From palombini em terra.com.br Tue May 17 21:55:26 2005 From: palombini em terra.com.br (Carlos Palombini) Date: Tue, 17 May 2005 21:55:26 -0300 Subject: [Anppom-l] Re: musicologia e etnomusicologia In-Reply-To: <011101c55a2c$67f1fc20$eaabd1c8@micro> References: <4287E1C7.8020001@terra.com.br> <011101c55a2c$67f1fc20$eaabd1c8@micro> Message-ID: <428A927E.1090406@terra.com.br> Olá, Carlos e demais [...]ólogos > Creio que perdi uma mensagem, pois não entendi esta história de "exemplo e > equívoco". A mensagem à qual vc responde era uma resposta mal-humorada à mensagem de José Augusto, na qual este se/nos perguntava se um departamento "de musicologia *e* etnomusicologia", como o da Faculdade de Música em Belgrado, seria "um exemplo ou um equívoco". > Em todo caso, acho esta discussão sobre etnomusicologia e musicologia muito > interessante. Uma curiosidade inicial: há alguém nesta lista que se defina > predominantemente como "musicólogo"? (digo predominantemente partindo da > idéia de que identidades, inclusive profissionais, nos dias de hoje muitas > vezes são plurais. Eu próprio dependendo do contexto me defino às vezes como > compositor, e até como musicólogo, mas a identidade profissional > predominante é etnomusicólogo). Eu gosto de me definir assim (como musicólogo)quando preciso escolher uma identidade profissional aceitável, embora, francamente, hoje em dia me veja mais como ator no papel de professor. A gama de temas e abordagens possíveis, sob o rótulo musicologia, é imensa, e a prática de alguns destes temas e abordagens não só me dá prazer como me faz sentir-me útil, o que me leva a crer que haja alguma verdade aí. > permitir dispensar-se da auto-crítica> > > Quem é que sugeriu isso? Também perdi esta parte. O mau humor de minha mensagem devia-se menos à mensagem de José Augusto do que ao fato de ser início de noite de domingo e eu me ver na contingência de preparar uma aula sobre classicismo para segunda-feira pela manhã, ou melhor, de ensaiar minha apresentação do farto material multimídia preparado por meu monitor. Sobretudo, meu mau humor derivava das premissas de uma mensagem mais antiga, que eu me propusera ignorar, mas que a revolta daquele domingo, combinada com a mensagem de José Augusto não puderam deixar irrespondida. Ela dizia, entre outras coisas, o seguinte: "Sim, eu também percebo um movimento de renovação conceitual, quando leio um trabalho como "Heartland Excursions", em que B. Nettl revela os rituais das escolas de música erudita no interior dos EUA...e aí entra num território pouco explorado...mas acho que por aqui o momento é outro, é de constituição e afirmação de um campo (a etnomusicologia), cuja demanda e interesse por parte dos nossos alunos é enorme!" > permite facilmente a alguns etnomusicólogos afirmarem-se como detentores > exclusivos do apanágio do discurso crítico. > > > Você tem toda razão. Aliás, você foi quem primeiro me alertou para a > existência de uma "Nova Musicologia" ou "Musicologia Crítica" , quando andou > por Recife em 1998/99. Mas desde antes disso eu já poderia ter evitado dizer > que "a etnomusicologia se distingue da musicologia por estudar a música como > cultura" - se tivesse sido mais atento para algo já escrito por nosso > querido John Blacking nos anos 70: também já fizeram isto Paul Henry Lang em > Music in Western Civilization e outros (How musical is man?, p.56-7). > Entretanto, creio que a ênfase no trabalho de campo permite ainda distinguir > do ponto de vista teórico as duas áreas. Sim, eu me dei conta de que possivelmente me houvesse equivocado ao falar em referenciais teóricos e metodológicos distintos num tempo --- e, sobretudo, num lugar --- de bricolagens teóricas e metodológicas. Sejamos mais concretos, como no "Epílogo" de Bohlman a Comparative Musicology and Anthropology of Music: estnomusicólogos escrevem (musicólogos também); estnomusicólogos vão para lugares (musicólogos menos). > anti-americanismo é demonstração inequívoca de seu conteúdo acrítico.> > > Ou eu realmente perdi muitas mensagens ou você está falando de algo que não > apareceu nesta lista. Seja como for, não me parece que anti-americanismo > seja uma tônica da etnomusicologia brasileira, longe disso. Não tenho mais esta mensagem, mas creio me lembrar de uma que terminava conclamando à prática da etnomusicologia como forma de resistência ao imperialismo americano. Certamente não será esta uma tônica da etnomusicologia brasileira. E peço-lhe desculpas pela metonímia pouco gentil que preside toda a minha retórica: tomar, da Etnomusicologia, a pior parte pelo todo. De modo algum o incluo aqui, como não incluo a tantos outros colegas aos quais minha mensagem terá, possivelmente, irritado, e aos quais extendo meu pedido de desculpas. > seu próprio nome. Na melhor das hipóteses, ela sabe disto.> > > Quanto ao nome, você tem razão. Quanto ao "na melhor das hipóteses", acho um > pouco injusto, pois creio que em média os etnomusicólogos sabem disso. Sim, todos nós precisamos saber disso, e eu tanto quanto os piores etnomusicólogos. Como disse Barthes, provavelmente remetendo-se a Lacan, não existe extraterritorialidade para o sujeito, e toda a ciência necessita tomar conhecimeno do lugar de onde fala. > Não vejo nenhum problema em ter etnocentrismo no nome, posto que ele está > presente em nossa história, conceitos e práticas institucionais (e isto vale > para etnomusicologia, musicologia e para a instituição acadêmica em geral). > O problema do etnocentrismo não é tê-lo por perto, é como a gente lida com > ele. O prefixo etno, hoje em dia, não exclui do campo de estudo nenhum grupo > humano nem nenhuma prática musical. Ele ajuda a colocar alguma ênfase na > metodologia do trabalho de campo. Que a etnomusicologia não se tenha sentido obrigada a desfazer-se do prefixo é, sem dúvida, uma prova de sua saúde. > > O nome da nossa disciplina é hoje, no Brasil e no mundo, "Etnomusicologia". > (Quero dizer, do ponto de vista prático: o nome das associações, dos > congressos e das revistas da área). Porque fazer diferente logo na tabela do > CNPq, que não está aí para fazer diferente, mas para registrar algo que seja > adequado, o mais adequado possível, à prática da área? E a prática da nossa > área mostra, a meu ver, que a Etnomusicologia precisa estar representada > independentemente como sub-área de Música na tabela do CNPq. Concordo inteiramente com você, como tendo a concordar que musicologia histórica, teoria da música, análise e outras musicologias talvez não tenham ainda força para se desmembrarem do tronco musicológico. Mas posso estar errado. Obrigado pela escuta compreensiva. Um abraço, Carlos From palombini em terra.com.br Tue May 17 21:58:38 2005 From: palombini em terra.com.br (Carlos Palombini) Date: Tue, 17 May 2005 21:58:38 -0300 Subject: [Anppom-l] CFP: Western Music and Masculinities Message-ID: <428A933E.3020102@terra.com.br> Call for Contributions: Men Sounding Off: Modernity, Masculinity and Western Musical Practice In other disciplines within the arts and humanities, so-called 'men's studies' is a well-established field. Music studies in the Anglophone world has only recently begun to address the question of how men have used, listened to and brandished musical forms, performed music, performed their gender through music and how they have sort to represent themselves and their idealised or critical figurations of masculinity through musical practice. And yet, the history of thinking about music (certainly since the early modern period), is shot through with explicit engagements of masculinity as an ideal, a topos, a trope: art music was understood to work in a number of ways, it would seem, as site, material, idea, figure, symbol, incubator, catalyst, avatar, metonym, synecdoche, hyperbole, channel, and vessel for any number of masculinities (both hegemonic and counter-hegemonic). This collection is thus timely. We hope that this book will form one of a pair of volumes on music and masculinity, the other, Oh Boy! Masculinities and Popular Music edited by Freya Jarman (University of Liverpool) is already being considered by Routledge. Contributions are invited to a proposed collection of essays on Western Music and Masculinity, circa 1600-1945, although contributions outside of this timeframe will be considered. Whilst the editors welcome contributions from all fields, we would be particularly pleased to receive contributions on the following topics: Intimacy and public/private male selves The male authorial voice The male body in medicine Music and male emotionality Music and male eroticism Music and male sexualities Historiography of masculinity and music Music and male hegemony Music and men in literature Ideologies of music and masculinity Music theory and masculinity Music, masculinity and technology Music and subversive/alternative masculinities: (e.g. cross-dressing/gender bending, male 'disorders', male 'deviancy' etc.) Music and men in the nature/culture binarism Music and colonial/postcolonial masculinities (race, territory, diaspora, nationhood etc.) Music, masculinity and education Potential contributors should send initially a 500-word abstract to the email address given below by Friday 29th July 2005. We hope to produce a complete manuscript by January 2006 and to publish the volume by early 2007. Enquiries to the editors Ian Biddle (i.d.biddle em ncl.ac.uk) or Kirsten Gibson (kirstenvanessa em hotmail.com) Abstracts should be sent to: musmasc em jiscmail.ac.uk -- carlos palombini diretor centro de pesquisa em música contemporânea universidade federal de minas gerais cpmc-ufmg From palombini em terra.com.br Tue May 17 22:00:15 2005 From: palombini em terra.com.br (Carlos Palombini) Date: Tue, 17 May 2005 22:00:15 -0300 Subject: [Anppom-l] =?iso-8859-1?q?pr=EAmio_Verdi?= Message-ID: <428A939F.90506@terra.com.br> Notice of a competition: Parma Rotary Club International Prize Giuseppe Verdi, 12th Edition - 2005 The Rotary Club of Parma, in conjunction with the Istituto nazionale di studi verdiani Foundation, announces the Parma Rotary Club International Prize Giuseppe Verdi, to be awarded to a scholar intending to undertake research on a Verdian topic; the research will conclude with the presentation of a typed monograph to the Institute, to be published by the Institute. The competition is open to Italian or foreign scholars. The competition is intended for research projects to be completed between September 2006 and the Spring of 2008; the prize consists of Euro 10.330,00 to be paid after the work is completed (interim payments up to a maximum of 50% of the total prize may be granted). The scholar must consign the completed work no later than 31 May 2008 for approval by the Advisory Board of the Institute. Once the text has Board approval for publication, the remaining part of the prize will be paid by 31 December 2008. In no way should the prize be understood as an all-inclusive scholarship. Entry to the competition will be through the presentation of a detailed proposal (accompanied by a curriculum vitae), specifying the subject matter and the research materials the scholar intends to use. Should the research materials not be available at the Istituto nazionale di studi verdiani Foundation, the Istituto will order copies after receiving from the prize winner the necessary details, locations, etc. The panel which will evaluate the research projects will consist of the Acting President (or an authorized representative) of the Rotary Club of Parma, the Director of the cultural activities of the Istituto nazionale di studi verdiani Foundation, and another person chosen by agreement between these two. In evaluating the projects, the panel will take into account, in order of importance: - the originality of the research project; - the feasibility of completing the project within the time limits stated above; - the academic qualifications of the proposer. All other matters being equal, the panel will give preference to a project which involves research into documentary material which is unpublished or, at least, not presently available at the Istituto nazionale di studi verdiani Foundation. Proposal should be transmitted to the Istituto nazionale di studi verdiani Foundation, Strada della Repubblica, 56 I-43100 Parma, Italy, not later than 30 September 2005; the Institute will announce the result of the competition not later than 30 November 2005. For further information, please contact: direzione em studiverdiani.it -- carlos palombini diretor centro de pesquisa em música contemporânea universidade federal de minas gerais cpmc-ufmg From palombini em terra.com.br Thu May 19 22:18:05 2005 From: palombini em terra.com.br (Carlos Palombini) Date: Thu, 19 May 2005 22:18:05 -0300 Subject: [ANPPOM-L] CFP: A arte da =?iso-8859-1?q?produ=E7=E3o_de_discos_=28lembrete_?