[ANPPOM-L] Miss ão de Pesquisas Folcló ricas

Marcos Branda Lacerda mbl em uol.com.br
Ter Jul 18 01:00:51 BRT 2006


Prezados colegas,

É com satisfação que comunico a conclusão de um projeto de interesse para
muitos pesquisadores e músicos: os registros musicais da Missão de Pesquisas
Folclóricas, incentivada por Mario de Andrade e realizada em 1938 nos
Estados de Pernambuco, Paraíba, Maranhão e Pará, poderão ser ouvidos na
forma de uma cuidadosa antologia, a ser lançada brevemente pela Secretaria
Municipal de Cultura de São Paulo e pelo SESC - SP.

O lançamento está previsto para o dia 22 de Agosto de 2006. A compra poderá
ser feita A PARTIR DESTA DATA nas lojas do SESC em São Paulo ou pelo site da
instituição: www.sescsp.gov.br

A antologia contempla TODOS os grupos e gêneros visitados pelos
pesquisadores através de 293 fonogramas, escolhidos por Rosa Zamith e Marcos
Branda Lacerda entre os 1299 que compõem o acervo sonoro do Centro Cultural
São Paulo. Participaram do projeto Ana Paula Malteze (produção executiva),
Fernando Iazzetta (áudio), a equipe de pesquisadores do CCSP, entre muitos
outros. Encartes generosos trazem textos do organizador, Flavia Toni, Jorge
Coli, Carlos Augusto Calil e Danilo Santos de Miranda. A produção está
primorosa. Ela apresenta ainda a totalidade das fotos realizadas pelos
pesquisadores, a relação dos artistas-participantes e a iconografia própria
à expedição.

Peço aos interessados que aguardem o momento exato para entrar em contato
diretamente com o SESC através do site, ou que se dirijam pessoalmente às
lojas.

Saudações a todos,

Marcos Branda Lacerda

Segue um pequeno trecho do texto de apresentação:

Alguns dados

O catálogo histórico-fonográfico da Discoteca Oneyda Alvarenga ­ Centro
Cultural São Paulo assinala a existência em seu acervo de exatos 1299
fonogramas originais em acetato referentes à música popular tradicional.
Eles provêm de origens distintas: gravações realizadas no Estado de São
Paulo no início de 1937 e no final de 1938 (Itaquaquecetuba, Capital,
Carapicuíba e Atibaia), e gravações da Missão propriamente dita, realizadas
entre fevereiro e junho de 1938 em quatro Estados do Norte e Nordeste. Do
total, que abrange ca. de 33 horas de gravação, mais de 90% cabem às
manifestações pertencentes à Missão. Excetuando-se as gravações realizadas
fora da capital de São Paulo, o material apresenta-se em bom estado de
conservação. Assim, os organizadores desta antologia puderam acrescentar aos
registros da Missão exemplos de uma manifestação ocorrida em São Paulo antes
que ela fosse iniciada. Trata-se da Congada e danças diversas, apresentadas
por um grupo da cidade de Lambari (MG), a convite do Departamento de
Cultura. Esses registros (CD6, faixas 32­37) são bastante consistentes na
representação do repertório e expõem como nenhum outro a dramaticidade
implícita na realização das Congadas mediante a longa recitação teatral.

Esta antologia consiste portanto em 6 CDs com o total de ca. de 7 horas de
duração e 279 faixas correspondentes a 293 fonogramas originais. Apenas
algumas faixas dedicadas a Aboios reúnem um conjunto de registros realizados
sucessivamente. Os pesquisadores da Missão visitaram mais de 70 grupos
musicais ou artistas independentes. O material  aqui presente oferece um
rico panorama dos gêneros praticados naquelas regiões do país. Na forma como
se encontra no acervo paulista, ele talvez se configure bem além das
fronteiras brasileiras como uma das mais abrangentes pesquisas de campo
realizadas de uma só vez até aquela data.

A seleção de repertório

Tornar público este material implica a necessidade, em um primeiro momento,
de reduzi-lo a uma antologia. Face à dimensão e diversidade do acervo, assim
como à complexidade do processo de seleção, os organizadores só podem
desejar que esta compilação esteja à altura dos esforços empreendidos pelos
membros da Missão, que seja adequadamente representativa e que corresponda a
uma eventual ordem de importância conferida pelos próprios grupos às partes
de seu repertório. Para tanto, um cuidado essencial foi tomado logo de
início: em razão de sua natureza histórica, mas também da consistência
estilística, do engajamento dos participantes e da expressividade em geral,
estão aqui representados os mais de 70 grupos, em sua totalidade, sem
importar se uma determinada manifestação tenha produzido um único fonograma
ou dezenas deles. 

Isso já impõe alguns atributos à produção: não se constituiu em critério
absoluto a preferência pelos fonogramas que melhor resultaram do processo de
restauração, tampouco foram sumariamente eliminados os grupos que apresentam
uma qualidade vocal ou instrumental comparativamente "menos consistente" do
que a de grupos similares. Dessa forma, não se surpreenda o ouvinte com
eventuais oscilações de qualidade...

E assim por diante...




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