[ANPPOM-L] Música do Brasil na França

Jose Augusto Mannis jamannis em uol.com.br
Ter Ago 16 16:32:09 BRT 2005


Prezada Senhora Clara Arreguy,

Sobre declarações por parte do MinC na matéria de Tatiane Lopes, Vanguarda
em destaque, de 06/ago/2005, Caderno C, p.3, gostaria de esclarecer que os
eventos do qual participei, em homenagem ao CDMC pelos 16 anos de trabalho
em favor do intercambio franco-brasileiro no campo da música contemporânea,
foi aprovado pelas parcerias francesas, contando para isso com
infra-estrutura e apoio financeiro, técnico e logístico local, de entidades
como o Centre de Documentation de la Musique Contemporaine (formado pelo
Ministério da Cultura e da Comunicação da França, SACEM - Société des
Auteurs, Compositeurs et Editeurs de Musique e pela Radio France), sediado
na Cité de la Musique, Paris, e do Ensemble InterContemporain. Não recebi
nenhuma resposta, nem tampouco qualquer auxílio, seja por parte do MinC, do
Comissariado Geral Brasileiro para o Ano do Brasil na França ou de qualquer
um dos patrocinadores brasileiros envolvidos nesse ciclo de eventos. Contei
apenas com a parte francesa das verbas, assumida pela AFAA - Association
Française d'Action Artistique (operadora delegada pelo Ministério dos
Negócios Estrangeiros e pelo Ministério da Cultura e da Comunicação no campo
de intercâmbios culturais internacionais) e pelo CDMC-França, contando com o
firme empenho da Diretora do CDMC, Marianne Lyon, e a amável e
imprescindível colaboração do Ensemble InterContemporain e do percussionista
francês Thierry Miroglio, sem os quais a mesa-redonda e o concerto em Paris
não teriam acontecido. Agradeço aos amigos que gentilmente nos cederam de
última hora suas casas e apartamentos, dividindo conosco sua privacidade por
dez dias. Agradeço também às escolas de música que, através de masterclasses
e workshops completaram o valor necessário para cobrir as diárias dos
solistas Andrea Kaiser (soprano), Joaquim Abreu (percussão) e Paulo Passos
(clarinete) que, por sua vez, gentilmente aceitaram transformar seus cachês
em passagens aéreas. Finalmente me pergunto por que essa justificativa tem
que ser dada por uma pessoa que, apesar da boa vontade e da amabilidade com
que acompanhou nossos tramites, responde pelas Artes Cênicas, enquanto se
trata de um problema referente à área de Música. Quanto às demais atividades
no campo da música contemporânea, seria necessário conhecer qual é o efetivo
apoio que o MinC ou o Comissariado Geral do Brasil para o ano do Brasil na
França ou uma das entidades do consórcio de patrocinadores envolvidos no
evento, estaria eventualmente proporcionando aos projetos citados na
matéria.

Agradeço antecipadamente pela atenção a esta resposta, solicitando sua
publicação neste respeitado jornal.

Atenciosamente,

José Augusto Mannis
Coordenador do CDMC-Brasil/Unicamp
Centro de Documentação de Música Contemporânea
Universidade Estadual de Campinas

http://www.unicamp.br/cdmc/

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CORREIOBRAZILIENSE • CADERNO C . Brasília, sábado, 6 de agosto de 2005 • 3

VANGUARDA EM DESTAQUE

Convidado do Festival Futura, em Crest, Jorge Antunes reclama ausência de
eruditos no programa do Ano do Brasil na França

TATIANE LOPES

“...Segundo a coordenadora da área de Artes Cênicas do Ano Brasil na França
do Ministério da Cultura, Mequita Andrade, a programação organizada pelos
comissariados francês e brasileiro levou em consideração a diversidade
cultural – tema de discussões da Convenção da Unesco – e as propostas
sugeridas pelos dois países.

“A partir dos cerca de três mil projetos, os dois comissariados fizeram uma
pré-seleção e apresentaram aos programadores de espaços e instituições
culturais da França. Muitos não foram aprovados pelos próprios franceses”,
declara a coordenadora.

Para Mequita, não existe polêmica sobre o espaço dedicado à música erudita
nas comemorações.

Em abril, Paris sediou o encontro com o Centre de Documentation sur la
Musique Contemporaine (CDMC Brasil), em homenagem ao diretor José Augusto
Mannis, em que foram apresentadas obras de cinco compositores eruditos
brasileiros.


No festival Le Musiques, em Marselha, dois grupos de música erudita
contemporânea também mostraram trabalhos. Além disso, peças do gênero serão
o atrativo do Festival do 38º Rugissants, na cidade francesa de Grenoble...”

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