= =?iso-8859-1?q?final=29?= Message-ID: <428D3ACD.2010003@terra.com.br> The Art of Record Production Conference. London. 17th & 18th September 2005 Apologies for cross posting. This is a reminder that the deadline for the call for papers is: Monday 23rd May Our website is: http://mercury.tvu.ac.uk/music/ Confirmed speakers so far include: Evan Eisenberg (author of The Recording Angel) Adam Elfin (Archangel Management) Ted Fletcher (designer of Joe Meek Audio products & MD of TFPro) Tom Frederikse (Producer of D:Ream and music attorney) Prof. Allan Moore (Surrey University) Prof. Francis Rumsey (Surrey University) Muff Winwood (Producer and A&R) We're also currently in discussion with CHARM, The Music Producer's Guild (MPG), The Music Manager's Forum and Music Tank to confirm further academic and industry professional speakers. Details will be announced shortly. The MPG are hosting a social event for the conference on the Saturday night at the Apple Store in Regent Street and another event on the Sunday night (venue tbc). At present the proposal for the MPG events are that they would be informal presentations by a major producer about the production of a landmark track or album. The selection panel for papers and poster presentations currently comprises: Dr. Jim Barret (University of Glamorgan) Prof. Michael Chanan (University of the West of England) Prof. Nicholas Cook (Royal Holloway & CHARM) Andy East (LCMM & Music Producer's Guild) Mike Exarchos (University of Westminster) Dr. Ichiro Fujinaga (McGill University, Montreal) Prof. Steve Jones (University of Illinois Chicago) Prof. Allan Moore (University of Surrey) Dr. Helen Reddington (University of Westminster) Prof. Francis Rumsey (University of Surrey) Timothy Warner (University of Salford) Simon Zagorski-Thomas (LCMM) Please return proposals to myself or ArtOfRecordProduction em tvu.ac.uk Regards Simon Zagorski-Thomas Senior Lecturer in Music & Music Technology London College of Music & Media -- carlos palombini diretor centro de pesquisa em música contemporânea universidade federal de minas gerais cpmc-ufmg From palombini em terra.com.br Thu May 19 22:37:32 2005 From: palombini em terra.com.br (Carlos Palombini) Date: Thu, 19 May 2005 22:37:32 -0300 Subject: [ANPPOM-L] Echo 6.2 Message-ID: <428D3F5C.40205@terra.com.br> Está na rede o número 6.2 de _Echo_, o periódico online dos alunos de pós-graduação do Departamento de Musicologia da UCLA. Conteúdos Echo: A Music-Centered Journal Volume 6, Issue 2 Fall 2004 ISSN: 1535-1807 Articles: W. Anthony Sheppard: "Representing the Authentic: Tak Shindo's 'Exotic Sound' and Japanese American History" Steve Waksman: "Metal, Punk, and Mot*rhead: Generic Crossover in the Heart of the Punk Explosion" Roundtable: Teaching Controversial Topics in American Music: A Panel Discussion, James Deaville, editor. With Richard Crawford, James Deaville, Charles Hiroshi Garrett, Carol J. Oja, Michael Saffle, Ruth A. Solie, Judith Tick, and Josephine Wright. Review Essay: Greg Bloch: "The Problem With Andriessen." Review of _The Music of Louis Andriessen_ edited by Maja Trochimczyk and _Louis Andriessen: De Staat_ by Robert Adlington. Reviews: Andy Fry: _The Harlequin Years: Music in Paris 1917?1929_ by Roger Nichols. James Kennaway: _Death-Devoted Heart: Sex and the Sacred in Wagner?s Tristan and Isolde_ by Roger Scruton. Glenn Pillsbury: _Metallica: Some Kind of Monster_ Dir. Joe Berlinger and Bruce Sinofsky. ECHO is a peer-reviewed online journal created and edited by graduate students in the Department of Musicology at UCLA. We welcome submissions sent to echojour em humnet.ucla.edu. All content on ECHO is archived and free to access. Recent issues include articles by Wayne Heisler, Jennifer Bain, Timothy D. Taylor, and Dale Chapman. -- carlos palombini diretor centro de pesquisa em música contemporânea universidade federal de minas gerais cpmc-ufmg From rudrasena em uol.com.br Fri May 20 10:59:41 2005 From: rudrasena em uol.com.br (Martinez) Date: Fri, 20 May 2005 10:59:41 -0300 Subject: [ANPPOM-L] FWD: 10o =?iso-8859-1?q?Simp=F3sio_Brasileiro_de_Computa=E7=E3o_M?= =?iso-8859-1?q?usical_?= Message-ID: <428DED4D.1080605@uol.com.br> Bem-vindo ao SBCM 2005 10o Simpósio Brasileiro de Computação Musical http://www.cefala.org/sbcm2005/portugues/index.html o décimo Simpósio Brasileiro de Computação e Música será realizado em Poços de Caldas, uma cidade turística do estado de Minas Gerais, de 3 a 5 de outubro de 2005. Os simpósios brasileiros de computação e música são organizados pelo NUCOM, um grupo especialista da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e será coordenado pelo Instituto de Informática da PUCMINAS. O congresso terá palestras de pesquisadores renomados, sessões de apresentação de artigos técnicos e de comunicações musicais além de paineis de discussão e concertos. Pesquisadores, músicos, educadores, fabricantes e todos que se interessam pela relação entre música e tecnologia, estão convidados a participar. Tópicos de Interesse Os tópicos deste simpósio incluem, mas não estão limitados a: * Acústica, difusão e sonorização * Inteligência Artificial * Vida artificial e sistemas musicais evolucionistas * Projeto de equipamento de áudio * processamento digital de sinais de áudio * Análise musica auxiliada por computador * Educação musical auxiliada por computador * Musicologia auxiliada por computador * Música distribuída * Internet e aplicações Web * Música e Áudio em sistemas e aplicações multimídia * Estrutura e representação de dados musicais * Recuperação da informação musical * Notação musical, impressão e reconhecimento óptico. * QoS para sistemas de áudio * Psicoacústica e modelagem cognitiva * sistemas interativos de tempo-real * Software, systemas e linguagens para composição * Síntese de som Datas importantes 17 de Junho Submissão de artigos 29 de Julho Notificação de aceitação de artigos 8 de agosto Submissão de resumos estendidos para apresentação de pôsteres 29 de agosto Versão final dos artigos 29 de agosto Notificação de aceitação dos pôsteres 12 de setembro Versão final dos resumos estendidos para pôsteres 3 a 5 de outubro SBCM'2005 From rudrasena em uol.com.br Sat May 21 01:36:04 2005 From: rudrasena em uol.com.br (Martinez) Date: Sat, 21 May 2005 01:36:04 -0300 Subject: [ANPPOM-L] =?windows-1252?q?FWD=3A__VII__INTERNATIONAL_COMPETITI?= =?windows-1252?q?ON_FOR_NEW_CHAMBER_OPERAS_=93ORPHEUS=94_2005-2006?= Message-ID: <428EBAB4.3070806@uol.com.br> ------ Forwarded Message > From: "Ufficio Stampa" > Date: Fri, 20 May 2005 18:09:50 +0200 > Subject: VII INTERNATIONAL COMPETITION FOR NEW CHAMBER OPERAS ?ORPHEUS? > 2005-2006 ORPHEUS COMPETITION 2005-2006 FOR COMPOSERS NEW CHAMBER OPERA PROJECTS NEW FORMULA THE TEATRO LIRICO SPERIMENTALE DI SPOLETO ?A. BELLI? in agreement with the FONDAZIONE CASSA DI RISPARMIO DI SPOLETO MINISTERO PER I BENI E LE ATTIVITA? CULTURALI in collaboration RAI RADIO 3 ? RAI TRADE FONDAZIONE TEATRO DELL?OPERA DI ROMA ANNOUNCES THE VII INTERNATIONAL COMPETITION FOR NEW CHAMBER OPERAS ?ORPHEUS? 2005-2006 FONDAZIONE CASSA DI RISPARMIO DI SPOLETO · The Jury. The Jury will be preside over by Louis Andriessen. The others members will be: Luca Francesconi (Italia), David Lang (Stati Uniti), Michele dall?Ongaro (Rai Radio 3), Luigi Taglioni (Rai Trade), Mauro Trombetta (direttore artistico Fondazione Teatro dell?Opera di Roma), Michelangelo Zurletti (direttore artistico Teatro Lirico Sperimentale di Spoleto). ·This year the Competition presents two phases. A preliminary phase provides for selection of the opera plans (deadline is 2005, December 31st) consisting in synopsis, libretto and extract of the score lasting at least 10 minutes. By 2006, January 31st the Jury will choose at maximum three opera plans. Later the finalists should explain how they want to complete their operas to the President of the Jury, the Artistic Director of the Teatro Lirico Sperimentale, a director and a conductor. In the second phase, the three selected composers should complete the opera and send it no later than November 10th 2006. ·The Prizes. Only after the completion of the opera, each selected composer will be awarded the Prize Fondazione Cassa di Risparmio di Spoleto of Euro 3.000,00. - The winning composer ? whom the Jury will choose within 2006, December 31st ? will be awarded the Prize Fondazione Cassa di Risparmio di Spoleto of Euro 6.000,00 and the Special Prize ?Tullio Profili? of Euro 5.000,00. - The world premiere of the winning opera will take place at the Teatro Caio Melisso during the 2007 Opera Season of the Teatro Lirico Sperimentale di Spoleto ?A. Belli?. - The winning opera could be in case staged in Rome in 2008 within the program of the Teatro of the Opera of Rome. The Teatro Lirico Sperimentale di Spoleto has the right to present also one of the two not winning operas as a world première. The age of the composers has been elevated from 35 to 40 years (on 2005, December 31st). An important innovation concerning a series of conferences, meetings and workshops for the students of composition of the Italian Conservatoires and of the School of Spoleto and Umbria. From palombini em terra.com.br Sun May 22 01:45:34 2005 From: palombini em terra.com.br (Carlos Palombini) Date: Sun, 22 May 2005 01:45:34 -0300 Subject: [ANPPOM-L] CFP: =?iso-8859-1?q?M=FAsica_Instrumental_e_a_Revolu=E7=E3o_Indus?= =?iso-8859-1?q?trial?= Message-ID: <42900E6E.2080705@terra.com.br> INSTRUMENTAL MUSIC AND THE INDUSTRIAL REVOLUTION International Conference, Cremona, 1-3 July 2006 Ad Parnassum Journal Fondazione-Stichting P.A. Locatelli CALL FOR PAPERS The editors of "Ad Parnassum. A Journal of Eighteenth- and Nineteenth-Century Instrumental Music", in association with the "Fondazione-Stichting P.A. Locatelli", are pleased to invite submissions from scholars of proposals for the symposium on "Instrumental Music and the Industrial Revolution", to be held in Cremona from Friday 1 to Sunday 3 July 2006. The Symposium aims to investigate different aspects of the relationship between the Industrial Revolution, with its peculiar ideological and political values and social needs, and the aesthetic-musical sphere. An awareness of this relationship in specific cases could greatly assist the stylistic and comparative scrutiny of composers like Haydn, Boccherini, Clementi and Viotti, and perhaps might even generate some welcome de-mystifying repercussions concerning the legitimacy of certain primacies of dubious acquisition. Conference committee: Roberto De Caro, Roberto Illiano, Fulvia Morabito, Michela Niccolai, Claudio Nuzzo, Luca Sala, and Massimiliano Sala. Keynotes will be announced in due course. The programme committee encourages submission within the following areas, although other topics are welcome: · The commercial development of musical instruments · Private music-making and the 'middle class' · The composer and his 'public' · The musician, the musical institutions and the social background · Music publishing and the 'new market' Proposals of an interdisciplinary nature are also encouraged. The official languages of the conference are English and Italian. Papers are limited to 20 minutes in length, with time following for discussion. For proposals please submit an abstract of no more than 300 words and one page of biography. The abstract should be included in the body of the e-mail or as attachment, including the submitter's name, telephone number, e-mail address and institutional affiliation. All proposals should be submitted by email no later than Sunday 30 October 2005 to Massimiliano Sala (msala em adparnassum.org). The committee will make its final decision on the abstracts by the end of November 2005, and contributors will be informed immediately thereafter. Selected papers presented at the conference will be published in the Ad Parnassum Journal or in a volume of proceedings. Further information about the programme, registration, travel and accommodation will be announced by the end of March 2006. For further questions, please contact: Dr Massimiliano Sala Via Bertesi 10, I-26100 Cremona msala em adparnassum.org www.adparnassum.org -- carlos palombini diretor centro de pesquisa em música contemporânea universidade federal de minas gerais cpmc-ufmg From sandramontreal em hotmail.com Sun May 22 12:06:16 2005 From: sandramontreal em hotmail.com (Sandra Reis) Date: Sun, 22 May 2005 12:06:16 -0300 Subject: [ANPPOM-L] =?iso-8859-1?q?FW=3A_=5Bcercledemusicologie=5D_=C9vol?