[ANPPOM-L] FWD cdmc - 08/2006 -

CDMUSICA cdmusica em unicamp.br
Sex Mar 17 17:04:26 BRT 2006


FWD cdmc - 08/2006

Centro de Documentacao de Musica Contemporanea
CDMC-Brasil/UNICAMP  http://www.unicamp.br/cdmc/   
(membro da IAMIC – The International Association of Music Information
Centres)

Diretor: Jorge Ruben Tapia

Edicao e Direcao: J. A. Mannis (orientador)

Producao e Montagem do FWD cdmc: Denis Koishi (estagiario)

************************************************************************
************************************************************************

Noticias somente em texto simples, sem figuras nem tabelas, enviar a:
cdmusica em unicamp.br 

Para receber/cancelar o recebimento do FWD cdmc enviar seu pedido a
cdmusica em unicamp.br 

************************************************************************
************************************************************************


CDMC-Brasil/Unicamp 
2006
patrocinio
P E T R O B R A S


************************************************************************
************************************************************************


1 -	P A I S A G E M – apresenta: 
A L A I N   S A V O U R E T (Franca) e  D E N I S E    G A R C I A (Brasil) 
(domingo, 02/Abr/2006, 21:00hs - Radio USP FM, SP)
http://wwww.usp.br/radiousp

2 -	A Orquestra Sinfonica do Estado de Sao Paulo lanca a Academia de
Musica da OSESP

3 -	LANCAMENTO DO SITE do Laboratorio de Composicao Musical da UFPB –
COMPOMUS (www.cchla.ufpb.br/compomus)

4 -	...Systeme d’ Analyse d’ Art Compare (SAAC) et ses fondements
philosophiques..., ...Pour une analyse melodique de la samba...: PALESTRAS.
Profa. Sandra Reis (Mar/2006 - Sorbonne, Paris, FRANCA)

5 -	FAPESP: INSCRICOES para ESTAGIOS de PESQUISADORES no exterior
(13/Mar-30/Abr, 2006)

6 -	Maerzmusik 2006 - Festival of Contemporary Music: Ensemble Mosaik
(KATIA GUEDES – soprano). (20/Mar, 19:00 - Berlim, ALEMANHA)

7 -	CONCERTO para FLAUTA SOLO (LEANDRO PORFIRIO GOMES): Obras
Contemporaneas (Varese, Ibert, Berio, Joao Dias Carrasqueira). (20/Mar,
12:00hs - UNICAMP, Campinas, SP)

8 -	Lista dos Indicados para o PREMIO ACORIANOS DE MUSICA 2006. (Rio
Grande do Sul, Brasil)

9 -	CONCERTOS: ENSEMBLE L'ITINERAIRE (Paris) - Compositores Portugueses:
MIGUEL AZGUIME, JOAO PEDRO OLIVEIRA, EMMANUEL NUNES, ANTONIO PINHO VARGAS,
ANTONIO SOUSA DIAS, ISABEL PIRES, ANTONIO FERREIRA, PEDRO REBELO, TOMAS
HENRIQUES - Circuits at Festival l’Itineraire II (01/Abr - Paris, FRANCE)

10 -	CALL FOR PAPERS: Second Annual Art of Record Production Conference
(8-10/Set/2006 - Edinburgh,SCOTLAND)

11 -	PROPOSALS : 8th Annual Symposium on Systems Research in the
Arts:...Music, Environmental Design, and the Choreography of Space....
(31/Mar - Baden-Baden, GERMANY)

12 -	INSCRICOES para a 2a. Edicao do CONCURSO Furnas Geracao Musical.
(24/Mar)

13 -	II Seminario Internacional de Regencia Coral de Sao Lourenco
(07-20/Ago/2006 - Sao Lourenco, MG, BRASIL).

14 -	COLLOQUE : Le Feedback dans la Creation Musicale (17-18/Mar - Lyon,
FRANCA)

15 -	Orquestra de Camara da ULBRA Abre Temporada com Sucesso na Argentina








********************************************
********************************************




1 - 	P  A  I  S  A  G  E  M – apresenta: ALAIN SAVOURET (Franca) e DENISE
GARCIA (Brasil) (domingo, 02/Abr/2006, 21:00hs - Radio USP FM, SP)
http://wwww.usp.br/radiousp 




******************************************** 







RADIO USP FM  e  CDMC UNICAMP

APRESENTAM

P  A  I  S  A  G  E  M


DOMINGO - 02/ABR/2006 - 21:00HS 


Alain Savouret (Franca)		
...L’ANNECY DE PIERRE...

Denise Garcia (Brasil)
...KELBILIM...


PAISAGEM leva a publico obras do acervo do CDMC da Unicamp e destaca, neste
programa: Alain Savouret (Franca) no album L’Annecy de Pierre, lancado em
2004 por Musiques Inventees d’Annecy - MIA – colecao Musique Tracees, com
apoio do Ministerio da Cultura e da Comunicacao da Franca, da SACEM –
Sociedade de Autores, Compositores e Editores de Musica, da Regiao
Rhone-Alpes, do Departamento de Haute-Savoie e da Prefeitura da Cidade de
Annecy ; e Denise Garcia (Brasil), no album Kelbilim: o cao da divindade,
lancado em 2005 em edicao comemorativa aos 20 ANOS do LUME - Nucleo
Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais da Unicamp – Universidade Estadual de
Campinas.



obras apresentadas:

ALAIN SAVOURET: ...L’Annecy de Pierre...

Annecy, a cidade de Pedro : deambulacao comentada e ilustrada

Falas de: Pierre Coppier; Invencao Instrumental: Pierre Coppier (percussao)
e Alain Savouret (piano preparado); Tomada de som instrumental: Frederic
Miguel (Studio MIA); Tomada de som externa e mixagem: Alain Savouret;
Producao: Musique Inventees d’Annecy (Franca) 2004.


