[ANPPOM-L] inconfidência

Jorge Antunes antunes em unb.br
Qui Fev 9 12:19:18 BRST 2006

Prezados colegas:

Sinto ser total a desolação por que passamos. O rapaz que vive cantando em falsete e continua ministro do governo Lula usurpou a denominação "eletracústico". Depois de roubar-nos a denominação "música eletrônica" o empresariado da indústria musical nos sacaneia mais ainda. Em seguida vem o prêmio "grama". Deixemos que eles continuem pastando e comendo o prêmio!

Para confortar-lhes, nessa desolação, sinto-me no dever de dizer que também temos vitórias nessa luta. A vitória aconteceu há cinco meses atrás, em setembro de 2005. Eu achava que por questões éticas eu não devia divulgar a notícia. Mas, não! Agora sinto-me no dever de contá-la, para aliviar um pouco os vossos corações desolados.

Em 26 de setembro de 2005 o compositor português João Pedro de Oliveira, da Universidade de Aveiro, enviou-me e-mail cujo subject era: "Urgente".
Dizia ele que a reitoria da Universidade de Aveiro pretendia conceder o título de doutor honoris causa ao Gilberto Gil. Na verdade, o que acontecia era um lobby do governo brasileiro, naquele sentido, precedendo a visita que Lula e alguns de seus ministros fariam a Portugal.

João Pedro me dizia que a reitora havia pedido a opinião dele. João Pedro, então, pedia minha opinião. Claro, desanquei a figura, falei da ridícula atuação do dito cujo à frente do MinC, sempre priorizando a world music caçadora de turistas e massacrando espaços da música erudita moderna brasileira.

Depois eu soube que João Pedro enviou o mesmo pedido de opinião ao Flo Menezes e ao Rodolfo Coelho de Souza. Estes dois também desancaram a figura, desaconselhando a concessão do título. João Pedro formou sua opinião, levou-a à reitoria e o Gilzinho não ganhou título algum em seu passeio turístico-cavador-de-shows por Portugal.

Assim, vejam que ainda temos alguma força, resistência e respeitabilidade por aí.
Então, gente: a luta continua!

Abraço,
Jorge Antunes