[ANPPOM-L] Koellreutter

Carlos Kater c.kater em terra.com.br
Qua Set 14 12:39:26 BRT 2005


Caros colegas,

Koellreutter faleceu ontem, dia 13 Setembro, por volta das 19h30. Seu corpo será cremado, como era seu desejo expresso. Por um lado perdemos o amigo, o interlocutor, o professor, ... o estimulador de muitos e muitos, projetos, iniciativas e pessoas. Ganhamos também seguramente muito, e nisso se inclui o desafio de darmos destino socialmente útil ao que consideramos ter apreendido, descoberto, inventado com a oportunidade de seu contato.

O sentimento de perda que a partida de Koellreutter provoca, à sua maneira em cada pessoa (como foi o de José Maria Neves e mais recentemente Béhague), quem sabe possa ser compensado pela tentativa senão convicção de mantermos vivos alguns dos principios e valores que ele tanto buscou promover, aqueles que mais tenham ecoado individualmente em cada um de nós e propiciado novas formas de encontro & união, seja a favor, seja contra.

Que nossas ações como educadores, criadores, pesquisadores, academicos e o que mais estejamos desempenhando profissionalmente hoje (e quiçá amanhã!) possam expressar algo do sentido que o moveu em suas contribuições desenvolvidas no Brasil, brilhantemente sintetizado na expressão "Música é vida, música é movimento".

A forma preferencial de cumprimento escolhida por ele, sempre usada nas chegadas e despedidas, ao lado do afeto, representa respeito verdadeiro. Respeito porém não exatamente pela idade, situação ou autoridade pessoal (conferida pelas coisas do ego), mas sim pelo sêr que internamente habita cada um de nós, a quem com esse gesto sincera e profundamente reverenciamos.

Sempre foi essa a intenção. É com ela que podemos nos despedir nessa partida.

Carlos Kater

Obs - Uma missa está sendo pensada para a semana que vem (7 dias) em São Paulo.
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://www.listas.unicamp.br/pipermail/anppom-l/attachments/20050914/cee326c1/attachment.html>


Mais detalhes sobre a lista de discussão Anppom-L