Res: RE: [ANPPOM-L] Especialidades da m ú sica

Roseane Yampolschi roseaney em gold.com.br
Sáb Set 24 09:25:30 BRT 2005

Olá Sandra,

Você não está sozinha, não. Também trabalho na área da Filosofia da Música e
particularmente não consigo situá-la dentro do universo da Musicologia. Em
parte, porque concebo a Filosofia da Música, assim como a Psicologia da
Música, como áreas que fornecem fundamentos para nortear outras pesquisas em
música. A Semiótica, me parece, tem sido incorporada como uma área de
estudos da Musicologia, mas também assim poderia ser considerada.
Abração
Roseane

-------Mensagem original-------

De: Sandra Reis
Data: 09/23/05 21:11:58
Para: cgerling em ufrgs.br; anppom-l em iar.unicamp.br
Assunto: RE: [ANPPOM-L] Especialidades da m ú sica

Caros colegas, gostaria de esclarecer a minha opinião, pois pelas discussões
que se seguiram, percebi que a minha colocação ainda estava colocada de modo
vago. Estou de acordo com o Carlos Káter.
Quando me uni à posição de Martinez e Labossière, estava defendendo a
Semiótica.  Somente isto. Prefiro a denominação "Práticas Interpretativas"
porque Performance  é  anglicismo, mas reconheço que os colegas que se
dedicam a esta área (também ouvindo as opiniões de outros, dadas a título de
contribuição) devem ter o privilégio de ter a última palavra,
considerando-se  os Cursos e linhas de pesquisa já existentes, com os
respectivos compromissos  anteriormente assumidos.  Afinal, devemos buscar a
melhor solução para área, como meta principal.

Defendo a Filosofia da Música, mas reconheço que estou me sentindo um tanto
sozinha nesta ilha. Desta forma, respeito a posição de vocês. Quanto à
Sonologia, acredito que faça parte da Criação (tabela do Káter), salvo
melhor juízo.
Abraço da
Sandra Loureiro de Freitas Reis