= =?iso-8859-1?q?ution_de_la_gr=E8ve_=E0_l=27OSM?= Message-ID: Um anexo em HTML foi limpo... URL: From palombini em terra.com.br Mon May 23 01:04:03 2005 From: palombini em terra.com.br (Carlos Palombini) Date: Mon, 23 May 2005 01:04:03 -0300 Subject: [ANPPOM-L] Danish Yearbook of Musicology Message-ID: <42915633.2030808@terra.com.br> Danish yearbook of Musicology Vol. 32, 2004 is available now. The main focus this year is on three contributions originating in the international symposium, 'Bela Bartok and Nationalism', held in Copenhagen in September 2004. In addition, the issue includes book reviews, conference reports and reports of research projects. Contents: Viewpoint: Cynthia M. Grund, Double Jeopardy: The Interdisciplinary Study of Music and Meaning Articles: Laszlo Somfai, Bela Bartok's Concept of 'Genuine and Valuable Art' Simone Hohmaier, Bartok and the German Music Tradition - Heritage and Impact Laszlo Vikarius, The Expression of National and Personal Identity in Bela Bartok's Music Morten Topp, When Messiah Came to Copenhagen. Two Centuries of Messiah Reception in Copenhagen For questions regarding subscription or article submissions, please contact the editors: Michael Fjeldsoe (University of Copenhagen) fjeldsoe em hum.ku.dk Thomas Holme Hansen (University of Aarhus) musthh em hum.au.dk For newsletters, previous issues (contents, abstracts) and guidelines for authors, please visit the DYM homepage: http://www.hum.au.dk/musik/dsfm/daafm_m/daafm1.html We excuse for possible cross-posting -- carlos palombini diretor centro de pesquisa em música contemporânea universidade federal de minas gerais cpmc-ufmg From cdmusica em unicamp.br Sat May 21 19:32:11 2005 From: cdmusica em unicamp.br (cdmusica) Date: Sat, 21 May 2005 19:32:11 -0300 Subject: [ANPPOM-L] FWD CDMC 15/2005 Message-ID: <00b301c55e57$0548ccf0$5a6c6a8f@BC090> FWD cdmc 15/2005 Centro de Documentacao de Musica Contemporanea CDMC-Brasil/UNICAMP http://www.unicamp.br/cdmc/ cdmusica em unicamp.br Direcao e edicao: J. A. Mannis Edicao e montagem: Cristiano Melli ******************************************** ******************************************** Se desejar nao receber mais o FWD CDMC solicite por e-mail a cdmusica em unicamp.br ******************************************* ******************************************* O CDMC-Brasil/Unicamp conta com auxilios recebidos de * VITAE - Apoio a Cultura, Educacao e Promocao Social * Ministerio da Cultura da Espanha - Programa - ADAI (Programa de Apoio ao Desenvolvimento de Arquivos Iberoamericanos) apoio FUNCAMP - Fundacao para o Desenvolvimento da Unicamp ******************************************************** ******************************************************** 1 - PAISAGEM apresenta COLEGIO DE COMPOSITORES LATINOAMERICANOS DE MUSICA DE ARTE, com obras de ALBERTO VILLALPANDO, GUIDO LOPES-GALIVAN, FERNANDO GARCIA, e EDGARD VALCARCEL (05/Jun- 21:00hs - Radio USP, SP) - http://www.usp.br/radiousp/ 2 - Centre de Documentation de Musique Contemporaine (CDMC - Franca) apresenta ..RENCONTRE AVEC LE CDMC-BRESIL.. - concerto com obras de ROBERTO VICTORIO, ERNST WIDMER, PHILIPPE LEROUX, LUIS CARLOS CSEKO, JOSE AUGUSTO MANNIS e PAULO C. CHAGAS (09/Jun - Paris, Franca) 3 - FLO MENEZES, YARA CASNOK, JOAO CARLOS MARTINS, SIEGFRIED MAUSER e THOMAS BAUER em debate sobre o barroco na musica (21/Mai - SP) 4 - 10º SIMPOSIO BRASILEIRO DE COMPUTACAO MUSICAL - chamada de trabalhos (03 a 05/Out - Pocos de Caldas, MG) 5 - UNIRIO abre CONCURSO para PROF - TROMBONE (nivel mestrado) 6 - Concerto com obras de ANDRE RIBEIRO (21/Mai - SP) 7 - VII INTERNATIONAL COMPETITION FOR NEW CHAMBER OPERAS ..ORPHEUS.. 2005-2006 (Italia) 8 - UNIRIO (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro) realiza CURSOS DE EXTENSAO com professores da UNIVERSIDADE DE MUSICA DE KARLSRUHE (02 a 08/Jun - RJ) 9 - CHAMADA DE TRABALHOS - ..OARTISTA COMO INTELECTUAL.., no centenario do comp FERNANDO LOPES-GRACA (insc ate 31/Jul - Coimbra, Portugal) 10 - CHAMADA DE TRABALHOS: International William Byrd Conference (insc ate 15/Jun - Duke University - Inglaterra) 11 - OSMC (orquestra Sinfonica Municipal de Campinas) estreia ..RITUAL.., obra de RAUL DO VALLE (21 e 22/Mai - Campinas, SP) 12 - Carlos Rocha (vln), Claudio Suzin e Maria Figa (pno) apresentam MUSICA COLOMBIANA E BRASILEIRA (19 e 26/Jun - SP e 21/Jun - RJ) 13 - PRIMEIRA SEMANA DE MUSICA CONTEMPORANEA DA UFRGS - Masterclasses e Workshops de Violino, Sax, Piano e Composicao (insc de 16 a 31/Mai - Porto Alegre, RS) 14 - Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS abre curso de extensao ..HISTORIA DA MUSICA - modulo II - AMUSICA HOJE.., com CELSO LOUREIRO CHAVES 15 - MUSICA EM CENA apresenta cancoes de GUSTAV MAHLER (22/Mai - SP) 16 - SINFONIA DA LIBERDADE, de JORGE ANTUNES, lancada em CD 17 - Resultado do 6º PREMIO INTERNACIONAL DE CANTO BIDU SAYAO ******************************************** ******************************************** 1 - PAISAGEM apresenta COLEGIO DE COMPOSITORES LATINOAMERICANOS DE MUSICA DE ARTE, com obras de ALBERTO VILLALPANDO, GUIDO LOPES-GALIVAN, FERNANDO GARCIA, e EDGARD VALCARCEL (05/Jun- 21:00hs - Radio USP, SP) - http://www.usp.br/radiousp/ ******************************************** PAISAGEM Programas realizados pela Radio USP em colaboracao com o CDMC/UNICAMP Domingo 05/jun/2005 21:00hs - 93,7 MHz Radio USP FM - S.Paulo http://www.usp.br/radiousp/ Selecao musical, apresentacao, roteiro, edicao e montagem: Jose Augusto Mannis COLEGIO DE COMPOSITORES LATINOAMERICANOS DE MUSICA DE ARTE http://www.colegiocompositores-la.org/noticias/index.asp?id=55 ALBERTO VILLALPANDO (Bolivia) GUIDO LOPES-GALIVAN (Cuba) FERNANDO GARCIA (Chile) EDGARD VALCARCEL (Peru) PAISAGEM leva a publico registros sonoros do acervo do CDMC-Unicamp e destaca neste mes de junho ALBERTO VILLALPANDO (Bolivia), GUIDO LOPES-GALIVAN (Cuba), FERNANDO GARCIA (Chile) e EDGARD VALCARCEL (Peru), todos membros do Colegio de Compositores Latinoamericanos de Musica de Arte. O Colegio Latinoamericano de Musica de Arte, sediado no Mexico, foi concebido e fundado em 2000 pelo compositor e regente mexicano Manuel DE ELIAS, reunindo atualmente membros de 21 paises. Obras apresentadas neste programa: *ALBERTO VILLALPANDO (Bolivia), Mistica Nº6, para piano e quarteto de cordas *GUIDO LOPES-GALIVAN (Cuba), Mambo, para quinteto de sopros *FERNANDO GARCIA (Chile), Aforismos, para piano e quarteto de cordas. *EDGARD VALCARCEL (Peru), Homenaje a Duparc, para soprano, trompa, violoncelo e piano ******************************************** ******************************************** 2 - Centre de Documentation de Musique Contemporaine (CDMC - Franca) apresenta ..RENCONTRE AVEC LE CDMC-BRESIL.. - concerto com obras de ROBERTO VICTORIO, ERNST WIDMER, PHILIPPE LEROUX, LUIS CARLOS CSEKO, JOSE AUGUSTO MANNIS e PAULO C. CHAGAS (09/Jun - Paris, Franca) ******************************************** De: Mac Katherine [mailto:katherine.vayne em cdmc.asso.fr] Enviada em: terca-feira, 3 de maio de 2005 10:46 Assunto: Rencontre avec le Cdmc-Bresil Dans le cadre de « Bresil, Bresils » l'Annee du Bresil en France Rencontre avec le Cdmc-Bresil En hommage a Jose Augusto Mannis, directeur du Cdmc-Bresil Le 9 juin 2005 a 18 heures au Cdmc Il y a 16 ans, le Cdmc ouvrait une antenne au Bresil, a l'Universite de Campinas. Depuis 1989, grace a la tenacite et a l'engagement d'Augusto Mannis, la musique francaise est presente en Amerique Latine. Dans le cadre de l'Annee du Bresil en France, le Cdmc rendra hommage et fetera l'action du directeur de sa filiale lors d'une Rencontre le 9 juin 2005 a 18 heures. Table ronde avec Joaquim Abreu, Mikhaïl Malt, Jose-Augusto Mannis, Thierry Miroglio, Michel Redolfi, Daniel Teruggi, Horacio Vaggione, Raphaël de Vivo Moderateur : Marianne Lyon Concert Roberto Victorio Chronos IV pour clarinette basse et un percussionniste Ernst Widmer Mamae Maquina pour soprano et trois percussionnistes Philippe Leroux Air pour clarinette et un percussionniste Luis Carlos Cseko Cancoes dos dias vaos 11 pour clarinettes, percussions, soprano et light design Jose Augusto Mannis Noigandres pour clarinette, soprano et sons electroacoustiques Paulo C. Chagas Extraits de l'Opera eros-ion! pour soprano, clarinettes et sons electroacoustiques Andrea Kaiser, soprano Paulo Passos, clarinettes Joaquim Abreu, Laurent Lacoult, Thierry Miroglio, percussions Cocktail Katherine Vayne Cdmc 01 47 15 49 83 ******************************************** ******************************************** 3 - FLO MENEZES, YARA CASNOK, JOAO CARLOS MARTINS, SIEGFRIED MAUSER e THOMAS BAUER em debate sobre o barroco na musica (21/Mai - SP) ******************************************** De: Flo Menezes [mailto:flomenezes em uol.com.br] Enviada em: quinta-feira, 19 de maio de 2005 22:36 Assunto: Debate sobre Barroco Musical no Goethe Convido todos a assistirem ao debate sobre o Barroco na musica, que contara com minha presenca, ao lado de Yara Casnok, Joao Carlos Martins, Siegfried Mauser e Thomas Bauer. Sabado, 21 de maio, as 11h. Local: Instituto Goethe Rua Lisboa, 974 05413-001 Sao Paulo Tel. 3064-6209 Fax 3060-8413 Flo Menezes Compositor e Diretor Artistico do Studio PANaroma - - - Al. Dos Guainumbis, 1435 04067-003 Sao Paulo - SP Brasil - - - Tel & Fax: ++55/11/5055-4401 email: flomenezes em uol.com.br web: http://flomenezes.sites.uol.com.br ******************************************** ******************************************** 4 - 10º SIMPOSIO BRASILEIRO DE COMPUTACAO MUSICAL - chamada de trabalhos (03 a 05/Out - Pocos de Caldas, MG) ******************************************** De: anppom-l-bounces em iar.unicamp.br [mailto:anppom-l-bounces em iar.unicamp.br] Em nome de Martinez Enviada em: sexta-feira, 20 de maio de 2005 11:00 Para: musikeion em pucsp.br Assunto: [ANPPOM-L] FWD: 10o Simposio Brasileiro de Computacao Musical Bem-vindo ao SBCM 2005 10o Simposio Brasileiro de Computacao Musical http://www.cefala.org/sbcm2005/portugues/index.html o decimo Simposio Brasileiro de Computacao e Musica sera realizado em Pocos de Caldas, uma cidade turistica do estado de Minas Gerais, de 3 a 5 de outubro de 2005. Os simposios brasileiros de computacao e musica sao organizados pelo NUCOM, um grupo especialista da Sociedade Brasileira de Computacao (SBC) e sera coordenado pelo Instituto de Informatica da PUCMINAS. O congresso tera palestras de pesquisadores renomados, sessoes de apresentacao de artigos tecnicos e de comunicacoes musicais alem de paineis de discussao e concertos. Pesquisadores, musicos, educadores, fabricantes e todos que se interessam pela relacao entre musica e tecnologia, estao convidados a participar. Topicos de Interesse Os topicos deste simposio incluem, mas nao estao limitados a: * Acustica, difusao e sonorizacao * Inteligencia Artificial * Vida artificial e sistemas musicais evolucionistas * Projeto de equipamento de audio * processamento digital de sinais de audio * Analise musica auxiliada por computador * Educacao musical auxiliada por computador * Musicologia auxiliada por computador * Musica distribuida * Internet e aplicacoes Web * Musica e Audio em sistemas e aplicacoes multimidia * Estrutura e representacao de dados musicais * Recuperacao da informacao musical * Notacao musical, impressao e reconhecimento optico. * QoS para sistemas de audio * Psicoacustica e modelagem cognitiva * sistemas interativos de tempo-real * Software, systemas e linguagens para composicao * Sintese de som Datas importantes 17 de Junho Submissao de artigos 29 de Julho Notificacao de aceitacao de artigos 8 de agosto Submissao de resumos estendidos para apresentacao de posteres 29 de agosto Versao final dos artigos 29 de agosto Notificacao de aceitacao dos posteres 12 de setembro Versao final dos resumos estendidos para posteres 3 a 5 de outubro SBCM'2005 ******************************************** ******************************************** 5 - UNIRIO abre CONCURSO para PROF - TROMBONE (nivel mestrado) ******************************************** De: svab [mailto:svab em ig.com.br] Enviada em: sexta-feira, 20 de maio de 2005 20:27 Assunto: Re: FWD CDMC 14/2005 A UNIRIO - Departamento de Canto e Instrumento de Sopro , abriu concurso para Professor de Trombone com nivel de Mestrado. Tel.