[ANPPOM-L] kater+loureiro

silvio silvio.ferraz em terra.com.br
Qua Set 21 18:20:43 BRT 2005

creio q a proposta do carlos + a idéia de sonologia fecha um bom quadro
realmente qdo mandei minha mensagem me dei conta
de q sound design e prod.sonora se encaixam bem
em sonologia.
depois as ramifiacações surgem normalmente.
o ideal é justamente não estrangularmos impedindo novas ramificações.

já...performance ou
interpretação...desculpem-me...se vcs defendem
filosofia da música e semiótica, deveriam saber q
performance deixou há mto de ser um termo
cotidiano pra se tornar um conceito e bastante
diverso do meramente tocar.

fico com as propostas do carlos, os nomes são
mais enxutos e mais concretos, ou seja: claros.

- Criação  (englobando um universo mais amplo do
que o da composição, no sentido
usual....incluíndo-se sound-design...ou o talvez
alguém prefira arquitetura sonora, ou prod.
sonora...tantúfas!!)
- Interpretação (idem no que se refere à execução...)
- Musicologia (incluindo teoria, etno, socio,
psico, musicologia analítica, semióticas....ou
seja, estudos conceituais da música e suas
relações com o humano...etc)
- Educação musical
- Musicoterapia (é bem verdade que os territorios
da educação e da terapia/psico se conversam,
convergem, recorrem... mas nem sempre, a meu ver!
)
- sonologia (o termo consiste no estudo do som e
suas implicações..luteria, tecnologia musical)

acrescentaria...comunicação sonora (lembrando do
núcleo do jonatas manzoli na unicamp e do
trabalho da pucsp)...talvez pudesse entrar em
musciologia também...pode ser!

abcs
silvio