[ANPPOM-L] FWD cdmc - 15/2006 -

CDMUSICA cdmusica em unicamp.br
Sex Maio 5 16:08:24 BRT 2006


FWD cdmc - 15/2006

Centro de Documentacao de Musica Contemporanea
CDMC-Brasil/UNICAMP http://www.unicamp.br/cdmc/  
(membro da IAMIC - The International Association of Music Information
Centres)

Diretor: Jorge Ruben Tapia

Edicao e Direcao: J. A. Mannis (orientador)

Producao e Montagem do FWD cdmc: Denis Koishi (estagiario)

************************************************************************
************************************************************************

Noticias somente em texto simples, sem figuras nem tabelas, enviar a:
cdmusica em unicamp.br 

Para receber/cancelar o recebimento do FWD cdmc enviar seu pedido a
cdmusica em unicamp.br 

************************************************************************
************************************************************************


CDMC-Brasil/Unicamp 
2006
patrocinio
P E T R O B R A S


************************************************************************
************************************************************************




1 -	ENCONTRO PARA COOPERACAO MUSICAL NO CONE SUL (08-13/Mai - Campinas,
SP, BRASIL)

2 -	P  A  I  S  A  G  E  M - apresenta: RAFAEL DIAZ (CHILE) - La Otra
Orilla (domingo, 07/Mai, 21:00hs - Radio USP FM, SP)
http://www.usp.br/radiousp 

3 -	7o. CONCURSO INTERNACIONAL DE COMPOSICAO ELECTROACUSTICA MUSICA VIVA
2006 (30/Jun/2006 - PORTUGAL)

4 -	CONCOURS INTERNATIONAL DE HAUTBOIS (10-11/Mar/2007 - Ville d'Avray,
FRANCA)

5 -	CONCERTO : TADEU DUARTE (piano). Obras de OILIAM LANNA, GILBERTO
MENDES, RAUL DO VALLE (07/Mai, 11 :00hs - Belo Horizonte, MG, BRASIL)

6 -	SHOW : EGBERTO GISMONTI, ALEXANDRE GISMONTI e QUATERNAGLIA (06/Mai,
20 :30hs - Sao Paulo, SP)

7 -	CONFERENCIA-PERFORMATICA : A Natureza Pervertida. Execucao de Obra
de VILLA-LOBOS (05/Mai, 20 :00hs - Campinas, SP, BRASIL)

8 -	CONCERTO DE ABERTURA DO PRELUDIO 21 (Alexandre Schubert, Caio Senna,
Heber Schuenemann, J. Orlando Alves, Marcos Lucas, Neder Nassaro e Sergio
Roberto de Oliveira). Obras dos Compositores do Grupo (07/Mai, 11 :00hs -
Rio de Janeiro, RJ)

9 -	RECITAIS : ALVARO HENRIQUE, Obra Integral para Violao de Villa-Lobos
(Mai/2006 - Goiania, GO; Brasilia, DF; Sao Paulo, SP)

10 -	INAUGURACAO : ESPACO Pe. JOSE PENALVA (14/Mai, 19 :00hs - Curitiba,
PR, BRASIL)

11 -	2o. ENCONTRO DE ESTUDOS DA PALAVRA CANTADA (16-19/Mai - Rio de
Janeiro, RJ)

12 -	AUMENTO NOS VALORES DAS BOLSAS DE IC E PRODUTIVIDADE DO CNPQ

13 -	European Association of Conservatoires (AEC) Launches
'Doremifasocrates' Website (http://www.doremifasocrates.org/ )

14 -	CONCERTO : The Americas Vocal Ensemble. Obras de Carlos CHAVEZ,
Gunhild GLASS, Carlos RAUSCH, Max LIFCHITZ (05/Mai, 20 :00hs - Nova Iorque,
EUA)

15 -	NOUVELLE BASE DE DONNEES EN MUSIQUE : IIMP (International Index to
Music Periodicals). http://iimpft.chadwyck.com/home

16 -	CURSO DE VERANO: Sonido y Sintesis, prof. JULIO D´ESCRIVAN
(12-16/Jul/2006 - Caracas, VENEZUELA)

