[ANPPOM-L] FWD cdmc - 10/2006 -

CDMUSICA cdmusica em unicamp.br
Sex Mar 31 17:04:27 BRT 2006


FWD cdmc - 10/2006

Centro de Documentacao de Musica Contemporanea
CDMC-Brasil/UNICAMP  http://www.unicamp.br/cdmc/    
(membro da IAMIC - The International Association of Music Information
Centres)

Diretor: Jorge Ruben Tapia

Edicao e Direcao: J. A. Mannis (orientador)

Producao e Montagem do FWD cdmc: Denis Koishi (estagiario)

************************************************************************
************************************************************************

Noticias somente em texto simples, sem figuras nem tabelas, enviar a:
cdmusica em unicamp.br 

Para receber/cancelar o recebimento do FWD cdmc enviar seu pedido a
cdmusica em unicamp.br 

************************************************************************
************************************************************************


CDMC-Brasil/Unicamp 
2006
patrocinio
P E T R O B R A S


************************************************************************
************************************************************************




1 -	COLOQUIO : Biblioteca e Informacao Digital: A Heranca Cultural e
Cientifica em Bits e Bytes (quinta, 06/Abr - Auditorio do MASP, Sao Paulo,
SP)

2 -	P  A  I  S  A  G  E  M - apresenta: ALAIN SAVOURET (Franca) e DENISE
GARCIA (Brasil) (domingo, 02/Abr, 21:00hs - Radio USP FM, SP)
http://wwww.usp.br/radiousp 

3 -	CHAMADA DE TRABALHOS: XVI Congresso da Associacao Nacional de
Pesquisa e Pos-Graduacao em Musica ANPPOM (28/Ago - 01/Set/2006 - Brasilia,
DF)

4 -	CAMARGO GUARNIERI em  K A L E I D O S C O P I O . Apresentacao
ALMEIDA PRADO (02/Abr, 19:00hs - TV Cultura, Fundacao Padre Anchieta, SP)

5 -	ESTREIA DO PROGRAMA OUTROS SONS - Musica dos seculos XX e XXI (Rede
Minas de TV : Canal 09 - Cabo: Canal 20 - MG, BRASIL)

6 -	INSCRICOES ABERTAS: 37o. Festival Internacional de Inverno de Campos
do Jordao (20/Mar - 05/Mai)

7 -	1o ENCONTRO INTERNACIONAL DE VIOLONISTAS (20-23/Abr - Tatui, SP,
BRASIL)

8 -	CONCURSO: PROFESSOR Efetivo de CANTO (INSCRICOES :
21/Mar-19/Abr/2006 -  Universidade Federal de Ouro Preto, MG)

9 -	CONCURSO: Professor Assistente (PERCEPCAO E ANALISE MUSICAL) -
Universidade de Santa Maria, RS (INSCRICOES: 25/Abr)

10 -	CONCURSO: Professor Assistente (PERCUSSAO) - Escola de Musica da
UFMG. (INCRICOES: 20/Abr)

11 -	MinC: Propostas abertas para INDICACAO a ORDEM DO MERITO CULTURAL
2006

12 -	NEW MUSIC MIAMI ISCM FESTIVAL (05-08/Abr - Miami, EUA).

13 -	CONCERTO: ...RETALHOS... de WELLINGTON GOMES. Orquestra Sinfonica do
Estado da Bahia (28/Mar, 20:00hs - Salvador, BA, BRASIL)

14 -	CONCERTO: Orquestra Sinfonica Municipal de Campinas. Obras de
VILLA-LOBOS, CAMARGO GUARNIERI (01 e 02/Abr - Campinas, SP, Brasil)

15 -	CALL FOR BOOK CHAPTERS: The Art of Artificial Evolution - Springer
Natural Computing Series

16 -	CONCERTOS: ALCIDES LANZA (Abr/2006 - Montreal, CANADA; Paris,
FRANCA)

17 -	RECITAL de VIOLINOS: ZOLTAN PAULINYI e THIAGO CAVALCANTI.  Integral
dos 44 duos para violinos sobre temas folcloricos, Bela BARTOK. (08/Abr,
21:00hs - Centro Brasileiro Britanico, Sao Paulo, SP)

18 -	CALL for PROPOSALS FOR PAPERS and PERFORMANCES for ...Performance
Practice: Issues and Approaches,... (04-06/Mar/2007 - Rhodes College,
Memphis, TN, EUA)

19 -	WORKSHOP: Interaction Design for Music Workshop at the Center for
Computer Research in Music and Acoustics, CCRMA (26/Jun - 07/Jul - Stanford
University, EUA)

20 -	Centro de Referencia Musical  Jose Maria Neves (CEREM) - Pagina na
rede retirada temporariamente

21 -	Concurso de piano Villa-Lobos recebe mais de 150 inscricoes de 31
paises diferentes

22 -	PRORROGACAO das INSCRICOES: Festival Internacional de Linguagem
Eletronica (FILE 2006), (10/Abr - Sao Paulo,SP)

23 -	FESTIVAL de CANTO A CAPELLA de Nuevas Tendencias: II Jornada de
Actualizacion del CANTO POLIFONICO (29/Abr - Valencia, VENEZUELA)

24 -	EDITAL DE PROJETOS CULTURAIS: Pre-selecao de propostas ao
financiamento de projetos culturais atraves do Fundo de Investimentos
Culturais de Campinas (Campinas, SP, BRASIL)








********************************************
********************************************




1 - 	COLOQUIO : Biblioteca e Informacao Digital: A Heranca Cultural e
Cientifica em Bits e Bytes (quinta, 06/Abr - Auditorio do MASP, Sao Paulo,
SP)




******************************************** 








De: JAMannis UNICAMP [mailto: ja.mannis em uol.com.br ] 
Enviada em: sexta-feira, 31 de marco de 2006 16:05
Assunto: Para FWD CDMC 




Coloquio Biblioteca e informacao digital: a heranca cultural e cientifica em
bits e bytes promovido pelo Instituto Goethe de Sao Paulo tem a participacao
de Luiz Atilio Vicentini (Diretor do Sistema de Bibliotecas da Unicamp e
executor associado do projeto de ACERVOS MUSICAIS DA UNICAMP com a
PETROBRAS) e Michel Fingerhut (diretor da Mediateca do IRCAM - Paris)
(06/Abr, SP)



http://www.goethe.de/ins/br/sap/pt1297788.htm  


...BIBLIOTECA E INFORMACAO DIGITAL: A HERANCA CULTURAL E CIENTIFICA EM BITS
E BYTES... 

COLOQUIO

6 DE ABRIL 2006, QUINTA

AUDITORIO DO MUSEU DE ARTE DE SAO PAULO 
Avenida Paulista, 1578

ENTRADA FRANCA - COM TRADUCAO SIMULTANEA


Evento realizado em parceria com a Alianca Francesa, Consulado Geral da
Franca, Federacao Brasileira de Associacoes de Biblioteconomia e Conselho
Regional de Biblioteconomia da Oitava Regiao
Apoio: SENAC, Secretaria de Estado da Cultura, Governo do Estado de Sao
Paulo e MASP


INFORMACOES:

Goethe-Institut Sao Paulo - (11) 3088 4288 (Ana Teresa)
biblioteca em saopaulo.goethe.org.br 
 
Alianca Francesa Sao Paulo (11) 3017 5684 (Monique Dorcy) 
mdorcy em aliancafrancesa.com.br   

INSCRICAO: Enviar nome, instituicao, endereco, telefone e e-mail para FEBAB
- Fax: (11) - 3257-9979  febab em febab.org.br 

MODERADORES: 
Regina Celia Beluzzo (pro-reitora da Universidade do Sagrado Coracao -
Bauru) 
Luiz Atilio Vicentini (diretor do Sistema de Bibliotecas da UNICAMP)



PROGRAMA: 


8:30 - Credenciamento 

9:00 - Solenidade de abertura 

9:30 - Biblioteca Digital Europeia 
Elisabeth Niggemann (diretora da Biblioteca Nacional da Alemanha) 

10:20 - Estrategias de digitalizacao da Biblioteca Nacional da Franca
Caroline Wiegandt (diretora geral adjunta da Biblioteca Nacional da Franca) 

11:10 - Novos rumos da Biblioteca Nacional Brasileira
Angela Maria Monteiro Bettencourt (coordenadora de Informacao Bibliografica
de Processos Tecnicos da Fundacao Biblioteca Nacional) 

12:00 - Espaco para discussao plenaria 

12:15 - Intervalo para almoco 

13:30 - Do livro ao byte. A disseminacao da informacao digital na Alemanha 
Ralf Goebel (diretor de Bibliotecas Universitarias e Sistemas de Informacao
da Sociedade Alema de Pesquisa DFG) 

14:20 - Biblioteca numerica: a quadratura do circulo
Michel Fingerhut (diretor da Mediateca do Instituto de Pesquisa e
Coordenacao Musical - IRCAM do Centro Pompidou) 

15:40 - O desafio de ser editor no mundo digital 
Eduardo Blucher (diretor da Editora Edgard Blucher, coordenador da Comissao
de Tecnologia da Camara Brasileira do Livro) 

16:30 - Bibliotecas Digitais e a preservacao e difusao do conhecimento nas
Universidades Brasileiras 
Luiz Atilio Vicentini (diretor do Sistema de Bibliotecas da UNICAMP)

17:20 - Espaco para discussao plenaria 

18:00 - Coquetel de encerramento e entrega dos certificados











********************************************
********************************************




2 - 	P  A  I  S  A  G  E  M - apresenta: ALAIN SAVOURET (Franca) e DENISE
GARCIA (Brasil) (domingo, 02/Abr, 21:00hs - Radio USP FM, SP)
http://wwww.usp.br/radiousp 




******************************************** 







RADIO USP FM  e  CDMC UNICAMP

APRESENTAM

P  A  I  S  A  G  E  M


DOMINGO - 02/ABR/2006 - 21:00HS 


Alain Savouret (Franca)		
...L'ANNECY DE PIERRE...

Denise Garcia (Brasil)
...KELBILIM...


PAISAGEM leva a publico obras do acervo do CDMC da Unicamp e destaca, neste
programa: alain savouret (Franca) no album L'Annecy de Pierre, lancado em
2004 por Musiques Inventees d'Annecy - MIA - colecao Musique Tracees, com
apoio do Ministerio da Cultura e da Comunicacao da Franca, da SACEM -
Sociedade de Autores, Compositores e Editores de Musica, da Regiao
Rhone-Alpes, do Departamento de Haute-Savoie e da Prefeitura da Cidade de
Annecy ; e denise garcia (Brasil), no album Kelbilim: o cao da divindade,
lancado em 2005 em edicao comemorativa aos 20 ANOS do LUME - Nucleo
Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais da Unicamp - Universidade Estadual de
Campinas.



obras apresentadas:

ALAIN SAVOURET: ...L'Annecy de Pierre...

Annecy, a cidade de Pedro: deambulacao comentada e ilustrada

Falas de: Pierre Coppier; Invencao Instrumental: Pierre Coppier (percussao)
e Alain Savouret (piano preparado); Tomada de som instrumental: Frederic
Miguel (Studio MIA); Tomada de som externa e mixagem: Alain Savouret;
Producao: Musique Inventees d'Annecy (Franca) 2004.


