[ANPPOM-L] debate

Jorge Antunes antunes em unb.br
Dom Out 16 12:34:39 BRST 2005

Colegas:

A questão das armas de fogo vem sendo abordada na lista da Anppom.
Observem que ninguém questiona a pertinência disso. Ninguém diz que é spam ou que o tema não tem nada a ver com o escopo de nossas áreas de trabalho e pesquisa.
Por que?
É porque o tema tem relação com música ou educação?
É porque a proibição ou não da comercialização de armas é tema importante para nós?
Ou será que o tema se torna pertinente, na lista, em razão do referendo proposto por essa "Câmara dos Deputados que está aí"?

Eu acho muito bom que o assunto seja aqui discutido. Mas rechaço a idéia de que isso aconteça só por causa da farsa plebiscitária do dia 23. Ele deve ser aqui discutido, sim, simplesmente porque é um tema nacional ou mundial, mesmo que não viesse a acontecer o referendo, e porque a prática da cidadania e do debate de temas sócio-políticos cabem em qualquer Associação, mesmo de músicos pesquisadores.

Assim, acho que deveríamos, aqui, também discutir outros temas para os quais caberia plebiscito ou referendo, consultas essas que a "Câmara dos Deputados que está aí" nunca vai propor ou promover:

a fabricação de armas
o apoio à cultura e sua democratização
o pagamento da dívida externa
a formação de professores
o financiamento da Universidade
a democracia na Universidade e a escolha de seus dirigentes
a adesão dos professores de música à atual greve nas Universidades
a adesão do Brasil à TeleSur
a participação do Brasil na ONU
a ocupação brasileira no Haiti
as reformas aprovadas na "Câmara que está aí" com votos comprados
a Alca
o sigilo bancário
a privatização de florestas na Amazônia

Abraço para todos, com meus parabéns solidários pelo dia de ontem (dia do prof).
Jorge Antunes