[ANPPOM-L] FWD cdmc - 13/2006 -

CDMUSICA cdmusica em unicamp.br
Qui Abr 20 13:00:27 BRT 2006


FWD cdmc - 13/2006

Centro de Documentacao de Musica Contemporanea
CDMC-Brasil/UNICAMP  http://www.unicamp.br/cdmc/   
(membro da IAMIC - The International Association of Music Information
Centres)

Diretor: Jorge Ruben Tapia

Edicao e Direcao: J. A. Mannis (orientador)

Producao e Montagem do FWD cdmc: Denis Koishi (estagiario)

************************************************************************
************************************************************************

Noticias somente em texto simples, sem figuras nem tabelas, enviar a:
cdmusica em unicamp.br 

Para receber/cancelar o recebimento do FWD cdmc enviar seu pedido a
cdmusica em unicamp.br 

************************************************************************
************************************************************************


CDMC-Brasil/Unicamp 
2006
patrocinio
P E T R O B R A S


************************************************************************
************************************************************************




1 -	CONCERTO "Vozes em Conversa: Concerto Para Voz Solo", MARTHA HERR
(soprano). Obras de COMPOSITORES BRASILEIROS CONTEMPORÂNEOS (20/Mai, 21
:00hs - SESC Ipiranga, Sao Paulo, SP)

2 -	RECITAL : Lancamento do CD Octoeolio, OCTETO DE FLAUTAS DOCES da
EST. Obras de Fernando MATTOS, Carlos SOARES e Dimitri CERVO (27/Abr, 20
:00hs - Sao Leopoldo, RS, BRASIL)

3 -	NOVAS ASSINATURAS do Portal de PERIODICOS da CAPES : RILM Abstracts
of Music Literature e RIPM Retrospective Index to Music Periodicals

4 -	SEXTA BIENAL INTERNACIONAL DE RADIO (15-19/Mai - Cidade do Mexico,
MEXICO)

5 -	CONCERTO : 40 anos del Nucleo Musica Nueva: MUSICA ELECTROACUSTICA
en el Centro Cultural de Espana (26/Abr, 19 :30hs - Montevideo. URUGUAI)

6 -	CONCURSO : PROFESSOR de PIANO e CONTRAPONTO, Universidade Federal de
Pelotas (INSCRICOES : 08/Mai - Pelotas, RS, BRASIL)

7 -	MESTRADO em MUSICA : Universidade Federal do Parana publica EDITAL
DE SELECAO (INSCRICOES : 19/Mai/2006 - Curitiba, PR, BRASIL)

8 -	CONCURSO : PROFESSOR ASSISTENTE, Instrumento VIOLAO (Universidade
Federal de Ouro Preto, MG, BRASIL)

9 -	CONCURSO :PROFESSORES de CANTO e TECNICA VOCAL : Escola de Musica da
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

10 -	MASTERCLASSES e WORKSHOPS  com FABIO LUZ : Master «Piano Studio»
(17-22/Jul - Caselette, ITALIA) e INTERNATIONAL WORKSHOP for pianists and
chamber music players (20-27/Aug - Caselette, ITALIA)

11 -	CONCERTO: Sounds from Italy and the Americas, Max Lifchitz (PIANO).
Obras de Giacinto SCELSI, Alicia TERZIAN, Massimo LAURICELLA, Elizabeth BELL
(24/Abr, 20 :00hs - Nova Iorque, EUA)

12 -	CALL FOR SCORES : North/South Consonance

13 -	RECITAL COMENTADO : Cancoes e pecas para piano solo de FRUCTUOSO
VIANNA. MARCOS CÂMARA, tenor e HELDER DE ARAUJO, piano (29/Abr, 18 :30hs -
Cultura Inglesa da Vila Mariana, Sao Paulo, SP)

14 -	Banco do Nordeste divulga lista de projetos selecionados pelo
programa BNB de cultura (Fortaleza, CE, BRASIL)

15 -	CONCERTOS : Musica no Museu. Obras de CARLOS GOMES, Leo BROUWER,
Hans Werner HENZE, Claudio SANTORO, VILLA-LOBOS (21-27/Abr - Rio de Janeiro
e Cabo Frio, RJ)

16 -	SIMPOSIO INTERDISCIPLINAR : Som, Meio Ambiente e Tecnologia
Conectiva (11-12/Mai - Universidade da California, Riverside, EUA)

17 -	CALL FOR PAPERS : 2006 Asian Pacific Traditional Arts Festival :
International Conference - East Asian Music and Modernity
(31/Ago-02/Set/2006 - TAIWAN)

18 -	CONCERTO  : Abertura da Temporada 2006  - 9a Serie Internacional de
Orgao Gerdau, CRISTINA BANEGAS (URUGUAI). Obras de Max REGER (23/Abr, 10
:45hs - Porto Alegre, RS, BRASIL)

19 -	CONCERTO : SONIA RUBINSKY plays VILLA-LOBOS (05/Mai, 19:30hs - Nova
Iorque, EUA)

20 -	CONCERTO : Ensemble Arcema au Festival Ile de Decouvertes. Obras de
Martin ACKERMAN, Isabel URRUTIA, Luciano BERIO e Jose Luis CAMPANA (23/Abr -
Aulnay Sous Bois, FRANCA)

21 -	CDs contemplados com o Premio Acorianos de Musica 2005 : Antares
Musica (Porto Alegre, RS, BRASIL)

22 -	RESULTADO DEL CONCURSO de composicion de la Universidad Simon
Bolivar (VENEZUELA)

23 -	Recentes Audicoes e Publicacoes de CALIMERIO SOARES (Minas Gerais,
BRASIL)







********************************************
********************************************




1 - 	CONCERTO "Vozes em Conversa: Concerto Para Voz Solo", MARTHA HERR
(soprano). Obras de COMPOSITORES BRASILEIROS CONTEMPORÂNEOS (20/Mai, 21
:00hs - SESC Ipiranga, Sao Paulo, SP)




******************************************** 








De: Wlad Mattos [mailto:wm em musicamobile.com.br] 
Enviada em: quarta-feira, 12 de abril de 2006 21:53
Assunto: Vozes em Conversa



Apresentamos informacoes para divulgacao do concerto "VOZES EM
CONVERSA:CONCERTO PARA VOZ SOLO", idealizado e apresentado pela soprano
Martha Herr, com obras de compositores brasileiros contemporaneos (algumas
delas compostas especialmente para a ocasiao).

Este concerto e o terceiro de uma serie de tres concertos intitulada
"RE-TRATOS DA CANCAO", a serem realizados nos proximos dias 18, 19 e 20 de
maio, as 21h, no teatro do SESC Ipiranga, Sao Paulo - SP.

A serie e uma realizacao do grupo de pesquisas em performance musical
UNESP/PBCANTADO em conjunto com o SESC Ipiranga, com apoio do Programa de
Pos-Graduacao em Musica da UNESP.

Ingressos a venda no local ou atraves da rede SESC. Precos: R$ 5,00
(trabalhadores no comercio e servicos matriculados), R$ 7,50 (usuario
matriculado, 3a. Idade, aposentados, MIS, professores da rede publica e
estudantes com carteirinha da UNE, UMES E UBES) e R$ 15,00 (outros).


-------------------------------------



SESC IPIRANGA, APRESENTA:


VOZES EM CONVERSA: CONCERTO PARA VOZ SOLO

dia 20 (sabado)



Muito alem da relacao imediata entre o canto e a cancao, este concerto
apresenta um retrato da musica contemporanea pela voz ou um retrato da voz
humana pela musica. Dois aspectos relevantes caracterizam e justificam a sua
relevancia: a rara oportunidade de realizar um programa integralmente
dedicado a performance da voz solo, e a propria selecao deste repertorio,
formado por obras de importantes compositores brasileiros contemporaneos,
(algumas delas compostas especialmente para a ocasiao). 



PROGRAMA:



EDUARDO GUIMARAES ALVARES   MARTHOPERAS (2006) *
Diva no chuveiro ou opera no banheiro: cena domestica
(texto do autor)

ALMEIDA PRADO   TRÊS EPISODIOS DE ANIMAIS (1974)
Sinim-bu; Tamandua; Anta
(texto do autor)

ACHILLE PICCHI      FRANCESCA DA RIMINI  (2003)
(texto: Dante Alighieri)

EDSON ZAMPRONHA   RIDOTTA ALLA MODERNA PRATTICA  (2006) *
(texto do autor, baseado Nicola Vicentino)

LUIS CARLOS CSEKO   CORDA BAMBA  (1983)
(texto do autor)

GILBERTO MENDES      IR ALTEN WEIB  (1978)
(texto: Oswald von Wolkenstein, sec. 14)

INTERVALO

WILLY CORRÊA DE OLIVEIRA         OPHELIA  (2006)  *
(libreto do autor)   

ILZA NOGUEIRA   THAT MUSIC  (2006) *
(texto da autora, adaptado de Walt Whitman)

JOCY DE OLIVEIRA      OUCO VOZES QUE SE PERDEM NAS VEREDAS QUE ENCONTREI
(1981)
(sem texto)

TIM RESCALA   CANTOS (1994)
(texto do autor)



Idealizacao e performance da soprano Martha Herr. Direcao cenica e
iluminacao de Iacov Hilel. No programa, musicas de Achille Picchi, Almeida
Prado, Edson Zampronha, Eduardo Guimaraes Alvares, Gilberto Mendes, Ilza
Nogueira, Jocy de Oliveira, Luis Carlos Cseko, Tim Rescala, Willy CorrIea de
Oliveira.

REALIZACAO: 
SESC Ipiranga e UNESP / Grupo PBCANTADO

PRODUCAO: 
MUSICAMOBILE - Nucleo de Projetos Socioculturais

APOIO:
Programa de Pos-Graduacao em Musica da UNESP


CONCEITO:

O grupo de pesquisas em performance musical UNESP / PBCANTADO (Portugues
Brasileiro Cantado), em conjunto com o SESC Ipiranga, apresenta a primeira
serie do projeto Re-tratos da Cancao, com a producao de tres concertos
tematicos relacionados a respectivas tres diferentes abordagens panoramicas
sobre a performance da cancao no Brasil. 
A partir de uma concepcao aberta sobre o termo "cancao", considerada
enquanto genero musical que se caracteriza pela justaposicao de componentes
musicais e verbais, o projeto pretende levar ao publico as mais diversas
tendencias da producao deste genero, revelando seus diferentes processos,
aspectos tecnicos e esteticos, motivacoes e finalidades. Alem desta
iniciativa relacionada ao ambito universitario da "extensao cultural", outra
importante proposta do projeto e contribuir para a uma discussao academica e
extra-academica sobre as relacoes entre performance musical, realizacao
artistica e producao de conhecimento. 
Para esta primeira serie, tres panoramas contrastantes sao apresentados:
Preludios, Poemas e Cancoes: Claudio Santoro e Vinicius de Moraes, Cancoes e
Recancoes: a Influencia do Samba-Jazz e Vozes em Conversa: Concerto para Voz
Solo.

Preludios, Poemas e Cancoes
Este concerto retrata as celebres cancoes de camara de Claudio Santoro e
Vinicius de Moraes, que, embora tenham sido compostas em um mesmo periodo e
mantenham entre si uma forte identidade tematica e estetica, foram editadas
em tres series, sendo as duas primeiras chamadas de "Cancoes de Amor" e a
ultima de "Cancoes Populares".  No programa, as treze cancoes sao
apresentadas sob a forma de um ciclo, em conjunto com preludios para piano
solo e poemas, obras estritamente musicais e literarias de cada um dos
autores, que, alem de compostas no mesmo periodo das cancoes, chamam a
atencao pela referencialidade que estabelecem em relacao a elas. Quanto a
estas cancoes cabe ainda observar a autenticidade de seu processo criativo,
realizado quase que conjuntamente pelos autores, no entorno de seus
preludios e poemas, e, certamente, inspirado nas adversidades amorosas
vivenciadas por ambos. Este processo de composicao tipico da musica popular,
porem, inusitado no contexto da musica erudita imprime nas cancoes alguns
aspectos que se podem revelar, nas relacoes entre o canto e o piano, a
musica e a poesia, o som e o silencio.

