[ANPPOM-L] reciclando a mpb

silvio silvio.ferraz em terra.com.br
Qui Fev 9 16:40:09 BRST 2006

a mpb, como dizia os wisnik em suas aulas
caetaneadas, ela deveria sim ser chamada de
música popular universitária brasileira. O
mercado sempre reclassifica...e graças a isso as
fnacs inventaram a prateleira música
contemporânea com coisas mix e coisas cult. O
cinema novo virou cult...a arte engajada
soviético-cubana virou cult. Ou seja, cult é tudo
o q um dia teve um sentido revolucionário e hoje
perdeu todo sentido. MPB agora é cult...e música
dos povos, esta coisa q trazia à tona a diferença
de modos de vida agora é cult....ou world...world
é o mesmo q ter um móvel tipo marroquino  feito
por um gaúcho (os principais fornecedores de
móveis de são paulo são do RS) vendido na
tok-stok a preço de mesa de plástico.....se vc
comprar um armário de madeira verifique se não é
papelão prensado à altra pressão (o tal do mdf
doméstico). O mesmo acontece com a música:
arredondar tudo, e de preferência anexar um beat.
MAS...sempre existe um louco como o hermano viana
ou o marcos lacerda, pra gravar música real, de
culturas tradicionais à música contemporânea.

(ah! o sérjão se auto reclassificou como sertanejo)

abcs
silvio