17 -	PRIMER FESTIVAL DE JOVENES GUITARRISTAS EN LOS ALTOS MIRANDINOS
(05-28/Mai - San Antonio de los Altos, VENEZUELA)

18 -	CURSO SOBRE A CANCAO BRASILEIRA no Instituto Moreira Sales
(10-28/Jun - Sao Paulo, SP)

19 -	EXHIBITION : NEW "CAMERE" at the Soundartmuseum (05/Mai-15/Jul -
Roma, ITALIA)







********************************************
********************************************




1 - 	ENCONTRO PARA COOPERACAO MUSICAL NO CONE SUL (08-13/Mai - Campinas,
SP, BRASIL)




******************************************** 









De: Ceprod [mailto: ceprod em iar.unicamp.br ] 
Enviada em: sexta-feira, 5 de maio de 2006 12:42
Assunto: encontro cone sul para fwd



PRESS RELEASE


ACONTECE EM CAMPINAS ENCONTRO PARA COOPERACAO MUSICAL NO CONE SUL


De 08 a 13 de Maio de 2006 reunem-se em Campinas, no Instituto de Artes da
Unicamp,
representantes da Univerdidade Tres de Febrero - UNTREF1 (Buenos Aires,
ARGENTINA), Pontificia Universidade Catolica de Santiago - PUC-CH2 (CHILE) e
da Universidade Estadual de Campinas para a implementacao de uma cooperacao
academica latino-americana no campo da musica integrando a Rede de
Investigacion y Creacion Musical de America (RICMA): rede de pesquisa e
criacao musical em torno da tematica da reutilizacao do patrimonio musical
da America na criacao contemporanea, constituida por projetos pertencentes a
instituicoes academicas superiores de formacao musical da America Latina.
RICMA conta com o apoio e incentivo da Delegation Regionale de Cooperation
pour le Cone Sud et le Bresil com sede na Embaixada da Franca no Chile
(http://www.france-conesud.cl ).


Este evento esta sendo realizado com os seguintes apoios e parcerias:

* Fundo de Apoio ao Ensino, a Pesquisa e a Extensao - FAEPEX (Pro-Reitoria
de Pesquisa da UNICAMP) http://www.prp.unicamp.br/faepex/ 
* Centro de Documentacao de Musica Contemporanea - CDMC-Brasil/UNICAMP
http://www.unicamp.br/cdmc/ 
* Coordenadoria de Relacoes Institucionais e Internacionais - UNICAMP
http://www.cori.unicamp.br/ 
* Instituto de Musica de la Pontificia Universidad Catolicade Chile -
Projeto ANTARA
http://www.puc.cl/artes/noticias/2003/2_enero_03/antara.htm 
* Instituto de Etnomusicologia y Creacion en Artes Tradicionales y de
Vanguardia da Universidad Nacional de Tres de Febrero -
http://www.untref.edu.ar/idecrea.htm 
* Red de Investigacion y Creacion Musical de America
* Delegation Regionale de Cooperation pour le Cone Sud et le Bresil
Embaixada da Franca no Chile http://www.france-conesud.cl 


OBJETIVOS:

