[ANPPOM-L] FWD cdmc - 25/2006 -

CDMUSICA cdmusica em unicamp.br
Sex Jul 14 14:08:43 BRT 2006


FWD cdmc - 25/2006

Centro de Documentacao de Musica Contemporanea
CDMC-Brasil/UNICAMP http://www.unicamp.br/cdmc/
(membro da IAMIC - The International Association of Music Information
Centres)

Diretor: Jorge Ruben Tapia

Edicao e Direcao: J. A. Mannis (orientador)

Producao e Montagem do FWD cdmc: Denis Koishi (estagiario)

************************************************************************
************************************************************************

Noticias somente em texto simples, sem figuras nem tabelas, enviar a:
cdmusica em unicamp.br 

Para receber/cancelar o recebimento do FWD cdmc enviar seu pedido a
cdmusica em unicamp.br 

************************************************************************
************************************************************************


CDMC-Brasil/Unicamp 
2006
patrocinio
P E T R O B R A S


************************************************************************
************************************************************************




1 -	SIMPOSIO: SIMPEMUS 3 - Simposio de Pesquisa em Musica (Inscricoes:
01/Jul-20/Set/2006 - Curitiba, PR, BRASIL)

2 -	CONCERTO: Ensemble Aventure (ALEMANHA). Obras de KURTAG, ETKIN,
VARESE, PARASKEVAIDIS (29-30/Ago - Montevideo, URUGUAY)

3 -	RECITAL: MASAO TANIBE (violao, JAPAO), Projeto Musica & Arte. Obras
de OBROVSKA e GINASTERA. (24/Jul, 19:30hs - Fnac Pinheiros, Sao Paulo, SP)

4 -	Residence du 4e Forum International des Jeunes Compositeurs.
Alexandre LUNSQUI (BRASIL) e Eduardo MOGUILLANSKY (ARGENTINA) (17-31/Jul -
Dresden, ALEMANHA)

5 -	CONVOCATORIA : Proyectos de Creacion Sonora Contemporanea en las
categorias ARTE SONORO y MUSICA EXPERIMENTAL (30/Set - Buenos Aires,
ARGENTINA)

6 -	DEFESA DE TESE: Texturas em Debussy e Villa-Lobos: Um Estudo
Analitico e Comparativo de "La Mer" e "Amazonas", DARLAN ALVES DO
NASCIMENTO, PPGM, UFPB (19/Jul, 14:00hs - Joao Pessoa, PB, BRASIL)

7 -	CONCERTO: TRIO OPUS 12. Obras de BROUWER, GNATALLI, VILLA-LOBOS,
PIAZZOLA, GUASTAVINO (16/Jul, 16:00hs - Sesc Avenida Paulista, Sao Paulo,
SP)

8 -	ENCONTRO DE COROS: 15o. Festival Internacional de Musica de Inverno
de Campos (22/Jul - Campos, RJ, BRASIL)

9 -	FESTIVAL: 17o. Festival Internacional de Musica Colonial Brasileira
e Musica Antiga (16-30/Jul - Juiz de Fora, MG, BRASIL)

10 -	CONCERTO: Grupo Dosiyo. Obras de PEDRO MUNOZ, SERGIO COLMENARES,
PIAZZOLLA, OMAR ACOSTA (15/Jul - Guatire, VENEZUELA)

11 -	FESTIVAL: XIII Festival a tempo de Caracas 2006 (11-15/Jul -
Caracas, VENEZUELA)

12 -	CONCERTO: Orquestra de Camara da ULBRA, Diego Grendene (clarinete).
Obras de COPLAND e BRITTEN (16/Jul, 19:00hs - Porto Alegre, RS, BRASIL)

13 -	CONCERTO: ELENA RIU. Festival Internacional de Musica de Jimena de
la Frontera (19/Jul - Cadiz, ESPANHA)

14 -	LANCAMENTO DE CD: DANIEL WOLFF - "The 20th Century Clarinet
Concerto: Bavicchi, Hindemith & Wolff" (Nova Iorque, EUA)

15 -	SHOWS: "Rupestres Sonoros", grupo MAWACA e "A Voz das Aldeias",
FANTA KONATE E A TROUPE DJEMBEDON (GUINE). (21 -22/Jul e 28-29/Jul - Teatro
do Colegio Santa Cruz, Sao Paulo, SP)

16 -	7o ENCONTRO DE MUSICOLOGIA HISTORICA: Lista de Trabalhos Tematicos
(21-23/Jul - Juiz de Fora, MG, BRASIL)

17 -	CURSOS: Programa de Extensao do Instituto Villa-Lobos (Inscricoes:
31/Jul-04/Ago - Rio de Janeiro, RJ)

18 -	NOTICIA: Hallan 3.000 partituras de musica barroca antigua en
Bolivia (06/Jul - La Tercera, Santiago, CHILE)

19 -	REVISTA: DIAPASON RETRATA VILLA-LOBOS E A MUSICA RUSSA

20 -	CALL FOR PAPERS: 1st Workshop on Learning the Semantics of Audio
Signals (06/Dez/2006 - Atenas, GRECIA)








********************************************
********************************************




1 - 	SIMPOSIO: SIMPEMUS 3 - Simposio de Pesquisa em Musica (Inscricoes:
01/Jul-20/Set/2006 - Curitiba, PR, BRASIL)




******************************************** 










De: [mailto:anppom-l-bounces em iar.unicamp.br] Em nome de Rogerio Budasz
Enviada em: segunda-feira, 10 de julho de 2006 11:13
Assunto: [ANPPOM-L] SIMPEMUS3 - Simposio de Pesquisa em Musica 2006 da UFPR



SIMPEMUS 3 - Simposio de Pesquisa em Musica 2006

Departamento de Artes da Universidade Federal do Parana



Coordenacao do evento:

Prof. Dr. Rogerio Budasz (Coordenador geral)
Prof. Dr. Alvaro Carlini 
Prof. Dr. Norton Dudeque

Universidade Federal do Parana
Setor de Ciencias Humanas, Letras e Artes
Departamento de Artes 
Rua Cel. Dulcidio, 638
80420-170 - Batel - Curitiba - PR
Tel: 41-3362-6354  Fax: 41-3222-6568
E-mail: budasz em ufpr.br, rogeriobudasz em yahoo.com


O Departamento de Artes da Universidade Federal do Parana, atraves dos
docentes do recem-implantado Curso de Mestrado em Musica, organizara e
realizara em outubro de 2006 a terceira edicao do Simposio de Pesquisa em
Musica. As duas edicoes anteriores deste evento cientifico de ambito
nacional contaram com pesquisadores de varias universidades brasileiras e do
exterior. Os anais das edicoes de 2004 (ISBN 85-98826-03-0, 116 paginas) e
2005 (ISBN 85-98826-05-7, 278 paginas) foram publicados pela editora do
Departamento de Artes da UFPR e distribuidos a pesquisadores e instituicoes
de todo o pais.


Inscricoes

O SIMPEMUS 3 - Simposio de Pesquisa em Musica 2006 permanecera fiel as
diretrizes que nortearam as edicoes anteriores, constituindo-se num forum
cientifico dedicado a discussao e reflexao de questoes relevantes as areas
da criacao, analise e interpretacao musical. Merecerao destaque os seguintes
temas:

- Musicologia: Abordagens historicas, culturais, sociais e antropologicas da
musica (erudita, folclorica, popular, de massa), com enfase no contexto
nacional.
- Teoria e analise musical: Alem de trabalhos enfocando a analise
tradicional de obras do repertorio "erudito", receberao atencao especial
trabalhos explorando novos metodos de analise da musica popular.
- Tecnologia musical: Abordagens relativas a interacao entre tecnologia e
musica, priorizando areas como musica e computador, musica e multimeios,
musica e cinema.

Comunicacoes e posteres poderao ser apresentados em portugues, espanhol e
ingles. As inscricoes poderao ser feitas a partir de 01/07/2006 mediante o
envio de trabalho completo em ate 4.000 palavras (sessoes orais e sessoes de
estudantes), ou de resumo em ate 400 palavras (posteres) atraves de e-mail
ao coordenador, contendo a identificacao e instituicao de procedencia do
autor em folha separada. O pagamento da taxa de inscricao (R$50,00 para
pesquisadores, professores e alunos de pos-graduacao e R$ 25,00 para alunos
de graduacao) devera ser feito durante o periodo de inscricoes em deposito
no Banco Itau, Agencia 4013, CC 06196-7. O comprovante de deposito devera
ser apresentado durante o credenciamento, no primeiro dia do evento.
Inscricoes de ouvintes poderao ser realizadas no primeiro dia do Simposio.
Alunos de graduacao deverao apresentar tambem comprovante de matricula.


Formatos

O SIMPEMUS 3 incluira diferentes modalidades de apresentacao de trabalhos:
 
Conferencias: de 50 minutos de duracao seguidas de discussao de 40 minutos a
serem proferidas por dois pesquisadores convidados a serem confirmados nas
proximas semanas. A comissao organizadora optou por convidar nesta edicao
pesquisadores especializados no estudo da musica folclorica ou popular em
seu contexto socio-cultural. 

Sessoes orais: nestas sessoes os trabalhos serao apresentados de forma
presencial no Auditorio do DeArtes. Os trabalhos terao limite de 20 minutos
para apresentacao e 10 minutos para arguicao. Dependendo da quantidade e
qualidade dos trabalhos, sessoes paralelas poderao ser providenciadas. 

Sessao de estudantes: semelhante as sessoes tecnicas, mas privilegiando
trabalhos de bolsistas de iniciacao cientifica e estudantes de graduacao. Os
trabalhos terao limite de 15 minutos para apresentacao e 5 minutos para
arguicao. 

Sessoes de posteres: nestas sessoes os trabalhos serao apresentados no
formato de posteres impressos e expostos no espaco comum do Departamento de
Artes, com arguicao pessoal aos autores. 
 
OBSERVACAO IMPORTANTE: O Comite Cientifico podera sugerir que alguns
trabalhos inscritos para as sessoes orais sejam apresentados na forma de
posteres.
 
O comite cientifico esta composto por pesquisadores de diversas instituicoes
brasileiras:
 
Acacio Tadeu Piedade (UDESC)
Alvaro Carlini (UFPR)
Beatriz Ilari (UFPR)
Carlos Sandroni (UFPE)
Elizabeth Travassos (UNIRIO)
Norton Dudeque (UFPR)
Orlando Fraga (EMBAP)
Paulo Castagna (UNESP)
Rodolfo Coelho de Souza (USP)
Rogerio Budasz (UFPR)


Publicacao dos anais e selecao de artigos

Os trabalhos apresentados no SIMPEMUS 3 serao publicados em tres formas
distintas:

1. Os trabalhos selecionados serao publicados nos anais impressos do evento,
em formato livro. 

2. Os posteres selecionados serao impressos e expostos em sessao separada e
terao seus resumos publicados nos anais 

3. Havera uma selecao dos melhores artigos para publicacao em formato
digital na Revista Eletronica de Musicologia do Departamento de Artes da
UFPR. 


Cronograma

O SIMPEMUS 3 sera realizado nos dias 4 e 5 de novembro de 2004, sabado e
domingo. As atividades obedecerao ao seguinte cronograma

01/07 a 20/09/2006: Inscricao de trabalhos atraves do envio de trabalho
completo p/ 
rogeriobudasz em yahoo.com 


21/09 a 31/09/2006: Selecao de trabalhos pelo comite cientifico

01/10/2006: Divulgacao dos resultados por e-mail e no site
<www.artes.ufpr.br>

01/10 a 10/10/2006: Diagramacao, editoracao e impressao dos anais e posteres

04 e 05/11/2006: Realizacao do evento

02/2007: Publicacao eletronica de artigos selecionados na Revista Eletronica
de Musicologia <www.rem.ufpr.br>


Prof. Dr. Rogerio Budasz
Departamento de Artes
Universidade Federal do Parana
rogeriobudasz em yahoo.com
budasz em ufpr.br
http://www.artes.ufpr.br/departamento/docentes/rogeriob.htm













********************************************
********************************************




2 - 	CONCERTO: Ensemble Aventure (ALEMANHA). Obras de KURTAG, ETKIN,
VARESE, PARASKEVAIDIS (29-30/Ago - Montevideo, URUGUAY)




******************************************** 












De: NucleoMusicaNueva [mailto:nmnm em adinet.com.uy] 
Enviada em: sexta-feira, 14 de julho de 2006 01:40
Assunto: Ensemble Aventure en Montevideo.



nucleo musica nueva de montevideo 

el ensemble aventure de alemania en montevideo



Entre el 23 y el 30 de agosto tendra lugar la visita a Montevideo del
Ensemble Aventure de Alemania, uno de los mas importantes conjuntos de
camara europeos especializados en musica contemporanea.

