[ANPPOM-L] (sem assunto)

CDMUSICA cdmusica em unicamp.br
Sex Ago 11 12:50:00 BRT 2006


FWD cdmc - 29/2006

Centro de Documentacao de Musica Contemporanea
CDMC-Brasil/UNICAMP http://www.unicamp.br/cdmc/
(membro da IAMIC - The International Association of Music Information
Centres)

Diretor: Jorge Ruben Tapia

Edicao e Direcao: J. A. Mannis (orientador)

Producao e Montagem do FWD cdmc: Denis Koishi (estagiario)

************************************************************************
************************************************************************

Noticias somente em texto simples, sem figuras nem tabelas, enviar a:
cdmusica em unicamp.br 

Para receber/cancelar o recebimento do FWD cdmc enviar seu pedido a
cdmusica em unicamp.br 

************************************************************************
************************************************************************


CDMC-Brasil/Unicamp 
2006
patrocinio
P E T R O B R A S


************************************************************************
************************************************************************




1 -	PROGRAMACAO: 41o. FESTIVAL MUSICA NOVA (10-22/Ago - Sao Paulo e
Santos, SP, BRASIL)

2 -	NOTICIA: Agencia Carta Maior - SANDOLI E OBRIGADO A DEIXAR
PRESIDENCIA DA OMB (Ago/2006 - Sao Paulo, SP)

3 -	PRIMERAS JORNADAS INTERNACIONALES SOBRE INVESTIGACION EN MUSICA
ACADEMICA LATINOAMERICANA (15-18/Ago - Mendoza, ARGENTINA)

4 -	ESTREIA MUNDIAL: "La Novita del Suono", FLO MENEZES (13/Ago, 20:30hs
- Auditorio do Ibirapuera, Sao Paulo, SP)

5 -	Programa BNB de Cultura 2007 (Banco do Nordeste) colhe sugestoes
pela Internet (18/Ago - Fortaleza, CE, BRASIL) http://www.bnb.gov.br

6 -	ESTREIA INTERNACIONAL: Concerto No. 2, para Violao e Orquestra de
Cordas. Obra de FERNANDO MATTOS (14/Ago, 21:00hs - Porto Alegre, RS, BRASIL)

7 -	MARLOS NOBRE: Premio Tomas Luis de Victoria. CRITICAS: El Mundo; El
Pais (Jun/2006 - Madrid, ESPANHA)

8 -	CALL FOR SCORES: Ensemble 1/4 (DEADLINE 31/Out/2006 - Nova Iorque,
EUA)

9 -	RADIO: Programa Compositores Brasileiros (domingos, 27/Ago, 03,10 e
17/Set - Radio MEC FM, Rio de Janeiro, RJ)
http://www.radiomec.com.br/online/

10 -	CONCERTOS: QUARTETO DE BRASILIA. Obras de OSVALDO LACERDA, CARLOS
GOMES (11-13/Ago - Ouro Preto; Belo Horizonte e Sabara, MG, BRASIL)

11 -	RECITAL: DAVID WITTEN (piano, EUA). Obras de TCHEREPNIN, RAVEL,
DOMINGO LOBATO e PONCE (11/Ago, 20:00hs - Porto Alegre, RS, BRASIL)

12 -	CONCERTO: MARINA SPOLADORE (piano). Obras de POULENC, CLAUDIO
SANTORO, VILLA-LOBOS (13/Ago, 11:00hs - Belo Horizonte, MG, BRASIL)

13 -	RECITAIS: PAULO PEDRASSOLI e CAMERATA DE VIOLOES DO CBM (Ago/2006 -
Montes Claros, MG; Rio de Janeiro, RJ)

14 -	LANCAMENTO DO LIVRO: "Performace e Interpretacao Musical - Uma
Pratica Interdisciplinar", SONIA ALBANO DE LIMA (org.) (19/Ago, 16:00hs -
Centro Cultural Sao Paulo, Sao Paulo, SP)

15 -	TESTE SELETIVO: MUSICO-BOLSISTA (clarinete e sax tenor) CMPB
(Inscricoes: 08-11/Ago - Curitiba, PR, BRASIL)

16 -	VIDEOS: Nucleo Musica Nueva de Montevideo. FAUSTO ROMITELLI
(ITALIA), ANA TORRES (COLOMBIA/URUGUAY) e THIERRY DE MEY (BELGICA). (16/Ago,
20:00hs - Montevideo, URUGUAI)

17 -	RADIO: AUDICOES BRASILEIRAS - Programacao da Semana (14-18/Ago -
Recife, PE, BRASIL) http://www.audicoesbrasileiras.mus.br

18 -	ESTRENOS: MIRTRU ESCALONA-MIJARES (VENEZUELA) (Ago/2006 - Mens,
FRANCA)

19 -	MUSIC JOURNAL: ECHO - Issue 7, Volume 1 (Ago/2006 - UCLA, Los
Angeles, EUA) http://www.echo.ucla.edu

20 -	CALL FOR PAPERS: ANNUAL MEETING OF THE AMERICAN MUSICOLOGICAL
SOCIETY (16/Jan/2007 - Quebec City, CANADA)

21 -	3a SEMANA DE LA MUSICA Y LA MUSICOLOGIA (22-26/Ago - Buenos Aires,
ARGENTINA)

22 -	5o. Encontro de professores e alunos do Metodo Suzuki e 1o Encontro
do Grupo de Estudos e Projetos Musicais do Metodo Suzuki de Sao Paulo
(12/Ago, 14:00hs - Sao Paulo, SP)

23 -	NOTA: CALIMERIO SOARES - recentes execucoes (Jun-Jul/2006)






********************************************
********************************************




1 - 	PROGRAMACAO: 41o. FESTIVAL MUSICA NOVA (10-22/Ago - Sao Paulo e
Santos, SP, BRASIL)




******************************************** 









De: JAMANNIS [mailto:jamannis em uol.com.br] 
Enviada em: sexta-feira, 11 de agosto de 2006 11:13
Assunto: Para FWD CDMC ENC: 41o. FESTIVAL MUSICA NOVA - de 10 a 22 de
agosto, Sao Paulo e Santos


http://www.festivalmusicanova.com.br/


PROGRAMACAO SAO PAULO




10/8 CINESESC

QUINTA-FEIRA, 21H

ABERTURA DO FESTIVAL MUSICA NOVA 2006
ROBERTO SION
Peixinho Danse le Frevo au Bresil (1999)
Peca para saxofone composta em homenagem ao amigo e compositor portugues
Jorge Peixinho

A ODISSEIA MUSICAL DE GILBERTO MENDES (filme, 117 min.)
Direcao: Carlos de Moura Ribeiro Mendes

O documentario celebra a trajetoria do compositor santista com entrevistas,
acompanhamentos em viagens internacionais e gravacoes de obras, formando um
importante registro sobre a musica experimental de vanguarda no Brasil. O
material historico e encadeado no filme a partir da procura da neta de
Gilberto Mendes por entender a dimensao do trabalho de seu avo. Mais de 30
obras sao apresentadas, abrangendo desde cancoes para canto e piano ate
pecas corais e orquestrais. Entre elas, Beba Coca-Cola, cantada pelo coro da
OSESP, e Santos Football Music, com a Orquestra Sinfonica de Santos. As
filmagens foram feitas no Brasil, Alemanha, Belgica, Holanda e Russia, no
periodo de 2002 a 2005. Apresentado no Festivaldo Rio 2005, Mostra BR de
Cinema 2005 (Sao Paulo), Festival des 3 Ameriques 2006, em Quebec, Canada e
Festival de Malaga 2006, Espanha, o filme estreia em breve em circuito
comercial.

Exibicoes
Sao Paulo, dia 10, as 21h, no CineSESC 
Santos, dia 14, as 20h30; e de 15 a 20/08, as 18h, no Cine Roxy




11/8 AUDITORIO IBIRAPUERA

SEXTA-FEIRA, 20H30


BANDA SINFONICA DO ESTADO DE SAO PAULO
Regente convidado: Dario Sotelo
Solistas: Silas Homem (sax baritono) * 
Paulo Alvares (piano)** 
Diretor artistico: Abel Rocha

Arnold Schoenberg (1874-1951)
Sinfonia de Camara n. 1, Op. 9 (1906)
para banda sinfonica transcricao: Leonardo Martinelli

Joao Victor Bota (1981)
Reescrita Prolongada - sobre uma peca 
de Silvio Ferraz (2006 - estreia)

Eduardo Guimaraes Alvares (1959)
O Livro dos Seres Imaginarios (2006 - estreia) **
[para o Paulo Sergio] para piano e sopros 
I - Preludio
II - Cadenzas
III - A danca do Manticora
IV - Posludio

Igor Stravinsky (1882-1971)
Sinfonia para Instrumentos de Sopro (1920)

Denise Garcia (1955)
Cantos e Excelencias (2006 - estreia)
I - Da excelencia de Sao Benedito ao canto de bendicao dos pigmeu de Benzele
II - Ao meu Avo Benedito
III - Fala Cantada

Matheus Bitondi (1979)
As Aventuras do Homem Invisivel e sua Inseparavel Sombra (2006 - estreia)

Roberto Sion (1946)
3 Momentos (2006 - estreia) 
[dedicada a Silas Homem] *
para sax baritono e banda sinfonica
I - Andante
II - Delicado, Movendo
III - Agitado

Alexandre F. Travassos (1970)
A Captura do Saci-Perere (2002)




12/8 AUDITORIO IBIRAPUERA

SABADO, 20H30


ORQUESTRA SINFONICA MUNICIPAL DE SANTOS 
Regente: Luis Gustavo Petri
Solistas: Yuri Serov (piano) *
Ji Yon Shim (violoncelo) **

Alfred Schnittke (1934 -1998)
Concerto para piano e orquestra (1979) *

Olivier Toni (1926)
Recitativo tres com quatro notas para violoncelo solo (2005) **

Gilberto Mendes (1922)
Viva Villa 2 (1998)

Dimitri Shostakovich (1906 -1975) 
Sinfonia n. 9 (1945)




13/8 AUDITORIO IBIRAPUERA

DOMINGO, 20H30


ENSEMBLE ORCHESTRAL CONTEMPORAIN 
Regente e diretor artistico: Daniel Kawka
Solistas: Brice Duval e Thierry Miroglio

Xu Yi (1963)
Le plein du Vide (1997) 15'
para grupo instrumental (flauta, oboe, clarinete, fagote, trompa, trompete,
trombone,percussao, 2 violinos, viola, violoncelo, contrabaixo e fita
magnetica)

Flo Menezes (1962)
La Novita del Suono (2006 - estreia) 22´49´´
para grupo instrumental ( flauta, oboe, clarinete, fagote, 
trompa, trompete, trombone, tuba, percussao, violino, viola, violoncelo,
contrabaixo) 

Luciano Berio (1925-2003)
Naturale (1985-86) 20´
para dois solistas e difusao eletronica
Brice Duval (viola), Thierry Miroglio (percussao)

Pierre Jodlowski (1971)
De Front (1997) 25'
para grupo instrumental (clarinete, tropete, percussao, 2 violinos, viola,
violoncelo, contrabaixo e difusao eletronica)




14/8 TEATRO ANCHIETA - SESC CONSOLACAO

SEGUNDA-FEIRA, 21H

PERCORSO ENSEMBLE 
Regente e diretor artistico: Ricardo Bologna 
Solista: Celine Imbert (mezzo-soprano)

Eduardo Guimaraes Alvares (1959)
Baladas da Cantora Fantasma do Radio (2006 - estreia) 
para mezzo-soprano, flauta, clarinete, harpa, 
percussao, viola e violoncelo
texto de Luiz Fernando Ramos

Arrigo Barnabe (1951)
Quatro cancoes 
- Lastima (1973) 
- Instante (1975)
(ambas com letra do compositor)
- To com o diabo no corpo (1986)
- Toda nudez (2005)
(ambas com letra de Roberto Riberti) 

Luciano Berio (1925 - 2003)
Folk Songs (1964) [Universal Edition AG]
para mezzo-soprano, flautim, flauta, clarineta, harpa, 
percussao, viola e violoncelo




15/8 TEATRO SESC ANCHIETA - SESC CONSOLACAO TERCA-FEIRA, 21H

DUO DIORAMA
Winston Choi
Minghuan Xu

Amy Williams (1969)
Wrest 5' (2006) 
Felipe Lara (1979)Prisma (2006 - estreia)
Ricardo Gallo (1979)
En el Viento, Presagios... (2006 - estreia) 12' 
I. Aires 
II. Desviaciones

Mario Davidovsky (1934)
Synchronism n. 9 for violin and tape (1988) 8'

Jacques Lenot (1945)
Cites de la nuit (1981, revista em 2005) 8'
para piano solo

Iannis Xenakis (1922-2001)
Dikhthas (1979) 12' 




