[ANPPOM-L] chegamos!

silvio silvio.ferraz em terra.com.br
Sex Set 23 19:57:52 BRT 2005

caros
chegamos onde eu falei q chegariamos no meu primeiro mail:
"o debate terminológico"

ora....por q a capes tem tais divisões?
para alocar melhor os trabalhos, para facilitar
na hora de escolha de pareceristas
não ter psi da música nas linhas não significa q
não se pratique isto nas universidades.
não é possível se fazer um sistema q contemple
todas as modalidades de uma área.
isto é meio óbvio, certo?

(caro yoargentino, no brasil mal temos dinheiro
pra alocar pessoas da área de música nos deptos.
de música...e ainda vamos colocar
psicológos....?...lembro q eu abri acaloradamente
a possibilidade de um grupo de música e ciência
na fapesp...resultado...a maioria dos projetos q
aparecem pra bolsa de ms na fapesp vêm da tal
área e são projetos de engenheiros,
físicos...que, ao invés de disputar as bolsas da
equipe de física [q vcs devemimaginar são maiores
em qtidade], disputam as bolsas de música com
projeto sempre muito objetivos....vamos deixar de
ser ingênuos...e sejamos práticos.

as áreas devem ser poucas...e qto mais nós
discutirmos querelas terminológicas disfarçadas
de querelas conceituais mais entramos pelo
cano...pq no fim quem acaba determinando nossas
subáreas será algum técnico da capes de última
hora como acabamos de ver acontecendo...

então...deixemos de modelitos norte-amerindios,
ou modelitos europeus, vamos no q temos:

SEJAMOS PRATICOS...o q temos?

1. performance (com este nome mesmo ou
outro...tantúfas, continua designando estudos
realizados por gente q toca e q vai estudar o q
toca e como toca e problemas de tocar)

2. criação (gente q escreve, grava,
mixa....produz coisas q chamamos de música,
trilha, etc)

3. musicologias (gente q estuda num viés
histórico, psi, etnico, socio, bio, semiótico,
antropologia...etc...aquilo q chamamos de música
e seu entorno)

4. educacão (gente q estuda modos de ensinar. de difundir música)

5. musicoterapia (gente q estuda a conexão da
música com áreas médicas e psi [cologia,
canálise, coterapia])

6. sonologia (gente q estuda o som...nos
isntrumentos, na voz, nas eletrônicas...etc0

desculpem-me as ironias...mas é q parece q
devemos baixar ao chão...pois as viagens já
começaram de novo.

silvio