[ANPPOM-L] ajuda sobre xenakis

Jorge Antunes antunes em unb.br
Qua Mar 8 12:59:40 BRT 2006

Caro Fernando Iazzetta:

Em 1967, na Sala Cecília Meirelles, Rio de Janeiro, a obra Stratégie foi apresentada com a presença do Xenakis.
É uma obra em que a orquestra se divide em duas, cada uma com um regente diferente.
Assim se faz uma competição. Um computador assinala pontos para cada orquestra, num grande painel.
Os materiais sonoros, na improvisação, escolhidos por cada regente, valem pontos diferentes conforme os respectivos comportamentos.
O que interessa, pra seu aluno, é o seguinte: os dois regentes, lá em 67 no Rio, foram o Eleazar de Carvalho e o Julio Medaglia.
No Rio foram feitas duas apreentações. Nas duas, o Medaglia ganhou do Eleazar.
Como a obra é uma raridade, nunca tocada (não sei se existe gravação), seria ótimo entrevistar o Medaglia que mora aí em São Paulo.

Abraço,
Jorge Antunes