16/8 TEATRO ANCHIETA - SESC CONSOLACAO 

QUARTA-FEIRA, 21H

Paulo C. Chagas (1953)
eros-ion! (2006)

Opera em 9 cenas para soprano, baixo, clarinetes, percussao, sintetizador e
eletronica
libreto e musica: Paulo C. Chagas
textos: Dan Albertson, Jorge Luis Borges, Gaston Bachelard, Josue de Castro,
Paulo C. Chagas, Ferreira Gullar 
e Evangelhos Gnosticos

MusicosAndrea Kaiser, sopranoCarlos Eduardo Bastos, baixoJoaquim Abreu,
percussaoPaulo Braga, sintetizadorPaulo C. Chagas, eletronicaPaulo Passos,
clarinetes

Musicos
Andrea Kaiser, soprano
Carlos Eduardo Bastos, baixo
Joaquim Abreu, percussao
Paulo Braga, sintetizador
Paulo C. Chagas, eletronica
Paulo Passos, clarinetes 




17/8 CENTRO UNIVERSITARIO MARIA ANTONIA - SALAO NOBRE 

QUINTA-FEIRA, 21H


TRIO PER MARE

Mario Ficarelli (1935)
Sonatina em 3 movimentos para violoncelo solo (2002)

Arnold Schoenberg (1874 -1951)
Drei Klavierstuecke op. 11 (1909)

Krzysztof Penderecki (1933)
La Cadenza (1984)

Dmitri Shostakovich (1906 -1975)
Trio n. 2 op. 67 (1944)
- Andante
- Allegra com Brio
- Larga
- Allegretta 




21/8 TEATRO ANCHIETA - SESC CONSOLACAO

SEGUNDA-FEIRA, 21H

ENSEMBLE AVENTURE
Regente: Alistair Zaldua

Alistair Zaldua (1970)
Light Stills (2005) 17' 
para oito interpretes

Nicolaus A. Huber (1939)
Presente for Trombone (1979) 12'
Gerald Eckert (1960)
Traits - Lointain (2006) 15
'para ensemble UA

Mariano Etkin (1943)
Abgesang Mambo (1992) 12' para sete instrumentos de sopros e contrabaixo

Graciela Paraskevaidis (1940)
Tris (2006) para oboe, fagote e contrabaixo 3'

Edgar Varese (1883 - 1965)
Octandre (1923) 7'
para sete instrumentos de sopro e contrabaixo 
I Assez lent 
II Tres vif et nerveux 
III Grave - Anime et jubilatoire 




22/8 TEATRO ANCHIETA - SESC CONSOLACAO 

TERCA-FEIRA, 21H


APARTMENT HOUSE 

Mauricio Kagel (1931)
Acoustica (1970)

Tom Phillips (1937)
IRMA (1973)



-----------



PROGRAMCAO SANTOS




11/8 TEATRO COLISEU
SEXTA-FEIRA, 20H30

ORQUESTRA SINFONICA MUNICIPAL DE SANTOS 
Regente: Luis Gustavo Petri
Solistas: Yuri Serov (piano) * 
Ji Yon Shim (violoncelo)**
Alfred Schnittke (1934 -1998)
Concerto para piano e orquestra (1979) *

Olivier Toni (1926)
Recitativo tres com quatro notas para violoncelo solo (2005) **Gilberto
Mendes (1922)

Viva Villa 2 (1998)

Dimitri Shostakovich (1906 -1975) 
Sinfonia n. 9 (1945) 




13/8 TEATRO BRAS CUBAS

SABADO, 20H30


BANDA SINFONICA DO ESTADO DE SAO PAULO
Regente convidado: Dario Sotelo
Solistas: Silas Homem (sax baritono) *
Paulo Alvares (piano)** 
Diretor artistico: Abel Rocha
Arnold Schoenberg (1874-1951)
Sinfonia de Camara n. 1, Op. 9 (1906)
para banda sinfonica transcricao: Leonardo Martinelli

Joao Victor Bota (1981)
Reescrita Prolongada - sobre uma peca 
de Silvio Ferraz (2006 - estreia)

Eduardo Guimaraes Alvares (1959)
O Livro dos Seres Imaginarios (2006 - estreia) **
[para o Paulo Sergio] para piano e sopros 
I - Preludio
II - Cadenzas
III - A danca do Manticora
IV - Posludio

Igor Stravinsky (1882-1971)
Sinfonia para Instrumentos de Sopro (1920)

Denise Garcia (1955)
Cantos e Excelencias (2006 - estreia)
I - Da excelencia de Sao Benedito ao canto de bendicao dos pigmeu de Benzele
II - Ao meu Avo Benedito
III - Fala Cantada

Matheus Bitondi (1979)
As Aventuras do Homem Invisivel e sua Inseparavel Sombra (2006 - estreia)

Roberto Sion (1946)
3 Momentos (2006 - estreia) 
[dedicada a Silas Homem] *
para sax baritono e banda sinfonica
I - Andante
II - Delicado, Movendo
III - Agitado

Alexandre F. Travassos (1970)
A Captura do Saci-Perere (2002)




14/8 CINE ROXY

SEGUNDA-FEIRA


20h INAUGURACAO DA PLACA EM HOMENAGEM 
A GILBERTO MENDES
Calcada da Fama, Cine Roxy.

20h30 A ODISSEIA MUSICAL DE GILBERTO MENDES 
(filme, 117 min.)
Direcao: Carlos de Moura Ribeiro Mendes


O documentario celebra a trajetoria do compositor santista com entrevistas,
acompanhamentos em viagens internacionais e gravacoes de obras, formando um
importante registro sobre a musica experimental de vanguarda no Brasil. O
material historico e encadeado no filme a partir da procura da neta de
Gilberto Mendes por entender a dimensao do trabalho de seu avo. Mais de 30
obras sao apresentadas, abrangendo desde cancoes para canto e piano ate
pecas corais e orquestrais. Entre elas, Beba Coca-Cola, cantada pelo coro da
OSESP, e Santos Football Music, com a Orquestra Sinfonica de Santos. As
filmagens foram feitas no Brasil, Alemanha, Belgica, Holanda e Russia, no
periodo de 2002 a 2005. Apresentado no Festivaldo Rio 2005, Mostra BR de
Cinema 2005 (Sao Paulo), Festival des 3 Ameriques 2006, em Quebec, Canada e
Festival de Malaga 2006, Espanha, o filme estreia em breve em circuito
comercial.

Exibicoes
Sao Paulo, dia 10, as 21h, no CineSESC 
Santos, dia 14, as 20h30; e de 15 a 20/08, as 18h, no Cine Roxy 


16/8 TEATRO COLISEU

QUARTA-FEIRA, 20H30


PERCORSO ENSEMBLE 
Regente e diretor artistico: Ricardo Bologna 
Solista: Celine Imbert (mezzo-soprano)

Eduardo Guimaraes Alvares (1959)
Baladas da Cantora Fantasma do Radio (2006 - estreia) 
para mezzo-soprano, flauta, clarinete, harpa, 
percussao, viola e violoncelo
texto de Luiz Fernando Ramos

Arrigo Barnabe (1951)
Quatro cancoes 
- Lastima (1973) 
- Instante (1975)
(ambas com letra do compositor)
- To com o diabo no corpo (1986)
- Toda nudez (2005)
(ambas com letra de Roberto Riberti) 

Luciano Berio (1925 - 2003)
Folk Songs (1964) [Universal Edition AG]
para mezzo-soprano, flautim, flauta, clarineta, harpa, 
percussao, viola e violoncelo




17/8 TEATRO COLISEU

QUINTA-FEIRA, 20H30


DUO DIORAMA
Winston Choi
Minghuan Xu

Amy Williams (1969)
Wrest 5' (2006) 
Felipe Lara (1979)Prisma (2006 - estreia)
Ricardo Gallo (1979)
En el Viento, Presagios... (2006 - estreia) 12' 
I. Aires 
II. Desviaciones

Mario Davidovsky (1934)
Synchronism n. 9 for violin and tape (1988) 8'

Jacques Lenot (1945)
Cites de la nuit (1981, revista em 2005) 8'
para piano solo

Iannis Xenakis (1922-2001)
Dikhthas (1979) 12' 















********************************************
********************************************




2 - 	NOTICIA: Agencia Carta Maior - SANDOLI E OBRIGADO A DEIXAR
PRESIDENCIA DA OMB (Ago/2006 - Sao Paulo, SP)




******************************************** 










De: Zeze Freitas [mailto:zezefreitas em comum.com] 
Enviada em: quarta-feira, 9 de agosto de 2006 14:55
Assunto: Sandoli e obrigado a deixar presidencia da OMB



DESORDEM DOS MUSICOS DO BRASIL 2

Sandoli e obrigado a deixar presidencia da OMB

Passou despercebido pela midia, mas Wilson Sandoli, depois de 42 anos
presidindo a Ordem dos Musicos do Brasil, foi obrigado a deixar a
presidencia devido ao acumulo de cargos na propria entidade. Crise
permanece, mas novas eleicoes devem acontecer em ate tres meses. 


Carlos Gustavo Yoda - Carta Maior

SAO PAULO - Passou despercebido pela midia. Mas, Wilson Sandoli (na foto),
depois de 42 anos presidindo a Ordem dos Musicos do Brasil, foi obrigado a
deixar o cargo em julho. A juiza da 12a. Vara Civel Federal de Sao Paulo,
Elizabeth Leao, determinou que Wilson Sandoli renunciasse a uma das
presidencias do Conselho Federal ou do Conselho Regional da mesma entidade.
Sandoli optou por deixar o Conselho Nacional, cargo que ocupava desde uma
intervencao apos um golpe contra a entao diretoria.

Para a juiza, e ilegal a ocupacao simultanea de cargo de presidente nos
conselhos regional e federal. "O Conselho Federal e hierarquicamente
superior ao Conselho Regional, cabendo ao primeiro, dentre outras
atribuicoes, a fiscalizacao do funcionamento dos Conselhos Regionais, sendo
obvia, patente, a impossibilidade de cumulacao de cargos de direcao de dois
orgaos", afirmou.

A acao foi apresentada ha tres anos por um grupo de musicos, representado
pelo advogado Marcel Nadal Michelman, contra a OMB e seus conselhos federal
e regional em Sao Paulo. Alem de questionar o acumulo de cargos, os autores
da acao pediam a suspensao da cobranca das anuidades da carteira de musico.
Alegaram que a OMB estava inadimplente com suas obrigacoes legais de
fiscalizacao da profissao. Tambem reclamaram de fraude em contratos
internacionais em que a Ordem interveio. Afirmaram que havia simulacao nos
contratos fechados com musicos estrangeiros e acusavam a OMB de colocar no
papel um valor menor do que o combinado.

O processo foi acolhido em parte, apenas para determinar que Wilson Sandoli
escolha qual cargo queira exercer. Caso ele descumprisse a sentenca, a juiza
autorizava a intervencao nos Conselhos Federal e Regional de Sao Paulo.
Depois da saida de Wilson Sandoli, a OMB tem 90 dias para fazer as eleicoes.


ALGUMA COISA ESTA FORA DA ORDEM

Mas foi uma vitoria para quem ha tempos espera alguma mudanca na Ordem. O
proprio ministro da Cultura, Gilberto Gil, falou que a OMB ja incomodava
desde a epoca da ditadura e que "nao ha lugar para ela hoje em dia". Gil
chegou a afirmar em uma palestra ha um mes que a OMB e "obsoleta" e
"burocratica". O cantor e compositor ministro disse que a instituicao
deveria ser extinta, caso nao reformule seus metodos e sua funcao na
sociedade. Ele falou que a OMB ja incomodava desde a epoca da ditadura e que
"nao ha lugar para ela hoje em dia".

Toda essa crise de representatividade ficou evidente ha um mes, quando a
presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Ellen Gracie,
arquivou uma Acao Direta de Inconstitucionalidade ajuizada pela Ordem dos
Musicos do Brasil. A acao pedia a anulacao da regra que proibiu os
showmicios e eventos similares com a finalidade de promover candidatos
politicos e as reunioes eleitorais (leia aqui). A regra foi estabelecida na
Lei 11300/06 que instituiu a minireforma para as eleicoes deste ano
modificando a Lei 9504/97.

O argumento da OMB era de que o dispositivo contraria o artigo 5o. da
Constituicao Federal, que preve a livre expressao de atividade artistica e o
de exercicio de trabalho. Alem disso, alega ofensa ao artigo 6o. que
assegura o trabalho como direito social do individuo.

Em sua decisao, a ministra Ellen Gracie observou que, de acordo com decisao
anterior do Plenario do STF, os conselhos e ordens profissionais nao sao
entidades de classe e por isso nao detem a legitimidade para propor acoes
diretas de inconstitucionalidade. A excecao e o caso do Conselho Federal da
Ordem dos Advogados do Brasil que "por sua particular trajetoria na defesa
da sociedade e da ordem juridica, foi incluida pelo constituinte no rol do
artigo 103 da Constituicao, ou seja, por outras motivacoes que nao dizem
respeito a sua natureza juridica".


