Re: [ANPPOM-L] propostas para nova tabela de áreasde conhecimento

Carlos Palombini palombini em terra.com.br
Ter Out 25 21:43:24 BRST 2005

> Apenas comentando o e-mail da Janete, sugiro a inclusão da especialidade
> "arte sonora", ao invés de "arte acústica", seguindo a terminologia que, me
> parece, vem sendo usada em outras línguas (pelo menos inglês, francês e
> alemão).

Arte sonora tem mesmo uma tradição: Schaeffer (nos anos 50), o GRM
(depois), Trevor Wishart (nos 80-90). Arte acústica, para mim, expressa
um desejo de não se ligar a estas referências. Rádio-arte ou
arte-radiofônica também podem fazer parte da sonologia. E até, talvez, a
poesia sonora. (Sempre incluo poemas futuristas e dadaístas, além do
_Para acabar com o julgamento de Deus_ de Artaud no curso de música
eletroacústica como introdução ao uso da voz em _Gesang_, _Thema_ e
_Visage; é uma das aulas que mais gosto de dar).

> Também, como alguém já levantou aqui na lista, o termo "sound design",
> poderia ser mudado para "design de som", sem prejudicar a sua compreensão.

"Saum disaim"?