* Desenvolver intercambio no campo da musica, especialmente, pesquisa e
criacao, com destaque para culturas populares aplicadas a criacao
contemporanea;
* Divulgar para docentes e alunos da Unicamp obras recentes do repertorio
contemporaneo elaboradas com elementos e tecnicas instrumentais de tradicao
americana;
* Levar ao conhecimento de docentes e alunos da Unicamp pesquisas e
programas academicos: Projeto Antara PUCCH (Instrumentos tradicionais
Americanos aplicados a criacao musical atual; Luteria Instrumental; Modelo
de kena cromatica; Grafismos e partituras; Audicao de obras musicais); A
Orquesta de Instrumentos Autoctonos e Novas Tecnologias da UNTREF (buscando
o conceito de musico integral);
* Identificar e definir as principais linhas de pesquisa em musica adotadas
levando em conta as especificidades de cada instituicao e pais;
* Discutir e avaliar projetos de licenciaturas e programas de pos-graduacao
em musica na PUCCH, UNTREF e UNICAMP;
* Implementacao Programas de Pos-Graduacao em Musica na Argentina (UNTREF) e
no Chile (PUCCH) em Cooperacao com a Unicamp;
* Definir as bases e as acoes possiveis no ambito de uma rede de cooperacao
musical universitaria internacional no cone sul;
* Identificar estrategias e perspectivas para a cooperacao academica na area
de musica na America Latina;
* Estudar propostas de integracao com a Franca (Universidade de Lille -
Charles de Gaulle 3, e do Conservatorio Nacional Superior de Musica de Paris
- http://www.cnsmdp.fr/  ) e com os EUA (Juilliard School of Music -
http://www.juilliard.edu/  );
* Buscar organismos e programas de apoio nos paises cooperantes:
representacoes diplomaticas; Programas da CAPES: SECYT e CENTROS ASSOCIADOS
http://www.capes.gov.br/capes/portal/conteudo/10/CAPES_SECYT.htm 
http://www.capes.gov.br/capes/portal/conteudo/10/CENTROS_ASSOCIADOS.htm 


METODOLOGIA:


* Atraves das PALESTRAS poderemos atualizar conhecimentos especificos de
nossa area e conhecer os trabalhos desenvolvidos nas instituicoes
participantes; durante as MESAS REDONDAS serao colocados e debatidos topicos
relacionados aos programas de cooperacao; com os GRUPOS DE TRABALHO e
REUNIOES serao lancados os procedimentos para uma cooperacao efetiva.
* A criacao desta REDE DE COOPERACAO em musica esta sendo incentivada e
apoiada pela Cooperacao Francesa do Cone Sul (Santiago do Chile).
* Este projeto e de conhecimento da Direcao do Instituto de Artes bem como
da Coordenacao da Pos-Graduacao em Musica, contando com o interesse da
Unidade bem como de docentes da area.
* Financiamento: Cooperacao Francesa do Cone Sul - passagens aereas dos
representantes da Argentina e Chile; Unicamp/FAEPEX - Estadia e Alimentacao
de 07 a 14/maio/2006 (2 pessoas).
* Local: Auditorio da Biblioteca do IA ja reservado de 08 a 12/maio das 09
as 17hs.
* Producao: Centro de Documentacao de Musica Contemporanea :
CDMC-Brasil/Unicamp
(COCEN) http://www.unicamp.br/cdmc/ 

ATIVIDADES:


SEGUNDA-FEIRA (LUNES) 08/MAIO 


1) GT 1

das 09:30 as 12:30hs - Audit. Pos-Grad. IA

APRESENTACAO, EXPOSICAO, CONFRONTACAO DOS PROGRAMAS DE POSGRADUACAO -
BRA/ARG/CHILE Mapeamento

Participantes:

* Denise Garcia (Ex Coord. da Sub-CPG em Musica, CPG-IA, UNICAMP)
* Adriana Kayama (Coordenadora dos Cursos de Graduacao em Musica, Inst.
de Artes, Sub-CPG Musica, CPG-IA)
* Jonatas Manzolli (Coordenador do NICS - Nucleo Intersciplinar de
Comunicacao Sonora)
* Carlos Fiorini (Coordenador dos Cursos de Graduacao em Musica, IA)
* Alejandro Lavanderos (PUC-Santiago)
* Relator: Jose Augusto Mannis (UNICAMP)


2) GT 2

das 14:00 as 17:00hs - Audit.PG-IA

CAMINHOS INSTITUCIONAIS PARA ESTABELECER E FINANCIAR OS CONVENIOS. Casos
UNTREF, PUC-CH e Unicamp (tb na MESA REDONDA)

Participantes:
* Eliane Zem (Responsavel pelos assuntos relacionados a America Central,
America do Sul e Oceania - CORI - Coordenadoria de Relacoes Institucionais e
Internacionais, Unicamp)
* Celso Palermo (Secretario de Extensao e Assuntos Comunitarios, IA)
* Denise Garcia (ate 10hs) (Ex Coord. da Sub-CPG em Musica, CPG-IA)
* Adriana Kayama (Coordenadora dos Cursos de Graduacao em Musica, Inst. de
Artes, Sub-CPG Musica, CPG-IA)
* Jose Roberto Zan (Diretor do Instituto de Artes, Unicamp)
* Alejandro Lavanderos (PUC-Santiago)
* Relator: Jose Augusto Mannis (UNICAMP)