FORA DE ORDEM

O Forum Nacional Permanente de Musicos, que nasceu no FSM de 2005, tem
tornado o debate publico e articulado com a Frente Parlamentar de Cultura
apoio para aprovar no Congresso as modificacoes necessarias para a
democratizacao da Ordem. Hoje esta em tramite, com chances de ser aprovado
ainda este ano, o projeto de lei 2838, de 1989. O projeto amplia a
participacao dos musicos na entidade (leia aqui).

O projeto modificaria, por exemplo, o mandato dos conselhos para dois anos.
Hoje, os mandatos sao de tres anos, sendo renovados anualmente a partir do
quarto ano da primeira gestao. A estrutura e questionada pelos musicos,
porque acaba favorecendo a permanencia das mesmas pessoas por muitos anos.

Du Oliveira, musico goiano membro do Forum, afirma que a entidade demonstrou
toda a sua fraqueza em nao conseguir levar a acao adiante devido ao desgaste
e falta de participacao com a classe ao longo dos anos. "A Ordem nao e
realmente uma entidade representativa. Nunca ofereceu nenhum beneficio ao
musico. Nao defende os interesses da classe. Ela so serve para reprimir os
que nao pagam suas taxas", pontua.


A TRAJETORIA DE SANDOLI

A Ordem dos Musicos do Brasil nasceu em 1960, por Juscelino Kubitschek, no
mesmo ano da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). O primeiro presidente foi
perseguido politicamente. Wilson Sandoli, delatou seu unico antecessor como
comunista. Sandoli assumiu a Ordem, entao, como interventor, em 1964. Apenas
no mes passado foi obrigado a abandonar o Conselho Nacional, mas continua na
presidencia da regional.

Hoje, no quadro dirigente, nao ha nomes expressivos sob o ponto de vista
artistico. Ao ser criada, em 1960, os conselhos regionais e federal eram
compostos pela fina-flor da musica, gente como Heitor Villa-Lobos, Radames
Gnatalli e Francisco Mignone. O idealizador da OMB foi o paraibano Jose de
Lima Siqueira que, ao falecer, na cidade do Rio de Janeiro, em 1985, alem de
operas, cantatas e concertos, deixou um curriculo de agitador cultural.
Compositor, regente, professor e musicologo, Siqueira criou e dirigiu tres
orquestras - a Sinfonica Brasileira, a Sinfonica do Rio de Janeiro e a
Sinfonica Nacional.

Por outro lado, todo o poderio politico de Sandoli e inversamente
proporcional ao de sua carreira artistica. Ele atuou como crooner de algumas
casas noturnas no Centro de Sao Paulo, entre os anos 50 e 60. O presidente
da OMB diz ter gravado um disco em toda a vida, que nunca ninguem sabe qual
e, conforme reportagens publicadas na grande imprensa.

A OMB possui cerca de 50 mil inscritos em todo o pais. Desses, pouco mais de
8 mil estao em dia com as anuidades. Em fevereiro de 2000, o departamento
juridico do Conselho Regional de Sao Paulo emitiu uma carta cobrando os
inadimplentes e informando que aqueles que nao quitassem seus debitos
ficariam automaticamente suspensos do exercicio profissional.


O SILENCIO DE SANDOLI

Depois da publicacao da reportagem "Musicos estao proximos de conseguir
mudancas na OMB" (leia aqui), de maio deste ano, a reportagem tentou
localizar Wilson Sandoli a responder as acusacoes do Forum dos Musicos e
questionamentos de alguns musicos acerca da OMB enviadas a Carta Maior. A
secretaria do entao presidente pediu para que as perguntas fossem
encaminhadas por e-mail que elas seriam respondidas.

Ja se passaram mais de dois meses que as perguntas foram encaminhadas.
Nenhuma resposta. Toda semana a reportagem liga cobrando. "Ele vai
responder", diz a voz do outro lado. Sandoli caiu em partes. Ainda preside o
Sindicato Paulista e o Conselho Regional. Vitoria timida, mas
importantissima para alimentar a luta por democracia dentro da entidade. Mas
depois de 42 anos, ficam as perguntas:

- Ao que se deve permanencia tao longa do Senhor a frente do Conselho
Federal dos Musicos (mais de 40 anos)?

- Sendo o Conselho Federal dos Musicos composto de 9 membros e de igual
numero de suplentes, eleitos por escrutinio secreto e maioria absoluta em
assembleia dos delegados dos Conselhos Regionais, o senhor nao acha que a
utilizacao da chamada diretoria provisoria nos regionais (Art. 5 da Lei no.
3.857: "Sao atribuicoes do Conselho Federal: e promover quaisquer
diligencias ou verificacoes, relativas ao funcionamento dos Conselhos
Regionais dos Musicos, e adotar, quando necessarias, providencias
convenientes a bem da sua eficiencia e regularidade, inclusive a designacao
da diretoria provisoria"; prejudicou a renovacao efetiva do Conselho
Federal, ja que quanto mais conselhos regionais sob intervencao maior as
chances de permanecer no comando do Orgao?

- Temos informacao de que alguns Conselhos Regionais sofreram intervencao
simplesmente por discordarem da atuacao do senhor. Com a designacao de
diretoria provisoria (sem eleicao obviamente dos musicos) o que se fala e
que os conselhos nao indicavam delegados para a eleicao do Conselho Federal,
e isso teria facilitado sua permanencia a frente da OMB todos esses anos.
Era realmente uma estrategia? O que o senhor tem a dizer sobre isso?

- Considerando que um Musico Profissional de nivel medio pode ser contratado
entre 18 e 24 anos pra ser sargento musico dos Fuzileiros Navais e ganhar
salario inicial de R$ 1.500,00 e de outro lado a Universidade Federal pode
contratar musicos-tecnicos de nivel superior (para Sinfonica) por R$ 900,00,
a OMB ou o sindicato tem algum estudo ou proposta de um piso Salarial?

- Se os musicos praticos representam porcentagem expressiva do quadro de
associados na OMB e nao tem direito a voto, se nao se tem controle sobre as
delegacias que funcionam em residencias particulares nas cidades do interior
(caso comprovado do Rio de Janeiro), como alegar legitimidade eleitoral e
politica, se um percentual presumido de no minimo 50% ou mais da classe nao
pode votar. E os votos do interior vem de delegados "indicados" e sem o
menor controle?

- Porque convidada a participar da camara setorial do Ministerio da Cultura
em julho de 2005 onde estiveram presentes representantes do ECAD, ABPD,
ABMI, ABEM, ABM, Sindicato do Rio, e 12 representantes de Foruns dos estados
alem de representantes do MinC e do MTE, a OMB nao encaminhou representante
na reuniao que discutiu a regulamentacao e trabalho do Musico Brasileiro?
Nao reconhece o Ministerio da Cultura e o Ministerio do Trabalho e Emprego
como orgaos oficiais de implementacao de politicas publicas na area da
musica?

- Onde foi empregado a porcentagem devida a OMB do dinheiro dos contratos
dos shows de artistas estrangeiros que se apresentaram por aqui nesses mais
de quarenta anos do(s) seu(s) mandato(s)?

- No ano passado o antecipamento das eleicoes gerou uma grande polemica.
Para que elas fossem antecipadas nao seria necessario a alteracao do codigo
eleitoral pelo conselho?

- Na sua avaliacao, qual e a funcao da Ordem dos Musicos do Brasil?
 

Carta Maior: 

http://agenciacartamaior.uol.com.br/templates/materiaMostrar.cfm?materia_id=
11892&boletim_id=91&componente_id=1632 










********************************************
********************************************




3 - 	PRIMERAS JORNADAS INTERNACIONALES SOBRE INVESTIGACION EN MUSICA
ACADEMICA LATINOAMERICANA (15-18/Ago - Mendoza, ARGENTINA)




******************************************** 








De: analucia em satlink.com [mailto:analucia em satlink.com] 
Enviada em: terca-feira, 8 de agosto de 2006 09:38
Assunto: Fw: PRIMERAS JORNADAS INTERNACIONALES SOBRE INVESTIGACION EN
MUSICAACADEMICA LATINOAMERICANA



PRIMERAS JORNADAS INTERNACIONALES SOBRE INVESTIGACION EN MUSICA ACADEMICA
LATINOAMERICANA 

"LA INVESTIGACION ARTISTICA EN LA MUSICA LATINOAMERICANA"
PRIMER FESTIVAL INTERNACIONAL DE MUSICA ACADEMICA LATINOAMERICANA


15 AL 18 de agosto de 2006
MENDOZA - ARGENTINA


Maestria en Interpretacion de Musica Latinoamericana del Siglo XX 
Facultad de Artes y Diseno  

Universidad Nacional de Cuyo
Agencia Nacional de Investigaciones Cientificas y Tecnicas
RC 1277/2005 

AUTORIDADES


Universidad Nacional de Cuyo   

* Dra. Maria Victoria Gomez de Erice
Rectora

* Dr. Carlos Passera
Secretario de Ciencia, Tecnica y Posgrado

* Mag. Rosa Fader de Guinazu
Secretaria de Extension Universitaria 

* Mag. Estela Salba
Secretaria Academica
Facultad de Artes y Diseno 

* Prof. Lars Nilsson
Decano

* Lic. Silvia Persio
Vicedecana 

Secretaria de Posgrado
* Prof. Dora De Marinis 
Directora de Investigacion y Desarrollo
Directora de la Maestria en Interpretacion de Musica Latinoamericana del S.
XX

* Prof. Liliana Bermudez 
Secretaria de Extension 

* D.I Omar Linares
Secretario Academico
Departamento de  Carreras Musicales

* Lic. Omar Arancibia
Director



AUSPICIOS:

 
Agencia Nacional de Investigaciones Cientificas y Tecnicas(RC 1277/2005)
Direccion de Investigacion y Desarrollo de la Facultad de Artes y Diseno
Secretaria de Cultura de la Nacion
Orquesta Sinfonica de la Universidad Nacional de Cuyo
Municipalidad de Mendoza
 Teatro Quintanilla
Hotel Cervantes


PROYECTOS Y PROGRAMA PARTICIPANTES, DEPENDIENTES DE LA SECRETARIA DE
CIENCIA, TECNICA Y POSGRADO DE LA U.N.CUYO:

"Creacion de una base de datos de musica latinoamericana contemporanea"
"La interpretacion de la musica argentina para piano"(Cuarta Etapa)

"Musica argentina para guitarra en la segunda mitad del Siglo XX. Primera
etapa: Carlos Guastavino"

"Estudio interpretativo de obras para cantante solista, coro y orquesta en
Mendoza (1950-2000)

"La flauta contemporanea en la obra de Mario Lavista: aplicacion de las
tecnicas extendidas en la ejecucion musical" 

"Polifonia de fiestas mendocinas actuales: fiestas vendimiales, fiestas
patronales y veladas de santos"

"Carlos Barraquero y su musica"

Programa: "Arte y cultura en la modernidad mendocina: lo culto, lo popular y
lo masivo"


COMISION ORGANIZADORA

DIRECTORA: 
Prof. Dora De Marinis

VICEDIRECTORA:
Dra. Ana Lucia Frega

COORDINACION GENERAL:
Prof. Cristina Cuitino
Lic. Elena Dabul
Lic. Silvia Nasiff
Mag. Monica Pacheco
Lic. Beatriz Plana 

COMITE DE SELECCION
Prof. Susana Anton
Prof. Lars Nilsson
Mag. Monica Pacheco  


Las Primeras Jornadas Internacionales sobre Investigacion en Musica
Academica Latinoamericana y el Primer Festival Internacional de Musica
Academica Latinoamericana  estan dedicadas al destacado compositor de
Latinoamerica Alberto Ginastera (1916-1983), en el 90o. aniversario de su
nacimiento.

INTRODUCCION

La Comision Organizadora  saluda cordial y afectuosamente a todos los
participantes de las Primeras Jornadas Internacionales sobre Investigacion
en Musica Academica Latinoamericana y el Primer Festival Internacional de
Musica Academica Latinoamericana. 

Con el objetivo de propiciar el encuentro entre los investigadores y musicos
que desde distintas perspectivas artisticas, cientificas y teoricas se
dedican al estudio, interpretacion y difusion de la musica academica de
America Latina, se ha convocado a estas,  las Primeras Jornadas sobre
Investigacion en Musica Academica Latinoamericana y Primer Festival de
Musica Academica Latinoamericana. 

Es un honor  tanto para los organizadores como para la Facultad de Artes y
Diseno poder contar con participantes  de tan excelente nivel artistico y
academico,  los que  sin duda enriquecen  con su quehacer el  permanente
intercambio de ideas y planteos  generado en los ultimos anos acerca de la
interpretacion de la musica latinoamericana.

