[ANPPOM-L] FWD cdmc - 03/2006 -

CDMUSICA cdmusica em unicamp.br
Sáb Jan 28 21:08:22 BRST 2006


FWD cdmc - 03/2006 -

Centro de Documentacao de Musica Contemporanea
CDMC-Brasil/UNICAMP  http://www.unicamp.br/cdmc/   
(membro da IAMIC – The International Association of Music Information Centres)

Direcao, edicao e montagem: J. A. Mannis 

************************************************************************
************************************************************************

Noticias somente em texto simples, sem figuras nem tabelas, enviar a:
cdmusica em unicamp.br 

Para receber/cancelar o recebimento do FWD cdmc enviar seu pedido a cdmusica em unicamp.br 

************************************************************************
************************************************************************

CDMC-Brasil/Unicamp 
2006
patrocinio
P E T R O B R A S

************************************************************************
************************************************************************

1 -	PAISAGEM apresenta na Radio Usp: DOMINIQUE CLEMENT (05/Fev – Radio Usp) http://www.usp.br/radiousp/

2 -	EDITAIS FUNARTE MUSICA 2006 (Fundacao Nacional de Arte)

3 -	Maestria en Musicologia Latinoamericana - convocatoria a pre-inscripciones para la nueva cohorte 2006-2008 (Universidad Central de Venezuela)

4 -	Chamada de Artigos para a Revista da ABEM 14 – Associacao Brasileira  de Educacao Musical (deadline – 28/Fev)

5 -	CHAMADA DE TRABALHOS PARA A REVISTA ...OUVIROUVER... (deadline 30/Mar)

6 -	REVISTA MUSICA HODIE Nº 5 e 6

7 -	TESE: Leitura musical na ponta dos dedos: Caminhos e desafios do ensino da MUSICOGRAFIA BRAILLE na perspectiva de alunos e professores - Fabiana Fator Gouvea Bonilha, orient. Caludiney Carrasco (31/Jan - IA/Unicamp, SP)

8 -	AEC ONLINE BOLOGNA HANDBOOK REDESIGNED AND UPDATED - Association Europeenne des Conservatoires, Academies de Musique et Musikhochschulen

9 -	ANNOUNCEMENT AND CALL FOR PAPERS :...Farther than we can hear: Simple Complexity/Complex Simplicity... A One-day Symposium on New Music - University College Cork, Ireland, Friday 24 March 2006

10 -	PUBLIC ART OPPORTUNITIES – IN CONTEXT 3 - South Dublin County Council...s Per Cent for Art programme, 2006-2009

11 -	FESTIVAL DE CANTO LIRICO ALDO BALDIN - 9ª EDICAO – 2006 (Inscr. Jan-Mar/2006 - PRO-MUSICA DE FLORIANOPOLIS, SC)

12 -	Pierrot Lunaire Ensemble-Viena estreia peca de compositores brasileiros no projeto Labyrinthmaker (2006 - Austria)

13 -	MAESTRO ROBERTO TIBIRICA SELECIONA BOLSISTAS PARA A SINFONICA HELIOPOLIS (01-04/Fev)

14 -	Coral Pro Musica abre vagas para vozes adultas, masculinas e femininas na temporada 2006 (Campinas – SP)

15 -	FESTIVAL INTERNACIONAL DE MUSICA DE PLECTRO DE LA RIOJA (Ago/2006 - ESPANHA)

16 -	INTERNATIONAL WHO S WHO IN CLASSICAL & POPULAR MUSIC 2005

17 -	WONKA APRESENTA: djdoca (alternativobrasil) djscheinkmann (banda-1)

18 -	Fourth Inernational City of Hasselt Choral Competition (deadline 31/Mai - BELGICA)

19 -	Consulta organizada por VivaMusica! aponta 5 de marco, nascimento de Villa-Lobos, o Dia Nacional da Musica Classica

20 -	CURSOS DE EXTENSAO EM MUSICA 2006 - Teoria e Percepcao Musical, Musica para Bebes, Instrumentos Musicais, Coro, Madrigal, Orquestra, Musica eletronica -  (Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, Porto Alegre, RS)

21 -	Inscricao aberta para CANTORES da Banda Sinfonica do Corpo de Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil (8 VAGAS) RJ

22 -	ACOUSMATIC MUSIC COMPOSITION COMPETITION METAMORPHOSES - Musiques & Recherches (2006 - BELGICA)

23 -	CHAMADA DE TRABALHOS: SOCIEDADE DE ENGENHARIA DE AUDIO - 4o CONGRESSO DA AES-BRASIL - 10a CONVENCAO NACIONAL DA AES-BRASIL (Mai/2006 – Sao Paulo, SP)

24 -	Manuscritos originais de Mozart estao na web (Biblioteca Digital - British Library)

25 -	...Means of Intercultural Communication: Music, Language, Arts and Technologies... - University of Technology (Lithuania), Faculty of Humanities

26 -	One-day Symposium on New Music, 24 March 2006, UCC, Ireland

27 -	MUSIQUE ET ARTS PLASTIQUES – INTERACTIONS – Universite de Paris IV Sorbonne - Sandra LOUREIRO de FREITAS REIS, Le Systeme d...Analyse Comparee (SAAC) et ses fondements philosophiques



********************************************
********************************************


1 - 	PAISAGEM apresenta na Radio Usp: DOMINIQUE CLEMENT (05/Fev – Radio Usp) http://www.usp.br/radiousp/ 


******************************************** 


PAISAGEM

Programas realizados pela Radio USP em colaboracao com o CDMC/UNICAMP

Domingo 05/Fev/2006  21:00hs - 93,7 MHz Radio USP FM – S.Paulo 

http://www.usp.br/radiousp/  
 
Selecao musical, apresentacao, roteiro, edicao e montagem: 
Jose Augusto Mannis

DOMINIQUE CLEMENT

PAISAGEM leva a publico obras do acervo do CDMC da Unicamp e destaca no programa de hoje o compositor e clarinetista frances DOMINIQUE CLEMENT, em seu album Musique de chambre: Ensemble Aleph, lancamento AMESON 2004, Franca, com apoio da SACEM – Sociedade dos Autores, Compositores e Editores de Musica, ADAMI – Sociedade Civil para a Administracao dos Direitos de Artistas e Musicos Interpretes, Ministerio da Cultura e da Comunicacao da Franca.

http://www3.fnac.com/item/author.do?id=561869&RNID=-13&Recherche=-2&Origin=FnacAff&OriginClick=Yes  

Nascido em 1959, DOMINIQUE CLEMENT comecou seus estudos musicais no CONSERVATORIO de Chalon-sur-Saone, na Bourgogne, cujo diretor, Camille Roy, lhe desperta a paixao pela analise musical e pela composicao. 

Sua linguagem musical se desenvolve com a leitura de poetas e romancistas como Claude Simon, Georges Perec, Jean-Jacques Viton ou Jacques Roubaud.

Seu repertorio de obras inclui diversos generos como cancao, musica de camara, danca, multimeios e teatro musical.  

Alem de compositor, DOMINIQUE CLEMENT e clarinetista e co-fundador do ENSEMBLE ALEPH, que ouvimos neste programa e que neste momento desenvolve um programa de colaboracao com o Nucleo Hesperides, de Sao Paulo. Uma colaboracao internacional entre grupos musicais promovida com apoio do CDMC-Unicamp. 

DOMINIQUE CLEMENT e tambem professor do CEFEDEM – Centro de Formacao de Professores de Musica, de Lyon, e igualmente do Conservatorio Nacional Superior de Musica de Lyon.

http://perso.wanadoo.fr/aleph/  

http://www.ensemble2e2m.com/biographies/clement.htm/  

Obras apresentadas:

•         Le rire du coq (1992)
para um violoncelista tocando castanhola de pedal e um clarinetista tocando block japonais, tambor de madeira e reco-reco 
Christophe Roy (vlc) e Dominique Clement (cl)

•         Poeme incorrect II (2000)
Poeme incorrecte II, cujo texto contem o seguinte proverbio africano - Nunca mosca poe ovos em boca prudente - traduzido em uma infinidade de linguas, porem, apenas com a ajuda de um dicionario. Essas traducoes entrecortam um outro poema, de Katalin Molnar. Solistas do ENSEMBLE ALEPH: Monica Jordan (voz), Sylvie Drouin (piano) e o compositor ao clarinete.

•         Chaud-froid (1994)
Imagine o que aconteceria se um clarinete, de madeira bem escura, se fosse cortado ao meio, acrescentando uma boquilha a outra metade? Obra para um clarinete dividido em duas metades, na interpretacao do compositor.

•         A petit feu (1996)
para dois clarinetes-piccolo, dois clarinetes em sib, dois clarinetes-baixo e um clarinete-contrabaixo, foi concebida, a partir do jogo do Ganso, para uma coreografia elaborada separadamente da composicao e, finalmente, confrontadas.
para sete clarinetes, na interpretacao multipista do compositor.

•         Triptyque pour une corrida (2000)
Noemi Schindler (violino), Chirstophe Roy (violoncelo), Jean-Charles Francois e Benoit Gaudelette (percussao) e o compositor aos clarinetes.


Informacoes:
Centro de Documentacao de Musica Contemporanea
CDMC/Unicamp
Jose Augusto Mannis
(19) 9133-9104
(19) 3788-6506
jamannis em uol.com.br 
jamannis em unicamp.br 

 




********************************************
********************************************


2 - 	EDITAIS FUNARTE MUSICA 2006 (Fundacao Nacional de Arte)



******************************************** 




De: Bruno Ruviaro [mailto: ruviaro em stanford.edu   ] 
Enviada em: terca-feira, 24 de janeiro de 2006 03:57
Assunto: Editais Funarte

EDITAIS FUNARTE MUSICA 2006 - A Fundacao Nacional de Arte/Funarte, do Ministerio da Cultura, divulgou, em 16 de janeiro de 2006, o lancamento de tres editais de musica, com patrocinio da Petrobras e apoio da Associacao Cultural da Funarte. Os editais tem o objetivo de escolher projetos para a ocupacao das salas Funarte Sidney Miller, no Rio de Janeiro, e Cassia Eller, em Brasilia (edital Funarte de Musica Brasileira) e fomentar a circulacao de musica erudita no pais (edital Funarte/MinC de Concertos Didaticos nas Escolas e edital Funarte/MinC de Circulacao de Musica de Concerto). Informacoes sobre o lancamento dos editais estao no endereco 

http://www.cultura.gov.br/noticias/noticias_do_minc/index.php?p=13677&more=1&c=1&pb=1.  

Estes e outros editais da Funarte estao disponiveis a partir do  
endereco

http://www.funarte.gov.br/concursos.htm   

http://www.cultura.gov.br/noticias/noticias_do_minc/  

16.01.06
Fundacao Nacional de Arte
Projeto Funarte/MinC de Concerto Didaticos nas Escolas e o de  
Circulacao de Musica de Concerto

A Fundacao Nacional de Arte, Funarte, do Ministerio da Cultura,  
inicia o ano de 2006 – em que comemora seus 30 anos de fundacao  
– com o lancamento de quatro editais de musica, com patrocinio da  
Petrobras e apoio da Associacao Cultural da Funarte.

Os editais tem o objetivo de escolher, em todo o pais, os projetos  
mais adequados a ocupacao das Salas Funarte Sidney Miller, no Rio  
de Janeiro, Cassia Eller, em Brasilia, e Guiomar Novaes, em Sao  
Paulo (Pauta Funarte de Musica Brasileira) e fomentar a circulacao  
de musica erudita no pais (Pauta Funarte/MinC de Concertos  
Didaticos nas Escolas; e Pauta Funarte/MinC de Circulacao de  
Musica de Concerto).

Os projetos serao analisados por comissoes de selecao formadas por especialistas na area de musica. Sao pre-requisitos: a qualidade artistica dos candidatos; a diversidade dos trabalhos apresentados, buscando eleger representantes de varios generos e movimentos musicais; o detalhamento claro e coerente da proposta e a perspectiva de enriquecimento artistico e cultural da comunidade.

As fichas de inscricoes estao disponiveis no site  
www.funarte.gov.br
em Editais, Concursos e Premios ou nas proprias salas da Funarte.

A inscricao devera ser feita nas Salas pelo  proprio candidato e/ou procurador ou enviada por correio (Sedex ou  carta registrada).