TERCA-FEIRA (MARTES) 09/MAIO 


3) PALESTRA 1

das 09:30 as 11:30hs - Audit. Pos-Grad. IA

ANTARA: PROYECCION DE LOS INSTRUMENTOS TRADICIONALES
AMERICANOS EN LA CREACION MUSICAL ACTUAL
Proyecto ANTARA - Construccion instrumental; prototipo de kena cromatica
Grafismos y partituras - Audicion de obras

* Alejandro Lavanderos (PUC-Santiago)


4) CONFERENCIAS E DEBATE

14:00 as 17:00hs - Audit. Pos-Grad. IA

RED DE INVESTIGACION Y CREACION MUSICAL DE AMERICA:
OBJETIVOS Y PROYECTOS DE INTEGRACION

* Alejandro Lavanderos (PUC Chile)
* Jose A. Mannis (UNICAMP)
* Silvio Ferraz (UNICAMP)
* Adriana Kayama (Coordenadora dos Cursos de Graduacao em Musica e
Sub-CPG Musica, CPG-IA)
* Moderador: Ricardo Goldemberg (UNICAMP)


QUARTA-FEIRA (MIERCOLES) -10/MAIO


5) GT 3

das 09:30 as 12:30hs-Audit.Pos-Grad.IA

FORMACAO EM POS-GRADUACAO NA UNICAMP DE PROFESSORES DA ARGENTINA E DO CHILE
(Analise da DEMANDA e das NECESSIDADES)

* Quantos Docentes da UNTREF e da PUC-CH necessitam ser formados para
atingir o
numero suficiente de Titulados (Massa Critica);
* Cronograma (quando viriam?);
* Em que Linhas de Pesquisa na Unicamp?
* Praticas Interpretativas; (quantos?)
* Processos Criativos; (quantos?)
* Fundamentos Teoricos (quantos?)
* Quantos em Mestrado?
* Quantos em Doutorado?
* Quanto tempo ficariam em Campinas e que etapas poderiam efetuar em seus
paises sabendo que necessitam continuar lecionando?

Participantes:
* Denise Garcia (Ex Coord. da Sub-CPG em Musica, CPG-IA)
* Adriana Kayama (Coordenadora dos Cursos de Graduacao em Musica, Inst.
de Artes, Sub-CPG Musica, CPG-IA)
* Emerson de Biaggi (Coordenador da Sub-CPG em Musica, CPG-IA)
* Alejandro Lavanderos (PUC-Santiago)
* Relator: Jose Augusto Mannis (UNICAMP)


6) GT 4

das 14:00 as 17:00hs- CORI/Audit.PG-IA

REDACAO DOS CONTRATOS E TERMOS ADITIVOS 1: DEFINICAO DAS AREAS DO
CONHECIMENTO QUE IRAO INTEGRAR OS CONVENIOS.

Participantes:
* Denise Garcia (Ex Coord. da Sub-CPG em Musica, CPG-IA)
* Celso Palermo (Secretario de Extensao e Assuntos Comunitarios, IA)
* Alejandro Lavanderos (PUC-Santiago)
* Relator: Jose Augusto Mannis (UNICAMP)


7) CONCERTO

18hs - Casa do Lago, Unicamp

* TRIO CARCOARCO
* ESDRAS RODRIGUES e LUIZ HENRIQUE FIAMINGHI (rabecas e violinos)
* "MAGRAO" ROBERTO PERES (percussao)

PROGRAMA
Choro de 78 - Jose Eduardo Gramani
Juba - Jose Eduardo Gramani
Madrugada - Jose Eduardo Gramani
Suite Pixinguinha - Gramani/Carcoarco
Choro de Gafieira - Pixinguinha (arr. Esdras Rodrigues)
As pastorinhas - Noel Rosa e Joao de Barro (arr. L.Fiaminghi)
Tem Carrego? - Roberto Peres/Esdras Rodrigues
Viva-Raimundo - Jose Eduardo Gramani
Mambo-Jambo - Esdras Rodrigues
Forro da Ferdinanda - Jose Eduardo Gramani