El Ensemble Aventure fue fundado en Freiburg en 1986 por Wolfgang Rudiger,
Christian Hommel, Walter Ifrim y Johannes Neid. Integrado por quince
ejecutantes, surgio del deseo y el objetivo de unir las vanguardias con la
tradicion, de redescubrir lo aparentemente conocido, de recuperar lo
olvidado o desplazado, de estimular lo radicalmente nuevo y articularlos
significativamente en programas que abrazaran epocas y culturas. 

El conjunto ha realizado varios discos compactos, ha recibido el Gran Premio
de la Critica Alemana y el de la Fundacion Ernst-von-Siemens.

En el repertorio del Ensemble Aventure se encuentran obras del Clasicismo y
Romanticismo junto a las de la Segunda Escuela de Viena, la vanguardia
estadounidense y la Escuela de Darmstadt, y particularmente obras de jovenes
compositores. Han difundido tambien obras de compositores perseguidos por el
nazismo. Por otro lado, el Ensemble Aventure ha buscado desafios en las
posibilidades sonoras de otros mundos creativos fuera de Europa, en especial
de America Latina.

Esta inquieta actitud se ha canalizado en numerosas obras surgidas a partir
de encargos del Ensemble Aventure. El "Concurso Internacional de Composicion
Elisabeth Schneider" del Ensemble, cuya tercera edicion tuvo lugar en 2005,
es otra senal de la valoracion de la creacion musical contemporanea, junto
al Festival Primavera de Freiburg. Paralelamente, el conjuto hace numerosos
conciertos dentro y fuera de Alemania, y realiza dentro de ella una amplia
tarea social en cooperacion con escuelas de musica. Esta intensa actividad
es testimonio de la alta calidad artistica y la gran repercusion lograda por
el Ensemble Aventure.

En su primera visita a America del Sur, que incluye su participacion en el
prestigioso Festival Musica Nova de las ciudades de Santos y San Pablo, el
Aventure llevara a cabo en Montevideo un taller de musica de camara en el
cual participaran musicos uruguayos invitados, pertenecientes al Nucleo
Musica Nueva y a la Escuela Universitaria de Musica, taller durante el cual
se estudiaran varias de las obras que podran escucharse en los conciertos
del 29 y 30 de agosto. 

El taller se desarrollara en la Escuela Universitaria de Musica, Guayabo
1773, los dias jueves 24, sabado 26, lunes 28 y martes 29 de agosto, en el
horario de 10:00 a 13:00 y, a excepcion del sabado, tambien de 16:00 a 18:00
horas. La asistencia de oyentes interesados sera libre, sujeta a la
capacidad de la sala.

Los conciertos tendran lugar en la Sala Zitarrosa y seran con entrada libre.
La mayoria de las obras seran estrenos para el Uruguay. El detalle de los
conciertos es el siguiente:

martes 29: 

Gyorgy Kurtag (Hungria, 1926): Quinteto de vientos opus 2 (1959)
Fernando Condon (Uruguay, 1955): Danza inmovil I (1994)
Ruth Crawford Seeger (EEUU, 1901-1953): Suite para quinteto de vientos
(1952)
Mario Lavista (Mexico, 1943) : Responsorio in memoriam Rodolfo Halffter
(1988)
Mariano Etkin (Argentina, 1943): Flores blancas (2006)
Maria Cecilia Villanueva (Argentina, 1964): Gaudeamus (2006)
Graciela Paraskevaidis (Argentina/Uruguay, 1940): sendas (1992)

miercoles 30: 

Alistair Zaldua (Gran Bretana, 1970): light stills (2005)
Mariano Etkin (Argentina, 1943): Abgesang mambo (1992)
Mathias Spahlinger (Alemania, 1944): phonophobie (1972)
Nicolaus A. Huber (Alemania, 1939) : presente (1979) 
Coriun Aharonian (Uruguay, 1940): De que estamos hablando? (2006)
Gerald Eckert (Alemania, 1960): Traits - lointain (2006)
Edgard Varese (Francia, 1883; EEUU, 1965): Octandre (1923)

Para esta gira sudamericana el Ensemble Aventure vendra acompanado por el
compositor britanico Alistair Zaldua, quien dirigira su obra, y estara
integrado por Martina Roth (flauta), Alexander Ott (oboe), Walter Ifrim
(clarinete), Wolfgang Rudiger (fagot), Kathrin Duschmale (corno), Markus
Schwind (trompeta), Andrew Digby (trombon) Y Aleksander Gabrys (contrabajo).
A ellos se uniran los siguientes musicos uruguayos: Pablo Somma (flauta),
Mariana Berta (oboe), Martin Castillos (clarinete), Miguel Marozzi (piano),
Fernando Rodriguez y Victor Hugo Ruiz (chelos), Mauro Marasco (guitarra),
Jorge Camiruaga y Ricardo Gomez (percusion).

El concierto del 30 de agosto sera celebratorio de un doble aniversario: los
20 anos del Ensemble Aventure y los 40 anos del Nucleo Musica Nueva. 

Las actividades del Ensemble Aventure en Montevideo cuentan con el auspicio
y el apoyo del Ministerio de Relaciones Exteriores de Alemania, de los
Institutos Goethe de Munich y de Montevideo, de la Ciudad de Freiburg, de la
Escuela Universitaria de Musica, de la Sala Zitarrosa y de AGADU, y se
presentan en el marco del ciclo 2006 del Nucleo Musica Nueva, que ha sido
declarado de interes ministerial por el Ministerio de Educacion y Cultura.












********************************************
********************************************




3 - 	RECITAL: MASAO TANIBE (violao, JAPAO), Projeto Musica & Arte. Obras
de OBROVSKA e GINASTERA. (24/Jul, 19:30hs - Fnac Pinheiros, Sao Paulo, SP)




******************************************** 








De: Rafael Altro [mailto:rafamusic em uol.com.br] 
Enviada em: sexta-feira, 7 de julho de 2006 19:10
Assunto: Solicitacao de divlgacao



"Projeto Musica & Arte - Cordas Dedilhadas"

Recital com o violonista erudito Masao Tanibe (Japao)



Recital com o violonista japones Masao Tanibe, segundo colocado do "IV
Concurso Internacional de Guitarra Jose Tomas - Villa de Petrer" - Espanha.
Na edicao de 2005 nao houve primeiro colocado, e a organizacao do concurso
concedeu a Masao Tanibe como premio a turne pelo Brasil em 2006.

A apresentacao faz parte do "Projeto Musica & Arte - Cordas Dedilhadas",
idealizado e coordenado pelo violonista Rafael Altro, e sera realizada no
Forum de Eventos - Fnac Pinheiros em 24 de julho de 2006 as 19h30 com
entrada gratuita visando facilitar o acesso da populacao aos bens culturais.

A apresentacao em Sao Paulo sera produzida pela Rafa Music - Producoes &
Eventos Ltda.

Em edicoes anteriores ja participaram os violonistas Andres Clemens Oien
(Noruega) e Thibault Cauvin (Franca).


Masao Tanibe nasceu em 1974 em Nagoya (Japao). Comecou a estudar piano e
teoria musical aos quatro anos de idade. Tres anos mais tarde teve sua
primeira aula de violao com seu pai. Em seguida passou a estudar com Yasuo
Sakai e depois com Yoshiaki Kamata.

Ao completar seus estudos de Historia Europeia na Universidade de Toquio foi
para a Alemanha estudar violao com Roberto Aussel na Universidade de Musica
de Cologne, onde se formou em 2004 obtendo nota maxima. Ganhou uma bolsa da
Fundacao de Musica Rohm.

Participou de master classes com: Oscar Ghiglia, David Russel, Carlo
Marchione, Alvaro Pierrei e Hubert Kaeppel.

Masao ganhou inumeros premios em Competicoes Internacionais para Violao dos
quais destacamos os primeiros lugares em Osaka (Japao), Gudansk (Polonia),
Gevelsberg (Alemanha) e Isernia  (Italia). Ja se apresentou em varios paises
como Portugal, Espanha, Polonia, Belgica, Alemanha, Italia e Austria. Fez
varias gravacoes para radios da Europa e do Japao.

Em seus concertos Masao costuma apresentar um repertorio de compositores
Japoneses. Varios compositores dedicaram obras a ele. Realizou primeira
audicao mundial de obras de Maria Caraferri e Eduardo Lorenzo.

Em 2005 Masao debutou nos Estados Unidos se apresentando no Kennedy Center
em Washington DC. No mesmo ano se classificou em segundo lugar no "Concurso
Internacional Jose Tomas - Villa de Petrer (Espanha)" no qual foi premiado
com a turne pelo Brasil e Espanha em 2006.


PROGRAMA

S.L.Weiss (1686-1750)
SONATA  No.5  b minor

G. Regondi (1822-1872)
INTRODUCTION AND CAPRICE  OP.23

J. Obrovska (1930-1987)
OMMAGE A BELA BARTOK

II

M.Giuliani (1781-1829)
ROSSINIANA. NO.1 

T.Sasaki
SAKUA 
LULLABY  FOR GUITAR

A. Ginastera (1916-1982)
SONATA FOR GUITER  OP.47








********************************************
********************************************




4 - 	Residence du 4e Forum International des Jeunes Compositeurs.
Alexandre LUNSQUI (BRASIL) e Eduardo MOGUILLANSKY (ARGENTINA) (17-31/Jul -
Dresden, ALEMANHA)




******************************************** 










De: ensemble aleph [mailto:ensemble.aleph em wanadoo.fr] 
Enviada em: terca-feira, 11 de julho de 2006 11:05
Assunto: Fw: residence du 4e Forum International des jeunes compositeurs



Ensemble Aleph

Residence du 4e Forum International des Jeunes Compositeurs

du 17 au 31 juillet 2006

Action selectionnees par la Commission Europeenne dans le cadre du Programme
Culture 2000



Les onze compositeurs selectionnes pour le 4e Forum International des Jeunes
Compositeurs seront presents lors de la residence de creation du 17 au 31
juillet 2006 au Centre europeen des Arts "KunstForum Hellerau" de Dresde
(Allemagne). La residence est le premier evenement d'une tournee
internationale (Pays-Bas, Autriche, France, Finlande) et le berceau de la
redaction du carnet de bord.

Nous avons le plaisir de vous inviter aux conferences, chaque soir a 19h00,
au KunstForum Hellerau, au cours desquelles deux de ces jeunes compositeurs
presenteront leur oeuvre sous forme de conference eventuellement
exemplifiee. Les compositrices invitees, Age Hirv, Annette Schlunz et Helena
Tulve donneront egalement une conference chaque samedi.
 
Des concerts sont organises chaque dimanche (les 23 et 30 juillet) a 20h00
au Kulturrathaus, Konigstrasse 15, Dresde, avec en avant-premiere les
oeuvres des compositeurs selectionnes :

Dimanche 23 juillet : 

- Juan Manuel ABRAS (Argentine), The song of Anna O.
Pour voix, clarinette, trompette, didgeridoo, violon, violoncelle, piano,
percussion

- Casper CORDES (Danemark), Retten til at begaeres
Pour clarinette, accordeon, trompette, violoncelle, percussion

- Alexandre LUNSQUI (Bresil), Mutuus
Pour voix, clarinette, trompette, violon, violoncelle, piano, percussion

-  Andre MEIER (Suisse), Descriptions d'un espace
Pour clarinette, trompette, violon, violoncelle, piano, percussion

- Yann ROBIN (France), Phigures II
Pour clarinette, violon, violoncelle, piano, percussion

- Karoline SCHULZ (Allemagne), Monolog an der Oberflache der Haut bevor es
sie erreicht
Pour voix, clarinette, accordeon, trompette, violon, violoncelle, percussion


Dimanche 30 juillet :

- Eduardo MOGUILLANSKY (Argentine), Limites II
Pour trompette solo et ensemble de clarinette, violon, violoncelle, piano
 
- Vassos NICOLAOU (Chypre), Reflexions 2
Pour clarinette, violon, violoncelle, piano, percussion et electronique
 Production CIRM, centre national de creation musicale (Nice), assistant
musical : Nicolas Deflache 

- Abel PAUL (Espagne), Unfinished
Pour voix, clarinette, trompette, violon, violoncelle, piano, percussion

- Filippo PEROCCO (Italie), Con furore
Pour voix, clarinette, trompette, didgeridoo, violon, violoncelle, piano,
percussion

- Jasna VELICKOVIC (Pays-Bas), Sleeping beauty
Pour voix, clarinette, trompette, didgeridoo, violon, violoncelle, piano,
percussion
Avec l'aide du Fonds voor de Scheppende Toonkunst

Les musiciens de l'Ensemble Aleph:

Voix: Monica Jordan, clarinette: Dominique Clement, 
trompette, didgeridoo: Lutz Mandler, piano, accordeon: Sylvie Drouin,
violon: Noemi Schindler, violoncelle: Christophe Roy,
percussion: Jean-Charles Francois,

Technique:
Electronique: Technique Cirm - ingenieur du son Nicolas Deflache, 
Lumiere : Aron Olah

Pour tout renseignement : Helene Jarry, +33 03 85 48 94 41 et a partir du 17
juillet : +33 06 99 18 67 15 / http://ensemble.aleph.free.fr 



Ensemble Aleph


Residency of the 4th International Forum for Young Composers
July, 17th-30th, 2006

Event selected by the European Commission in the framework of the Culture
2000 program

The 11 composers selected for the 4th international forum for young
composers will attend the creation residency from July, 17th to 31st. This
residency will take place at the European center for the Arts "KunstForum
Hellerau" in Dresden (Germany).