( 21 ) 2295 4189 ( IVL ) Agradeco a divulgacao . Chefe do DCS prof. Zdenek Svab ******************************************** ******************************************** 6 - Concerto com obras de ANDRE RIBEIRO (21/Mai - SP) ******************************************** De: andre ribeiro [mailto:andrespor2003 em yahoo.com.br] Enviada em: segunda-feira, 16 de maio de 2005 10:50 Assunto: Recital das obras de Andre Ribeiro Ocorrera neste sabado(21/05/05) as 10h30 recital com as obras do compositor santista Andre Ribeiro. O programa inclui pecas para conjunto de camara, instrumento solo e madrigal solista. Programa: Ciclo Sonhos 1.) Sol em meio a chuva 2.) Os pessegueiros 3.) Tres olhares sobre a Guernica de Pablo Picasso 4.) A lua numa gota de orvalho 5.) Paisagens para dois pianos O evento contara com a participacao do compositor. Horario: 10h30 am Local: Teatro Laura Abrahao / Faculdade Santa Marcelina Rua Emilio Ribas, 89 - Perdizes Sao Paulo Tel. (11) 3824.5800 ******************************************** ******************************************** 7 - VII INTERNATIONAL COMPETITION FOR NEW CHAMBER OPERAS ..ORPHEUS.. 2005-2006 (Italia) ******************************************** De: anppom-l-bounces em iar.unicamp.br [mailto:anppom-l-bounces em iar.unicamp.br] Em nome de Martinez Enviada em: sabado, 21 de maio de 2005 01:36 Assunto: [ANPPOM-L] FWD: VII INTERNATIONAL COMPETITION FOR NEW CHAMBER OPERAS ..ORPHEUS.. 2005-2006 ORPHEUS COMPETITION 2005-2006 FOR COMPOSERS NEW CHAMBER OPERA PROJECTS NEW FORMULA THE TEATRO LIRICO SPERIMENTALE DI SPOLETO ..A. BELLI.. in agreement with the FONDAZIONE CASSA DI RISPARMIO DI SPOLETO MINISTERO PER I BENI E LE ATTIVITA' CULTURALI in collaboration RAI RADIO 3 - RAI TRADE FONDAZIONE TEATRO DELL'OPERA DI ROMA ANNOUNCES THE VII INTERNATIONAL COMPETITION FOR NEW CHAMBER OPERA ..ORPHEUS.. 2005-2006 FONDAZIONE CASSA DI RISPARMIO DI SPOLETO The Jury. The Jury will be preside over by Louis Andriessen. The others members will be: Luca Francesconi (Italia), David Lang (Stati Uniti), Michele dall'Ongaro (Rai Radio 3), Luigi Taglioni (Rai Trade), Mauro Trombetta (direttore artistico Fondazione Teatro dell'Opera di Roma), Michelangelo Zurletti (direttore artistico Teatro Lirico Sperimentale di Spoleto). *This year the Competition presents two phases. A preliminary phase provides for selection of the opera plans (deadline is 2005, December 31st) consisting in synopsis, libretto and extract of the score lasting at least 10 minutes. By 2006, January 31st the Jury will choose at maximum three opera plans. Later the finalists should explain how they want to complete their operas to the President of the Jury, the Artistic Director of the Teatro Lirico Sperimentale, a director and a conductor. In the second phase, the three selected composers should complete the opera and send it no later than November 10th 2006. *The Prizes. Only after the completion of the opera, each selected composer will be awarded the Prize Fondazione Cassa di Risparmio di Spoleto of Euro 3.000,00. -The winning composer - whom the Jury will choose within 2006, December 31st - will be awarded the Prize Fondazione Cassa di Risparmio di Spoleto of Euro 6.000,00 and the Special Prize ..Tullio Profili.. of Euro 5.000,00. -The world premiere of the winning opera will take place at the Teatro Caio Melisso during the 2007 Opera Season of the Teatro Lirico Sperimentale di Spoleto ..A. Belli... -The winning opera could be in case staged in Rome in 2008 within the program of the Teatro of the Opera of Rome. The Teatro Lirico Sperimentale di Spoleto has the right to present also one of the two not winning operas as a world premiere. The age of the composers has been elevated from 35 to 40 years (on 2005, December 31st). An important innovation concerning a series of conferences, meetings and workshops for the students of composition of the Italian Conservatoires and of the School of Spoleto and Umbria. ******************************************** ******************************************** 8 - UNIRIO (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro) realiza CURSOS DE EXTENSAO com professores da UNIVERSIDADE DE MUSICA DE KARLSRUHE (02 a 08/Jun - RJ) ******************************************** De: Katia [mailto:pkjusti em uol.com.br] Enviada em: quarta-feira, 18 de maio de 2005 10:15 Assunto: Curso de Extensao A UNIRIO, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, fara realizar do dia 02 ao dia 08 de JUNHO proximo, cursos de Extensao Universitario com professores/musicos da Universidade de Musica de Karlsruhe, Alemanha. Os cursos serao ministrados pelos professores: THOMAS INDERMÜHLE - oboe e musica de camara; WERNER SCHRIETTER - trombone e musica de conjunto para sopros; WILL SANDERS - trompa e musica de camara; Os cursos sao coordenados pelo Prof. Luis Carlos Justi, e-mail: lcjusti em uninet.com.br . As inscricoes sao gratuitas e serao conferidos certificados de participacao aqueles que tiverem frequencia minima de 80 % as aulas. No final dos cursos havera um concerto apresentando-se os trabalhos feitos durante a semana. ******************************************** ******************************************** 9 - CHAMADA DE TRABALHOS - ..OARTISTA COMO INTELECTUAL.., no centenario do comp FERNANDO LOPES-GRACA (insc ate 31/Jul - Coimbra, Portugal) ******************************************** De: teresa.cascudo em dea.unirioja.es [mailto:teresa.cascudo em dea.unirioja.es] Enviada em: terca-feira, 17 de maio de 2005 06:21 Assunto: Congresso por motivo do centenario de Fernando Lopes-Graca O ARTISTA COMO INTELECTUAL No centenario de Fernando Lopes-Graca Congresso Internacional organizado pelo Centro de Estudos Interdisciplinares do Seculo XX da Universidade de Coimbra/Grupo de Investigacao sobre Correntes Artisticas e Movimentos Intelectuais Coimbra, 27 - 29 de Abril de 2006 Coordenacao cientifica: Teresa Cascudo (CEIS20/Universidad de La Rioja) Antonio Pedro Pita (CEIS20/Universidade de Coimbra) Maria de Sao Jose Corte-Real (PhD Columbia University) APRESENTACAO O compositor Fernando Lopes-Graca (1906-1994) e uma figura incontornavel da cultura portuguesa do seculo XX. Como compositor, pianista, pedagogo, critico, ensaista e, ainda, como organizador de eventos musicais e estudioso da musica tradicional portuguesa marcou de forma determinante a actividade musical em Portugal. Fernando Lopes-Graca partiu de premissas esteticas modernistas. Os acontecimentos historicos das decadas de 30 e 40 inscreveram os propositos modernistas numa consciencia social mais aguda e definiram uma posicao politica clara (foi militante do Partido Comunista Portugues) e muito interveniente num plano civico. Assim, Fernando Lopes-Graca deu uma forma peculiar as relacoes entre as correntes modernistas, a recuperacao da tradicao e o envolvimento politico activo. Por isso, pretende-se a insercao da sua personalidade, da sua obra e da sua intervencao nos varios contextos a que pertenceu. Uma reflexao em torno de alguns conceitos fundamentais nos discursos artisticos contemporaneos de Lopes-Graca, - nomeadamente em Portugal e no Brasil, mas tambem em Franca, o pais onde o compositor encontrou algumas das suas principais referencias culturais - poderao ser de grande utilidade para a compreensao aprofundada da sua obra. OBJECTIVOS O Congresso tem os seguintes objectivos: 1. aprofundar o conhecimento da obra musical, da reflexao teorica e da actividade critica de Fernando Lopes-Graca; 2. proporcionar um intercambio de pesquisas que, numa optica interdisciplinar, produzam conhecimento novo sobre correntes artisticas e movimentos intelectuais a que Fernando Lopes-Graca se tenha associado; 3. estudar o modo de envolvimento de Fernando Lopes-Graca com movimentos e figuras internacionais. AREAS TEMATICAS O CEIS20 / Grupo de investigacao sobre ..Correntes artisticas e movimentos intelectuais.. convida os investigadores a participar neste Congresso e propoe que as comunicacoes se situem numa das seguintes areas tematicas: 1. O artista como intelectual no seculo XX. 2. O modernismo e as suas definicoes. 3. Recepcao do canone modernista. 4. Arte e «industria» cultural entre ca. 1929 e 1975. 5. A tradicao e o moderno nos movimentos artisticos e nas concepcoes esteticas do seculo XX. 6. Arte e comunismo. 7. Os compositores do «moderate mainstream» (Arnold Whitall) entre ca. 1945 e 1975 e o problema da «inovacao». 8. As organizacoes promovidas por compositores entre ca. 1945 e 1975 e o seu significado politico (publicacoes periodicas, grupos corais, series de concertos, etc). 