DENISE GARCIA:  Musicas da peca teatral ...Kelbilim: O Cao da Divindade...
alternadas com a narracao dos poemas interpretados na mesma obra, montada e
dirigida em 1985 por Luis Otavio Burnier (LUME/unicamp)

Poemas: Hilda Hilst; Preparacao do coro: Adriana Flores; Regencia coral:
Carlos Fiorini (IA/Unicamp); Narracao: Carlos Simioni (LUME/Unicamp); Coro:
(sopranos) Adriana Flores, Claudia Felisberto, Rosana Raposo, Flacia Lima;
(contraltos) Meg Serra, Silvia Leblon, Sorais Blanco, Carol Borba; (tenores)
Nelson Lago, Mauricio Mangini, Carlos Eduardo Carneiro, Paulo Bordhin;
(baixos) Glauco Tolentino, Milton Filippetti, Luis Stancato.


links

ALAIN SAVOURET
http://www.imeb.asso.fr/BIO/savouret.html 


DENISE GARCIA
http://www.iar.unicamp.br/ 


PAISAGEM
programas realizados pela radio usp fm em colaboracao com o cdmc-unicamp
selecao musical, apresentacao, roteiro, edicao e montagem: j. a. mannis
centro de documentacao de musica contemporanea – cdmc unicamp

jamannis em unicamp.br 

http://www.unicamp.br/cdmc/  



RADIO USP FM  - 93,7 MHz  - 
http://wwww.usp.br/radiousp/ 
(ao vivo)







********************************************



2 - 	A Orquestra Sinfonica do Estado de Sao Paulo lanca a Academia de
Musica da OSESP




******************************************** 







De: extmusica-l-bounces em ufrgs.br [mailto:extmusica-l-bounces em ufrgs.br] Em
nome de Extensao Musica
Enviada em: quarta-feira, 15 de marco de 2006 18:04
Assunto: [Extmusica-l] Academia de Musica da OSESP




ACADEMIA DA OSESP

No ano de 2006, o maestro John Neschling realiza um dos projetos que lhe sao
mais caros: a criacao da Academia de Musica da Orquestra Sinfonica do Estado
de Sao Paulo. A Academia vira como resposta a dificuldade em encontrar novos
musicos profissionais devidamente qualificados para compor os quadros da
Osesp e de orquestras similares. Seu principal objetivo sera o de tutelar a
formacao e o ingresso no mercado profissional de jovens e talentosos musicos
brasileiros.

A Academia da Osesp e uma entidade administrada pela Fundacao Osesp. Seu
conselho e formado pelos diretores artistico e executivo da Osesp, assim
como por representantes dos patrocinadores.

A Academia oferecera uma combinacao de aulas individuais de instrumento,
aulas e estagios em musica de camara e pratica de orquestra, alem de aulas
teoricas sensiveis as necessidades individuais e a formacao previa de cada
aluno. Os bolsistas terao ainda a oportunidade de acompanhar o trabalho da
Osesp -a mais importante orquestra da America Latina- e sua temporada de
concertos com regentes e solistas mundialmente conhecidos.



A Orquestra Sinfonica do Estado de Sao Paulo - OSESP, considerada hoje o
mais importante conjunto sinfonico da America Latina, lanca a Academia de
Musica da OSESP, com o objetivo de tutelar a formacao e o ingresso no
mercado profissional de jovens e talentosos musicos brasileiros.

Informacoes no site: 

www.osesp.art.br/academia 













********************************************
********************************************




3 - 	LANCAMENTO DO SITE do Laboratorio de Composicao Musical da UFPB –
COMPOMUS (www.cchla.ufpb.br/compomus )




******************************************** 






De: Eli-Eri Moura [mailto: elierimoura em hotmail.com ] 
Enviada em: terca-feira, 14 de marco de 2006 06:27
Assunto: Laboratorio de Composicao Musical da UFPB - COMPOMUS


E com grande satisfacao que anunciamos o LANCAMENTO DO SITE do LABORATORIO
DE COMPOSICAO MUSICAL DA UFPB – COMPOMUS. 

Por favor, acessem o seguinte endereco:

www.cchla.ufpb.br/compomus 

No site encontrarao muitas informacoes sobre musica brasileira (em especial,
a realizada na Paraiba), partituras para download, audios em mp3, CDs
completos (audios e textos), artigos, orientacoes sobre os cursos do
Laboratorio, entrevistas, dados sobre nossos projetos e atividades,
informes, etc.
 
Visitem e divulguem a webpage!
Agradecemos aos que incluirem nosso link em suas proprias webpages. Anexamos
uma miniatura da nossa logomarca, caso desejem incrementar o link com uma
figura.





Eli-Eri Moura
Coordenador do COMPOMUS







********************************************
********************************************




4 - 	...Systeme d’ Analyse d’ Art Compare (SAAC) et ses fondements
philosophiques..., ...Pour une analyse melodique de la samba...: PALESTRAS.
Profa. Sandra Reis (Mar/2006 - Sorbonne, Paris, FRANCA)



******************************************** 






De: Em nome de Sandra Reis
Assunto: [ANPPOM-L] Palestras na Sorbonne



PALESTRAS NA SORBONNE



Estou partindo, no dia 14 de marco, para a Universidade da Sorbonne (Paris
IV) para fazer duas palestras (uma, no dia 18 de marco, sobre o Systeme d’
Analyse d’ Art Compare (SAAC) et ses fondements philosophiques , proposto
por mim na minha tese de Doutorado)  e outra, no dia 20 de marco, ...Pour
une analyse melodique de la samba...,  que trata da analise melodica do
samba Aquarela do Brasil de Ary Barroso (publicacao de 1939), aplicando o
SAAC em combinacao com outros metodos, numa abordagem intersemiotica.

Fui convidada pela Coordenadora Daniele Pistone para fazer parte do Comite
Cientifico do evento Troisiemes Rencontres Interartistiques (Sorbonne, Paris
IV, Observatoire Musical Francais- OMF), quando tambem apresentarei a
palestra ...Pour une analyse melodique de la samba... e tambem,  pela Prof.
Michele Barbe (coordenadora do evento Seminaires de Post-Doctorat Musique et
Arts Plastiques: interactions) , cujo programa se estende por todo o
semestre. 

Estarei de volta no dia 27 de marco para cuidar do I Concurso Nacional de
Piano Cidade de Belo Horizonte (OAP-UFMG/PBH(Fundacao Municipal de Cultura),
ja divulgado em janeiro deste ano e cujas inscricoes se iniciam em abril. O
edital esta pronto, passando por formalidades burocraticas, mas as provas,
objetivos  e premios estao confirmados conforme divulgados anteriormente.
Brevemente, se Deus quiser, este edital  estara nas paginas da OAP-UFMG,
UFMG e Prefeitura de Belo Horizonte. 