This residency is the 1st event of a European tour (The Netherlands,
Austria, France, Finland).

We are pleased to invite you to the conferences, each day at 7.00pm at
theKunstForum Hellerau. During these conferences one or two of these young
composers will present their work. The invited composers, Age Hirv, Annette
Schlunz and Helena Tulve will also make conferences each Saturday.

Two pre-concerts are organized each sunday at 8.00pm at the  Kulturrathaus,
Konigstrasse 15, Dresden, with the pieces of the young composers selected :

Sunday, July, 23rd (8.00pm): 

- Juan Manuel ABRAS (Argentina), The song of Anna O.
For voice, clarinet, trumpet, didgeridoo, violin, cello, piano, percussion

- Casper CORDES (Denmark), Retten til at begaeres
For clarinet, accordion, trumpet, cello, percussion

- Alexandre LUNSQUI (Brazil), Mutuus
For voice, clarinet, trumpet, violin, cello, piano, percussion

- Andre MEIER (Switzerland), Descriptions d'un espace
For clarinet, trumpet, violin, cello, piano, percussion

- Yann ROBIN (France), Phigures II
For clarinet, violin, cello, piano percussion

- Karoline SCHULZ (Germany), Monolog an der Oberflache der Haut bevor es sie
erreicht
For voice, clarinet, accordion, trumpet, violin, cello, percussion


Sunday, July, 30th (8.00pm) :

-Eduardo MOGUILLANSKY (Argentina), Limites II
For solo trumpet and ensemble of clarinet, violin, cello and piano

- Vassos NICOLAOU (Cyprus), Reflexions 2
 For clarinet, violin, cello, piano, percussion and electronics
 Production CIRM, centre national de creation musicale (Nice), assistant
musical : Nicolas Deflache 

- Abel PAUL (Spain), Unfinished
For voice, clarinet, trumpet, violin, cello, piano, percussion

- Filippo PEROCCO (Italy), Con furore
For voice, clarinet, trumpet, didgeridoo, violin, cello, piano, percussion

- Jasna VELICKOVIC (Pays-Bas), Sleeping beauty
For voice, clarinet, trumpet, didgeridoo, violin, cello, piano, percussion
With the support of the  Fonds voor de Scheppende Toonkunst

The musicians of Ensemble Aleph:

Voice: Monica Jordan, clarinet: Dominique Clement, 
trumpet, didgeridoo: Lutz Mandler, piano, accordion: Sylvie Drouin, violin:
Noemi Schindler, cello: Christophe Roy,
percussion: Jean-Charles Francois,

Technics:
Electronics: Technic Cirm - sound engineer Nicolas Deflache, 
Light engineer: Aron Olah
 
For any request, please contact: Helene Jarry, +33 03 85 48 94 41 and after
July, 17th: +33 06 99 18 67 15 -  http://ensemble.aleph.free.fr 


L'Ensemble Aleph est soutenu par le Ministere de la Culture et de la
communication / direction regionale aux affaires culturelles
d'Ile-de-France, au titre de l'aide aux ensembles conventionnes, la
Commission Europeenne (Culture 2000), la Spedidam (Societe de Perception et
de Distribution des Droits des Artistes-Interpretes de la Musique et de la
Danse) est une societe d'artistes-interpretes qui gere les droits de
l'artiste-interprete (musicien, choriste ou danseur) en matiere
d'enregistrement, de diffusion et de reutilisation des prestations
enregistrees, la Sacem, le Conseil general du Val de Marne, le Theatre
Dunois, le Cdmc, le FESAM, le FCM, l'ADAMI (L'Adami gere les droits des
artistes-interpretes et consacre une partie des droits percus a l'aide a la
creation, a la diffusion et a la formation), l'ENMD d'Evry.












********************************************
********************************************




5 - 	CONVOCATORIA : Proyectos de Creacion Sonora Contemporanea en las
categorias ARTE SONORO y MUSICA EXPERIMENTAL (30/Set - Buenos Aires,
ARGENTINA)




******************************************** 









De: [mailto:compositoresvenezolanos em gruposyahoo.com] Em nome de Rodrigo
Sigal
Enviada em: quinta-feira, 13 de julho de 2006 22:54
Assunto: [compvenz] Fwd: ramona DISCOS (net label). Convocatoria Arte Sonoro
y Musica Experimental.




Fundacion Start Sociedad Tecnologia Arte



ramona DISCOS net label

Convocatoria internacional para proyectos de creacion sonora contemporanea
en las categorias ARTE SONORO y MUSICA EXPERIMENTAL.

BASES

Hoy en dia el sonido, como medio de expresion, ha tomado una gran fuerza e
incluso se ha separado de las imagenes fijas, gracias a que se puede
sustentar por si mismo.
ramona DISCOS invita a todos los musicos, artistas y personas que trabajen
con sonido o que esten interesadas en producir piezas sonoras y/o musica
experimental, pudiendo concursar artistas de cualquier edad y lugar de
residencia.

Las obras pueden ser analogas, digitales o "mixtas". 

1) Esta convocatoria tiene como proposito difundir desde la plataforma
online de ramona DISCOS el trabajo de creadores sonoros y su produccion de
sonidos de manera gratuita con previa aceptacion de sus autores y sin lucro
comercial, composiciones con registros provenientes de la naturaleza como es
el analogo o el digital, creado mediante computadoras.
La tematica de esta primera convocatoria es libre.

2) El plazo para la presentacion de las obras estara abierto hasta el 30 de
Septiembre de 2006.

2) Requisitos para el envio de material sonoro:

Los participantes deberan presentar una memoria de la obra, en una carpeta
A4, que incluya los siguientes apartados:

Categoria (pudiendose presentar en las dos).
Argumentacion teorica y sinopsis de la obra presentada.
Biografia, CV y fotografia digital del autor.
Las obras deberan ser almacenadas en CD en formato MP3 y WAV.
Se podra presentar un maximo de 3 piezas para cada categoria con una
duracion inferior o igual a 5 minutos.
Carta firmada por el autor manifestando la aceptacion de las bases y permiso
explicito para la distribucion libre de su/s obra/s a traves de Internet.
De manera opcional, los creadores que asi lo deseen, pueden adjuntar
trabajos anteriores en un disco aparte.

4) Las obras podran ser remitidas a la siguiente direccion:

Fundacion START
ramona DISCOS

Bartolome Mitre 1970
5o. B  CP (1039)
Buenos Aires
Argentina

5) El material enviado no sera devuelto y quines no cumplan con la
documentacion antes mencionada no podran participar de la convocatoria.

6) La curaduria del material sonoro sera realizada por los organizadores  de
esta convocatoria en el mes de Octubre.
El lanzamiento del website de ramona DISCOS se realizara entre los meses de
Noviembre y Diciembre del corriente ano.
Los seleccionados seran notificados por correo electronico.

7) La informacion no prevista en la presente convocatoria sera resuelta por
los organizadores.
Es sustancial mencionar que la convocatoria es sin fines de lucro.

Para cualquier tipo de consultas por favor dirigirse a:
ramonadiscos em yahoo.com.ar



ramona DISCOS

Concepto: Marcelo GUTMAN

Website: Mint

Organizacion general: Marcelo GUTMAN + Mint















********************************************
********************************************




6 - 	DEFESA DE TESE: Texturas em Debussy e Villa-Lobos: Um Estudo
Analitico e Comparativo de "La Mer" e "Amazonas", DARLAN ALVES DO
NASCIMENTO, PPGM, UFPB (19/Jul, 14:00hs - Joao Pessoa, PB, BRASIL)




******************************************** 








De: [mailto:anppom-l-bounces em iar.unicamp.br] Em nome de Mestrado em Musica
UFPB
Enviada em: quarta-feira, 12 de julho de 2006 12:37
Assunto: [ANPPOM-L] Convite: Primeira defesa do PPGM/UFPB



PPGM
Programa de Pos-Graduacao em Musica


A Coordenacao do Programa de Pos-Graduacao em Musica da UFPB tem a honra de
convidar toda a comunidade academica/musical para a primeira defesa de
dissertacao do PPGM, que sera realizada quarta-feira, dia 19 de julho de
2006, as 14:00 horas, no Laboratorio de Praticas Interpretativas Professor
Gerardo Parente, no Departamento de Musica.


Tema: Texturas em Debussy e Villa-Lobos: Um Estudo Analitico e Comparativo
de "La Mer" e "Amazonas".

Mestrando: Darlan Alves do Nascimento

Banca Examinadora:
Prof. Dr. Didier Guigue - UFPB (Presidente)
Prof. Dr. Jonatas Manzolli - UNICAMP 
Prof. Dr. Jose Orlando Alves - UFPB










********************************************
********************************************




7 - 	CONCERTO: TRIO OPUS 12. Obras de BROUWER, GNATALLI, VILLA-LOBOS,
PIAZZOLA, GUASTAVINO (16/Jul, 16:00hs - Sesc Avenida Paulista, Sao Paulo,
SP)




******************************************** 








De: Daniel Murray [mailto:danielmurraysv em globo.com] 
Enviada em: segunda-feira, 10 de julho de 2006 18:53
Assunto: Trio Opus 12!



TRIO OPUS 12



Dia 16/Julho (dom.), as 16h

Executa repertorio da serie "Classicos Dedilhados", dedicada ao mais popular
dos instrumentos - o violao - que conquistou seu espaco erudito gracas a de
compositores ibericos e latino-americanos que compuseram especialmente para
ele e de instrumentistas atentos que transcreveram obras originais do
barroco e do classicismo e mantiveram a beleza das pecas.

O Trio Opus 12 foi formado em 1977 pelo violonista Paulo Porto Alegre. Apos
um intervalo de 17 anos, o trio voltou a ser formado pelos violonistas Paulo
Porto Alegre, Daniel Murray e, Eduardo Minozzi Costa, tendo como objetivo
principal a execucao da musica do sec. XX na sua pluralidade estetica,
popular e erudita.

No programa, obras de L Brouwer (Cuba), Belinatti, E. Nazareth, Garoto,
Radames Gnatalli e Villa-Lobos (Brasil), A.Piazzola e Guastavino
(Argentina).


Sesc Avenida Paulista
Av. Paulista, 119
Paraiso
Sao Paulo - SP
Tel.: 11 3179-3700 fax: 11 3179-3764

Acesso Def. Fisico
Horario de Funcionamento : De segunda a sexta - Galeria: das 10h as 19h
Ferias e Turismo Social: das 9h as 18h






********************************************
********************************************




8 - 	ENCONTRO DE COROS: 15o. Festival Internacional de Musica de Inverno
de Campos (22/Jul - Campos, RJ, BRASIL)




******************************************** 






De: Simone Barreto [mailto:sibarreto em gmail.com] 
Enviada em: terca-feira, 11 de julho de 2006 10:21
Assunto: Femusica comeca com Encontro de Coros





15o. Festival Internacional de Musica de Inverno de Campos/RJ
Assessoria de Imprensa
11/07/2006
Arquivo: Encontro de Coros



15o. Femusica comeca com Encontro de Coros



Campos vai respirar musica de qualidade este mes. Varios pontos do
municipio, que podera ser considerada a capital da musica erudita, vai
receber acordes espetaculares entre os dias 20 e 29. Os instrumentos e as
vozes estao recebendo os ultimos cuidados para 15o. Festival Internacional
de Musica de Inverno (Femusica), evento realizado pelo Centro Cultura
Musical de Campos e Prefeitura de Campos, que movimenta a classe musical de
todo o pais ha varios anos.

A primeira atracao do festival e o tradicional Encontro de Coros, que reune
cantores de varias partes do Brasil, com suas musicas e formas inovadoras de
expressar o canto, sempre encantando a plateia.

O encontro de Coros esta marcado para o dia 22 e acontecera em dois horarios
e locais: As 15h no Parque Centro Shopping e as 19h no Teatro Municipal
Trianon.

No Parque Centro se apresentam o coro da Purac Sinteses, de Campos, sob a
regencia de Leni Vieira; O coral da Petrobras Bacia de Campos, sob a
regencia de Flavio Araujo; o coro Jovem de Musica Moderna da Faculdade
Metodista de Santa Maria (Fames), do Espirito Santo, com a regencia de
Hellem Pimentel Santos; o coral Wagner, de Campos, sob a regencia de Ellen
Peixoto e o coro Infanto Juvenil do Centro Cultura Musical de Campos, sob a
regencia de Tatiana Tullii.