9. Usos e significados da musica tradicional, da literatura e da forma sonata na composicao. Outras areas tematicas poderao ser tambem consideradas, sempre que relacionadas com a figura do compositor. APRESENTACAO DE COMUNICACOES As propostas deverao ser enviadas, antes do 31 de Julho de 2005, para o seguinte endereco electronico: teresa.cascudo em dea.unirioja.es. As comunicacoes nao deverao exceder vinte (20) minutos. Os ..abstracts.., com o correspondente titulo, nao deverao ultrapassar as 300 palavras. Deve ser identificada a area tematica de cada comunicacao. Aceitam-se propostas em Portugues, em Frances e em Ingles, que serao as linguas do congresso. A indicacao de aceitacao sera feita ate 30 de Outubro de 2005. CONFERENCISTAS CONFIRMADOS Estao ja confirmadas as seguintes presencas: Professora Doutora Jane F. Fulcher (Indiana University), Professor Doutor Michael Walter (Institut für Musikwissenschaft, Karl Franzens Universität Graz), Professor Doutor Rui Vieira Nery (Universidade de Evora) ******************************************** ******************************************** 10 - CHAMADA DE TRABALHOS: International William Byrd Conference (insc ate 15/Jun - Duke University - Inglaterra) ******************************************** De: Carlos Palombini [mailto:palombini em terra.com.br] Enviada em: sabado, 14 de maio de 2005 22:57 Assunto: CFP: William Byrd CALL FOR PAPERS International William Byrd Conference Duke University 17-19 November 2005 This conference will bring together interested scholars from several countries to discuss recent developments in Byrd research and explore new ways of reading and hearing Byrd's music. Possible topics include: * new analytical approaches * Byrd's relationship to Continental and English contemporaries * Byrd and early modern print culture / manuscript culture * biographical discoveries * questions of genre * text setting, text origins, literary influences * performance practice * recusancy and political controversy * the reception of Byrd's music since his death in 1623 The meeting will include live performance (featuring a concert by Davitt Moroney) and ample opportunity for discussion. Joseph Kerman will be addressing the conference as plenary speaker. Raleigh-Durham Airport, 15 miles from Duke University, is served by daily direct flights from London and major destinations in North America. ** The deadline for reception of proposals is 15 June 2005. ** Please send abstracts (up to 500 words) or queries to the conference organizer, Kerry McCarthy, at kmccarth em duke.edu. Papers should be no more than 25 minutes in length. -- carlos palombini diretor centro de pesquisa em musica contemporanea universidade federal de minas gerais cpmc-ufmg ******************************************** ******************************************** 11 - OSMC (orquestra Sinfonica Municipal de Campinas) estreia ..RITUAL.., obra de RAUL DO VALLE (21 e 22/Mai - Campinas, SP) ******************************************** De: usuarios-bounces em iar.unicamp.br [mailto:usuarios-bounces em iar.unicamp.br] Em nome de Centro de Producoes Enviada em: quinta-feira, 19 de maio de 2005 11:45 Assunto: [Usuarios] Concerto da OSMC Orquestra Sinfonica Municipal de Campinas apresenta: RITUAL - SONORIDADES PROFANO-RELIGIOSAS obra inedita do compositor Raul do Valle, criada especialmente para o concerto oficial da ..Serie Pindorama.. Maio de 2005 dias 21 (sabado) as 21 horas e 22 (domingo) as 17 horas Local: Teatro do Centro de Convivencia mais informacoes: www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/ ******************************************** ******************************************** 12 - Carlos Rocha (vln), Claudio Suzin e Maria Figa (pno) apresentam MUSICA COLOMBIANA E BRASILEIRA (19 e 26/Jun - SP e 21/Jun - RJ) ******************************************** De: Claudio Suzin Rodriguez [mailto:csuzin em eafit.edu.co] Enviada em: terca-feira, 10 de maio de 2005 18:52 Assunto: fwd para o cdmc 3 CONCERTOS DE MUSICA COLOMBIANA E BRASILEIRA 1. RECITAL DE VIOLINO E PIANO a cargo de Carlos Rocha e Claudio Suzin LOCAL: Fundacao Maria Luisa e Oscar Americano - Sao Paulo - SP DIA E HORA: 19 de junho de 2005 as 11h PROGRAMA: Andres Posada (n. 1953) Duo Rapsodico con Aires de Currolao, para violino e piano I. Andante II. Allegro moderato Almeida Prado (n. 1943) - Sonata para Violin y Piano nº3 (1991) E. Grieg (1843 - 1907) Sonata nº 3 em do menor Op. 45 I. Allegro molto ed appassionato II. Allegretto espressivo alla Romanza III. Allegro animato 2. RECITAL DE PIANO A 4 MAOS a cargo dos pianistas Maria Figa e Claudio Suzin LOCAL: IBAM - Rio de Janeiro - RJ DIA E HORA: 21 de junho de 2005 as 21h PROGRAMA: Osvaldo Lacerda (n. 1927) Brasiliana nº 4 - piano a 4 maos I. Dobrado II. Embolada III. Seresta IV. Candomble Claude Debussy (1962 - 1918) Imagens, segundo livro - Claudio Suzin Rodriguez, piano 1. Cloches a travers les feuilles 2. Et la lune descend sur le temple qui fut 3. Poisson d'or Andres Posada (n. 1954) Figuras a Cuatro Manos I. Diagonales Entre Planos II.Bloques y Lineas Isaac Albeniz (1860 - 1909) Triana - Maria Figa, piano Enric Granados (1867 - 1916) Allegro de Concierto - Maria Figa, piano George Bizet (1838 - 1875) ..Jeus d'Enfants.. Op. 22 - piano a 4 maos 1. L'Escarpolette. Reverie 2. La Toupie. Impromptu 4. Les Chevaux de Bois. Scherzo 6. Trompette et Tambours. Marche 7. Les Bulles de Savon. Rondino 12. Le Bal. Galop 3. RECITAL DE PIANO A 4 MAOS a cargo dos pianistas Maria Figa e Claudio Suzin LOCAL: MuBE - Sao Paulo - SP DIA: 26 de junho de 2005 PROGRAMA: Osvaldo Lacerda (n. 1927) Brasiliana nº 4 - piano a 4 maos I. Dobrado II. Embolada III. Seresta IV. Candomble Claude Debussy (1962 - 1918) Imagens, segundo livro - Claudio Suzin Rodriguez, piano 1. Cloches a travers les feuilles 2. Et la lune descend sur le temple qui fut 3. Poisson d'or Andres Posada (n. 1954) Figuras a Cuatro Manos I. Diagonales Entre Planos II.Bloques y Lineas Isaac Albeniz (1860 - 1909) Triana - Maria Figa, piano Enric Granados (1867 - 1916) Allegro de Concierto - Maria Figa, piano George Bizet (1838 - 1875) ..Jeus d'Enfants.. Op. 22 - piano a 4 maos 1. L'Escarpolette. Reverie 2. La Toupie. Impromptu 4. Les Chevaux de Bois. Scherzo 6. Trompette et Tambours. Marche 7. Les Bulles de Savon. Rondino 12. Le Bal. Galop ******************************************** ******************************************** 13 - PRIMEIRA SEMANA DE MUSICA CONTEMPORANEA DA UFRGS - Masterclasses e Workshops de Violino, Sax, Piano e Composicao (insc de 16 a 31/Mai - Porto Alegre, RS) ******************************************** De: extmusica-l-bounces em ufrgs.br [mailto:extmusica-l-bounces em ufrgs.br] Em nome de Extensao Musica Enviada em: terca-feira, 17 de maio de 2005 08:19 Assunto: [Extmusica-l] Masterclasses e Workshops de Violino, Sax, Piano e Composicao PRIMEIRA SEMANA DE MUSICA CONTEMPORANEA DA UFRGS (Porto Alegre - RS) abre inscricoes de 16 a 31 de maio para masterclasses e workshops com musicos eruditos de Nova Iorque e Boston (EUA) ---------------------------------------------------------------------------- ---- PROGRAMACAO DE WORKSHOPS e MASTERCLASSES DA PRIMEIRA SEMANA DE MUSICA CONTEMPORANEA DO IA/UFRGS: 01 de junho, quarta: das 9 as 12h: Workshop com o grupo Second Instrumental Unit (EUA). Local de realizacao: Auditorium Tasso Correa do IA/UFRGS (Rua Senhor dos Passos, 248, terreo) das 14 as 17h: Masterclass com os membros do Second Instrumental Unit (EUA) - David Fulmer (violino) e Eliot Gattegno (saxofone). Local de realizacao: sala 33 do IA/UFRGS (Rua Senhor dos Passos, 248, 3º andar) 02 de junho, quinta: das 9 as 12h: Workshop com Jon Sakata (EUA). Local de realizacao: Auditorium Tasso Correa do IA/UFRGS (Rua Senhor dos Passos, 248, terreo) das 14 as 17h: Masterclass com o compositor Jack Fortner (EUA). Local de realizacao: sala 33 do IA/UFRGS (Rua Senhor dos Passos, 248, 3º andar) 03 de junho, sexta: das 9 as 12h: Workshop com o compositor Jack Fortner (EUA). Local de realizacao: Auditorium Tasso Correa do IA/UFRGS (Rua Senhor dos Passos, 248, terreo) das 14 as 17h: Masterclass com o pianista Jon Sakata (EUA). Local de realizacao: Sala Armando Albuquerque do PPGMUS (Rua Annes Dias, 112, 15º andar - Centro - Porto Alegre) ---------------------------------------------------------------------------- ---- A primeira Semana de Musica Contemporanea da UFRGS acontece no Instituto de Artes desta Universidade de 31 de maio a 3 de junho. Na programacao, totalmente dedicada a musica erudita contemporanea, workshops, masterclasses de piano, composicao, violino e saxofone e concertos especiais com os musicos convidados. O destaque da programacao e a presenca do grupo de jovens virtuoses Second Instrumental Unit, de Nova Iorque, liderado pelo violinista David Fulmer e pelo saxofonista Eliot Gattegno, e o Duo de Piano composto por Jon Sakata e Jung Mi Lee, de Boston. Os musicos acima mencionados irao ministrar tres workshops e tres masterclasses sobre performance e composicao de musica erudita contemporanea nos dias 1, 2 e 3 de junho, no predio do Instituto de Artes da UFRGS. As inscricoes estarao abertas de 16 a 31 de maio, na Coordenadoria da Extensao no 6º andar do Instituto de Artes, a Rua Senhor dos Passos, 248. O horario de funcionamento e: segunda e terca-feira das 13h30min as 17h30min , quarta, quinta e sexta-feira das 8h30min as 12h30min, e no horario noturno, das 18h as 21h, as segundas e quintas-feiras. Os precos das inscricoes sao: R$ 45,00 para alunos da UFRGS e R$ 60,00 para a comunidade. A inscricao dara direito a participacao em todos os eventos da I Semana de Musica Contemporanea e a um certificado de participacao/freqüencia. O evento e uma atividade conjunta do Programa de Pos-Graduacao em Musica e do Departamento de Musica do Instituto de Artes da UFRGS. Para mais informacoes, entre em contato com a Secretaria de Comunicacao do Instituto de Artes da UFRGS, fone (51) 3316 4318, e-mail iaeven em ufrgs.br ou zecazevedo em hotmail.com . Para maiores informacoes sobre as inscricoes para as Masterclasses e para os Workshops, entre em contato com a: Coordenacao de Atividades de Extensao do Departamento de Musica da UFRGS Rua Senhor dos Passos, 248/62 Porto Alegre - RS 90020-180 tel.: (51) 3316 4325 extmusica em ufrgs.br ******************************************** ******************************************** 14 - Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS abre curso de extensao ..HISTORIA DA MUSICA - modulo II - AMUSICA HOJE.., com CELSO LOUREIRO CHAVES ******************************************** De: extmusica-l-bounces em ufrgs.br [mailto:extmusica-l-bounces em ufrgs.br] Em nome de Extensao Musica Enviada em: terca-feira, 17 de maio de 2005 08:05 Assunto: [Extmusica-l] Curso Historia da Musica - Unisinos Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS Projeto Sinos Acorda Curso: HISTORIA DA MUSICA A Musica Hoje - Modulo II Professor Celso Loureiro Chaves PROGRAMA: 1. STRAVINSKY: A Sagracao da Primavera (1913) 2. ARNOLD SCHOENBERG: Pierrot Lunaire (1912) 3. PIERRE BOULEZ: Le Marteau Sans Maitre (1955) 4. MILES DAVIS: Kind of Blue (1959) 5. BEATLES: Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band (1967) 6. CAETANO VELOSO, GILBERTO GIL, ETC.: Tropicalia (1967) 7. STEVE REICH: Musica para 18 Musicos (1974-76) 8. GYORGY LIGETI: Concerto para Piano (1985-86) A Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos esta com as inscricoes abertas para o Modulo II do curso de extensao Historia da Musica - A Musica Hoje que sera ministrado pelo professor Celso Loureiro Chaves, dentro das atividades do projeto Sinos Acorda. Informacoes sobre as inscricoes, favor entrar em contato atraves do telefone: (51) 590.8482 e do e-mail: cultura em unisinos.br e www.unisinos.br/extensao. Cordialmente, Lucia Passos Coordenacao Geral Alexandre Ritter Coordenacao -------------------------------------------------------------------- Dinorah Araujo Assessora de Imprensa Coordenacao Cultural Unisinos Fone: (51) 9964.5492 e 590.8482 Fax: (51) 590.8215 e-mail: dinorah em unisinos.br ******************************************** ******************************************** 15 - MUSICA EM CENA apresenta cancoes de GUSTAV MAHLER (22/Mai - SP) ******************************************** De: imprensa em sesisenaisp.org.br [mailto:imprensa em sesisenaisp.org.br] Enviada em: terca-feira, 17 de maio de 2005 10:43 Assunto: CENTRO CULTURAL FIESP TRAZ NO MUSICA EM CENA DESTE DOMINGO(22/05),CANCOES DE GUSTAV MAHLER CENTRO CULTURAL FIESP APRESENTARA, NO PROXIMO DOMINGO (22/05), CANCOES DE GUSTAV MAHLER NO MUSICA EM CENA O concerto, que tera direcao do maestro Guilherme Mannis, estudioso das obras do compositor austriaco, sera realizado a partir do meio dia, no Centro Cultural Fiesp. A entrada e franca. Sao Paulo, 17/05/05 - ..Musica em Cena.. prestara, neste domingo (22/05), as 12h, homenagem ao compositor austriaco Gustav Mahler. Tido como o maior sinfonista de sua epoca (fins do seculo XIX e inicio do XX), ficou conhecido por suas sinfonias e cancoes. O ciclo A trompa magica do menino (Des knaben Wundenhorn) e um dos que mais tem encantado plateias, em decorrencia das belas melodias e da tematica magica, originarias de lendas, poemas e cancoes alemas. O concerto, que esta sob a direcao do jovem maestro Guilherme Mannis, contara com a presenca do baritono Eduardo Amir. A curadoria e de Leonardo Martinelli. A programacao de concertos ate o final do ano, que vai da renascenca a atualidade, tera autores diversificados e expoentes da