MUSICA BRASILEIRA

Em 2006, a Funarte vai desenvolver um trabalho intensivo para formacao de plateia nas Salas Funarte, atraves da Pauta Funarte de Musica Brasileira, e divulgar o trabalho de jovens e consagrados artistas na area de musica popular, oferecendo espacos de excelente qualidade tecnica para shows, com ingressos a precos populares, (R$ 5,00) e (R$ 2,00 meia-entrada), e, assim, promover a democratizacao dos espacos.

O objetivo da Funarte com a nova programacao – a ser aberta em abril – e estabelecer novos parametros que valorizem esses espacos, junto ao publico e artistas, tornando cada espetaculo uma alternativa de lazer de qualidade, o que sempre foi marca registrada das Salas Funarte.

No momento, esta aberto o edital de selecao para a ocupacao das Salas Funarte Sidney Miller (Rio) e Cassia Eller (Brasilia), que preve uma programacao de abril a novembro de 2006. As inscricoes estao abertas, no Rio e Brasilia, ate os dias 6 e 10 de fevereiro, respectivamente. Posteriormente, sera lancado o edital para a Sala  Funarte Guiomar Novaes (Sao Paulo) – atualmente em reforma – e sua programacao esta planejada para o segundo semestre de 2006.

Serao selecionados 50 artistas para cada sala (Brasilia e Rio) e 33 artistas para a Sala Guiomar Novaes (Sao Paulo).

Os selecionados receberao, por espetaculo, o valor bruto de R$ 1.000,00 (hum mil reais) e 80% do valor arrecadado na bilheteria. A Funarte nao se responsabilizara por despesas com hospedagem, refeicoes, passagens (aereas ou terrestres), transporte de equipamento e dos artistas, translados no Rio de Janeiro, alimentacao no camarim, locacao de equipamentos de som e iluminacao adicional, ou qualquer outra despesa nao prevista.

Os espetaculos na Sala Sidney Miller serao de terca a sexta-feira, sempre as 18h30. A Sala Cassia Eller tera shows de quinta a domingo (quinta a sabado – 21h e domingo – 20h).

O resultado da selecao estara disponivel no site da Funarte a partir do dia 2 de marco de 2006.

MUSICA ERUDITA

Os editais para o Projeto Funarte de Musica de Concerto tambem ja estao disponiveis. O Projeto Funarte/MinC de Concerto Didaticos nas Escolas e o Projeto Funarte/MinC de Circulacao de Musica de Concerto tem a finalidade de desenvolver um trabalho intensivo para formacao de plateia de musica erudita; ampliar o acesso do publico com a circulacao de concertos gratuitos em escolas e em salas de espetaculos e diversificar o mercado de trabalho para o musico erudito.

E importante ressaltar a valorizacao da obra classica produzida no Brasil, ja que cada concerto tera no minimo 1/3 de obras de compositores brasileiros.

O prazo para entrega das propostas sera ate 10 de fevereiro de 2006 e os resultados serao divulgados no site da Funarte a partir do dia 15 de abril.

O Projeto Funarte/Minc de Concertos Didaticos nas Escolas vai selecionar projetos apresentados por produtores com duos, trios, quartetos e/ou quintetos de musicos de concerto para realizar apresentacoes nas escolas da rede publica do Brasil, por meio de parcerias entre a Funarte e Governos locais. Os 15 projetos selecionados receberao premios no valor de R$ 30.000,00 (trinta mil reais) para a realizacao de, no minimo, quatro concertos.

Ja o Projeto Funarte/Minc de Circulacao de Musica de Concerto seguira o mesmo padrao do edital 2004/2005. O programa fara a selecao de projetos − apresentados por produtores − com duos, trios e quartetos ou quintetos de grupos brasileiros de musica de concerto para apresentacao gratuita em salas de espetaculos de todo o pais.

Os 15 projetos selecionados receberao, cada um, R$ 130.000,00 (cento e trinta mil reais) para concertos em uma ou duas regioes brasileiras, em tres estados por regiao e um concerto por cidade, no minimo. Os musicos nao podem ser residentes nas regioes em que se apresentarao.

Cada proposta podera apresentar ate tres grupos instrumentais e/ou vocais (duos, trios, quartetos e/ou quintetos) com a definicao do circuito previsto para cada grupo, com locais e datas, nome dos grupos e musicos para cada circuito, possivel local de realizacao dos concertos em cada cidade, atestado por manifestacoes de interesse do responsavel pelo local, e perfil do publico.


(Ascom Funarte)

publicado por Assessoria de Comunicacao Social

http://www.cultura.gov.br/noticias/noticias_do_minc/ 






********************************************
********************************************


3 - 	Maestria en Musicologia Latinoamericana - convocatoria a pre-inscripciones para la nueva cohorte 2006-2008 (Universidad Central de Venezuela)



******************************************** 


De: compositoresvenezolanos em gruposyahoo.com [mailto:compositoresvenezolanos em gruposyahoo.com] Em nome de jfsans em cantv.net
Enviada em: domingo, 15 de janeiro de 2006 18:57
Para: compositoresvenezolanos em gruposyahoo.com
Assunto: [compvenz] Pre-inscripciones en la MaestrXa en MusicologXa Latinoamericana, UCV

Estimados colegas y amigos:

La Maestria en Musicologia Latinoamericana se complace anunciar la convocatoria a pre-inscripciones para la nueva cohorte 2006-2008, la cual se realizara entre el 16 y el 27 de enero de 2006. 

Los interesados deben presentar como requisitos: 

a) Titulo de licenciatura (original y fotocopia). Si la licenciatura no es en el area musical, deberan presentarse anexo a los soportes del curriculum recaudos que acrediten la proficiencia del interesado en la materia.

d) Notas certificadas obtenidas durante el pregrado y promedio de calificaciones (original y fotocopia)

e) Cedula de identidad (original y fotocopia). 

b) Hoja de datos personales, que incluya nombres y apellidos completos, numero cedula de identidad, direccion, telefono fijo y celular, y correo electronico.

c) Curriculum vitae con soportes 

e) Propuesta de trabajo de grado (ver detalles mas abajo)

f)Opcionalmente, aquellos profesionales que esten trabajando en organismos educativos o culturales de cualquier indole pueden consignar carta de postulacion de la entidad o institucion en la cual esten laborando.  

Los recaudos deben ser presentados entre el 25 y el 27 de enero de 2006, de 8:00 a 11:30 am, y de 2:00 a 4:00 pm en la Oficina de Control de Estudios de la Comision de Estudios de Postgrado, Centro Comercial Los Chaguaramos, Piso 5, oficina 5-7, Caracas, telf. 6624768 y 6625398. 

Para mayor informacion pueden consultar la pagina web: http://www.postgrado.ucv.ve/curso  

El comite academico de la maestria llamara a los pre-inscritos a una entrevista personal, que se realizara antes del 10 de febrero, para lo cual se avisara oportunamente por esta misma via. Luego de la presentacion de los recaudos y de la entrevista, se seleccionaran los candidatos a ingresar en la maestria.

Los candidatos que resulten seleccionados deberan presentar una prueba de suficiencia que demuestre el dominio instrumental  de un idioma como el ingles, frances, italiano, aleman o portugues (comprension lectora) . La prueba esta prevista para la semana que va del 20 al 24 de febrero de 2006. 

Los aspirantes deberan presentar una propuesta de trabajo de grado, que contenga el planteamiento de un problema, antecedentes, objetivos, marco teorico, indice tentativo y bibliografia, inscrito dentro de las lineas de investigacion que ofrece la Maestria en Musicologia Latinoamericana: 1.-Musica y sociedad en la Venezuela decimononica. Estudio de la musica como manifestacion cultural de la sociedad venezolana del siglo XIX, haciendo enfasis en periodos particulares como ...La musica durante el guzmanato (1870-1888).... Responsables: profesores Fidel Rodriguez Legendre y Hugo Quintana. 2.-La musica en la America Colonial. Rescate, trascripcion y edicion de la musica colonial de los siglos XVI al XVIII que se encuentra en los principales fondos del continente, haciendo especial enfasis en la musica catedralicia. Responsables: profesores Mariantonia Palacios y Aurelio Tello (invitado).  3.-Fuentes para el estudio de la musica en Venezuela. Catalogacion, ordenamiento y descripcion de fuentes para el estudio de la musica en Venezuela, que incluye viajeros, cronistas, hemerografia, iconografia, tratados y metodos, etc. Responsables: profesores Hugo Quintana.y Mariantonia Palacios. 4.-El legado de la Escuela de Chacao. Rescate, trascripcion y edicion de la musica venezolana de finales del siglo XVIII y el siglo XIX, haciendo especial enfasis en la musica liturgica y paraliturgica  del Archivo Lamas. Responsable: profesor Juan Francisco Sans. 5.-Clasicos de la literatura pianistica venezolana. Rescate, trascripcion y edicion del repertorio venezolano para piano. Responsable: profesor Juan Francisco Sans. 6.-La musica coral en America Latina. Rescate, trascripcion y edicion del repertorio latinoamericano para coro. Responsable: profesor Miguel Astor. No obstante, se consideraran proposiciones diferentes que a juicio del comite academico signifiquen algun aporte importante al desarrollo de la disciplina.

El pensum de la maestria esta conformado por 12 materias distribuidas en 4 semestres (tres por semestre), con 3 creditos cada una, para un total de 36 creditos. El costo de matricula es de dos unidades tributarias por unidad de credito. Cuatro de estas asignaturas estan constituidas por seminarios de musicologia, donde se trabaja en el area especifica de la investigacion. Tres de ellas son asignaturas electivas. El resto son materias instrumentales.

Se otorga titulo de postgrado: Magister Scientiarum en Musicologia Latinoamericana. 

Las tres asignaturas semestrales se dictaran todas un mismo dia, los lunes de 8:00 am a 4:00 pm (con hora y media para el almuerzo).  El posgrado cuenta con invitados internacionales que dan al menos una vez al semestre cursos intensivos de una semana, para lo cual habra que contar con este minimo de disponibilidad.

Las convocatorias a preinscripciones en la Maestria son bianuales, por lo cual la proxima sera para el 2008.

Un saludo cordial,

Prof. Juan Francisco Sans
Coordinador de la Maestria en Musicologia Latinoamericana. 
Escuela de Artes 
Universidad Central de Venezuela. 
Telf. 605257 jfsans em gmail.com






********************************************
********************************************



4 - 	Chamada de Artigos para a Revista da ABEM 14 – Associacao Brasileira  de Educacao Musical (deadline – 28/Fev)




******************************************** 


De: anppom-l-bounces em iar.unicamp.br [mailto:anppom-l-bounces em iar.unicamp.br] Em nome de jonufer em globo.com
Enviada em: quinta-feira, 26 de janeiro de 2006 15:19
Assunto: [ANPPOM-L] chamada revista ABEM

LINHA EDITORIAL

A Revista da ABEM e uma revista cientifica na area de educacao musical que tem como objetivo divulgar a pluralidade do conhecimento em educacao musical, seja este de cunho cientifico, atraves de relatos de pesquisa, de cunho teorico, atraves de reflexoes acerca dos novos paradigmas educacionais, politicos e culturais, ou de cunho historico, contextualizando as praticas atuais dentro de uma perspectiva historica. 
O requisito principal para publicacao na Revista da ABEM consiste em que o artigo represente, de fato, contribuicao cientifica no que se refere a relevancia e pertinencia do tema abordado ao contexto e ao momento; ao reflexo do estado da arte do conhecimento na area do referencial teorico-conceitual adotado; a consistencia do desenvolvimento do artigo em relacao aos principios de construcao cientifica do conhecimento; a clareza e concisao das implicacoes do trabalho para a teoria e/ou para pratica de educacao musical.
A Revista da ABEM tem interesse na publicacao de artigos ineditos de desenvolvimento teorico, trabalhos empiricos e ensaios, alem de resenhas. 

ARTIGOS

Os artigos de desenvolvimento teorico devem ser sustentados por ampla pesquisa bibliografica e propor novos modelos e interpretacoes para fenomenos relevantes no campo da educacao musical. Os trabalhos empiricos devem fazer avancar o conhecimento na area por meio de pesquisas metodologicamente bem fundamentadas, criteriosamente conduzidas e adequadamente analisadas. Os ensaios compoem formas mais livres de contribuicao cientifica. Tais ensaios devem privilegiar as abordagens criticas e criativas, revelando novas perspectivas e trazendo reflexoes sobre temas relevantes na area de educacao musical.

