[ANPPOM-L] Fw: Contamos com sua participação - COMPAREÇA - ARTISTAS DE TODO O PAÍS SE MOBILIZAM EM DEFESA DA CULTURA BRASILEIRA

Samuel Mello Araujo Junior samuca em openlink.com.br
Ter Ago 9 08:40:23 BRT 2005


----- Original Message ----- 
From: Ana de Hollanda 
To: mmir em yahoogrupos.com.br ; forum_musical em yahoogrupos.com.br 
Sent: Tuesday, August 09, 2005 12:00 AM
Subject: [forum_musical] Fw: Contamos com sua participação - COMPAREÇA - ARTISTAS DE TODO O PAÍS SE MOBILIZAM EM DEFESA DA CULTURA BRASILEIRA








 

ARTISTAS DE TODO O PAÍS SE MOBILIZAM

EM DEFESA DA CULTURA BRASILEIRA



10 de agosto dia nacional do abaixo assinado

 

 

Para forçar a liberação imediata da verba do MinC e para, desde já, manifestar publicamente a urgente necessidade de aumento do orçamento para a Cultura, artistas de todo o país marcaram para o dia 10 de agosto a realização um movimento chamado DIA NACIONAL DO ABAIXO ASSINADO EM DEFESA DA CULTURA BRASILEIRA. Neste dia, em diversas cidades será realizado evento com o objetivo de recolher assinaturas da população, reiterando a necessidade do Congresso aprovar um aumento da verba da Cultura para 2% do orçamento da União.

 

No Rio, o evento será realizado nas escadarias da Câmara dos vereadores - Cinelândia, de 11h às 14h e contará com a presença de Stepan Nercessian, Beth Goulart, Gracindo Junior, Diogo Villela, além de vários outros artistas conhecidos do público que falarão em apoio ao movimento, enquanto serão coletadas as assinaturas para o abaixo assinado que reivindica 2% para a Cultura. O objetivo é coletar 1 milhão de assinaturas para levá-las ao Congresso Nacional.



As entidades que participam desta iniciativa na cidade do Rio de Janeiro são: CBTIJ - Centro Brasileiro de Teatro para Infância e Juventude,  SATED / RJ - Sind. Artistas Técnicos Espet. Diversões do Rio, FETAERJ - Federação de Teatro Associativo do Est. Rio Janeiro,  Associação de Grupos e Companhias do Rio de Janeiro,  APTR - Associação dos Produtores de Teatro do Rio Janeiro, CONFENATA / SE - Confederação Nacional de Teatro / Sudeste, Movimento Aberto de Atores e Diretores do Rio de Janeiro, 

ABTB - Associação Brasileira de Teatro de Bonecos, COMCULTURA - RJ - Comissão Estadual dos Gestores Públicos de Cultura.



Atividades em diversas capitais

 

São Paulo - Em frente ao Teatro Municipal, das 11h às 14h.

Belo Horizonte - Mobilização na Praça Sete, em frente ao Teatro Brasil, das 12h às 15:30h

Macapá - Mobilização em frente ao Teatro das Bacabeiras, das 9h às 12h.

Porto Alegre - Caminhada, começando na Rua da Praia, até a Esquina Democrática, das 10:30 às 13 h

Recife - Mobilização na Praça do Carmo

Salvador - Realizará cortejo cênico que sairá da Escola de Teatro da UFBA até a Praça Municipal, a partir das 10 h

 

 

O que vem acontecendo

 

No início deste ano, o Governo Federal contingenciou o orçamento de vários Ministérios, entre eles o do Ministério da Cultura. Esta é uma prática comum e vários governos vêm aplicando esta estratégia com o objetivo de diminuir despesas; mas desta vez, a área da cultura foi uma das mais atingidas. A Funarte deveria ter lançado no primeiro semestre deste ano: um edital importantíssimo para movimentar a atividade teatral brasileira, e o adiamento deste (ou ainda pior, a possibilidade do edital não ser lançado) foi o sinal para que a classe artística se mobilizasse contra o contingenciamento.

 

Atualmente o Ministério da Cultura está na lanterna do ranking das verbas destinadas aos ministérios: apenas 0,34% do orçamento da União. Entretanto, com o contingenciamento,  apenas 0,19% do orçamento geral foi liberado. Com isto, mais de 70 programas públicos, em diversas áreas, estão paralisados. 



 

Projetos engavetados nas áreas de teatro, dança e circo

 

Nas artes cênicas, três editais públicos formatados pela FUNARTE - Fundação Nacional das Artes, estão para ser lançados desde abril de 2005: Prêmio Myrian Muniz para o Teatro, Prêmio Klaus Vianna para a dança e Prêmio Estímulo ao Circo. Eles receberiam mais de 30 milhões de reais, representando um avanço inédito tanto em termos de valores quanto de formatação e abrangência. Os editais contemplariam desde a pesquisa para montagem de espetáculos e manutenção de grupos até o fomento à produção de novos espetáculos. Entretanto, com o contingenciamento, estes editais estão engavetados. 





Assessoria de Imprensa

Câmara Setorial de Teatro do Estado do Rio de Janeiro

(21) 2205-4483

camarasetorialteatrorj em gmail.com



Este e-mail está sendo enviado a todos que constam atualmente no nosso livro de endereços, a maioria de pessoas que conhecemos e outras que não conhecemos, mas que foram adicionadas automaticamente ao recebermos e-mails de amigos virtuais comuns. No caso de não querer mais receber nossos e-mails, escreva-nos solicitando exclusão, de acordo com a nova legislação sobre o Correio Eletrônico, Seção 301, Parágrafo (a) (3) (c) Decreto § 1618, Título Terceiro aprovado pelo 105º Congresso Base das Normativas Internacionais sobre o SPAM.

Um e-mail não poderá ser considerado SPAM quando inclua uma forma de
            ser removido.



 



--------------------------------------------------------------------------------


No virus found in this incoming message.
Checked by AVG Anti-Virus.
Version: 7.0.338 / Virus Database: 267.10.1/64 - Release Date: 4/8/2005


Caso você ainda não tenha visitado o website da Lista de Discussão do Fórum acesse o endereço:

http://br.groups.yahoo.com/group/forum_musical/

e cadastre-se preenchendo o formulário. 



--------------------------------------------------------------------------------
Links do Yahoo! Grupos

  a.. Para visitar o site do seu grupo na web, acesse:
  http://br.groups.yahoo.com/group/forum_musical/
    
  b.. Para sair deste grupo, envie um e-mail para:
  forum_musical-unsubscribe em yahoogrupos.com.br
    
  c.. O uso que você faz do Yahoo! Grupos está sujeito aos Termos do Serviço do Yahoo!. 


-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://www.listas.unicamp.br/pipermail/anppom-l/attachments/20050809/67dae939/attachment.html>
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo não-texto foi limpo...
Nome: image001.jpg
Tipo: image/jpeg
Tamanho: 155433 bytes
Descrição: não disponível
URL: <http://www.listas.unicamp.br/pipermail/anppom-l/attachments/20050809/67dae939/attachment.jpg>


Mais detalhes sobre a lista de discussão Anppom-L