Cancoes e Recancoes
A influencia do jazz na performance da musica popular brasileira e a
principal referencia para este concerto. No programa, uma serie de cancoes e
temas instrumentais e retratada a partir de novos arranjos e improvisacoes.
Uma perspectiva historica foi considerada para a selecao do repertorio:
musicas representativas de periodos anteriores, contemporaneos e posteriores
a bossa nova. As versoes apresentadas no concerto revelam a perspectiva
estetica do samba-jazz, que, mesmo com esta denominacao de samba, contempla
diversos elementos da musica popular na configuracao de uma vertente
brasileira do influente genero musical norte-americano. Entre os autores
retratados, destaca-se Johnny Alf, um dos principais precursores do
samba-jazz, que, exatamente nesta data, completa 77 anos. A sua maneira
peculiar de cantar e tocar piano certamente abriu espaco, na musica popular
brasileira, para uma concepcao que reflete a essencia da performance
jazzistica, na qual, a maneira como se toca e tao importante quanto o que
esta sendo tocado.

Vozes em Conversa
Um retrato da musica contemporanea pela voz ou um retrato da voz humana pela
musica. Muito alem de suas imediatas referencias cancionais, neste concerto,
e a voz que revela cada um dos aspectos que reconhecemos como musica, sejam
eles tecnicos ou esteticos, e, ao mesmo tempo, se confunde com tudo aquilo
que revela, trazendo a tona a percepcao de uma essencial "existencia
musical" da interprete, enquanto mulher-instrumento. Quanto a inusitada
proposta do concerto, na qual tudo aquilo que a voz configura e musica e
toda a musica configura a voz, dois aspectos caracterizam e justificam a sua
relevancia: a rara oportunidade da realizacao de um programa integralmente
composto por musicas para voz solo, e o proprio repertorio, formado
exclusivamente por obras de importantes compositores brasileiros
contemporaneos, algumas das quais especialmente criadas para a interprete e
a serem apresentadas em primeira audicao.











********************************************
********************************************




2 - 	RECITAL : Lancamento do CD Octoeolio, OCTETO DE FLAUTAS DOCES da
EST. Obras de Fernando MATTOS, Carlos SOARES e Dimitri CERVO (27/Abr, 20
:00hs - Sao Leopoldo, RS, BRASIL)




******************************************** 






From: Cuervo & Adami <cuervoadami em terra.com.br>
Date: Apr 15, 2006 11:31 PM
Subject: Release Lancamento CD



RECITAL DE LANCAMENTO DO CD OCTOEOLIO

DO OCTETO DE FLAUTAS DOCES DA EST

DATA/HORA: Quinta-feira, dia 27/04 as 20h.

LOCAL: Capela da EST - Escola Superior de Teologia

Endereco: Rua Amadeo Rossi, 467 - Sao Leopoldo/RS

ENTRADA FRANCA

Neste recital serao realizadas as primeiras audicoes mundiais de obras de
Fernando Mattos, Carlos Soares e Dimitri Cervo.

O CD OCTOEOLIO e uma realizacao da EST com patrocinio da Gedore Ferramentas
do Brasil.





Acesse o site

www.8flautasdoces.cjb.net

e conheca o grupo e os compositores, com curriculos, fotos e faixas em MP3.





O Octeto de Flautas Doces da EST -  Escola Superior de Teologia, de Sao
Leopoldo/RS, esta lancando o CD Octoeolio, com obras de premiados
compositores brasileiros, enfatizando a producao musical gaucha. A ideia
central do CD e o registro de obras ineditas em gravacao, buscando
contribuir para a divulgacao da nova musica brasileira e ampliacao do
repertorio para flauta doce.

O titulo do Cd Octoeolio (8 Ventos) e inspirado na criacao de Fernando
Mattos, Variacoes Octoeolicas - Os Ventos do Brasil Meridional, dedicada ao
Octeto e Luciane Cuervo e composta especialmente para este CD. O CD contem
tambem duas obras de Osvaldo Lacerda, um dos maiores compositores em
atividade hoje no Pais, em composicoes com inspiracao no folclore
brasileiro, assim como mais duas obras ineditas: Canaue, de Dimitri Cervo e
ARS, de Carlos Soares, alem de obras dos compositores Felipe Kirst Adami e
Martin Heuser. O trabalho inclui ainda uma obra de J. S. Bach, a qual figura
como uma especial homenagem aos 60 anos da EST, realizadora do projeto com
patrocinio da Gedores Ferramentas do Brasil. 

A direcao musical e de Luciane Cuervo, fundadora e coordenadora do grupo que
completa sete anos de atividades em 2006 e e integrado por alunos e
ex-alunos da ESEP - Escola Sinodal de Educacao Profissional, atuacao da EST
no nivel medio de ensino. Luciane Cuervo e bacharel em musica pela UFRGS e
tem intensa atuacao como docente, interprete e produtora musical, lecionando
na EST flauta doce, didatica e historia da MPB.


CONTATOS:

Luciane Cuervo

(51) 30293153   /  8421-0862

cuervoadami em terra.com.br

www.8flautasdoces.cjb.net

Octeto de Flautas Doces 2006: Luciane Cuervo (dir.), Daniela Fracasso, Karin
Sporket, Keliezy Severo, Marlise Cassel, Monica Tauchert, Tita Scalcon e
Vladimir Soares.









********************************************
********************************************




3 - 	NOVAS ASSINATURAS do Portal de PERIODICOS da CAPES : RILM Abstracts
of Music Literature e RIPM Retrospective Index to Music Periodicals




******************************************** 








De: [mailto:anppom-l-bounces em iar.unicamp.br] Em nome de Beatriz Magalhaes
Castro
Enviada em: quarta-feira, 12 de abril de 2006 10:37
Assunto: [ANPPOM-L] Novas assinaturas do Portal de Periodicos da Capes



Comunico a importante compra das bases de dados em musica abaixo referidas,
como anunciado ontem pela responsavel do Portal de Periodicos da CAPES,
Profa. Elenara Chaves. Assim, a area finalmente tera a sua disposicao as
referidas bases de forma permanente . Neste momento, e a partir do sucesso
desta negociacao, pensa-se conseguir a compra da base JSTOR em Musica em
termos semelhantes.


Beatriz Magalhaes Castro
Coordenadora PPG-MUS/UNB
Coordenacao Executiva do XVI Congresso ANPPOM 2006


Ja estao disponiveis para consulta no Portal :


RILM Abstracts of Music Literature  e   RIPM Retrospective Index to Music
Periodicals  

A RILM e a mais importante base de dados referencial na area de Musica e
disciplinas relacionadas. Indexa publicacoes em 140 idiomas, de 1900 ate a
data presente. E complementada pela RIPM, base que inclui documentos de 17
paises publicados entre 1800 e 1950.



Fundacao CAPES - MEC 









********************************************
********************************************




4 - 	SEXTA BIENAL INTERNACIONAL DE RADIO (15-19/Mai - Cidade do Mexico,
MEXICO)




******************************************** 








De: [mailto:anppom-l-bounces em iar.unicamp.br] Em nome de Janete El Haouli
Enviada em: domingo, 9 de abril de 2006 19:17
Assunto: [ANPPOM-L] bienal de radio mexico 2006




www.bienalderadio.com.htm






La Bienal de Radio cumple diez anos de ser un espacio unico en la
radiodifusion mundial y alcanzara su sexta edicion del 15 al 19 de mayo de
2006 en la ciudad de Mexico. Desde 1996, esta magna reunion muestra y
reconoce lo mejor de las producciones radiofonicas nacionales e
internacionales. Ademas, ofrece a los participantes y al publico asistente
una vision panoramica de lo que es la radio, a traves de conferencias, mesas
redondas, encuentros y talleres; pero tambien a traves de las mas ricas y
atrevidas manifestaciones de arte sonoro que alrededor de la radio han
surgido.

Desde el momento de su fundacion, la Bienal de Radio fue el acontecimiento
radiofonico mas importante de Latinoamerica. Diez anos despues, su objetivo
primordial continua siendo el que le dio origen y cauce: constituirse en un
ambito de reconocimiento a la creatividad de quienes cotidianamente hacen la
radio, no solo gracias al concurso de los mejores programas radiofonicos,
sino con la entrada de ideas frescas y propuestas nuevas que enriquecen este
medio electronico.

A su convocatoria responden, cada dos anos, los mejores hacedores de la
radio, los que estan preocupados por que el medio crezca y rebase con su
fuerza los limites impuestos por la rutina o la desidia. A ella acuden no
solo profesionales de la radio y los medios de comunicacion en general, sino
tambien destacados academicos y estudiantes de comunicacion de diversas
instituciones de educacion superior.

Organizada por el Consejo Nacional para la Cultura y las Artes, a traves de
Radio Educacion, y con la participacion de numerosas instituciones
nacionales e internacionales, cada Bienal crea un espacio donde las ideas y
las formas de hacer radio se confrontan entre los participantes, que
provienen de una gran variedad de naciones: Francia, Alemania, Espana,
Italia, Austria, Holanda, Noruega, Rusia, Estados Unidos, Canada, Ecuador,
Colombia, Venezuela, Peru, Argentina y Brasil, entre otras.












********************************************
********************************************




5 - 	CONCERTO : 40 anos del Nucleo Musica Nueva: MUSICA ELECTROACUSTICA
en el Centro Cultural de Espana (26/Abr, 19 :30hs - Montevideo. URUGUAI)




******************************************** 









De: NucleoMusicaNueva [mailto:nmnm em adinet.com.uy] 
Enviada em: domingo, 16 de abril de 2006 17:33
Assunto: Nucleo Musica Nueva de Montevideo.



nucleo musica nueva de montevideo


40 anos del nucleo musica nueva:
musica electroacustica en el
centro cultural de espana

El miercoles 26 de abril a las 19:30 horas el Nucleo Musica Nueva de
Montevideo realizara un concierto de musica electroacustica en colaboracion
con el Centro Cultural de Espana, en la sede de esta institucion, Rincon 729
(entre Bartolome Mitre y Juan Carlos Gomez). Se escucharan obras de
compositores de Argentina, Brasil, Canada, Colombia y Uruguay, casi todas
ellas en primera audicion.

En el 2006 el Nucleo Musica Nueva de Montevideo cumple 40 anos de actividad
ininterrumpida, y esto lo convierte en una de las instituciones mas antiguas
del mundo, entre las especializadas en la difusion de la musica culta
contemporanea. Fundado en 1966, el Nucleo se ha abocado a esa tarea de
difusion, a traves de la realizacion de conciertos instrumentales y vocales,
jornadas de musica electroacustica, de video y de exhibicion de partituras,
seminarios, talleres, conferencias y encuentros, en los que han participado
tanto musicos uruguayos como de numerosos otros paises. Gracias al enfoque
militante de la actividad de sus integrantes y colaboradores, la entrada a
las actividades del Nucleo ha sido durante los 40 anos casi siempre
gratuita, y ha constituido una invalorable fuente de informacion y formacion
para sucesivas generaciones de jovenes musicos. El Nucleo Musica Nueva esta
actualmente integrado tanto por compositores como por interpretes, y
funciona como un colectivo que rota en las tareas de organizacion.