RESENHAS

A secao de resenhas tem como objetivo apresentar aos leitores os lancamentos de livros no campo da educacao musical, contribuindo, assim, para a divulgacao do conhecimento na area. As obras escolhidas para as resenhas devem ser recentes e apresentar conteudo inovador e consistente, de interesse para a area. As resenhas podem ser enviadas em dois formatos:
-	Resenhas de um livro, analisando um lancamento nacional ou estrangeiro. O autor devera localizar o campo de estudo ao qual a obra pertence, introduzir a obra e apresentar uma apreciacao critica dela, mencionando sua contribuicao para a teoria e/ou pratica da educacao musical.
-	Resenhas multiplas, analisando de duas a cinco obras. O autor devera localizar o campo de estudo ao qual os livros pertencem e comenta-los brevemente, mencionando pontos de complementaridade e interfaces. Uma apresentacao critica e desejavel.
Os originais devem ser encaminhados para a comissao editorial da Revista da ABEM com as mesmas caracteristicas de formatacao dos artigos. 

NOTAS PARA OS COLABORADORES

A Revista da ABEM esta aberta a colaboracoes do Brasil e do exterior, e aceita textos em portugues e espanhol. Todos os trabalhos devem ser enviados por e-mail a: 

Editora da Revista da ABEM
Dra. Cecilia Torres
e-mail: ceciliatorres em brturbo.com.br

NORMAS TECNICAS:

a)	Os artigos devem ter uma extensao entre 3.000 e 6.000 palavras.
b)	As resenhas devem apresentar cerca de 1.200 palavras.
c)	Serao aceitos artigos e resenhas em portugues e espanhol
d)	Todos os trabalhos deverao ser enviados anexados a e-mail, em arquivos no programa Word for Windows 7.0;
e)	Os textos devem ser escritos em Times New Roman, fonte 12, espaco 1.5;
f)	A primeira pagina do texto deve conter:
-	Titulo
-	Resumo em portugues ou espanhol (no caso de artigo nesse idioma), com cerca de 150 palavras, alinhamento a esquerda, contendo campo de estudo, objetivo, metodo, resultados e conclusoes. O Resumo deve ser colocado logo abaixo do titulo e acima do texto principal.
-	Tres (3) palavras-chave, alinhamento a esquerda, em portugues ou espanhol (no caso de artigo nesse idioma).
-	Resumo em ingles (Abstract), com cerca de 150 palavras, alinhamento a esquerda, contendo campo de estudo, objetivo, metodo, resultado e conclusoes. O Abstract deve ser colocado logo abaixo do resumo em portugues ou espanhol.
-	Tres (3) palavras-chave, alinhamento a esquerda, em ingles

g)	Em separado, devera ser enviada uma pagina com o titulo do artigo, seguido da identificacao do(s) autor(es) – nome completo, instituicao a qual esta(ao) ligado(s), cargo, endereco para correspondencia, fone, fax e e-mail.
h)	Incluir um Curriculum Vitae resumido com extensao maxima de uma pagina, contendo as principais atividades na area e o titulo das principais publicacoes do(s) autor(es). 
i)	Os textos devem ser escritos de forma clara e fluente. A utilizacao de notas de rodape e recomendavel, quando o autor quiser detalhar algo que nao necessita constar no texto principal. Para estas notas, deve ser usada fonte tamanho 10.
j)	As citacoes com menos de tres linhas devem ser inseridas no texto e colocadas entre aspas, seguido do sobrenome do autor, ano da edicao citada e pagina entre parentesis - por ex.: (Swanwick, 1999, p. 15). As citacoes que excederem tres linhas devem ser colocadas em destaque, fonte 11, espaco simples, entrada alinhada a 2,5 cm da margem, a esquerda, seguido do sobrenome do autor, ano da edicao citada e pagina entre parenteses. No caso de citacoes de livros em lingua estrangeira, a citacao deve ser traduzida. (Se o autor julgar necessario, o trecho original pode ser apresentado em nota de rodape.)  
k)	Referencias:
Devem ser apresentadas em espaco simples, com alinhamento apenas a esquerda, seguindo as normas da ABNT/2000 (NBR 6023), abaixo exemplificadas.

Livros: 
SOBRENOME, Prenome(s) do Autor. Titulo do trabalho: subtitulo [se houver]. edicao [se nao for a primeira]. Local de publicacao: Editora, ano.

Exemplo: 
MEYER, Leonard B. Music, the arts, and ideas: patterns and predictions in twentieth-century culture.  2. ed.  Chicago: The University of Chicago Press, 1994. 
COHEN, Louis; MANION, Laurence. Research methods in education.  4. ed.  London: Routledge, 1994.

Partes de livros (capitulos, artigos em coletaneas, etc.)
SOBRENOME, Prenome(s) do Autor da Parte da Obra. Titulo da parte. In: SOBRENOME, Prenome(s) do Autor da Obra. Titulo do trabalho: subtitulo [se houver]. edicao [se nao for a primeira]. Local de publicacao: Editora, ano. pagina inicial-final da parte.

Exemplo:
WEBSTER, Peter. R. Research on creative thinking in music: the assessment literature. In: COLWELL, Richard (Ed.). Handbook of research on music teaching and learning. New York: Schirmer Books, 1992. p. 266-280.

Artigos em periodicos : 
SOBRENOME, Prenome(s) do Autor do Artigo. Titulo do artigo. Titulo do Periodico, Local de publicacao, numero do volume, numero do fasciculo, pagina inicial-final do artigo, data.  

Exemplo:
LOANE, Brian. Thinking about children...s compositions. British Journal of Music Education, Cambridge, v. 1, n. 3,  p. 205-231, 1984.

Trabalhos em anais de eventos cientificos:
SOBRENOME, Prenome(s) do Autor do Trabalho. Titulo do trabalho. In: NOME DO EVENTO, numero do evento, ano de realizacao, local. Titulo. Local de publicacao: Editora, ano de publicacao. pagina inicial-final do trabalho. 

Exemplo:
DELALANDE, Francois. A crianca do sonoro ao musical. In: ENCONTRO ANUAL DA ASSOCIACAO BRASILEIRA DE EDUCACAO MUSICAL, 8., 1999, Curitiba. Anais... Salvador: ABEM, 2000. p.48-51.

A exatidao das referencias constantes na listagem ao final dos trabalhos bem como a correta citacao ao longo do texto sao de responsabilidade do(s) autor(es) do trabalho.

l)	Tabelas e quadros devem ser anexados ao texto, com a devida numeracao (ex. Tabela 1, etc.). No corpo do texto deve ser indicado o lugar das tabelas.
m)	Nao serao aceitos artigos que estiverem fora das normas editoriais. A criterio do editor, podera ser estabelecido um prazo determinado para que o(s) autor(es) efetue(m) uma revisao do texto (correcoes de referencias, citacoes, gramatica e escrita). Nesse caso, o nao cumprimento do prazo e/ou a inadequacao da revisao poderao implicar a nao aceitacao do trabalho para publicacao.

PROCESSO DE AVALIACAO
O processo de avaliacao dos artigos enviados para a Revista da ABEM consta de duas etapas:
-	primeiro, uma avaliacao preliminar pelo Conselho Editorial que examina a adequacao do trabalho a linha editorial da revista;
-	segundo, consulta a pareceristas ad hoc.
Eventuais modificacoes serao solicitadas e efetuadas em consenso com o(s) autor(es). 

N. B.:
-	Os artigos assinados sao de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es).
-	Os direitos, inclusive os de traducao, sao reservados. E permitido citar parte dos artigos sem autorizacao previa desde que seja identificada a fonte. A reproducao total de artigos e proibida. Em caso de duvidas, consulte o Conselho Editorial.
-	A Revista da ABEM informa que os resumos e abstracts dos textos publicados poderao ser disponibilizados no site da ABEM.
-	Serao fornecidos gratuitamente ao(s) autor(es) de cada trabalho dois (02) exemplares do fasciculo em que seu artigo foi publicado.
-	A Revista da ABEM nao se obriga a devolver os originais das colaboracoes enviadas.

Chamada de Artigos para a Revista da ABEM 14
Prazo para envio de artigo: 28 de fevereiro

Cecilia Torres
Editora da Revista da ABEM
ceciliatorres em brturbo.com.br







********************************************
********************************************


5 - 	CHAMADA DE TRABALHOS PARA A REVISTA ...OUVIROUVER... (deadline 30/Mar)



******************************************** 


De: anppom-l-bounces em iar.unicamp.br [mailto:anppom-l-bounces em iar.unicamp.br] Em nome de Margarete Arroyo
Enviada em: domingo, 15 de janeiro de 2006 10:14
Assunto: [ANPPOM-L] CHAMADA DE TRABALHOS PARA A REVISTA ...OUVIROUVER... 

CHAMADA DE TRABALHOS PARA A REVISTA ...OUVIROUVER... 

O Departamento de Musica e Artes Cenicas da Universidade Federal de Uberlandia, convida pesquisadores, professores e demais pessoas atuantes das areas de musica, artes cenicas (teatro, circo, danca, opera) e afins a encaminharem trabalhos para o segundo numero da sua revista ...ouvirouver.... Serao aceitas para exame as seguintes modalidades de trabalhos: artigos, comunicacoes, resenhas, autorias e entrevistas. A pertinencia da publicacao dos textos enviados, sera avaliada nos conselhos Editorial e Consultivo da revista. 


DATA PARA RECEBIMENTO DE TRABALHOS: 30 de marco de 2006. 

ENDERECO: Departamento de Musica e Artes Cenicas/UFU
                        a/c Profa. Dra. Sonia Tereza da Silva Ribeiro
                        Av. Joao Naves de Avila, 2160
                        Campus Santa Monica, Bloco 1 V
                        CEP   38408-100  Uberlandia- MG

                        e-mail ouvirouver em demac.ufu.br
 

 

INSTRUCOES PARA A PREPARACAO DOS TRABALHOS FINAIS

A revista reserva-se o direito autoral do trabalho publicado, que, a partir da sua aceitacao, nao podera ser reproduzido sem a autorizacao do seu Conselho Editorial. O envio de manuscritos implica a cessao de direitos autorais e de publicacao a revista ...ouvirouver... que nao se compromete com a devolucao das colaboracoes recebidas.


1. MODALIDADES DE TRABALHOS

1.1. ARTIGOS:  Os artigos deverao ser ineditos; apresentar uma questao de pesquisa da area estudada; explicitar os objetivos da investigacao bem como as fontes e pressupostos teoricos; abordar os resultados e conclusoes advindos do processo investigativo. Terao entre 15 e 30 paginas. 

1.2. COMUNICACOES: As comunicacoes se relacionam a descricoes de trabalhos de pesquisa em andamento ou concluidos, bem como de relatos de experiencias, mencionando-se os fundamentos teoricos e praticos utilizados. Terao ate 10 paginas.

1.3. RESENHAS: Referem-se a analises e comentarios de livros e/ou outros trabalhos. Deverao iniciar com a referencia bibliografica do texto ou trabalho resenhado. As resenhas deverao ter ate 05 paginas, indicando a instituicao do resenhista. 

1.4. AUTORIAS: As autorias sao caracterizadas por trabalhos originais relacionados a textos de ficcao, composicoes musicais, pecas de teatro, e/ou outras finalidades, com vistas  a dar oportunidade ao(s) autor(as) de apresentar (em)sua propria obra.

1.5. ENTREVISTAS: Na entrevista deve constar o nome do entrevistado e um subtitulo que abarque o assunto. Indicar o nome do entrevistador e a instituicao a qual pertence. Elaborar um texto introdutorio de ate 10 linhas sobre as circunstancias da entrevista. Apresentar o texto com as perguntas e respostas antecedidas de duas iniciais maiusculas que identifiquem o entrevistador e o entrevistado. 