DENISE GARCIA:  Musicas da peca teatral ...Kelbilim: o cao da divindade...
alternadas com a narracao dos poemas interpretados na mesma obra, montada e
dirigida em 1985 por Luis Otavio Burnier (LUME/unicamp)

Poemas: Hilda Hilst; Preparacao do coro: Adriana Flores; Regencia coral:
Carlos Fiorini (IA/Unicamp); Narracao: Carlos Simioni (LUME/Unicamp); Coro:
(sopranos) Adriana Flores, Claudia Felisberto, Rosana Raposo, Flacia Lima;
(contraltos) Meg Serra, Silvia Leblon, Sorais Blanco, Carol Borba; (tenores)
Nelson Lago, Mauricio Mangini, Carlos Eduardo Carneiro, Paulo Bordhin;
(baixos) Glauco Tolentino, Milton Filippetti, Luis Stancato.


links

ALAIN SAVOURET
http://www.imeb.asso.fr/BIO/savouret.html 


DENISE GARCIA
http://www.iar.unicamp.br/ 


Paisagem
programas realizados pela radio usp fm em colaboracao com o cdmc-unicamp
selecao musical, apresentacao, roteiro, edicao e montagem: j. a. mannis
centro de documentacao de musica contemporanea - cdmc unicamp

jamannis em unicamp.br 

http://www.unicamp.br/cdmc/ 



RADIO USP FM  - 93,7 MHz  - 
http://wwww.usp.br/radiousp/  
(ao vivo)


********************************************
********************************************




3 - 	CHAMADA DE TRABALHOS: XVI Congresso da Associacao Nacional de
Pesquisa e Pos-Graduacao em Musica ANPPOM (28/Ago - 01/Set/2006 - Brasilia,
DF)




******************************************** 







De: [mailto:anppom-l-bounces em iar.unicamp.br] Em nome de Anppom2006
Enviada em: sexta-feira, 24 de marco de 2006 23:47
Assunto: [ANPPOM-L] Lancamento PORTAL E CHAMADA DE TRABALHOS ANPPOM 2006



XVI CONGRESSO DA ASSOCIACAO NACIONAL DE PESQUISA E POS-GRADUACAO EM MUSICA
(ANPPOM) 


UNB - BRASILIA - 28 DE AGOSTO A 1 DE SETEMBRO DE 2006



Comunicamos a Comunidade Cientifica Brasileira na area de Musica o
lancamento do Portal do XVI Congresso ANPPOM - BRASILIA 2006 disponivel no
endereco:

www.anppom2006.unb.br 

e o lancamento da Chamada de Trabalhos para o XVI ANPPOM - BRASILIA 2006 que
pode ser acessado pelo link ...SUBMETER TRABALHOS... no Portal.




CHAMADA DE TRABALHOS

A Associacao Nacional de Pesquisa e Pos-graduacao em Musica (ANPPOM) e a
Universidade de Brasilia (UnB) convidam todos os pesquisadores atuantes em
quaisquer das subareas de Musica a submeter relatos de pesquisa em andamento
ou concluidas para apresentacao durante o XVI Congresso da ANPPOM que
acontecera em Brasilia, de 28 de Agosto a 1 de Setembro de 2006.

O XVI Congresso da ANPPOM pretende discutir e sinalizar possiveis caminhos
para o fortalecimento da area de Musica como campo artistico, academico e
cientifico atraves da discussao das seguintes propostas tematicas:

- Transformacoes da sensibilidade musical no mundo contemporaneo
- Ciencia e Tecnologia na circulacao do conhecimento cientifico em Musica
- Politicas Publicas para a Cultura, Artes e Musica

As subareas definidas para o presente Congresso serao: Educacao Musical,
Etnomusicologia,Informatica em Musica, Praticas Interpretativas,
Musicologia, Musicoterapia, e Teoria da Musica e Composicao. Trabalhos
desenvolvidos em outras subareas (por exemplo, aqueles trabalhos em
semiotica, acustica, ou de natureza interdisciplinar) poderao ser submetidos
em mais de uma subarea.

Serao aceitas inscricoes nas seguintes modalidades:

I - Comunicacoes

Relatos de pesquisa atual, concluidas ou nao. Caso forem aceitas, serao
apresentadas em sessoes de 20 minutos (exposicao de 15 minutos, seguida de 5
minutos de discussao), e publicados nos Anais do Congresso (ver as Normas
correspondentes no endereco eletronico: www.anppom2006.unb.br  ).


II - Posteres

Relatos de pesquisa atual, concluidas ou nao. Caso forem aceitas, serao
apresentados em formato grafico policromo de 80 cm de largura e 120 cm de
altura e os seus textos, publicados nos Anais do Congresso (ver as Normas
correspondentes e o layout de poster no endereco eletronico:
www.anppom2006.unb.br ).

III - Grupos de Trabalho

 Pesquisadores poderao propor Grupos de Trabalho visando a discussao mais
extensa e aprofundada de problemas especificos e de interesse atual para a
comunidade de pesquisadores em Musica no Brasil, em qualquer subarea (ver
Normas no site do Congresso). As discussoes serao realizadas em duas sessoes
consecutivas de 2 horas, com uma pausa de 15 a 30 min. O(s) coordenador(es)
de cada Grupo de Trabalho aceito fica(m) responsavel(is) pela elaboracao de
um Relatorio final do trabalho desenvolvido que sera divulgado na Sessao de
Resultados dos GT durante o Congresso e posteriormente publicados na Revista
OPUS da ANPPOM (ver as Normas correspondentes no endereco eletronico:
www.anppom2006.unb.br).

A selecao dos trabalhos estara a cargo da Comissao Cientifica.
SUBMISSAO DE TRABALHOS

Todos os trabalhos devem ser enviados atraves do Sistema de Administracao da
Comissao Cientifica (SACC - ANPPOM) do XVI Congresso ANPPOM - Brasilia 2006,
disponivel no Portal do XVI Congresso disponivel no endereco eletronico:
www.anppom2006.unb.br  


DATAS IMPORTANTES:

- 31 de maio de 2006: Data limite para submissao on-line de trabalhos
(comunicacoes, posteres) e propostas de Grupos de Trabalho.

- 30 de junho de 2006: Data limite para a divulgacao dos trabalhos
selecionados pela Comissao Cientifica.

- 15 de julho de 2006: Data limite para envio da versao final dos trabalhos
selecionados para apresentacao e publicacao nos Anais do evento.

LANCAMENTOS
Serao aceitas inscricoes para lancamentos de livros, periodicos, CDs e
partituras para exposicao nos espacos previstos na programacao do Congresso.
As inscricoes deverao ser enviadas para o seguinte endereco eletronico:
anppom2006 em unb.br


Beatriz Magalhaes Castro
Coordenacao Executiva
anppom2006 em unb.br 

Pablo Sotuyo Blanco
Coordenacao Cientifica
anppom2006cc em unb.br 

















********************************************
********************************************




4 - 	CAMARGO GUARNIERI em  K A L E I D O S C O P I O . Apresentacao
ALMEIDA PRADO (02/Abr, 19:00hs - TV Cultura, Fundacao Padre Anchieta, SP)




******************************************** 









De: falecom em culturafm.com.br [mailto: falecom em culturafm.com.br ] 
Enviada em: quarta-feira, 29 de marco de 2006 10:28
Assunto: Cultura FM Informa: Terca-feira, 28 de marco de 2006





CAMARGO GUARNIERI EM KALEIDOSCOPIO



Nesta quarta-feira, dia 29, Almeida Prado apresenta em Kaleidoscopio uma
homenagem ao compositor paulista Camargo Guarnieri.

Mozart Camargo Guarnieri nasceu em Tiete, em 1o. de fevereiro de 1907 e
faleceu em Sao Paulo, em janeiro de 1993. Camargo Guarnieri, ao lado de
Villa-Lobos e Francisco Mignone estabeleceram a identidade da musica
brasileira.

No repertorio do Kaleidoscopio desta semana, estao os 10 Ponteios do segundo
caderno (1947-1949), com a pianista Lais de Souza Brasil; a Abertura
Concertante (1942) e a Sinfonia no. 4 - Brasilia (1963), interpretadas pela
Orquestra Sinfonica do Estado de Sao Paulo, sob a regencia de John
Neschiling.

Kaleidoscopio
Apresentacao: Almeida Prado;
Quarta-feira, dia 29, as 22h;
Reapresentacao: domingo, dia 2 de abril, as 19h.








********************************************
********************************************




5 - 	ESTREIA DO PROGRAMA OUTROS SONS - Musica dos seculos XX e XXI (Rede
Minas de TV : Canal 09 - Cabo: Canal 20 - MG, BRASIL)




******************************************** 







De: Fundacao de Educacao Artistica [mailto: fea em gold.com.br ] 
Enviada em: quinta-feira, 30 de marco de 2006 12:30
Assunto: A FEA na Rede Minas




A Fundacao de Educacao Artistica em convenio com a Secretaria de Estado da
Cultura apresenta:



NA REDE MINAS DE TV, CANAL 09 (CABO: CANAL 20)


A ESTREIA DO PROGRAMA



OUTROS SONS - Musica dos seculos XX e XXI

I - CLAUDE DEBUSSY


Domingo , dia 02 de abril , as 16:30 horas















********************************************
********************************************




6 - 	INSCRICOES ABERTAS: 37o. Festival Internacional de Inverno de Campos
do Jordao (20/Mar - 05/Mai)




******************************************** 






De: [mailto:extmusica-l-bounces em ufrgs.br] Em nome de Extensao Musica
Enviada em: segunda-feira, 27 de marco de 2006 19:58
Assunto: [Extmusica-l] Festival de Campos do Jordao



Estao abertas, de 20 de marco a 5 de maio, as INSCRICOES para o 37o.
FESTIVAL INTERNACIONAL DE INVERNO DE CAMPOS DO JORDAO, a ser realizado de 8
a 30 de julho de 2006. Maiores informacoes nos sites:

www.festivaldeinverno.sp.gov.br 

www.ulm.sp.gov.br 

www.cultura.sp.gov.br 












********************************************
********************************************




7 - 	1o ENCONTRO INTERNACIONAL DE VIOLONISTAS (20-23/Abr - Tatui, SP,
BRASIL)




******************************************** 






 
 
 
De: Eventos [mailto: eventos em cdmcc.com.br ] 
Enviada em: sexta-feira, 24 de marco de 2006 16:54
Assunto: 1o. Encontro Internacional de Violonistas





O Governo do Estado de Sao Paulo atraves da Secretaria de Estado da Cultura,
Conservatorio Dramatico e Musical ...Dr. Carlos de Campos... de Tatui e a
Associacao de Amigos do Conservatorio de Tatui promove o I ENCONTRO
INTERNACIONAL DE VIOLONISTAS.

Com duracao de quatro dias, o evento contara com profissionais de renome
dentro do cenario violonistico.

ANGELA MUNER
EDUARDO ISAAC
PAULO PORTO ALEGRE
HENRIQUE PINTO
EDUARDO MEIRINHOS
PAUL GALBRAITH
QUARTETO BRASILEIRO




Adriano Paes de Camargo
Coordenador



Regulamento

1 - Poderao inscrever-se musicos de todo territorio nacional e do exterior
independente de idade ou do nivel tecnico-musical;

2 - Os participantes inscritos terao direito a frequentar todos os
masterclasses, palestras e concertos do evento.

3 - A inscricao podera ser feita pessoalmente, pela Internet 

www.conservatoriodetatui.sp.gov.br 

 ou por correio ate o dia 13 de Abril de 2006, devendo ser enviada para o
Conservatorio Dramatico e Musical ...Dr. Carlos de Campos...- I Encontro
Internacional de Violonistas, sito a Rua Sao Bento, 415, Centro, Tatui- SP,
CEP 18270-820, sendo considerada a data da postagem.

4 - O participante, quando menor de idade, devera enviar autorizacao por
escrito e firma reconhecida do responsavel juntamente com a ficha de
inscricao.

5 - Terao direito a certificado de participacao todos os que frequentarem um
minimo de 70% das atividades pedagogicas

6 - Os alunos interessados em tocar no masterclass, deverao indicar a peca e
o compositor na ficha de inscricao; a escolha dos alunos que irao tocar
ficara a criterio do ministrante do masterclass.