La Maestria en Interpretacion de Musica Latinoamericana del Siglo XX
,carrera de Posgrado ofrecida por la Secretaria de Posgrado de la Facultad
de Artes y  Diseno de la Universidad Nacional de Cuyo, desde 2002,   ha
convocado a traves de sus dos  ediciones a mas de 100
interpretes-maestrandos de toda Latinoamerica, interesados en  descubrir el
repertorio latinoamericano por medio de la  ejecucion musical , ademas  de
contar con un plantel de maestros sobresalientes en los diferentes campos ,
tanto compositivo , interpretativo  como musicologico, desde una
perspectiva  que abre   asi un amplio arco que  enmarca tambien el espacio
necesario   para la  reflexion   y  el analisis, incorporando  a  la
investigacion como una de sus herramientas complementarias.   Como logico
corolario de la segunda cohorte, que finaliza ahora, agosto de 2006, se han
organizado en forma conjunta las Jornadas  y el Festival, que  cuentan con
la presencia de destacados musicos de todas las areas  reunidos por un mismo
afan,  una misma  busqueda, la de nuestra identidad como latinoamericanos
que nos acerca en nuestras similitudes , a la vez que nos proyecta en
nuestras diferencias , con una estatura propia, en el contexto de  este
nuevo mundo globalizado . 


AREAS TEMATICAS

Se han propuesto cuatro areas tematicas: 

a) El desarrollo de la musica academica latinoamericana especialmente en el
Siglo XX.  Estilos, tendencias y categorizaciones propias de cada pais de la
region.
b) Formacion del musico profesional: Interprete, profesor, compositor,
musicologo y otras opciones tecnicas.
c) Educacion musical: El papel del repertorio academico latinoamericano en
la educacion musical. 
d) Musica Popular: La influencia de la musica popular  en la creacion
musical latinoamericana.













********************************************
********************************************




4 - 	ESTREIA MUNDIAL: "La Novita del Suono", FLO MENEZES (13/Ago, 20:30hs
- Auditorio do Ibirapuera, Sao Paulo, SP)




******************************************** 









De: Flo Menezes [mailto:flomenezes em uol.com.br] 
Enviada em: segunda-feira, 7 de agosto de 2006 21:36
Assunto: estreia de Flo Menezes



ESTREIA MUNDIAL

"La Novita del Suono" (2006)

para orquestra de camera e eletronica em tempo real



com o EOC - Ensemble Orchestral Contemporain de Lyon

domingo proximo, dia 13 de agosto, as 20h30, no Auditorio do Ibirapuera
(Nyemeyer), durante o Festival Musica Nova 2006.

(Entrada gratuita).


Dante Alighieri, Paradiso - Canto I de La Divina Commedia:

La novita del suono e 'l grande lume
di lor cagion m'accesero un disio
mai non sentito di cotanto acume

(possivel traducao:

A novidade do som e o grande lume
de sua razao me acenderam um desejo
jamais sentido com tanto acume)


Flo Menezes 

CP 141
06803-971 - Embu - SP
Brasil

Compositor &
Diretor Artistico do 
Studio PANaroma
e do
PUTS - PANaroma/Unesp: Teatro Sonoro 

Tel & Fax: ++55/11/4781-6775
Celular: ++55/11/8282-0960

email:
flomenezes em uol.com.br

web:
http://flomenezes.sites.uol.com.br











********************************************
********************************************




5 - 	Programa BNB de Cultura 2007 (Banco do Nordeste) colhe sugestoes
pela Internet (18/Ago - Fortaleza, CE, BRASIL) http://www.bnb.gov.br




******************************************** 









De: lucianoms em bnb.gov.br [mailto:lucianoms em bnb.gov.br] 
Enviada em: segunda-feira, 7 de agosto de 2006 18:56
Assunto: Programa BNB de Cultura 2007 colhe sugestoes pela internet



PROGRAMA BNB DE CULTURA 2007 
COLHE SUGESTOES PELA INTERNET 



Ate o proximo dia 18, interessados poderao inserir, no Portal do BNB, ideias
a serem incorporadas na redacao final do edital de selecao publica de
projetos artisticos


FORTALEZA, 07.08.2006 - O Banco do Nordeste do Brasil esta convidando
artistas, produtores, entidades culturais e demais interessados para, de
forma compartilhada, estabelecerem as linhas de atuacao, criterios de
avaliacao, segmentos contemplados e alocacao de recursos que serao
incorporados na redacao final do edital do Programa BNB de Cultura - Edicao
2007. 

Ate o proximo dia 18, os interessados poderao aproveitar a interatividade
proporcionada pela internet e inserir sugestoes, acrescimos e outras
alternativas de redacao, em formulario eletronico no portal do BNB
(www.bnb.gov.br). 

O Programa BNB de Cultura e uma linha de patrocinio direto do Banco do
Nordeste, para apoio a producao e difusao da cultura nordestina, mediante
selecao publica de projetos.

O Banco do Nordeste pretende destinar, no proximo ano, o montante de R$ 2,5
milhoes para projetos a serem selecionados nas areas de musica, literatura,
artes cenicas, artes visuais e audiovisual (R$ 500 mil para cada uma das
cinco categorias). 

A meta da instituicao e realizar, ainda este ano, todo o processo de selecao
da edicao 2007 do Programa, compreendendo as fases de colheita de sugestoes,
lancamento do edital, periodo de inscricoes, analise dos projetos e
divulgacao do resultado das propostas selecionadas. A informacao e do
gerente de Gestao da Cultura do BNB, Henilton Menezes.


Objetivos, criterios e contrapartidas

Sao objetivos do Programa BNB de Cultura: apoiar prioritariamente a
realizacao de projetos culturais que estao fora da evidencia do mercado e
que contemplem a cultura popular nordestina; apoiar iniciativas de formacao
cultural orientadas para comunidades carentes localizadas na area de atuacao
do BNB; promover a realizacao de eventos nos municipios menos providos de
atividades culturais, dentro da area de atuacao do BNB; investir os recursos
financeiros do BNB, disponiveis para a cultura, em atividades de interesse
da regiao Nordeste; promover a participacao da comunidade nos produtos e
servicos culturais apoiados pelo BNB; e consolidar a imagem do BNB como
empresa socialmente responsavel, atuando no processo de patrocinio cultural
de forma profissional e etica, visando ao desenvolvimento sustentavel da
cultura nordestina.

Para a selecao dos projetos culturais, deverao ser considerados os seguintes
criterios: qualidade artistica; atendimento de interesse coletivo da
comunidade; formacao ou aperfeicoamento profissional; condicoes de
sustentabilidade; viabilidade fisico-financeira; e acoes e investimentos dos
recursos financeiros voltados prioritariamente para municipios de pequeno e
medio porte localizados na area de atuacao do BNB, notadamente aqueles
situados na regiao semi-arida.

Todos os projetos culturais selecionados deverao oferecer ao BNB, no minimo,
as seguintes contrapartidas: inclusao da logomarca institucional do BNB e do
Governo Federal ou de outro produto ou servico associado, a criterio
exclusivo do Banco, em todas as pecas promocionais; inclusao da logomarca do
Banco e do Governo Federal em espacos onde serao realizados os eventos,
quando for o caso; citacao verbal do patrocinio do BNB em todas as
entrevistas concedidas a imprensa sobre a realizacao do projeto; e doacao de
20% de qualquer produto gerado pelo projeto (livro, disco, ingressos etc.)
para uso a criterio do BNB, no caso de patrocinio exclusivo (no caso de
patrocinio parcial, esse percentual sera proporcional ao valor investido
pelo BNB).


Vertentes e linhas de atuacao 

O Programa BNB de Cultura 2007 devera ser focado nas linhas de atuacao e
respectivas vertentes:

* Musica (registro e difusao de musica contemporanea; formacao e
desenvolvimento de bandas, corais e orquestras; e realizacao de eventos
coletivos ou de formacao musical)

* Literatura (incentivo a leitura e criacao de acervos bibliograficos;
edicao e divulgacao de obras literarias; e realizacao de eventos coletivos
ou de formacao musical)

* Artes Cenicas (montagem e circulacao de espetaculos teatrais; e realizacao
de eventos coletivos e de formacao em artes cenicas)

* Audiovisual (producao e finalizacao de curtas-metragens; e realizacao de
eventos coletivos e de formacao em audiovisual)

* Artes Visuais (manutencao e ampliacao de museus; e realizacao de eventos
coletivos e de formacao em artes visuais)

Todos os projetos contemplados deverao apresentar relatorio final, no maximo
em um periodo de 30 dias apos a conclusao de todas as fases, contendo as
seguintes informacoes: detalhamento das despesas realizadas; publico
atingido, classificado quantitativa e qualitativamente; numero de
profissionais envolvidos e funcoes desempenhadas; reproducao de todas as
pecas promocionais; e copias das materias publicadas nas midias impressa
(jornais e revistas) e eletronica (radio, televisao e internet).


ENTREVISTAS E INFORMACOES ADICIONAIS:

* Henilton Menezes (gerente do Ambiente de Gestao da Cultura do BNB) - (85)
3464.3109 / 9944.4357 - henilton em bnb.gov.br

* Ricardo Pinto (coordenador do Programa BNB de Cultura) - (85) 3464.3182 /
9989.2494 - yuca em bnb.gov.br

* Luciano Sa (assessor de imprensa do Centro Cultural Cultural Banco do
Nordeste) - (85) 3464.3196 / 9117.1234 - lucianoms em bnb.gov.br














********************************************
********************************************




6 - 	ESTREIA INTERNACIONAL: Concerto No. 2, para Violao e Orquestra de
Cordas. Obra de FERNANDO MATTOS (14/Ago, 21:00hs - Porto Alegre, RS, BRASIL)




******************************************** 










De: Fernando Mattos [mailto:fmattos21 em gmail.com] 
Enviada em: terca-feira, 8 de agosto de 2006 15:13
Assunto: Concerto theatro Sao Pedro



ESTREIA INTERNACIONAL DO CONCERTO No. 2

PARA VIOLAO E ORQUESTRA DE CORDAS 

DE FERNANDO MATTOS 



REGENTE : ANTONIO CARLOS BORGES CUNHA

SOLISTA : DANIEL WOLFF

LOCAL : Theatro Sao Pedro

Praca Marechal Deodoro, s/n
Porto Alegre - RS
Fones: (51) 3226.2005 / 3227.5100
Fax: 3226.4269

DATA : 14 de agosto de 2006

Horario : 21h

Ingressos a venda no local.



Para saber mais sobre a Orquestra de Camara Theatro Sao Pedro, acessar:

http://www.orquestratsp.org.br/









********************************************
********************************************




7 - 	MARLOS NOBRE: Premio Tomas Luis de Victoria. CRITICAS: El Mundo; El
Pais (Jun/2006 - Madrid, ESPANHA)




******************************************** 









De: Maria Luiza Corker [mailto:marialuizacorker em uol.com.br] 
Enviada em: segunda-feira, 7 de agosto de 2006 14:10
Assunto: CRITICAS EL MUNDO EL PAIS PREMIO TLV



EL MUNDO, SABADO 17 DE JUNIO DE 2006
CULTURA

CLASICA/ Premio Tomas Luis de Victoria 

UN HOMENAJE DE POSTIN PARA EL LUCIDO MARLOS NOBRE

Premio Tomas Luis de Victoria

Obras de Marlos Nobre/ Interpretes: Pilar Jurado, soprano; Horacio
Lavandera, piano./
Escenario: Real Academia de Bellas Artes de San Fernando./ 15 de junio de
2006
Calificacion: ****



CARLOS   OMEZ  AMAT

MADRID.- En solemne acto, celebrado en el salon de la Academia de San
Fernando, se ha entregado el Premio Iberoamericano de la Musica Tomas Luis
de Victoria al gran compositor brasileno Marlos Nobre. El Premio Victoria,
establecido por la Sociedad General de Autores y Editores y la Fundacion
Autor es importantisimo, por su dotacion economica, por el honor que
representa y, sobre todo, por la calidad de los seis ganadores de su
palmares.

Hubo sabias palabras de Tomas Marco, profundo conocedor de la obra y la
aventura de su colega Nobre, sobre el que tambien ha escrito un libro.
Enrique Iglesias, secretario general iberoamericano, entrego el premio, que
agradecio el musico en un discurso plagado de reflexiones y de claridades
sobre sus propias ideas esteticas, sus fuentes y sus procedimientos. Tambien
hablo Eduardo Bautista, presidente del Consejo de Direccion de la SGAE, y el
embajador de Brasil.