2.       NORMAS GERAIS

2.1. Linguagem: portugues (verifique atentamente a gramatica e a digitacao. Nao havera um revisor de texto para os trabalhos.) Serao aceitos, eventualmente, originais em espanhol, frances e ingles, estando submetida a sua publicacao as possibilidades de traducao.
2.2.    Margens:
-Superior: 1,3 cm
-Inferior: 1,5 cm
-Esquerda: 2,0 cm
-Direita: 1,0 cm
-Medianizacao: 0
-A partir da margem:  Cabecalho 0,5 cm
                                              Rodape 0,5 cm
2.3. Tamanho do papel
-Largura: 16,0 cm
-Altura: 21,05 cm

2.4.   Espacamento: Simples, com duplo espaco entre paragrafos e 5 espacos de tabulacao.
2.5.   Texto: Justificado
2.6.    Alto e pe de pagina: nenhum
2.7.    Numeracao de pagina: nenhum

3.    NORMAS ESPECIFICAS

3.1. Fonte: Times New Roman
Titulo: caixa alta, negrito, centrado; 14 pontos. 
3.2. Informacao do(s) autor(es): nome; 10 pontos; inserir nota de rodape com breve curriculo, indicando e-mail.
3.3. Subtitulos: 12 pontos; caixa maiuscula e minuscula; negrito, alinhado na margem esquerda.
3.4.  Texto: 10 pontos; maiusculas e minusculas.
3.5.  Resumo: maximo de 200 palavras, evidenciando a contribuicao do seu trabalho.
3.6.  Palavras-chave: maximo de 6 (seis) palavras.
3.7. Tabelas inseridas nos textos deverao ter o tamanho do minimo do tipo 8 pontos, apresentando o programa gerador da tabela ou grafico.
3.8. Referencias Bibliograficas no final do texto: obedecendo as normas da ABNT

3.9. Especificacao do arquivo eletronico para as partituras:
Serao publicadas partituras de obras originais editadas com a utilizacao do Software Finale com as seguintes dimensoes: Largura de 15,99847 cm, Altura de 21,50181 cm. Para a formatacao do conteudo de pagina, a porcentagem deve ser de 70%. O conteudo musical deve ser justificado e distribuido de maneira a proporcionar uma visualizacao ...arejada.... Recomenda-se que o titulo da obra venha ao alto, centralizado, na primeira pagina, Fonte: Times New Roman, normal – 30 pontos e inserido nas paginas seguintes utilizando-se da mesma fonte, 16 pontos, em italico, centralizado e com o alinhamento ao alto pagina.  O instrumento empregado como meio fonico para a obra deve ser indicado a esquerda e acima do primeiro pentagrama e informacoes sobre o compositor devem constar ao pe da primeira pagina.







********************************************
********************************************



6 - 	REVISTA MUSICA HODIE Nº 5 e 6




******************************************** 


De: anppom-l-bounces em iar.unicamp.br [mailto:anppom-l-bounces em iar.unicamp.br] Em nome de Sonia Ray
Enviada em: quinta-feira, 26 de janeiro de 2006 18:51
Assunto: Re: [ANPPOM-L] Novos enderecos de MUSICA HODIE

REVISTA MUSICA HODIE

Correspondencias, artigos e partituras podem ser enviadas para meu endereco
soniaraybrasil em yahoo.com.br 

Gravacoes devem ser enviadas exclusivament para o Prof. Anselmo
anselmo em musica.ufg.br 

Maiores informacoes e resumos da Hodie estao no site
www.musicahodie.mus.br 

Fechamento das edicoes semestrais 2006:
Vol 6 n.1: 30/Abril – Vol 6 n.2: 01/Outubro


* * * * * * * * * * * * * * * * * * *


Vol. 5  - Nº1

Sumario

Artigos

• Trombetas, Clarins, Pistoes e Cornetas no Seculo XIX e as Fontes para a Historia dos Instrumentos de Sopro no Brasil
Trumpets, clarinos, cornets and bugles in the 19th century and the resources for the historical study of wind instrument in Brazil
Fernando binder e Paulo castagna
 

.....................................................

•O alongamento muscular no cotidiano do performer musical: estudos, conceitos e aplicacoes
Muscular Stretching in the routine of Musical Performers: studies, concepts and aplication
Sonia Ray e Xandra Andreola
...................................

• O uso de mapeamento na memorizacao do Allegro Moderato da Sonatina No. 3 de Juan Carlos Paz: uma abordagem pratica
The use of mapping for memorization in the Allegro Moderato of Sonatina No. 3 by Juan Carlos Paz: a practical approach
Francisco Koetz Wildt, Any Raquel Carvalho e Cristina Capparelli Gerling

...................................

•Percussao: uma abordagem integradora dos processos de ensino e aprendizagem
Percussion: An interacting approach to Teaching and Learning Processes
Rodrigo Paiva

...................................

•Teoria Critica e Esclarecimento Musical em Adorno
Critical Theory and musical discussion in Adorno
Aldo de Oliveira Cardoso 

...................................

•Maes e Bebes: vivencia e linguagem musical
Mothers and Babies: a musical relationship
Renata Filipak e Beatriz Ilari








********************************************
********************************************



7 - 	TESE: Leitura musical na ponta dos dedos: Caminhos e desafios do ensino da MUSICOGRAFIA BRAILLE na perspectiva de alunos e professores - Fabiana Fator Gouvea Bonilha, orient. Caludiney Carrasco (31/Jan - IA/Unicamp, SP)



******************************************** 



De: docentes-bounces em iar.unicamp.br [mailto:docentes-bounces em iar.unicamp.br]
Em nome de Fabiana Fator Gouvea Bonilha
Enviada em: sexta-feira, 27 de janeiro de 2006 06:16
Para: docentes em iar.unicamp.br
Assunto: [Docentes] convite para Defesa de Dissertacao



Prezados Professores,

Convido-os a estarem presentes em minha Defesa de Dissertacao de Mestrado.

Data: 31 de janeiro de 2006.
Horario: 10h .

Local:Universidade Estadual de Campinas(Unicamp), Instituto de Artes, Auditorio da Biblioteca.

Titulo da Dissertacao: ...Leitura musical na ponta dos dedos: Caminhos e desafios do ensino da Musicografia Braille na perspectiva de alunos e professores...
Autora: Fabiana Fator Gouvea Bonilha.
Orientador: Prof.Dr. Claudiney Rodrigues Carrasco.
Co-orientadora: Profa. Dra. Aci Taveira Meyer.
A divulgacao da tese encontra-se em: http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/sala_imprensa/teses.html
Atenciosamente,
Fabiana Bonilha.










********************************************
********************************************



8 - 	AEC ONLINE BOLOGNA HANDBOOK REDESIGNED AND UPDATED - Association Europeenne des Conservatoires, Academies de Musique et Musikhochschulen



******************************************** 


AEC ONLINE BOLOGNA HANDBOOK REDESIGNED AND UPDATED

The AEC online Bologna Handbook has been redesigned and updated with new information and downloadable documents. Please visit this comprehensive multilingual online information tool on the Bologna Declaration Process at www.bologna-and-music.org to find the following new items: 

1.      The ...Handbook for the Implementation and Use of Credit Points in Higher Music Education... in English, French and German versions

2.      The reaction of the AEC to the EU Commission working paper ...Towards a European Qualifications Framework for Lifelong Learning...

3.      French and German versions of the national descriptions of professional music training systems in most Bologna countries

4.      French and German versions of various documents on the recognition of studies, qualifications and regulated music professions

5.      French and German versions of various documents on external quality assurance

6.      Updated versions of the Frequently Asked Questions in English, French and German

 
AEC Pop and Jazz Platform

Up-to-date information on this new initiative of the Association can be found on the AEC website at www.aecinfo.org/pjp. The report of the last PJP meeting in Barcelona (September 2005) is now available in downloadable format. Institutions interested in joining the PJP can contact the AEC Office for more information. 

 

AEC policy papers downloadable 

The policy papers section of the AEC website has been updated with downloadable versions of all policy papers produced by the AEC in recent years in various languages.

 

Announce your vacancies on the AEC website

As a special service to its members, the AEC offers to post vacancy announcements from AEC member institutions in the recruitment section of the new AEC website. AEC member institutions interested in making use of this service should send their vacancies to the AEC Office.

LE GUIDE EN LIGNE DE BOLOGNE REMANIE ET ACTUALISE 

Le Guide en ligne de Bologne a ete remanie et enrichi de nouvelles informations et de documents telechargeables. Vous etes invite a consulter cet outil detaille et multilingue proposant des informations en ligne sur le processus de la Declaration de Bologne sur www.bologna-and-music.org, pour y trouver les nouveaux articles suivants: 

1.      Le « Guide de la mise en place et l...utilisation des points credits dans l...enseignement superieur » en anglais, francais et allemand

2.      La reaction de l...AEC au document de travail de la Commission europeenne « Vers un cadre europeen des certifications professionnelles pour la formation continue ».

3.      Les versions francaise et allemande des descriptions nationales (panoramas nationaux) des systemes de formation musicale professionnelle dans la plupart des pays signataires de la Declaration de Bologne

4.      Les versions francaise et allemande de differents documents sur la reconnaissance des etudes, des diplomes et des professions musicales reglementees 

5.      Les versions francaise et allemande de differents documents sur l...assurance qualite externe 

6.      Des versions actualisees des Questions frequemment posees en anglais, francais et allemand 


Plateforme Jazz Pop de l...AEC 

Vous pourrez trouver des informations mises a jour sur cette nouvelle initiative de l...Association sur le site Internet de l...AEC sur www.aecinfo.org/pjp. Le rapport de la derniere rencontre de la PJP a Barcelone (en septembre 2005) est maintenant disponible en format telechargeable. Les etablissements desirant se joindre a la PJP sont invites a contacter le bureau de l...AEC pour plus d...informations. 

Documents d...orientation de l...AEC telechargeables 

La section des documents d...orientation du site Internet de l...AEC a ete enrichie de versions telechargeables de tous les documents d...orientation produits par l...AEC ces dernieres annees en plusieurs langues. 

Annoncez les vacances de poste sur le site Internet de l...AEC 

C...est un service rendu specialement a ses membres : l...AEC offre de diffuser les avis de vacances de poste de ses etablissements membres dans la section recrutement du nouveau site Internet de l...AEC. Les etablissements, membres de l...AEC, interesses par ce service sont invites a envoyer leur offres d...emploi au bureau de l...AEC.

Wenn Sie den AEC-Newsflash nicht mehr erhalten mochten, senden Sie diese Email bitte mit dem Vermerk „abmelden... in der Betreffzeile zuruck; die AEC wird Ihre Email-Adresse aus dem Verteiler loschen. 


Die AEC sendet Ihnen die besten Wunsche fur 2006

Online-Bologna-Handbuch der AEC neu gestaltet und aktualisiert 

Das Online-Bologna-Handbuch der AEC wurde neu gestaltet und durch neue Informationen und herunterladbare Dokumente aktualisiert. Bitte besuchen Sie dieses umfassende und mehrsprachige Online-Informationsmedium zum Prozess der Bologna-Erklarung unter www.bologna-and-music.org; Sie finden dort Informationen zu den folgenden Themen: 

1.      Das „Handbuch zur Einfuhrung und Anwendung von Kreditpunkten in der Hoheren Musikausbildung... in englischer, franzosischer und deutscher Fassung 

2.      Die Reaktion der AEC auf das Arbeitspapier der EU-Kommission „Auf dem Weg zu einem europaischen Qualifikationsrahmen fur lebenslanges Lernen... 

3.      Franzosische und deutsche Fassungen der landesspezifischen Beschreibungen professioneller Musikausbildungssysteme in den meisten „Bologna-Landern... 

4.      Franzosische und deutsche Fassungen verschiedener Dokumente zur Anerkennung von Studien, Qualifikationen und reglementierten Musikberufen 

5.      Franzosische und deutsche Fassungen verschiedener Dokumente zur externen Qualitatssicherung 

6.      Aktualisierte Fassungen haufig gestellter Fragen (FAQ) in englischer, franzosischer und deutscher Sprache 

 

Pop-und-Jazz-Plattform der AEC 

Aktuelle Informationen zu dieser neuen Initiative des Verbandes finden sich auf der AEC-Website unter www.aecinfo.org/pjp. Der Bericht zur letzten PJP-Tagung in Barcelona (September 2005) ist nun in herunterladbarem Format verfugbar. Institutionen, die sich der PJP anschließen mochten, konnen sich fur weitere Informationen an das AEC-Buro wenden. 


AEC-Strategiepapiere zum Herunterladen 

Die policy papers section der AEC-Website wurde aktualisiert und enthalt herunterladbare Fassungen samtlicher Strategiepapiere, die in den letzten Jahren von der AEC in mehreren Sprachen verfasst worden sind. 

 

Annoncieren Sie Ihre Stellenangebote auf der AEC-Website 

Als besonderen Service fur ihre Mitglieder bietet die AEC die Moglichkeit an, Stellenangebote von AEC-Mitgliedsinstitutionen in der recruitment section der neuen AEC-Website bekannt zu geben. AEC-Mitgliedsinstitutionen, die diesen Service nutzen mochten, senden Ihre Stellenangebote bitte an das AEC-Buro.
 