musica erudita contemporanea. Para a proxima semana, o projeto conta com o duo da violoncelista Adriana Holtz e da pianista Marcia Catarruzzi. Elas vem desenvolvendo um repertorio ecletico e poliestilistico, interpretando obras que vao do estilo Barroco ate os modernos classicos da musica popular. Historico dos musicos Eduardo Amir, mestrando em Musica pela UNESP, graduou-se em musica/canto pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e aperfeicoou-se em Nova Iorque com Catherine Green. O Morcego, Traviatta, Rigoletto e Guarani foram alguns dos espetaculos, apresentados no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, nos quais o carioca ja atuou. Fez parte, tambem, dos espetaculos Manon, Carmen, Don Giovanni, Opera dos Tres Vintens, Tosca, Anjo Negro, Romeu e Julieta e Amahl e os Visitantes da Noite. O musico participou da gravacao dos CD´s Opera Brasileira em Lingua Portuguesa, pela UFRJ, e Musica Medieval, pela Universidade Estacio de Sa. Neste ano, Eduardo estara no Fantasma da Opera, no Teatro Abril, e cantara Bartolo do Barbeiro de Servilha, no Teatro Sao Pedro, ambos situados em Sao Paulo. Guilherme Mannis, mestrando em musica, e bacharel em composicao em Regencia pelo Instituto de Artes da UNESP e formado em piano pela Universidade Livre de Musica. Ja comandou grupos orquestrais renomados tais como Orquestra Sinfonica do Teatro Nacional de Brasilia, Orquestra da Radio e Televisao Cultura, Orquestra de Camara da UNESP e Orquestra Sinfonica da USP. O musico, que ja participou de diversos festivais - entre eles o de Campos do Jordao (2004) -, foi vencedor do I Concurso Jovens Regentes e Solistas (SP/2002). Guilherme, atualmente, faz parte de grupo reduzido de alunos do maestro John Neschling, alem de ser colaborador do sitio carioca de musica erudita e de apresentar-se, no ambito universitario, como pianista (solo, camara e co-repeticao). Calendario de maio: 29 de maio - Duo Holtz - Catarruzzi de Violoncelo e Piano Repertorio: Obras de Händel, Francisco Mignoni, Anton Dvorak e Astor Piazzolla Interpretes: Adriana Holtz (Violoncelo) e Marcia Catarruzzi (piano). Servico: Musica em Cena Local: Centro Cultural Fiesp - Avenida Paulista, 1313. Data: 22 de maio (domingo) - A trompa magica do menino: cancoes de Gustav Mahler Repertorio: Ciclo de cancoes ..Des Knaben Wundenhorn.. Interpretes: Eduardo Amir (baritono) e Guilherme Mannis(piano) Horario: 12 horas Entrada: Franca Sistema FIESP / SESI-SP e SENAI-SP www.sesisp.org.br e www.sp.senai.br Assessoria de Imprensa: Ricardo Viveiros Oficina de Comunicacao Jornalistas Responsaveis: Rosangela Gallardo (MTb 23.025) e Evelyne Lorenzetti (MTb. 42.375). Apoio de atendimento: Fabricia Morais E-mail: imprensa em sesisenaisp.org.br Tel.: (11) 3146-7703 / 7715 / 7706 / 7702 ******************************************** ******************************************** 16 - SINFONIA DA LIBERDADE, de JORGE ANTUNES, lancada em CD ******************************************** De: Jorge Antunes [mailto:antunes em unb.br] Enviada em: domingo, 15 de maio de 2005 12:21 Assunto: Sinfonia das Diretas Sinfonia da liberdade Ricardo Borges Boletim da ADUnB Esta a venda nas livrarias da Universidade de Brasilia (UnB), e tambem no endereco sistrum em sistrum.com.br, o CD Sinfonia das Diretas, um registro da composicao historica do maestro Jorge Antunes, apresentada durante o Comicio das Diretas, no dia 1º de junho de 1984, em Brasilia. Naquele dia, o povo brasileiro foi as ruas exigir o fim da Ditadura Militar que cobriu com um manto negro o pais durante longos 20 anos. A gravacao historica, feita ao vivo ha 21 anos atras, foi recuperada, restaurada e digitalizada pelo maestro Jorge Antunes durante quatro meses nos estudios da Sistrum, em Brasilia. A edicao do disco teve o apoio da ADUnB, Associacao dos Docentes da Universidade de Brasilia. Quem espera uma orquestra tradicional, tera uma surpresa: esta e formada por ..buzinistas..! Ao todo foram 173 veiculos tocando buzinas, alem de saxofone, baixo, piano -todos eletricos-, bateria, sons eletronicos, coral, declamador de poemas e cinco regentes. O resultado e altamente inovador. Os efeitos sonoros, aliados aos poemas do jornalista TT Catalao e ao coral, dao o tom epico de esperanca, depois de tantos anos de tragedia. O que aparentemente poderia resultar em arte panfletaria, se apresenta aos ouvidos atentos e aos intelectos sensiveis como autentica obra musical de vanguarda em que se aliam a experimentacao, a audacia, o popular, o erudito, a critica, a ironia, o drama e o humor. Dizem os versos do poeta: ..Atencao! Atencao! Os atores principais, presentes aqui nesta praca, solicitam aos figurantes, que ate agora estiveram no poder, que se retirem delicada e naturalmente de cena, porque e a vez da voz que vota, da voz que veta... O coro completa: ..quem nos tiraniza, abusa, arrasa, azucrina; a razao resolve, buzina Brasilia, buzina... Mais adiante o coral emociona com os trocadilhos alusivos ao naipe de panelas percutidas: ..- Um dia e do cacador, o outro e da cacarola!.. E de arrepiar! Impossivel nao se emocionar ao ouvir o povo cantando o hino nacional como quem da um longo suspiro de alivio. A irreverencia e a ironia de Antunes se impoe, entretanto, porque o hino e contrapontado com sons eletronicos como pano de fundo. Alem da sinfonia, que tem duracao de 40 minutos, o CD traz informacoes do maestro Jorge Antunes e do poeta TT Catalao sobre aquele comicio historico e sobre a obra musical. E uma viagem no tempo, na qual somos transportados aquele dia em que buzinas ecoaram na vastidao do Planalto Central clamando por liberdade. ******************************************** ******************************************** 17 - Resultado do 6º PREMIO INTERNACIONAL DE CANTO BIDU SAYAO ******************************************** De: Keli Oliveira - Pellini Comunicacao [mailto:keli.pellini em terra.com.br] Enviada em: terca-feira, 17 de maio de 2005 13:12 Assunto: COM UM TIMBRE RARO, CONTRATENOR VENCE O 6º PREMIO INTERNACIONAL DE CANTO BIDU SAYAO COM UM TIMBRE RARO, CONTRATENOR VENCE O 6º PREMIO INTERNACIONAL DE CANTO BIDU SAYAO Dono de um timbre raro, o contratenor Marconi Araujo foi protagonista de varios acontecimentos, ainda ineditos, durante os seis anos ininterruptos de realizacao do Concurso Internacional de Canto Bidu Sayao. Foi consagrado pelo juri, simultaneamente, como ganhador do Trofeu Bidu Sayao nas categorias Masculina e Revelacao e conseguiu levar o maior premio, quinze mil reais, com um padrao vocal que foge dos reconhecidos, procurados, e cada vez mais raros, contratenores. ..Ter chegado a final ja foi uma vitoria. Acho impossivel um contratenor ganhar o Bidu competindo com tenores.., avaliava ele calmamente em conversas pelos corredores do Theatro da Paz, um dia antes da grande final do concurso realizado pelo Governo do Para, atraves da Secretaria Executiva de Cultura e com a organizacao da Sao Paulo ImagemData, no ultimo sabado, em Belem. Aos 35 anos, o cantor pernambucano radicado em Brasilia ha mais de vinte anos e atualmente estudando nos Estados Unidos, escolheu a sexta edicao do Concurso Internacional de Canto Bidu Sayao para fazer seu debut como contratenor no Brasil. ..Escolhi do Bidu Sayao por causa da credibilidade da banca internacional de jurados. Eles sao muito imparciais. Nao sao considerados, por exemplo, criterios sobre quem e aluno de qual professor. Eu quero ser respeito. Por isto o melhor lugar e o Bidu.., diz Araujo. A banca de jurados aos quais ele se refere traz integrantes brasileiros e estrangeiros desde a primeira edicao do Concurso Internacional de Canto Bidu Sayao. Este ano integraram o juri os diretores artisticos da Opera de Basel (Suica), Christopher Meyer; da Opera Chatellet (Franca), Bruno Michel; e do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Eduardo Alvares. Tambem dividiram a responsabilidade pelo julgamento dos candidatos o maestro suico Karl Martin, o regente do Coral Lirico do Theatro Municipal de Sao Paulo, Mario Zaccaro, e o compositor, regente e professor de musica Silverio Maia. O juri foi presidido pelo maestro norte-americano Ira Levin. A participacao e a premiacao no Bidu Sayao tambem fizeram, o ate entao maestro e professor de canto Marconi Araujo, trocar de lado. Ele, que ha dezessete anos rege corais e orquestras e se destacou como diretor musical e regente de montagem de Les Miserables no Brasil, e por conta disto fica de costas para a plateia, se apresentou acompanhado apenas da pianista co-repetidora Patricia Itaborahy. E em lugar de preparar cantores e futuros cantores, foi ele mesmo o candidato. Bacharel em regencia e cursando mestrado em performance vocal na Universidade de Laramie, no estado de Wyoming (EUA), Araujo pretende se dedicar nos proximos anos ao canto como contratenor, sem, no entanto abandonar suas outras atividades profissionais. ..Eu estou estudando fora e fazendo concertos fora, mas eu quero cantar no meu pais. Quero ser contratenor no Brasil.., afirma o ganhador. Nos Estados Unidos, dirige ha um ano e meio o Coral Lirico Feminino da universidade onde cursa o mestrado. No Brasil, foi precursor, dirigiu e regeu a Associacao Coro Feminino e Masculino de Brasilia. Tambem dirigiu o Coral da Universidade de Brasilia (UNB) e o Coral Lirico do Teatro Nacional de Brasilia. A frente deste corais, ganhou dezessete premios internacionais, entre eles, os obtidos em concursos na Espanha, na Italia, na Checolosvaquia e na Alemanha. Tambem excursionou por Portugal, Argentina, Uruguai e Costa Rica. A apresentacao em Portugal redeu a Araujo e a Associacao o convite para se apresentarem, representando a America do Sul, para o papa Joao Paulo II no encerramento do jubileu de ouro da igreja catolica, em 2001, em plena Praca Sao Pedro, no Vaticano, onde mais de trezentas mil pessoas acompanharam a performance e depois em uma cerimonia reservada para tres mil pessoas na Sala Joao IV. Um fato, tambem inusitado, colocou Araujo a frente da primeira producao brasileira de um musical londrino e da Broadway no Teatro Abril, em Sao Paulo - espaco especialmente edificado para isto. Dos tres mil candidatos que disputaram uma vaga na montagem de Les Miserables, para onze papeis principais, sete foram selecionados entre brasilienses. Somando-se a estes, mais cinco brasilienses obtiveram a chance de interpretar papeis secundarios. O desempenho dos brasilienses despertou a curiosidade dos produtores, pois todos os novos talentos tinham a mesma origem na capital brasileira: a Associacao Coro Feminino e Masculino de Brasilia. O que levou imediatamente ao nome de seu diretor artistico e regente: Marconi Araujo. Esta formacao de cantores trouxe Araujo a direcao artistica e a regencia de Les Miserables. Ao todo, foram trezentas recitas. Entre seus alunos, estao Saulo Vasconcelos (protagonista de O Fantasma da Opera no Mexico e no Brasil) e Alirio Netto (integrante da producao mexicana de Juesus Christ Superstar). PREMIADOS COM O BIDU SAYAO : Uma cubana, dois gauchos, duas paranaenses, um carioca e uma paulista foram os outros ganhadores da 6º Concurso Internacional de Canto Bidu Sayao. Entre as mulheres, a soprano cubana Barbara Llanes, de 34 anos, ficou em segundo lugar, recebendo o trofeu Bidu Sayao e R$ 10 mil. Em terceiro lugar ficou a soprano gaucha Claudia Azevedo, 27 anos, a unica participante desta edicao do concurso a ser aplaudida em pe pela plateia durante a eliminatoria, a semifinal e a final. O terceiro lugar masculino ficou com o tenor carioca Geilson Santos, de 28 anos. O premio Estimulo e o premio Cancao foram para a soprano paulista Manuela Freua. O premio Juri Popular foi para o tenor gaucho Giancarlo Barbieri, de 32 anos. O, ainda inedito, premio Jovem Cantor ficou com a soprano paranaense Phoenix Luz, de apenas 17 anos. Outra paranaense, a mezzo-soprano Diana Daniel, de 18 anos, ganhou o Premio Especial do Juri. Nesta sexta edicao, o juri decidiu nao conceder os premios para primeiro lugar feminino e para segundo lugar masculino. Pellini Comunicacao Priscila Pellini Fone (11) 3735-0044 ******************************************** ******************************************** -------------- Próxima Parte ---------- Um anexo não-texto foi limpo... Nome: winmail.dat Tipo: application/ms-tnef Tamanho: 26732 bytes Descrição: não disponível URL: From samuca em openlink.com.br Sun May 22 17:03:33 2005 From: samuca em openlink.com.br (Samuel Mello Araujo Junior) Date: Sun, 22 May 2005 17:03:33 -0300 Subject: [ANPPOM-L] =?iso-8859-1?q?Fw=3A_=5Bforum=5Fmusical=5D_Fw=3A_Conv?