QUINTA-FEIRA (JUEVES) 11/MAIO 


8) PALESTRA

das 09:30 as 11:30hs - Audit. Pos-Grad. IA

LA ORQUESTA DE INSTRUMENTOS AUTOCTONOS Y NUEVAS TECNOLOGIAS DE LA UNTREF,
HACIA EL CONCEPTO DE MUSICO INTEGRAL

* Alejandro Iglesias - Rossi (Univ. Nacional de Tres de Febrero-Buenos
Aires) Instituto de Etnomusicologia y Creacion "Isabel Aretz" - Licenciatura
en Artes Electronicas


9) MESA REDONDA

11/Maio - das 14:00 as 17:00hs - Audit. Pos-Grad. IA

COOPERACION ACADEMICA EN EL AREA DE MUSICA EN EL CONO SUR:
ESTRATEGIAS Y PERSPECTIVAS

* Alejandro Lavanderos (PUC-Santiago)
* Alejandro Iglesias Rossi (UNTREF-Argentina)
* Cecilia Gallardo (Consulesa Geral do Chile em Sao Paulo)
* Denise Garcia (Ex Coordenadora da Sub-CPG em Musica, CPG-IA)
* Jose Roberto Zan (Diretor do Instituto de Artes, Unicamp)
* Matilde Scaramucci (Assessora, CORI/Unicamp)
* Moderador: Jose Augusto Mannis


SEXTA-FEIRA (VIERNES) 12/MAIO 


10) GT 5

das 09:30 as 12:30hs - Audit. Pos-Grad. IA
Reservado para assuntos relevantes suscitados pelas sessoes anteriores.

Participantes:
* Participantes em aberto
* Celso Palermo (Secretario de Extensao e Assuntos Comunitarios, IA)
* Emerson de Biaggi (Coordenador da Sub-CPG em Musica, CPG-IA,Unicamp)
* Carlos Fioniri (Coordenador dos Cursos de Graduacao em Musica, IA)
* Adriana Kayama (Coordenadora dos Cursos de Graduacao em Musica, Inst. de
Artes, Sub-CPG Musica, CPG-IA)
* Alejandro Iglesias Rossi (UNTREF)
* Alejandro Lavanderos (PUC-Santiago)
* Relator: Jose Augusto Mannis (UNICAMP)

11) GT 6

das 14:00 as 17:00hs - CORI/Audit.PG-IA

REDACAO DOS CONTRATOS E TERMOS ADITIVOS 2: REDACAO DO
CONVENIO GERAL E DOS TERMOS ADITIVOS.

Participantes:
* Celso Palermo (Secretario de Extensao e Assuntos Comunitarios, IA)
* Eliane Melo Zem (Responsavel pelos assuntos relacionados a America
Central, America do Sul e Oceania - CORI -Coordenadoria de Relacoes
Institucionais e Internacionais, Unicamp)
* Carlos Fiorini (Coordenador dos Cursos de Graduacao em Musica, IA)
* Adriana Kayama (Coordenadora dos Cursos de Graduacao em Musica, Inst. de
Artes, Sub-CPG Musica, CPG-IA)
* Emerson de Biaggi (Coordenador da Sub-CPG em Musica, CPG-IA, Unicamp)
* Jose Roberto Zan (Diretor do Instituto de Artes, Unicamp)
* Sara Lopes (Coordenadora da CPG-IA)
* Alejandro Iglesias Rossi (UNTREF)
* Alejandro Lavanderos (PUC-Santiago)
* Relator: Jose Augusto Mannis (UNICAMP)


SABADO 13/MAIO 


12) PLANEJAMENTO

das 09:30 as 12:30hs - Casa do Profesor Visitante

Atividades e formalizacao da rede RICMA: proxima etapa Buenos Aires 2006.