Association Europeenne des Conservatoires, Academies de Musique et Musikhochschulen (AEC)
PO Box 805
NL-3500 AV Utrecht
T: +31/302361242
F: +31/302361290
E: aecinfo em aecinfo.org
W: www.aecinfo.org







********************************************
********************************************



9 - 	ANNOUNCEMENT AND CALL FOR PAPERS :...Farther than we can hear: Simple Complexity/Complex Simplicity... A One-day Symposium on New Music - University College Cork, Ireland, Friday 24 March 2006



******************************************** 



De: anppom-l-bounces em iar.unicamp.br [mailto:anppom-l-bounces em iar.unicamp.br] Em nome de Carlos Palombini Enviada em: quinta-feira, 26 de janeiro de 2006 16:45
Para: anppom-l
Assunto: [ANPPOM-L] CFP: One-day Symposium on New Music, 24 March 2006, UCC,Ireland


...Farther than we can hear: Simple Complexity/Complex Simplicity... A One-day Symposium on New Music

University College Cork, Ireland, Friday 24 March 2006

ANNOUNCEMENT AND CALL FOR PAPERS

The Department of Music at University College Cork is pleased to announce a one-day symposium focussing on intersections and divisions between the so-called New Complexity and Simplicity movements.

The symposium will take place in the Department of Music, Sunday...s Well Road, Cork on Friday 24 March 2006.

We welcome proposals for short individual papers (max. 20 minutes) on any aspect of contemporary music related to the symposium...s broad theme, and encourage proposals which relate to the particular focuses of our guest speakers, who will include:

Keith Potter (Goldsmiths College, University of London, UK): ...The Spirit of ...76: why did musical minimalism become musical post-minimalism - and does it matter?... Neil Heyde (Royal Academy of Music, and cellist with the Kreutzer Quartet) on the performance of contemporary music, particularly Brian Ferneyhough...s Time and Motion Study II Christopher Fox (University of Huddersfield, UK) who will be discussing his recent compositional work

The symposium will also include performances by:

Neil Heyde (cello) and Paul Archbold (electronics), to include Brian Ferneyhough...s Time and Motion Study II Andrew Zolinsky (piano), with a mixture works by experimental and complex composers

Abstracts should be no longer than 250 words and should be sent to m.iddon em ucc.ie either as an attachment or as text within the body of the message. Please include any AV requirements within the body of the mail.

Deadline for submissions: 13 February 2006

The full programme will be announced by 20 February 2006. For any queries and to register interest please contact Martin Iddon, m.iddon em ucc.ie

Presenters will have free entrance to the conference, all concerts and refreshments. The fee for the day is €20/€10 including entrance to conference, all concerts and refreshments.

-- Dr Martin Iddon Lecturer Department of Music University College Cork 
Ireland email: lm.iddon em cantab.net

-- 
carlos palombini
diretor
centro de pesquisa em musica contemporanea
universidade federal de minas gerais
cpmc-ufmg
<palombini em terra.com.br




********************************************
********************************************



10 - 	PUBLIC ART OPPORTUNITIES – IN CONTEXT 3 - South Dublin County Council...s Per Cent for Art programme, 2006-2009



******************************************** 



PUBLIC ART OPPORTUNITIES – IN CONTEXT 3

In Context 3, is South Dublin County Council...s Per Cent for Art Programme 2006-2009. Through this programme, a number of commissions/opportunities are available to artists working in all disciplines and to others.  These include artistic residency commissions, a ...Roads... commission, a mediation commission and an evaluation project.

The deadline for submissions for In Context 3 is 10th March 2006.  For further information and submission requirements please see In Context 3 website 
http://incontext.southdublin.ie 

or contact:

Caroline Orr,
Public Art Coordinator, South Dublin County Council
Tel: + 353 (0)1 4149000  Fax: + 353 (0)1 4149106  Email: corr em sdublincoco.ie


PUBLIC ART OPPORTUNITIES - IN CONTEXT 3


IN CONTEXT 3 is South Dublin County Council...s Per Cent for Art programme, 2006-2009.  It aims to promote public art projects within South Dublin County, Ireland, which encourage artistic ambition across all art disciplines and which involve an active engagement with context, situation, community and place.

Accordingly, applications are invited for the following opportunities:

ARTISTIC RESIDENCIES: The programme...s five Artistic Residencies will last for two-years, during which resident artists will make regular visits to South Dublin County and creatively interact with people and place. The Residencies are open to practicing artists in any art form or discipline / interdisciplinary teams (including artists of any discipline or artist-led teams of non-arts professionals/others) / curators in any art form discipline whose work involves close collaboration with artist(s).

Budget: Each residency will be awarded a fee of €30,000 per annum. 

A separate budget will be available for research, development and experimentation / artistic outcomes ie. works, interventions, performances, publications etc. / promotion / documentation

ROADS COMMISSION: The Roads Commission offers artists the opportunity, either individually or collaboratively, to consider the concept of ...the road... and make an imaginative proposal for a site-based permanent visual artwork in South Dublin County. Proposed site visit 7 February 2006 – please contact Public Art Co-ordinator as below for further details.

Budget: The Roads commission will be awarded an overall fee of €97,500.

MEDIATION: The Mediation Commission will run parallel to the rest of the programme. The mediator(s) will develop and manage a mediation programme informed by creative and new ways of facilitating connection, communication and interaction between the artist, the art and the community. This commission is open to artists of any discipline, arts facilitators/educators, curators or others with an interest and/or experience in creating links between artists, art, audiences and context. Applications may be made by individuals or a team.

Budget: The mediation commission will be awarded an overall fee of €35,000. A separate budget will be available to support and document the mediation programme.

EVALUATION: Services are sought for an independent evaluation of In Context 3. The aim is to assess In Context 3 in terms of its established objectives, to document the overall progress of the programme, and to produce an evaluation report that articulates learnings gained and makes recommendations for future commissioning in South Dublin County. Applications may be made by an individual or a team.

Budget: The Evaluation will be awarded an overall fee of €30,000.

Latest date for receipt of applications for all above opportunities: Friday 10 March 2006

For further information and application procedures/submission requirements see In Context 3 programme brief available on website http://incontext.southdublin.ie or by contacting:

Caroline Orr, Public Art Coordinator,
South Dublin County Council, County Hall, Tallaght, Dublin 24, IRELAND.
T + 353 [0]1 414 9000   F + 353 [0]1 414 9106   E corr em sdublincoco.ie

These positions are funded through the Department of the Environment, Heritage and Local Government and National Roads Authority Per Cent for Art Schemes. 
All records received in relation to tenders for contracts with South Dublin County Council may be subject to requests for information under The Freedom of Information Act 1997.










********************************************
********************************************



11 - 	FESTIVAL DE CANTO LIRICO ALDO BALDIN - 9ª EDICAO – 2006 (Inscr. Jan-Mar/2006 - PRO-MUSICA DE FLORIANOPOLIS, SC)



******************************************** 


De: extmusica-l-bounces em ufrgs.br [mailto:extmusica-l-bounces em ufrgs.br] Em nome de Extensao Musica
Enviada em: quarta-feira, 25 de janeiro de 2006 15:40
Assunto: [Extmusica-l] FESTIVAL DE CANTO LIRICO ALDO BALDIN 

FESTIVAL DE CANTO LIRICO ALDO BALDIN - 9ª EDICAO - 2006

CONCURSO PARA A OPERA RIGOLETTO DE VERDI
 
Inscricoes: de 16 de janeiro a 26 de marco

Concurso: dias 20 e 21 de maio, no Centro Integrado de Cultura, Florianopolis-SC

Apresentacao da opera: dias 16, 17, 18 e 19 de novembro

Informacoes: (048)3028-5264 

www.promusica-sc.com.br 









********************************************
********************************************



12 - 	Pierrot Lunaire Ensemble-Viena estreia peca de compositores brasileiros no projeto Labyrinthmaker (2006 - Austria)



******************************************** 




De: Rogerio Costa [mailto:rogercos em usp.br] 
Enviada em: segunda-feira, 16 de janeiro de 2006 09:45
Para: CDMUSICA
Assunto: CDMC informes

Pierrot Lunaire Ensemble-Viena estreia peca de compositores brasileiros no projeto Labyrinthmaker

Fundado pela flautista Silvia Gelos e pelo pianista Gustavo Balanesco o prestigiado Pierrot Lunaire EnsembleWien se dedica a divulgacao da musica contemporanea e do seculo XX.
Labyrinthmaker e um projeto desenvolvido pelo grupo, para promover encontros criativos entre compositores e o Pierrot Lunaire Ensemble Wien ao redor do mundo. O projeto propicia aos compositores e musicos uma oportunidade unica de conhecer um ao outro e a seus respectivos trabalhos. Todo ano sao abertas inscricoes para que sejam enviados trabalhos que serao selecionados pelo grupo para uma serie de concertos que serao apresentados em varios paises da Europa e no resto do mundo. Para a temporada  deste ano de 2006 foram selecionadas duas pecas de compositores brasileiros: Dun Aengus para  violino e violoncello de Marcos Lucas e Jardim Japones para piano violino e clarinete de Rogerio Costa. A temporada se inicia com um concerto no Museu de Arte Moderna de Milao no dia 19 de Marco e o projeto chega ao Brasil para uma serie de apresentacoes, master classes e concertos no Departamento de Musica da USP, na Faculdade Santa Marcelina (SP), na Sala Cecilia Meireles e Villa Lobos (RJ) no dia 24 de Agosto. Para maiores informacoes sobre o projeto (calendario, compositores, contatos, etc.) favor acessar as paginas do grupo: http://www.pierrotlunaire.at/ e http://www.labyrinthmaker.org/ .

Rogerio Costa e compositor, professor de harmonia, contraponto e coordenador de um projeto de pesquisa sobre improvisacao no Departamento de Musica da ECA-USP. E tambem fundador e integrante do grupo Akronon de performance e livre improvisacao (Rogerio Costa, saxofones e flauta; Silvio Ferraz, processamento eletronico; Edson Ezequiel, violino). Contatos: rogercos em usp.br e rogerio.luiz.costa em terra.com.br






********************************************
********************************************


13 - 	MAESTRO ROBERTO TIBIRICA SELECIONA BOLSISTAS PARA A SINFONICA HELIOPOLIS (01-04/Fev)




******************************************** 


De: Viviana Maria da Silveira Morilla [mailto:vmorilla em uol.com.br] 
Enviada em: quinta-feira, 26 de janeiro de 2006 23:36
Para: vmorilla em uol.com.br
Assunto: Maestro Tibirica seleciona jovens musicos

MAESTRO ROBERTO TIBIRICA SELECIONA BOLSISTAS PARA A SINFONICA HELIOPOLIS

Os testes serao realizados entre os dias 01 e 04 de fevereiro

O Maestro Roberto Tibirica esta empolgado com a nova etapa de trabalho como Diretor Artistico do Instituto Bacarelli.

Depois de assumir oficialmente o posto em junho de 2005, Roberto Tibirica tem planejado com cuidado cada passo desse novo projeto. Alem de reger e programar o repertorio da Orquestra Sinfonica Heliopolis, atua como educador e orientador desses jovens, ao oferecer uma oportunidade de profissionalizacao e posterior inclusao no mercado e sociedade.

Na proxima semana, Roberto Tibirica selecionara 70 jovens musicos de baixa renda para a Orquestra Sinfonica Heliopolis, que receberao uma bolsa de estudos com valores entre R$500,00 e R$700,00. Serao testes de reavaliacao dos atuais integrantes da Orquestra e tambem para o preenchimento de novas vagas.

As inscricoes sao gratuitas e devem ser feitas ate dia 30 de janeiro na sede do Instituto Bacarelli ou atraves do site: 

www.institutobacarelli.org.br 


INSTITUTO BACARELLI
Estrada das Lagrimas 475 – Sacoma
Tel.: 11 6914-6377
www.institutobacarelli.org.br  

 
Outras informacoes sobre Roberto Tibirica, com:
Viviana Morilla
vmorilla em uol.com.br
Cel.: 11 8397-7316






********************************************
********************************************



14 - 	Coral Pro Musica abre vagas para vozes adultas, masculinas e femininas na temporada 2006 (Campinas – SP)



******************************************** 


De: promusica em mpc.com.br [mailto:promusica em mpc.com.br] 
Enviada em: quarta-feira, 18 de janeiro de 2006 16:55
Para: promusica em promusica.mus.br
Assunto: Coral PrX MXsica

CORAL PRO MUSICA:

Coral Pro Musica abre vagas para vozes adultas, masculinas e femininas na temporada 2006.