7 - A Comissao Organizadora nao se responsabilizara pela hospedagem e
alimentacao dos participantes, entretanto, coloca a disposicao dos
interessados o endereco e telefone dos hoteis e restaurantes da cidade:

HOTEIS
Hotel Del Fiol - Praca da Matriz, 26 - Tel.: 15-3251.4275
Pousada Paraty - Rua Vidal Manoel Cleto, 341 - Tel.: 15-3251.2216
Hotel Tatui - Rua 13 de Maio, 472 - Tel.: 15-3251.3641
Hotel Bela Vista - Rua Vice-Prefeito Nelson Fiuza, 361 - Tel.: 15-3251.7632
Pousada Prudente - Rua Prudente de Moraes, 470 - Tel.: 15-3251.9286

RESTAURANTES
Palacio - Praca Adelaide Guedes, 150 - Tel.: 15-3251.2829
Doca's - Rua XI de Agosto, 87 - Tel.: 15-3251.2208
Mini Pizza do Ze - Rua Sao Bento, 571 - Tel.: 15-3251.6758
Gourmet - Rua Jose Bonifacio, 713 - Tel.: 15-3251.5113
A Bisteca - Rua do Cruzeiro, 273 - Tel.: 15-3259.5837

8 - A simples inscricao no I Encontro Internacional de Violonistas,
pressupoe a aceitacao e concordancia com todos os termos do presente
regulamento.

Os casos omissos ou nao esclarecidos neste regulamento, serao objeto de
deliberacao da Coordenacao do Encontro.

9 - Os participantes deverao estar presentes no Conservatorio de Tatui a
partir do dia 20 de abril as 16h onde sera disponibilizada a agenda
detalhada do evento e demais informacoes.




Conservatorio Dramatico e Musical ...Dr. Carlos de Campos... de Tatui
Rua Sao Bento, 415 - Centro - Tatui / SP - CEP 18270-820 - Tel 0 xx 15
32514573
cdmcc em cdmcc.com.br 
http://www.conservatoriodetatui.sp.gov.br/ 















********************************************
********************************************




8 - 	CONCURSO: PROFESSOR Efetivo de CANTO (INSCRICOES :
21/Mar-19/Abr/2006 -  Universidade Federal de Ouro Preto, MG)




******************************************** 






De: Flavio Cardoso de Carvalho  < fcarvalho em demac.ufu.br  >
Data: Fri, 24 Mar 2006 21:34:20 -0300
Assunto: Prof. efetivo-Musica Canto-UFOP




CONCURSO PRA PROFESSOR EFETIVO NA AREA DE CANTO UFOP.




Flavio Carvalho
Universidade Federal de Uberlandia
Departamento de Musica e Artes Cenicas





EDITAL PROAD No. 53/2006 - UFOP

A Chefe da Area de Desenvolvimento de Pessoal da Universidade Federal de
Ouro Preto, no uso da competencia que lhe foi delegada pela Portaria UFOP
no. 540, de 05 de agosto de 1994, torna publico o presente Edital, que
dispoe sobre Concurso Publico de Provas e Titulos para Selecao de Professor
Integrante da Carreira do Magisterio Superior do Quadro de Pessoal.


1. DISPOSICOES GERAIS

1.1 Para a realizacao do Concurso, serao observadas as disposicoes deste
Edital e o que estabelecem a Resolucao no. 416, de 02 de dezembro de 1997,
do Conselho Universitario, o Plano Unico de Classificacao e Retribuicao de
Cargos e Empregos, aprovado pelo Decreto 94.664/1987, a Lei no. 8.112, de 11
de dezembro de 1990, o Decreto no. 4.175, de 27/03/2002, publicado no DOU de
28/03/2002, Portaria MP no. 450, de 06/11/2002, publicada no DOU de
07/11/2002, Portaria MP no. 381, de 16/12/2005, publicada no DOU de
19/12/2005, Portaria MP no. 398, de 26/12/2005, publicada no DOU de
27/12/2005, Portaria MEC no. 384, de 01/02/2006, publicada no DOU de
02/02/2006, e as demais normas aplicaveis.

1.2 Sera oferecida 01 (uma) vaga para o Cargo de Professor, Classe de
Assistente, Nivel 1, na Area de Musica subarea: Canto.

1.3 O candidato selecionado sera admitido para lecionar materias da area de
conhecimento para a qual se realiza o Concurso, no Departamento de Artes do
Instituto de Filosofia, Artes e Cultura/UFOP.

1.4 O regime de trabalho e de 40 horas semanais com dedicacao exclusiva. 

1.5 A remuneracao e de R$ 1.877,72 (Um mil oitocentos e setenta e sete reais
e setenta e dois centavos) para a classe de Assistente, Nivel 1, incluida a
Gratificacao de Atividade Executiva (GAE) correspondente a 160% do
vencimento basico do cargo e nao incluida a Gratificacao de Estimulo a
Docencia (GED).


2. REQUISITO PARA INSCRICAO
Para efeito de inscricao, de acordo com o Art. 8o. da Resolucao CUNI no.
416, de 02 de dezembro de 1997, o candidato deve apresentar os seguintes
documentos:

2.1 Requerimento em formulario proprio e declaracao de acatamento as normas
de selecao.

2.2 Titulo correspondente a Classe de Magisterio objeto do Concurso, da
seguinte forma:

2.2.1 Professor Assistente: Titulo de Mestre ou Livre-Docente em
Musica/Canto, obtido na forma da lei ou revalidado na area de conhecimento.

2.2.2 O candidato que nao possuir a graduacao ou a titulacao minima na area
de conhecimento especificada neste Edital, mas possuir titulacao de
pos-graduacao ...stricto sensu... hierarquicamente superior e pertinente a
area de conhecimento tera sua inscricao igualmente aceita.

2.3 Curriculum Vitae: Modelo LATTES-CNPq, em 06 (seis) vias, especificando:
a) trabalhos de pesquisa (anteriores e em andamento),
b) titulos da carreira universitaria (diplomas de curso de
graduacao,especializacao, mestrado, doutorado, livre-docencia ou documento
que comprove a sua existencia);
c) atividades de criacao, organizacao, orientacao e desenvolvimento de
centros de ensino e pesquisa;
d) publicacoes cientificas, didaticas e trabalhos de divulgacao cientifica;
e) atividades didaticas;
f) desempenho de atividades cientificas, tecnicas, artisticas e culturais,
relacionadas com a(s) disciplina(s) ou area(s) do concurso;
g) certificados, diplomas ou outras dignidades universitarias.

2.4 Declaracao de atender aos requisitos para investidura em cargo publico
nos termos da legislacao em vigor.

2.5 Copia de documento de identidade oficial.

2.6 Documento que comprove ser brasileiro ou estrangeiro de acordo com o que
orienta a Emenda Constitucional no. 11, de 30/04/96, publicada no DOU de
02/05/96.

2.7 Documento que comprove estar em dia com as obrigacoes militares, se do
sexo masculino.

2.8 Documento que comprove estar em dia com as obrigacoes eleitorais.

2.9 Comprovante de recolhimento da taxa de inscricao.

2.10 Documentacao comprobatoria dos titulos e 01 (um) exemplar de cada um
dos trabalhos publicados.


3. PERIODO, HORARIO E LOCAL DE INSCRICAO

3.1A inscricao devera ser realizada, pessoalmente ou por procuracao, nos
dias uteis, de 21/03 a 19/04/2006, das 9h as 11h e das 14h as 16h30min. Nao
havendo candidato inscrito ate 19/04, fica prorrogada a inscricao, nos dias
uteis, de 20/4 a 04/05/2006, no mesmo horario. Nao sera aceita inscricao via
fax, correio eletronico ou via postal.

3.2 A inscricao sera efetuada na:
Secretaria da Diretoria do Instituto de Filosofia, Artes e Cultura/UFOP
Rua Coronel Alves, 55, Centro
CEP: 35400-000, Ouro Preto - MG
Correio eletronico: ifac em ifac.ufop.br 
Telefones: (31) 35591726/1731


4. DAS PROVAS
O Concurso de Provas e Titulos para Professor, Classe de Assistente,
constara de:
a) Seminario sobre Projeto de Pesquisa
b) Prova de Aptidao Didatica, com ou sem arguicao, a criterio da Comissao
Examinadora
c) Julgamento de titulos

4.1 Seminario sobre Projeto de Pesquisa.

4.1.1 Cada candidato tera ate 60 (sessenta) minutos para a interpretacao de
quatro pecas de livre escolha de autores brasileiros e duas de autores
estrangeiros, sendo uma de Wolfgang Amadeus Mozart e outra de Robert
Schumann ou Hugo Wolf, seguida de exposicao oral com enfase na didatica do
canto.

4.1.2 Apos a exposicao, cada examinador podera arguir o candidato, por ate
30 (trinta) minutos, sobre o tema do seminario e os aspectos relevantes de
sua exposicao.

4.1.3 Caso seja necessaria a participacao de instrumentista acompanhador,
este ficara a cargo do candidato.

4.1.4 A Comissao Examinadora devera avaliar, entre outros, os seguintes
elementos:
a) dominio, atualidade do tema, relevancia da contribuicao pessoal do
candidato para o assunto;
b) capacidade de organizar as ideias e expo-las com objetividade, clareza,
seguranca e espirito critico;
c) pertinencia do tema a area do conhecimento objeto do Concurso; 
d) capacidade para sugerir pontos relevantes para pesquisa futura.

4.1.5 A ordem de apresentacao dos seminarios sera definida pela ordem de
inscricao dos candidatos do Concurso.

4.2 Prova de Aptidao Didatica
Constara de uma aula expositiva sobre um dos pontos da lista, elaborada pela
Comissao Examinadora, aplicando-se a ela as seguintes normas:

4.2.1 O assunto da aula de que trata este item sera sorteado da lista de
pontos pelo primeiro candidato inscrito, perante a Comissao Examinadora, com
antecedencia de 24 (vinte e quatro) horas contadas da hora e da data fixadas
para inicio da prova.

4.2.1.1 Fica facultado a Banca Examinadora o direito de dividir os
candidatos em grupos, conforme a ordem de inscricao, dependendo do numero
destes, e realizar sorteios de pontos distintos para realizacao de prova de
aptidao didatica em dias seguidos. Nesse caso, o sorteio sera realizado
sempre com antecedencia de 24 (vinte e quatro) horas da data fixada para o
inicio da prova.

4.2.2 A aula de que trata este item tera duracao de 50 (cinquenta) minutos,
com tolerancia de 5 (cinco) minutos para mais ou para menos, sendo vedada a
presenca dos candidatos que ainda nao tiverem sido examinados.

4.2.3 A ordem de realizacao da aula pelos candidatos sera definida por
sorteio, no horario marcado para o inicio da prova.

4.2.4 O candidato podera utilizar-se do material didatico disponivel que
julgar necessario.

4.2.5 Constituirao elementos para avaliacao da prova: conhecimento do
assunto, capacidade de sintese, clareza de exposicao, adequacao de
linguagem empregada e habilidade de comunicacao e seguranca na transmissao
do conhecimento.

4.3 Julgamento de Titulos
Consistira de apreciacao, pela Comissao Examinadora, do Curriculum Vitae de
cada candidato, mediante analise dos documentos comprobatorios.

4.3.1 A Unidade em que se realizara o Concurso devera distribuir aos membros
da Comissao Examinadora um exemplar do Curriculum Vitae de cada candidato.

4.3.2 A Comissao Examinadora podera realizar entrevistas com os candidatos,
a fim de esclarecer questoes pertinentes aos titulos e aos trabalhos
apresentados, bem como sua pretensao de envolvimento com a instituicao e com
o ensino de graduacao.

4.3.3 No julgamento dos titulos, serao levados em consideracao todos os
pontos mencionados no item 2.3 (a, b, c, d, e, f, g), constantes do
Curriculum Vitae requerido de cada candidato.

4.3.4 A avaliacao de cada titulo, trabalho ou atividade ficara a criterio da
Comissao Examinadora, ouvido de cada um dos examinadores, e devera levar em
conta o valor, em funcao da relevancia para a area de atividade pretendida.

4.3.5 No julgamento de titulos, a Comissao Examinadora definira os criterios
para a avaliacao e a pontuacao do candidato.