La temporada celebratoria del 2006 ha sido declarada de interes ministerial
por el MEC, y sera de gran intensidad. Colaboran en la misma diversas
instituciones uruguayas y extranjeras, que haran posible, entre otras cosas,
la presencia de conjuntos de camara europeos de primera linea.

El concierto del miercoles 26, primero de las Jornadas 2006 de Musica
Electroacustica, presentara obras del argentino Jorge Diego Vazquez, el
brasileno Eduardo R. Miranda, el canadiense Gilles Gobeil, los colombianos
Jorge Gregorio Garcia Moncada y Ana Maria Romano, y los uruguayos Ignacio
Lopez Artigue, Silvia Suarez y Daniel Yafalian. 

La entrada es libre. 









********************************************
********************************************




6 - 	CONCURSO : PROFESSOR de PIANO e CONTRAPONTO, Universidade Federal de
Pelotas (INSCRICOES : 08/Mai - Pelotas, RS, BRASIL)




******************************************** 








De: Isabel Nogueira [mailto:isadabel em terra.com.br] 
Enviada em: sabado, 15 de abril de 2006 08:27
Assunto: Concurso Publico para Professor Efetivo de Piano e Contraponto -
UFPel


CONCURSO PUBLICO 

PROFESSOR EFETIVO - CLASSE ASSISTENTE

AREA DE PIANO E CONTRAPONTO 

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS.

PRAZO PARA INSCRICOES : 13 DE ABRIL A 08 DE MAIO.





Fico a disposicao para qualquer informacao que necessitem

Isabel Nogueira.

Diretora do Conservatorio de Musica da UFPel




-----



EDITAL No. 027 /2006

A UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS, considerando a Lei no. 8.112, de 11 de
dezembro de 1990; o Decreto Presidencial no. 4.175, de 27 de marco de 2002;
a Portaria MP no. 450 de 6 de novembro de 2002; Portaria MP no. 381 de 16 de
dezembro de 2005 e  Portarias MEC no.. 384 de 23 de fevereiro de 2006 e 853
de 06 de abril de 2006, torna publico que estara recebendo inscricoes para
Concurso Publico para provimento de cargo docente, nas classes de
PROFESSORES ADJUNTO E ASSISTENTE DA CARREIRA DO MAGISTERIO SUPERIOR vinte
(20) vagas, em conformidade com as disposicoes contidas neste Edital:

1 - DAS INSCRICOES
l.l - As inscricoes para o concurso estarao abertas pelo prazo de 25 (vinte
e cinco) dias para as classes de Professores Adjunto e Assistente no nivel
1, a portadores do titulo de doutor e mestre, respectivamente, conforme
especificado na tabela abaixo, contado a partir da data de publicacao deste
Edital no Diario Oficial da Uniao.
l.l.l - Periodo das inscricoes - 13/04/2006 a 08/05/2006
1.1.2- As inscricoes serao recebidas no Centro Especializado em Selecao
(CES) localizado na Rua Goncalves Chaves, 3126, Pelotas - RS * (Fone/FAX:
(53) 3222-4060/3222-7300), no horario compreendido entre 8h30min e 11h00, de
segunda a sexta-feira.
1.1.3- Taxa de inscricao - Devera ser creditada a favor da UFPEL, na conta
corrente no. 170.500-8, agencia no. 4201-3, Banco do Brasil SA, finalidade
1540471526428883-7, de acordo com os seguintes valores:
- Concurso Professor Adjunto -Regime de trabalho Dedicacao Exclusiva (DE):
R$ 126,00 (cento e vinte e seis reais);
- Concurso Professor Assistente - Regime de trabalho Dedicacao Exclusiva
(DE) R$ 82,00 (oitenta e dois reais);
l.l.4 - No ato da inscricao, o candidato apresentara, alem de satisfazer
outras exigencias legais, estatutarias e regimentais copia autenticada dos
seguintes documentos:
a)                 Para os cargos de professores Adjunto e Assistente -os
respectivos titulos exigidos no quadro anexo, expedidos por instituicao de
ensino superior nacional reconhecida ou por instituicao estrangeira, o qual
devera estar revalidado na data da posse.
b)                  Prova de quitacao com o servico militar, para
brasileiros.
c) Titulo de eleitor e prova de quitacao com as obrigacoes eleitorais, para
brasileiros.
d) Passaporte atualizado, com visto para estrangeiros; no momento da posse o
passaporte devera ser reapresentado, segundo as normas do Conselho Nacional
de Imigracao e com visto permanente.
e) Uma (1) fotografia 3x4cm.
f) Copia da cedula de identidade.
g) Recibo de pagamento da taxa de inscricao.
h) Curriculum Vitae atualizado, com Memorial Descritivo da carreira
academica e cientifica.
Obs.: Os documentos comprobatorios do Curriculum Vitae serao apresentados,
obrigatoriamente, durante o ato de instalacao do concurso pela banca
examinadora.
i) Plano de pesquisa para os tres primeiros anos, a ser desenvolvido na
instituicao, na area do concurso, com suas relacoes com o ensino e a
extensao.
l.l.5- E vedada a inscricao condicional ou por correspondencia.
l.2- A inscricao implica no conhecimento tacito, por parte do candidato, das
condicoes estabelecidas para realizacao do concurso, fixadas nas Normas de
Concurso para Professores Adjunto (Regimento da UFPEL) e nas Resolucoes no.
14/2003 e no. 04/2004 do COCEPE e Assistente (Regimento da UFPEL) e na
Resolucao do COCEPE no.   17/2003, que passam a fazer parte integrante deste
Edital.
1.3 - O prazo para a realizacao dos concursos publicos sera, no maximo, de
30 (trinta) dias, a contar da homologacao das inscricoes pelo COCEPE.
1.4 - Aos candidatos inscritos sera dado conhecimento, no ato da inscricao,
do programa da area em concurso.

-----
23110.002063/2006-52
-----
Conservatorio de Musica - Departamento de Canto e Instrumentos
(53) 3222 2562
-----
Piano e Contraponto
-----
Graduacao - Bacharelado em Piano
Pos-Graduacao - Mestrado em Musica com o tema da Dissertacao contemplando
Piano e/ou Contraponto
-----
DE
----
Escrita, Didatica, Pratica, Entrevista e Titulos
-----


2 - DA PRORROGACAO DO PRAZO DE INSCRICOES
2.1 - Caso nao ocorram inscricoes no periodo previsto no item 1.1.1 deste
Edital, o novo prazo sera reaberto de 11/05/2006 a 25/05/2006, passando da
classe de professor Adjunto para a de Professor Assistente e da classe de
professor Assistente para a classe de professor Auxiliar.
2.2 - O prazo para a realizacao dos concursos publicos prorrogados conforme
o item 2.1 sera, no maximo, de quinze (15) dias, a contar da homologacao das
inscricoes pelo COCEPE.

3 - DA DIVULGACAO DOS RESULTADOS
A UFPEL divulgara, pelo Diario Oficial da Uniao, atraves de Edital, a
relacao dos candidatos classificados de acordo com a homologacao dos
resultados pelo COCEPE.

4 - DO PROVIMENTO DAS VAGAS
4.1-A nomeacao na classe de Professor Adjunto, Nivel I ou Professor
Assistente, Nivel  I ou de Professor Auxiliar, Nivel I, com a remuneracao
correspondente fixada em Lei, sera feita no Regime Juridico Unico, apos a
publicacao dos resultados finais no Diario Oficial da Uniao.
4.2- A posse no cargo, de acordo com o artigo 14 da Lei 8.112/90, ficara
condicionada a aprovacao em inspecao medica a ser realizada pelo Servico
Medico Pericial da UFPEL e ao atendimento das condicoes constitucionais e
legais. 

5 - DA VALIDADE DO CONCURSO
5.1- O concurso sera valido por 01 (um) ano a contar da data da publicacao
do Edital de divulgacao dos resultados, prorrogavel por igual periodo.

6 - DAS DISPOSICOES GERAIS
6.1- A Universidade enviara correspondencia registrada a cada candidato,
quando se fizer necessario, nao se responsabilizando pela troca de endereco,
sem comunicacao previa, por escrito, por parte do mesmo.
6.2- Ao assumir o cargo, sera exigida disponibilidade de horario, compativel
com as necessidades do curso ou programa e do regime de trabalho para o qual
fez concurso, podendo a jornada semanal ser cumprida nos turnos diurno e
noturno.
6.3 - As normas para realizacao do concurso serao entregues ao candidato no
ato da inscricao.
6.4 - Maiores informacoes pelos fones/FAX: (53) 3222-4060/3222-7300 0xx53
3275 7189 ou pelo endereco http://www.ufpel.edu.br.
Pelotas, 12 de abril de 2006.


Francisco Carlos Gomes Luzzard 
Pro-Reitor Administrativo

Luiz Fernando Minello
Pro-Reitor de Graduacao










********************************************
********************************************




7 - 	MESTRADO em MUSICA : Universidade Federal do Parana publica EDITAL
DE SELECAO (INSCRICOES : 19/Mai/2006 - Curitiba, PR, BRASIL)




******************************************** 







De: Dirce Oliveira Freire Maia [mailto:dirce em ufpr.br] 
Enviada em: quinta-feira, 13 de abril de 2006 14:34
Assunto: mestrado em musica Universidade Federal do Parana 


MESTRADO EM MUSICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANA


O mestrado contempla as seguintes linhas de pesquisa:
1. Musicologia Historica;
2. Psicologia e Filosofia da Musica;
3. Criacao Musical e
4. Leitura, Escuta e Interpretacao ( destinada a preparacao de professores
voltados a didatica da interpretacao Musical).

O Edital completo para o processo de selecao ja se encontra publicado no
site.

www.artes.ufpr.br/musica/mestrado

Agrademos,
Dirce / Prof. Dr. Mauricio Dottori chefe do Departamento











********************************************
********************************************




8 - 	CONCURSO : PROFESSOR ASSISTENTE, Instrumento VIOLAO (Universidade
Federal de Ouro Preto, MG, BRASIL) 




******************************************** 







De: Secretaria do Departamento de Musica [mailto:sdmu em iar.unicamp.br] 
Enviada em: quarta-feira, 19 de abril de 2006 09:19
Assunto: Enc:[ANPPOM-L] FW: Concurso UFOP





EDITAL PROAD No. 54/2006   UFOP

A Chefe da Area de Desenvolvimento de Pessoal da Universidade Federal de
Ouro Preto, no uso da competencia que lhe foi delegada pela Portaria UFOP
no. 540, de 05 de agosto de 1994, torna publico o presente Edital, que
dispoe sobre Concurso Publico de Provas e Titulos para Selecao de Professor
Integrante da Carreira do Magisterio Superior do Quadro de Pessoal.

1. DISPOSICOES GERAIS

1.1 Para a realizacao do Concurso, serao observadas as disposicoes deste
Edital e o que estabelecem a Resolucao no. 416, de 02 de dezembro de 1997,
do Conselho Universitario, o Plano Unico de Classificacao e Retribuicao de
Cargos e Empregos, aprovado pelo Decreto 94.664/1987, a Lei no. 8.112, de 11
de dezembro de 1990, o Decreto no. 4.175, de 27/03/2002, publicado no DOU de
28/03/2002, Portaria MP no. 450, de 06/11/2002, publicada no DOU de
07/11/2002, Portaria MP no. 381, de 16/12/2005, publicada no DOU de
19/12/2005, Portaria MP no. 398, de 26/12/2005, publicada no DOU de
27/12/2005, Portaria MEC no. 384, de 01/02/2006, publicada no DOU de
02/02/2006, e as demais normas aplicaveis.

