[ANPPOM-L] resultado da audiência - ensinodemúsica nas escolas
mario em unb.br
mario em unb.br
Sáb Dez 30 13:53:57 BRST 2006
Sem dúvida é uma discussão importante e por isso gostaria de colocar
mais um parâmtro para ser pensado. O Brasil é muito diverso
culturalmente. Que tipo de música vamos ensinar para as crianças do
Acre, onde a chamada música erudita, seja ela clássica ou contemporânea
agora que está engantinhando e ao redor de nossas cidades temos etnias
indígenas cujas tradições são bem mais antigas que o nosso própio País?
Mário Brasil
Quoting Alexandre Bräutigam <alexandrebrautigam em hotmail.com>:
> Todo cuidado é pouco com esse Eterno Retorno.
>
> A música mudou muito dos anos 40 pra cá. Um ensino de música sério
> não pode se restringir a apenas um modelo, apenas um sistema, como o
> tonal, por exemplo. Ainda mais quando se tem tempo para trabalhar. Em
> um currículo escolar que propicia anos de continuidade, um programa
> mais abrangente pode ser desenvolvido e aplicado. Não se limitar às
> notas musicais, por exemplo. Desenvolver nas crianças/adolescentes a
> escuta. A percepção. Trabalhar uma área que é importante na música e
> aonde ela está inscrita, que é a sonologia. E aproveitar a estrutura
> que cada escola possui para já em sala de aula introduzir
> brincadeiras lúdicas de percepção e manipulação do som, com os
> computadores e softwares livres. Abrir a cabeça dos jovens para a
> quantidade infinita de possibilidades de se brincar com o som e
> organizá-lo. Compor.
>
> O problema é que isso deveria ser mostrado na faculdade de educação
> musical. No currículo deste curso superior, qual é a porcentagem de
> tempo/aulas gasta em novas tecnologias de manipulação sonora? Em
> aculogia (área de estudo dos diferentes tipos de escuta)? O que sabem
> os graduados em educação musical sobre música eletroacústica,
> estocástica, Cage, Xenakis ou Stockhausen? Isso só pra falar de
> alguns já "clássicos" (claro q não no sentido de pertencerem ao
> classissismo europeu) e "antigos" compositores do século passado. O
> currículo que forma os educadores musicais que darão aulas nas
> escolas abordam de maneira satisfatória esses temas?
>
> Senão corremos o risco de reformatar (sim, na pior das leituras q a
> palavra pode oferecer) pessoas do século XXI como músicos enraizados
> com a teoria do século XIX, mesmo depois de todos os berros de
> teóricos da educação no século XX sobre o ensino tradicional (como o
> nosso Paulo Freire) e até bandas de rock (é só ver o filme "The
> Wall", de 1982, do Pink Floyd, discutindo a formatação educacional
> via música, um de seus grandes hits).
>
> Discutir é preciso.
>
> abraços,
>
> Alexandre Bräutigam.
>
>
>> From: jcsnfo em unb.br
>> To: "antunes em unb.brAdriana Giarola Kayama" <akayama em iar.unicamp.br>,
>> anppom-l em iar.unicamp.br, assom em yahoogrupos.com.br,
>> cdmusica em unicamp.br, cidaclf em globo.com,
>> contemporaneidadeprazere_arte em yahoogrupos.com.br,
>> forumnacionaldemusica em yahoogrupos.com.br, i_1 em yahoogrupos.com.br,
>> mobilizacaomusical em grupos.com.br,
>> musicaparacriancas em yahoogrupos.com.br, abmusica em abmusica.org.br
>> Subject: Re: [ANPPOM-L] resultado da audiência - ensinodemúsica nas escolas
>> Date: Thu, 23 Nov 2006 21:06:47 -0200
>>
>> Agora eu comecei a gostar!
>> É verdade, fico apático, sequer consigo reagir quando alguns verbos
>> são utilizados.
>> Precisamos mesmo começar a pensar sobre música nas escolas, educação
>> e cultura realmente são idissolúveis, concordo plenamente com isso
>> que o Antunes escreveu, acho mesmo que precisamos pensar alguns
>> valores e, se for mesmo o caso de repensar, é repensar para melhorar
>> e não para reutilizar.
>> Jonas Correia
>>
>> Quoting Jorge Antunes <antunes em unb.br>:
>>
>>> Colegas:
>>>
>>> Gosto quando vejo, nos documentos de nossa luta, frases e
>>> expressões como estas:
>>>
>>> *Introdução da Música na grade curricular
>>> *incluir a Música no currículo escolar
>>> *implantação do ensino de música nas escolas
>>>
>>> Acho muito bom o uso destes verbos: introduzir, incluir, implantar.
>>>
>>> Fico preocupado quando vejo colegas falarem em "volta da música às
>>> escolas" ou usarem os verbos: reintroduzir, reincluir, reimplantar.
>>>
>>> A educação musical e o ensino da música nas escolas não podem
>>> voltar a ser como eram nos anos 40-50-60, quando ministrados pelos
>>> egressos do C.N.C.O. de Villa-Lobos. Formação de orfeões nas
>>> escolas devem, sim, voltar a acontecer.
>>> Mas, naquela época acontecia uma total deseducação musical, com
>>> aulas chatíssimas de "Canto Orfeônico" em que apenas hinos cívicos
>>> eram trabalhados. As turmas eram divididas em primeira voz, segunda
>>> voz e ouvintes.
>>> Também não podemos deixar margem para que o ensino da música nas
>>> escolas se atenha a métodos Dalcroze, Orff, Kodaly, Martenot e
>>> Montessori, em que tudo se encaminha para o sistema tonal, com
>>> alienação total com relação às estéticas pós anos 20.
>>> Também não devemos dar margem a que tudo se resuma a reuniões de
>>> porralouquice em oficinas básica de música, com sessões de catárse
>>> coletiva.
>>> Discutamos.
>>>
>>> Abraço,
>>> Jorge Antunes
>>>
>>>
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