RES: [ANPPOM-L] as tabela de =?ISO-8859-1?B?4Q==?=reas deconhecimento e a musicoterapia

Jos é Luiz Martinez rudrasena em uol.com.br
Sex Jun 17 02:36:36 BRT 2005

Cara Cybelle,

Meu argumento se apoia na idéia de que uma classificação de áreas deve estar
baseada no tipo de prática que um grupo efetivamente exerce. Essa prática
possui uma teleologia, isto é visa, determinados fins. Me parece claro que a
musicoterapia é uma forma de _terapia_, pois justamente tem essa palavra,
que denota seu objetivo, no próprio nome.

Que ela seja multidisciplinar, isso é claro até mesmo para quem não é da
área, como eu. Mas não se trata de medir "uma porcentagem mínima de
conhecimentos" musicais. O objetivo da semiótica da música é o de estudar as
formas de semiose da _música_; o objetivo da educação musical é o de estudar
os processos de desenvolvimento do conhecimento musical e da proficiência na
produção de _música_; o objetivo da cognição musical é estudar os processos
cognitivos da _música_.

Estou enganado em pensar que o objetivo da musicoterapia é o de proporcionar
uma determinada forma de _terapia_ por meio da música? Se a musicoterapia
não é _terapia_, o que é então?

Abraços,
Martinez

--