5. DO RECURSO E SEU JULGAMENTO

5.1. Do resultado do Concurso, cabera, no prazo de 5 (cinco) dias uteis,
contados da data de sua aprovacao pelo Conselho Departamental da Unidade,
recurso exclusivamente de nulidade, sob estrita arguicao de ilegalidade, ao
Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensao desta Universidade.

5.2 O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensao sera convocado, em regime de
urgencia, para julgamento do recurso.

5.3 No caso de ocorrer anulacao do Concurso, no prazo de 30 (trinta) dias
serao abertas novas inscricoes.

5.4 Os itens 5.1, 5.2 e 5.3 estao de acordo com o CAPITULO XIV - DO RECURSO
E SEU JULGAMENTO, Art. 35, §1o. e § 2o., da RESOLUCAO CUNI No. 416/97.


6. DISPOSICOES FINAIS

6.1 O programa referente ao Concurso sera entregue ao candidato no ato da
inscricao.

6.2 A Resolucao CUNI no. 416, de 02 de dezembro de 1997, que aprovou as
Normas para Selecao e Admissao do Pessoal Docente na UFOP, e este Edital
deverao ser entregues ao candidato, no ato da inscricao. 

6.3 A inscricao podera ser feita pelo candidato ou seu procurador legalmente
constituido.

6.4 Nao sera aceita inscricao incompleta ou condicionada.

6.5 A inscricao dos candidatos sera feita na Secretaria da Unidade,
lavrando-se em livro proprio o respectivo termo, que sera assinado pelo
candidato ou seu procurador.

6.6 Antes de protocolar o requerimento de inscricao, a secretaria devera
verificar se o candidato apresenta todos os documentos habeis e
indispensaveis.

6.7 Esgotado o prazo de inscricao, sera lavrado, no livro mencionado no item
6.5, o termo de encerramento das inscricoes, no qual constara a relacao
nominal dos candidatos, que sera assinado pelo Diretor da Unidade.

6.8 A taxa de inscricao, prevista no subitem 2.9, e de R$ 70,00 (setenta
reais ),devendo ser recolhida, das 8h as 11h e das 13h as 16h, na Diretoria
de Orcamento e Financas (DOF/UFOP), Campus Universitario, Centro de
Convergencia, Morro do Cruzeiro. Ouro Preto - MG, Telefones: (31)
3559-1374/1395.

6.9 Somente prestara Concurso o candidato que tiver sua inscricao deferida.

6.10 O prazo de validade do Concurso e de 01(um) ano, prorrogavel por igual
periodo, contado a partir da publicacao da homologacao do concurso no DOU,
conforme o disposto no Decreto no. 4.175, de 27/03/2002 e na Portaria MP no.
450, de 06/11/2002.

6.11 O presente Edital pode ser obtido na Internet

www.ufop.br 

e na Diretoria
do Instituto de Filosofia, Artes e Cultura/UFOP

6.12 Os casos omissos serao resolvidos pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e
Extensao.



Ouro Preto, 16 de marco de 2006.
Sonia de Fatima Passos
Chefe da Area de Desenvolvimento de Pessoal




ANEXO AO EDITAL PROAD No. 53, DE 16 DE MARCO DE 2006.
PROGRAMA PARA O CONCURSO PUBLICO DE PROFESSOR
AREA: MUSICA SUBAREA: CANTO.

01- Aula de canto em grupo: problemas, possibilidades e limites.

02- Abordagem comparativa entre dois dos seguintes autores: Alberto
Nepomuceno, Francisco Mignoni, Almeida Prado, Ronaldo Miranda, Claudio
Santoro, Ricardo Tacuchian, Camargo Guarnieri e Cesar Guerra-Peixe,
considerando aspectos tecnicos, esteticos, historicos e estilisticos e suas
contribuicoes na formacao do cantor.

03- Abordagem comparativa entre uma aria antiga e uma cancao de camera
brasileira, considerando aspectos tecnicos, esteticos, historicos e
estilisticos e suas contribuicoes na formacao do cantor.

04- Metodos praticos de canto (Nicolo Vaccai, Giuseppe Concone, Salvatore
Marchesi, Cacilda Borges, entre outros): suas possibilidades, limites,
aplicabilidade e contribuicoes na formacao do cantor.

05- Canto atraves da musica popular e folclorica na educacao musical
infantojuvenil.

06- A didatica do canto para os licenciados em musica.

07- Tecnicas de improvisacao e criacao atraves do canto.

08- O canto e sua importancia nos como instrumento musicalizador:
literatura, tecnica e historia.

09 - Perspectivas metodologicas do ensino do canto em grupo.

10 - O canto no curso de licenciatura em educacao musical e sua
inter-relacao com outras areas de formacao do curso: limites e
possibilidades do seu ensino.












********************************************
********************************************




9 - 	CONCURSO: Professor Assistente (PERCEPCAO E ANALISE MUSICAL) -
Universidade de Santa Maria, RS (INSCRICOES: 25/Abr)




******************************************** 


De: [mailto:anppom-l-bounces em iar.unicamp.br] Em nome de Adriana Lopes
Enviada em: terca-feira, 28 de marco de 2006 14:57
Assunto: [ANPPOM-L] Concurso Univ. Fed. Santa Maria





EDITAL PARA UMA VAGA EM TEORIA, PERCEPCAO E ANALISE MUSICAL NA UNIVERSIDADE
DE SANTA MARIA, RS (INSCRICOES ATE 25/04/2006).





SERVICO PUBLICO FEDERAL 
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA
EDITAL DE ABERTURA DE CONCURSO PUBLICO N.013, DE 23 DE MARCO DE 2006.

Faco publico que estarao abertas, no periodo de 27/03/2006 a 25/04/2006, as
inscricoes para os Concursos Publicos de Titulos e Provas destinados ao
preenchimento de cargos para docentes, constantes do Quadro de Pessoal da
Universidade Federal de Santa Maria, nas classes de Professor Auxiliar com
Especializacao, Professor Assistente com titulacao de Mestre e Professor
Adjunto com titulacao de Doutor conforme Portarias N. 381 de 16 de dezembro
de 2005, publicada no DOU de 19/12/2005 e N. 398 de 26 de dezembro de 2005,
publicada no DOU de 27/12/2005, do Ministerio de Planejamento, Orcamento e
Gestao, e Portaria N. 384 e anexos, de 01 de fevereiro de 2006, publicados
no DOU de 02/02/2006 do Ministerio da Educacao, especificadas no quadro
abaixo:

(INICIO DA EDICAO)

N.VAGA: 01

AREA/DEPARTAMENTO: Teoria, Percepcao, Solfejo e Analise Musical/Musica

REGIME DE TRABALHO DedicacaoExclusiva

CLASSE: Ass.

EXIGENCIAS COMPLEMENTARES: Graduacao em Musica e Mestrado em Musica -
Composicao ou Regencia ou Graduacao em Musica e Mestrado em Artes com area
de concentracao em Composicao ou Regencia.

(FIM DA EDICAO)


I -Taxa de inscricao: R$ 50,00 para o cargo de professor Auxiliar, de R$
80,00 para o cargo de professor Assistente e de R$ 125,00 para o cargo de
professor Adjunto. A guia de pagamento devera ser obtida na Internet em

www.tesouro.fazenda.gov.br 

, SIAFI, Guia de recolhimento da Uniao, Impressao - GRU Simples,
UnidadeFavorecida: Codigo 153164, Gestao 15238, Recolhimento Codigo 28830-6,
Numero de Referencia:15316415238414, que devera ser paga nas agencias do
Banco do Brasil. A taxa de recolhimento nao sera devolvidaem nenhuma
hipotese.

II - As inscricoes serao realizadas no campus da UFSM, no predio da
Administracao Central (Reitoria),2o. andar, Sala Imembui, N. 206, nos
seguintes horarios: de segundas a sextas-feiras, das 8h30min as 11h30min e
das 14h as 16h30min.

Informacoes pelos telefones: (0XX)55 3220 8211.

Documentacao necessaria para inscricao:

Diploma de Graduacao; Historico Escolar da Graduacao; Carteira de
Identidade; comprovante de recolhimento da taxa de inscricao e Documento
comprobatorio de titulacao em nivel de Mestrado para o cargo de professor
Assistente, de Doutorado para o cargo de professor Adjunto, alem do
atendimento as exigencias complementares.
Obs.: A documentacao necessaria devera ser apresentada em copia autenticada.

III - Os Concursos Publicos de que trata este Edital estao regulamentados
pelas Resolucoes n. 014/84, 015/84 e 016/84-CPPD/UFSM e serao constituidos
das seguintes provas:

a) Prova de Titulos; b) Prova Escrita; c) Prova Didatica e d) Prova Pratica
nas areas de Terapeutica Veterinaria, Semiologia Veterinaria, Teoria,
Percepcao, Solfejo e Analise Musical e Desenho Industrial/Projeto de Produto
- Projeto de Utensilios e Mobiliario e analise de Portifolio comprovado na
ultima area citada.
O nao comparecimento a qualquer dessas provas implicara em desistencia do
Concurso por parte do Candidato.
De acordo com a Lei N. 10.741, de 1o. de outubro de 2003 no Art. 27. ...O
primeiro criterio de desempate sera a idade, dando-se preferencia ao de
idade mais elevada....

IV - A remuneracao inicial bruta para o cargo de Professor Auxiliar em
regime de Dedicacao Exclusiva e de R$ 2.046,23, para o cargo de Professor
Assistente em regime de Dedicacao Exclusiva e de R$ 3.310,18, para o cargo
de Professor Adjunto em Dedicacao Exclusiva e de R$ 5.040,30.

V - A inscricao podera ser realizada por procuracao, sendo proibido aos
servidores Publicos Federais regidos pelo Regime Juridico Unico (Lei n.
8.112, de 11/12/90) atuar como Procuradores ou intermediarios, junto a
reparticoes Publicas.

VI - Nao serao aceitas inscricoes pelo correio e nem documentos via
fac-simile ou correio eletronico.

VII - Incorporar-se-ao a este Edital, para todos os efeitos, quaisquer
editais complementares destes concursos que vierem a ser publicados pela
UFSM.

VIII - No caso de candidato na condicao de servidor publico inativo, a
acumulacao de proventos e vencimentos do cargo objeto do concurso, somente
sera permitida quando se tratar de cargos, funcoes ou empregos acumulaveis
na atividade, na forma autorizada pela Constituicao Federal. Caso contrario,
a posse dar-se-a somente apos a opcao, pelo candidato entre os proventos e
os vencimentos do novo cargo.

IX - Apos 15 (quinze) dias da homologacao dos resultados do Concurso pelo
Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensao - CEPE, os candidatos terao um prazo
de 60 (sessenta) dias para retirar, na CPPD, o Curriculum Vitae entregue no
ato de realizacao da Prova Escrita, depois do que, serao incinerados.

X - O prazo de validade do Concurso e de 1 (um) ano, conforme legislacao
vigente.



Clovis Silva Lima,
Reitor.










********************************************
********************************************




10 - 	CONCURSO: Professor Assistente (PERCUSSAO) - Escola de Musica da
UFMG. (INCRICOES: 20/Abr)




******************************************** 







De: mauromascarenhas [mailto: mauromascarenhas em uol.com.br ] 
Enviada em: sexta-feira, 24 de marco de 2006 17:20
Assunto: Concurso Prof. de Percussao




Encontram-se abertas, ate o dia 20 de abril, na Secretaria Geral da Escola
de Musica da UFMG, as inscricoes para os interessados em se candidatar a uma
vaga para professor assistente na area de Percussao, no Departamento de
Instrumentos e Canto nesta Unidade. Para se inscrever, e necessario que o
candidato tenha, no minimo, o mestrado na area. As provas realizadas serao
pratica, didatica e de julgamento de titulos e acontecerao nos dias 12 e 13
de junho proximo.