Mais tarde, no Trianon, sobem ao palco os coros: Ipiranga, do Rio de
Janeiro, sob regencia de Eduardo Morelenbaum; o coro Jovem de Musica Moderna
da Fames, do Espirito Santo, com a regencia de Hellem Pimentel Santos; Coral
de Petropolis, com a regencia de Julio Siqueira; o coro Brasil Ensemble, da
UFRJ, sob regencia de Maria Jose Chevitarese; coral Petrobras Bacia de
Campos, o coral Sociedade Viva Voz, de Anchieta, ES, com a regencia de
Inarley Carletti; Coral Pety, tambem sob regencia de Inarley Carletti e o
coral Wagner, de Campos.

A cada ano, o festival vem crescendo e a expectativa, deste ano, e que cerca
de 10 mil pessoas prestigiem o evento, que tera a participacao de,
aproximadamente, dois mil musicos de diferentes estados e paises.

Segundo o diretor do Centro Cultura Musical de Campos, Jony Willian Vilela,
ja esta quase tudo pronto para o evento, que vai atrair visitantes de varias
partes do pais e o publico pode esperar uma grande temporada de boa musica.
"Tudo foi preparado com muita antecedencia e carinho. Para realizar o
festival deste ano, por exemplo, comecamos desde o ano passado e so estamos
ajustando os ultimos detalhes para a grande festa da musica em Campos",
informa o diretor do Centro Cultura Musical de Campos.



Simone Barreto
Assessoria de Imprensa do 15o. Femusica
contato (22) 9255-9005









********************************************
********************************************




9 - 	FESTIVAL: 17o. Festival Internacional de Musica Colonial Brasileira
e Musica Antiga (16-30/Jul - Juiz de Fora, MG, BRASIL)




******************************************** 









De: Assessoria Pro-Musica [mailto:pmprensa em terra.com.br] 
Enviada em: quinta-feira, 13 de julho de 2006 14:35
Assunto: COMECA O FESTIVAL INTERNACIONAL DE MUSICA COLONIAL BRASILEIRA E
MUSICA ANTIGA



COMECA O FESTIVAL INTERNACIONAL DE MUSICA COLONIAL BRASILEIRA E MUSICA
ANTIGA



Comeca neste domingo, dia 16, o 17o. Festival Internacional de Musica
Colonial Brasileira e Musica Antiga. A festa cultural vai receber um publico
estimado em 80 mil pessoas em 60 concertos, todos com entrada gratuita, no
espaco convencional dos teatros, mas tambem em igrejas, pracas, escolas e
ate em agencias bancarias. Ate o dia 30, a cidade mineira de Juiz de Fora
(MG) se transforma para receber o maior evento no genero na America Latina.

A Banda Sinfonica do Estado de Sao Paulo abre a programacao, no dia 16, as
20h30 no Cine-Theatro Central. Logo no dia seguinte, no mesmo local e
horario, a Orquestra Barroca do Festival faz uma das mais aguardadas
apresentacoes do evento. O grupo, formado por concertistas de solida
carreira internacional no cenario da musica antiga interpreta Mozart, Joao
de Deus de Castro Lobo e Joao de Sousa Carvalho. O mesmo grupo registra para
o CD do Festival - em primeira gravacao no Brasil com os instrumentos,
estetica e tecnicas da epoca em que foram criadas - as sinfonias de numero
34 em Do Maior e 38 em Re Maior, chamada "Praga", de Mozart. O CD tambem
traz obras de Castro Lobo e de Souza Carvalho.

Outro destaque na programacao cultural e a apresentacao da grande estrela da
viola da gamba, o belga Philippe Pierlot, ao lado de Luis Otavio Santos
(violino barroco) e Alessandro Santoro (cravo), no dia 26, na Igreja do
Rosario.

Paralelamente a programacao cultural, o Festival Internacional de Musica
Colonial Brasileira e Musica Antiga reune 58 professores brasileiros e
estrangeiros e 700 alunos para um mergulho no aprendizado de instrumentos
antigos e modernos, praticas de orquestras, regencia e coral, didatica da
musicalizacao, alem de transcricao e edicao de documentos antigos. Philippe
Pierlot e um dos professores convidados, ministrando curso durante o evento.

Um momento que une aprendizado e pratica e a apresentacao dos grupos
formados por alunos do Festival, como a Orquestra de Criancas, o Madrigal,
as Orquestras Experimentais e Orquestra e Coro Colonial. Este ano, merece
destaque o concerto em homenagem a Radames Gnattali da Orquestra Sinfonica
do Festival, regida por Norton Morozowicz.

Tres concertos vespertinos, nos dias 17, 18 e 24, sempre as 17h30, ocupam o
belo Teatro da Academia. Tambem as tardes, a musica ganha espaco no coracao
de Juiz de Fora com os concertos e shows no palco do Calcadao da Rua
Halfeld.

O Festival mantem sua trajetoria de abrir espacos para estudos avancados com
a setima edicao do Encontro de Musicologia Historica. O encontro e o maior
evento brasileiro do genero em numero de edicoes bienais, numero de
trabalhos apresentados e impressos e duracao temporal. O dialogo com outras
artes tambem esta presente na exposicao "Objetos estandartes pinturas", de
Fani Bracher.




Cursos e inscricoes

As inscricoes, abertas em 1o. de junho, podem ser feitas, pela internet ou
no centro cultural, ate a vespera da abertura, dependendo da disponibilidade
de vagas. Todas as informacoes, inclusive a ficha de inscricao, estao
disponiveis no site www.promusica.org.br . A taxa cobrada e de R$ 60, sendo
R$ 30 pagos no ato da inscricao e o restante no inicio do evento.

O Festival, promovido pelo Centro Cultural Pro-Musica, conta com patrocinio
de Petrobras, Prefeitura de Juiz de Fora, Cemig, Fundacao Belgo Mineira -
Grupo Arcelor e TIM. Alem disso, o evento tem o apoio de Tribuna de Minas,
Panorama, DaimlerCrysler, Funalfa, UFJF, Academia de Comercio, Iso 4, Lei de
Incentivo a Cultura do Ministerio da Cultura e Lei Estadual de Incentivo a
Cultura.

Acompanhe nossa programacao e informacoes sobre o Festival no site
www.promusica.org.br


Assessoria Pro-Musica (32) 3216-4787
Lilian Pace (32) 9112-5581
Fabiola Costa (32) 9982-2422
Juliana Braga (32) 9117-3846
Estagiarias: Rachel Mockdeci e Talita Vecchi



PROGRAMACAO CULTURAL


Dia 16 - Banda Sinfonica do Estado de Sao Paulo
Regente: Abel Rocha
20h30 - Cine-Theatro Central

Dia 17 - Orquestra Barroca do Festival (com instrumentos de epoca)
Direcao: Luis Otavio Santos
20h30 - Cine-Theatro Central

Dia 18 - Orquestra Sinfonica Pro-Musica (JF) e pianista Sergio Monteiro
(EUA)
Regente: Nelson Nilo Hack 
20h30 - Teatro Pro-Musica


Dia 19 - Quarteto MinasArte (BH) - Tributo a Mozart
Fernando Pacifico (flauta), Martha Pacifico (violino), Sofia von Atzingen
(viola), Claudio Urgel (violoncelo)
20h30 - Teatro Pro-Musica

Dia 20 - Trio Carcoarco (Campinas)
Esdras Rodrigues (violino e rabecas), Luiz Fiaminghi (rabecas), "Magrao"
Roberto Peres (percussao brasileira)
20h30 - Igreja do Rosario

Dia 21 - Concerto de Pianoforte e Flauta 
Rosana Lanzelotte e Ricardo Kanji
20h30 - Igreja do Rosario

Dia 22 - Orquestra Rio Camerata
Regente: Israel Menezes
19h - Cine-Theatro Central

Quadro Cervantes (RJ) 
16h - Capela da Santa Casa

Dia 23 - Solistas de Camara Pro-Musica (JF)
16h - Capela da Santa Casa 
Orquestra Sinfonica de Minas Gerais (BH)
Regente: Marcelo Ramos 
20h30 - Cine-Theatro Central

Dia 24 - Conjunto de Musica Antiga da Universidade Federal Fluminense (UFF)
20h30 - Igreja de Sao Sebastiao

Dia 25 - Quarteto de Violoes Ibira de Sao Paulo (SP)
Luiz Roberto Botosso, Joao Francisco Botosso, Andre Simao e Luciano Cesar
Morais
20h30 - Igreja do Rosario

Dia 26 - Philippe Pierlot (viola da gamba), Luis Otavio Santos 
(violino barroco) e Alessandro Santoro (cravo) - Brasil/Belgica
20h30 - Igreja do Rosario

Dia 27 - Trio Mediterrain  (Alemanha)
Laura Ruiz Ferreres (clarinete), Bruno Borralhinho (violoncelo) e Kim
Barbier   (piano)
20h30  - Teatro Pro-Musica 

Dia 28 - Orquestra de Criancas do Festival
Direcao: Jose Ademar Rocha
15h - Teatro Pro-Musica

Orquestra Experimental do Festival I
Direcao: Israel Menezes
Orquestra Experimental do Festival II
Direcao: Nerisa Aldrighi
18h - Teatro Pro-Musica

Madrigal do Festival 
Direcao: Homero Magalhaes Filho
20h30 - Capela da Santa Casa

Dia 29 - Banda do Festival
Regente: Erivaldo Fraga
15h - Cine-Theatro Central

Orquestra Sinfonica do Festival - Homenagem a Radames Gnattali
Regente: Norton Morozowicz
Solista: Savio Santoro (viola)
18 h - Cine-Theatro Central

Orquestra e Coro Colonial do Festival
Regente: Sergio Dias
20h30  -  Cine-Theatro Central

Dia 30 - Madrigale (BH) - Missa afro-brasileira 
Regente: Arnon Savio
20h30 - Cine-Theatro Central


CONCERTOS VESPERTINOS
17h30 - Teatro da Academia

Dia 17 - Quarteto de Cordas Uirapuru (Rio)

Dia 18 - Flautistas da Pro Arte (Rio)

Dia 24 -  Masterclass com Josephina Mignone 
"Valsas de Esquina de Mignone"

CALCADAO

Palco montado no Calcadao da Rua Halfeld 
De segundo a sexta, as 17h30, sabado as 11h30 

Dia 17 - Quarteto Instrumental Pro-Musica
Direcao: Sylvio Gomes
10h30 

Dia 18 - Banda do 2o. Batalhao da Policia Militar
Regente: Tenente Cassio Peres

Dia 19 - Conjunto de Choro "Bola na Trave"

Dia 20 - Orquestra Sinfonica Pro-Musica
Regente: Nelson Nilo Hack

Dia 21 - Orquestra Escola Pro-Musica
Regente: Maria Cristina Santos Ferrarezi

Dia 22 - Orquestra de Jazz Pro-Musica
Regente: Sylvio Gomes
10h30

Dia 24 - Ludica Musica

Dia 25 - Banda da 4a. Brigada de Infantaria Motorizada
Regente: Tenente Alain Teixeira Dutra

Dia 26 - Quinteto de Metais Pro-Musica
Direcao: Josue de Oliveira

Orquestra de Violoes do Conservatorio Haydee Franca Americano
Regente: Guto Cimino

Dia 27 - Professores e alunos da Escola de Artes Pro-Musica

Dia 28 - Quinteto de Sopros Pro-Musica
Direcao: Jose Mario de Oliveira

Corais Pro-Musica, Municipal, Cesama 
Regentes: Joao Paulo Fazza, Domicio Procopio e Luis Carlos Francisco

Dia 29 - Banda Sinfonica do Festival
Regente: Erivaldo Fraga
10h30 



ARTES PLASTICAS

EXPOSICAO: Objetos Estandartes Pinturas
Artista: Fani Bracher
Abertura: Dia 15, as 20h30
Galeria Renato de Almeida (Teatro Pro-Musica)

Fani Bracher expoe 
"Objetos Estandartes Pinturas" no 17o. Festival

A exposicao "Objetos Estandartes Pinturas", da artista plastica Fani Bracher
ocupa a Galeria Renato de Almeida do Centro Cultural Pro-Musica como parte
da programacao cultural do 17o. Festival Internacional de Musica Colonial
Brasileira e Musica Antiga. A mostra, aberta neste dia 15, as 20h30, retrata
a individualizacao de sua obra atraves de suas paisagens e alegorias. Com
uma pintura madura, depurada e plena, e ao mesmo tempo repleta de variantes,
a artista faz uma passagem entre o tradicional e o moderno, o passado e o
presente, transformando temas aparentemente simples. "Vou expor objetos,
estandartes, panneaux, entre outros. O panneaux, especificamente, e uma
revisita a chita, um trabalho que desenvolvo ha quatro anos. Alem disso, vou
expor algumas pinturas de 2004 e 2005."