TRIO CARCOARCO

Ja nao e de agora que a rabeca brasileira deixou de ser um instrumento do
anonimato, ou de populacoes marginais, a beira do processo de
industrializacao e "modernizacao" da sociedade. Na construcao de uma nova
rabeca brasileira muitas maos estiveram a dar sua contribuicao, de
"autenticos" rabequeiros, como Mestre Salu e Nelson da Rabeca, a Antonio
Nobrega e uma nova geracao de musicos, como Siba, no Mestre Ambrosio.

Foi talvez nas maos de Jose Gramani que a rabeca mais se distanciou de suas
origens, nas pracas e pequenas vilas de agricultores e pescadores espalhadas
por esse grande Brasil. Ao combinar o som rustico das rabecas ao som
historico do cravo, Gramani pintou nuancas barrocas na paisagem ate entao
rural desses instrumentos, transportando-os da tradicao oral para a tradicao
"culta" da musica erudita, introduzindo-os no mundo da musica de camara.
Numa virada historica, a rabeca, que ainda e considerada por muitos como um
violino mal acabado, exige os seus direitos, veste o fraque e vai a luta.
Por seculos, em todo o mundo, o violino gradualmente substituiu instrumentos
semelhantes as rabecas no fazer da musica de danca e folclorica. CARCOARCO
reconcilia seculos de historia ao reunir violino e rabeca, em uma
experiencia em que ambos os instrumentos emprestam um do outro o sotaque e a
tecnica.

Uma concepcao de Gramani, Trio CARCOARCO foi concretizado por Esdras
Rodrigues, Luis Fiaminghi e "Magrao" (Roberto Peres), apos sua morte em
1998. Juntos, dois rabequeiros/violinistas e um percussionista excursionam
pelo repertorio da musica popular brasileira, explorando uma linguagem
refinada, comum a musica de camara. Tendo diversidade cultural como base
para a criacao musical, CARCOARCO faz uso de generos e ritmos profundamente
enraizados na musica brasileira. As raras rabecas e diversos instrumentos de
percussao brasileira, como o berimbau, o pandeiro, a zabumba, a alfaia, as
congas e os vasos de ceramica, expressam com clareza um principio estetico
que combina pesquisa a criacao musical sonora. Todos esses instrumentos
estao em um dialogo constante, num discurso elaborado que ignora fronteiras
virtuais entre o erudito e o popular, a tradicao e a modernidade,
entretanto, sem perder espontaneidade da musica nao escrita, improvisada.

Originalmente, CARCOARCO baseou-se em composicoes e arranjos de Gramani, no
entanto, a combinacao pouco usual dos instrumentos do grupo requer um
trabalho constante na criacao de repertorio. Assim, CARCOARCO tem criado
suas proprias composicoes e arranjos, explorando as inumeras possibilidades
em timbre, extensao e articulacao que os instrumentos oferecem. Em
consequencia, luthiers tem criado instrumentos musicais exclusivos para o
grupo. 

O primeiro CD do CARCOARCO, "Tu toca o que?", tem recebido critica favoravel
da critica especializada e publico. O repertorio apresenta pecas ineditas de
Gramani e pecas de
compositores consagrados como Pixinguinha, Ernesto Nazare e outros. Em 2004,
CARCOARCO aparece como solista frente a Orquestra Sinfonica de Campinas no
CD "Campinas de todos os sons", em que toca pecas de Gramani especialmente
arranjadas para orquestra e trio. O trio tem se apresentado tambem nas
principais salas de concerto, programas de radio e TV brasileiras.

Em outubro de 2003 e marco de 2006 realizou turnes nos EUA, com concertos e
workshops na "Old Dominion University" em Virginia; "Mount Airy Mansion",
"Anne Arundel Community College", "Salisbury University", "St. John's
College" e "Avalon Theater" em Maryland; "University of Massachusetts" em
Dartmouth; "Harvard University" em Boston, "Georgetown University" e
"Brazilian American Cultural Institute", em Washington, DC, entre outros.

CARCOARCO completa a experiencia musical do publico com a realizacao de
oficinas, em que a historia e as tecnicas de construcao e execucao dos
instrumentos sao apresentadas e discutidas. Faz uso de material variado em
suas apresentacoes: video, fotografia, concertos didaticos, oficina de
construcao de instrumentos e exibicao de instrumentos.