Mais informacoes na secretaria do Departamento de Instrumentos e Canto,
fone: 3499-4706. A EMUFMG fica a av. Antonio Carlos, 6627, campus Pampulha.
O edital do concurso pode ser acessado na integra no Diario Oficial da Uniao
do dia 20 de marco de 2006, paginas 42 e 43.

att
Prof. Mauro Mascarenhas
Chefe do Departamento de Instrumentos e Canto da EMUFMG














********************************************
********************************************




11 - 	MinC: Propostas abertas para INDICACAO a ORDEM DO MERITO CULTURAL
2006




******************************************** 








De: [mailto:docentes-bounces em iar.unicamp.br] Em nome de Denilda Bortolleto
Enviada em: quinta-feira, 30 de marco de 2006 11:52
Assunto: [Docentes] Ordem do Merito Cultural 2006



ORDEM DO MERITO CULTURAL 2006

PROPOSTAS DEVERAO SER APRESENTADAS ATE O DIA 28 DE ABRIL

O Ministerio da Cultura abriu o prazo para inscricao das propostas de
indicacao a Ordem do Merito Cultural (OMC), para o ano de 2006. A
condecoracao e dedicada a personalidades e instituicoes - publicas e
privadas - nacionais e estrangeiras que destacaram-se na prestacao de
servicos a Cultura brasileira. A OMC e distribuida nas classes de Gra-Cruz,
Comendador e Cavaleiro.

As indicacoes - que podem ser feitas por qualquer pessoa - devem ser
plenamente justificadas e acompanhadas de curriculo do candidato, em meio
magnetico. Os indicados serao avaliados por uma Comissao Tecnica,
constituida por personalidades de notoriedade no campo cultural e artistico,
que emitira parecer conclusivo antes de encaminha-lo a consideracao do
Conselho de Ordem.

O Conselho da OMC e composto pelo Ministro de Estado da Cultura, que o
preside na qualidade de Chanceler, e pelos Ministros de Estado das Relacoes
Exteriores, da Educacao e da Ciencia e Tecnologia. Alem do Conselho da
Ordem, a Academia Brasileira de Letras (ABL) e personalidades ligadas a area
da Cultura tambem podem fazer indicacoes. 

Esta sera a 12a. edicao da entrega de condecoracoes da Ordem do Merito
Cultural. A solenidade de premiacao, tradicionalmente, e realizada no mes de
novembro, no Palacio do Planalto, em comemoracao ao Dia Nacional da Cultura
(5 de novembro). 

As propostas de admissao e promocao deverao ser apresentadas ate o dia 28 de
abril e encaminhadas ao Ministerio da Cultura por e-mail (
merito2006 em minc.gov.br ) ou pelos Correios, enderecadas da seguinte forma:
Ordem do Merito Cultural 2006

Ao Sr. Jose Eduardo Mendonca
Assessor Especial do Ministro da Cultura
Ministerio da Cultura - MinC
Assessoria de Comunicacao Social
Esplanada dos Ministerios, Bloco B, 4o. andar
CEP 70068-900
Brasilia - Distrito Federal

Documentacao necessaria: curriculo do indicado (em meio magnetico),
justificativa e contatos do indicado

Saiba mais sobre a Ordem do Merito Cultural e confira os homenageados dos
anos 
anteriores. 

www.cultura.gov.br 












********************************************
********************************************




12 - 	NEW MUSIC MIAMI ISCM FESTIVAL (05-08/Abr - Miami, EUA).




******************************************** 






De: Orlando Garcia [mailto: garciao em fiu.edu ] 
Enviada em: terca-feira, 28 de marco de 2006 02:38
Assunto: New Music Miami



I would like to take this opportunity to invite you to the New Music Miami
ISCM Festival taking place next week - April 5 through 8. The festival will
include some of the most accomplished performers and composers of
contemporary chamber, solo, orchestral, and electroacoustic music in the
world. Many of the composers and performers joining us are from Europe,
Latin America, and the US. The five concerts and other related events will
take place at Florida International University's Wertheim Performing Arts
Center Concert Hall, the Steinway Piano Gallery in Coral Gables, and the
Wolfsonian - FIU on Miami Beach. All concerts and related events are free
and open to the public (no tickets required). For more information please
visit our web page located at:

http://www.fiu.edu/~garciao/2006_NMM_ISCM.html 


2006 NEW MUSIC MIAMI ISCM FESTIVAL
New Music for the 21ST Century
APRIL 5, 6, 7, 8, 2006
WERTHEIM PERFORMING ARTS CENTER AT FLORIDA INTERNATIONAL UNIVERSITY, THE
STEINWAY PIANO GALLERY, AND THE WOLFSONIAN - FIU, MIAMI DADE COUNTY, FLORIDA


WELCOME TO THE 2006 NEW MUSIC MIAMI ISCM FESTIVAL


It is with great pleasure that I welcome you to Florida International
University, the Steinway Piano Gallery, and the Wolfsonian - FIU on Miami
Beach for the 2006 New Music Miami ISCM Festival. It is an honor to be able
to spend the next 4 days with some of the most innovative composers and some
of the best musicians from around the world. In addition to being an
opportunity for the exchange of ideas the festival serves as a place where
the variety of aesthetic concerns emanating from different parts of the
world can be celebrated. It is my hope that our guests and audiences will be
enriched spiritually and culturally with the music and ideas expressed in
this festival. Once again it is a great pleasure to welcome all of you to
this very special event.

Orlando Jacinto Garcia, Festival Director



ABOUT THE FESTIVAL

The 2006 New Music Miami ISCM Festival will include some 30 renowned
composers and performers participating in the 4 day event being held April
5, 6, 7, 8, 2006 at the Wertheim Performing Arts Center on the University
Park Campus of Florida International University (FIU) located at SW 8th
Street and 107th Avenue in Miami, the Steinway Piano Gallery, 4104 Ponce de
Leon Blvd. in Coral Gables, FL and The Wolfsonian - FIU 1001 Washington Ave,
Miami Beach. Presented by the FIU School of Music, the focus of this year's
festival is new music for orchestra, chamber ensembles, and soloists. The
ISCM designation in the festival title indicates FIU's association with the
International Society for Contemporary Music (ISCM); an organization
dedicated to the dissemination of contemporary music throughout the world.
Five concerts are being presented over the 4 days as well as pre-concert
Meet the Composers panel sessions before each of the concerts, in which the
composers whose works are being performed will discuss issues of relevance
to their music. All pre-concert panel sessions and concerts are free and
open to the public. A list of composers invited to participate in the
festival is included below.

The performers scheduled to perform at the festival are all internationally
acclaimed including the Mexico City Woodwind Quintet, flutist Luisa Sello
(Italy), cellist Madeleine Shapiro (USA), pianists Jenny Lin (Taiwan/USA),
Kemal Gekic (Yugoslavia/USA), Jodie de Salvo (USA), vioilinist Robert
Davidovici (Romania/Canada), organist Thomas Schuster (USA), the NODUS
Ensemble, conductor Carlos Riazuelo (Venezuela) among others. The 2006 New
Music Miami ISCM Festival will be one of the most unique and exciting
musical events of the South Florida cultural season.

Participating composers include Kristine Burns (USA), Joel Chadabe (USA),
Grace Choi (Korea/USA), Boudewijn Cox (Belgium), Gianvincenzo Cresta
(Italy), Stephen Dankner (USA), Guillermo Gallindo (Mexico/USA), Orlando
Jacinto Garcia (Cuba/USA), Joel Hoffman (USA), Fredrick Kaufman (USA), David
Lipten (USA), Ruth Lomon (USA), Phillip Neil Martin (UK), Luis Antunes Pena
(Portugal/Germany), Thoma Simaku (Albania/UK) among others.


OTHER RELATED FESTIVAL EVENTS:

LECTURE SESSION: Wednesday, April 5, 6:30 PM FIU Wertheim Performing Arts
Center Recital Hall Room 150, SW 8th St and 107 Ave, Miami, FL; Lost and
Found in Translation: New Music from Asia, Pianist Jenny Lin discusses Piano
Music from Asia

SOUND INSTALLATION: Wednesday, April 5, 6, and 8 from 7:00 PM - 11:00 PM
Wertheim Performing Arts Center Concert Hall Lobby, SW 8th St and 107 Ave,
Miami, FL; Cheraw (2005) by Kristine Burns and Colby Leider

LECTURE SESSION MASTER CLASS: Friday, April 7, 9:30 AM FIU Wertheim
Performing Arts Center Instrumental Hall Room 157, SW 8th St and 107 Ave,
Miami, FL; Flutist Luisa Sello (Italy) discusses music by Italian composers
and presents a master class.

COMPOSITION FORUM: Friday, April 7, 11:00 AM FIU Wertheim Performing Arts
Center Recital Hall Room 150, SW 8th St and 107 Ave, Miami, FL; Composer
Joel Chadabe discusses his music.


ALL EVENTS ARE FREE AND OPEN TO THE PUBLIC

FOR FURTHER INFORMATION CALL THE FIU BOX OFFICE AT (305) 348-1998

PLEASE NOTE PROGRAM SUBJECT TO CHANGE.

PLEASE VISIT THE FESTIVAL WEB PAGE LOCATED AT 

http://www.fiu.edu/~garciao/2006_NMM_ISCM.html 

FOR ANY CHANGES AND UPDATES

AND FOR FURTHER INFORMATION ABOUT THE MIAMI ISCM SECTION AND RELATED EVENTS
VISIT

http://www.fiu.edu/~garciao/Miami_ISCM_Information.html 


The 2006 New Music Miami ISCM Festival is made possible in part by the
Florida International University (FIU) School of Music; Steinway and Sons
and the Steinway Piano Gallery in Coral Gables; the CCE Spanish Cultural
Center in Miami, FIU's Latin American and Caribbean Center (LACC), Asian
Studies, and the Intercultural Dance and Music Institute (INDAMI), the State
of Florida, Department of State, Division of Cultural Affairs; the Florida
Arts Council; National Endowment for the Arts; Miami-Dade County Department
of Cultural Affairs and Cultural Affairs Council; the Miami-Dade County
Mayor, the Board of County Commissioners), the Canadian Music Centre, and
the Mexican Cultural Institute. The Luisa Sello Concert of Contemporary
Music is promoted by Federazione CEMAT (SONORA) and supported by Ministry
for Foreign Affairs, Ministry for Cultural Affairs - Department for
Performing Arts and the Chroma Foundation in Trieste. The hotel for the
festival is the Best Western ChateauBleau Hotel in Coral Gables.

Due to the intimate nature of the music and setting for the festival,
children under 10 are not admitted to the concerts and panel sessions. The
FIU School of Music has other events designed for children under 10. Please
contact the School of Music for more information regarding these programs.












********************************************
********************************************




13 - 	CONCERTO: ...RETALHOS... de WELLINGTON GOMES. Orquestra Sinfonica do
Estado da Bahia (28/Mar, 20:00hs - Salvador, BA, BRASIL)



******************************************** 







De: gomes-w [mailto: gomes-w em uol.com.br ] 
Enviada em: sabado, 25 de marco de 2006 13:33
Assunto: Para divulgar




A Orquestra Sinfonica do Estado da Bahia executara a obra ...RETALHOS... de
WELLINGTON GOMES, sob a regencia do Maestro ERICK VASCONCELOS. O concerto
sera realizado no TEATRO CASTRO ALVES, em Salvador-BA, no dia 28/03/2006 as
20:00 hs. ESTREIA NA BAHIA.


A obra teve a sua estreia no Rio de Janeiro na Abertura da XVI Bienal de
Musica Brasileira Contemporanea, ano passado, pela Orquestra Sinfonica
Brasileira sob a regencia do Maestro Luis Gustavo Petri.