Passo para voces os enderecos eletronicos onde estao divulgados os eventos
de Musicologia supra-citados dos quais participarei e outros de interesse da
nossa area. Estarei a disposicao para colaborar no que for possivel para um
intercambio entre as Universidades brasileiras e a  Sorbonne.   


www.musicologie.org/colloques/2006 


www.omf.paris4.sorbonne.fr 




Sandra Loureiro de Freitas Reis.
Professora Emerita da UFMG  








********************************************
********************************************




5 - 	FAPESP: INSCRICOES para ESTAGIOS de PESQUISADORES no exterior
(13/Mar-30/Abr, 2006)




******************************************** 






De: [mailto:docentes-bounces em iar.unicamp.br] Em nome de Denilda Bortolleto
Enviada em: segunda-feira, 13 de marco de 2006 16:20
Assunto: [Docentes] estagios no exterior-FAPESP



ESTAGIOS NO EXTERIOR  -  13/03/2006

Esta aberta a chamada de propostas para o PROGRAMA NOVAS FRONTEIRAS 2006, da
FAPESP. O objetivo do programa e apoiar a realizacao de ESTAGIOS de longa
duracao em centros de excelencia no exterior, em areas de pesquisa ainda nao
bem implantadas no Estado de Sao Paulo. 

Podem participar pesquisadores que tenham obtido doutorado ha nao mais de
dez anos e com firme vinculo empregaticio com instituicao de pesquisa do
Estado. AS INSCRICOES VAO DE 13 DE MARCO A 30 DE ABRIL. 

O apoio se dara na forma da concessao de bolsas de Pesquisa no Exterior, com
duracao improrrogavel de 12 meses. O valor da bolsa e de US$ 2,1 mil por
mes. 

...O objetivo e apoiar um estagio pos-doutoral de prazo mais longo que os
cinco meses que vem sendo praticados nas bolsas de Pesquisa no Exterior,
criando melhores condicoes para que o bolsista ganhe a capacidade de trazer
novas ideias e novas linhas e areas de pesquisa..., disse Carlos Henrique de
Brito Cruz, diretor cientifico da FAPESP. ...A partir desta chamada, o
Programa Novas Fronteiras passa tambem a incluir beneficios adicionais
quando o bolsista for acompanhado de familiares.... 

Entre os beneficios adicionais estao a concessao de uma passagem aerea para
conjuge ou dependente e seguro-saude no valor de US$ 50 por mes para ate
quatro dependentes. 
O processo para analise, qualificacao e aprovacao das propostas recebidas
pela FAPESP sera realizado por assessores ad-hoc especialmente designados
pela diretoria cientifica da Fundacao. 

As propostas serao pre-qualificadas e em seguida analisadas em processo
competitivo, no qual sera avaliado o merito e a pertinencia da proposta, a
excelencia academica do candidato e o interesse da instituicao que recebera
o pesquisador. 

Os resultados finais serao divulgados no portal da FAPESP (www.fapesp.br) e
atraves de comunicado por e-mail aos interessados. 

Mais informacoes sobre o Programa Novas Fronteiras:

www.fapesp.br/novasfronteiras 










********************************************
********************************************




6 - 	Maerzmusik 2006 - Festival of Contemporary Music: Ensemble Mosaik
(KATIA GUEDES – soprano). (20/Mar, 19:00 - Berlim, ALEMANHA)




******************************************** 







De: Katguedes em aol.com [mailto: Katguedes em aol.com  ] 
Enviada em: sabado, 11 de marco de 2006 13:17
Assunto: maerzmusik - 20.3.06


Montag 20.Marz 2006
19.00 Uhr Universitat der Kunste Konzertsaal Bundesallee

SALON DER ERNST VON SIEMENS MUSIKSTIFTUNG ZU GAST BEI MAERZMUSIK

Aribert Reimann 70

Aribert Reimann - Solo fur Viola (1996)
Clemens Nachtmann En dehors fur Sopran und Kammerensemble (2005) UA
Isabel Mundry Sandschleifen fur Ensemble (2003)
Aribert Reimann Reflexionen fur 7 Instrumente (1966)
Enno Poppe Salz fur Ensemble (2005)
Aribert Reimann Amalia im Garten Aria fur Sopran und Klavier (2005)
Singen mochte ich von dir Canzona fur Sopran und Klavier (2004)

ENSEMBLE MOSAIK
Katia Guedes, Sopran
Mojka Erdmann, Sopran
Axel Bauni, Klavier
Enno Poppe, Leitung
Moderation, Wilhelm Matejka

Eine Kooperation von Ernst von Siemens Musikstiftung, Siemnes Arts Program,
Siemens Berlin, Maerzmusik, Berliner Festspiele, rbb Kulturradio und
Universitat der Kunste Berlin

Kassenverkauf Mo-Sa 14-18 Uhr
Telefon 030 254 89 100

kartenbuero em berlinerfestspiele.de 

www.maerzmusik.de 

www.berlinerfestspiele.de 


Katia Guedes




Katia Guedes
Gneisenaustr. 69
10961 Berlin
030.6162 7173
Katguedes em aol.com 




********************************************
********************************************




7 - 	CONCERTO para FLAUTA SOLO (LEANDRO PORFIRIO GOMES): Obras
Contemporaneas (Varese, Ibert, Berio, Joao Dias Carrasqueira). (20/Mar,
12:00hs - UNICAMP, Campinas, SP)




******************************************** 





De: leandro.flauta em bol.com.br [mailto:leandro.flauta em bol.com.br] 
Enviada em: domingo, 12 de marco de 2006 13:41
Assunto: En:Leandro Concerto
 


CONCERTO PARA FLAUTA SOLO

LEANDRO PORFIRIO GOMES
 
OBRAS CONTEMPORANEAS
 
Instituto de Artes UNICAMP
 
Dia 20 de Marco de 2006
 
As 12h00 Entrada Franca
 
 
...Syrinx...                     Claude Debussy
...Densite 21.5...               Edgar Varese
...Mei...                        Kazuo Fukushima
...Icicle...                     Robert Aitken
...TRAIT...                      Philipe Fenelon
...Froissement D’Ailes...        Michael Levinas
...Piece Pour La Flute Solo...   Jacques Ibert
...Trois Etudes...               Gilbert Amy
...O Menino e o Átomo...         Joao Dias Carrasqueira
...Sequenza UNO...               Luciano Berio    
 
 

A Flauta, algumas vezes, no seculo XIX, esteve negligenciada como
instrumento solista, foi mais utilizada como instrumento de orquestra
durante decadas, hoje, e um dos instrumentos prediletos dos compositores.