Testes dias 30/01 e 06/02 as 19h.

Escola de Artes Pro Musica (Rua dos Alecrins, 301, Cambui, fone: 3295-7873).








********************************************
********************************************


15 - 	FESTIVAL INTERNACIONAL DE MUSICA DE PLECTRO DE LA RIOJA (Ago/2006 - ESPANHA)



******************************************** 


De: Festival Internacional de Musica de Plectro de La Rioja [mailto:PLECTRO em sociedadartisticariojana.com] 
Enviada em: sabado, 28 de janeiro de 2006 07:56
Assunto: Fw: musica de plectro

 

FESTIVAL INTERNACIONAL DE MUSICA DE PLECTRO DE LA RIOJA

6-12 de Agosto de 2006

El Festival Internacional de Musica de Plectro de La Rioja se define como un gran encuentro para la promocion de la musica interpretada por agrupaciones de plectro. 
 
PREMIOS INTERNACIONALES DE COMPOSICION DE MUSICA DE PLECTRO ...Ciudad de Logrono...
4 y 5 de Agosto de 2006

El Festival Internacional de Musica de Plectro incentiva la composicion de obras nuevas y su estreno, convocando los premios cuya cuantia, concepto y condiciones se especifican a continuacion y a la que tendran acceso todas aquellas orquestas o grupos que presenten e interpreten una obra de estreno absoluto. 

Todas las bases del

FESTIVAL INTERNACIONAL DE MUSICA DE PLECTRO DE LA RIOJA y PREMIOS INTERNACIONALES DE COMPOSICION DE MUSICA DE PLECTRO
...Ciudad de Logrono... en 

www.sociedadartisticariojana.com 












********************************************
********************************************


16 - 	INTERNATIONAL WHO...S WHO IN CLASSICAL & POPULAR MUSIC 2005



******************************************** 


De: Arthur Tane [mailto:aapi em aapi.com.au] 
Enviada em: terca-feira, 24 de janeiro de 2006 20:07
Assunto: WHO...S WHO IN CLASSICAL & POPULAR MUSIC 2005


INTERNATIONAL WHO...S WHO IN CLASSICAL MUSIC 2005 
  
...The most valuable, practical musical directory ever published... - Musical Opinion
 
An invaluable and practical source of biographical information on classical musicians, composers and conductors and the organizations behind them.
 
A complete biographical reference work covering all aspects of the classical music world.

• Over 8,000 detailed biographical entries
• Covers the Classical and Light Classical fields
• Entries range from composers to conductors and managers
• Includes up-and-coming musicians as well as well-established names.

Contents:

• Profiles composers, musicians, singers, arrangers, writers, conductors, soloists and managers throughout the world
• Includes listings of orchestras and festivals
• Lists music libraries, conservatoires, music organizations and opera companies
• Details major competitions and awards
• Lists Masters of the King...s/Queen...s music.
 
 
KEY FEATURES: 
•	Truly world-wide coverage
•	Easy-to-use:  the main entries are listed alphabetically by surname
•	Reliable and up-to-date information: the details are sourced from the individuals concerned
•	Includes many up-and-coming musicians as well as internationally renowned names
21st Edition.  Hardcover. 1100pp.   
US$425.00 ( or AUD$575.00 with GST ) including delivery.
 
 
INTERNATIONAL WHO...S WHO IN POPULAR MUSIC 2005
  
Comprehensive biographical information covering the leading names 
in all aspects of popular music.
 
 
Provides biographical details on some of the most talented, influential and up-and-coming artists and individuals from the world of popular music.

Now in its fully-updated and revised 7th edition, this title includes over 5,000 biographies charting the achievements and careers of pop, rock, folk, jazz, dance, world and country artists throughout the world.

Contents:

• Over 5,000 alphabetically arranged entries containing full biographical information: major career details, concerts, recordings and compositions, honours and contact address

• Full contact details for companies and organizations throughout the popular music industry - including record companies, management agencies, agents and promoters

• Lists of key festivals and musical events worldwide, with relevant contact details.
 
 
KEY FEATURES:
•	Fully updated and revised
•	Provides the latest information on the lives and achievements of the leading people within the popular music industry
•	Offers invaluable information on many up-and-coming artists difficult to obtain elsewhere
•	The information listed in the entries are accurate and reliable.
7th Edition.  Hardcover. 750pp.  
US$375.00 ( or AUD$550 with GST ) including delivery.
 
 
ORDER FORM
 
 
To purchase any of these titles, please fill out this Order Form and return it to :-
 
ASIA PACIFIC INFOSERV,
GPO BOX 2987,
SYDNEY 2001
AUSTRALIA
 
ABN: 43 361 915 913
 
Tel: 61 2 4934.6290
Fax: 61 2 4934.3692
E-mail: aapi em aapi.com.au
 
 





********************************************
********************************************


17 - 	WONKA APRESENTA: djdoca (alternativobrasil) djscheinkmann (banda-1)



******************************************** 


De: A L T E R N A T I V O B R A S I L [mailto:djdoca em alternativobrasil.com] 
Enviada em: sexta-feira, 27 de janeiro de 2006 18:30
Assunto: alternativobrasil em curitiba br 03.02


WONKA APRESENTA:
djdoca (alternativobrasil)
djscheinkmann (banda-1)
 
apos dez anos djdoca volta aos pinheirais para mostrar o que tem tocado em solo europeu. 
alternativobrasil reune dj...s, vj...s, mc...s, percussionistas-artistas que promovem a grande diversidade musical brasileira.
 
SEXTA 03.02
WONKA BAR
trajano reis, 326 curitiba - parana - brasil
entrada gratis ate 0h - apos R$5
23h-05h






********************************************
********************************************


18 - 	Fourth Inernational City of Hasselt Choral Competition (deadline 31/Mai - BELGICA)



******************************************** 



De: Frank Duchamps [mailto:f.duchamps em hasselt.be] 
Enviada em: quinta-feira, 26 de janeiro de 2006 12:03
Assunto: Fourth Inernational City of Hasselt Choral Competition

Dear sir/madame,
 
The City of Hasselt (B), in co-operation with the Cultural Centre Hasselt, is sponsoring an ...International Competition for Choral Music Composition....  The most successful submission will be introduced during a  public performance of choral works.  The winner will receive 3.000 euro and his or her composition shall be published.  Entries should be submitted by the closing date of May 31 2006.  You find the regulations attached.  
 
yours sincerely
 
Frank Duchamps 
Dienst Cultuur
Stad Hasselt
Groenplein 1, 3500 Hasselt
Tel.: ++32(0)11 23 95 28, Fax: ++32(0)11 23 95 36 



FOURTH INTERNATIONAL CITY OF HASSELT CHORAL COMPETITION


RULES


1.	The City of Hasselt, in co-operation with the Cultural Centre Hasselt, is sponsoring an ...International Competition for Choral Music Composition... every two years.  The successful submission will be introduced during a public performance of choral works. 

2.	Within the limits of the budget the winner will receive € 3000.  The winning composition shall be published.

3.	The competition is open to compositions with lyrics written in Dutch, French,
	German, English or Latin, composed for mixed chamber choir, a capella or 
	accompanied by piano.  The submissions must be of a 15-minute minimum 
	duration but not exceeding the maximum allowable time of twenty minutes.

4.	The composition has to be an original creation.  As such, adaptations and 
	harmonisations of traditional songs are not allowed.  The subject matter is at the 
	free choice of the composer.

5.	The composition is expected to be of high artistic competence and must comply 
	with the technical possibilities of a sound amateur choir.

6.	Participation in the competition implies that the composer is fully cognisant of
	the requirement that the submission be fully original and in no shape or form has 
	previously been performed in public.  Composers may submit only one 
	composition.

7.	The composition must have a title.

8.	The composition must be fully legible.  Compositions that are not written down 
	in the traditional notation must be submitted accompanied by a recording.

9.	The submissions must satisfy the following requirements :
				-	five copies of the composition on DIN A4 paper format
				-	at the top of the first page of the composition, an identifying
mark must be provided (without any indication as to the identity of the composer)
-	a closed envelope with on the outside the identifying mark of the composition and containing within a notice giving the following details:

				-	name and first name
-	complete address
-	e-mail address
				-	telephone number
				-	identifying mark
				-	written confirmation that the work has not been 
					performed in a public forum or previously published.
-	the composer gives the publishingrights to the editing firm

10.	All entries need to be forwarded by registered mail or personally submitted 
	against receipt to :

		Stad Hasselt - Dienst voor Cultuur
		Internationale Compositiewedstrijd
		Groenplein 1
		B - 3500 Hasselt
		Tel:  0032 11 23 95 28
		Fax: 0032 11 23 95 36
		E-mail: cultuur em hasselt.be 

The compositions will not be returned.
	The competition rules may also be obtained from this address.  The call to 
	competition is sheduled  for the 1st of January of every even year.  Entries should
	be submitted by the closing date of May 31 of the applicable year (the postal 
	stamp serves as validation of the submission date).
	

11.	An international jury will reward one composition only.  If no composition meets
	the jury...s criteria, the prize will not be awarded.  The jury shall be entitled to 
	pass ruling in all matters that could or might become subject to dispute and/or
	interpretation.  In the matter of final jury ruling, no further resource shall be 
	entertained.



Kindly fill in this answer strip (in block letters or typed) and add the composition in a closed envelope.  Write the motto and the title of your work on the outside of the envelope. 

First Name:
Surname:
Address:
Postal Code:
City:
Country:
Telephone:
E-mail:
Motto:

The undersigned declares to have read and understood the rules of the contest organised by the city of Hasselt and agrees with the conditions established therein.

Signature:				         Number (will be assigned by the city of Hasselt):
 



********************************************
********************************************


19 - 	Consulta organizada por VivaMusica! aponta 5 de marco, nascimento de Villa-Lobos, o Dia Nacional da Musica Classica



******************************************** 


De: Heloisa Fischer [mailto:helofischer em vivamusica.com.br] 
Enviada em: quinta-feira, 19 de janeiro de 2006 11:29
Assunto: 5 de Marco, Dia Nacional da Musica Classica

Consulta organizada por VivaMusica! aponta 5 de marco, nascimento de Villa-Lobos, o Dia Nacional da Musica Classica


Se o choro, o samba e o forro ja tinham seu dia no calendario brasileiro, chegou a vez da musica classica ganhar uma data a ser celebrada em todo pais: 5 de marco, nascimento do compositor carioca Heitor Villa-Lobos. A comemoracao e pioneira e coloca o Brasil na linha de frente entre os paises que estimulam a audicao de classicos para renovar plateias de concertos.



A data escolhida para divulgar a musica classica no Brasil antecipa o inicio da temporada, que acontece entre os meses de marco-abril e dezembro. 

A iniciativa de escolher um Dia Nacional da Musica Classica foi de VivaMusica!, que organizou a consulta ao longo de 2005 e contabilizou os votos. A ideia teve apoio da Funarte e adesao da radio MEC, que transmitiu spots da campanha, alem da Sala Cecilia Meireles e Sala Baden Powell, ambas no Rio.

Votantes da consulta – que incluiam musicos, promotores de concertos, professores e amantes dos classicos de diversas cidades brasileiras – puderam escolher entre as datas de nascimento dos compositores classicos Villa-Lobos (5 de marco), Carlos Gomes (11 de julho) e padre Jose Mauricio Nunes Garcia (22 de setembro). Foram contabilizados cerca de 5 mil votos. A consulta se encerrou em dezembro de 2005.

O presidente da Funarte, Antonio Grassi, encaminhou a Presidencia da Republica pedido de decreto oficializando o 5 de Marco como o Dia Nacional da Musica Classica. A Secretaria das Culturas do Rio de Janeiro ja anunciou que o prefeito Cesar Maia ira decretar a data escolhida o Dia da Musica Classica no Rio de Janeiro, com programacao gratuita em areas publicas da cidade.

VivaMusica! e uma empresa de comunicacao voltada exclusivamente para divulgacao das atividades da musica classica do Brasil. Fundada em 1994, pela jornalista Heloisa Fischer, tem sede no Rio de Janeiro. Publica o guia de negocios Anuario VivaMusica!; o Portal VivaMusica! 