A obra Retalhos e um conjunto de gestos orquestrais organizado a partir da
combinacao de estruturas de pequenas, medias e grandes dimensoes. Embora a
estrutura formal desta obra possa ser analisada por meio de partes que
compoem a maxi-estrutura, ou ainda observada por meio de uma visao
fraseologica ou simplesmente de passagens que compoem um todo (numa direcao
mais horizontal), o pensamento compositivo esta baseado estrategicamente na
concatenacao destes gestos levando-se em consideracao o composto
vertical-orquestral como ideia significativa (design sonoro, superposicao de
fragmentos, dobramentos, colorido orquestral...). Em geral, no conteudo
destes gestos, ha a combinacao de campos melodico-harmonicos especificos e
diferenciados que ocorrem nao so de maneira sucessiva como tambem
justaposta, aliados a uma estrutura de duracoes diversificada (pulso ritmico
e metrico). Estes campos sao constituidos de harmonias pentatonicas, ou
cromaticas, ou octatonicas, ou ainda baseados simplesmente numa organizacao
quartal, ocasionando por muitas vezes uma leve tendencia a centralizacoes
tonais, mas de forma livre e nao ortodoxa. E finalmente, o colorido
orquestral foi composto com base no envolvimento com este gestual
melodico-harmonico-ritmico, que por sua vez demonstra o uso de sonoridades
homogeneas e/ou heterogeneas, bem como linhas melodicas horizontais
fragmentadas para a constituicao de um colorido orquestral vertical, tudo
isto no sentido estrategico de unir fenomenos da orquestracao a ideia
musical como um todo.









********************************************
********************************************




14 - 	CONCERTO: Orquestra Sinfonica Municipal de Campinas. Obras de
VILLA-LOBOS, CAMARGO GUARNIERI (01 e 02/Abr - Campinas, SP, Brasil)




******************************************** 






De: http://www.osmc.com.br/2006/secao.asp?i=79&c=110 




CONCERTO: VILLA-LOBOS, CAMARGO GUARNIERI

ORQUESTRA SINFONICA MUNICIPAL DE CAMPINAS

REGENTE CONVIDADO: ROBERTO TIBIRICA 

CENTRO DE CONVIVENCIA 
PRACA IMPRENSA FLUMINENSE
CAMBUI - CAMPINAS

(19) 3237-2730


ABRIL
01.04.2006 E 02.04.2006

Choros n.9
Heitor VILLA-LOBOS

Bachianas  Brasileiras  n.5
Heitor VILLA-LOBOS
Solista: ELENIS GUIMARAES (soprano) 

Choro para Fagote e Orquestra
CAMARGO GUARNIERI
Solista: FABIO CURY (fagote) 

Choros n.6
Heitor VILLA-LOBOS

Regente Convidado: ROBERTO TIBIRICA 



01 de abril - Sabado  20h  |  02 de abril - Domingo 17h


http://www.osmc.com.br 










********************************************
********************************************




15 - 	CALL FOR BOOK CHAPTERS: The Art of Artificial Evolution - Springer
Natural Computing Series




******************************************** 






De: Juan Jesus Romero Cardalda [mailto : jj em udc.es ] 
Enviada em: quarta-feira, 29 de marco de 2006 19:46
Assunto: Call for Book Chapters on Evolutionary Art and Music 



CALL FOR BOOK CHAPTERS

THE ART OF ARTIFICIAL EVOLUTION

SPRINGER NATURAL COMPUTING SERIES



The use of biological inspired techniques for the development of artistic
systems is a recent, exciting and significant area of research. There is a
growing interest in the application of these techniques in fields such as:
visual art and music generation, analysis, and interpretation; sound
synthesis; architecture; video; and design.

Resulting from this growing interested, this edited volume seeks to present
the latest state-of-the art contributions to the emerging field of
Biological Inspired Art and Music. The editors wish to invite authors to
submit their original and unpublished contributions to this field.


TOPICS OF INTEREST


The chapters should concern the use of biological inspired techniques -
e.g.Evolutionary Computation, Artificial Life, Swarm Intelligence, etc. - in
the scope of the generation, analysis and interpretation of art, music,
design, architecture and other artistic fields. Topics of interest include,
but are not limited to:

GENERATION
* Biological Inspired Art - Systems that create drawings, images,animations,
sculptures, poetry, text, etc.;
* Biological Inspired Music - Systems that create musical pieces, sounds,
instruments, voices, etc.;
* Robotic Based Evolutionary Art and Music;

ANALYSIS AND INTERPRETATION
* Systems that resort to biological inspired computation to perform the
analysis of image, music, sound, sculpture, or some other types of artistic
object;
* Systems in which the analysis of artworks is used in conjunction with EC
techniques to produce novel objects;

THEORY
* Computational Aesthetics, Emotional Response, Surprise, Novelty;
* Representation techniques;
* Validation methodologies;
* Studies on the applicability of these techniques to other related areas;

ARTISTIC PERSPECTIVES
* Analysis and evaluation of the artistic potential of biological inspired
art and music;
* Analysis, description and evaluation of the artistic processes inherent to
these approaches;
* Analysis and evaluation of the resultant artefacts;


CHAPTER SUBMISSION


The book will be published in Springer Verlag, Natural Computing Series.
Please prepare the manuscript using the author guidelines and format given
in the following link:

ftp://ftp.springer.de/pub/tex/latex/compgl/mult.zip

The recommended size for full chapters is 20 pages. Chapters should be
submitted by electronic mail to both volume editors.


IMPORTANT DATES


Authors Intention to Contribute (with abstract): April 21, 2006
Full Chapter Submission: June 1, 2006
Notification of Acceptance: July 15, 2006
Camera-ready Submission: September 15, 2006
Publication: December 2006


VOLUME EDITORS

Please direct all your queries to:

Penousal Machado
University of Coimbra, Portugal
Machado AT dei DOT uc DOT pt

Juan Romero
University of A Coruna, Spain
jj AT udc DOT es













********************************************
********************************************




16 - 	CONCERTOS: ALCIDES LANZA (Abr/2006 - Montreal, CANADA; Paris,
FRANCA)




******************************************** 







De: alcides lanza [mailto: alcides em music.mcgill.ca ] 
Enviada em: sexta-feira, 24 de marco de 2006 19:45
Assunto: por si interessa...

...and/et a venior/to come:



April 6, 2005 - 8 PM
lanza: cuarteto V [1967-II], string quartet
Bozzini String Quartet
Chapelle St. Louis, 4230 Drolet, Montreal
 
April 21, 2006 - 4 PM
lanza: ekphonesis V [1979-I], actress-singer and tape
Meg Sheppard, actress-singer; alcides lanza: electronics
Universite Paris 8eme - Paris
 
April 22, 2006 - 8 PM
lanza: ontem [1999-I] - voo [1992-I], actress-singer , 
      electroacoustic sounds and DSP
Meg Sheppard, actress-singer; alcides lanza: electronics
GRM Concert Series-Salle Olivier Messiaen
Radio France, Paris [gratuit avec laissez passer]
116 Ave.  du Pres. Kennedy
MetroPassy, Ranelagh, La Muette, Mirabeau
Bus: 22, 52, 70, 72

alcides lanza
6351 Trans-Island Avenue
Montreal, Quebec     H3W 3B7
(514) 733-7216        (514) 398-4535 ext. 0544

Visit my McGill homepage @

www.music.mcgill.ca/~alcides 

To download samples of my music visit 

www.sonus.ca 


For CDs and musical scores of my music visit:

www.penntech-records.com 

Electronic Music Foundation:

http://www.cdemusic.org/artists/lanza.html 

ElectroCD.com @:

www.electrocd.com/bio.f/lanza_al.html 











********************************************
********************************************




17 - 	RECITAL de VIOLINOS: ZOLTAN PAULINYI e THIAGO CAVALCANTI.  Integral
dos 44 duos para violinos sobre temas folcloricos, Bela BARTOK. (08/Abr,
21:00hs - Centro Brasileiro Britanico, Sao Paulo, SP)



******************************************** 








De: Zoltan Paulinyi [mailto: paulinyi em yahoo.com ] 
Enviada em: quarta-feira, 29 de marco de 2006 23:39
Assunto: 125 anos do compositor Bela Bartok



A Associacao Hungara, com o apoio do Consulado Geral da Republica da Hungria
em
Sao Paulo, comemoram os 125 anos do compositor Bela Bartok:


RECITAL DE VIOLINOS: Integral dos 44 duos para violinos sobre temas
folcloricos, com Zoltan Paulinyi e Thiago Cavalcanti.

DATA: 08 DE ABRIL  AS  21:00 H

LOCAL: CENTRO BRASILEIRO BRITANICO, RUA FERREIRA DE ARAUJO, 741. PINHEIROS

Ingressos R$ 35,00 a venda na Associacao tel 11 3849 0293

Capacidade do Teatro 180 pessoas




QUARENTA E QUATRO DUOS PARA VIOLINOS

Nascidos da preocupacao de Bartok com o aprendizado da musica pelas
criancas, esses quarenta e quatro duos para violinos foram originalmente
compostos para professor e aluno, em variados niveis de dificuldade. Seu
valor musical reside na atencao que o compositor devota ao aproveitamento do
material tematico, extraido dos folclores hungaro, romeno, eslovaco, servio
e ucraniano, e tambem as harmonias inovadoras que Bartok utiliza.

Raramente apresentados em palcos brasileiros, os ...Quarenta e quatro
duos... oferecem uma oportunidade impar para avaliar por que Bartok e Villa
Lobos se equivalem na exploracao de seus respectivos materiais folcloricos:
dois genios da musica inspirados pela mesma fonte.

Na ocasiao, sera' divulgado o disco do Duo Magyar em Sao Paulo, com a nova
musica brasileira para dois violinos (confira em 

http://www.MusicaErudita.com ).


Zoltan Paulinyi e Thiago Cavalcanti sao atualmente violinistas integrantes
da Orquestra Sinfonica do Teatro Nacional Claudio Santoro, em Brasilia.

http://www.musicaerudita.com  












********************************************
********************************************




18 - 	CALL for PROPOSALS FOR PAPERS and PERFORMANCES for ...Performance
Practice: Issues and Approaches,... (04-06/Mar/2007 - Rhodes College,
Memphis, TN, EUA)




******************************************** 









De: [mailto:anppom-l-bounces em iar.unicamp.br] Em nome de Carlos Palombini
Enviada em: terca-feira, 28 de marco de 2006 19:12
Assunto: [ANPPOM-L] CFP: Performance Practice: Issues and Approaches


CALL FOR PAPERS AND PERFORMANCES

PERFORMANCE PRACTICE:  ISSUES AND APPROACHES



The Department of Music of Rhodes College invites proposals for papers and
performances for a conference on ...Performance Practice: Issues and
Approaches,... to be held 4-6 March 2007.  The conference will feature
scholarly papers and roundtables on issues related to performance practice
as well as performances and lecture recitals illustrating approaches to
historically informed performance.  Proposals on a wide range of topics are
encouraged, including, but not limited to, issues relating to specific
composers, geographic areas, and periods of music history from the Middle
Ages to the twentieth century, performance practice of repertoires outside
the traditional canon of Western music, and the impact of technology on
performance practice.  It is expected that papers selected for the
conference will be published.

A highlight of the conference will be the keynote address by Christopher
Hogwood, one of the leading figures in historically informed performance.
This address will constitute the Rhodes College 2007 Springfield Lecture in
Music.  A performance of Mendelssohn's St. Paul by the Rhodes Singers,
Rhodes MasterSingers, soloists, and members of the Memphis Symphony
Orchestra will also be featured as part of the conference.

Abstracts of papers appropriate for the conference should be sent by mail or
(preferably) e-mail to:

Dr. Tim Watkins ( watkinst em rhodes.edu )
Department of Music
Rhodes College
2000 North Parkway
Memphis, TN 38112

Abstracts should be no longer than 300 words and should indicate clearly the
scope of research, methodology, and conclusions of the paper, as well as the
significance of the conclusions.  Paper presentations should last no longer
than twenty minutes.

Proposals for performances should be sent by mail or (preferably) e-mail to:

Dr. Carole Blankenship ( blankenship em rhodes.edu )
Department of Music
Rhodes College
2000 North Parkway
Memphis, TN 38112

Proposals should include information on the performing forces (including a
brief biographical sketch), special performance requirements, and the pieces
to be performed.  Proposals should be no longer than 300 words. No
recordings at this time, please.