Apos os grandes classicos que vieram como Syrinx de Claude Debussy, Densite
21.5 de Varese, e mais tarde Sequenza UNO de Luciano Berio, a literatura da
flauta solo se expandiu, seguido de pequenas formacoes cameristicas.

Isso se explica a flauta, devido a riqueza de possibilidades que ela
oferece: virtuosidade, multiplicidade de tecnicas, caracteristicas acusticas
que lhe permitem buscar e obter multiplas com resultado solo, ou com outros
instrumentos.
 




********************************************
********************************************




8 - 	Lista dos Indicados para o PREMIO ACORIANOS DE MUSICA 2006. (Rio
Grande do Sul, Brasil)




******************************************** 







De: yanto em terra.com.br [mailto: yanto em terra.com.br ] 
Enviada em: terca-feira, 7 de marco de 2006 12:00
Assunto: Premio Acorianos 2006 - compositor erudito



Saiu a lista dos indicados para o PREMIO ACORIANOS DE MUSICA 2006, o premio
mais importante do estado do Rio Grande do Sul. E com alegria que vi nomes
de musicos de nosso meio, que estao fazendo um importante trabalho de
divulgacao de musica erudita, na lista dos indicados aos premios da
categoria ...erudito.... 


Porem, e com tristeza que vejo que a unica categoria que nao possui premio
para COMPOSITOR e a categoria ...erudito.... Somente no disco de Paulo Inda,
do qual participei como compositor e produtor, participaram compositores
gauchos como ANTONIO CARLOS BORGES CUNHA, CELSO LOUREIRO CHAVES, DIMITRI
CERVO, FERNANDO DE MATTOS, YANTO LAITANO, ROGERIO CONSTANTE e FELIPE ADAMI. 

E inadmissivel que um premio tao significativo, como o Acorianos, deixe de
prestigiar compositores de musica erudita local. Os compositores desse
estilo ja encontram dificuldades imensas para veiculacao de seus trabalhos,
por nao se enquadrarem nos padroes comerciais de gravadoras e meios de
comunicacao. Um dos unicos incentivos que move o trabalho desses
compositores e o reconhecimento publico de seus trabalhos. O que resta
entao, se ate um premio como o Acorianos, que nao esta ligado a interesses
comerciais, desmerece o trabalho desses compositores ?


Segue abaixo a lista dos indicados em todas as categorias.



++++++++++++++++++++



CATEGORIA ERUDITO
INSTRUMENTISTA / INTERPRETE: Paulo Inda (violao), e Fernando Cordella
(cravo) e Orquestra Unisinos

DISCO: I (Paulo Inda), Cancoes Brasileiras (Adriana de Almeida e Olinda
Allessandrini) e Coloquio (Bruno Kiefer)


CATEGORIA REGIONAL

COMPOSITOR: Marco Aurelio Vasconcellos (Inventando Recuerdos), Leo Costta
(Simplicidade Rural) e Mauro Moraes (Vivendo a campo)

INSTRUMENTISTA: Ricardo Arenhaldt (Quartcheto), Marcello Caminha (Mauro
Moraes e Quarteto Milongamento) e Ricardo Martins (Muchas Gracias)

INTERPRETE: Maria Helena Anversa  (Una Canzone Per Te), Joao de Almeida Neto
(Em Nome do Pai) e Luiz Marenco (Querencia, Tempo e Ausencia)

DISCO: Quartcheto (Quartcheto), Querencia, Tempo e Ausencia (Luiz Marenco) e
Muchas Gracias (Pirisca Grecco)


CATEGORIA MPB

COMPOSITOR: Orestes Dornelles e Risoma Cordeiro (Tribufu), Felipe Azevedo
(Percussive ou Prece ao Louva-a Deus) e Paulo Glazmann (Estacao do Sonho)

INSTRUMENTISTA:Felipe Azevedo (Percussive ou Prece ao Louva-a Deus), Risoma
Cordeiro (Tribufu) e Nicola Spolidoro (Estacao do Sonho)

INTERPRETE: Monica Mendes (Estacao do Sonho), Karine Cunha (Fluida) e Thedy
Correa(Loopicinio)

DISCO: Clube do Choro de Porto Alegre - Volume 2, Percussive ou Prece ao
Louva- a-Deus (Felipe Azevedo) e Tribufu (Tribufu)


CATEGORIA POP

COMPOSITOR: Jimi Joe (Saudade do Futuro), Armandinho (Casinha) e Thedy
Correa (Pequeno Universo)

INSTRUMENTISTA: Renato Velho(Estratosferico), Veco Marques (Pequeno
Universo)
e Jimi Joe( Saudade do Futuro)

INTERPRETE: Izmalia(Naja), Alemao Ronaldo (Alemao Ronaldo Acustico) e
Charles Master (TNT)

DISCO: Casinha (Armandinho), Nenhum de Nos (Pequeno Universo) e TNT (Um por
Todos ou Todos por Um)


CATEGORIA INSTRUMENTAL

COMPOSITOR: Paulo Dorfman, Geraldo Flach e Claudio Sander

INSTRUMENTISTA / INTERPRETE: Orquestra de Camara da ULBRA, Geraldo Flach e
Claudio Sander

DISCO: Meu Piano (Geraldo Flach), Marcos Davi e Casa III (Marcos Davi e Casa
III) e Gato e Sapato 

DVD: Kleiton & Kledir, Tche Garotos e Acustico MTV Bandas Gauchas

ESPETACULO: Arrabalero (Dudu Sperb), Estratosferico (Renato Velho) e
Quartcheto (Quartcheto)

REVELACAO GERAL: Monica Mendes, Drive e Bleque

Mais informacoes com Ana Lombardi, coordenacao de Musica (51) 3311-5336 /
3311-4329
analom em portoweb.com.br  /cm em smc.prefpoa.com.br 




********************************************
********************************************




9 - 	CONCERTOS: ENSEMBLE L'ITINERAIRE (Paris) - Compositores Portugueses:
MIGUEL AZGUIME, JOAO PEDRO OLIVEIRA, EMMANUEL NUNES, ANTONIO PINHO VARGAS,
ANTONIO SOUSA DIAS, ISABEL PIRES, ANTONIO FERREIRA, PEDRO REBELO, TOMAS
HENRIQUES - Circuits at Festival l’Itineraire II (01/Abr - Paris, FRANCE)