(www.vivamusica.com.br) e a revista mensal Agenda VivaMusica! Rio de Janeiro. Heloisa e comentarista das radios MEC FM do Rio de Janeiro (segunda a sexta, 16h) e Cultura FM de Sao Paulo (quarta, 18h30 e sexta, 17h).


Contatos com Heloisa Fischer: helofischer em vivamusica.com.br 







********************************************
********************************************


20 - 	CURSOS DE EXTENSAO EM MUSICA 2006 - Teoria e Percepcao Musical, Musica para Bebes, Instrumentos Musicais, Coro, Madrigal, Orquestra, Musica eletronica -  (Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, Porto Alegre, RS)  



******************************************** 


De: extmusica-l-bounces em ufrgs.br [mailto:extmusica-l-bounces em ufrgs.br] Em nome de Extensao Musica
Enviada em: quarta-feira, 25 de janeiro de 2006 16:40
Assunto: [Extmusica-l] UFRGS: Cursos de Extensao em Musica 2006

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Instituto de Artes
Departamento de Musica
 
CURSOS DE EXTENSAO EM MUSICA 2006
 
www.extensao.musica.ufrgs.br


Ja esta no ar nosso site, com informacoes sobre os seguintes cursos:
 
 
Oficina de Teoria e Percepcao Musical
Musica para Bebes
Curso de Extensao em Instrumentos Musicais
Laboratorio de Afinacao Vocal
Coro Ludus Vocalis
Madrigal do Departamento de Musica
Coro de Camara
Pratica de Orquestra
Introducao a Musica Eletronica
Introducao a Composicao de Musica Eletronica
Cursos em Musica e Tecnologia
 
Contatos pelo e-mail extmusica em ufrgs.br 
 
 
Coordenacao de Atividades de Extensao do Departamento de Musica da UFRGS
Rua Senhor dos Passos, 248/62
Porto Alegre - RS
90020-180
tel.: (51) 3316 4325
extmusica em ufrgs.br




********************************************
********************************************


21 - 	Inscricao aberta para CANTORES da Banda Sinfonica do Corpo de Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil (8 VAGAS) RJ

******************************************** 



De: paulo_clarineta em oi.com.br [mailto:paulo_clarineta em oi.com.br] 
Enviada em: terca-feira, 24 de janeiro de 2006 00:31
Para: cdmusica em unicamp.br
Assunto: 


Inscricao aberta para cantor da Banda Sinfonica do Corpo de Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil. Oito vagas para o coro,entre mezzo-soprano, contralto, baritono e baixo. A inscricao fechara no dia 27/01/06. A prova sera no Batalhao Naval do Rio de Janeiro onde os candidatos de fora poderao ficar hospedados. Uma vez sendo aprovado, o cantor sera incorporado nos Fuzileiros Navais da Ilha do Governador no Rio, talvez agora em fevereiro onde fara o curso de sargento musico ate o final do ano. No meio do ano sera a formatura de sargento, nesse periodo ja como sargento, ingressara no curso de aperfeicoamento que terminara no final do ano. Durante o curso de sargento o aluno sera praca especial ganhando mais ou menos um salario minimo, mas apos a formatura de sargento no meio do ano o salario devera chegar a + ou - R$1500,00.

Idade de 18 a 23 anos com 2º grau completo.
Tem que nadar se nao me falha a memoria uns 50 metros
Corrida uns 2,5 Km em 12 minutos (+ ou -)
Exame rigoroso de vista, urina, sangue, etc...
Psicotecnico.
Obs: Na vespera do exame de urina, nao tome bebida acida, nem muito doce.

A Banda Sinfonica dos Fuzileiros tem aproximadamente 90 musicos, tendo se apresentado nos teatros mais importantes do Brasil ? Manaus, Sao Paulo, Salvador, Belem, Brasilia e Rio ? e viajado tambem para o exterior ? Assuncao e Modena (Italia).

A Banda Sinfonica fica na Ilha das Cobras no centro do Rio, proximo da Praca Maua (da pra ir a pe, de 10 a 15 minutos).

Todo musico da Banda Sinfonica da servico armado de pistola uma vez por mes no quartel, porem e so de fachada, pois o Batalhao oferece extrema seguranca.

Por enquanto o uniforme de ensaio e o camuflado.

O expediente normalmente vai ate as 11:30 dando ao musico a oportunidade de frequentar as escolas de musica do Rio, que apesar disso, na semana de concertos importantes, a Banda ensaia de manha e a tarde.

A carreira do musico comeca como 3º sargento, + ou - 7 anos vai a 2º sargento, + ou - 6 anos vai a 1º sargento e + ou ? 5 anos e meio a suboficial.
Total de tempo na Marinha: 30 anos.

Acesso a oficial: a partir de 2º sargento somente para a area de infantaria, com prova de portugues, matematica, historia, geografia (a nivel de fiscal de renda).

informacoes
www.mar.mil.br/cgcfn

Paulo





********************************************
********************************************


22 - 	ACOUSMATIC MUSIC COMPOSITION COMPETITION METAMORPHOSES - Musiques & Recherches (2006 - BELGICA)



******************************************** 


De: F.Dubois [mailto:musiques.recherches em skynet.be] 
Enviada em: segunda-feira, 23 de janeiro de 2006 10:19
Assunto: Acousmatic Music Composition Competition ...Metamorphoses...



ACOUSMATIC MUSIC COMPOSITION COMPETITION METAMORPHOSES
c/o Musiques&Recherches
Place de Ransbeck 3  - B 1380 Ohain, Belgique

Fax  : 322 3510094  Email : musiques.recherches em skynet.be

The biennial acousmatic composition competition «Metamorphoses» is organised by Musiques & Recherches with the aid of the Wallonie/ Bruxelles Communauty.

The «Metamorphoses» composition competition will be held in two categories, and in two stages.

A. The members of the Screening Board will receive an anonymous copy of all the works submitted before the deadline to the competition secretariat, and will listen to them in their entirety.

This jury will meet in June at the «Metamorphoses d...Orphee» studio in Ohain (Belgium), to listen again to the best stereo pieces, as well as all the multi-track pieces in their original format, on eight speakers.  The pieces chosen for the final will be recorded on CD.

This Board will also pick the winner in category A, whose piece will be recorded onto the same CD.

This Board will then choose, among the finalists, a stereo piece which will serve as a compulsory piece in the context of the competition for spatial performance of computer music works which will take place in October 2006 during the «Espace du Son» festival  
in Bruxelles.

Members of the preselection jury : Francis Dhomont, Hans Tutschku, Annette Vande Gorne.

B. During the finale of the «Metamorphoses» composition competition, which will be held on October 19th 2006, the composers who have reached the finale can give a spatial performance of their work in public.. In this case two days of lodging will be paid . On this occasion, a jury different from the Screening Board will decide the ranking and announce the award of the prizes.

Acousmatic music :

Work on a medium composed in a studio, played via loudspeakers in concert, without the live intervention of instrumentalist.

1.    This competition is open to any acousmatic music work according to the definition given above. It...s an international competition.

2.    The finalists of « Metamorphoses 2004 » may not register at the 2006 competition.

3. Only one work by composer lasting between 8 and approximately 15 minutes may be submitted.  Works must be in one of the following categories:

Category A : concerns only acousmatic music by students of composition or composers under 28 years of age.

Category B : concerns all acousmatic music works (even those meeting the conditions for category A, if the competitor prefers to enter them in category B).  Category B is open to composers up to 50 years of age.

Works may be submitted in two formats: stereo or multi-track (from 3 to 8 tracks).

4. Technical standards :

Stereo works are to be:

- on DAT 44.1 KHz with indexation of the start of the work and  absolute timing; it is recommended to place a 0 VU test signal before the start of the work.

- on CD-R. Multi-track works will be

- on ADAT, on which the sampling frequency and start of the work are clearly indicated.  It is recommended to place a 1 kHz at -12dB test signal before the start of the work.  A plan of the layout of the speakers and the allocation of the tracks is to be enclosed. The multi-track ADAT is to be accompanied by a stereo master of the work, which will be used for the screening and, where appropriate, recording onto CD.

- on CD-R, each track must be seperate  and clearly indexed. Sd2, Aiff, wav format. A plan of the layout of the speakers and the allocation of the tracks is to be enclosed.  This CD-R is to be accompanied by another, stereo master of the work, which will be used for the screening and, where appropriate, recording onto CD.

5. The work submitted may have been performed in concert.  However, it must not have been released in recorded form and not have been awarded a prize before 17 April 2006.
6. There is no entry fee.  The works will not be returned, except those in ADAT format, on request and on a cost recovery basis.

7. The works are to be sent by registered postal package before 17 April 2006.  The postmark will serve as evidence of date of posting. Musiques & Recherches will not pay for any postage fees or custom duties.

8. Each work will be accompanied by a fully completed entry form, a commentary, a biography and a photo (free of copyright) of the composer.  This dossier will not be passed on to the Screening Board.  The medium must not bear any identifying marks.  The copies of the works are to be anonymous (identified by their category and a sequential number).

9. The works will be sent to the members of the Screening Board, who will listen to them in their entirety.  The Board will meet to select, on the one hand the two winners in category A, and on the other hand, the finalists in category B.  The multi-track pieces will be listened to in a studio by the Screening Board on a multi-channel system.  The winners of category A and the six finalists of category B will be known on 17 July 2006.  The decisions of the Screening Board are final.

10. The first prize in category A and the finalists short-listed in category B will be recorded on CD.

Among the works in the final, the jury will select one stereo work as a compulsory piece in the spatial performance competition.

11. The six finalists works will be interpreted as part of the 11th International Acousmatic Music Festival «L...ESPACE DU SON» which will be held in Brussels from 19 to 22 October 2006.  The works of the finalists will be heard twice: one hearing of the stereo/multitrack version, not a spatial performance, reserved for the members of the jury, followed by a public spatial performance by the competitors in a concert.

12. The final selection concert will take place on 19 October 2006. The prizes will be awarded at the end of the concert. 

13. The winners undertake to mention in programmes featuring the prize-winning work that it is a winner of the «Metamorphoses Prize».

PRIZES :

For category A
1st Prize : Release of the piece on CD. 10 free CDs

For category B
1st Prize : 2.500 Euros

Audience Prize: 750 Euros; after votes have been counted by one member of the audience and one member of competition secretariat. M&R prize, residence at the composing studio «Metamorphoses d...Orphee», for the candidate chosen by M&R. Works of the finalists on CD.

5 free CD for each finalist.

The stereo work chosen by the Screening Board will be played as a compulsory piece in the spatial performance competition, which will be held as part of the «Espace du Son» festival.







********************************************
********************************************



23 - 	CHAMADA DE TRABALHOS: SOCIEDADE DE ENGENHARIA DE AUDIO - 4o CONGRESSO DA AES-BRASIL - 10a CONVENCAO NACIONAL DA AES-BRASIL (Mai/2006 – Sao Paulo, SP)



******************************************** 


De: Leandro Ferrari Thomaz [mailto:lfthomaz em gmail.com] 
Enviada em: segunda-feira, 16 de janeiro de 2006 13:49
Assunto: Chamada de Trabalhos - Congresso AES Brasil 2006

-------------------------------------------------------------------

SOCIEDADE DE ENGENHARIA DE AUDIO
4o CONGRESSO DA AES-BRASIL
10a CONVENCAO NACIONAL DA AES-BRASIL

-------------------------------------------------------------------

08 a 10 de Maio de 2006
Centro de Convencoes Reboucas, Sao Paulo – SP, Brasil

-------------------------------------------------------------------

CHAMADA DE TRABALHOS

A Sociedade de Engenharia de Audio tem o prazer de anunciar o 4º Congresso da AES-Brasil, a ser realizado conjuntamente com a 10ª Convencao Nacional da AES-Brasil em Maio de 2006.

O tema deste ano sera ...Audio na Era da Comunicacao....

Convidamos todos os membros das comunidades cientificas e tecnologicas das areas de audio, engenharia, computacao, musica e acustica a submeterem artigos originais e posteres. Os trabalhos deverao ser submetidos, em formato eletronico PDF ou PS, usando-se o sistema JEMS/SBC, acessivel em https://submissoes.sbc.org.br. Serao aceitas submissoes em Portugues, Espanhol e em Ingles. Instrucoes para a submissao podem ser encontradas no site http://www.aesbrasil.org/Congresso2006.html 

Autores interessados em submeter tutoriais e/ou workshops deverao submeter propostas atraves de e-mail para a coordenacao do evento ao endereco aes2006 em lsi.usp.br.

