[ANPPOM-L] Nova fonte documental do Rio de Janeiro para o Réquiem de Mozart

Luiz Fernando Vallim Lopes lflopes em indiana.edu
Qua Dez 7 22:55:41 BRST 2005


Gostaria de informar a respeito da primeira execução mundial do Réquiem de
Mozart completado pelo compositor austríaco Sigismund Neukomm baseada em um
manuscrito do Rio de Janeiro.  O concerto aconteceu no último dia 13 de
novembro de 2005.  Será que alguém na lista teria mais informações a respeito
desta descoberta tão interessante?  Neukomm, como muitos sabem, foi aluno de
Michael e Joseph Haydn, e morou no Brasil entre 1816 e 1821.  Ele resenhou a
estréia do Réquiem de Mozart no Brasil em 1819 (regido pelo padre José
Maurício) para o periódico vienense _Allgemeine musicalische Zeitung_.

Um recente crítico do jornal _Le Monde_ (incluida mais abaixo) achou que o novo
final decepcionante mas Jean-Claude Malgoire, que regeu esta nova versão pela
primeira vez, me parece bastante excitado com este novo manuscrito:

http://www.cd-baroque.com/francais/50000.asp

Entre outras coisas, Malgoire indica que Neukomm deixou indicações metronômicas
precisas não somente para os trechos que ele compôs para o "Libera me" mas
também para as partes nas quais ele traz de volta a música de Mozart.  De
acordo com Malgoire, estas indicações de metrônomo fornecem um documento
precioso para se reconstruir como a peça era executada na época.

Este concerto de Malgoire foi realizado dentro do contexto de uma série anual na
França dedicada à música barroca da América Latina, e esta nova versão do
Réquiem será executada em Paris no dia 9 de abril de 2006.  Antes disso, uma
gravação será lançada no início de 2006 pelo maravilhoso selo K.617.  Clique
abaixo para a programação deste ano, que está enfatizando a música do Brasil:

http://www.cd-baroque.com/jacquet/MoisNational.pdf

Tudo de bom e desde já agradeço qualquer informação,

Luiz Fernando Vallim Lopes
Visiting Lecturer and Acting Assistant Director
Latin American Music Center
Indiana University
E-mail: lflopes em indiana.edu


*******************************************************************************
I would like to bring to your attention the recent world premiere of Mozart's
Requiem with an ending by Sigismund Neukomm based on a manuscript from Rio
de Janeiro.  Would anyone have more information about the circumstances
surrounding this most interesting discovery?  Neukomm, as many on the list will
recall, studied with Michael and Joseph Haydn, and lived in Brazil between 1816
and 1821.  He reviewed the first performance of Mozart's Requiem in Brazil in
1819 for the Viennese .

Zooming back to the present, the reviewer from _Le Monde_ (excerpt and link
below), found the new ending disappointing, but Jean-Claude Malgoire, who
conducted its first performance in Sarrebourg, France, last November 13, 2005,
seems quite excited about it:

http://www.cd-baroque.com/francais/50000.asp

Among other things, Malgoire points out that Neukomm provided precise metronome
markings not only for the music he composed for the "Libera me" but also for
the sections where Mozart's music is reused.  According to Malgoire, these
metronome indications offer precious clues about the performance practice of
the time.

Malgoire's performance happened in the context of a series of annual concerts
devoted to Baroque music from Latin America in France, and this new version of
the Requiem will be performed in Paris on April 9, 2006.  In the meantime, a
recording is slated to be released under the wonderful label K.617 early in
2006.  Here's a link to this year's schedule, which is highlighting the music
of Brazil:

http://www.cd-baroque.com/jacquet/MoisNational.pdf

Best wishes and thanks for any information you may have,

Luiz Lopes

**************************
Luiz Fernando Vallim Lopes
Visiting Lecturer and Acting Assistant Director
Latin American Music Center
Indiana University
E-mail: lflopes em indiana.edu


Un décevant "manuscrit de Rio" pour finir le "Requiem" de Mozart

LE MONDE | 19.11.05 | 15h16

L'aura qui entoure le Requiem inachevé de Mozart n'a pas fini de produire ses
avatars. Le 13 novembre, le Centre international des chemins du baroque
présentait en première mondiale une nouvelle version de l'oeuvre, "terminée"
par le compositeur autrichien Sigismund Neukomm (1778-1858) à Rio de Janeiro en
1821.

Accédez à l'intégralité de cet article sur Lemonde.fr
http://www.lemonde.fr/web/article/0,1-0@2-3246,36-712043,0.html

--------------------------------------------------------------------------------
Copyright Le Monde 2005
Droits de reproduction et de diffusion réservés
----- End forwarded message -----

----- End forwarded message -----


----- End forwarded message -----





Mais detalhes sobre a lista de discussão Anppom-L