******************************************** 







De: Miso Music Portugal [mailto: misomusic em misomusic.com ] 
Enviada em: quinta-feira, 16 de marco de 2006 11:55
Assunto: LINKING PORTUGUESE MUSIC TO THE WORLD



CIRCUITS PROJECT IN PARIS AT L’ITINERAIRE II DE NUIT 1 OF APRIL 2006

Press Release

http://www.misomusic.com/media/documentos/Circuits_PressRelease.pdf 


Photos

http://www.misomusic.com/transfer/CIRCUITS_IMAGES_VILNIUS.zip 


More information

http://www.misomusic.com/ingl/internatio/circuits.html 



Programme:

CIRCUITS at Festival L’ITINERAIRE II DE NUIT 1 of APRIL 2006
Espace Adenauer - Maison Internationale (CIUP)

19h45 MISO ENSEMBLE
Itinerario do Sal by MIGUEL AZGUIME

22h15 SMITH QUARTET
Labirinto by JOAO PEDRO OLIVEIRA
Chessed III by EMMANUEL NUNES
Monodia, quasi un requiem by ANTONIO PINHO VARGAS

1h00 & 3h00 ELECTROACOUSTIC WORKS
TeTres by ANTONIO SOUSA DIAS
Sideral by ISABEL PIRES
A Romance of Rust by ANTONIO FERREIRA
An Instrument of Dissection by PEDRO REBELO
Time Warp by TOMAS HENRIQUES


Co- Production: Ensemble L'Itineraire
Co-Funded by the British Council
Support: Fundacao Calouste Gulbenkian, Instituto Camoes; Instituto das
Artes, Ministerio da Cultura


Portuguese New Music and Portuguese composers were until now mostly unknown
outside Portugal. This condition lasts for decades in our country and could
seriously continue, since there isn’t any governmental strategic plan
concerning the internationalization of Portuguese music.

The challenge for Miso Music Portugal and the Portuguese Music Information
Centre is with short means to overturn such circumstances. The aim of the
CIRCUITS project is to struggle against this Status Quo.

We have the plasticity and motivation to establish such a rewarding and
creative traverse-artistic collaboration in an innovation process raised
upon cultural enrichment of our world.

We have idealized this project as a co-operation and exchange one and since
it’s beginning our ideas got a strong and generous support from the British
Council. Further on others partners around Europe got involved. At the
present several presentations of CIRCUITS are already designed and we have
the certainty that more are on their way.

It’s for us a privilege for the first production of CIRCUITS to present it
in Paris at L’Itineraire II de Nuit and to have gathered the complicity of
other institutions like the Gulbenkian Foundation and the Camoes Institute.

Paula de Castro Guimaraes
Miso Music Portugal Director



The British Council’s music work attempts to update perceptions of the
United Kingdom overseas and at the same time foster partnerships and
valuable long-term friends. One of the areas where we can expect to make a
difference is by encouraging the development of international inter-cultural
musical collaboration and creative exchanges between the UK and other
countries.

In 2004 we had a discussion with the extraordinarily creative Miguel
Azguime, a formidable and inspiring advocate for an exciting, experimental,
innovative strand of contemporary music making and we found that Miguel’s
projects aligned themselves closely to the British Council’s interests. A
project was conceived, a marriage of mutual interest achieved.

The Smith Quartet has the kind of international profile and commitment to
dynamic forward-looking programming that makes them ideal partners for both
the British Council and Miguel Azguime’s vision. The ensemble’s diverse
range of repertoire and stimulating mix of the acoustic and electro-acoustic
demonstrates its enthusiasm for exploring new artistic and stylistic
directions. But perhaps most important is the musician’s flexibility and
willingness to establish fruitful creative cross-cultural collaborations in
a spirit of generosity and co-operation.

In Circuits, such pooled values and expertise can only offer the promise of
events that deliver much more than the sum of their parts.

Paul Parkinson - Music Projects Manager
Performing Arts - British Council, London





La musique contemporaine et les compositeurs Portugais restent jusqu’a
present quasiment inconnus en dehors du Portugal. Cet etat de choses dure
depuis plusieurs decennies dans notre pays et cela risque serieusement de
continuer, car il n’y a aucune strategie du gouvernement concernant
l’internationalisation de la musique portugaise.

Le defi de Miso Music Portugal et du Centre d’Information de la Musique
Portugaise est d’inverser cette situation. La force du projet CIRCUITS est
une des faces visibles de notre lutte contre ce Status Quo.

Nous avons la motivation et la plasticite pour etablir des collaborations
gratifiantes et creatives dans un travail innovateur fonde sur l’idee de
contribuer a l’enrichissement cultural de notre planete.

Nous avons idealise CIRCUITS comme un projet de cooperation et d’echanges;
depuis ses debuts nous avons eu un support vigoureux et genereux de la part
du British Council. Par la suite d’autres partenaires d’Europe s’y sont
joints. Aujourd’hui nous avoir plusieurs presentations de CIRCUITS deja
prevues et nous esperons en avoir beaucoup d’autres.

C’est pour nous un privilege de pouvoir presenter pour la premiere fois le
Projet CIRCUITS au Festival L’Itineraire II de Nuit a Paris et d’avoir
reussi a motiver le soutien de la Fondation Calouste Gulbenkian et de
l’Institut Camoes.

Paula de Castro Guimaraes
Directrice Miso Music Portugal



MISO MUSIC PORTUGAL
Member of the International Association of Music Information Centres
Portuguese Section of the International Society for Contemporary Music
Portuguese Section of the International Confederation of Electroacoustic
Music
Associate Member of the European Conference of Promotors of New Music
Member of the International Computer Music Association
Funded by: Ministerio da Cultura/Instituto das Artes

http://www.misomusic.com 
http://www.mic.pt 
Address: Rua do Douro 92 - Rebelva
Zip Code: 2775-318
City: PAREDE
Country: PORTUGAL
Phone:+ 351-214575068
Fax: + 351-214587256









********************************************
********************************************







10 - 	CALL FOR PAPERS: Second Annual Art of Record Production Conference
(8-10/Set/2006 - Edinburgh,SCOTLAND)




******************************************** 








De: anppom-l-bounces em iar.unicamp.br [mailto:anppom-l-bounces em iar.unicamp.br]
Em nome de Carlos Palombini
Enviada em: quinta-feira, 16 de marco de 2006 21:09
Assunto: [ANPPOM-L] AQrt Of Record Production Conference 2006




ARP 2006




The Second Annual Art of Record Production Conference will take place in the
University of Edinburgh from September 8-10 2006. The conference will be
hosted by Professor Simon Frith and the proceedings will be published
on-line. Papers will be selected after peer review by an international panel
of academics.

