[ANPPOM-L] Brasil for export

Yo Argentino musicoyargentino em hotmail.com
Ter Jan 31 22:16:59 BRST 2006

Oi Rodolfo,

É uma lógica perversa, porque, veja bem, as universidades européias e
norte-americanas não só aceitam os diplomas sem revalidação (nem tradução!),
em muitos casos você pode participar de concursos antes de acabar o
doutorado (o que aqui chamam ABD). Por exemplo, eu cheguei para fazer o
mestrado no Canadá com o bacharelado da UnB. Nem tive que colocar o selo do
consulado, nada!

Em relação aos concursos, a área define se o teu titulo e o teu currículo
são relevantes. Não é necessário que o diploma passe pelas mãos da
burocracia. Se você fez um doutorado na área X, isso mostra que você ralou
muitos anos no assunto. Não vai ser o carimbo do cônsul que vai validar o
teu desempenho na área.

A situação atual tem uma conseqüência inevitável: a universidade brasileira
está destinada a perder gente com boa formação. E explicação é simples. Se
você fez um doutorado fora do Brasil, você tem 4 anos para procurar emprego
fora antes de pensar em voltar: 2 anos para participar em concursos sem o
titulo na mão e 2 anos para esperar a revalidação. Ou você faz que nem eu...
fica pastando como professor substituto ganhando 400 dólares em vez de 4000.
Quer dizer, só quem é muito rico ou muito idealista volta pro Brasil.

Abraço,

Damián