La justicia de la distincion quedo luego patente cuando se escucharon unas
paginas de Marlos Nobre, interpretadas por la soprano Pilar Jurado, esa gran
mujer que hace tantas cosas en la musica espanola y todas bien, y el joven
pianista argentino Horacio Lavandera, que nos sorprendio con su formidable
virtuosismo. No hay que ser adivino para augurarle una gran carrera.

En estreno mundial, se presentaba la "Sonata sobre un tema de Bartok - un
motivo del impresionante "Concierto para orquesta" - , partitura ejemplar
por su escritura, su riqueza imaginativa y su potencia. Lavandera la
interpreto con una fuerza arrolladora. Pilar Jurado, con su milagroso
sentido de la afinacion y su dominio de los estilos de nuestro tiempo, se
lucio tambien en otras obras de Nobre que afirman su personalidad de artista
creador, completamente libre, dueno de la tecnica, que no le tiene miedo a
nada. Ni siquiera a la tonalidad, que ha sido y sigue siendo el coco para
muchos, por culpa de las malas companias. Se aplaudio con sincero
entusiasmo.





EL PAIS, sabado 17 de junio de 2006
CULTURA/ 53


VI PREMIO TOMAS LUIS DE VICTORIA

La Logica y la magia

Marlos Nobre

Tres cancoes negras, Canto a Garcia Lorca, Sonata para piano sobre un tema
de Bartok (estreno mundial). Con Pilar Jurado, soprano, y Horacio Lavandera,
piano. Concierto con motivo de la entrega del VI Premio Iberoamericano de la
Musica Tomas Luis de Victoria 2005 a Marlos Nobre. Academia de Bellas Artes
de San Fernando. Madrid, 15 de junio de 2006.


J. A.VELA DEL CAMPO

El Premio Iberoamericano de la Musica Tomas Luis de Victoria, dotado con
60.000 euros, ha recaido en su sexta edicion en el brasileno Marlos Nobre,
que continua asi los pasos del cubano Harold Gramatges, el peruano Celso
Garrido-Lecca, el venezolano Alfredo del Monaco y los espanoles Xavier
Montsalvatge y Joan Guinjoan. La velada a proposito de la entrega fue
hermosa, incluyendo los prolegomenos al concierto propiamento dicho.

Tomas Marco en su "laudatio" hablo de "realismo magico" en musica y situo a
Marlos Nobre (Recife, 1939) como el mas importante de los compositores vivos
en la actualidad en America del Sur. Ha escrito un estupendo libro sobre su
colega que incluye un disco con una seleccion muy atractiva de la obra del
brasileno.

El discurso de Nobre se movio en la orbita de la fascinacion, desde la
musicalidad de la palabra aplicada a unos contenidos de gran interes en el
campo reflexivo. Y al final la musica resulto deslumbrante.

Tanto de las canciones negras - maracatu, cantilena, candombe - como de la
sonata pianistica sobre un tema de Bartok, que se escuchaba por primera vez,
se desprendio una fuerza ritmica excepcional. Confluyen un triple juego de
relaciones dialecticas, las derivadas del pensamiento logico en su contraste
con el magico, la complementariedad entre lo popular y lo culto, y el viaje
de ida y vuelta entre Europa y America.

El tratamiento de Bartok, mirando de reojo a Villalobos, fue de lo mas
sugerente. Sobre todo, al poseer la obra un magnetismo y una fuerza que la
hacen irresistible.

Capitulo aparte merece la interpretacion. La soprano Pilar Jurado estuvo
arrolladora (tiene grabada la obra con el octeto iberico de violonchelos que
dirige Elias Arizcuren) y el joven pianista argentino Horacio Lavandera se
invento una version realmente apabullante.

Desde la tecnica y desde  la intuicion. Con lo que, en esta complementacion
de esfuerzos, la musica de Marlos Nobre llego a la sala rebosante de
energia.

El concierto fue breve pero intenso. Y  demostro la gran categoria del
premiado y la oportunidad de su reconocimiento.














********************************************
********************************************




8 - 	CALL FOR SCORES: Ensemble 1/4 (DEADLINE 31/Out/2006 - Nova Iorque,
EUA)




******************************************** 









De: Monique Buzzarte [mailto:monique em buzzarte.org] 
Enviada em: quinta-feira, 10 de agosto de 2006 20:50
Assunto: Call for Scores - NYC Peace Concert



CALL FOR SCORES



Ensemble 1/4 announces a call for scores for their March 2007 "Thoughts
About Peace in a Time of War" New York City peace concert (exact date and
venue pending).

Composers should submit works of 5-8 minute durations for instrumentation in
any combination of the following:  soprano, flute (piccolo, alto), clarinet
(bass clarinet), trombone (euphonium, conch, didjeridu), violin, cello,
piano, percussion, and tape.

Submissions by composers from areas of the world currently facing armed
conflict (Israel, Lebanon, Iraq, Palestine, Sudan, Afghanistan, etc.) are
especially encouraged, as are compositions reflecting the voices of such
cultures.

Please send scores and if possible recordings by October 31, 2006 to:


Idith Meshulam

Artistic Director, Ensemble 1/4
257 West 86th Street #13A
New York, NY 10034
idith em ensemble-pi.org
http://www.ensemble-pi.org/

Materials will be returned if accompanied by a SSAE.













********************************************
********************************************




9 - 	RADIO: Programa Compositores Brasileiros (domingos, 27/Ago, 03,10 e
17/Set - Radio MEC FM, Rio de Janeiro, RJ)
http://www.radiomec.com.br/online/




******************************************** 







From: rodrigo cicchelli velloso 
Sent: Saturday, August 05, 2006 12:27 PM
Subject: O tempo passa...



A recente passagem de meus 40 anos ensejou a realizacao de uma serie de 4
programas radiofonicos, produzidos por Jorge Ayer para a Radio MEC FM (98,9
MHz). Trata-se do programa Compositores Brasileiros, que vai ao ar aos
domingos as 22:00hs, horario daqui. Quem nao esta no Rio talvez consiga
captar a difusao pela internet. O site da Radio MEC on-line e:
http://www.radiomec.com.br/online/

Estes 4 programas enfocam diferentes facetas da minha producao. Entremeadas
por entrevistas, serao difundidas obras antigas e outras nem tanto,
instrumentais, eletronicas e mistas. (Pecas mais recentes serao objeto de um
futuro programa, quando lancarmos o CD que esta sendo produzido com
patrocinio da Petrobras para marcar a data.) Serao ouvidas, tambem,
composicoes de musica incidental e o ultimo programa da serie sera dedicado
a minha atividade como professor, com a participacao de quatro alunos da
Escola de Musica da UFRJ - Marcos Campello, Olavo Vianna, Paulo Dantas e
Victor Neves, que apresentarao composicoes eletronicas.

Enfim, se puderem, conectem-se na Radio MEC FM (98,9 MHz) -
http://www.radiomec.com.br/online/ aos domingos nos dias 27/08, 3/09, 10/09
e 17/09, sempre as 22:00hs.













********************************************
********************************************




10 - 	CONCERTOS: QUARTETO DE BRASILIA. Obras de OSVALDO LACERDA, CARLOS
GOMES (11-13/Ago - Ouro Preto; Belo Horizonte e Sabara, MG, BRASIL)




******************************************** 






De: cohen [mailto:cohen em terra.com.br] 
Enviada em: segunda-feira, 7 de agosto de 2006 13:55
Assunto: Re:[FWD cdmc] 28/2006



O Quarteto de Brasilia, formado pelos musico Ludmila Vinecka e Claudio Cohen
(violinos) Glesse Collet (viola) e Guerra Vicente (cello), estara se
apresentando de 09 a 13 de agosto em Minas Gerais, dando continuidade a sua
turne nacional comemorativa dos 20 anos do grupo. 



PROGRAMA:

WOLFGANG AMADEUS MOZART

Quarteto de Cordas no.14 em sol maior, K.387 (Viena-1782)
I. Allegro vivace assai
II. Minuetto - Trio (Allegro)
III. Andante Cantabile
IV. Molto Allegro

Quarteto de Cordas no.19 em do maior, K.465 (Viena-1785)
I. Adagio - Allegro
II. Andante Cantabile
III. Menuetto -Trio (Allegro)
IV. Allegro


ANTONIO CARLOS GOMES

Sonata para Cordas
I. Allegro animato
II. Allegro scherzoso
III. Largo
IV. Vivace "O Burrico de Pau"


OSVALDO LACERDA

Quarteto no. 1 para Cordas (1952)
I. Preludio e fuga
II. Aria
III. Dansa


CLASSICOS DA MPB COM QUARTETO DE BRASILIA



Os concertos terao lugar em;



Dia 11/08  Ouro Preto Auditorio do GLTA  as 20:30hs

Dia 12/08  Belo Horizonte Sala Sergio Magnani/Fundacao de Educacao Artistica
as 20:30hs

Dia 13/08  Teatro Municipal de Sabara as 17hs 



QUARTETO DE BRASILIA


Fundado em 1986, O Quarteto de Brasilia ja realizou turnes pelo Brasil, EUA,
Mercosul, Asia e Europa e foi laureado com os Premios Sharp, Fundacao Ok,
Ordem do Merito Cultural do DF e IX Premio Carlos Gomes como destaque em
musica de Camara de 2004. Participou dos principais Festivais de musica do
Brasil tais como Campos do Jordao, Curso Internacional de Verao de Brasilia,
Festival de Musica Antiga e Colonial de Juiz de Fora, Festival de Londrina,
Virtuose em Recife, Festival de Musica de Camara de Curitiba, Music Mountain
Festival USA entre outros.

Sua discografia inclui oito titulos (8 CD's), com obras de Villa-Lobos,
Ravel, Dvorak, Carlos Gomes, Guerra- Peixe, Classicos da MPB, Henrique
Oswald, Luis de Freitas Branco, Arthur Bliss e Glinka. 

Seus integrantes sao musicos de alto gabarito e respeitabilidade no cenario
erudito nacional sejam como professores, solistas e ainda musicos de camara
e das principais orquestras sinfonicas brasileiras. Sao eles, Ludmila
Vinecka e Claudio Cohen aos violinos, Glesse Collet na viola e Guerra
Vicente ao violoncelo.







********************************************
********************************************




11 - 	RECITAL: DAVID WITTEN (piano, EUA). Obras de TCHEREPNIN, RAVEL,
DOMINGO LOBATO e PONCE (11/Ago, 20:00hs - Porto Alegre, RS, BRASIL)




******************************************** 







De: [mailto:extmusica-l-bounces em ufrgs.br] Em nome de Extensao Musica
Enviada em: sexta-feira, 11 de agosto de 2006 11:25
Assunto: [Extmusica-l] Hoje!: RECITAL DE PIANO - DAVID WITTEN (EUA)



Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Instituto de Artes
Departamento de Musica



RECITAL DE PIANO

DAVID WITTEN (EUA)



11 de agosto de 2006, sexta-feira, 20h

Auditorium Tasso Correa - Instituto de Artes - UFRGS

(Rua Senhor dos Passos, 248 - Centro - Porto Alegre/RS)

ENTRADA FRANCA



PROGRAMA


Nikolai Nikolaievich Tcherepnin - 14 Esbocos de pinturas de um alfabeto
russo

Maurice Ravel - Miroirs

Domingo Lobato - La guarecita - La guacamaya pinta

Manuel M. Ponce - Intermezzo - Malgre tout - Balada Mexicana



A carreira internacional do pianista David Witten inclui um elevado numero
de turnes pela Irlanda, Finlandia, Russia, Europa, Mexico e America do Sul.
Como recipiente de uma bolsa de professor visitante em 1990 da Fundacao
Fulbright, passou um semestre letivo lecionando no Programa de Pos Graduacao
em Musica da UFRGS. Nesta temporada apresentou-se em varios recitais nao so
em Porto Alegre, mas tambem por todo o pais. Desde entao, tem retornado com
frequencia para recitais, concertos e masterclasses. 

No seu pais natal, tem-se apresentado como solistas com: The Boston Pops
Orchestra, The Pro Arte Chamber Orchestra, e varios grupos de camara
incluindo frequente colaboracao com integrantes da New York Philharmonic e
Boston Symphony Orchestra. Witten tem tambem se empenhado em difundir musica
recentemente composta. Ele gravou a musica de Nicholas Van Slyck (Titanic
Records), e encomendou mais de uma duzia de novas obras para o grupo Soli
Espri, um trio de camara que ele fundou em Boston com o clarinetista Chester
Brezniak e a mezzo-soprano D'Anna Fortunato. Com a flautista Sue-Ellen
Hershman-Tcherepnin, Witten formou o Duo Clasico; suas gravacoes, Flute and
Piano Music of Latin America, podem ser adquiridas no selo Musical Heritage
Society. Recentemente, Marco Polo Records lancou o seu album solo, Piano
Music of Manuel M. Ponce.