Natural de Coronel Pacheco, Minas Gerais, Fani Bracher estudou jornalismo na
Faculdade de Filosofia e Letras da Universidade Federal de Juiz de Fora
(UFJF). E e nesta cidade que, a partir de 1967, inicia suas atividades
artisticas com a pintura. Em 1968, casou-se com o pintor Carlos Bracher e,
juntos, viajaram para a Europa onde permaneceram por dois anos. 

Em Portugal frequentou o atelie do pintor Almada Negreiros e fez curso de
historia da arte com os criticos Mario Goncalves e Jose Augusto Franca. Em
seguida, partiu em viagem de estudos por Dinamarca, Alemanha, Suecia e
Inglaterra. 

Depois de um ano residindo em Paris, retornou ao Brasil fixando residencia
em Ouro Preto, cidade onde vive ate hoje se dedicando a pintura. O trabalho
da artista esta descrito em publicacoes como o livro "Fani Bracher", de
Frederico de Morais e Ronald Polito, vencedor do Premio Jabuti e do premio
Fernando Pini de Excelencia Grafica, Melhor Livro de Arte.


Programacao cultural, cursos e inscricoes

O Festival Internacional de Musica Colonial Brasileira e Musica Antiga reune
entre os dias 16 e 30 de julho, em Juiz de Fora (MG), 58 professores
brasileiros e estrangeiros e 700 alunos para um mergulho no aprendizado de
instrumentos antigos e modernos, praticas de orquestras, regencia e coral,
didatica da musicalizacao, alem de transcricao e edicao de documentos
antigos. Paralelamente aos cursos, acontecem 60 concertos, todos com entrada
gratuita, em Juiz de Fora e palcos avancados, como Rio de Janeiro, Ouro
Branco e Tiradentes, para um publico estimado em 80 mil pessoas. Na
programacao do 17o. Festival acontece, entre os dias 21 e 23, o VII Encontro
de Musicologia Historica, coordenado por Paulo Castagna. 

As inscricoes, abertas em 1o. de junho, podem ser feitas, pela internet ou
no centro cultural, ate a vespera da abertura, dependendo da disponibilidade
de vagas. Todas as informacoes, inclusive a ficha de inscricao, estao
disponiveis no site www.promusica.org.br . A taxa cobrada e de R$ 60, sendo
R$ 30 pagos no ato da inscricao e o restante no inicio do evento.

O Festival conta com patrocinio de Petrobras, Prefeitura de Juiz de Fora,
Cemig, Fundacao Belgo Mineira - Grupo Arcelor e TIM. Alem disso, o evento
tem o apoio de Tribuna de Minas, Panorama, DaimlerCrysler, Funalfa, UFJF,
Academia de Comercio, Iso 4, Lei de Incentivo a Cultura do Ministerio da
Cultura e Lei Estadual de Incentivo a Cultura.

Acompanhe nossa programacao e informacoes sobre o Festival no site
www.promusica.org.br

Assessoria Pro-Musica (32) 3216-4787
Lilian Pace (32) 9112-5581
Fabiola Costa (32) 9982-2422
Juliana Braga (32) 9117-3846
Estagiarias: Rachel Mockdeci e Talita Vecchi











********************************************
********************************************




10 - 	CONCERTO: Grupo Dosiyo. Obras de PEDRO MUNOZ, SERGIO COLMENARES,
PIAZZOLLA, OMAR ACOSTA (15/Jul - Guatire, VENEZUELA)




******************************************** 








De: [mailto:compositoresvenezolanos em gruposyahoo.com] Em nome de Miguel
Alciro Berroteran R.
Enviada em: sexta-feira, 14 de julho de 2006 10:00
Assunto: [compvenz] Grupo DosiYo en el CEA en Homenaje al maestro Pedro
Munoz



Centro de Educacion Artistica

"ANDRES ELOY BLANCO"

Guatire

El CEA "Andres Eloy Blanco" y el Grupo DosiYo, se complacen en invitar al
Concierto que se efectuara este sabado 15 de julio, a las 7 de la noche, en
el Auditorio del CEA, ubicado en El Calvario de Guatire, a 50 metros de la
Plaza 24 de julio, en Homenaje al maestro Pedro Munoz. El Grupo Dosiyo, esta
integrado por los reconocidos musicos venezolanos:

Sergio Colmenares - Piano
Ramon Velazquez - Violin
Miguel Cuberos - Flauta

Se interpretaran obra universales, venezolanas y del maestro Pedro Munoz

LA ENTRADA ES GRATIS COMO TODO LO QUE HACE EL CEA

CEA Asumiendo las Ordenes "Vicente Emilio Sojo" y "Francisco Mujica"
(Las cuales fueron Eliminadas)

Auditorio Prof. Francisco Mujica, CEA
Sector El Calvario, Acropolis de Guatire
Sabado 15 de julio de 2.006
7:00 p.m.


PROGRAMA

1. MEDITACION
Autor: Pedro Munoz.  Inter.: Orfeon Regulo Rico
Director: Cesar Hernandez

2. SONATA PATETIC
Opus 13. 1o. Mvto. Autor: Beethoven. 
Interp. Sergio Colmenares (Piano)

3. VALSE
Opus 64. No. 1. Autor: Chopin
Interp.: Sergio Colmenares (Piano)

4. ROMANZA ANDALUZA
Autor: Pablo De Sarasate
Interp.: Sergio Colmenares (Piano) Ramon Velazquez (Violin)

5. PRELUDIO y ALLEGRO
Autor: Fritz Kreisler
Interp.: Sergio Colmenares (Piano) 
Ramon Velazquez (Violin)

6. ISRAEL
Autor e Inter.: Sergio Colmenares

7. ESTUDIO TANGUISTICO No. 3
Autor: Astor Piazzolla
Inter.: Miguel Cuberos (Flauta)

8. PAJARILLO
Autor: Omar Acosta
Inter: Miguel Cuberos (Flauta)

9. ENSAYO 1
Autor: Sergio Colmenares 
Interp.: Sergio Colmenares (Piano) 
Ramon Velazquez (Violin)

10. VALLES DE SANTA CRUZ
Autor: Pedro Munoz
Interp. Sergio Colmenares (Piano)
Ramon Velazquez (Violin)
Miguel Cuberos (Flauta)

11. LILIA
Autor: Pedro Munoz
Interp. Sergio Colmenares (Piano)
Ramon Velazquez (Violin)
Miguel Cuberos (Flauta)
Pedro Moreno (Cuatro)
Hugo Hernandez (Bajo)
Miguel Alciro Berroteran (Solista)

12. EL BORRACHITO
Autor: Pedro Munoz / Ramon Garcia
Interp. Sergio Colmenares (Piano)
Ramon Velazquez (Violin)
Miguel Cuberos (Flauta)
Pedro Moreno (Cuatro)
Hugo Hernandez (Bajo)
Miguel Alciro Berroteran (Solista)















********************************************
********************************************




11 - 	FESTIVAL: XIII Festival a tempo de Caracas 2006 (11-15/Jul -
Caracas, VENEZUELA)




******************************************** 










 From:  Ninoska Rojas <festivalatempo em yahoo.com>
Reply-To:  festival em atempo.org
Subject:  Regresa el Festival A Tempo 2006 27
Date:  Sun, 9 Jul 2006 18:07:27 -0500 (CDT)



XIII Festival A tempo de Caracas 2006.

http://www.atempo.org/index.html
Del martes 11 de Julio  al  Sabado 15 de julio
Entrada Libre.-



Hemos programado para esta  edicion:

Trios y Solistas de Finlandia, Espana, Francia y Venezuela. 

10 conciertos en la sala de conciertos de Corgroup
Plaza Las Castellana, Caracas

5 Conciertos en Valencia, 
Centro Eladio Aleman Sucre Valencia

2 Conciertos Merida, 
Aula Magna de la Universidad de los Andes.

2 Conciertos para Ninos
Antimano - Colegio Refugio de la Infancia  
Chacao- Fundacion Cultural Chacao, El Rosal

2 Conferencias magistrales de Peran Erminy y Rodolfo Izaguirre
 
Lectura de poemas de:  Chistiam Diaz Yepez -Venezuela

Y la participacion de la pintora Ely Gonzalez 
 
Detalles de la programacion en nuetra pagina

http://www.atempo.org/programa.html

Ninoska Rojas Crespo 
Festival A Tempo 
Caracas - Venezuela 
http://www.atempo.org 
email:festival em atempo.org 
email:festivalatempo em yahoo.com 
Telefono y fax: + (58) (212) 552 07 42













********************************************
********************************************




12 - 	CONCERTO: Orquestra de Camara da ULBRA, Diego Grendene (clarinete).
Obras de COPLAND e BRITTEN (16/Jul, 19:00hs - Porto Alegre, RS, BRASIL)




******************************************** 







De: [mailto:extmusica-l-bounces em ufrgs.br] Em nome de Extensao Musica
Enviada em: terca-feira, 11 de julho de 2006 11:46
Assunto: [Extmusica-l] Clarinetista DIEGO GRENDENE e solista no concerto da
ORQUESTRA DA ULBRA - 16/07 - 19h - ENTRADA FRANCA !



ORQUESTRA DE CAMARA DA ULBRA 
convida para o quarto concerto da temporada 2006



Solista convidado : Diego Grendene ( Clarinete ) 

Regencia : Tiago Flores

16 de julho de 2006 [domingo] 19 horas

SALA DE CONCERTOS LEOPOLDINA 
"Domingo Classico Juvenil"
( Associacao Leopoldina Juvenil )
Rua Marques do Herval, 280 - Porto Alegre / RS
E N T R A D A     F R A N C A


A Orquestra de Camara da Ulbra volta a cena no domingo, 16 de julho,
apresentando o quarto concerto erudito da temporada. Com entrada franca e
iniciando as 19 horas, na Sala de Concertos Leopoldina (rua Marques do
Herval, 280), traz como solista o clarinetista gaucho Diego Grendene. 

Sob a regencia do maestro Tiago Flores, o concerto inicia com a
interpretacao do prodigio contemporaneo frances Alexandre Tansman
(1897-1986) com "Variacoes sobre um tema de Girolamo Frescobaldi". A obra do
musico, advogado e filosofo de origem polonesa, que muito utilizou modelos
classicos e barrocos na estruturacao de suas composicoes, e de 1938. Foi
organizador e grande estudioso do italiano Fescobaldi. Na sequencia do
programa, entra em cena o virtuosismo do clarinetista Diego Grendene que
interpretara com o conjunto de cordas os quatro movimentos da "Quinteto em
si bemol maior para clarinete e cordas, opus 34", de Carl Maria von Weber
(1786-1826). Notabilizado principalmente por sua producao dedicada a opera e
a musica de camara, este musico alemao compos o quinteto em 1815 dedicando-o
ao clarinetista Heinrich Barmann. Na composicao manteve as caracteristicas
de uma aria de opera ao deixar a voz principal ao clarinete e o
acompanhamento as cordas. 

Na segunda parte do concerto, tem-se a musica do contemporaneo
norte-americano Aaron Copland (1900-1990). "Hoe Down" faz parte do ballet
Rodeo (encomendada pelo Ballet Russe, de Monte Carlo) e sua musica remete a
temas e personagens da cultura americana, como o cowboy. A peca tem por base
o "traditional" Bonyparte e uma breve citacao de McLeod's Reel, cujas
cancoes originais o autor encontrou no livro "Traditional Music of America",
de Ira Ford. Foi escrita e teve estreia em 1942 no Metropolitan Opera House
de Nova Iorque. Na conclusao da apresentacao, a Orquestra da Ulbra toca do
ingles Benjamin Britten (1913-1976) as quatro partes da "Simple Symphony,
opus 4". Esbanjando talento desde os cinco anos, foi aos onze que despontou
no cenario artistico. Aos 21 anos fazia a estreia desta obra, sob sua
regencia. Tida como uma musica de composicao complexa (embora o titulo
sugira o oposto) foi inteiramente baseada em temas escritos entre os anos de
1921 e 1925, quando ainda era uma crianca... Curiosamente, o mesmo conjunto
de ideias sonoras encontradas em obras da maturidade do compositor.

A promocao deste evento e da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), com
apoio do Ministerio da Cultura, Lei de Incentivo a Cultura (MinC) e
Associacao Leopoldina Juvenil.
Contatos para a imprensa, com Rodrigo Cardoso


SINGULAR PRODUCOES
(51) 3225.9433 / 8116.2696
singcult em yahoo.com.br


VEJA ABAIXO O CURRICULO DO SOLISTA DIEGO GRENDENE

Diego Grendene e clarinetista da Orquestra Sinfonica de Porto Alegre (OSPA)
e professor do Conservatorio Pablo Komlos.