1.2 Sera oferecida 01 (uma) vaga para o Cargo de Professor, Classe de
Assistente, Nivel 1, na Area de Musica subarea: Violao.

1.3 O candidato selecionado sera admitido para lecionar materias da area de
conhecimento para a qual se realiza o Concurso, no Departamento de Artes do
Instituto de Filosofia, Artes e Cultura/UFOP.

1.4 O regime de trabalho e de 40 horas semanais com dedicacao exclusiva.

1.5 A remuneracao e de R$ 1.877,72 (Um mil oitocentos e setenta e sete reais
e setenta e dois centavos) para a classe de Assistente, Nivel 1, incluida a
Gratificacao de Atividade Executiva (GAE) correspondente a 160% do
vencimento basico do cargo e nao incluida a Gratificacao de Estimulo a
Docencia (GED).

2. REQUISITO PARA INSCRICAO

Para efeito de inscricao, de acordo com o Art. 8o. da Resolucao CUNI no.
416, de 02 de dezembro de 1997, o candidato deve apresentar os seguintes
documentos:

2.1 Requerimento em formulario proprio e declaracao de acatamento as normas
de selecao.

2.2 Titulo correspondente a Classe de Magisterio objeto do Concurso, da
seguinte forma:

2.2.1 Professor Assistente: Titulo de Mestre ou Livre-Docente em
Musica/Violao, obtido na forma da lei ou revalidado na area de conhecimento.

2.2.2 O candidato que nao possuir a graduacao ou a titulacao minima na area
de conhecimento especificada neste Edital, mas possuir titulacao de
pos-graduacao "stricto sensu" hierarquicamente superior e pertinente a area
de conhecimento tera sua inscricao igualmente aceita. 

2.3 Curriculum Vitae: Modelo LATTES-CNPq, em 06 (seis) vias, especificando:

a) trabalhos de pesquisa (anteriores e em andamento),
b) titulos da carreira universitaria (diplomas de curso de graduacao,
especializacao, mestrado, doutorado, livre-docencia ou documento que
comprove a sua existencia);
c) atividades de criacao, organizacao, orientacao e desenvolvimento de
centros de ensino e pesquisa;
d) publicacoes cientificas, didaticas e trabalhos de divulgacao cientifica; 
e) atividades didaticas;
f) desempenho de atividades cientificas, tecnicas, artisticas e culturais,
relacionadas com a(s) disciplina(s) ou area(s) do concurso;
g) certificados, diplomas ou outras dignidades universitarias.

2.4 Declaracao de atender aos requisitos para investidura em cargo publico
nos
termos da legislacao em vigor.

2.5 Copia de documento de identidade oficial.

2.6 Documento que comprove ser brasileiro ou estrangeiro de acordo com o que
orienta a Emenda Constitucional no. 11, de 30/04/96, publicada no DOU de
02/05/96.

2.7 Documento que comprove estar em dia com as obrigacoes militares, se do
sexo masculino.

2.8 Documento que comprove estar em dia com as obrigacoes eleitorais.

2.9 Comprovante de recolhimento da taxa de inscricao.

2.10 Documentacao comprobatoria dos titulos e 01 (um) exemplar de cada um
dos trabalhos publicados.

3. PERIODO, HORARIO E LOCAL DE INSCRICAO

3.1 A inscricao devera ser realizada, pessoalmente ou por procuracao, nos
dias uteis, de 21/03 a 19/04/2006, das 9h as 11h e das 14h as 16h30min. Nao
havendo candidato inscrito ate 19/04, fica prorrogada a inscricao, nos dias
uteis, de 20/4 a 04/05/2006, no mesmo horario. Nao sera aceita inscricao via
fax, correio eletronico ou via postal.

3.2 A inscricao sera efetuada na:

Secretaria da Diretoria do Instituto de Filosofia, Artes e Cultura
Rua Coronel Alves, 55, Centro
CEP : 35400-000, Ouro Preto - MG
Correio eletronico: ifac em ifac.ufop.br
Telefones: (31) 35591726/1731

4. DAS PROVAS

O Concurso de Provas e Titulos para Professor, Classe de Assistente,
constara de:

a) Seminario sobre Projeto de Pesquisa
b) Prova de Aptidao Didatica, com ou sem arguicao, a criterio da Comissao
Examinadora
c) Julgamento de titulos

4.1 Seminario sobre Projeto de Pesquisa.

4.1.1 Cada candidato tera ate 60 (sessenta) minutos para interpretar duas
pecas sendo:

(1) um preludio de J.S. Bach, escolhido entre as suites para alaude.
(2) uma peca representativa do repertorio violonistico de autor
latinoamericano,

seguidas de consideracoes a respeito das suas semelhancas e diferencas,
considerando fatores como sua utilizacao no processo de formacao do
violonista.

4.1.2 Apos a exposicao, cada examinador podera arguir o candidato, por ate
30 (trinta) minutos, sobre o tema do seminario e os aspectos relevantes de
sua exposicao.

4.1.3 A Comissao Examinadora devera avaliar, entre outros, os seguintes
elementos:

a) dominio, atualidade do tema, relevancia da contribuicao pessoal do
candidato para o assunto;
b) capacidade de organizar as ideias e expo-las com objetividade, clareza,
seguranca e espirito critico;
c) pertinencia do tema a area do conhecimento objeto do Concurso;
d) capacidade para sugerir pontos relevantes para pesquisa futura.

4.1.4 A ordem de apresentacao dos seminarios sera definida pela ordem de
inscricao dos candidatos do Concurso.

4.2 Prova de Aptidao Didatica
Constara de uma aula expositiva sobre um dos pontos da lista, elaborada pela
Comissao Examinadora, aplicando-se a ela as seguintes normas:

4.2.1 O assunto da aula de que trata este item sera sorteado da lista de
pontos pelo primeiro candidato inscrito, perante a Comissao Examinadora, com
antecedencia de 24 (vinte e quatro) horas contadas da hora e da data fixadas
para inicio da prova.

4.2.1.1 Fica facultado a Banca Examinadora o direito de dividir os
candidatos em grupos, conforme a ordem de inscricao, dependendo do numero
destes, e realizar sorteios de pontos distintos para realizacao de prova de
aptidao didatica em dias seguidos. Nesse caso, o sorteio sera realizado
sempre com antecedencia de 24 (vinte e quatro) horas da data fixada para o
inicio da prova.

4.2.2 A aula de que trata este item tera duracao de 50 (cinquenta) minutos,
com tolerancia de 5 (cinco) minutos para mais ou para menos, sendo vedada a
presenca dos candidatos que ainda nao tiverem sido examinados.

4.2.3 A ordem de realizacao da aula pelos candidatos sera definida por
sorteio, no horario marcado para o inicio da prova.

4.2.4 O candidato podera utilizar-se do material didatico disponivel que
julgar necessario.

4.2.5 Constituirao elementos para avaliacao da prova: conhecimento do
assunto, capacidade de sintese, clareza de exposicao, adequacao de linguagem
empregada e habilidade de comunicacao e seguranca na transmissao do
conhecimento.


4.3 Julgamento de Titulos
Consistira de apreciacao, pela Comissao Examinadora, do Curriculum Vitae de
cada candidato, mediante analise dos documentos comprobatorios.

4.3.1 A Unidade em que se realizara o Concurso devera distribuir aos membros
da Comissao Examinadora um exemplar do Curriculum Vitae de cada candidato.

4.3.2 A Comissao Examinadora podera realizar entrevistas com os candidatos,
a fim de esclarecer questoes pertinentes aos titulos e aos trabalhos
apresentados, bem como sua pretensao de envolvimento com a instituicao e com
o ensino de graduacao.

4.3.3 No julgamento dos titulos, serao levados em consideracao todos os
pontos mencionados no item 2.3 (a, b, c, d, e, f, g), constantes do
Curriculum Vitae requerido de cada candidato.

4.3.4 A avaliacao de cada titulo, trabalho ou atividade ficara a criterio da
Comissao Examinadora, ouvido de cada um dos examinadores, e devera levar em
conta o valor, em funcao da relevancia para a area de atividade pretendida.

4.3.5 No julgamento de titulos, a Comissao Examinadora definira os criterios
para a avaliacao e a pontuacao do candidato.

5. DO RECURSO E SEU JULGAMENTO

5.1. Do resultado do Concurso, cabera, no prazo de 5 (cinco) dias uteis,
contados da data de sua aprovacao pelo Conselho Departamental da Unidade,
recurso exclusivamente de nulidade, sob estrita arguicao de ilegalidade, ao
Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensao desta Universidade.

5.2 O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensao sera convocado, em regime de
urgencia, para julgamento do recurso.

5.3 No caso de ocorrer anulacao do Concurso, no prazo de 30 (trinta) dias
serao abertas novas inscricoes.

5.4 Os itens 5.1, 5.2 e 5.3 estao de acordo com o CAPITULO XIV DO RECURSO E
SEU JULGAMENTO, Art. 35, paragraf.1o. e paragraf. 2o., da RESOLUCAO CUNI No.
416/97.

6. DISPOSICOES FINAIS

6.1 O programa referente ao Concurso sera entregue ao candidato no ato da
inscricao.

6.2 A Resolucao CUNI no. 416, de 02 de dezembro de 1997, que aprovou as
Normas para Selecao e Admissao do Pessoal Docente na UFOP, e este Edital
deverao ser entregues ao candidato, no ato da inscricao.

6.3 A inscricao podera ser feita pelo candidato ou seu procurador legalmente
constituido.

6.4 Nao sera aceita inscricao incompleta ou condicionada.

6.5 A inscricao dos candidatos sera feita na Secretaria da Unidade,
lavrando-se em livro proprio o respectivo termo, que sera assinado pelo
candidato ou seu procurador.

6.6 Antes de protocolar o requerimento de inscricao, a secretaria devera
verificar se o candidato apresenta todos os documentos habeis e
indispensaveis.

6.7 Esgotado o prazo de inscricao, sera lavrado, no livro mencionado no item

6.5, o termo de encerramento das inscricoes, no qual constara a relacao
nominal dos candidatos, que sera assinado pelo Diretor da Unidade.

6.8 A taxa de inscricao, prevista no subitem 2.9, e de R$ 70,00 (setenta
reais ), devendo ser recolhida, das 8h as 11h e das 13h as 16h, na Diretoria
de Orcamento e Financas (DOF/UFOP), Campus Universitario, Centro de
Convergencia, Morro do Cruzeiro. Ouro Preto - MG, Telefones: (31)
3559-1374/1395.

6.9 Somente prestara Concurso o candidato que tiver sua inscricao deferida.

6.10 O prazo de validade do Concurso e de 01(um) ano, prorrogavel por igual
periodo, contado a partir da publicacao da homologacao do concurso no DOU,
conforme o disposto no Decreto no. 4.175, de 27/03/2002 e na Portaria MP no.
450, de 06/11/2002.

6.11 O presente Edital pode ser obtido na Internet 

www.ufop.br

e na Diretoria do Instituto Filosofia, Artes e Cultura/UFOP

6.12 Os casos omissos serao resolvidos pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e
Extensao. 

Ouro Preto, 16 de marco de 2006.
Sonia de Fatima Passos
Chefe da Area de Desenvolvimento de Pessoal


ANEXO AO EDITAL PROAD No. 54 , DE 16 DE MARCO DE 2006.
PROGRAMA PARA O CONCURSO PUBLICO DE PROFESSOR
AREA: MUSICA subarea: VIOLAO.