David Witten tem se dedicado a questoes academicas. Witten editou e produziu
o livro Nineteenth-Century Piano Music: Essays in Performance and Analysis
(Garland Publishing, 1997), no qual encontra-se seu trabalho mais
significativo sobre as Baladas de Chopin. 

Nascido em Baltimore, Maryland, frequentou na adolescencia o Peabody
Conservatory, e posteriormente a Rubin Academy of Music em Jerusalem. Na
Johns Hopkins University graduou-se em Psciologia. Posteriormente,
titulando-se com alta distincao na Boston University, recebeu o grau de
Doctor of Musical Arts em piano. Entre seus professores, destacam-se
Reynaldo Reyes, Walter Hautzig, Leo Smit, and Dorothy Taubman. Passados mais
de vinte anos de uma carreira pianistica ativa e diversificada na area de
Boston, David Witten aceitou a cadeira de piano Montclair State University,
e sua posicao nesta instituicao intitula-se Coordinator of Keyboard Studies.

Um entusiasta da fotografia, Professor Witten recebeu premios no concurso
MSU's International Photography Competitions. Ele expos em Budapest, Hungary
em 2004, sendo suas fotos recentemente publicadas em www.lafolia.com.













********************************************
********************************************




12 - 	CONCERTO: MARINA SPOLADORE (piano). Obras de POULENC, CLAUDIO
SANTORO, VILLA-LOBOS (13/Ago, 11:00hs - Belo Horizonte, MG, BRASIL)




******************************************** 







De: Fundacao de Educacao Artistica [mailto:fea em gold.com.br] 
Enviada em: quinta-feira, 10 de agosto de 2006 11:25
Assunto: Manhas Musicais 13/08



MANHAS MUSICAIS,


Volta a serie de concertos dominicais na Sala Sergio Magnani, neste dia 13
de agosto, as 11 horas.

Apresenta-se a pianista MARINA SPOLADORE, ja conhecida do nosso publico,
pelo belo recital que aqui realizou em 2004.

Jovem musicista paranaense, Marina e um dos grandes talentos da nova
geracao, muito premiada em concursos.

Em seu programa executara Beethoven, Schumann (Variacoes Abegg), Claudio
Santoro, Villa-Lobos, Poulenc e Mendelssohn (Variacoes Serias).


Data e horario: Domingo - 13/08/06 as 11:00 horas.
Ingressos: R$5 (meia entrada para todas as categorias).
Venda: 5a. e 6a. feira ate as 21 horas e Sabado ate as 12 horas na
secretaria da FEA. Na bilheteria, Domingo a partir das 10 horas.

Local: Sala de Musica Sergio Magnani
Endereco: R. Goncalves Dias, 320 - bairro Funcionarios - BH - MG

Informacoes: (31)3226.6866










********************************************
********************************************




13 - 	RECITAIS: PAULO PEDRASSOLI e CAMERATA DE VIOLOES DO CBM (Ago/2006 -
Montes Claros, MG; Rio de Janeiro, RJ)




******************************************** 










De: Paulo Pedrassoli Jr. [mailto:ppj em connection.com.br] 
Enviada em: quarta-feira, 9 de agosto de 2006 09:46
Assunto: agenda de recitais - agosto



AGOSTO DE 2006 


DIA 11, SEXTA-FEIRA, 17h - Paulo Pedrassoli faz recital solo no Estudio
Sinfonico da Radio MEC (Pca. da Republica, 141-A, Centro, tel. 2252-8413).
No programa, obras de Bach, Tarrega, Albeniz, Kampela e Villa-Lobos. Assista
no local (a entrada e franca) ou sintonize a MEC-FM (98.9 MHz) que fara
transmissao ao vivo. Rio de Janeiro, RJ.


DIA 18, SEXTA-FEIRA, 14h - Paulo Pedrassoli faz recital solo no Centro
Cultural Justica Federal (Av. Rio Branco, 241 - Centro). No programa, obras
de Bach, Tarrega, Albeniz, Kampela, Pedrassoli e Villa-Lobos. A entrada e
franca. Rio de Janeiro, RJ.


DIAS 19 e 20 - Recitais da Camerata de Violoes do CBM em Montes Claros, MG.


DIA 22, TERCA-FEIRA, 12:30h - A Camerata de Violoes do Conservatorio
Brasileiro de Musica faz apresentacao no Centro Cultural LIGHT (Av. Marechal
Floriano, 168 - centro). No programa, obras de Villa-Lobos,
Lorenzo-Fernandez, Mignone e Santoro, alem de composicoes originais de
Gaetano Galifi, Rogerio Borda e Valmyr de Oliveira, estes, integrantes do
conjunto. A entrada e franca. Rio de Janeiro, RJ.











********************************************
********************************************




14 - 	LANCAMENTO DO LIVRO: "Performace e Interpretacao Musical - Uma
Pratica Interdisciplinar", SONIA ALBANO DE LIMA (org.) (19/Ago, 16:00hs -
Centro Cultural Sao Paulo, Sao Paulo, SP)




******************************************** 







De: Fausto Borem de Oliveira [mailto:fborem em musica.ufmg.br]
Enviada em: sexta-feira, 4 de agosto de 2006 09:23
Assunto: Convite livro Fausto



A Musa Editora e a Faculdade de Musica carlos Gomes convidam para o 

LANCAMENTO DO LIVRO 

PERFORMACE E INTERPRETACAO MUSICAL - UMA PRATICA INTERDISCIPLINAR

Sonia Albano de Lima (org.), Flavio Apro, Marcio Carvalho, Lourenco Cesar
Finatti, Rita Fucci Amato, Fausto Borem, Guilherme Menezes Lage, Maurilio
Nunes Vieira, Joao Pardal Barreiros, Fabio Zanon

Domingo, dia 19 de agosto de 2006, as 16h, no evento PRIMAVERA DOS LIVROS
2006, Centro Cultural Sao Paulo - Estacao Vergueiro do Metro.



Nos ultimos anos os instrumentistas e cantores tem buscado uma integracao
academica, produzindo teses e trabalhos de pesquisa que refletem as questoes
primordiais que envolvem a performance, a pratica instrumental e a
interpretacao musical. Essa disseminacao de ideias tem contribuido
muitissimo para o desenvolvimento da area, o surgimento de novas
metodologias e a reflexao mais apurada sobre certos procedimentos
interpretativos cristalizados no tempo. A interdisciplinaridade, enquanto
meio de investigacao, tornou-se uma ferramenta bastante satisfatoria,
transformando a execucao musical em um caleisdoscopio de questionamentos,
solucoes e novas abordagens.














********************************************
********************************************




15 - 	TESTE SELETIVO: MUSICO-BOLSISTA (clarinete e sax tenor) CMPB
(Inscricoes: 08-11/Ago - Curitiba, PR, BRASIL)




******************************************** 










De: [mailto:comunidadecultural em fcc.curitiba.pr.gov.br] 
Enviada em: terca-feira, 8 de agosto de 2006 16:33
Assunto: TESTE SELETIVO PARA MUSICO-BOLSISTA CMPB



TESTE SELETIVO PARA MUSICO-BOLSISTA

DA ORQUESTRA A BASE DE SOPRO



A Orquestra a Base de Sopro, do Conservatorio de MPB, esta abrindo
inscricoes para selecao de musico-bolsista para as vagas de "Clarinete" e
"Sax Tenor". As inscricoes serao recebidas no periodo de 8 a 11 de agosto de
2006, ate as 18h00. Os candidatos devem possuir experiencia comprovada como
musico e serao submetidos a avaliacao de uma banca. Os testes ocorrerao no
dia 14 de agosto, em horarios a serem definidos oportunamente. Informacoes
pelo telefone 3321-2855.











********************************************
********************************************




16 - 	VIDEOS: Nucleo Musica Nueva de Montevideo. FAUSTO ROMITELLI
(ITALIA), ANA TORRES (COLOMBIA/URUGUAY) e THIERRY DE MEY (BELGICA). (16/Ago,
20:00hs - Montevideo, URUGUAI)




******************************************** 








De: NucleoMusicaNueva [mailto:nmnm em adinet.com.uy] 
Enviada em: sexta-feira, 11 de agosto de 2006 00:47
Assunto: Nucleo Musica Nueva de Montevideo



nucleo musica nueva de montevideo 

40 anos del nucleo musica nueva:
musica contemporanea en video


El miercoles 16 de agosto a las 20:00 horas el Nucleo Musica Nueva realizara
una nueva sesion de sus Jornadas 2006 de video en colaboracion con la
Escuela Universitaria de Musica, en la sede de esta institucion, Guayabo
1773 (entre Gaboto y Frugoni). 
Este programa estara integrado por trabajos multimedia de los compositores
Fausto Romitelli (Italia), Ana Torres (Colombia/Uruguay) y Thierry De Mey
(Belgica). Las obras de Romitelli y De Mey son estrenos para el Uruguay, y
la de Torres es estreno absoluto. Presentan caminos creativos muy
diferentes.

De Mey propone en "Poses" (2004), con el videista Pierre Radisic, una
humorada sobre compositores e interpretes. Ana Torres busca en "Andes y
Paysandu" (2006), con la colaboracion de Noel Langone y Vanessa Cardozo,
componer el paisaje sonoro del antiguo edificio de la Escuela Universitaria
de Musica, en Andes y Paysandu. Por su parte, Romitelli (1963-2004) propone
en "An Index of Metals" (2003) una video-opera. No es el "video" de una
opera, sino una opera en la que la accion es un video abstracto (basado en
tomas reales) concebido organicamente con la musica. Se trata de la ultima
obra de Romitelli, compuesta a ritmo febril en sus ultimos dias de salud.
Las imagenes son de Leonardo Romoli y del tambien compositor Paolo Pachini.
El texto es de la poeta y periodista croata Kenka Lekovich. El estilo es el
de los textos del "heavy rock" y la obra contiene como uno de sus motivos
musicales la cita del principio de "Shine on you, crazy diamond" de Pink
Floyd.

La entrada es libre.  














********************************************
********************************************




17 - 	RADIO: AUDICOES BRASILEIRAS - Programacao da Semana (14-18/Ago -
Recife, PE, BRASIL) http://www.audicoesbrasileiras.mus.br




******************************************** 








De: Carlos Eduardo Amaral [mailto:audicoesbrasileiras em gmail.com] 
Enviada em: quinta-feira, 10 de agosto de 2006 12:25
Assunto: Audicoes Brasileiras - programacao da semana



www.audicoesbrasileiras.mus.br



Proxima semana

Entrevistado: Clovis Pereira (primeira parte)


Programacao - 14 a 18/08



Segunda

20h Marcelo Fortuna
20h37 Brazilian Music for viola and piano 
21h45 Audicoes Brasileiras - Edicao no. 07
22h42 Espaco Villa-Lobos: Sexteto do Rio
23h55 Encerramento


Terca

20h Espaco Villa-Lobos: Sexteto do Rio
21h13 Marcelo Fortuna
21h50 Brazilian Music for viola and piano
22h58 Audicoes Brasileiras - Edicao no. 07
23h55 Encerramento


Quarta

20h Audicoes Brasileiras - Edicao no. 07
20h57 Espaco Villa-Lobos: Sexteto do Rio
22h10 Marcelo Fortuna
22h47 Brazilian Music for viola and piano 
23h55 Encerramento


Quinta

20h Brazilian Music for viola and piano 
21h08 Audicoes Brasileiras - Edicao no. 07
22h05 Espaco Villa-Lobos: Sexteto do Rio
23h18 Marcelo Fortuna
23h55 Encerramento


Sexta

Recesso



Carlos Eduardo Amaral
"Acesse www.audicoesbrasileiras.mus.br e divulgue a musica classica
brasileira para o mundo."
Parceria www.argohost.net 













********************************************
********************************************




18 - 	ESTRENOS: MIRTRU ESCALONA-MIJARES (VENEZUELA) (Ago/2006 - Mens,
FRANCA)




******************************************** 





De: [mailto:compositoresvenezolanos em gruposyahoo.com] Em nome de Mirtru
Escalona-Mijares
Enviada em: domingo, 6 de agosto de 2006 20:27
Assunto: [compvenz] Pub. Proximos Estrenos



Les envio el link del programa del IV Festival Mens (Francia),
donde estrenaran dos de mis piezas, 


http://www.mensalors.com/docs/programme2006_mensalors.pdf


"Pazar", para Soprano, Contrabajo y Piano (martes 08 de Agosto)

"Impromptu", para Bateria y Electronica (Miercoles 09 de Agosto)


Mirtru Escalona-Mijares











********************************************
********************************************




19 - 	MUSIC JOURNAL: ECHO - Issue 7, Volume 1 (Ago/2006 - UCLA, Los
Angeles, EUA) http://www.echo.ucla.edu




******************************************** 










De: [mailto:anppom-l-bounces em iar.unicamp.br] Em nome de Carlos Palombini
Enviada em: sabado, 5 de agosto de 2006 14:05
Assunto: [ANPPOM-L] Echo 7.1 Has Launched



The editorial board of Echo: a Music-Centered Journal is pleased to 
announce the publication of our newest issue.