Graduado pelo Bacharelado em Clarinete da Universidade Federal do Rio Grande
do Sul (UFRGS), realizou cursos de aperfeicoamento na University of Georgia
(Estados Unidos) e em Nice, na Franca. Estudou com Walter Boeykens por dois
anos, no curso de Especializacao do Conservatorio Real Superior de
Antuerpia, na Belgica, obtendo, com distincao, o diploma de "Concertsolist".
Neste periodo participou da gravacao de dois CDs, como membro das orquestras
do Conservatorio e passou a integrar o Quarteto de Clarinetes Alienor, com o
qual realizou, durante tres temporadas, uma serie de quarenta e quatro
concertos por diversas regioes da Franca.

Tem atuado como solista com a OSPA, Orquestra da Universidade de Caxias do
Sul (UCS), Orquestra do Theatro Sao Pedro e Orquestra Unisinos; sob a batuta
de Roberto Duarte, Kyotaka Teraoka, Mark Cedel, Manfredo Schmiedt, Claudio
Ribeiro, entre outros. 

Em 2003 foi solista no Concerto de Abertura da Bienal de Musica, na Sala
Cecilia Meireles, no Rio de Janeiro. Tambem foi solista, sob a regencia de
Ernani Aguiar, no CD "Novenas" com obras do Padre Jose Mauricio Nunes
Garcia, do Coral Porto Alegre, com o qual ganhou o Premio Acorianos de
melhor CD de Musica Erudita (1999).

Na area da musica de camara tem realizado concertos em diversas formacoes.
Tambem participa de gravacoes para filmes, dentre os quais esta "Neto perde
sua alma", agraciado com o premio de melhor trilha sonora no Festival de
Gramado. 

Alem de suas atividades no Conservatorio Pablo Komlos, tem lecionado tambem
em masterclasses e em festivais musicais como o Festival de Inverno da
Unisinos e, desde 2003, no Festival Internacional de Musica "Veroes
Musicais".









********************************************
********************************************




13 - 	CONCERTO: ELENA RIU. Festival Internacional de Musica de Jimena de
la Frontera (19/Jul - Cadiz, ESPANHA)




******************************************** 







De: [mailto:compositoresvenezolanos em gruposyahoo.com] Em nome de elenariu
Enviada em: segunda-feira, 10 de julho de 2006 15:24
Assunto: [compvenz] Elena Riu en el Festival Internacional de Musica de
Jimena de la Frontera, Cadiz



ELENA RIU

With Clara Sanabras (vocals) and Wilmer Sifontes-Latin percussion


JULY 19th 2006

Festival Internacional de Musica de Jimena de la Frontera
Santuario de Nuestra Senyora de Los Angeles
Jimena de la Frontera Ayuntamiento c/ Sevilla, 61
Jimena de la Frontera
Cadiz










********************************************
********************************************




14 - 	LANCAMENTO DE CD: DANIEL WOLFF - "The 20th Century Clarinet
Concerto: Bavicchi, Hindemith & Wolff" (Nova Iorque, EUA)




******************************************** 







De: Daniel Wolff News [mailto:news em danielwolff.com] 
Enviada em: segunda-feira, 10 de julho de 2006 23:52
Assunto: Daniel Wolff News - 07/2006



CONCERTO PARA CLARINETE LANCADO EM CD NOS EUA

Acaba de ser lancado nos Estados Unidos o CD "The 20th Century Clarinet
Concerto: Bavicchi, Hindemith & Wolff", com o Concerto para Clarinete e
Orquestra de Cordas de Daniel Wolff. O solista e o norte-americano Gary
Dranch, acompanhado pelas Orquestra de Camara da Ulbra (reg. Tiago Flores) e
Orquesta Filarmonica de Buenos Aires (reg. Arkady Leytush). O repertorio
inclui tambem concertos de Hindemith e Bavicchi. Maiores informacoes no site

http://www.msrcd.com/1180/1180.html



CLARINET CONCERTO RELEASED ON CD IN THE USA

Daniel's Concerto for Clarinet and String Orchestra has just been released
in the United States on the CD "The 20th Century Clarinet Concerto:
Bavicchi, Hindemith & Wolff". Gary Dranch is the soloist, accompanied by the
Ulbra Chamber Orcestra (cond. Tiago Flores) and the Buenos Aires
Philharmonic (cond. Arkady Leytush). The repertoire also includes concerti
by Hindemith and Bavicchi. Further info is available at

http://www.msrcd.com/1180/1180.html






********************************************
********************************************




15 - 	SHOWS: "Rupestres Sonoros", grupo MAWACA e "A Voz das Aldeias",
FANTA KONATE E A TROUPE DJEMBEDON (GUINE). (21 -22/Jul e 28-29/Jul - Teatro
do Colegio Santa Cruz, Sao Paulo, SP)




******************************************** 









De: Teatro do Colegio Santa Cruz [mailto:teatro em santacruz.g12.br] 
Enviada em: quarta-feira, 12 de julho de 2006 23:17
Assunto: Programacao



 PROGRAMACAO  DE JULHO DE 2006



"RUPESTRES SONOROS" - novo show do grupo MAWACA

O show Rupestres Sonoros apresenta um novo trajeto musical baseado nos
cantos indigenas brasileiros. Com arranjos originais, o Mawaca se adentra na
Amazonia para celebrar a ancestralidade musical dos povos Surui, Kamayura,
Gaviao, Tupari, Macurap.

O MAWACA e um grupo que pesquisa e recria a musica das mais diversificadas
etnias do globo buscando conexoes com a musica brasileira. Para esse
projeto, o grupo Mawaca se apresenta com seis cantoras (Angelica Leutwiller,
Cris Miguel, Susie Mathias, Sandra Oak, Magda Pucci e Zuzu Abu), os
percussionistas Armando Tiberio e Valeria Zeidan e o baixista Paulo Bira. O
show conta ainda com a participacao de Xuxa Levy. 

Dias 21 e 22 de julho - Sexta e Sabado as 21h. Ingressos a R$ 20,00.

Estudantes, aposentados e idosos com carteirinha tem desconto de 50%.



FANTA KONATE E TROUPE DJEMBEDOM MOSTRAM A MUSICA E A DANCA DA GUINE 

A cantora, bailarina e coreografa africana Fanta Konate e a Troupe Djembedon
se apresentarao com o espetaculo "A Voz das Aldeias", show que mostra a
musica, cantos e dancas originais da Republica da Guine, ainda pouco
conhecidas no Brasil. 

O timbre caracteristico do Oeste Africano e o diferencial de Fanta Konate,
assim como suas melodias e, especialmente, a riqueza das dancas guineanas.

Luis Kinugawa, diretor artistico da troupe, fez pesquisas por dois anos na
Africa, principalmente na Guine, pais de origem do djembe e dos dununs,
passando por Senegal e Serra Leoa em busca de novos instrumentos e
sonoridades. 

O musico e compositor Carlinhos Antunes fara uma participacao especial nesta
apresentacao.

Quem quiser conhecer mais o trabalho do grupo, pode acessar o site
www.djembedon.com 

Dias 28 e 29 de julho - Sexta e Sabado as 21h. Ingressos a R$20,00. 

Estudante, aposentados e idosos com carteirinha tem desconto de 50%.


TEATRO DO COLEGIO SANTA CRUZ

Rua Orobo, 277 - Alto de Pinheiros (proximo ao Shopping Villa-Lobos)
Tel. (11) 3024-5191


INGRESSOS

no Teatro: (11) 3024-5191 (de terca a domingo, das 14h as 19h)

Por telefone: (11) 3089-6999 (seg a sex, das 10h as 20h; sab, dom e
feriados, das 12h as 18h)


Internet:  www.teatrosantacruz.com.br
Acesso para deficientes
Ar condicionado
Estacionamento com manobrista: R$ 8,00












********************************************
********************************************




16 - 	7o ENCONTRO DE MUSICOLOGIA HISTORICA: Lista de Trabalhos Tematicos
(21-23/Jul - Juiz de Fora, MG, BRASIL)




******************************************** 








De: Paulo Castagna [mailto:brsp em uol.com.br] 
Enviada em: sabado, 8 de julho de 2006 20:28
Assunto: VII Encontro de Musicologia Historica

Colegas,

Envio a relacao dos textos que serao apresentados no VII Encontro de
Musicologia Historica, que sera realizado pelo Centro Cultural Pro-Musica
(Juiz de Fora - MG), de 21 a 23 de julho de 2006. Para maiores informacoes,
consultar a pagina do evento em: http://www.promusica.org.br

Abraco,

Paulo Castagna
brsp em uol.com.br



VII ENCONTRO DE MUSICOLOGIA HISTORICA
Musicologia historica brasileira em tempos de transdisciplinaridade
Centro Cultural Pro-Musica de Juiz de Fora (MG), 21 a 23 de julho de 2006
Coordenacao: Paulo Castagna (IA/UNESP)


TRABALHOS TEMATICOS (AUTORES CONVIDADOS)


ALVARO CARLINI (Depto. de Artes da Universidade Federal do Parana,
Curitiba). A importancia da entrevista como recurso de investigacao em
Musicologia Historica: exemplos de pesquisa qualitativa realizados pelo
autor entre 1985-2005

ANDRE GUERRA COTTA (Acervo Curt Lange da UFMG, Belo Horizonte - MG).
Revisitando Aristarco: questoes para uma musicologia da complexidade

BEATRIZ MAGALHAES CASTRO (Universidade de Brasilia - DF); FERNANDO WILLIAM
CRUZ (Universidade de Brasilia). Biblioteca Digital Brasileira (BDB-Mus):
tecnologias em ciencia e informacao (TIC) para preservacao, acesso e difusao
do patrimonio musical brasileiro

CARLOS FERNANDO SECOMANDI (Faculdade de Musica do Espirito Santo, Vitoria),
Modesto Flavio Fonseca (Orquestra Filarmonica do Espirito Santo, Vitoria) e
Sergio Dias (Faculdade de Musica do Espirito Santo). O Projeto "Musica e
Historia no Espirito Santo" - Pioneirismo e Possiveis Portais

DOROTEA KERR (Instituto de Artes da UNESP, Sao Paulo - SP). Analise Musical
e Musicologia: relacoes transdisciplinares?

GUILHERME GOLDBERG (Conservatorio de Musica da Universidade Federal de
Pelotas). Alberto Nepomuceno e o Modernismo Musical na Primeira Republica

MARCELO CAMPOS HAZAN (Rio de Janeiro - RJ). Repensando a "decadencia da
musica sacra" no Brasil

MARCOS HOLLER (Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianopolis). A
documentacao jesuitica sobre o Brasil colonial

MAURICIO ALVES LOUREIRO (Escola de Musica da Universidade Federal de Minas
Gerais, Belo Horizonte, MG). Musicologia Empirica: uma proposta
transdisciplinar para vencer a fragmentacao do saber musical?

MAURICIO MONTEIRO (Universidade Anhembi Morumbi e Fundacao Padre
Anchieta/Centro Paulista de Radios e TV Publicas, Sao Paulo - SP).
Musicologia: novos temas, novas abordagens

MONICA VERMES (UFES - Universidade Federal do Espirito Santo, Vitoria). Ser
brasileiro no final do seculo 19: musica e ideias em torno do Instituto
Nacional de Musica

PABLO SOTUYO BLANCO (Escola de Musica da Universidade Federal da Bahia,
Salvador). O filho de Francisco e seu filho Francisco: conexoes francesas
dos Barbosa de Araujo

PAULO CASTAGNA (Instituto de Artes da UNESP, Sao Paulo - SP). Periodicos
musicais brasileiros no contexto das bibliografias e bases de dados na area
de musica

COMUNICACOES (AUTORES INSCRITOS)

ADRIANO DE CASTRO MEYER (Mestrando no Instituto Artes da UNESP, Sao Paulo -
SP). Paralelos entre Sigismund Neukomm e a Missao Artistica Francesa

ANTONIO CAMPOS MONTEIRO NETO (Movimento.com Producoes Artisticas Ltda., Rio
de Janeiro - RJ); MARCELO CAMPOS HAZAN (Rio de Janeiro - RJ); ANDRE GUERRA
COTTA (Acervo Curt Lange da UFMG, Belo Horizonte - MG). O projeto de
digitalizacao do acervo musical do Cabido Metropolitano do Rio de Janeiro:
intersecao entre arquivologia musical, musicologia e informatica

CLAUDIA SCHREINER (Mestranda na Escola de Musica da UFBA, Salvador).
Relacoes entre texto, dedicatoria, funcao e musica do salmo Laudate pueri
(CPM 77) de Jose Mauricio Nunes Garcia

CLAUDIO REMIAO (Licenciando em Letras pela Universidade Federal do Rio
Grande do Sul, Porto Alegre - RS). Uma conturbada polemica no passado
musicologico brasileiro: o "caso Curt Lange"

DALTON MARTINS SOARES Mestrando no Instituto de Artes da UNESP, Sao Paulo -
SP). Aspectos da Historiografia da musica paulista do seculo XVIII

FERNANDO BINDER (Mestrando no Instituto de Artes da UNESP, Sao Paulo - SP).
Brasoes sonoros: conjuntos de sopro no Brasil no seculo XVIII.