THE DEADLINE for receipt of abstracts and performance proposals is 1
september 2006.

Timothy D. Watkins
Rhodes College
Phone: 901-843-3774
watkinst em rhodes.edu 









********************************************
********************************************




19 - 	WORKSHOP: Interaction Design for Music Workshop at the Center for
Computer Research in Music and Acoustics, CCRMA (26/Jun - 07/Jul - Stanford
University, EUA)




******************************************** 









De: Michael Gurevich < gurevich em ccrma.stanford.edu 
Fecha: March 20, 2006 12:06:48 AM GMT-04:00
Asunto: [maxmsp] CCRMA Physical Interaction Design for Music Workshop
Responder a: maxmsp em cycling74.com




The Center for Computer Research in Music and Acoustics at Stanford
University invites you to participate in the Physical Interaction Design for
Music summer workshop. Suitable for anyone interested in interactivity,
including artists, musicians, engineers and product designers, this workshop
focuses on tools and theory for using physical interactions with computers
in expressive ways, with a focus on sound.

For more information, and to register, go to:

http://ccrma.stanford.edu/workshops/2006/ 

------------------------------------------------------------ ------
Physical Interaction Design for Music
June 26 - July 7 (2 weeks, including July 4)
Instructors: Michael Gurevich, Carr Wilkerson



This workshop integrates programming, electronics, interaction design,
audio, and interactive music. Focus will be on hands-on applications using
sensors and microprocessors in conjunction with real-time DSP to make music.
Specific technologies will include C programming for Atmel AVR
microcontrollers, PD and/or Max/MSP for music synthesis, and sensors
including force-sensitive resistors, bend sensors, accelerometers, IR range
finders, etc. Participants will design and build working prototypes using a
kit that can be taken home at the end of the workshop. Further issues to be
explored will include modes and mappings in computer music, exercises in
invention, and applications of sensors and electronics to real-time music.
The course will be augmented by a survey of existing controllers and pieces
of interactive music.

This workshop is intended for:

* Musicians or composers interested in exploring new possibilities in
interactive music in a hands on and technical way;

* Anyone looking to gain valuable skills in basic analog and digital
electronics, with a focus on invention;

* Engineers, computer scientists, or product designers interested in
exploring artistic outlets for their talents an collaborating with
performers and composers.

The workshop will consist of half-day supervised lab sessions, and half-day
lectures, classroom exercises and discussions. Classroom sessions will
feature live demos and/or concerts of interactive music and instruments.
Participants are encouraged (but by no means required) to bring their own
laptop computers with any music software/hardware they already use.

CCRMA SUMMER WORKSHOPS 2006

Stanford University's Center for Computer Research in Music and Acoustics
offers five intensive programs where top educators and researchers from the
fields of music, engineering, and computer science will present a detailed
study of specialized subjects. The workshops are one or two week programs
located at the Knoll, CCRMA's newly renovated facilities, on Stanford Campus
June 26 - August 25, 2006. 

Please direct general questions about the workshops to:
Tricia Schroeter tricia em ccrma.Stanford.EDU 











********************************************
********************************************




20 - 	Centro de Referencia Musical  Jose Maria Neves (CEREM) - Pagina na
rede retirada temporariamente




******************************************** 








De: Conrado Silva [mailto: conrado em unb.br ] 
Enviada em: sabado, 25 de marco de 2006 08:07
Assunto: CEREM pagina de internet suspensa




COMUNICADO DOIS


O CEREM - Centro de Referencia Musical  Jose Maria Neves comunica que sua
pagina na rede teve que ser temporariamente retirada devido a recente
instalacao em Sao Joao del Rei e Tiradentes do GESAC, acesso a internet por
banda larga, via satelite e sem fio.

Quando do seu retorno, esta lista sera informada.

Eventuais adesoes e informacoes , favor dirigir-se a Maria Helena Teixeira,
Secretaria em Exercicio do CEREM, mhteixeira em mgconecta.com.br 


Conrado Silva
telefones: 61 3307 3335
     61 8163 3337
conrado em unb.br 










********************************************
********************************************




21 - 	Concurso de piano Villa-Lobos recebe mais de 150 inscricoes de 31
paises diferentes




******************************************** 







De: Imprensa/Osesp [mailto: comunicacao em osesp.art.br ] 
Enviada em: segunda-feira, 27 de marco de 2006 14:47
Assunto: 31 paises participam do Concurso de Piano Villa-Lobos



CONCURSO DE PIANO VILLA-LOBOS RECEBE MAIS DE 150 INSCRICOES DE 31 PAISES
DIFERENTES



Foram encerradas as inscricoes para o Concurso Internacional de Piano
Villa-Lobos com numeros surpreendentes. No total, foram 156 inscritos de 31
paises espalhados pela America do Norte, America do Sul, Europa, Asia e
Africa, sendo que os campeoes de inscricoes sao o Brasil, com 37 candidatos,
e a China, com 29.

Segundo a direcao artistica do concurso, agora sera realizado o processo de
triagem de todo material recebido. ...A pre-selecao sera feita por dois
jurados brasileiros e dois americanos, atraves da analise do material em
audio e de maneira anonima. Os nomes dos 20 selecionados que irao,
efetivamente, participar do concurso serao divulgados no dia 2 de Maio...,
comenta Ilan Rechtman, diretor artistico do Concurso.

Um dado que revela a importancia do Concurso Villa-Lobos e a presenca, entre
os inscritos, de candidatos participantes e vencedores de diversos premios
internacionais, como os concursos Queen Elizabeth, Arthur Rubinstein,
Genebra, Van Cliburn e outros.

Tambem merece destaque a informacao de que o mais jovem competidor inscrito
e um vietnamita de apenas 13 anos.

O Concurso Internacional de Piano Villa-Lobos conta com o patrocinio da
Andrade Gutierrez, Telemar e Companhia de Concessoes Rodoviarias - CCR, com
o apoio do Itamaraty e do Ministerio da Cultura.

Segue abaixo o numero de participantes por pais:

Africa: Africa do Sul (1) 

America do Norte: EUA (7), Mexico (2) Canada (1)

America do Sul: Brasil (37), Venezuela (4), Equador (3),Cuba (2), Argentina
(1), Chile (1)

Asia: China (29), Japao (15), Coreia do Sul (12), Russia (6), Vietna (3),
Israel (3), Taiwan (2), Sri Lanka(1)

Europa: Italia (4), Franca (4), Grecia (3), Bulgaria (3), Ucrania (3),
Polonia (2), Inglaterra (1), Espanha (1), Hungria (1), Austria (1), Belgica
(1), Suica (1), Estonia (1).


Mais informacoes a imprensa com 
Cleide Nascimento - Assessora de Imprensa
(11) 3351-8189/8188 - 9259-7719 - cleidenascimento em osesp.art.br 
Alexandre Felix - Assistente de Comunicacao
(11) 3351-8189/8188 - 9831-4808 - alexandrefelix em osesp.art.br 











********************************************
********************************************




22 - 	PRORROGACAO das INSCRICOES: Festival Internacional de Linguagem
Eletronica (FILE 2006), (10/Abr - Sao Paulo,SP)




******************************************** 








De: FILE [mailto: contato em file.org.br ] 
Enviada em: terca-feira, 28 de marco de 2006 12:27
Assunto: EXTENSION OF THE SUBSCRIPTION DATES FOR FILE 2006 / PRORROGACAO DO
PRAZO DE INCRIXXO FILE 2006





FILE FESTIVAL 2006
Extended the entries dates for FILE 2006 until April 10th, 2006

FILE electronic Language International festival will happen in Sao Paulo
City from August 14th to September 3rd.

It is open for new proposal such as multimedia installations, performances
Internet art works, Games and Symposium papers all related to the digital
culture until April 10th, 2006.

In the last six years, FILE has shown what's been happening in the global
networks related to digital and electronic arts, becoming a reference for
studies and research on new media. It has exhibited web art, net art,
artificial life, hypertext, computer animation, real time teleconference,
virtual reality, soft art, games, interactive movies, e-videos, digital
panoramas and electronic art installations and robotics, through interactive
and immersive rooms.

FILE SYMPOSIUM has become a meeti ng point in the city of Sao Paulo,
proposing discussions and tackling the electronic-digital culture in its
relations to art, science and technologies.

FILE HIPERSONICA, the festival's sonorous branch, is on it's 4th edition and
intends to elaborate connections between the world of images, the world of
sonorities and the world of texts. Sound installations and real time
performances will be presented by a number of groups and collectives,
comprising both erudite and pop electronic music, but also electronic
compositions, sound poetry, radio art, video music and sonic landscapes, as
well as Djs and VJs presenting their sets through specific apparatus and
installations with experimental and immersive projections. 

Please take a look at 

http://www.file.org.br/file2006entries/eng/index.html 




FILE FESTIVAL 2006
Prorrogado o prazo das inscricoes para o FILE 2006 ate 10/04/2006

FILE festival internacional de linguagem eletronica esta recebendo
inscricoes de novas propostas para instalacoes multimidia, performances,
trabalhos de arte para Internet, Jogos e Palestras para o FILE Symposium ate
o dia 10 de abril de 2006.

Nos ultimos seis anos o FILE tem mostrado o que vem acontecendo nas redes
mundiais no que tange as artes digitais e eletronicas constituindo
referencia de estudo e pesquisa para as novas midias. Foram expostos
trabalhos de webart, netart, vida artificial, hipertexto, animacao
computadorizada, tele-conferencia em tempo real, realidade virtual, soft
art, alem de games, filmes interativos, e-videos, panoramas digitais e
instalacoes de arte eletronica e robotica, atraves de salas interativas e
imersivas.

O FILE SYMPOSIUM se tornou um ponto de encon tro na cidade de Sao Paulo,
propondo discussoes sobre a cultura-digital eletronica em suas relacoes com
a arte, as ciencias e as tecnologias. 

O FILE HIPERSONICA, braco sonoro do festival, esta em sua 4a. edicao e
propoe elaborar conexoes entre o mundo das imagens, o mundo das sonoridades
e o mundo das textualidades. Sao instalacoes sonoras e performances em tempo
real de varios grupos e coletivos tanto de musica eletronica erudita, como
de musica pop eletronica, alem de composicao eletronica, poesia sonora,
radio arte, video musica e paisagem sonora. Djs e Vjs tambem se apresentam
atraves de aparelhagens especificas e instalacoes com projecoes imersivas e
experimentais. 

Para se inscrever acesse

http://www.file.org.br 











********************************************
********************************************




23 - 	FESTIVAL de CANTO A CAPELLA de Nuevas Tendencias: II Jornada de
Actualizacion del CANTO POLIFONICO (29/Abr - Valencia, VENEZUELA)




******************************************** 








De: [mailto:compositoresvenezolanos em gruposyahoo.com] Em nome de MCastillo
Enviada em: quinta-feira, 30 de marco de 2006 18:57
Assunto: [compvenz] Jornada de Canto Polifonico / Festival de Canto a
Capella 



FESTIVAL DE CANTO A CAPELLA DE NUEVAS TENDENCIAS.

II Jornada de Actualizacion del Canto Polifonico.

Universidad Tecnologica del Centro en Valencia el sabado 29 de abril de
2006.

DIRECCION: Instituto de Estudios Gerenciales (UNITEC)  calle 130 Cipriano
Jimenez Macias  No. 107-211, Urb. Prebo Valencia Telefonos de contacto 0245-
5647092 -5645866 extensiones 249 - 251. Fax 0245-5646666 / 5645208)



ESTRUCTURA DEL EVENTO :

TALLERES de 7:30  a.m a 6:00 p.m.
Seleccionar uno.

Tecnicas basicas de imitacion de instrumentos para cantantes, 8 horas.
Instructores, agrupacion Cincopa -  Oscar Galian, Daniel Ruiz, Francisco
Zapata.
Cupo: 90 participantes divididos en tres grupos simultaneos. 