= =?iso-8859-1?q?ite_cerim=F4nia_dia_30?= Message-ID: <001801c55f09$574a03e0$ad36a7c8@samuelp0okjvmp> -------------------------------------------------------------------------------- No virus found in this incoming message. Checked by AVG Anti-Virus. Version: 7.0.322 / Virus Database: 266.11.14 - Release Date: 20/5/2005 Caso você ainda não tenha visitado o website da Lista de Discussão do Fórum acesse o endereço: http://br.groups.yahoo.com/group/forum_musical/ e cadastre-se preenchendo o formulário. -------------------------------------------------------------------------------- Links do Yahoo! Grupos a.. Para visitar o site do seu grupo na web, acesse: http://br.groups.yahoo.com/group/forum_musical/ b.. Para sair deste grupo, envie um e-mail para: forum_musical-unsubscribe em yahoogrupos.com.br c.. O uso que você faz do Yahoo! Grupos está sujeito aos Termos do Serviço do Yahoo!. -------------- Próxima Parte ---------- Um anexo em HTML foi limpo... URL: -------------- Próxima Parte ---------- Um anexo não-texto foi limpo... Nome: camaras.gif Tipo: image/gif Tamanho: 22856 bytes Descrição: não disponível URL: From elbabr em secrel.com.br Mon May 23 07:36:44 2005 From: elbabr em secrel.com.br (Elba Braga Ramalho) Date: Mon, 23 May 2005 07:36:44 -0300 Subject: [ANPPOM-L] FW: [bibliografia] concurso UFRN In-Reply-To: <001d01c55f9d$e00c8bf0$b7a404c9@piii> Message-ID: ---------- From: "Agostinho Lima" Reply-To: bibliografia em yahoogrupos.com.br Date: Mon, 23 May 2005 01:44:15 -1200 To: , Subject: [bibliografia] concurso UFRN Caros amigos: Em anexo envio os dados referentes ao concurso para professor de percepção musical e baixo elétrico a ser realizado na escola de música da UFRN. Aos interessados, mais informações podem ser obtidas através dos telefones (84) 3215 3633, 3633, 3650 ou na página da EMUFRN www.musica.ufrn.br Agostinho Lima -------------- Próxima Parte ---------- Um anexo não-texto foi limpo... Nome: concurso.doc Tipo: application/msword Tamanho: 20992 bytes Descrição: não disponível URL: From mvermes em uol.com.br Thu May 26 14:00:21 2005 From: mvermes em uol.com.br (Monica Vermes) Date: Thu, 26 May 2005 14:00:21 -0300 Subject: [ANPPOM-L] concurso - professor adjunto teclado e violao - ufes Message-ID: <6.2.1.2.0.20050526135701.01e9cb98@pop3.uol.com.br> Colegas, Peço que façam circular - em suas instituições e onde julgarem conveniente - o edital abaixo. O endereço de e-mail para consultas encontra-se ao final da mensagem. Um abraço, Mónica ************************************************* UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CONCURSO DE PROVAS E TÍTULOS PARA PROFESSOR ADJUNTO Uma Vaga Área do Concurso: Música Sub-área: Teclado e Violão: ensino coletivo e uso pedagógico. Titulação: Doutor. Programa 1) Uso pedagógico dos instrumentos de teclado e do violão 2) Ensino e práticas coletivas dos instrumentos de teclado e do violão. 3) Criação musical e práticas musicais coletivas informais. 4) Criação musical e práticas musicais coletivas no contexto do estudo formal. Bibliografia - ROSA, Berenice Chagas. Educação nos coros graduados. Rio de Janeiro, UVERP, 1988. - STATERI, José Júlio. Estratégias de Ensino na Musicalização Infantil. Osasco, SP: Fundação Instituto Tecnológico de Osasco, 1997. - GURGEL, Débora Picarelli. Estudo de Ritmos da Música Brasileira. São Paulo: G4, 1999. - PINHEIRO, Arlette Tavares. Iniciação Musical através da marimba, flauta doce e piano. Belém: Universidade Federal do Pará, 1992. - GAGNARD, Madeleine. Iniciação Musical dos Jovens. 2a Ed. Castermo V: Estampa, 1971. - SWANWICK, Keith. Musical Knowledge: Intuition, Analysis and Music Education. London: Routledge, 1994. - OLIVEIRA, Olga Xavier de. Músicas Didáticas para Aulas de Iniciação Musical e ludoterapia. 3a Ed. São Paulo. Vitale, 1971. - PAZ, ,Ermelinda Pedagogia Musical Brasileira no séc. XX: Metodologias e Tendências: Brasília: Universal, 2000. - SWANWICK, Keith. Teaching Music Musically. London: Routledge, 1999. Informações: musica em prograd.ufes.br -------------- Próxima Parte ---------- Um anexo em HTML foi limpo... URL: From palombini em terra.com.br Thu May 26 19:49:42 2005 From: palombini em terra.com.br (Carlos Palombini) Date: Thu, 26 May 2005 19:49:42 -0300 Subject: [ANPPOM-L] Conf. da UNESCO sobre =?iso-8859-1?q?m=FAsica_renascentista_e_bar?= =?iso-8859-1?q?roca?= Message-ID: <42965286.1020203@terra.com.br> Early music and dance, Italy Eight days of courses, concerts and seminars in early music and dance, with specific reference to the Renaissance and Baroque periods. From 28 July to 4 August 2005 in the ancient town of Bagnacavallo in Romagna. Full details: www.cid-unesco.org -- carlos palombini diretor centro de pesquisa em música contemporânea universidade federal de minas gerais cpmc-ufmg From palombini em terra.com.br Thu May 26 19:59:22 2005 From: palombini em terra.com.br (Carlos Palombini) Date: Thu, 26 May 2005 19:59:22 -0300 Subject: [ANPPOM-L] CFP: performance e =?iso-8859-1?q?interpreta=E7=E3o_da_m=FAsica_e?= =?iso-8859-1?q?scrita_ap=F3s_1800?= Message-ID: <429654CA.20505@terra.com.br> The JOURNAL OF MUSICOLOGICAL RESEARCH invites the submission of original articles for a planned special issue on the topic ³Performance and interpretation of music written after 1800.² Submissions should be received by August 31, 2005. We continue to invite the submission of original articles on all aspects of the discipline of music: historical musicology, style and repertory studies, music theory, ethnomusicology, music education, organology, and interdisciplinary studies. Published by Routledge, the Journal of Musicological Research is a peer-reviewed quarterly publication with an international circulation. Readership includes professionals, academics, and students of musicology, as well as composers, historians, musicians, and individuals interested in music scholarship. Manuscripts should be submitted in duplicate hardcopy and on a diskette to the Editor: Deborah Kauffman School of Music Campus Box 28 University of Northern Colorado Greeley, CO 80639, U.S.A. Instructions for authors can be found at http://www.tandf.co.uk/journals/authors/gmurauth.asp Address inquiries to jmr em arts.unco.edu. Deborah Kauffman Editor, Journal of Musicological Research Associate Professor School of Music Frasier Hall, Campus Box 28 University of Northern Colorado Greeley, CO 80639 Office: 970-351-2319 Fax: 970-351-1923 Email: deborah.kauffman em unco.edu -- carlos palombini diretor centro de pesquisa em música contemporânea universidade federal de minas gerais cpmc-ufmg From mvermes em uol.com.br Fri May 27 10:15:15 2005 From: mvermes em uol.com.br (Monica Vermes) Date: Fri, 27 May 2005 10:15:15 -0300 Subject: [ANPPOM-L] concurso - professor adjunto teclado e violao - ufes Message-ID: <6.2.1.2.0.20050527101504.01e90660@pop3.uol.com.br> Colegas, Peço que façam circular - em suas instituições e onde julgarem conveniente - o edital abaixo. O endereço de e-mail para consultas encontra-se ao final da mensagem. Um abraço, Mónica ************************************************* UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CONCURSO DE PROVAS E TÍTULOS PARA PROFESSOR ADJUNTO Uma Vaga Área do Concurso: Música Sub-área: Teclado e Violão: ensino coletivo e uso pedagógico. Titulação: Doutor. Programa 1) Uso pedagógico dos instrumentos de teclado e do violão 2) Ensino e práticas coletivas dos instrumentos de teclado e do violão. 3) Criação musical e práticas musicais coletivas informais. 4) Criação musical e práticas musicais coletivas no contexto do estudo formal. Bibliografia - ROSA, Berenice Chagas. Educação nos coros graduados. Rio de Janeiro, UVERP, 1988. - STATERI, José Júlio. Estratégias de Ensino na Musicalização Infantil. Osasco, SP: Fundação Instituto Tecnológico de Osasco, 1997. - GURGEL, Débora Picarelli. Estudo de Ritmos da Música Brasileira. São Paulo: G4, 1999. - PINHEIRO, Arlette Tavares. Iniciação Musical através da marimba, flauta doce e piano. Belém: Universidade Federal do Pará, 1992. - GAGNARD, Madeleine. Iniciação Musical dos Jovens. 2a Ed. Castermo V: Estampa, 1971. - SWANWICK, Keith. Musical Knowledge: Intuition, Analysis and Music Education. London: Routledge, 1994. - OLIVEIRA, Olga Xavier de. Músicas Didáticas para Aulas de Iniciação Musical e ludoterapia. 3a Ed. São Paulo. Vitale, 1971. - PAZ, ,Ermelinda Pedagogia Musical Brasileira no séc. XX: Metodologias e Tendências: Brasília: Universal, 2000. - SWANWICK, Keith. Teaching Music Musically. London: Routledge, 1999. Informações: musica em prograd.ufes.br -------------- Próxima Parte ---------- Um anexo em HTML foi limpo... URL: From sandramontreal em hotmail.com Fri May 27 11:53:43 2005 From: sandramontreal em hotmail.com (Sandra Reis) Date: Fri, 27 May 2005 11:53:43 -0300 Subject: [ANPPOM-L] FW: [cercledemusicologie] Fin de semaine musicale - FIMAV Message-ID: Um anexo em HTML foi limpo... URL: From sandramontreal em hotmail.com Fri May 27 11:54:43 2005 From: sandramontreal em hotmail.com (Sandra Reis) Date: Fri, 27 May 2005 11:54:43 -0300 Subject: [ANPPOM-L] =?iso-8859-1?q?FW=3A_=5Bcercledemusicologie=5D_Nouvea?= =?iso-8859-1?q?u_Bulletin_-_Phonoth=E8que?= Message-ID: Um anexo em HTML foi limpo... URL: From palombini em terra.com.br Sun May 29 21:08:40 2005 From: palombini em terra.com.br (Carlos Palombini) Date: Sun, 29 May 2005 21:08:40 -0300 Subject: [ANPPOM-L] Conferencia =?windows-1252?q?M=FAsica_y_Pensamiento?= Message-ID: <429A5988.5050107@terra.com.br> For those Spanish-speaking friends and colleagues who may be interested in Contemporary Musical enquiry, I would like to invite you to attend (and spread the word on) the following Conferences in the beautiful palace and castle site of Peñaranda de Duero, Spain, 22-25 august. Price of lodging (in the Palace)and meals are included in the conference inscription. Concerts will be held every evening, as well as daily body movement and expression classes, evening "paseos", poetry recitales, and lectures within the castle tower. The conferences will provide an excellent means of establishing contacts with the world of present-day composition, and for composers, vice-versa. For complete information, consult our web page at: www.musicaypensamiento.com Many thanks, Roberto Díaz. CREACIÓN, TEORÍA Y PENSAMIENTO MUSICAL--CAMPOS INTER-DISCIPLINARIOS EN LA MÚSICA, 22-25 de agosto. PROFESORES: Jesús Rueda Azcuaga. Compositor, Premio Nacional de Música, 2.004. José de Eusebio. Director de orquesta, premio Grammy por su recuperación y dirección de la ópera "Merlín", de Isaac Albéniz. Sandra Myers Brown. Musicóloga y profesora de estética musical. Angel Liz. Compositor y profesor de teoría y análisis. Vicent Morelló i Broseta. Flautista, especialista en la interpretación de música contemporánea. Oscar Martínez Vila. Actor, profesor en artes dramáticas. Sergio Blardony. Compositor, director y fundador de Conservatorio Virtual. DURACIÓN: 24 horas lectivas. (Certificadas por la Fundación Universidad de Verano de Castilla y León) DESTINATARIOS: Profesionales y alumnos de los distintos campos de composición, musicología, teoría, dirección de orquesta/coro, pedagogía, interpretación; y a cuantos esten interesados por la investigación interdisciplinaria de la creación y la teoría artística y musical. Se aceptarán alumnos de otros campos artísticos que