FERNANDO MENON (Graduando do curso de producao sonora da Universidade
Federal do Parana, curitiba / bolsista de iniciacao cientifica PIBIC/CNPq).
Juventude Musical Brasileira e Escotismo: um exemplo de transdiciplinaridade

ISABEL PORTO NOGUEIRA (Instituto de Artes e Design da Universidade Federal
de Pelotas - RS), Francisca Ferreira MICHELON (Instituto de Artes e Design
da UFPel), Lauren Peres TAVARES (Bolsista do CNPq), Yimi Walter Premazzi
Silveira Junior (Graduando na UFPel). A Musica na Revista Illustracao
Pelotense (1919-1927)

JULIO VERSOLATO (Mestrando no Instituto de Artes da UNESP, Sao Paulo - SP) e
DOROTEA KERR (Instituto de Artes da UNESP, Sao Paulo - SP). Livros de
Analise Musical Publicados no Brasil

LUCAS ROBATTO (Escola de Musica da UFBA, Salvador) e CLAUDIA SCHREINER
(Mestranda na Escola de Musica da UFBA). A Pesquisa sobre os Primordios do
Teatro Sao Joao da Bahia (1806-1830): Um Dilema Epistemologico da
Musicologia Historica?

LUCIANE BEDUSCHI  (Universite de Paris-Sorbonne - Paris IV - CRLM). O
Rathsel-Kanon fur 8 Stimmen de Sigismund Neukomm: um problema
transdisciplinar

LUCIANO CINTRA (Mestrando em Musicologia pela UniRio, Rio de Janeiro - RJ).
A constituicao do produto-musica no Brasil Colonial.

MARCIA TABORDA (Bolsista CNPq/PDJ da UNIRIO). O violao no Rio de Janeiro: Um
instrumento nacional?

MARCUS VINICIUS MARVILA DAS NEVES (Licenciando na UFES - Universidade
Federal do Espirito Santo, Vitoria). Investigando o Manifesto 1946

VICTOR DE MOURA LACERDA (Bacharelando no Instituto de Artes da UNESP, Sao
Paulo - SP). Projeto "Mapa dos Acervos Musicais Brasileiros"












********************************************
********************************************




17 - 	CURSOS: Programa de Extensao do Instituto Villa-Lobos (Inscricoes:
31/Jul-04/Ago - Rio de Janeiro, RJ)




******************************************** 







De: ingridbarancoski [mailto:ingridbarancoski em uol.com.br] 
Enviada em: quinta-feira, 13 de julho de 2006 14:18
Assunto: para divulgacao : Cursos semestrais do Programa de Extensao do IVL
- UNIRIO



UNIRIO
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Letras e Artes/Instituto Villa-Lobos



INSCRICOES PARA OS CURSOS SEMESTRAIS DO PROGRAMA DE EXTENSAO DO INSTITUTO
VILLA-LOBOS 

SEGUNDO SEMESTRE DE 2006

em convenio com os Seminarios de Musica Pro-Arte

Procedimento de inscricao:

1. Selecione o(s) curso(s) de seu interesse e verifique se ha entrevista
marcada.
Caso houver, compareca na data, hora e local marcado para obter o aceite no
curso.

2. Tendo sido aceito (ou se nao houver entrevista), providencie o pagamento
da taxa de inscricao no Banco do Brasil, agencia 3100-3, conta 1174-0 em
nome dos Seminarios de Musica Pro-Arte.

A taxa de inscricao e de R$ 300,00 por curso
Para alunos da UNIRIO e de R$150,00 por curso.
Mas se voce for ou foi aluno de escola publica, compareca no periodo de
inscricao munido de documento comprobatorio para pleitear isencao da taxa de
inscricao.

3. Compareca para inscricao na semana de 31 de julho a 4 de agosto nos
seguintes horarios:

segunda, quarta e sexta (dias 31/7, 2/8 e 4/8): das 9:00 as 12:00hs
terca e quinta (dias 1o./8 e 3/8): das 17:00 as 20:00hs
no IVL - Av. Pasteur 436 - fundos - Praia Vermelha com os seguintes
documentos:

- comprovante de taxa de inscricao ou documento comprobatorio de matricula
em escola publica;
- copia da carteira de identidade

telefones para informacoes: 2295-4189 / 2543-9701

4. Os alunos que se inscreverem em TEPEM II terao sua inscricao aceita
condicionada a provas d e selecao, como descrito abaixo.  Se nao aprovados
serao relocados para uma turma de TEPEM I.

5. As vagas serao preenchidas segundo a ordem de inscricao.  Nao serao
aceitas inscricoes incompletas ou posteriores.
Coordenacao do Programa de extensao - cursos semestrais
Ingrid Barancoski

Diretor do Instituto Villa-Lobos
Luiz Otavio Braga

Decano do Centro de Letras e Artes
Luiz Paulo Sampaio

Direcao do Departamento de Extensao
Maria do Carmo Ferreira

Pro-Reitora de Extensao e Assuntos Comunitarios
Regina Guedes Moreira Guimaraes

Vice-Reitor
Luiz Pedro San Gil Jutuca

Reitor
Malvina Tania Tuttman


Cursos de instrumento 
aulas individuais 

Contrabaixo
Clarineta
Fagote
Flauta transversa
Flauta doce
Oboe 
Viola 
Trompa
Violoncelo


Instrumentos, danca e voz - aulas em grupo

Oficina de opera
Oficina de tango
Pratica da leitura do repertorio cameristico de violao
Pandeiro "estilo brasileiro"
Violao basico


Apoio a performance musical
Oficina de performance
Tecnica de Alexander

Teoria e Historia:
Historia Social do Tango Argentino
TEPEM I e II: Teoria e Percepcao Musical


As aulas terao inicio na semana de 14 de agosto e cada curso tera 15 semanas
de aula. Considerando as reposicoes de feriados, as atividades se encerram
no dia 8 de dezembro. 


1. Clarineta
Ministrante e docente responsavel: Professor Fernando Silveira (Professor de
clarineta, IVL/UNIRIO)
Horario: um encontro semanal, a combinar com o professor


2. Contrabaixo
Ministrante e docente responsavel: Professor Antonio Arzolla (Professor de
contrabaixo, IVL/UNIRIO)
Horario: um encontro semanal, a combinar com o professor


3. Fagote
Ministrante e docente responsavel: Professor Elione Medeiros (Professor de
fagote, IVL/UNIRIO)
Horario: um encontro semanal, a combinar com o professor


4. Flauta transversal
Ministrante: Chico Sa (Mestre em Musica, PPGM/UNIRIO)
Docente responsavel: Profa. Laura Ronai (Professora de flauta, IVL/UNIRIO)
Horario: um encontro semanal, a combinar com o professor


5. Flauta doce
Curso livre de flauta doce em todos os niveis para adultos e criancas (a
partir de seis anos). Praticas de solo e de conjunto. Descoberta de tecnicas
da flauta doce a partir da aplicacao em musicas atuais e, principalmente,
para adultos, em repertorios antigos - da Idade Media ao seculo XVIII -,
considerada a epoca aurea do instrumento. Iniciacao com a flauta doce
soprano, em do e aprendizado na flauta doce contralto, em fa.

Entrevista: dias 31/07 e 1/8 das 10:00 as 12:00, sala I-200

Ministrante: Pedro Hasselman Novaes - estudou flauta doce com Pierre Hamon
no Conservatorio Erik Satie, em Paris, formando-se com o Primeiro Premio
(1998). Graduou-se em Licenciatura em Musica na UNIRIO (2002), onde
atualmente e mestrando em Musicologia e bolsista do CNPq. Dedica-se ao
estudo e perfomance de repertorios antigos, com enfase em musica da Idade
Media. Toca tambem gaita de foles e viela de arco medieval. 

Docente responsavel: Profa. Laura Ronai (Professora de flauta, IVL/UNIRIO)

Horario: um encontro semanal, a combinar com o professor


6. Historia Social do Tango Argentino
Ementa: Hibridacao e mesticagem no tango argentino. Contextualizacao
socio-historica. Aspectos tecnicos e esteticos do tango. Apreciacao musical
de estilos, compositores e interpretes. Bibliografia.

Ministrante e docente responsavel: Prof. Avelino Romero (Prof. de Historia
da Musica, IVL, UNIRIO)

Horario: 2as. das 18:15 as 20:15 horas, IVL, sala II-305

Os alunos inscritos neste curso serao convidados do curso Tango Argentino:
Oficina de Danca


7. Oboe 
Ministrante e docente responsavel: Professor Luis Carlos Justi (Professor de
oboe, IVL, UNIRIO)
Horario: um encontro semanal, a combinar com o professor


8. Oficina de opera
Ministrante: Carol Mc Davit 
Docente responsavel: Profa Mirna Rubim (Professora de canto, IVL/UNIRIO)
Horario: quartas-feiras, 10:00 as 12:00hs
Entrevista: dia 31/08, segunda-feira, 10:00hs - sala  I-203


9. Oficina de Danca: Tango Argentino 
Ministrante: Marcia Figueiredo, professora de alongamento e danca formada
pela Escola Angel Vianna no Curso Tecnico em Danca Contemporanea e Expressao
Corporal, com Licenciatura Plena em Danca.  Sua formacao abrange diversas
modalidades de danca e tecnicas corporais.  Dirigiu e lecionou de 1992 a
2005 a Sala de Danca, em Botafogo, Rio de Janeiro.

Horario: quintas-feiras das 18:15 as 19:30 horas 

Docente responsavel: Professor Avelino Romero

Os alunos inscritos neste curso serao convidados do curso Historia social do
tango argentino


10. Oficina de performance 
Horario: sextas-feiras, as 18:00 as 19:40hs.
O curso visa proporcionar aos participantes oportunidades para a execucao de
pecas instrumentais, quando, alem de fatores musicais, serao enfocadas
questoes como preparativos para concertos, condicoes fisicas e psicologicas,
visao de palco, inibicoes, estilos e tecnicas de interpretacao.

Ministrante e docente responsavel: Prof. Marco Antonio Lavigne (Professor de
viola, IVL/ UNIRIO)


11. Pandeiro "Estilo Brasileiro"
 E um curso para iniciantes no instrumento com o objetivo de praticar e
desenvolver a tecnica basica do pandeiro atraves de formulas ritmicas como
samba, choro, baiao, maracatu, maxixe, frevo, coco etc. Os alunos aprenderao
tambem uma grafia propria para o instrumento, lhes dando suporte teorico
para que possam memorizar os ritmos e estuda-los em casa.

Ministrante: Clarisse Magalhaes: estudante da UniRio no curso de Bacharelado
em MPB -Arranjo. Teve aulas de pandeiro com Marcos Suzano em 1996 e desde
entao nao parou de tocar. Foi integrante da Orquestra de Pandeiros
Pandemonium ate 1998. Envolvida com rodas de samba e choro desde entao, em
2000 entra para o do grupo Choro na Feira com o qual ja gravou 3 cds. 

Docente responsavel: Prof. Rodolfo Cardoso de Oliveira (Professor de
Percussao, IVL, UNIRIO)
Horario: um encontro semanal, a combinar com o professor


12. Pratica do repertorio cameristico para violao
Ministrante e docente responsavel: Prof.Clayton Vetromilla (Prof. de violao,
IVL, UNIRIO)
Horario: quintas-feiras, 18:00hs


13. Tecnica Alexander
A Tecnica  Alexander e um trabalho de reeducacao que ensina como corpo e a
mente podem funcionar juntos no desempenho de todas as atividades diarias,
ajudando a detectar e a reduzir o excesso de tensao, promovendo harmonia e
bem estar. E aplicada a mais de 100 anos em varios paises do mundo e em
diversos segmentos da sociedade, assim com nas artes e na area da saude.

A Tecnica Alexander responde a uma demanda que existe em todas as pessoas:
de poder viver com menos esforco e maior liberdade, tanto de movimento
quanto de pensamento, pois o trabalho da Tecnica Alexander  vai alem da
mudanca de habitos posturais, com ela aprende-se a reagir sem medo e a
responder de forma mais criativa aos estimulos diarios. 