Tecnica vocal para el canto y Foniatria para coralistas, 8 horas.
Instructores Tecnica de canto:  Samia Ibrahim -  Victor Gonzalez.        
Cupo: 60 participantes divididos en dos grupos simultaneos.(4 horas)

Instructores Foniatria: Dr. Ernesto  Rodriguez - Dra. Ana Maria Mendoza.(4
horas)
Cupo: 60 participantes divididos en dos grupos simultaneos.

Manejo de software Finale aplicado  al canto coral, 8 horas. 
Instructor: Jerry De Los Rios.(Grupo Vocal Hexacorde y Camerata
Renacentista)
Cupos: 27 participantes.

FESTIVAL DE CANTO A CAPELLA DE NUEVAS TENDENCIAS.  7:00 p.m.
Lugar: Auditorio Humberto Fernandez Moran - UNITEC Valencia.
Con la presentacion de: Cincopa - Sieseis. (Caracas) Score Singers.
(Valencia)


INSCRIPCIONES DESDE YA: CORALISTAS, DIRECTORES, COMPOSITORES,  ARREGLISTAS,
Y OTROS MUSICOS INTERESADOS. 


Inversion UNICA: Bs. 70.000,00  p/p.
Incluye 8 horas de clase con el instructor, certificado, material y
refrigerios.


NOTA IMPORTANTE: luego de efectuar el deposito bancario y para efectos de
planificacion de la logistica, informar inmediatamente a unitec  via  fax
enviando   la  fotocopia de la planilla  de deposito indicando datos
(nombre, no. cedula, telefono, e-mail  y  el taller seleccionado) a fin de
asegurar el cupo. luego traer el original el dia  del  evento.  fax:
0245-5646666 / 5645208.

telefonos 0245- 5647092 -5645866 extensiones 249 - 251. 

DEPOSITO  EN CUENTA CORRIENTE BANCO PROVINCIAL :
0108 - 0058 -77- 0100 12 1928 a nombre de la Universidad Tecnologica del
Centro.


INFORMACION SOBRE HOSPEDAJE EN VALENCIA:
Hotel Marconi....................0241-8234843
Hotel Guaparo Inn.............0241-8605500
Hotel Guaparo Suite.........0241-8343162
Hotel Stouffer.....................0241-8236663
Hotel Coronado Suite...... .0241-8215531
Hotel Intercontinental..........0241-8249253



Conferencia de la compositora Tania Leon. Viernes 31 de Marzo, 2 pm,
Maestria USB

http://www.musica.coord.usb.ve/maestria/Invitados.html 








******************************************** 
******************************************** 




24 - 	EDITAL DE PROJETOS CULTURAIS: Pre-selecao de propostas ao
financiamento de projetos culturais atraves do Fundo de Investimentos
Culturais de Campinas (Campinas, SP, BRASIL)




******************************************** 







De: [mailto:docentes-bounces em iar.unicamp.br] Em nome de Denilda Bortolleto
Enviada em: quinta-feira, 30 de marco de 2006 11:16
Assunto: [Docentes] PRE-SELECAO DE PROPOSTAS AO FINANCIAMENTO DE PROJETOS
CULTURAIS - PMC


EDITAL DE PROJETOS CULTURAIS

PRE-SELECAO DE PROPOSTAS AO FINANCIAMENTO DE PROJETOS CULTURAIS ATRAVES DO
FUNDO DE INVESTIMENTOS CULTURAIS DE CAMPINAS


1 - DO TOTAL DOS INVESTIMENTOS

A Prefeitura Municipal de Campinas destinara no exercicio de 2006, atraves
do Fundo de Investimentos Culturais de Campinas, o valor de R$ 1.331.139,00
a serem aplicados no financiamento de projetos culturais que, habilitados
preliminarmente de acordo com os termos deste Edital, sejam aprovados pelo
Conselho Municipal de Cultura de Campinas.

2. DAS CONDICOES DE PARTICIPACAO

Poderao responder ao presente Edital, proponentes pessoas fisicas residentes
no Municipio de Campinas ha mais de 2 anos ou juridicas, de natureza
cultural, com sede no Municipio de Campinas, com um minimo de 2 anos de
existencia legal.

Cada proponente podera apresentar apenas uma proposta, referente a um unico
projeto de carater estritamente artistico-cultural, nas areas que se seguem:

2.1 - Artes Cenicas; Danca; Artes Plasticas; Fotografia; Cinema, Video e
Multimeios; Artesanato; Folclore e Manifestacoes Populares: Projetos que
contemplem producao, circulacao ou capacitacao.

2.2 - Biblioteca e Arquivo:Projetos que contemplem aquisicao, conservacao,
catalogacao e informatizacao.

2.3 - Literatura :Projetos que contemplem edicao, circulacao, concursos e
capacitacao;

2.4 - Musica:Projetos que contemplem capacitacao, producao, circulacao e
gravacao;

2.5 - Museu:Projetos que contemplem aquisicao, conservacao, catalogacao, e
circulacao;

2.6 - Patrimonio Historico e Cultural: Projetos que contemplem restauro,
conservacao, informatizacao e documentacao.

2.7 - Estudo e Pesquisa: projetos que contemplem todas as areas mencionadas
anteriormente.


3. DO ENQUADRAMENTO DOS PROJETOS

Para efeito de enquadramento consideram-se:

* Artes Cenicas: linguagens artisticas relacionadas aos segmentos de teatro,
circo,opera e congeneres;

* Danca;

* Artes Plasticas e Visuais: linguagens artisticas compreendendo desenho,
escultura, colagem, pintura, instalacao, gravura (litogravura, serigrafia,
xilogravura, gravura em metal e congeneres), bem como a criacao ou
reproducao mediante o uso de meios eletronicos, mecanicos, ciberneticos ou
artesanais de realizacao; 

* Fotografia: linguagem baseada em processo de captacao e fixacao de imagens
por meio de cameras (maquinas de fotografar, manuais ou digitais) e
peliculas (filmes) previamente sensibilizadas, alem de outros acessorios de
producao e reproducao;

* Cinema, Video e Multi-Meios: linguagens artisticas e documentais
relacionadas respectivamente com a producao de filmes cinematograficos ou
videograficos, no registro de sons e imagens, obedecendo a um roteiro
determinado;

* Artesanato - Arte de confeccionar pecas e objetos manufaturados, nao
seriados e em pequena escala, sem o auxilio de maquinas sofisticadas de
producao;

* Folclore e manifestacoes populares: conjunto de manifestacoes tipicas,
tangiveis e intangiveis, transmitidas de geracao a geracao, traduzindo
conhecimento, usos, costumes, crencas, ritos, mitos, lendas, fantasias,
alegorias, cantorias, culinaria, brinquedos populares,literatura oral,
folguedos populares e congeneres; 

* Biblioteca: instituicao de acesso publico destinada a promocao da leitura
e difusao do conhecimento congregando acervos de livros e periodicos e
materiais especiais(selos, livros falados, documentos em braille, moedas,
partituras, hemeroteca, cdromm, video e outros suportes educacionais),
organizados para estudo, pesquisa, lazer e consulta;

* Arquivo - Instituicao de acesso publico destinada a preservacao da memoria
documental para o estudo, a pesquisa e a consulta;

* Literatura: linguagem que utiliza a arte de escrever e a oralidade, em
prosa ou verso nos generos conto, romance, cronica, ensaio, poesia e
congeneres; revistas e periodicos de carater artistico-cultural que visem a
promocao e a divulgacao das artes e da cultura

* Musica: linguagem artistica que se expressa atraves da organizacao dos
sons;

* Museu: Instituicao permanente sem fins lucrativos e que funcione a servico
da sociedade, aberta a visitacao publica e, tambem, que conserve, pesquise e
exponha colecoes de objetos culturais e/ou cientificos, tendo como
objetivos, preferencialmente de modo integrado, o estudo, a educacao e o
entretenimento, no que concerne aos visitantes. Incluem-se nesta definicao,
entre outros, os centros de difusao e educacao cientifica;

* Patrimonio Historico e Cultural: resgate, restauro, revitalizacao e
conservacao dos bens tangiveis e intangiveis (material e imaterial) de
relevancia historica, artistica, arquitetonica, ambiental, arqueologica,
documental, iconografica, mobiliaria, imobiliaria, etnografica e etnologica,
incluindo pesquisas, inventarios, publicacoes, educacao, difusao e
divulgacao;

* Estudo e pesquisa: bolsas de estudo, pesquisa e trabalho para autores,
artistas e tecnicos residentes no Municipio que tenham projeto de relevante
interesse para a cultura campineira;


4. DA APRESENTACAO DE CARTAS CONSULTAS

As propostas deverao ser dirigidas ao Conselho Municipal de Cultura de
Campinas, atraves da Coordenadoria Setorial de Gestao dos Fundos de
Investimentos Culturais, Esportivos e de Lazer da Secretaria Municipal de
Cultura, Esportes e Lazer de Campinas, no periodo de 30 de marco a 30 de
abril de 2006, unicamente atraves do endereco eletronico da Prefeitura
Municipal de Campinas, (www.campinas.sp.gov.br).

O formulario-padrao para a inscricao das propostas pode ser encontrado no
endereco eletronico acima descrito, ou na Coordenadoria Setorial de Gestao
dos Fundos de Investimentos Culturais, Esportivos e de Lazer, contendo de
forma sucinta os seguintes itens; Dados do Proponente, Apresentacao,
Objetivos, Justificativa, Publico Alvo, Cronograma de Execucao e Custo
estimado.


5. DA PRE-SELECAO DAS PROPOSTAS

A pre-selecao das propostas sera realizada pelo Conselho Municipal de
Cultura de Campinas, tendo carater definitivo e eliminatorio, nao cabendo
aos proponentes nenhum tipo de recurso.

A relacao dos projetos pre-selecionados sera publicada no Diario Oficial do
Municipio, ate o dia 17/05/2006;

A pre-selecao das propostas tomara por referencia os seguintes criterios:

I - os meritos relativos a qualidade e abrangencia da proposta, bem como sua
relevancia para a cultura;
II - as finalidades do Fundo de Investimentos Culturais;
III - as diretrizes da Politica Cultural do Municipio;
IV - viabilidade economica;
V - o montante de recursos disponiveis no Fundo de Investimentos Culturais
de Campinas;
VI - o local de origem e de execucao dos projetos, de modo a distribuir os
beneficios em todas as regioes do Municipio de Campinas;
VII - a nao concentracao de recursos em um unico projeto


6. DO EDITAL PARA SELECAO DE PROJETOS CULTURAIS
Apos a fase de pre-selecao das propostas, o Conselho Municipal de Cultura de
Campinas publicara Edital para Selecao de Projetos Culturais;

Para referido Edital so poderao inscrever-se os proponentes e projetos
preselecionados pelo Conselho Municipal de Cultura de Campinas;


7. DAS DISPOSICOES FINAIS

7.1. - A inobservancia de qualquer disposicao deste Edital de Carta
Consulta, implicara na inabilitacao da Carta Consulta.
7.2. - Mais informacoes poderao ser obtidas atraves do telefone 3705-8104;
7.3. - Os casos omissos serao dirimidos pelo Conselho Municipal de Cultura.
7.4 - Conforme dispoe a Lei Municipal 12.355 de 10/09/2005, estao impedidos
de participar do processo de apresentacao de propostas e de projetos
culturais, servidores publicos municipais e membros do Conselho Municipal de
Cultura de Campinas.
7.5 - A pre-selecao da proposta nao obriga o Conselho Municipal de Cultura
de Campinas a aprovacao do projeto respectivo.


Campinas, 29 de Marco de 2006.
Francisco de Lagos Vianna Chagas
Presidente do Conselho Municipal de Cultura de Campinas











-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo não-texto foi limpo...
Nome: winmail.dat
Tipo: application/ms-tnef
Tamanho: 62024 bytes
Descrição: não disponível
URL: <http://www.listas.unicamp.br/pipermail/anppom-l/attachments/20060331/0142b91c/attachment.bin>


Mais detalhes sobre a lista de discussão Anppom-L