no sean directamente musicales (estética, literatura, danza, artes dramáticas, bellas artes, arquitectura, etc.,) siempre y cuando puedan demostrar un nivel medio de conocimientos musicales. OBJETIVOS: El objetivo del curso será de investigar el significado de "teoría" en su contexto actual de la composición, musicología y análisis musical, tratando de buscar conexiones inter-disciplinarias que puedan ampliar los contenidos y prácticas tradicionales de las distintas especialidades. Se trata de reunir, en un mismo foro, especialistas de los distintos campos musicales para difuminar las fronteras típicas de las disciplinas, ampliar la experiencia musical y buscar horizontes nuevos para la creación, la estética y la teoría artística. Los alumnos tendrán especial protagonismo en el curso, participando en sesiones de estudio de obras, tanto musicales como literarias. PRESENTACIÓN DE OBRAS Y ENSAYOS: Todos aquellos alumnos (composición) que lo deseen podrán presentar una obra musical de 10 minutos máximo de duración, para cualquier formación, para su posible estudio en el curso. Los autores de las obras, seleccionadas previamente por un jurado compuesto por los profesores del curso, tendrán el derecho de presentar dichas obras, de modo teórico, ante los profesores y alumnos; siendo objeto de valoración y estudio por parte de los cursillistas. Asimismo, todos aquellos alumnos que lo deseen (musicólogos y otras especialidades) podrán presentar un breve ensayo literario de 8 folios máximo de extensión, (A-4, doble espacio), sobre el siguiente tema: "Las fronteras de las ciencias musicales" para su posible estudio y lectura pública durante el curso. Tanto las obras musicales (partitura general y grabación a ser posible) como los ensayos literarios deben remitirse por correo postal (o correo electrónico en el caso de los ensayos) a la secretaría del curso antes del 25 de julio de 2.005. Para poder remitir dichos trabajos, los alumnos deben haberse inscrito previamente en el curso. La selección de obras y ensayos se hará por medio de un jurado compuesto por los profesores del curso. PREMIOS: Uno de los alumnos/as de composición del curso recibirá un encargo, para su estreno en el próximo curso (2.006), de una obra propuesta por D. Jesús Rueda. Asimismo, uno de los alumnos de Musicología/teoría recibirá el encargo para la realizacion de una conferencia a título individual durante las Jornadas de 2.006, sobre un tema propuesto por Dña. Sandra Myers. La Excma. Diputación Provincial de Burgos proporcionará dos becas de estudio para los dos alumnos/as seleccionados/as para cubrir los gastos de matricula de las Jornadas de Música y Pensamiento en el próximo año. ALOJAMIENTO Los alumnos estarán alojados en habitaciones dobles y régimen de pensión completa en la residencia del Palacio. Las instalaciones disponen de piscina al aire libre. Los gastos de alojamiento y manutención están incluidos en la matrícula. CERTIFICACIÓN ACADEMICA: Todos los alumnos matriculados que cumplan los requisitos de asistencia y participación en los distintos cursos recibirán su correspondiente certificación académica de la Fundación Universidad de Verano de Castilla y León. Habrá una serie de becas y premios para los alumnos/as de los distintos cursos de las Jornadas, proporcionados por la Excmo. Diputación Provincial de Burgos. LLEGADA: Los alumnos deben presentarse en el Palacio de Avellaneda, a las 9:00 h., el día que empiece sus respectivos cursos, para la recepción y entrega de documentación. Los alumnos que lo soliciten podrán programar su llegada la noche anterior, con derecho a alojamiento en la residencia. ASIGNATURAS Y ACTIVIDADES COMUNES: Todos los conciertos que se celebran durante las Jornadas serán abiertos a todos los alumnos y al público en general. Las clases de movimiento-expresión corporal vespertinas serán de asistencia obligatoria para las especialidades instrumentales, y vinculante para los alumnos de las demás especialidades. Se programarán sesiones matinales específicas de expresión corporal para los distintos grupos de alumnos, según su especialidad. DERECHOS DE MATRICULA: La matricula incluye el alojamiento (pensión completa) en el Palacio de Avellaneda. El pago de los derechos de matrícula se efectuará el día de la recepción de los alumnos de los respectivos cursos. CURSO 1: PIANO, 22-31 de agosto Alumnos activos: 360 ? (con derecho a certificación académica) Alumnios oyentes: 280 ? CURSO 2: TÉCNICA E INTERPRETACIÓN DE FLAUTA, 26-29 de agosto. Alumnos activos: 220 ? (con derecho a certificación académica) Alumnios oyentes: 170 ? CURSO 3: CREACIÓN, TEORÍA Y PENSAMIENTO MUSICAL--CAMPOS INTER-DISCIPLINARIOS EN LA MÚSICA, (22-25 de agosto) Alumnos activos: 190 ? (con derecho a certificación académica) Alumnos oyentes: 140? Alumnos oyentes por conferencia: 25 ? CURSO 4: INICIACIÓN A LA DIRECCIÓN DE ORQUESTA, (26-28 de agosto) Alumnos activos: 220 ? (con derecho a certificación académica) Alumnos oyentes: 170 ? CURSO 5: MÚSICA DE CÁMARA, 22-31 de agosto Alumnos activos: 280 ? (con derecho a certificación académica) Alumnios oyentes: 220 ? Los alumnos que tengan interés en inscribirse en varios cursos recibirán un descuento de 20% en el segundo curso y de 25% en el tercer curso. RESERVA DE PLAZA: (Reembolsable solamente en caso de no admisión). Todos aquellos interesados en participar en el curso abonarán la cantidad de 80? (deducibles de los gastos de matrícula) mediante transferencia bancaria a CAJA DUERO, CCC 2104-0000-15-9030783968. Las matriculas se aceptarán por riguroso orden de llegada del boletín de inscripción con copia del resguardo de la transferencia o ingreso bancario, hasta completar las plazas disponibles. Tanto el resguardo como el boletín de inscripción deberán remitirse a: "Música y Pensamiento" Apto. de Correos 839 37080 Salamanca Fecha límite de inscripción: 1 de agosto de 2.005. Para la información completa de este curso y otros que se imparten dentro de las Jornadas, rogamos que consulten nuestra página web, o que contacten con nosotros: www.musicaypensamiento.com info em musicaypensamiento.com Roberto Díaz-Ramos. robertodiaz1982 em hotmail.com -- carlos palombini diretor centro de pesquisa em música contemporânea universidade federal de minas gerais cpmc-ufmg From sandramontreal em hotmail.com Mon May 30 11:21:02 2005 From: sandramontreal em hotmail.com (Sandra Reis) Date: Mon, 30 May 2005 11:21:02 -0300 Subject: [ANPPOM-L] =?iso-8859-1?q?FW=3A_42_-_T=C1VOLA_=26_GENTE_DA_M=DAS?= =?iso-8859-1?q?ICA_=28Not=EDcias_de_Andersen_Viana=29?= Message-ID: Um anexo em HTML foi limpo... URL: From silvio.ferraz em terra.com.br Mon May 30 12:46:54 2005 From: silvio.ferraz em terra.com.br (silvio) Date: Mon, 30 May 2005 12:46:54 -0300 Subject: [ANPPOM-L] livro Message-ID: caros (a quem interessar) lancei um livro semanas atrás devo lançá-lo no rio dia 17 (casa de rui barbosa) como nossos livros ficam sempre escondidos seguem as livrarias onde pode ser encontrado abcs silvio silvio -------------- Próxima Parte ---------- Um anexo em HTML foi limpo... URL: -------------- Próxima Parte ---------- Um anexo não-texto foi limpo... Nome: livrarias.pdf Tipo: application/octet-stream Tamanho: 22062 bytes Descrição: não disponível URL: From akayama em iar.unicamp.br Mon May 30 15:05:07 2005 From: akayama em iar.unicamp.br (Adriana Giarola Kayama) Date: Mon, 30 May 2005 15:05:07 -0300 Subject: [ANPPOM-L] edital - concurso ufes Message-ID: <1117476307.429b55d377d9b@webmail.iar.unicamp.br> UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CONCURSO DE PROVAS E TÍTULOS PARA PROFESSOR ADJUNTO Uma Vaga Área do Concurso: Música Sub-área: Teclado e Violão: ensino coletivo e uso pedagógico. Titulação: Doutor. Programa 1) Uso pedagógico dos instrumentos de teclado e do violão 2) Ensino e práticas coletivas dos instrumentos de teclado e do violão. 3) Criação musical e práticas musicais coletivas informais. 4) Criação musical e práticas musicais coletivas no contexto do estudo formal. Bibliografia - ROSA, Berenice Chagas. Educação nos coros graduados. Rio de Janeiro, UVERP, 1988. - STATERI, José Júlio. Estratégias de Ensino na Musicalização Infantil. Osasco, SP: Fundação Instituto Tecnológico de Osasco, 1997. - GURGEL, Débora Picarelli. Estudo de Ritmos da Música Brasileira. São Paulo: G4, 1999. - PINHEIRO, Arlette Tavares. Iniciação Musical através da marimba, flauta doce e piano. Belém: Universidade Federal do Pará, 1992. - GAGNARD, Madeleine. Iniciação Musical dos Jovens. 2a Ed. Castermo V: Estampa, 1971. - SWANWICK, Keith. Musical Knowledge: Intuition, Analysis and Music Education. London: Routledge, 1994. - OLIVEIRA, Olga Xavier de. Músicas Didáticas para Aulas de Iniciação Musical e ludoterapia. 3a Ed. São Paulo. Vitale, 1971. - PAZ, ,Ermelinda Pedagogia Musical Brasileira no séc. XX: Metodologias e Tendências: Brasília: Universal, 2000. - SWANWICK, Keith. Teaching Music Musically. London: Routledge, 1999. Informações: musica em prograd.ufes.br ---------------------------------------------------------------- This message was sent using IMP, the Internet Messaging Program. -------------- Próxima Parte ---------- Um anexo em HTML foi limpo... URL: From sandramontreal em hotmail.com Tue May 31 12:11:14 2005 From: sandramontreal em hotmail.com (Sandra Reis) Date: Tue, 31 May 2005 12:11:14 -0300 Subject: [ANPPOM-L] FW: [cercledemusicologie] Annonce du colloque cremona 1-3- luglio 2006 Message-ID: Um anexo em HTML foi limpo... URL: From rudrasena em uol.com.br Tue May 31 15:00:18 2005 From: rudrasena em uol.com.br (Jos=?ISO-8859-1?B?6Q==?= Luiz Martinez) Date: Tue, 31 May 2005 15:00:18 -0300 Subject: [ANPPOM-L] FWD: Projeto de Lei autoriza reprodu =?iso-8859-1?q?=E7=E3?= o de livros Message-ID: Projeto de Lei autoriza reprodução de livros Publish News - 20/5/2005 - por Carlo Carrenho No último dia 12 de abril foi apresentado na Câmara de Deputados o Projeto de Lei 5046/05, do deputado Antonio Carlos Mendes Thame (PSDB-SP). O projeto propõe uma alteração à Lei 9610/98, que trata sobre direitos autorais, e autoriza a reprodução de livros sem fins comerciais para uso exclusivo de estudantes universitários. Se o projeto for aprovado, reproduções integrais de qualquer obra poderão ser feitas pelos estudantes sempre que os mesmos tiverem dificuldades financeiras ou não houver exemplares dos livros à venda. Na justificação do Projeto de Lei, Mendes Thame afirma: "Ora, no caso de a obra estar esgotada e de não haver exemplares bastantes em biblioteca públicas à disposição dos alunos que dela necessitam para fins didáticos, tem-se que não é lícito exigir dos mesmos conduta diversa da de extrair cópia integral do livro para seus estudos. Igualmente, na hipótese de o estudante necessitar da obra, não dispondo de numerário suficiente para adquiri-la, deve-se reconhecer que, ao extrair cópia integral da mesma, não estará agindo de forma culpável, justamente em decorrência da não exigibilidade de outra conduta. Impossibilitar alunos, que não têm condições de adquirir a obra, de ter acesso à mesma, em virtude de sua precária situação financeira, significa, em última análise, desrespeitar o direito de igualdade." Vale lembrar que as cópias teriam de ser únicas e feitas pelo próprio usuário para uso próprio. A tramitação do projeto ocorre em caráter conclusivo na Comissão de Educação e Cultura e na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Vale lembrar que os projetos que tramitam em caráter conclusivo não precisam ser votados pelo Plenário para serem aprovados - as próprias comissões designadas para analisá-los podem aprová-los. Um projeto deixa de ser conclusivo apenas se uma das comissões o rejeitar ou se, mesmo aprovado pelas comissões, houver recurso de 51 deputados (10%) para que ele seja votado em Plenário. O endereço eletrônico do deputado Antonio Carlos Mendes Thame é dep.antoniocarlosmendesthame em camara.gov.br. (foto de Reynaldo Stavale / Câmara dos Deputados)