[ANPPOM-L] 5 sub-áreas + 24 especialidades

Rodolfo Caesar rcaesar em terra.com.br
Seg Set 26 09:35:40 BRT 2005

Prezada Alice e caros colegas,

Sem pretender galgar degraus de 'sub-sub' a 'sub', porque ja' estou bem
contente com a subida da música para A'rea, queria tentar (me)
esclarecer sobre um ponto relativo 'a sonologia, lembrando que bastante
ja' foi dito sobre esta sub-area em mensagens anteriores,
especificamente quanto 'a sua  abrangencia. O que me faz divagar e' a
partir da afirmacao (perdoa-me o recorte!)

> .............................A partir da
> quinta sub começa a confusão com os hibridismos. Por ex.: Essa sub de
> Sonologia (defendida por compositores) qdo se refere à organologia até
> concordo, mas incluir música eletroacústica não pertenceria à sub de
> criação? Aliás organologia não enfoca apenas o instrumento, mas o seu
> entorno social (etnomusicologia), e histórico (musicologia).
Acredito que essa 'area nem existiria se porventura em Organologia fosse
tratada a (enorme) parte eletroacustica referente ao instrumento, etc.
Do mesmo modo, se em Ana'lise analisassem obras eletroacusticas, e se em
em Percepcao se estudasse Schaeffer, Smalley. O'timo! Mas so' a
Composicao contempla a Musica Eletroacustica! O resto, nao. A Ana'lise
prefere analisar tudo aquilo que pode ler nas partituras. Diante de uma
obra acusmatica e' uma galinha olhando para uma dentadura. A Organologia
nao sabe/quer criar instrumentos com Csound / MaxMSP ou qq outra
ferramenta que usamos (pesquisadores e compositores de mu'sica
acusma'tica, assim como os de composicao algori'tmica, composicao
assistida por computador, live-electronics, mu'sica mista, instalacoes
sonoras, etc...). A Percepcao nao sabe a diferenca entre 'objet sonore'
e 'objet musical', ainda os confunde com utensilios. Claro que, por mim,
tudo isso estaria embutido nas gavetas mais legitimadas pelo tempo, pela
duracao historica das disciplinas. Mas esse estado ideal nao existe, e a
sonologia ja' esta' ai' perpassando todas aquelas subsub mencionadas nas
mensagens anteriores.
Finalmente:
Defendo essa sub-area, sim, e nao por ser compositor, mas porque
pesquiso em uma linha que nao passa nem perto da Composicao, e abrange
no minimo os tres universos mencionados, e ainda a filosofia (a que
somos levados via os autores citados e tantos outros), e - porque tenho
pesquisado o som/musica no cinema - muita literatura especifica de
cinema, sound-designing, etc...

Em Sonologia eu vejo todo aquele saber que surgiu ligado 'a producao das
mu'sicas eletroacu'sticas (todos os sub-generos, mais a radio-arte,
etc.) e que somente entrou na universidade atrave's da Composicao, mas
que nao cabe mais em sua hospedagem. E' um bocado de coisa.

Grato pela atencao!

abs,

Rodolfo