Issue 7, Volume 1
ISSN 1535-1807
http://www.echo.ucla.edu



*Articles*

"A Social History of Nepali Pop in Nepal's Urban Youth Culture, 1985-2000"
Yubakar Raj Rajkarnikar and Paul Greene

"That Loving Feeling Meets the Danger Zone: Men, Sex, and Music in Top Gun"
Raphael Atlas


*Review Essay*

David Gramit:
Listening to Reason: Culture, Subjectivity, and Nineteenth-Century 
Music, by Michael P. Steinberg
Music in the Culture of Polish Galicia, 1772-1914, by Jolanta T. Pekacz


*Reviews*
Matthew Delmont
Alan Lomax: Selected Writings, 1934-1997, by Ronald D. Cohen

Douglas Kahn
Capturing Sound: How Technology Has Changed Music, by Mark Katz



ECHO is a peer-reviewed online journal edited by graduate students in the
Department of Musicology at UCLA. We welcome submissions sent to
echojour em humnet.ucla.edu. All content on ECHO is archived and free to
access.

Phil Gentry
pgentry em ucla.edu














********************************************
********************************************




20 - 	CALL FOR PAPERS: ANNUAL MEETING OF THE AMERICAN MUSICOLOGICAL
SOCIETY (16/Jan/2007 - Quebec City, CANADA)




******************************************** 







From: Marie-Helene Benoit-Otis <kleine_kartoffel em yahoo.ca>
Reply-To: cercledemusicologie em groupesyahoo.ca
Subject: [cercledemusicologie] AMS Quebec 2007
Date: Tue, 08 Aug 2006 12:45:41 -0400



AMS Quebec City 
1-4 Nov 2007
Call for Papers

Deadline: 5 p.m. EST, 
16 January 2007


The Annual Meeting of the AMS will be held in Quebec City, Canada, from
Thursday, 1 November, to Sunday, 4 November. The Program Committee welcomes
proposals for individual papers, formal sessions, and evening panel
discussions in all areas of musicology. We will continue to follow the
guidelines adopted in 2005, which allow longer abstracts and thirty-minute
papers. Please read these guidelines carefully, as proposals that do not
conform to them will not be considered.

Proposals must be received by 5 p.m., EST, Tuesday, 16 January 2007. All
persons submitting proposals are invited to do so by mail, addressed to AMS
Quebec City Program Committee, attn: Robert Judd, American Musicological
Society, Bowdoin College, 6010 College Station, Brunswick ME 04011-8451, or
on the Web at www.ams-net.org. Proposals must not exceed words, and, if
mailed, must be printed in 10- or 12-point single-spaced sans serif typeface
on one 8.5 x 11-inch or A4 page. Proposals sent by regular mail must include
(on a separate page): the author's name, institutional affiliation or city
of residence, audio-visual requirements, and full return address, including
e-mail address whenever possible. If submitting electronically, the
on-screen directions should be followed carefully. Please note that
proposals longer than 500 words will be automatically truncated. As in the
past, only one submission per author will be considered. 

No one may appear on the Quebec City program more than twice. An individual
may deliver a paper and appear one other time on the program, whether
participating in an evening panel discussion, functioning as a
chair-organizer of a session, or serving as a respondent, but may not
deliver a lecture-recital or concert. Not counting as an appearance is
participation in extra-programmatic offerings such as interest-group
meetings or standing committee presentations (e.g., the Committee on the
Status of Women). 

Receipts will be sent to all who submit proposals. Those who submit
proposals via mail should provide either an e-mail address or self-addressed
stamped postcard for this purpose. Receipts will be sent by the beginning of
February 2007. 

Length of presentations: The length of presentations submitted by
individuals and those proposed as part of formal sessions will be limited to
thirty minutes in order to allow ample time for discussion. Position papers
delivered as part of a panel discussion should be no more than ten minutes
long. 

Individual proposals: Proposals should represent the talk as fully as
possible. A successful proposal typically articulates and substantiates
major aspects of its argument or research findings clearly, points out the
novelty of the proposal (and its relation to earlier work), and indicates
its significance for the scholarly community. Authors will be asked to
revise their proposals for the book distributed at the meeting; the version
read by the Program Committee can remain confidential. If a submission is
not an individual proposal, it should be labeled as belonging to one of the
following categories. 

Formal sessions: An organizer representing several individuals may propose a
Formal Session, which may take the form of (1) an entire session of four
papers, or (2) a half session with two papers. In a -word anonymous
proposal, the organizer should set out the rationale for the session,
explaining the importance of the topic and the proposed grouping of papers,
together with a suggested chairperson (who would be named). The organizer
should also include a proposal for each paper, which conforms to the
guidelines for individual proposals stated above. Formal Session proposals
will normally be considered as a unit, accepted or rejected as a whole.
Applicants who would permit their proposal to be considered in the event
that the complete Formal Session proposal is not accepted should indicate as
much at submission (a check-off box for this is included in the online
form). All organizers, including those who wish to include respondents, must
observe the forty-five-minute slots for paper presentation and discussion. 

Evening panel discussions: Evening panel discussions are intended to
accommodate proposals that are amenable to an exchange of ideas in a public
forum. These may examine a central body of scholarly work, a methodological
theme, or research in progress. Such panels should comprise participants'
brief position statements, followed by general discussion among panelists
and audience. Panel discussions will be scheduled for the same duration of
time as full or half sessions of papers and will take place during the
evenings. Organizers of panel discussions should submit the names of all
panelists in a proposal of no more than 500 words that outlines the issues,
clarifies the rationale behind the proposal, describes the activities
envisioned, and explains why each panelist has been chosen. Such a proposal
will not be vetted anonymously and will be considered only as a whole.
Organizers of panel discussions may not also present a formal paper in the
same year or in the preceding one, but panelists may do so. Organized,
on-going study groups and affiliated societies should contact Robert Judd at
the AMS office about scheduling a room for their meetings rather than
applying under this category. 

Program Committee procedures: The Program Committee will evaluate and
discuss all the proposals anonymously (i.e., with no knowledge of
authorship) and initially choose roughly 120 papers. The authors of all
proposals will then be revealed, and approximately twenty-four more papers
will be selected from the remaining proposals, for a total of 144. No paper
accepted during the first round of discussion will be eliminated in the
second round. Session chairs will be discussed by the whole committee,
taking into account nominations, including self-nominations, sent to the AMS
office by 10 March 2007.



www.cercledemusicologie.com











********************************************
********************************************




21 - 	3a SEMANA DE LA MUSICA Y LA MUSICOLOGIA (22-26/Ago - Buenos Aires,
ARGENTINA)




******************************************** 






De: analucia em satlink.com [mailto:analucia em satlink.com] 
Enviada em: terca-feira, 8 de agosto de 2006 09:40
Assunto: Fw: Jornadas Interdisciplinarias de Investigacion Musical: AGOSTO
2006



TERCERA SEMANA DE LA MUSICA Y LA MUSICOLOGIA.

JORNADAS INTERDISCIPLINARIAS DE INVESTIGACION MUSICAL


22 AL 26 DE AGOSTO DE 2006 

Subsidio del FONCYT  RC2005-1165

Martes 22 de agosto


Auditorio Santa Cecilia
8  a 9   Acreditacion

Auditorio Santa Cecilia
9 a 9.30 Inauguracion
Acto de apertura

Mag Guillermo Scarabino (Decano de la Facultad de Artes y Ciencias Musicales
de la UCA)

Mag Diana Fernandez Calvo (Directora Instituto de Investigacion Musicologica
"Carlos Vega" UCA.)

Auditorio Santa Cecilia
9.30 a 10  30 Conferencia
Dr Paulo Castagna (Instituto de Artes de UNESP, Coordinador del grupo de
investigacion "Musicologia Historica Brasileira" Brasil) "La actividad
musical en la  Catedral de Mariana (MG, Brasil) en los siglos XVIII y XIX"

Auditorio Santa Cecilia
11 a 11.45 Concierto
Musica Poetica Ensamble barroco UCA (Ceman) Director: Lic. Gabriel Persico

Auditorio Santa Cecilia
11.45 a 12.30 Concierto
Ensamble Occursus (Ensamble de Musica Medieval Hispanica. ) Director: Lic.
German Pablo Rossi

RECESO

AULA 905
13.30 a 14.30 Conferencia
Mag. Graciela Musri   (Facultad de Filosofia, Humanidades y Artes.
Universidad Nacional de San Juan) "La emergencia de lo local en la
historiografia musical argentina"





AULA 901
14.30 a 15.30 Conferencia
Prof. Eduardo Segal (IUNA) "Alma y Vida. La improvisacion musical en las
clases de formacion de bailarines y coreografos"

AULA 904
13.30 a 17.30 Plenario de Arte Colonial Latinoamericano
Dra Evguenia Roubina (Mexico. Coordinadora del Programa de Maestria y
Doctorado en Musica, UNAM)
Dr Paulo Castagna (Instituto de Artes de UNESP Coordinador del grupo de
investigacion "Musicologia Historica Brasileira" Brasil)   
Dra Sofia Carrizo Rueda (Letras UCA)  
Dra Roxana Gardes de Fernandez (Letras UCA) 
Dr Carlos Zanolli (Instituto de Etno-Historia, Facultad de Filosofia y
Letras,  UBA)  Dra Estela Auletta (Plastica, Facultad de Filosofia y Letras.
UBA) 


AULA 908
16 a 17 Conferencia
Prof Coriun Aharonian (Uruguay) "Musicologia, educacion, etica: un homenaje
a Jose Maria Neves".

AULA 907
17.30 a 20.30 Taller
Dra Silvia Malbran (Posgrado, UNLP) "Cognicion auditiva y formacion musical
de grado"

AULA 904
17.30 a 20.30 Seminario
Dr Enrique Camara de Landa  (Director del  Centro Buendia de extension
universitaria, formacion continua y actividades culturales de la Universidad
de Valladolid. Espana) "Transcripcion y analisis de la musica de tradicion
oral"

Miercoles 23 de agosto

AULA 906
9 a 10 Conferencia
Dra Evguenia Roubina  (Mexico, Coordinadora del Programa de Maestria y
Doctorado en Musica, UNAM) "La perspectiva interdisciplinaria en el estudio
de los instrumentos de arco en Mexico"

AULA 901
9 a 10 Conferencia
Lic. Hector Goyena (Instituto Nacional de Musicologia, AAM, Instituto de 
Investigacion Musicologica Carlos Vega UCA)  "La musica tradicional cuyana


AULA 906
10 30 a 12.30 Taller
Lic. Alicia De Couve y Lic. Claudia Dal Pino (Conservatorio Superior de
Musica 
de Buenos Aires)  "La evaluacion: un desafio de la educacion superior 
artistica"

AULA 901
10 30 a 12.30 Taller
Lic Ana Maria Job- y Prof. Maria Cugno (Escuela Nacional de Musica Popular)
"Etnomusicologia y Etno-coreografia: el  ritmo-simbolo de los animales y la
creatividad en accion".

RECESO

AULA  901
13.30 a 14.30 Conferencia
Prof. Susana Tambutti (IUNA) "Relacion Musica - Danza. Formas de ordenar el
tiempo"

AULA  904
13.30 a 14.30 Conferencia
Mag  Diana Fernandez Calvo (Instituto de investigacion Musicologica "Carlos
Vega"
UCA, AAM) "Nuevas Grafias en la musica contemporanea argentina: desde el
Simposio  internacional de Roma 1972 hasta nuestros dias"

AULA 901
14.45 a 15.45 Conferencia
Prof Gerardo Litvak (IUNA) y Prof Miguel Angel Baquedano (IUNA) "Invencion
coreografica y musica. A proposito de Myopia, de Gerardo Litvak"

AULA  904
14.30 a 15.30 Conferencia
Lic Silvia Glocer (Biblioteca Nacional) "Acerca del Programa Inventario de 
partituras 2006 en la Biblioteca Nacional."

