, uma febre que atrai milhares de
brasileiros. Há alguns dias, seu sonho acabou ao acordar amarrado em
uma árvore em um terreno próximo a Universidade Estadual de Campinas
(Unicamp), depois de ser agredido pelas costas e ter o carro, dinheiro
e cartões de crédito roubados. Ele foi vítima de um
seqüestro-relâmpago ao aceitar um encontro com uma mulher que havia
conhecido apenas de modo virtual, por meio do Orkut, e cair na
armadilha de um grupo criminoso que está fazendo da internet o seu
espaço para escolher as próximas vítimas.

Tudo começou quando A. passou a acessar o Orkut em busca de novas
amizades. Neste site, milhões de pessoas criam páginas pessoais onde
inserem fotos e deixam transparecer informações íntimas, como
telefone, e-mail, viagens realizadas, nível social, bens que possui,
hobbies, e hábitos de vida. "As pessoas esquecem que estão passando
dados importantes de uma forma aberta, que todo mundo pode ter
contato. Muita gente acha que apenas os seus amigos mais próximos
entrarão em sua página pessoal e que nisso não existe risco, mas
qualquer um pode descobrir tudo sobre você com apenas um clique",
afirma André Luiz Cardelli, consultor de segurança especializado em
computadores.

Para A., tudo parecia mágico. Mesmo noivo de outra mulher, o
empresário tinha certeza que a garota que conhecia há pouco tempo na
telinha tinha tudo a ver com a sua personalidade e que poderia iniciar
algo realmente bom. "Ela pediu para entrar na minha página e começou a
mandar muitas mensagens. Depois disso, passou a citar detalhes íntimos
que acabaram dando vida a um relacionamento entre nós dois", conta A.
"Eu ficava pensando: 'como esse mundo é pequeno, encontrei uma pessoa
que tem a mesma forma de pensar, as mesmas angústias, os mesmos
sonhos'. Pelo Orkut, essa mulher teve contato com toda a minha vida e
fui caindo no conto dela", afirma o internauta seqüestrado.

As palavras doces da mulher desconhecida atraíram facilmente o
empresário, que decidiu dar um passo adiante e marcar um encontro
verdadeiro em uma boate da cidade. O fato dela ter mencionado que
desejava fazer sexo aumentou o interesse ainda mais. "Quando cheguei
ao local combinado, meu celular tocou e era ela. A menina disse que
não podia entrar na boate porque haviam pessoas conhecidas lá e pediu
para que eu fosse encontrá-la em uma rua próxima. Só me lembro de
estar na frente de um carro com o farol alto, ver uns caras aparecendo
do nada e tomar uma pancada na cabeça", diz A., comentando que, por
motivos pessoais, sequer registrou um boletim de ocorrência sobre o
fato. "Não queria que ninguém soubesse. Se existem os malandros, é
porque existem os otários. Eu fui o otário."

----- End forwarded message -----