[ANPPOM-L] resultado da audiência - ensinodemúsica nas escolas

mario em unb.br mario em unb.br
Sáb Dez 30 13:53:57 BRST 2006


Sem dúvida é uma discussão importante e por isso gostaria de colocar 
mais um parâmtro para ser pensado. O Brasil é muito diverso 
culturalmente. Que tipo de música vamos ensinar para as crianças do 
Acre, onde a chamada música erudita, seja ela clássica ou contemporânea 
agora que está engantinhando e ao redor de nossas cidades temos etnias 
indígenas cujas tradições são bem mais antigas que o nosso própio País?

Mário Brasil



Quoting Alexandre Bräutigam <alexandrebrautigam em hotmail.com>:

> Todo cuidado é pouco com esse Eterno Retorno.
>
> A música mudou muito dos anos 40 pra cá. Um ensino de música sério 
> não pode se restringir a apenas um modelo, apenas um sistema, como o 
> tonal, por exemplo. Ainda mais quando se tem tempo para trabalhar. Em 
> um currículo escolar que propicia anos de continuidade, um programa 
> mais abrangente pode ser desenvolvido e aplicado. Não se limitar às 
> notas musicais, por exemplo. Desenvolver nas crianças/adolescentes a 
> escuta. A percepção. Trabalhar uma área que é importante na música e 
> aonde ela está inscrita, que é a sonologia. E aproveitar a estrutura 
> que cada escola possui para já em sala de aula introduzir 
> brincadeiras lúdicas de percepção e manipulação do som, com os 
> computadores e softwares livres. Abrir a cabeça dos jovens para a 
> quantidade infinita de possibilidades de se brincar com o som e 
> organizá-lo. Compor.
>
> O problema é que isso deveria ser mostrado na faculdade de educação 
> musical. No currículo deste curso superior, qual é a porcentagem de 
> tempo/aulas gasta em novas tecnologias de manipulação sonora? Em 
> aculogia (área de estudo dos diferentes tipos de escuta)? O que sabem 
> os graduados em educação musical sobre música eletroacústica, 
> estocástica, Cage, Xenakis ou Stockhausen? Isso só pra falar de 
> alguns já "clássicos" (claro q não no sentido de pertencerem ao 
> classissismo europeu) e "antigos" compositores do século passado. O 
> currículo que forma os educadores musicais que darão aulas nas 
> escolas abordam de maneira satisfatória esses temas?
>
> Senão corremos o risco de reformatar (sim, na pior das leituras q a 
> palavra pode oferecer) pessoas do século XXI como músicos enraizados 
> com a teoria do século XIX, mesmo depois de todos os berros de 
> teóricos da educação no século XX sobre o ensino tradicional (como o 
> nosso Paulo Freire) e até bandas de rock (é só ver o filme "The 
> Wall", de 1982, do Pink Floyd, discutindo a formatação educacional 
> via música, um de seus grandes hits).
>
> Discutir é preciso.
>
> abraços,
>
> Alexandre Bräutigam.
>
>
>> From: jcsnfo em unb.br
>> To: "antunes em unb.brAdriana Giarola Kayama" <akayama em iar.unicamp.br>, 
>>        anppom-l em iar.unicamp.br, assom em yahoogrupos.com.br, 
>> cdmusica em unicamp.br,        cidaclf em globo.com, 
>> contemporaneidadeprazere_arte em yahoogrupos.com.br,        
>> forumnacionaldemusica em yahoogrupos.com.br, i_1 em yahoogrupos.com.br,    
>>     mobilizacaomusical em grupos.com.br,        
>> musicaparacriancas em yahoogrupos.com.br, abmusica em abmusica.org.br
>> Subject: Re: [ANPPOM-L] resultado da audiência - ensinodemúsica nas escolas
>> Date: Thu, 23 Nov 2006 21:06:47 -0200
>>
>> Agora eu comecei a gostar!
>> É verdade, fico apático, sequer consigo reagir quando alguns verbos 
>> são utilizados.
>> Precisamos mesmo começar a pensar sobre música nas escolas, educação 
>> e cultura realmente são idissolúveis, concordo plenamente com isso 
>> que o Antunes escreveu, acho mesmo que precisamos pensar alguns 
>> valores e, se for mesmo o caso de repensar, é repensar para melhorar 
>> e não para reutilizar.
>> Jonas Correia
>>
>> Quoting Jorge Antunes <antunes em unb.br>:
>>
>>> Colegas:
>>>
>>> Gosto quando vejo, nos documentos de nossa luta, frases e 
>>> expressões como estas:
>>>
>>> *Introdução da Música na grade curricular
>>> *incluir a Música no currículo escolar
>>> *implantação do ensino de música nas escolas
>>>
>>> Acho muito bom o uso destes verbos: introduzir, incluir, implantar.
>>>
>>> Fico preocupado quando vejo colegas falarem em "volta da música às 
>>> escolas" ou usarem os verbos: reintroduzir, reincluir, reimplantar.
>>>
>>> A educação musical e o ensino da música nas escolas não podem 
>>> voltar a ser como eram nos anos 40-50-60, quando ministrados pelos 
>>> egressos do C.N.C.O. de Villa-Lobos. Formação de orfeões nas 
>>> escolas devem, sim, voltar a acontecer.
>>> Mas, naquela época acontecia uma total deseducação musical, com 
>>> aulas chatíssimas de "Canto Orfeônico" em que apenas hinos cívicos 
>>> eram trabalhados. As turmas eram divididas em primeira voz, segunda 
>>> voz e ouvintes.
>>> Também não podemos deixar margem para que o ensino da música nas 
>>> escolas se atenha a métodos Dalcroze, Orff, Kodaly, Martenot e 
>>> Montessori, em que tudo se encaminha para o sistema tonal, com 
>>> alienação total com relação às estéticas pós anos 20.
>>> Também não devemos dar margem a que tudo se resuma a reuniões de 
>>> porralouquice em oficinas básica de música, com sessões de catárse 
>>> coletiva.
>>> Discutamos.
>>>
>>> Abraço,
>>> Jorge Antunes
>>>
>>>
>>>
>>>
>>>
>>
>>
>>
>> ----------------------------------------------------------------
>> This message was sent using IMP, the Internet Messaging Program.
>>
>>
>> ________________________________________________
>> Lista de discussões ANPPOM http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l
>> ________________________________________________
>
> _________________________________________________________________
> MSN Messenger: instale grátis e converse com seus amigos. 
> http://messenger.msn.com.br
>
>



----------------------------------------------------------------
This message was sent using IMP, the Internet Messaging Program.





Mais detalhes sobre a lista de discussão Anppom-L