1- Abordagem panoramica da obra para violao de Heitor Villa-Lobos,
considerando aspectos tecnicos, esteticos, estilisticos, historicos e as
possibilidades de utilizacao desta obra no processo de formacao do
violonista.

2- Abordagem panoramica da obra para violao de Leo Brouwer, considerando
aspectos tecnicos, esteticos, estilisticos, historicos e as possibilidades
de utilizacao desta obra no processo de formacao do violonista.

3- O violao na historia da musica: origem, desenvolvimento, literatura,
perspectivas atuais.

4- Ensino e pratica do violao como instrumento de acompanhamento. a) na
musica de camera; b) na musica popular; c) na educacao musical.

5- O ensino de harmonia utilizando o violao: caracteristicas,
possibilidades,limites.

6- O ensino do violao em grupo: recursos, solucoes, possibilidades, limites.
Levar em conta aspectos como tecnica, leitura a primeira vista, improvisacao
e formacao de repertorio.

7- Abordagem comparativa entre obras de dois autores, escolhidos entre os
seguintes: John Dowland, Alonso Mudarra, Gaspar Sanz, J.S. Bach (obra para
alaude), Fernando Sor, Mauro Giuliani, Francisco Tarrega, Manoel Ponce,
Smith-Brindle. Considerar aspectos tecnicos, esteticos, estilisticos,
historicos e as possibilidades de utilizacao destas obras no processo de
formacao do violonista.

8- Abordagem comparativa entre obras dois autores brasileiros, escolhidos
entre os seguintes: Joao Pernambuco, Garoto, Dilermando Reis, Baden Powell,
Guerra-Peixe, Francisco Mignone, Radames Gnatalli, Marlos Nobre. Considerar
aspectos tecnicos, esteticos, estilisticos, historicos e as possibilidades
de utilizacao destas obras no processo de formacao do violonista.

9- Analise comparativa entre dois metodos para violao, escolhidos entre os
seguintes: Carcassi, Carulli, Sor, Aguado, Sagreras, Carlevaro, Isnaola.
Considerar sua estrutura, procedimentos, possibilidades de aplicacao

10- Analise comparativa entre dois grupos de estudos para violao, escolhidos
entre os seguintes: Sor (opus 31, ou opus 60, ou vinte estudos da edicao
Segovia), Carcassi (opus 60), Leo Brouwer (vinte estudos simples).
Considerar as possibilidades de aplicacao destes estudos no processo de
formacao do violonista.











********************************************
********************************************




9 - 	CONCURSO :PROFESSORES de CANTO e TECNICA VOCAL : Escola de Musica da
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)




******************************************** 










De: [mailto:anppom-l-bounces em iar.unicamp.br]
Em nome de Adriana Giarola Kayama
Enviada em: quarta-feira, 19 de abril de 2006 18:40
Assunto: [ANPPOM-L] concurso de canto UFRJ



CONCURSO PARA PROFESSOR ADJUNTO DE CANTO E PROFESSOR ASSISTENTE DE CANTO/
TECNICA VOCAL DA ESCOLA DE MUSICA DA UFRJ.


Os editais foram publicados no dia 07 de abril e as inscricoes para os
candidatos interessados estam abertas durante 45 dias a partir da data da
publicacao dos mesmos (07 de abril). Mais informacoes sobre documentos,
provas, inscricoes, etc. podem ser obtidas na direcao da EM ou atraves dos
sites :

http://www.ufrj.br/editais/docpdf/edital_assistente2006.doc

http://www.ufrj.br/editais/docpdf/edital_adjunto2006.doc


Veruschka








********************************************
********************************************




10 - 	MASTERCLASSES e WORKSHOPS  com FABIO LUZ : Master «Piano Studio»
(17-22/Jul - Caselette, ITALIA) e INTERNATIONAL WORKSHOP for pianists and
chamber music players (20-27/Aug - Caselette, ITALIA)




******************************************** 





De: Fabio Luz [mailto:fabioluz em aliceposta.it] 
Enviada em: sabado, 15 de abril de 2006 09:59
Assunto: summer events




I C A R O    Arte, Musica, Cultura, Spettacolo


«Musike 2006» - Castello Cays


Comune di Caselette (Torino)
Pro loco Caselette
Regione Piemonte 
Provincia di Torino
Comunita Montana Bassa Val di Susa
Fondazione Cassa di Risparmio di Torino
Fondazione Banco San Paolo di Torino;

Direzione artistica: Alessandro Icardi

Docenti:

Claudio Andriani, violino e viola;Marco Ferrari, violoncello
Davide Botto, contrabbasso; Fabio Luz, pianoforte
Giulio Castagnoli, Andrea Massaria, composizione

info em icaros.it  www.icaros.it

Fabio Luz

www.fabioluz.com

Master «Piano Studio» - July 17. to 22
Journeys through the Piano Teaching - from begining to superior degrees
Creative approaches to musical memorizing.

Il Master Piano Studio, trattera vari argomenti connessi alla didattica
pianistica ed alla memorizzazione musicale  in genere, dai corsi preparatori
sino ai livelli superiori. Potranno intervenire naturalmente sia esecutori
che osservatori di tutte le eta, i quali in modo propositivo e consultivo
daranno luogo a delle tavole rotonde per la progettazione dello studio nelle
sue nuove configurazioni curriculari. E' prevista la partecipazione di
studenti, neo-diplomati, insegnanti (non necessariamente legati ad
istituzioni) e direttori scolastici.

Quota di iscrizione Application fee : e50,00
Quota di partecipazione al corso Attendance fee : e320,00
Iscrizione con tutti i dati personali, entro Application with full personal
details, by il 30.06.2006


International Workshop for pianists and chamber music players August 20. to
27.

The aim of this open course is to develop students' technical, musical and
personal skills, giving them a solid basis, by also training in chamber
music ensembles and increasing the knowledge of european and panamerican
music literature.

Seminario Internazionale di Perfezionamento dal pianoforte elementare a
quello medio ed avanzato, solo e in formazioni dal duo al sestetto

Phylo-musical lectures and open Master Concerts
Conferenze filo-musicali e "Master Concerti" (aperti al pubblico)

La classe "pianoforte elementare classico" costituisce un corso propedeutico
per stimare e progettare lo studio del pianoforte in funzione dell'eta e
delle qualita attitudinali di ogni giovane studente/studentessa, rinforzando
le basi gia acquisite e incentivando i suoi obiettivi.

Con l'attivazione di "Pianoforte avanzato classico e moderno" si vuol
offrire a pianisti gia di effettive capacita l'occasione di affrontare
letture di brani classici, moderni e contemporanei del repertorio europeo e
panamericano, onde ampliare le loro risorse tecnico-estetiche inerenti allo
strumento e potenziare le loro possibilita di inserimento nel mondo musicale
professionale, accademico e pedagogico.

In formazioni dal duo al sestetto la classe di pianoforte assume un'ampiezza
ed una plurivalenza riscontrabile solo tra i sistemi educativi piu evoluti
ed elastici attuali. Grazie alla collaborazione di piu insegnanti (coaches)
di diversi strumenti, di canto, perfino di composizione e direzione, tutti i
partecipanti vengono seguiti sia individualmente sia nei gruppi prescelti.

Quota di iscrizione Application fee : e 50,00
Quota di partecipazione al corso Attendance fee : e220,00

Iscrizione con tutti i dati personali, entro Application with full personal
details, by il 30.07.2006

This month in Questo mese a Este mes em
Sao Paulo
Master Courses
Especial Piano Workshop
"Lecture on Schumann's Scenes Mignones" 
Prof. Fabio Luz
www.escolatomsobretom.com.br
tel. (11) 30 32 34 36









********************************************
********************************************




11 - 	CONCERTO: Sounds from Italy and the Americas, Max Lifchitz (PIANO).
Obras de Giacinto SCELSI, Alicia TERZIAN, Massimo LAURICELLA, Elizabeth BELL
(24/Abr, 20 :00hs - Nova Iorque, EUA)




********************************************












De: North/South Concerts [mailto:ns.concerts em att.net] 
Enviada em: domingo, 16 de abril de 2006 21:18
Assunto: Alicia Terzian en Nueva York  Abril24 a las 8 PM!



Una de las obras mas recientes para piano de la distinguida compositora
Argentina Alicia Terzian sera estrenada en Nueva York el proximo 24 de
Abril. 

La obra estra incluida en un recital presentado por Max Lifchitz, el
pianista de origen Mexicano radicado en Nueva York.

Terzian explica que su Tango-Blues representa un humilde homenaje a Bill
Evans y Astor Piazzolla. La obra usa giros melodicos y armonias derivadas de
las populares piezas de estos dos compositores. Terzian ha recibido premios
por sus obras de camara y orquesta tanto en Argentina como en Europa.

El recital de Lifchitz incluye obras de Italia (Scelsi, Ciccaglioni,
Stuppner y Lauricella) ademas de tres obras de compositores Estadounidenses
(Bell, Calhoun & Melby).

El recital esta patrocinado por Consonancia Norte/Sur, la organizacion
fundada por Lifchitz en 1980 dedicada a la promocion de la musica
contemporanea.


Sonidos de Italia y de las Americas

GIACINTO SCELSI    Un Adieu  (En honor de los 100 anos del natalicio del
compositor)
ALICIA TERZIAN    Tango-Blues 
MASSIMO LAURICELLA    Nuances
ELIZABETH BELL    Arecibo Sonata 
ALESSANDRA CICCAGLIONI    Extensa
HUBERT STUPPNER    Loreley
LEE CALHOUN    Dawn of the Seventh Day
JOHN MELBY    Concerto No. 1 for Piano and Computer

Max Lifchitz, pianist
Abril 24 a las  8 PM
Christ and St. Stephen's Church
(120 West 69th Street, Nueva York   -   Entre Broadway y Columbus)
Entrada Gratuita

http://www.northsouthmusic.org

Para informacion sobre la convocatoria para compositores auspiciada por
North/South Consonance por favor visite 

http://www.northsouthmusic.org/call.asp









********************************************
********************************************




12 - 	CALL FOR SCORES : North/South Consonance




******************************************** 





FROM : http://www.northsouthmusic.org/call.asp




A Call for Scores

To be performed and recorded

An open search for compositions to be featured during the 2006-2007 season
is currently being conducted. Of the compositions recommended for
performance, one will possibly be selected for recording on a CD album
issued on the North/South Recordings label. 
Composers are invited to submit works for consideration in accordance with
the following guidelines:

A) All composers are eligible.
There are no restrictions regarding age, citizenship or institutional
affiliation.

B) Compositions submitted may be scored for any solo instrument or for mixed
chamber ensembles up to a maximum of 15 (fifteen) performers.
Compositions employing voice, percussion and/or electronic means are
acceptable.

C) A non-refundable registration/processing fee of $25 (US Dollars) per
composition must accompany all submissions.
Please make check or money order payable to NORTH/SOUTH CONSONANCE, INC.
All checks must be payable through a US bank.

D) All submissions and/or communications should be addressed to:

NORTH/SOUTH CONSONANCE, INC.
P.O. Box 698 -- Cathedral Station
New York, NY 10025-0698

E)Entries must be postmarked by June 1, 2006.
Composers whose works are selected will be notified by September 30, 2006.

F) Submissions via fax or e-mail cannot be accepted.
Submissions not accompanied by the required registration/processing fee will
not be considered.

G) Do not send original copies of scores or unique manuscripts.
The Board of Directors of NORTH/SOUTH CONSONANCE, Inc. cannot accept any
responsibility for scores or any other materials lost, misdirected or
damaged while in transit.