Papers are invited on all aspects of record production but we are
particularly interested in work on:

- THE HISTORY OF RECORD PRODUCTION

- THE LANGUAGE OF RECORD PRODUCTION (OR COMMUNICATION IN THE STUDIO)

- THE STUDIO AS SPACE AND PLACE

- PRODUCERS AND PRODUCTION OF NON-WESTERN AND NON-POP MUSIC

- SOUND DESIGN

- THE PRODUCTION OF LIVE MUSIC

- PRODUCTION AND EXPERIMENTAL MUSIC (OR MUSIC AND EXPERIMENTAL 
PRODUCTION)

- DANCE MUSIC PRODUCTION

- RECORD PRODUCTION AS A CAREER AND OCCUPATION




Proposals for individual papers and poster presentations should not exceed
300 words.

Proposals for panels should include the names and brief CVs of all panel
members and their individual contributions and should not exceed 1000 words.

Proposals should be submitted electronically to: 

ArtOfRecordProduction em tvu.ac.uk 



THE DEADLINE FOR SUBMISSIONS IS FRIDAY 19TH MAY 2006.



Music Tank will shortly be announcing two further Art Of Record Production
events to be held in London this summer. A symposium discussing the
application of popular music production techniques to classical music will
be followed by an industry event dealing with the producer’s role in and
interaction with the business environment.





Simon Zagorski-Thomas
London College of Music
Thames Valley University

tel: 020 8231 2380








********************************************
********************************************




11 - 	PROPOSALS : 8th Annual Symposium on Systems Research in the
Arts:...Music, Environmental Design, and the Choreography of Space....
(31/Mar - Baden-Baden, GERMANY)




******************************************** 







De: anppom-l-bounces em iar.unicamp.br [mailto:anppom-l-bounces em iar.unicamp.br]
Em nome de Carlos Palombini
Enviada em: quarta-feira, 15 de marco de 2006 07:57
Assunto: [ANPPOM-L] CFProposals: Systems Research in the Arts




The 8th Annual Symposium on Systems Research in the Arts:...Music,
Environmental Design, and the Choreography of Space... to be held in
conjunction with the 18th International Conference on Systems Research,
Informatics, and Cybernetics

Proposals are invited for the 8th Symposium on Systems Research in the Arts,
to be held in conjunction with the 18th International Conference on Systems
Research, Informatics, and Cybernetics, August 7-12, 2006 in Baden-Baden,
Germany. The study of systems within the scope of traditional arts-related
theory, or the application of general systems methodologies to the analysis
of music, architecture, interior design, dance, theatre, and the visual arts
are areas of particular interest.

Proposals for presentations/papers of approximately 200 words should be
submitted by March 31, 2006. Please visit the Symposium Web site at 

http://www.choreographyofspace.org 

for more information.



For additional contact information and details, please visit the IIAS home
page at 

http://www.iias.edu 



James Rhodes, PhD
Associate Professor of Computer Science
Division of Science and Mathematics
Jacksonville University
Jacksonville, Florida 32211
jrhodes em ju.edu
904-256-7494









********************************************
********************************************




12 - 	INSCRICOES para a 2a. Edicao do CONCURSO Furnas Geracao Musical.
(24/Mar)




******************************************** 






De: Singular Comunicacao [mailto:singularcomunicacao em terra.com.br] 
Enviada em: terca-feira, 14 de marco de 2006 17:10
Assunto: FURNAS RECEBE INSCRICOES PARA CONCURSO




FURNAS RECEBE INSCRICOES PARA A 2a. EDICAO DO GERACAO MUSICAL



Estao abertas ate 24 de marco as inscricoes para a segunda edicao do
concurso Furnas Geracao Musical. Lancado em 2005, este programa tem o
objetivo maior de dar oportunidade a cantores e instrumentistas por meio de
apresentacoes em recitais de camara, produzidos profissionalmente, e
proporcionar a tres jovens musicos uma bolsa de estudos com professores de
renome nacional.

Podem participar cantores e instrumentistas de 16 a 25 anos, para
apresentacao solo ou acompanhados por pianistas profissionais, nesse caso
apenas o jovem inscrito estara concorrendo. No ato da inscricao, o jovem
devera ter 16 anos completos e, no maximo, 25 anos e 11 meses. Os
interessados devem ser estudantes regulares de musica erudita ha pelo menos
dois anos, mesmo que em carater particular. 

Os inscritos poderao se apresentar com acompanhamento de instrumentos como
violao classico, violino, viola classica, violoncelo, contrabaixo erudito,
flauta transversal, clarineta, oboe, fagote, trompa, trompete, tuba,
bombardino, percussao sinfonica, piano, harpa e saxofone erudito.

As apresentacoes serao realizadas em tres recitais de camara locais, no
periodo de maio a outubro. Tocarao de dois a seis musicos, em apresentacoes
solo ou com acompanhamento de musico profissional. A composicao de cada
recital sera feita pelo juri, composto por tres musicos renomados dos
Estados do Rio de Janeiro, Goias e Minas Gerais.

Ao final do exame de selecao, a organizacao divulgara o nome dos
selecionados para os recitais locais e os tres candidatos que concorrerao a
selecao final no Rio de Janeiro, onde se apresentarao para outro juri,
composto por cinco musicos. 

Nesta segunda selecao serao escolhidos tres candidatos que ganharao bolsa de
estudos de um curso particular, pelo periodo de 12 meses. Ao final desse
periodo, os tres bolsistas irao se apresentar como solistas em concerto com
orquestra, em local a ser determinado.

As inscricoes serao feitas via Internet, no site 

www.furnas.com.br 

ou pessoalmente, na Direcao Cultura, produtora responsavel pelas
apresentacoes no Estado de Sao Paulo.  