Horarios em duas turmas: quinta das 11:00 as 12:40 e quinta das 18:30 as
20:10

Ministrantes:
Roberto Reveilleau e graduado em Educacao Fisica no Rio de Janeiro.
Formou-se como professor da Tecnica Alexander em 1992 depois de 3 anos de
estudos no Constructive Teaching Centre em Londres, a mais antiga escola de
formacao deste metodo. E professor da Tecnica Alexander em curso regular de
graduacao do Departamento de Danca da UniverCidade, RJ. 
E membro da Society of Teachers of the Alexander Technique, STAT, Inglaterra
e da Associacao Brasileira da Tecnica Alexander, ABTA. 

Marta Booth
Graduada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro no curso de
Licenciatura em Educacao Fisica em 1986.
Formada pela Associacao de Massagem Oriental do Rio de Janeiro no curso de
Sei-Tai - Arte Japonesa e Tecnica de Manipulacao da Coluna Vertebral em
1991.
Professora de Consciencia Corporal e Recuperacao Motora formada no Centro de
Estudo do Movimento e Artes - Espaco Novo - no curso de Recuperacao Motora e
Terapia atraves da Danca Contemporanea em 1994, no Rio de Janeiro. 
Professora da Tecnica Alexander graduada pelo Constructive Teaching Centre -
www.alexandertek.com  no curso da Tecnica Alexander em 1998, em Londres.
Membro da STAT - Society of Teachers of The Alexander Technique -
www.stat.org.uk e da ABTA -  Associacao Brasileira da Tecnica Alexander -
www.abtalexander.com.br .
Docente responsavel: Profa Maria Haro (Professora de violao, IVL, UNIRIO)

14. TEPEM I e II - Teoria e Percepcao Musical

Depois de um curto periodo de reformulacao e reestruturacao academica e
administrativa, o Programa de Extensao do Instituto Villa-Lobos volta a
oferecer o curso de Teoria e Percepcao Musical - TEPEM, marca registrada e
tradicional desta escola.  Voltamos com uma nova equipe, garantindo a mesma
qualidade e competencia das decadas de historia deste curso no IVL.

Docente responsavel: Professor Luis Otavio Braga (Diretor do IVL, UNIRIO)

Colaborador: Prof. Jose Wellington (Professor de Percepcao Musical,
IVL/UNIRIO)

Ministrantes:
Prof. Luis Carlos Justi (Professor de oboe, IVL/UNIRIO)
Guilherme Holanda (Mestrando em Musica, PPGM, UNIRIO)
Gabriel Santiago (Mestre em Musica, PPGM/UNIRIO)
Profa. Luciana Requiao (Professora do IVL e Mestre em Musica, PPGM, UNIRIO)
Rudi Garrido (graduando em flauta transversal, IVL/UNIRIO)

Monitor:
Diego Daflon (graduacao em Musica, IVL/UNIRIO)

Horarios:
TEPEM I - turma A: segundas e quartas, 9:00 as 10:40hs
TEPEM I - turma B: tercas e quintas, 10:50 as 12:30hs
TEPEM I - turma C: tercas e quintas, 18:00 as 19:40hs

TEPEM II - turma A: segundas e quartas, 18:00 as 19:40hs
TEPEM II - turma B: tercas e quintas, 9:00 as 10:40hs

Aqueles que se inscreverem em TEPEM II terao sua aceitacao condicionada a
duas provas de ingresso:

Prova teorica - eliminatoria:

Segunda-feira, dia 7/08, 18:00hs ou Terca-feira, dia 8/08, 9:00hs

Ditado e solfejo: 
quarta-feira dia 9/08 18:00hs ou quinta-feira dia 10/08 9:00hs 

sexta-feira, dia 11/08 - divulgacao do resultado

OBS.: os alunos que se inscreverem em TEPEM II terao sua inscricao aceita
condicionada a provas d e selecao, como descrito abaixo.  Se nao aprovados
serao relocados para uma turma de TEPEM I.


15. Trompa
Ministrante e docente responsavel: Professor Zdenek Svab (Professor de
trompa, IVL/UNIRIO)
Horario: um encontro semanal, a combinar com o professor


16. Viola 
Ministrante e docente responsavel: Prof. Marco Antonio Lavigne (Professor de
viola, IVL/UNIRIO)
Horario: um encontro semanal, a combinar com o professor


17. Violao basico 
entrevista: segunda, 24 de julho de 2006, das 11:00 as 14:00 Hs., sala II
308

O curso tem como proposta desenvolver as competencias necessarias a execucao
do violao. O trabalho sera realizado atraves do desenvolvimento de
habilidades tecnicas basicas, da pratica do vocabulario basico de acordes e
seus encadeamentos harmonicos e da execucao de ritmos brasileiros (samba,
bossa, baiao etc.).

Os alunos terao aulas de 1h e 40 min semanais em grupos de ate 4 alunos.

Ministrante: Vera Andrade - nascida no Rio de Janeiro. E Bacharel em Musica
pela Universidade do Rio de Janeiro (UNIRIO). Atua como violonista e
arranjadora, acompanhando varios cantores no circuito carioca. Atua tambem
como produtora fonografica em trabalhos de MPB e de musica instrumental.
Atualmente ministra os cursos de Violao e Pratica de Conjunto na Escola Rio
Musica, onde tambem e violonista e arranjadora dos saraus e CDs de alunos da
mesma. Desde 2001 ministra o Curso de Extensao "Violao Basico" na UNIRIO.

Docente responsavel: Profa. Maria Haro (Professora de violao, IVL, UNIRIO)

Horario: um encontro semanal, a combinar com o professor


18. Violoncelo
Ministrante e docente responsavel: Professor Watson Clis (Professor de
violoncelo, IVL/UNIRIO)
Horario: um encontro semanal, a combinar com o professor













********************************************
********************************************




18 - 	NOTICIA: Hallan 3.000 partituras de musica barroca antigua en
Bolivia (06/Jul - La Tercera, Santiago, CHILE)




******************************************** 








De: [mailto:anppom-l-bounces em iar.unicamp.br] Em nome de Paulo Castagna
Enviada em: sexta-feira, 7 de julho de 2006 13:48
Assunto: [ANPPOM-L] 3.000 manuscritos musicais bolivianos



Hallan 3.000 partituras de musica barroca antigua en Bolivia 




http://www.latercera.cl/medio/articulo/0,0,3255_5700_220703723,00.html



LA TERCERA (Santiago de Chile, 06/07/2006 13:26)

Mas de 3.000 partituras de musica barroca antigua, en su mayoria originales,
fueron recuperadas por comunidades indigenas del area amazonica del norte de
Bolivia, en lo que constituye uno de los hallazgos mas importante de la
historia cultural del pais.

El descubrimiento fue realizado en la zona del rio Ichoa, en el departamento
boliviano del Beni, informo Antonio Puerta, representante de la organizacion
no gubernamental espanola Taupadak ("latidos", en lengua vasca), uno de los
impulsores del proyecto.

Con ese hallazgo, el Archivo Musical de Mojos casi dobla su contenido y,
segun sus responsables, probablemente se convertira en el mas grande de
Bolivia, por encima del de Chiquitos, la otra region donde estuvieron los
jesuitas, en el este del pais.

Los textos musicales encontrados corresponden a principios del siglo XX,
pero hay muchos del siglo XIX, dijo Puerta, al destacar la importancia de
los documentos pertenecientes a la epoca jesuitica desarrollada en Bolivia,
Paraguay y el norte de Argentina entre los siglos XVII y XVIII.

"Se trata de misas, cantos de alabanza, cantos de penitencia y de
celebracion de santos que tienen un valor enorme porque completa, al menos
en la mitad o mas, lo que podria ser considerado el Archivo Musical de
Mojos", destaco.

Ademas, "hay piezas muy importantes que, tal vez, corresponden al ano 1700 o
quiza al 1800 pero son minimas", revelo.

Las partituras fueron recogidas por el propio Puerta y representantes de la
Pastoral Indigena y del Equipo Pastoral Rural del Vicariato Catolico del
Beni, con la cooperacion del Servicio Nacional de Areas Protegidas.

Explico que una parte de los textos fueron recibidos en catorce carpetas de
manos del indigena Nemesio Guaji, de 82 anos, uno de los pocos ancianos que
siguio la tradicion "copista" de algunos nativos.

Guaji vive en San Antonio de Imose, comunidad ubicada a orillas del rio
Ichoa, en la jurisdiccion del Territorio Indigena Parque Nacional Isiboro
Secure (Tipnis).

EFE











********************************************
********************************************




19 - 	REVISTA: DIAPASON RETRATA VILLA-LOBOS E A MUSICA RUSSA




******************************************** 









De: Dante - Anexo Comunicacao [mailto:dante em anexocom.com.br] 
Enviada em: sexta-feira, 7 de julho de 2006 17:54
Assunto: Diapason aborda Festival de Campos do Jordao



DIAPASON RETRATA VILLA-LOBOS E A MUSICA RUSSA



Revista analisa em dossie o maior compositor erudito do Brasil e explora o
tema do proximo Festival de Campos do Jordao: as obras russas

Em sua terceira edicao, a Diapason Temporada Brasil 2006 compoe, em dossie
de 26 paginas, um retrato atual do maestro Heitor Villa-Lobos, o maior
compositor erudito do Brasil. Nas bancas em julho, a edicao traz artigos
exclusivos de pesquisadores da vida e obra de Villa-Lobos, como Maria Alice
Volpe, Renato Guerios, Rodolfo Coelho de Souza e Vladimir Safatle. 

No contexto do Festival de Campos do Jordao, tambem realizado neste mes,
Diapason explora a musica na Russia, tema desta edicao do evento. Na
revista, Frans Lemaire, autor de varios livros sobre as composicoes russas,
faz um perfil revelador do compositor Dimitri Shostakovich no ano do
centenario de seu nascimento, e a musicologa inglesa Rosamund Bartlett
escreve sobre o dia-a-dia da vida musical russa hoje, na era pos-sovietica. 

O artigo de Bartlett so foi publicado em russo na publicacao Rossiiskaya
Musykal'naya, de junho/julho de 2004. Ganha, nesse numero de Diapason, sua
primeira versao fora daquele pais.

Joao Marcos Coelho, editor de Diapason, chama ainda a atencao para o CD da
revista, que contem duas obras na integra: os Epigramas ironicos e
sentimentais de Villa-Lobos, em primoroso registro de Claudia Riccitelli
acompanhada por Nahim Marun; e a Fantasia para piano e orquestra de Gabriel
Faure, com Felicia Blumenthal e a Orquestra Philharmonia regida por Rudolf
Schwarz.

Para outras informacoes, entre em contato com Paula Bianca
ou Dante Baptista, da Anexo Comunicacao: (11) 3082-5553.










********************************************
********************************************




20 - 	CALL FOR PAPERS: 1st Workshop on Learning the Semantics of Audio
Signals (06/Dez/2006 - Atenas, GRECIA)




******************************************** 










Fecha: Mon, 10 Jul 2006 17:38:13 -0400
De: Juan I Reyes 
Responder-A: expyezp em googlegroups.com
Asunto: CFP: 1st Workshop on Learning the Semantics of Audio Signals (LSAS)



1st Workshop on Learning the Semantics of Audio Signals (LSAS) 2006
part of 1st intl. conference on Semantics And digital Media Technology
(SAMT)
December 6th, 2006
Athens, Greece
http://irgroup.cs.uni-magdeburg.de/lsas2006



1st CALL FOR PAPERS

The first international conference on Semantics And digital Media Technology
(SAMT) will be held from December 6th-8th in Athens, Greece and targets to
narrow the large disparity between the lowlevel descriptors that can be
computed automatically from multimedia content and the richness and
subjectivity of semantics in user queries and human interpretations of
audiovisual media - The Semantic Gap.

In the context of this conference the Workshop on Learning the Semantics of
Audio Signals (LSAS) focuses especially on researchers that are working on
semantics, description, representation and understanding of music with the
goal to intensify the exchange of ideas between the different research
communities involved, to provide an overview of current activities in this
area and to point out connections between them.

Therefore, the topics of interest include, but are not limited to the
following aspects with respect to music information retrieval systems:

- Audio signal processing and feature extraction
- Content-based audio retrieval
- Music perception, cognition, affect and emotions
- Music structure analysis
- Semantic audio description and analysis
- Ontologies for music and sound description
- Standards for audio content description
- Machine learning methods for feature extraction and mapping
- Personalization of music retrieval systems

While our main focus is on music data, we are also interested on work
related to other audio data such as speech.

For the full Call For Papers and further information on the workshop, please
visit http://irgroup.cs.uni-magdeburg.de/lsas2006 

Information on the SAMT 2006 conference can be found at

http://samt2006.org



-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo não-texto foi limpo...
Nome: winmail.dat
Tipo: application/ms-tnef
Tamanho: 69264 bytes
Descrição: não disponível
URL: <http://www.listas.unicamp.br/pipermail/anppom-l/attachments/20060714/84371d0c/attachment.bin>


Mais detalhes sobre a lista de discussão Anppom-L