H) Compositions should be accompanied by a brief biographical sketch of the
author.
Please indicate if the work is registered with ASCAP, BMI or other
performing rights agency.
A current address and telephone number for the author should also be
included.

I) Composers wishing their materials returned should include a
self-addressed stamped envelope.

NOTE: Scores submitted by composers residing outside the US cannot be
returned.

Do not use metered stamps on the return envelope.

Only materials accompanied by a SASE will be returned.

J) A panel of distinguished musicians and composers will select the
compositions to be performed during the 2006-2007 season. The members of
this panel will also select the composition to be recorded and determine the
exact number of compositions to be performed during 2006-2007.

The composition to be selected for recording should not currently be
available on disc. NORTH/SOUTH CONSONANCE, INC. reserves the right not to
recommend a composition for recording purposes.

The Board of Directors of NORTH/SOUTH CONSONANCE, Inc will appoint the
members of the selection committee. The decision of the selection committee
will be considered final and will not be subject to appeal.

All individuals responding to this Call for Scores agree to abide by the
stated competition guidelines.

K) Preference will be given to compositions that have not been performed in
New York under professional auspices.
Works that have received performances in universities and conservatories are
eligible for consideration.
If available, a recording of the work should accompany the submitted score.

L) Composers whose works are selected will be responsible for providing
adequate performance materials ten weeks prior to the concert.
Composers will assume full responsibility for costs incurred in the rental,
copying, reproduction and/or mailing of performance materials.

M) All compositions selected for the 2006-2007 season will be performed by
the NORTH/SOUTH CONSONANCE ENSEMBLE.

NORTH/SOUTH CONSONANCE, Inc. will assume full responsibility for hiring
musicians, performers' fees, publicity and other concert-related expenses.

NORTH/SOUTH CONSONANCE, inc. will also assume responsibility for finding
funding to cover expenses incurred in recording the composition selected by
the members of the selection committee.

Composers whose music is part of NORTH/SOUTH CONSONANCE events during the
2005-06 season include Elizabeth Bell, Offer Ben-Amots, Harry Bulow, Lee
Calhoun, Alessandra Ciccaglione, Aurelio De la Vega, Gerald Elias, Jennifer
Fowler, Ada Gentile, Gunhild Glass, Dante Grela, Vera Ivanova, Fedor
Kabalin, Sunbim Kim, Astrid Kruisselbrink, Massimo Lauricella, Max Lifchitz,
Andrew List, David McMullen, John Melby, Marcela Beatriz Pavia, Raoul
Pleskow, Nora Ponte, Carlos Rausch, Peter Seabourne, Randall Snyder, Hubert
Stuppner, Alicia Terzian, Raymond Torres-Santos, Joseph Trapanese and
Marilyn J. Ziffrin. Join them!

Call For Scores 2004 Roster:
Composers whose music is part of NORTH/SOUTH CONSONANCE events during the
2004-2005 season included Ernst Bacon, Nurit Barlev, Larry Thomas Bell, Herb
Bielawa, German Caceres, I'lana Cotton, Allan Crossman, Manuel de Elias,
Emma Lou Diemer, Akin Euba, Sergio Fidemraizer, Marisol Gentile, Christopher
James, Stefania de Kennesey, Gee-Bum Kim, Jose Lezcano, Mei-Fang Lin,
William Mayer, Kermit Moore, William Ortiz, Jonathan Pieslak, Harold
Schiffman, B. Allen Schulz, Ricardo Tacuchian, Mary Jeanne van Appledorn,
James Yannatos and Stefan Weisman. Join them!















********************************************
********************************************




13 - 	RECITAL COMENTADO : Cancoes e pecas para piano solo de FRUCTUOSO
VIANNA. MARCOS CÂMARA, tenor e HELDER DE ARAUJO, piano (29/Abr, 18 :30hs -
Cultura Inglesa da Vila Mariana, Sao Paulo, SP)




******************************************** 








De: Marcos Camara [mailto:m_camara em uol.com.br] 
Enviada em: quarta-feira, 19 de abril de 2006 10:48
Assunto: Recital comentado de cancoes e pecas para piano solo de Fructuoso
Vianna com Marcos Camara (tenor) e Helder de Araujo (piano)

 

 
CENTRO DE MUSICA BRASILEIRA

Recital comentado de cancoes e pecas para piano solo de Fructuoso Vianna

com Marcos Camara (tenor) e Helder de Araujo (piano)

Dia 29 de abril de 2006, 18:30h
Cultura Inglesa da Vila Mariana
Rua Madre Cabrini, 413 - tel.: 55491722
Socios CMB: entrada franca
Nao socios: R$10
Estudantes, alunos da Cultura Inglesa e acima de 60 anos: R$ 5







********************************************
********************************************




14 - 	Banco do Nordeste divulga lista de projetos selecionados pelo
programa BNB de cultura (Fortaleza, CE, BRASIL)




******************************************** 









De: lucianoms em bnb.gov.br [mailto:lucianoms em bnb.gov.br] 
Enviada em: quarta-feira, 12 de abril de 2006 19:08
Assunto: Banco do Nordeste divulga lista de projetos selecionados pelo
Programa BNB de Cultura 2006


BANCO DO NORDESTE DIVULGA LISTA DE PROJETOS SELECIONADOS PELO PROGRAMA BNB
DE CULTURA



FORTALEZA, 13.04.2006 - O Banco do Nordeste divulgara a lista de projetos
selecionados pelo Programa BNB de Cultura 2006, na proxima segunda-feira,
17, as 9 horas, em cafe da manha para a imprensa. 

O presidente do BNB, Roberto Smith, e o elenco de diretores da instituicao
marcam presenca no evento, que sera realizado no cineteatro do Centro
Cultural do Banco do Nordeste (rua Floriano Peixoto, 941 - 2o. andar -
Centro - fone: (85) 3464.3108), em Fortaleza.

O Programa BNB de Cultura e uma linha de patrocinio direto do Banco do
Nordeste, com dotacao orcamentaria de R$ 2 milhoes, para apoio a producao e
difusao da cultura nordestina, mediante selecao publica de projetos nas
areas de Artes Cenicas, Artes Visuais, Audiovisual, Literatura e Musica.

Pelo menos 50% dos recursos (R$ 1 milhao) serao destinados para projetos com
acoes culturais em municipios de ate 100 mil habitantes na area de atuacao
do Banco (Nordeste, Norte de Minas Gerais e do Espirito Santo). A lista de
propostas contempladas tambem estara disponivel no portal do BNB
(www.bnb.gov.br), a partir da segunda-feira, 17.

No Programa, foram inscritos 2.354 projetos, provenientes de 334 cidades de
17 estados brasileiros - os 11 estados na area de atuacao do Banco, alem de
Amazonas, Distrito Federal, Goias, Parana, Rio de Janeiro e Sao Paulo. 

Desse total, um montante de 1.076 (45,7%) propostas veio de 312 municipios
interioranos. Outros 1.278 (54,3%) projetos vieram das nove capitais
nordestinas e mais 13 cidades situadas nos seis estados retrocitados.

Para analisar os projetos, o Banco formou comissoes externas de avaliacao
para as cinco modalidades artisticas, cada uma composta por cinco
especialistas. Na selecao, foram considerados os seguintes criterios:
qualidade artistica; atendimento de interesse coletivo da comunidade;
formacao ou aperfeicoamento profissional; condicoes de sustentabilidade;
viabilidade fisico-financeira; acoes e investimentos dos recursos
financeiros voltados prioritariamente para municipios da area de atuacao do
BNB, menos providos de atividades culturais; e potencialidade de
consolidacao da imagem do BNB junto a sociedade.


ENTREVISTAS E INFORMACOES ADICIONAIS:

*        Mauricio Lima (gerente de Comunicacao Social do BNB) - (85)
3299.3064 - mauriciol em bnb.gov.br

*        Henilton Menezes (gerente de Gestao da Cultura do BNB) - (85)
3464.3109 / 9944.4357 - henilton em bnb.gov.br

*        Ricardo Pinto (coordenador do Programa BNB de Cultura) - (85)
3464.3182 - yuca em bnb.gov.br

*        Luciano Sa (assessor de imprensa do Centro Cultural Banco do
Nordeste - (85) 9117.1234 / 3464.3196 - lucianoms em bnb.gov.br












********************************************
********************************************




15 - 	CONCERTOS : Musica no Museu. Obras de CARLOS GOMES, Leo BROUWER,
Hans Werner HENZE, Claudio SANTORO, VILLA-LOBOS (21-27/Abr - Rio de Janeiro
e Cabo Frio, RJ)




******************************************** 










De: Musica no Museu [mailto:musicanomuseu em uol.com.br] 
Enviada em: quarta-feira, 19 de abril de 2006 16:32
Assunto: Musica no Museu Abril 2006



Dia 21/04/2006, sexta-feira, as 12:30h 

MARCOS LEITE, piano 
Programa: Diva Lyra, Lindalva Cruz, Altino Pimenta, Carlos Gomes 
Gratis 

RIO DE JANEIRO
Parque das Ruinas - Rua Joaquim Murtinho, 93   -    Santa Teresa
Capacidade: ao ar livre - Te: (21)2252-0112



Dia 22/04/2006, sabado, as 11:30h 

VICENTE PASCHOAL, violao 
Programa: Manoel Maria Ponce, Leo Brouwer, Hans Werner Henze, Sergio Assad 
Gratis 

CABO FRIO
Casa de Cultura Charitas   -    Praia do Pero
Cabo Frio



Dia 22/04/2006, sabado, as 18:00h 

CIA CANTO-BRASIL 
*   CLAUDIO HENRIQUE AVILA, Maestro, panista & professor de canto 
*   LINA MENDES, soprano 
*   ELIZABETH BABO, mezzosoprano 
*   LEONARDO DE PINHO, tenor 
*   MANASSES MARTINS, baritono 
*   EMIDIO ROSSMANN, baixo 

Programa: 
MUSICA E POESIA 
1.   Modinha - Manoel Bandeira / Jaime Ovalle 
2.   Dentro da Noite - Osorio Dutra / O. Lorenzo Fernandez 
3.   Cantiga do Viuvo - C.D. Andrade / H. Villa-Lobos 
4.   Morena, Morena ... - Cattulo Cearense / Adaptacao Ritmica e Melodica 
5.   Soneto da Separacao - Vinicius de Moraes / Ronaldo Miranda 
6.   Noite e Dia - Vinicius de Moraes / Ronaldo Miranda 
7.   Trovas - Osorio Duque Estrada / Alberto Nepomuceno 
8.   Casinha Pequenina - Catullo Cearense / Bernardino de Souza 
9.   Poetico - M. Bandeira / Ernest Vidmer 
10.   Lundu da Negrinha - Eca de Queiroz /W. Henrique 
11.   Cantiga - M. Bandeira / Waldemar Henrique 
12.   Acalanto da Rosa - Vinicius de Moraes / Claudio Santoro 
13.   Amor em Lagrimas - Vinicius de Moraes / Claudio Santoro 
14.   Bem Pior que a Morte - Vinicius de Moraes / Claudio Santoro 
15.   Ouve o Silencio - Vinicius de Moraes / Claudio Santoro 
16.   Amor que Partiu - Vinicius de Moraes / Claudio Santoro 
17.   Minha namorada - Carlos Lyra / Arranjo D. Cozzella / V. Moraes 
Gratis 

RIO DE JANEIRO
Memorial Getulio Vargas - Praca Luis de Camoes, s/no.   -    Gloria
Capacidade: 200 lugares
Tel: (21) 2245-7577