-------------------------------------------------------------------

COMITE DE ORGANIZACAO

Coordenacao Geral Convencao AES Brasil 2006
Joel Brito (Presidente AES Brasil)

Coordenacao do Congresso/Programa Tecnico
Regis Rossi A. Faria (LSI-EPUSP)

Coordenacao Editorial
Marcelo K. Zuffo (LSI-EPUSP)

Comite de Programa Tecnico
Anibal Ferreira (Univ. do Porto, Portugal)
Eduardo R. Miranda (Univ. Plymouth, Reino Unido)
Fabio Kon (IME-USP)
Fernando Iazzetta (ECA-USP)
Franscisco J. Fraga (LSI-EPUSP)
Joao Antonio Zuffo (LSI-EPUSP)
Joao Benedito dos Santos Junior (PUC-MG)
Jonatas Manzolli (IA-UNICAMP)
Luiz Wagner Pereira Biscainho (EP-UFRJ)
Marcelo Gomes Queiroz (IME-USP)
Marcelo Knorich Zuffo (LSI-EPUSP)
Mauricio Loureiro (EM-UFMG)
Miguel Arjona Ramirez (EPUSP)
Paulo Esquef (FPF-AM)
Pedro Donoso Garcia (EE-UFMG)
Phillip Burt (EPUSP)
Regis Rossi Alves Faria (LSI-EPUSP)
Rubem Dutra R. Fagundes (PUC-RS)
Sidnei Noceti Filho (EEL-UFSC)
Sylvio R. Bistafa (EP&FAU-USP)

-------------------------------------------------------------------

TOPICOS PROPOSTOS PARA SUBMISSOES

Acustica de salas e ambientes
Alto-falantes e monitoracao
Analise/Sintese e audicao automatica
Audio automotivo
Audio em engenharia (biomedica e outras)
Audio multicanal
Audio na Internet e Radiodifusao
Codificacao e compressao de audio
Computacao musical
Controle e reducao de ruido
Crossovers ativos e passivos
Efeitos, transformacao e edicao de audio
Eletroacustica e sonorizacao
Eletronica aplicada a audio
Marcas d...Agua em audio
Microfonacao
Modelagem de instrumentos musicais
Pre-amplificadores e amplificacao de potencia
Processamento analogico e digital de audio
Psicoacustica e percepcao auditiva
Qualidade em audio
Restauracao de sinais de audio
Sistemas audiovisuais
Som espacial (2D/3D)
Tecnicas de gravacao e reproducao

----------------------------------------------

DATAS IMPORTANTES

Submissoes de Intencoes (Resumo): 20/Jan/06
Submissao de Trabalhos/Artigos: 15/Fev/06
Notificacao de Aceitacao: 08/Mar/06
Deposito Final (Camera Ready): 08/Abr/06
Apresentacoes dos Trabalhos: 08-10/Maio/06

----------------------------------------------

ATENCAO: A data de registro inicial da intencao de submissao foi ampliada
para o dia 20/06/2006, quando os autores devem submeter o titulo do artigo e
um resumo (abstract) preferencialmente de 60 a 80 palavras.

Por favor, divulguem esta chamada e o congresso amplamente entre listas,
sociedades e potenciais interessados!

Atenciosamente,

Leandro Ferrari Thomaz
lfthomaz em lsi.usp.br
LSI-EPUSP






********************************************
********************************************



24 - 	Manuscritos originais de Mozart estao na web (Biblioteca Digital - British Library)



******************************************** 



De: Luiz Atilio Vicentini [mailto:vicentin em unicamp.br] 
Enviada em: sexta-feira, 13 de janeiro de 2006 22:31
Assunto: Fw: [Bib_virtual] [BIB_NEWS] LINK: Manuscristos de Mozart na Web

----- Original Message ----- 
From: ...Jonathan Pereira... <jonathan.jgp em gmail.com
Sent: Friday, January 13, 2006 9:44 AM
Subject: [Bib_virtual] [BIB_NEWS] LINK: Manuscristos de Mozart na Web


Segue no final da reportagem o link para acessar a base de dados com os
manuscritos de Mozart.

Bom final de semana a todos,

Jonathan Pereira


*Manuscritos originais de Mozart estao na web*
 Quinta-feira, 12 janeiro de 2006 - 14:24 IDG Now!  Quem disse que os manuscritos originais de Mozart sao apenas para academicos de musica classica?

A British Library esta oferecendo algumas das obras mais famosas de Mozart pela primeira vez para os usuarios de internet.

A biblioteca deixou disponivel na web uma versao digital do Mozart...s Verzeichnuss aller meiner Werke (Catalogo de todas minhas pecas) para comemorar o 250º aniversario de nascimento do compositor austriaco.

O diario digital, que contem 30 paginas e 75 introducoes musicais, permite que as pessoas cliquem em uma pagina, vejam notas manustricas e ate mesmo ouca alguns trechos das pecas.

O acervo da biblioteca conta com um numero de pecas consideradas perdidas, incluindo ...Little March in D..., que foi gravada pela primeira pela biblioteca para este projeto.

O catalogo da detalhes de 145 composicoes escritas por Mozart de fevereiro de 1784 ate sua morte em dezembro de 1791.

Usando a tecnologia Turning Pages, da British Library, os usuarios podem ...folhear... paginas escritas a mao por Mozart, ver suas anotacoes e clicar em alguns botoes para ouvir alguns trechos das musicas.

No entanto, para poder acessar as paginas, os usuarios precisam do plug-in gratuito Shockwave, da Macromeid.a

Viste: http://www.bl.uk/onlinegallery/ttp/ttpbooks.html 











********************************************
********************************************




25 - 	...Means of Intercultural Communication: Music, Language, Arts and Technologies... - University of Technology (Lithuania), Faculty of Humanities



******************************************** 


De: anppom-l-bounces em iar.unicamp.br [mailto:anppom-l-bounces em iar.unicamp.br] Em nome de Carlos Palombini
Enviada em: quarta-feira, 25 de janeiro de 2006 14:18
Assunto: [ANPPOM-L] CFP: Music, Language, Arts and Technologies


Deadline for the international conference LANGUAGE, CULTURE AND TECHNOLOGIES is extended up to mid of February. There is a special section titled ...Means of Intercultural Communication: Music, Language, Arts and Technologies... where all of you are welcome!

Conference is organized by Kaunas University of Technology (Lithuania), Faculty of Humanities. For more detailed information please visit our web site at:

http://www.ktu.lt/en/science/conf2006/konf_01/1.html 


Darius Kucinskas, PhD
Kaunas University of Technology
www.dariuskucinskas.hmf.ktu.lt
www.muzika.hmf.ktu.lt
darius.kucinskas em ktu.lt

-- 
carlos palombini
diretor
centro de pesquisa em musica contemporanea
universidade federal de minas gerais
cpmc-ufmg
<palombini em terra.com.br>



********************************************
********************************************



26 - 	One-day Symposium on New Music, 24 March 2006, UCC, Ireland



******************************************** 


De: anppom-l-bounces em iar.unicamp.br [mailto:anppom-l-bounces em iar.unicamp.br] Em nome de Carlos Palombini
Enviada em: quinta-feira, 26 de janeiro de 2006 16:45
Assunto: [ANPPOM-L] CFP: One-day Symposium on New Music, 24 March 2006, UCC,Ireland


...FARTHER THAN WE CAN HEAR: SIMPLE COMPLEXITY/COMPLEX SIMPLICITY...
A ONE-DAY SYMPOSIUM ON NEW MUSIC

UNIVERSITY COLLEGE CORK, IRELAND, FRIDAY 24 MARCH 2006

ANNOUNCEMENT AND CALL FOR PAPERS

The Department of Music at University College Cork is pleased to announce a one-day symposium focussing on intersections and divisions between the so-called New Complexity and Simplicity movements.

The symposium will take place in the Department of Music, Sunday...s Well Road, Cork on Friday 24 March 2006.

We welcome proposals for short individual papers (max. 20 minutes) on any aspect of contemporary music related to the symposium...s broad theme, and encourage proposals which relate to the particular focuses of our guest speakers, who will include:

Keith Potter (Goldsmiths College, University of London, UK): ...The Spirit of ...76: why did musical minimalism become musical post-minimalism – and does it matter?...

Neil Heyde (Royal Academy of Music, and cellist with the Kreutzer Quartet) on the performance of contemporary music, particularly Brian Ferneyhough...s Time and Motion Study II Christopher Fox (University of Huddersfield, UK) who will be discussing his recent compositional work

The symposium will also include performances by:

Neil Heyde (cello) and Paul Archbold (electronics), to include Brian Ferneyhough...s Time and Motion Study II Andrew Zolinsky (piano), with a mixture works by experimental and complex composers

Abstracts should be no longer than 250 words and should be sent to m.iddon em ucc.ie either as an attachment or as text within the body of the message. Please include any AV requirements within the body of the mail.

Deadline for submissions: 13 February 2006

The full programme will be announced by 20 February 2006. For any queries and to register interest please contact Martin Iddon, m.iddon em ucc.ie

Presenters will have free entrance to the conference, all concerts and refreshments. The fee for the day is €20/€10 including entrance to conference, all concerts and refreshments.

-- Dr Martin Iddon Lecturer Department of Music University College Cork Ireland email: lm.iddon em cantab.net

-- 
carlos palombini
diretor
centro de pesquisa em musica contemporanea
universidade federal de minas gerais
cpmc-ufmg
<palombini em terra.com.br>





********************************************
********************************************



27 - 	MUSIQUE ET ARTS PLASTIQUES – INTERACTIONS – Universite de Paris IV Sorbonne - Sandra LOUREIRO de FREITAS REIS, Le Systeme d...Analyse Comparee (SAAC) et ses fondements philosophiques



******************************************** 

De: anppom-l-bounces em iar.unicamp.br [mailto:anppom-l-bounces em iar.unicamp.br] Em nome de Sandra Reis
Assunto: [ANPPOM-L] FW: programme seminaire doctoral et post-doctoral2005-2006


UNIVERSITE PARIS IV SORBONNE 
U.F.R. de MUSIQUE ET MUSICOLOGIE

Groupe de recherche Musique et Arts plastiques 

Responsable : Michele Barbe 

ANNEE 2005-2006
second semestre

SEMINAIRE DOCTORAL ET POST-DOCTORAL 

MUSIQUE ET ARTS PLASTIQUES - INTERACTIONS


le samedi de 10 h a 13 h
en Sorbonne, salle F 362


25 FEVRIER

Lydie DECOBERT, L...escalier ou les fuites de l...espace : une structure plastique et musicale.

Gregoire CAUX, L...œuvre inachevee : une perspective interartistique.

Mara LACCHE, La musique aux sources de la perception visuelle et picturale : l...aspiration de M.K. Ciurlionis a la synthese des arts.

18 MARS 

Sandra LOUREIRO de FREITAS REIS, Le Systeme d...Analyse Comparee (SAAC) et ses fondements philosophiques.

Philippe HINNEKENS, L...œuvre de Klee et la rythmicite.

Lenka STRANSKA, « J...ai vu le chant de la grive – quand le sonore devient visuel », a propos d...une 	œuvre d...Olga Karlikova.

1ER AVRIL 

Radosveta BRUZAUD, Gerald Hugh Tyrwhitt-Wilson, Lord Berners : un gentleman excentrique aux multiples talents.

Thomas LEFLOT, La vision de l...œuvre d...art dans le Cours de composition de Vincent d...Indy.

Delphine GRIVEL, A propos de l...exposition « Le Genie du lieu » : essai de mise en parallele avec la creation musicale.


13 MAI 

Jean-Yves BOSSEUR, Le paradigme musical de Jack Ox.

Victoria LLORT LLOPART, Oiseaux peints, oiseaux chanteurs.
Saima SAMOUD, Musique et arts du decor arabo-musulmans : essai d...analyse comparative.

3 JUIN 

Audrey LAVEST, La creation face a la mort.

Camille MORANDO, Aurelie Nemours et la musique.
Dominique ESCANDE, Le Tombeau de Georges Rouault, une œuvre pour orgue de James Macmillan.



********************************************
********************************************






Mais detalhes sobre a lista de discussão Anppom-L