Sala Ginastera
13.30 a 15 Clase abierta
Ma. Guillermo Scarabino, Direccion Orquestal II

Aula a confirmar
16 a 17 Conferencia
Prof Judith Akoschky "Folklore y educacion"

Aula a confirmar
16 a 17 Conferencia
Mag.  Maria Alejandra Silnik y  Mag.  Alejandra Garcia Trabucco (UNCuyo)
"La recuperacion de experiencia previa en la ensenanza inicial de los 
instrumentos musicales".
AULA 904
17.30 a 20.30 Seminario
Dr Enrique Camara de Landa  (Director del  Centro Buendia de extension
universitaria, formacion continua y actividades culturales de la Universidad
de Valladolid. Espana) "Transcripcion y analisis de la musica de tradicion
oral"

Sala Ginastera
De 18 a 20.20 Clase abierta
Lic Nilda Vineis  "Historia de la Musica del periodo clasico"

Jueves 24 de agosto

Auditorio Santa Cecilia
9 a 10 Conferencia
Mag. Diana Fernandez Calvo (Instituto de investigacion Musicologica "Carlos 
Vega" UCA, AAM, UMSA) Lic Sandra Costa (UMSA) "La multimedia como disparador
creativo en las  artes. Una experiencia desde la formacion plastica en la
UMSA"

Auditorio Santa Cecilia
10 a 11
Lic Oliverio Duhalde (UCA) "Presentacion de la obra Wallontu Mapu"

AULA 906 (o 901)
10 30 a 12.30 Taller
Leandro Donozo  "Introduccion a la bibliografia y fuentes de referencia
sobre musica argentina" (AAM)

Auditorio Santa Cecilia
11 30 a 12.30  Conferencia
Dra Pola Suarez Urtubey (UCA. Academia Nacional de Bellas Artes) 
"Dificil sincretismo de folklore e indigenismo en la matriz europea de la 
musica argentina"

RECESO

Auditorio Santa Cecilia
13 a 14.30 Conferencia
Dr. Bernardo Illari (Universidad de Texas, EEUU) "Deconstruir a Sepp"

Sala Ginastera
13.30 a 14.30 Clase abierta 
Lic Silvina Mansilla. Seminario de Musica Argentina: "Fronteras genericas en
la produccion musical de Carlos Guastavino"




AULA 906
13 a 14.15 Taller 
Dra. Ana Lucia Frega (Posgrado, UCAECE) "La investigacion en la formacion
artistica superior como construccion de  conocimiento"


Auditorio Santa Cecilia
14.30 a 15.30 Conferencia
Mag. Edgardo Salinas (EEUU)  "De Obras, Procesos Musicales, y Mutantes 
Ontologicos: Atlas Eclipticalis de John Cage, Apertura, y el Problema de la 
Evaluacion Estetica"

AULA 908
17 a 18 Conferencia
Mag. Nora Nasanovsky "Musica e identidad: una construccion dialectica"
(Universi-
dad Nacional de Cordoba / Universite Lyon-2 Francia)

Auditorio Santa Cecilia
16 a 16.30 Actuacion de la Compania de Danza del Departamento de Artes del
Movimiento, IUNA

Auditorio Santa Cecilia
16.30 a 18.30  Panel de Formacion artistica Superior
Lic. Favio Shifres (Posgrado ,UNLP), Lic Alicia de Couve (CSMBA), Lic
Claudia Dal Pino CSMBA), Prof Diana Piazza (IUNA) Prof Orlando Musumeci  (U.
N.  de Quilmes)

AULA 908
18.15 a 19.15  Conferencia
Lic. German Rossi (UBA, AAM) "Algunas reflexiones sobre la reconstruccion
sonora del repertorio monodico medieval. El caso de la cantiga de Santa
Maria No.. 100 Santa Maria strela do dia"

AULA 908
19.30 a 21 Taller
Lic. Graciela Rasini  (UCA) Materias tecnicas "auxiliares"?

Auditorio Santa Cecilia
19 a 20 Concierto
 "Somuncura: 1- Horizonte en movimiento (estreno) 2- Piedra que rueda
(estreno) 3- Tierra que habla" de la Lic. Maria Teresa Luengo (UCA) con
puesta multimedial  de Diana Fernandez Calvo y Sandra Costa.






Viernes 25 de agosto

Auditorio Santa Cecilia
9 a 10 Conferencia
Dra Isabel Martinez (Posgrado ,UNLP) "La musica como un modo expresivo de 
conocimiento: pensamiento metaforico y transmodalidad en la recepcion 
musical"

AULA 901 (o 907)
9 a 10 Conferencia
Lic. Alexander Panizza (UNR)  "Donde esta el legato? Algunas reflexiones 
acerca de la tecnica pianistica"

Auditorio Santa Cecilia
10.30 a 11.30 Conferencia
Lic. Susana Espinosa (UNL) "La comunicacion audiovisual en la sociedad
multicultural actual. Analisis de un caso: la Licenciatura en Audiovision de
la UNLa."

AULA 901 (o 907)
10.30 a  12.30 Taller
Prof  Graciela Alonso (Posgrado UNR) y  Prof. Maria Teresa Dura (Fac.  de
Musica. UNR)  "La importancia de la Educacion audioperceptiva en la
formacion del musico profesional

Auditorio Santa Cecilia 
11.30 a 12.30 Conferencia
Lic. Favio Shifres (Posgrado UNLP) "El tiempo musical: de "nuestra dimension

perdida" a la encrucijada entre performance, evolucion y desarrollo"

RECESO

Auditorio Santa Cecilia
13.30 a 14.30 Conferencia
Dra. Silvia Malbran (Posgrado UNLP) "Desafios metacognitivos de la 
preparacion musical profesional"

AULA 907 ( o 906)
13.30 a 14.30 Conferencia
Lic. Delia Elena Santana de Kiguel "Ranchos de animas. Supervivencia lirica
del 
Purgatorio en los cantores de Gran Canaria"

Aula a confirmar
14.30 a 15.30 Conferencia
Lic. Margarita Swanston (Instituto de Investigacion Musicologica "Carlos
Vega", UCA, AAM)"Aprendizaje del piano: Iniciacion temprana o comienzo
oportuno"

Auditorio Santa Cecilia
14.30 a 15.30
Conferencia Maestro Alejandro Iglesias Rossi (Director de IDECREA UNTREF)
"La Maestria en Creacion Musical, Nuevas Tecnologias y Artes Tradicionales
de la UNTREF y la sinergia entre Creacion Contemporanea y geocultura
americana" 

Aula a confirmar
15.30 a 16.30
Lic  Orlando Musumeci  (UNQ) "Los conservatorios desde una perspectiva
sociocultural y su relacion con los individuos"

Auditorio Santa Cecilia
16 a 20 Encuentro con nuestros compositores
Lic Ana Maria Mondolo (Instituto de Investigacion Musicologica Carlos Vega 
UCA - AAM) 
"Desde el Estudio de Fonologia Musical de la Universidad de Buenos Aires 
hasta el LIPM". Compositores invitados: Carmelo Saitta , Julio Viera y
Francisco Kropfl.

Sala Ginastera
17.30 a 20.30 Taller
Lic Gabriel Persico (CEMAn UCA) "Musica y retorica: herramientas para la
interpretacion del repertorio musical barroco"

Sabado 26 de agosto

Sala Ginastera
9 a 10.30 
Panel de Musicologia y Educacion
Tema convocante "Aportes de la Musicologia a la Educacion Artistica"
Prof Graciela Alonso (UNR - AAM), Lic. German Rossi (UBA - AAM) Lic Silvia
Lobato (Conservatorio Gilardo Gilardi - AAM)

Sala Ginastera
11 a 12  Concierto
Presentacion Profesoras Irma Urteaga y Zulema Lasala
Proyecto del IIMCV "Grabacion de la Obra  para canto y piano de Felipe
Boero"
Piano: Fernando Di Palma 
Tenor: Adrian Castagnino

Sala Ginastera
12.15 a 13 15 Panel de Cierre
La investigacion en la Universidad
Dr Omar Corrado (UCA, UBA),  Mag Diana Fernandez Calvo (Directora del IIMCV,
UCA), Prof Miguel Baquedano  (Director del Instituto de  Investigacion del
Departamento 
de Artes del Movimiento, IUNA), Mag. Alejandro Iglesias Rossi (Director del
Instituto IDECREA "Isabel Aretz" Universidad  Nacional de Tres de Febrero).

Sala Ginastera
13 a 14 Entrega de Certificados

Aranceles 

Habilitan la asistencia a todos los eventos de la Semana
Estudiantes $5
Docentes $15
Docentes y Graduados de la UCA $10
Alumnos de la UCA sin cargo
Cupos limitados



INSCRIPCION:

Se debera abonar la totalidad del arancel hasta dos dias habiles antes del
dia de inicio para conservar la vacante, de las siguientes maneras:

Personalmente:

Facultad de Artes y Ciencias Musicales - Av. Alicia Moreau de Justo 1500
Edificio San Alberto Magno - Lunes a viernes de 11 a 20 hs.
Tel: (54)(11) 4338-0716/0717

Por deposito o transferencia bancaria (no valido para operaciones desde el
exterior):
Banco Rio de la Plata SA
Cuenta corriente la nro 000-00002058/3
filial 000-Casa Central
Fundacion Universidad Catolica Argentina
CUIT 30-53621658-4,
CBU 07200007-20000000205836.

y enviar el comprobante de la transaccion por mail o fax, especificando el
nombre del alumno y titulo del curso, dirigido a
Facultad de Artes y Ciencias Musicales
Fax: (54)(11) 4349-0415
constanza_galdo em uca.edu.ar
 












********************************************
********************************************




22 - 	5o. Encontro de professores e alunos do Metodo Suzuki e 1o Encontro
do Grupo de Estudos e Projetos Musicais do Metodo Suzuki de Sao Paulo
(12/Ago, 14:00hs - Sao Paulo, SP)




******************************************** 








De: music [mailto:music em escolatomsobretom.com] 
Enviada em: sexta-feira, 11 de agosto de 2006 00:08
Assunto: [Tom sobre Tom] Encontro do Metodo Suzuki



V o. Encontro de professores e alunos do Metodo Suzuki

no Nucleo Cultural Tom sobre Tom.

Io. Encontro do Grupo de Estudos e Projetos Musicais do Metodo Suzuki de Sao
Paulo.



Pela segunda vez na Tom sobre Tom, a Gaucha Maria Pereira, School for
Strings em New York.
 
Dia 12 de agosto as 14:00 - Apresentacao de alunos e Palestra
 
Neste encontro, a professora Maria da Graca esclarecera alguns pontos
importantes 
no estudo e pratica de um instrumento musical.
 

Entrada Franca 
Vagas Limitadas
Inscricoes de 7 a 11 de Agosto
Imprima este e-mail. Ele e o seu Ingresso


Esta iniciativa vem reforcar a nossa preocupacao em orientar pais e
professores, para proporcionar e obter um grau de aproveitamento cada vez
melhor de nossos alunos.


Saiba mais:
Site: www.nucleotomsobretom.com
Tel: (11) 3032-3436









********************************************
********************************************




23 - 	NOTA: CALIMERIO SOARES - recentes execucoes (Jun-Jul/2006)




******************************************** 







De: Calimerio Soares [mailto:casnett em triang.com.br] 
Enviada em: domingo, 30 de julho de 2006 07:58
Assunto: "Caros amigos / Dear friends"




Tenho o prazer de informar-lhes sobre as recentes execucoes de algumas de
minhas obras.

I'm glad to inform you on the recent performance of some of my works.

Audicoes recentes / Recent performances: 

PERIPECIAS (Orquestra de Cordas / String Orchestra)
"Festival de Cordas Nathan Schwartzman" 
Dia 29 de julho de 2006 (July 29th, 2006)
Centro de Convencoes (Convention Center), 
Center Shopping, Uberlandia-MG (Brasil / Brazil)
Orquestra do Festival (Festival's Orchestra)
Flavio Santos - regente (conductor)

BATUCCATA (Piano 4 maos / Piano 4 hands) 
Dia 24 de junho de 2006 (June 24th., 2006)
Anfiteatro da Escola Federal de Engenharia, Itajuba-MG (Brasil / Brazil)
Dia 17 de junho de 2006 (June 17th., 2006
Hotel, Cambuquira-MG (Brasil / Brazil)
Dia 04 de junho de 2006 (June 4th., 2006)
Teatro Municipal, Sao Joao da Boa Vista-SP (Brasil / Brazil)
Duo Cristiane Buosi e Alan Barcelos Ribeiro - piano 

Publicacoes recentes / Recent publications: 

PEQUENOS PRELUDIOS FOLCLORICOS, Vol. 1 (Organ) 
Wayne Leupold Editions, Inc., Colfax, 2005. 
Home Page: http://www.wayneleupold.com/
E-mail: WLeupold em msn.com

TOCCATA BREVE & TOCCATA LONGA (Organ) 
Ponteio Publishing, Inc., New York, 2005. 
Home Page: http://www.ponteio.com/
E-mail: info em ponteio.com

Calimerio Soares

Visite minha pagina em / Visit my home page at
http://www.calimerio.triang.net/












-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo não-texto foi limpo...
Nome: winmail.dat
Tipo: application/ms-tnef
Tamanho: 69640 bytes
Descrição: não disponível
URL: <http://www.listas.unicamp.br/pipermail/anppom-l/attachments/20060811/1eb748e7/attachment.bin>


Mais detalhes sobre a lista de discussão Anppom-L