Direcao Cultura
Rua Padre Vieira, 733 – Cambui – Campinas (SP) 
Tel: (19) 3233-5418
e-mail: direcaocultura em direcaocultura.com.br 
www.direcaocultura.com.br 





 Mais informacoes para a imprensa:
Irani de Souza – MTb 15.635 
Ana Paula Giorgetti – MTb 37.501
Singular Comunicacao
Tels. (11) 5090-0590 / 5093-0226
singularcomunicacao em terra.com.br 




********************************************
********************************************




13 - 	II Seminario Internacional de Regencia Coral de Sao Lourenco
(07-20/Ago/2006 - Sao Lourenco, MG, BRASIL).




******************************************** 










From:  ...jose henrique martins... <henriqueculturamg em hotmail.com>
Subject:  IIo. SEMINARIO INTERNACIONAL DE REGENCIA CORAL DE SAO LOURENCO -
MG - BRASIL
Date:  Mon, 26 Sep 2005 13:26:04 +0000


IIo. SEMINARIO INTERNACIONAL DE REGENCIA CORAL DE SAO LOURENCO DE 17 A 20 DE
AGOSTO DE 2006
SAO LOURENCO – MINAS GERAIS – BRASIL



E com grande satisfacao que estamos anunciando nosso II SEMINARIO
INTERNACIONAL DE REGENCIA CORAL, com o objetivo de otimizar a formacao e
qualificacao de Regentes que acreditam no Canto Coral como meio de formacao
cultural, musical e artistica, onde promoveremos palestras, oficinas,
workshops, apoiando e desenvolvendo diversas atividades relacionadas a
pratica coral.

Serao tres dias de intensas atividades, com Maestros e Coros convidados, com
ensaios abertos, proporcionando um maior tempo de convivencia e
aprofundamento dos temas com os docentes e demais colegas.





Maestro Jose Henrique Martins
Diretor Geral


INSCRICOES:


As inscricoes iniciam-se dia 10 de novembro de 2005, estendendo-se ate o
periodo do evento.
Vagas para 200 participantes.
Hotel e Transporte sera de responsabilidade de cada Regente inscrito.
Ofereceremos materiais como partituras, apostilas, certificado.
Oferecemos aos participantes toda infraestrutura com Equipe medica, caso
venha a ocorrer necessidade.






FORMA DE PAGAMENTO:


REGENTES – R$ 100,00  ATE A DATA DE 10 DE MAIO / R$ 120,00 DE 10 DE
MAIO ATE A DATA DO EVENTO.

ESTUDANTES – R$ 70,00 ATE A DATA DE 10 DE MAIO / R$ 80,00 DE 10 DE
MAIO ATE A DATA DO EVENTO.


CONTA BANCARIA:

UNIBANCO
AG. 0971
CC  132173-8
JOSE HENRIQUE MARTINS
SAO LOURENCO – MINAS GERAIS

ENVIAR COMPROVANTE DE DEPOSITO JUNTAMENTE COM A FICHA DE INSCRICAO,
VIA E-MAIL OU FAX ( XX 35 3332-6407) 
henriqueculturamg em hotmail.com 




HOTEIS CONVENIADOS AO EVENTO:

hotel primus – 35 3332-3232 – sistema de pensaocompleta
hotel negreiros – 35 3332-4500 – sist. de pensao completa
hotel londres – 35 3332-2199 – sist. de pensao completa
hotel ouro verde – 35 3332-5000 – somente cafe da manha
hotel regencia – 35 3332-4122 – sist. de pensao completa
hotel imperial – 35 3332-1144 – sist. de pensao completa
hotel colonial – 35 3332-1500 – somente cafe da manha
hotel solaris – 35 3332-1212 – somente cafe da manha






FICHA DE INSCRICAO

II SEMINARIO INTERNACIONAL DE REGENCIA CORAL DE SAO LOURENCO DE 17 A 20 DE
AGOSTO DE  2006
SAO LOURENCO – MINAS GERAIS – BRASIL




NOME: ______________________________________________________________

ENDERECO: _________________________________________________________

CEP _________________________ CIDADE _______________________________

ESTADO _____________________

TEL. _________________________ FAX__________________________________

CELULAR __________________________

E-MAIL _____________________________________________________________

NAIPE:  ( ) SOPRANO   ( ) CONT  ( ) TENOR  ( ) BAIXO  ( ) BARITONO

REGENTE  ( )   ESTUDANTE ( )









PROGRAMACAO



DIA 17/08/2006 – Quinta-Feira

09:00 as 14:00 Horas: Credenciamento e entrega de material
15:00 as 16:00 Horas: TECNICA VOCAL – Maestrina Ines Suares –Colombia
16:00 as 16:15 Horas: Coffee Break
16:20 as 17:30 Horas: MUSICA LATINA – REGENCIA E DINAMICA DE ENSAIO –
Maestro Marcelo Garaza – Uruguai
20:00 Horas: Concerto dos Coros participantes do Canta Brasil 2006


DIA 18/08/2006 – Sexta-Feira

09:00 as 10:00 Horas: TECNICA VOCAL – Maestrina Ines Suares – Colombia
10:00 as 10:15 Horas: Coffee Break
10:30 as 12:00 Horas: MUSICA POPULAR BRASILEIRA – REGENCIA E DINAMICA DE
ENSAIO – Maestro Eduardo Morelenbaum – Rio de Janeiro
12:00 Horas: Intervalo para almoco
14:30 as 15:30 Horas: CORO INFANTIL E MENINOS CANTORES COMO INSTRUMENTO DE
FORMACAO MUSICAL – Maestro Alcides Lisboa – Salvador – BA
15:30 as 15:45 Horas: Coffee Break
15:45 as 16:45 Horas: MUSICA POPULAR  E FOLCLORICA ARGENTINA –REGENCIA E
DINAMICA DE ENSAIO – Maestro Adolfo Onetto – Argentina
16:45 as 18:00 Horas: A SAUDE DA VOZ – ESTRUTURACAO E PRATICA DE EXERCICIOS
DE AQUECIMENTO E DESAQUECIMENTO VOCAL – Maestro Dr. Otavio Mocellin Selles –
Otorrinolaringologista – Sao Lourenco – MG
20:00 Horas: Concerto dos Coros participantes do Canta Brasil 2006