Dia 23/04/2006, domingo, as 11:30h 

IBIRA QUARTETO DE VOLOES 
Programa: Johann Sebastian Bach, P.I.Tchaikovsky, Johannes Brahms, Enrique
Oswald, Guido Santorsola, Radames Gnatalli, Sergio Assad 
Gratis

RIO DE JANEIRO
Casa de Cultura Laura Alvim - Av. Vieira Souto, 178   -    Ipanema
Capacidade: 90 lugares - Tel: (21)2247-6946



Dia 24/04/2006, segunda-feira, as 18:00h 

MARIA DO CEU, violao 
HENRIQUE MARTINS, violao de 7 cordas & percussao 
Programa: Musicas de Francisco Soares de Souza - Lancamento do CD "Ceara de
Choro e Valsa". 
Gratis

RIO DE JANEIRO
Museu Historico do Exercito - Praca Eugenio Franco, 1   -    Posto 6 -
Copacabana
Capacidade: 200 lugares
Tel: (21)2522-3702



Dia 25/04/2006, terca-feira, as 19:00h 

TRIO ENARMÔNICO 
*   ALAN WARSZAWSKI, piano 
*   CAROL D AVILA, flauta 
*   MIGUEL MARTINS, violao 
Programa: Debussy, Baden Powell / Vinicius, Villa-Lobos, Jacob do Bandolim,
Hermeto Paschoal, Alan Warszawski, Chico Buarque e A.Piazzolla 
Gratis

RIO DE JANEIRO
Museu da Republica - Rua do Catete, 153   -    Catete
Capacidade: 90 lugares
Tel: (21) 2558-6350



Dia 26/04/2006, quarta-feira, as 12:30h 

PABLO LAPIDUSA (Argentino), piano 
Programa: Heitor Villa-Lobos, Tom Jobim / Chico Buarque, Astor Piazzolla,
Pablo Lapidusa, Egberto Gismonti, Edu Lobo / Vinicius de Moraes 
Gratis 

RIO DE JANEIRO
Museu Nacional de Belas Artes - Av. Rio Branco, 199   -    Centro
Capacidade: 180 lugares
Tel: (21)2240-0068



Dia 27/04/2006, quinta-feira, as 12:30h 

SYLVIA THEREZA, piano 
Programa: Mozart, Ravel, Mendelssohn, Stravinsky 
Gratis 

RIO DE JANEIRO
FUNARTE - Auditorio Gilberto Freire - Rua da Imprensa, 16   -    1o. andar -
Cinelandia
Capacidade: 394 lugares













********************************************
********************************************




16 - 	SIMPOSIO INTERDISCIPLINAR : Som, Meio Ambiente e Tecnologia
Conectiva (11-12/Mai - Universidade da California, Riverside, EUA)




******************************************** 







De: Paulo Chagas [mailto:paulo.chagas em ucr.edu] 
Enviada em: quinta-feira, 20 de abril de 2006 03:22
Assunto: Simposio



SIMPOSIO INTERDISCIPLINAR SOM, MEIO AMBIENTE E TECNOLOGIA CONECTIVA



O Departamento de Musica da Universidade da California, Riverside (UCR)
promove nos dias 11 e 12 de maio de 2006 o simposio interdisciplinar Som,
meio ambiente e tecnologia conectiva. Idealizado e organizado pelo Prof.
Paulo C. Chagas, o simposio tem o objetivo de investigar as relacoes entre
som, meio ambiente e a tecnologia, promovendo um dialogo entre a arte,
ciencia e engenharia. O evento reunira pesquisadores do Brasil, America do
Norte, Europa e Asia das areas de musica, informatica, engenharia de som,
psicologia, antropologia, musicologia, arte sonora, midia digital e musica
eletroacustica.

O evento inclui tambem instalacoes de video e som e um concerto de musica
electroacustica multi-canal com obras de Michael Alcorn, Chris Chafe, Paulo
C. Chagas, John McGuire, Pedro Rebelo e Barry Truax.



Informacoes sobre o evento disponiveis no site:

http://music.ucr.edu/music_symposium

Paulo C. Chagas
Departamento de Musica
Universidade da California, Riverside











********************************************
********************************************




17 - 	CALL FOR PAPERS : 2006 Asian Pacific Traditional Arts Festival :
International Conference - East Asian Music and Modernity
(31/Ago-02/Set/2006 - TAIWAN)




******************************************** 









From: Martine Rheaume <martine_rheaume em hotmail.com>
Reply-To: cercledemusicologie em groupesyahoo.ca
Subject: [cercledemusicologie] TR: Call for papers
Date: Mon, 17 Apr 2006 17:15:56 -0400


CALL FOR PAPERS 



*2006 ASIAN PACIFIC TRADITIONAL ARTS FESTIVAL : INTERNATIONAL CONFERENCE*

East Asian Music and Modernity, August 31 - September 2, 2006 - Venue :
National Centre for Traditional Arts, I-lan, Taiwan. 


1. Motivations : The traditional musics of East Asia have long been
established in practice and study. However, due to the limitations of
language, requiring local scholars to publish in English as an entry point
to Western academic dissemination, there has been considerably less direct
exchange between East Asian researchers. 

With this standpoint in mind, the National Centre for Traditional Arts in
I-lan has decided to organise the 2006 Asian Pacific Traditional Arts
Festival and planned a co-curricular activity with Nanhua University,
Taiwan, in the form of a conference on East Asian Music and Modernity. This
event hopes to offer opportunities for direct dialogue between Asian and
other countries on the issue of modernity in East Asian music, in addition
general cultural exchange. The National Centre for Traditional Arts is an
important institution for the conservation of traditional music in the
Chinese community. Nanhua University has long been promoting
ethnomusicological research since its inception, and hopes - through the
presentation of academic research - to complement the realm of live
performance at the Asian Pacific Traditional Arts Festival.   

This is an event that will allow for the congregation of Asian music
researchers in Asia, and prepare the ground for the formation of an East
Asian Music Study Group under the auspices of the International Council for
Traditional Music, as part of a larger plan to strengthen academic research
in East Asian ethnomusicology. At the 38th Conference of the International
Council for Traditional Music, held in Sheffield, August 2005, various
scholars - including TSUKADA Kenichi (Japan), SHEEN Dae-Cheol (Korea), XIAO
Mei (China), Nora YEH (United States) and TSAI Tsanhuang (Taiwan) - had come
to the view that many scholars in Asia, otherwise worthy researchers in
their native fields, were being hindered by language difficulties and
refraining from attending international conferences. This lack of
participation on the international stage has inadvertently led to an
overlooking of Asian ethnomusicological research. 

The formation of the Asian Music Study Group will hopefully address this
issue, and provide for greater exchange on both the regional Asian
ethnomusicology stage, as well as other international platforms.

2. Conference Theme and Related Issues Today : the musics of East Asia have
long been exposed to cultural exchange and share similar characteristics:
Some of these common representations are found in the musical sound itself
(e.g. pitch-systems, melodies, aesthetics etc); other representations are
found in the larger socio-cultural dimensions to this sound (e.g.
organology, biology, the passing of traditions etc). Since the 18th and 19th
centuries, Western colonial powers have also made their presence felt in
Asia. These developments have no doubt contributed to conflicts resulting in
philosophical and political tussles between the desire to "modernise" and
the need to "preserve" traditional musical forms. Following a discussion
held by conference organisers, we are pleased to invite academics to propose
papers on the following (but not exclusive) research themes : Music and
Cultural Policy Musical Culture, Transmission and Education Music and
Globalisation Music and Technology Music and Minority Music and Migration
New Perspectives

3. Submission of Abstracts and Selection of Papers : We hereby invite
scholars from within and outside Taiwan, as well as musicians and students,
to submit abstracts of no more than 350 words, in English, to the programme
committee. We are especially encouraging postgraduate students to submit
their abstracts. Final selections will be made and announced in mid June
2006, by a panel of academics listed below. Scholars whose abstracts have
been accepted will only need prepare his or her own travel cost to Taiwan.
Conference fees, inland travel expenditure and accommodation will be
provided by the conference organizers. 

Programme Committee : SHEEN Dae-Cheol (Korea), SHEN Qia (Taiwan), WANG
Yingfen (Taiwan), WASEDA Minako (Japan), Lawrence WITZLEBEN (Hong Kong),
XIAO Mei (China), YANG Mu (Australia). Conference Languages and Style of
Reports. 

4. English will be the main language of the conference, although some venues
will provide facilities for simultaneous translation. This has been decided
in the name of creating opportunities for scholars from different parts of
the world to interact with each other, and also to stimulate regional
exchange with a view to increasing the abilities of Asian scholars to
present on international platforms. 

Each speaker will be given 30 minutes (including 20 minutes of paper
presentation time and 10 minutes of questions). He or she is required to
present new research that is yet unpublished. In order to smoothen the
delivery of the translation process and facilitate international exchange,
organisers strongly encourage scholars to prepare, in advance, full-text
copies of their papers, in English (and also if possible a Chinese-English
glossary of technical terms) for reproduction and circulation during the
conference.

5. Deadline for the Submission of Papers Abstracts can be submitted from now
till 31 May 2006, via email, fax or post to the addresses listed at the
bottom of this announcement. The selection panel will decide and announce,
through individual communications, the results of paper proposals by mid
June 2006.

6. Other Points To Note : This conference is one in a range of many events
held under the auspices of the Asia Pacific Traditional Arts Festival, which
is in turn organised by the National Centre for Traditional Arts. Conference
participants will thus have the chance to participate in a rich variety of
programmes and performances offered under the official festival umbrella.
More information on the festival will be updated, from May 2006, on the
website for the Centre for Ethnomusicology, National Centre for Traditional
Arts (http://rimh.ncfta.gov.tw) as well as the website for Nanhua University

(http://www.nhu.edu.tw)

Conference Committee : National Centre for Traditional Arts : CHANG Su-pao,
LIN Chao-hao Nanhua University: CHANG Sung-fen, CHOU Chun-yi, CHOU Ping,
MING Li- kuo, SHEN Qia, TONG Zhongliang, TAN Shzr Ee, TSAI Tsan-huang.

Contact (Nanhua University): TSAI Tsan-huang Tel : + 886 (0) 5 272 1001 ex.
56234 or 2271 - Fax : + 886 (0) 5 242 7164. 

Email: thtsai em mail.nhu.edu.tw  tsanhuangtsai em yahoo.co.uk

Post: Nanhua University, Department of Ethnomusicology, 32 Chung Keng Li,
Dalin, Chiayi 622, Taiwan. 

Contact : (National Centre for Traditional Arts) : YUAN Guan-da - Tel: +
886-2-2341-1200 ex. 208 - Fax: + 886-2-2341-5811. 

Email: bright em rimhs.ncfta.gov.tw  

Post: Research Institute of Musical Heritage, National Traditional Arts
Centre, 26 Hang Chou North Road, Chung Cheng, Taipei 100, Taiwan.


www.cercledemusicologie.com









********************************************
********************************************




18 - 	CONCERTO  : Abertura da Temporada 2006  - 9a Serie Internacional de
Orgao Gerdau, CRISTINA BANEGAS (URUGUAI). Obras de Max REGER (23/Abr, 10
:45hs - Porto Alegre, RS, BRASIL)




******************************************** 












De: Anne [mailto:anne em cpovo.net] 
Enviada em: quarta-feira, 19 de abril de 2006 22:05
Assunto: Banegas no Brasil especialmente para o concerto de abertura da
Serie Internacional de Orgao GERDAU, neste domingo !



