[ANPPOM-L] En:Mais uma orquestra que se vai

fialkow fialkow em terra.com.br
Qua Abr 26 22:39:36 BRT 2006


Prezados colegas anppônicos,

Recebi esse e-mail hoje de colega de SP e compartilho com vocês o lamento ante mais uma perda para o restrito mundo acadêmico-musical do Brasil.
Saudações,
Ney Fialkow

Caros amigos,

Gostaria de comunicar o fim de mais uma orquestra brasileira.

A Orquestra de Câmara da Unesp foi oficialmente extinta neste mês de abril.

Infelizmente existem pessoas que pensam que uma orquestra é algo supérfluo, principalmente em uma universidade de artes, num país carente de cultura como o nosso.

Primeiro, foi a RTC em São Paulo. Depois, a Unisinos no Rio Grande do Sul. E agora, a Orquestra de Câmara da Unesp, mais uma vez em São Paulo... quando isso irá parar?

A Orquestra de Câmara da Unesp era uma orquestra pequena, mas desenvolvia um trabalho cuja produção era fruto de pesquisa, estudos, técnica e método. Seus ensaios e apresentações resultavam em um produto final a serviço da comunidade, levando cultura e representando institucionalmente a UNESP em eventos de natureza diversas. Nos últimos três anos e meio, apresentou-se centenas de vezes em locais públicos, nas unidades da UNESP em todo o estado, para os alunos do IA-UNESP e com regentes e solistas do Instituto de Artes.
 
O modelo atual da orquestra, em que músicos profissionais executavam obras de relevância do repertório brasileiro e internacional para esta formação, difundindo a cultura a diversos segmentos da sociedade, em especial as unidades da Unesp em todo o estado, e ainda propiciando a estagiários, estudantes e ex-estudantes do curso de música do IA-Unesp, a oportunidade de prática em conjunto e de aprendizado com músicos de referência em seu meio. Além disso, realizava atividades artísticas e educativas de integração sócio-cultural junto à comunidade do Estado de São Paulo.
 
É mais uma derrota para a cultura de nosso país.
 
 
Bel Rebello
Ex-violista da Orquestra de Câmara da Unesp


De:anppom-l-bounces em iar.unicamp.br

Para:anppom-l em iar.unicamp.br

Cópia:"Annelise Godoy" annegodoy em philarmoniabrasileira.com.br,"AC Vidigal Consultores" acv em acvidigal.com.br,"Cida Fernandes" cidaclf em globo.com

Data:Tue, 25 Apr 2006 15:41:46 +0200

Assunto:[ANPPOM-L] Cargos pol í ticos vs. compet ê ncia

Caros colegas,

Já assinei o documento em repúdio à maneira como se deu a demissão de Edino Krieger do MIS.

Penso que deveríamos ir além. Naquela carta está presente a idéia de que o maestro Edino foi demitido no curso de um mandato tampão, apesar da competência de sua gestão. Porém, penso que nós, da área de música, deveríamos EXIGIR que cargos técnicos não sejam usados como moeda política. A área de artes plásticas já o conseguiu, pois uma boa parte dos museus federais (MHN, Paço Imperial, Chácara do Céu, etc.) não teve seus diretores mudados quando Lula assumiu. 

Enquanto isso, nós vemos a Funarte e Teatros entregues a pessoas que, apesar de bem intencionados, não tem o preparo e a bagagem que esses cargos exigem.

Poderíamos usar a demissão do Edino para mostrar como é prejudicial para a arte e para o Brasil o uso de cargos técnicos como moeda política.

Rosana Lanzelotte 


E-mail classificado pelo Identificador de Spam Inteligente.
Para alterar a categoria classificada, visite o Terra Mail 


Esta mensagem foi verificada pelo E-mail Protegido Terra.
Scan engine: McAfee VirusScan / Atualizado em 24/04/2006 / Versão: 4.4.00/4747
Proteja o seu e-mail Terra: http://mail.terra.com.br/ 
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://www.listas.unicamp.br/pipermail/anppom-l/attachments/20060426/dbeb6d62/attachment.html>


Mais detalhes sobre a lista de discussão Anppom-L