DIA 19/08/2006 – Sabado

09:00 as 10:00 Horas: TECNICA VOCAL – Maestrina Ines Suares – Colombia
10:00 as 10:15 Horas: Coffee Break
10:15 as 12:00 Horas: REGENCIA – PRATICA DE REPERTORIO – ENSAIO DE PECAS
BRASILEIRAS – Maestro Eduardo Morelenbaum – Rio de Janeiro
12:00 Horas: Intervalo para almoco
14:00 as 15:15 Horas: REGENCIA – ESTUDO DE REPERTORIO PARA COROS INFANTIS –
PARTICIPACAO ESPECIAL DOS ...PEQUENOS CANTORES DA MONSANTO... – Maestro
Alcides Lisboa – Salvador – BA
15:15 as 15:30 Horas: Coffee Break
15:30 as 17:00 Horas: REGENCIA – PRATICA DE REPERTORIO – ENSAIO DE PECAS
LATINAS – Maestros: Marcelo Galaza – Uruguai e Adolfo Onetto – Argentina
17:00 as 18:00 Horas: CORAIS DE EMPRESAS – A MUSICA CORAL NO DIA A DIA DE
UMA EMPRESA – Maestro Eduardo Morelenbaum – Rio de Janeiro
20:00 Horas: Concerto dos Coros participantes do Canta Brasil 2006


DIA 20/08/2006 – Domingo

10:00 Horas: Apresentacao do grande Coral formado pelos participantes do
Seminario
Local: Parque das Aguas de Sao Lourenco















********************************************
********************************************




14 - 	COLLOQUE : Le Feedback dans la Creation Musicale (17-18/Mar - Lyon,
FRANCA)




******************************************** 





De: owner-grame-infos em grame.fr [mailto:owner-grame-infos em grame.fr] Em nome
de saghour em grame.fr
Enviada em: segunda-feira, 13 de marco de 2006 13:36
Assunto: [GRAME-INFOS] COLLOQUE : Le Feedback dans la Creation Musicale



Rencontres Musicales Pluridisciplinaires 2006
---------------------------------------------
LE FEEDBACK DANS LA CREATION MUSICALE
---------------------------------------------
Vendredi 17 & Samedi 18 mars
MUSEE DES BEAUX ARTS DE LYON
Salle Henri Focillon

Renseignements & Inscriptions 04 72 07 37 00

http://www.grame.fr/RMPD/RMPD2006 



PROGRAMME

VENDREDI 17 MARS 2006
---------------------------------------------
09h30 - 10h30
Accueil – Inscriptions

10h30 - 11 h :
Ouverture du colloque : Y. Orlarey, H. Genevois

11 h - 12 h :
Claude Cadoz (chercheur, directeur de l’ACROE)
Retour au reel : le sens du feedback

12 h - 13 h :
Jean Geoffroy (percussionniste)
Le geste dans l’oeuvre musicale - la musique et le mouvements

14 h - 15 h :
Michelangelo Lupone (compositeur et chercheur, CRM)
Le feed-drum et la piece musicale Gran Cassa

15 h - 16 h :
Said Bouamama (sociologue, IFAR)
Le miroir deformant des discours sociaux, politiques et mediatiques

16h30 - 17 h30 :
Charles Besnainou (chercheur, LAM)
Changer la voix des instruments de musique par la stimulation modale :
nouveaux instruments augmentes




SAMEDI 18 MARS 2006
---------------------------------------------
09h30 > 9h30
Accueil

9h30 - 10h30 :
Thierry Fournier (artiste)
Feedback et presence

11 h - 12 h :
Francois Pachet (chercheur, SONY)
Interactions Reflexives

12 h - 13 h :
Roland Assous (mathematicien, LYON I)
Le reel est-il recursif ?

14 h - 15 h :
Gerard Assayag, Georges Block & Marc Chemillier (chercheurs, IRCAM)
Improvisation et reinjection stylistique

15 h - 16 h :
Dominique Fober (chercheur, GRAME)
Miroirs technologiques pour la pratique instrumentale

16h30 - 17h30 :
David Wessel (compositeur et chercheur, CNMAT)
An Enactive Approach to Computer Music Performance

17h30 - 18 h :
Cloture du colloque







********************************************
********************************************




15 - 	Orquestra de Camara da ULBRA abre Temporada com Sucesso na Argentina




******************************************** 





ORQUESTRA DE CAMARA DA ULBRA ABRE TEMPORADA COM SUCESSO NA ARGENTINA





...Nuestra opinion: excelente.... Assim, com cinco estrelas ao lado, foi a
avaliacao da equipe do jornal argentino La Nacion sobre as apresentacoes que
a Orquestra de Camara da Ulbra promoveu no pais vizinho para comemorar seus
10 anos. Em materia publicada no sabado 4 de marco, o critico Hector Codal
classificou como ...sumamente auspiciosa... a primeira visita platina do
conjunto, entre os dias 1o. e 6 deste mes, em Buenos Aires, Mar del Plata,
Rosario e La Plata, organizada pela Aulos Producciones. As quatro exibicoes
reuniram cerca de 2,5 mil espectadores. 

Segundo o jornalista, a orquestra ...alcancou um nivel de excelencia a
servico do repertorio classico e da frondosa literatura musical do pais
irmao [o Brasil]... (no repertorio do grupo havia obras de Villa-Lobos,
Valdir Azevedo, Zequinha de Abreu, Ernesto Nazareth, do integrante da
orquestra Arthur Barbosa, entre outros compositores).

Sobre o ...jovem... maestro Tiago Flores, disse que ...tem a sua disposicao
um instrumento sumamente afiado de dezesseis musicos, capaz de recriar o
clima sonoro e emocional propicio para a transmissao dos valores esteticos
de cada compositor que aborda....

Na opiniao do maestro, a turne representa a maturidade alcancada pela
orquestra com o reconhecimento internacional. ...Mostramos um pouco do
repertorio da musica brasileira, abordando alguns dos nossos mais
importantes compositores. A reacao do publico nao poderia ser melhor.
Aplaudindo de pe, o que nao e uma coisa tao costumeira quanto aqui, exigiram
que tocassemos tres  ...bis... . Para os  nossos  musicos foi muito
importante  este  reconhecimento  que sintetiza dez anos de trabalho ...,
analisa Tiago.

 

ISRAEL DE CASTRO - israel.castro em ulbra.br  – rpmt10439

ACS/Imprensa Ulbra









Mais detalhes sobre a lista de discussão Anppom-L