IX SERIE INTERNACIONAL DE ORGAO GERDAU

convida para o concerto de abertura da temporada 2006 

CRISTINA BANEGAS 

(Uruguai)

PAROQUIA MARTIN LUTHER 
Rua Coronel Camisao, 30 - Higienopolis - Porto Alegre ( RS ) 
23 de abril de 2006 {domingo} 10h45min.

E N T R A D A   F R A N C A 


A "IX Serie Internacional de Orgao GERDAU" tera seu concerto de abertura
2006 no proximo domingo, 23 de abril as 10h45min. na Paroquia Martin Luther
(rua Coronel Camisao, 30).

A convidada especial e a organista uruguaia Cristina Banegas, vinda de seu
pais especialmente para este concerto . A audicao,  uma otima opcao cultural
para o feriadao de Tiradentes, destaca as interpretacoes das obras de
Dietrich Buxtehude (1637-1707), do  mestre alemao J. S. Bach (1685-1750) e
do contemporaneo Max Reger (1873-1916).

Cristina Garcia Banegas, musicista e regente uruguaia, e nome destacado no
cenario mundial organistico. Com formacao europeia, estudou em Genebra, na
Suica. Frequentemente realiza turnes pela Europa, America do Norte, Japao,
Israel, Russia e America do Sul. Seus estudos foram aperfeicoados com
mestres do porte de Guy Bovet, F. Tagliavini, Ton Koopman, Gertrud
Mersiovsky e Adelma Gomez. Em 1985, ao apresentar a obra integral de Bach, o
fato foi descrito pela imprensa como "el evento cultural del ano" no
Uruguai. Em seu vasto curriculo   destacam-se : 1o. Premio de Virtuosismo no
Conservatorio de Genebra, na classe de Lionel Rogg; 1o. Premio de Excelencia
no Conservatorio Rueil-Malmaison de Paris, classe de Marie-Claire Alain;
Premio Organo Echeverria, no Concurso Internacional de Toledo; 2o. Premio no
Concurso de Avila, alem de varias outras honrarias como Ordem ao Merito por
difusao da cultura polonesa; Fundacao Banco de Boston a Cultura Nacional;
Premio Obelisco do Rotary Club, entre outros. Hoje,atua como pesquisadora na
America Latina e professora de orgao na Escola Universitaria de Musica de
Montevideu. Dirige o conjunto vocal "De Profundis" , bem como o Festival
Internacional de Orgao do Uruguai.

O concerto de abertura da temporada 2006  tem o patrocinio da GERDAU e
direcao artistica de Anne Schneider.

Contatos para a imprensa, com Rodrigo Cardoso (51)3225.9433 /  8116.2696

singularproducoes em brturbo.com.br

Proxima atracao na IX Serie Internacional de Orgao  : 
14 de maio de 2006 -  10h45min.
Emanuele Cardi ( Italia )








********************************************
********************************************




19 - 	CONCERTO : SONIA RUBINSKY plays VILLA-LOBOS (05/Mai, 19:30hs - Nova
Iorque, EUA)




******************************************** 








De: Sonia Rubinsky [mailto:soniarubinsky em hotmail.com] 
Enviada em: quarta-feira, 19 de abril de 2006 20:49
Assunto: Recital Villa-Lobos em Nova York



SONIA RUBINSKY PLAYS VILLA-LOBOS 

Bargemusic, 2006

May 5th, 7:30 pm

Reservations: Call (718) 624-2083 or (718) 624-4061.  Email:
music em bargemuisc.org
Ticket prices: regular: $35/ Senior:  $30/ Full-time Student:  $25

Bargemusic is in Brooklyn at Fulton Ferry Landing near the Brooklyn Bridge:
http://www.bargemusic.org

PROGRAM:

A Lenda do Caboclo, A Prole do Bebe I, Bachianas Brasileiras #4, Guia
Pratico I, New York Skyline Melody, Rudepoema.

Sonia Rubinsky is recording the complete works of Villa-Lobos for piano for
Naxos - total of 8 CD's.  Together with her widely acclaimed Vol I ('One of
the best five recordings of 1999', Bryce Morrison, Gramophone Magazine;
also nominated for a GRAMMY), Vol II, III and IV are available worldwide.
The fifth volume will be released in June 2006.  



Website:  www.soniarubinsky.com
Contact:  ArsViva, Ivan Cavalcanti:.  arsviva em club-internet.fr












********************************************
********************************************




20 - 	CONCERTO : Ensemble Arcema au Festival Ile de Decouvertes. Obras de
Martin ACKERMAN, Isabel URRUTIA, Luciano BERIO e Jose Luis CAMPANA (23/Abr -
Aulnay Sous Bois, FRANCA)




******************************************** 





De: actuconcerts em ifrance.com [mailto:actuconcerts em ifrance.com] 
Enviada em: quinta-feira, 13 de abril de 2006 14:50
Assunto: Concert de l'ensemble ARCEMA le dimanche 23 avril a 14h30



ENSEMBLE ARCEMA AU "FESTIVAL ILE DE DECOUVERTES"



Festival "Ile de decouvertes" du 21 au 23 avril 2006 a Aulnay sous bois. 

informations : 01 43 68 76 00 

10 creations mondiales , 8 concerts et 41 compositeurs. 

Le" Festival Ile de decouvertes" est parraine par Mr. Pierre Boulez.
 
Concert de l' Ensemble Arcema
"Musiques contemporaines d'inspiration populaire"

Dimanche 23 avril a 14h30
Aulnay-sous-Bois (93) Auditorium Mozart - ENMD d'Aulnay-sous-bois

Martin Ackerman : "Toma 5 tango" (2006) ,
( eleve en classe de composition a l'ENMD d'Aulnay sous bois)
Creation mondiale - Commande de l'Ensemble Arcema.


Isabel Urrutia : "HAR-EMAN" (nouvelle version 2006)
Creation mondiale - Commande du Gouvernement du Pays Basque.


Luciano Berio : "Sequenza XIV" pour violoncelle (2002)


Jose Luis Campana : "Suite pour axolotl" (2005)*
Creation mondiale - Commande de Radio France.


* Enregistrement Radio France pour "Alla Breve", Ensemble Arcema sous la
direction de J. Guenebaut. 
Ensemble Arcema :
J. Poirier-Quinot - flute, J. Voisin et M. Zamborain - clarinettes, P.
Clarhot - trompette, 
A. Cazalet - cor, G. Etrillard - saxophone, M. Ackerman - guitare,
E. M. Couturier et R. Artielle - violoncelles, E. Chalan et J. M. Colnet -
contrebasses,
B. Repecaud - percussions.
Direction : Julien Guenebaut.


Auditorium Mozart - ENMD d'Aulnay-sous-bois, 12 rue de Sevran 93600
Aulnay-sous-bois


Entree libre

Avec le soutien de la SACEM , l'ENMD d'Aulnay sous bois et le "Festival Ile
de decouvertes".


Ensemble Arcema : 4 Passage de Seine, 92400 Courbevoie
Tel: 01 47 76 03 72 et 06 27 02 17 06



********************************************
********************************************




21 - 	CDs contemplados com o Premio Acorianos de Musica 2005 : Antares
Musica (Porto Alegre, RS, BRASIL)




******************************************** 







De: Antares Musica [mailto:antares em antaresmusica.com.br] 
Enviada em: sabado, 15 de abril de 2006 18:41
Assunto: Informativo Antares Musica 8


INFORMATIVO


www.antaresmusica.com.br


A Antares Musica orgulha-se com a presenca em suas paginas dos CDs
contemplados com o Premio Acorianos de Musica 2005 do Quartcheto (disco do
ano, melhor CD de musica regional, melhor espetaculo e melhor instrumentista
regional para Ricardo Arenhaldt); Tribufu (melhor CD de MPB e melhores
compositores de MPB para Orestes Dornelles e Risoma Cordeiro); Paulo Inda
(melhor disco erudito); Geraldo Flach (melhor compositor instrumental por
Meu Piano); Orquestra de Camara da ULBRA (melhor interprete de musica
instrumental); Claudio Sander (melhor disco de musica istrumental por Gato e
Sapato) e Tulio Piva (compositor homenageado).

Tambem encontram-se na Antares Musica os vencedores de edicoes anteriores do
Premio Acorianos Pedro Figueiredo (tres vezes o melhor instrumentista);
Mario Falcao (2004); Expresso 25 (2004); James Liberato (2004); Solon
Fishbone (2004); Dimitri Cervo (2004); Catarina Domenici (2004); Ângelo
Primon  (2004); Fernando Lewis de Mattos (2003); Mauricio Marques (2003);
Sergio Karam (2003); Thiago Colombro (2003); Conjunto de Camara de Porto
Alegre (2003); Fabio Mentz Quarteto (2003); Adriana Deffenti (2002); Rodrigo
Alquati (2002) Trio de Madeiras de Porto Alegre (2004), Luizinho Santos
(1999); Olinda Allessandrini (1994, 1996 e 2005) e Musitrio (2002).


Augusto Maurer
professor do Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
primeiro clarinetista da Orquestra Sinfonica de Porto Alegre
socio e produtor da Antares Musica







********************************************
********************************************




22 - 	RESULTADO DEL CONCURSO de composicion de la Universidad Simon
Bolivar (VENEZUELA)




******************************************** 









De: [mailto:compositoresvenezolanos em gruposyahoo.com] Em nome de Raul
Enviada em: quarta-feira, 19 de abril de 2006 08:57
Assunto: [compvenz] Resultado Concurso USB


Los invito a ver el resultado del concurso de composicion de la Universidad
Simon Bolivar en 

http://www.cultura.usb.ve

Por mi parte, quiero felicitar a los 19 participantes, muchos de ellos
presentaron trabajos verdaderamente hermosos,. Muy especialmente a Ricardo
Teruel, en julio tendremos todos la oportunidad de escuchar su bella obra
ganadora. Tambien queria agradecer por este medio a Tania Leon y a Eduardo
Marturet, quienes hicieron un trabajo excepcional.

La universidad esta en deuda con estos maestros.


Raul Jimenez 











********************************************
********************************************




23 - 	Recentes Audicoes e Publicacoes de CALIMERIO SOARES (Minas Gerais,
BRASIL)




******************************************** 










From: "Calimerio Soares" <casnett em triang.com.br>
Subject: "Saudacoes / Greetings"
Date: Wed, 12 Apr 2006 15:05:27 -0300


Recentes execucoes de algumas de minhas obras.


Audicoes recentes / Recent performances:

PERIPECIAS (Orquestra de Cordas / String Orchestra)
"Projeto GRANDES CONCERTOS 2006"
Dia 10 de abril de 2006 (April 10th, 2006)
Teatro Rondon Pacheco, Uberlandia-MG (Brasil / Brazil)
Orquestra Camargo Guarnieri
Flavio Santos - regente / conductor

BATUCCATA (Piano 4 maos / Piano 4 hands)
"Semana de Arte e Musica Prof. Lobinho"
Dia 08 e 11 de novembro de 2005 (November 8th. & 11th., 2005)
Conservatorio Est. de Musica, Pouso Alegre-MG (Brasil / Brazil)
Duo Buosi e Barcelos (solistas / soloists)

Publicacoes recentes / Recent publications:

TOCCATA BREVE & TOCCATA LONGA (Organ), por/by Ponteio Publishing, Inc., New 
York, 2005.



Calimerio Soares

Visite minha pagina em / Visit my home page at
http://www.calimerio.triang.net/














-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo não-texto foi limpo...
Nome: winmail.dat
Tipo: application/ms-tnef
Tamanho: 52708 bytes
Descrição: não disponível
URL: <http://www.listas.unicamp.br/pipermail/anppom-l/attachments/20060420/35a222d0/attachment.bin>


Mais detalhes sobre a lista de discussão Anppom-L