[ANPPOM-L] area musica

Carlos Kater c.kater em terra.com.br
Ter Set 20 14:10:51 BRT 2005

area musica
O que lhes parece...

- Criação  (englobando um universo mais amplo do que o da composição, no sentido usual)
- Interpretação (idem no que se refere à execução...)
- Musicologia (incluindo teoria, etno, etc)
- Educação
- Musicoterapia (é bem verdade que os territorios da educação e da terapia/psico se conversam, convergem, recorrem... mas nem sempre, a meu ver! )

Ficaria faltando "Luteria" ou "Construção de Instrumentos", senão ainda "Construção de Objetos Musicais" (como prefiro), poderia ser simplesmente "Instrumentos Musicais"?

Abrs, Carlos Kater

  ----- Original Message -----
  From: silvio
  To: anppom-l em iar.unicamp.br
  Sent: Monday, September 19, 2005 5:24 PM
  Subject: [ANPPOM-L] area musica

  caros, antes de enviar as propostas apra a comissão podemos pensar um pouco em conjunto?
  antes q vida e morte e obra de koellreuter tenham sido em vão!!!!!!!!!

  interessante, nesta nova proposta de áreas e sub, passamos a ser área e não mais sub-área, assim como as outras artes.

  no entanto, em um quadro restrito e antiquado de
                    Teoria da Música
                    Regência
                    Composição Musical
                    Práticas Interpretativas

  [claro....sem aquelas delongas em discussões intelectuais q não nos levam a nada]

  em que casa fica umprojeto de educacão musical?... na fac.de educação?

  teoria da música é o termo mais tosco que já tivemos e não diz um décimo do que descreve o termo musicologia (contemplando é claro, todos seus desdobramentos....musicologia história, etnomusicologia, sociomusicologia, psicomusicologia, musicologia cognitiva, musicologia aplicada...), um termo mais complexo e bastante distinto de teoria da música.
  por outro lado, onde está a área de educação musical? (na verdade fica em lugar nenhum...pq eles tem educação na ciência mas esqueceram-se do ed.na arte)
  e a área de estudos de luteria musical?..fica para o físico estudar? pro engenheiro?
  e música e tecnologia? fica pro pessoal de multimeios?
  e quem vai estudar estética da música é o comunicólogo ....?

  acredito que dá-se um passo subindo para área, mas entramos numa roubada com as subdivisões que estão propostas.

  abraços
  silvio ferraz