ESDRAS RODRIGUES

Graduou-se em violino pela UNICAMP, e atuou por muitos anos junto a
Orquestra Sinfonica Municipal de Campinas e Orquestra da UNICAMP. Foi aluno
de Luis de Tulio, Gualberto Estades (UNICAMP), Natan Schwartzman (UNICAMP) e
Paulo Bosisio (RJ). Vencedor de concursos de musica de camara e solista. Em
1990 partiu para os EUA com bolsa de estudos do governo brasileiro (CAPES,
CNPq), onde permaneceu por oito anos, la obtendo os titulos de Mestre e
Doutor em Violin Performance na Boston University, onde estudou com os
renomados violinistas Yury Mazurkevich, Roman Totenberg e Bernard Zaslav.
Sua vida academica em Boston incluiu pesquisas que culminaram na tese
Francisco Mignone - Experimentacao nas Tres Sonatas para Violino e Piano
(1964-66), onde analisa a obra violinistica do compositor brasileiro. Atuou
nos EUA como violinista barroco, com participacao no Boston Early Music
Festival, e tambem em musica contemporanea com o Grupo ALEA III -
Contemporary Ensemble, incluindo turne pela Grecia.

Tambem nos EUA, apresentou-se diversas vezes com musicos brasileiros locais,
tocando musica popular brasileira, destacando-se apresentacoes no MIT e
University of Connecticut. Nos ultimos cinco anos vem se dedicando tambem as
rabecas, influenciado pelo musico e pesquisador campineiro Jose Eduardo
Gramani. Participa de varios grupos de musica instrumental erudita e
popular, Trio Camaleon, Armonico Tributo e Harmonia Universalis. Foi
professor de musica de camara na Faculdade Santa Marcelina de Sao Paulo de
98 a 2003. Atualmente e professor de violino e musica de camara no
departamento de musica da UNICAMP.


LUIZ HENRIQUE FIAMINGHI

Bacharel em composicao pela UNICAMP (SP).Foi violinista da Orquestra
Sinfonica da Cidade de Campinas. Em 1987, obteve bolsa de especializacao do
CNPq para estudar violino barroco e interpretacao de musica barroca na
Holanda, tendo estudado no Conservatorio de Rotterdam e de Utrecht,. Atuou
em diversos grupos de musica de camera e em diversas orquestras barrocas,
dentre elas a Orquestra Barroca da Comunidade Europeia. E autor de artigos
sobre violino barroco, dentre eles a monografia para o curso de
especializacao em cultura barroca da UFOP (MG), "Violino e Retorica",
orientado pelo Professor Joao Adolfo Hansen; e artigo sobre rabecas
brasileiras no livro: "Rabeca o som inesperado" sobre a pesquisa de Jose
Eduardo Gramani. Foi professor de violino na Universidade Estadual de
Florianopolis de 1993 a 1996. E membro do grupo Anima e do grupo Carcoarco.
Com esses grupos tem realizado turnes pelo Brasil e EUA.

Como produtor cultural, foi produtor fonografico dos CD's "Espiral do
Tempo", "Especiarias" e "Amares" do Grupo ANIMA e do CD "Tu toca o que" do
Grupo CARCOARCO. Doutorando no Instituto de Artes da Unicamp.


"MAGRAO" ROBERTO PERES

Natural de Campinas, e autodidata. Iniciou sua carreira como percussionista
em 1981, desde entao tem se apresentado intensamente em Campinas e regiao, e
em inumeras cidades brasileiras. Atuou em shows e gravacoes com muitos
grupos, destacando-se: Paisagens (Ivan Vilela), Grupo Cuidado que Mancha,
Terra de Canelas (Marcilio Menezes), Grupo Mandinga, Orquestra Brasileira de
Guitarras, Big Band da Universidade de Campinas (Unicamp), Grupo Aquarela
Musical e Rafael dos Santos. E professor de percussao e acaba de lancar o
metodo MOVIMENTO, para instrumentos de percussao, onde explora diversos
ritmos brasileiros. Junto a artista plastica Rosa Morena (Campinas) tem
pesquisado a sonoridade unica de instrumentos ceramicos e sua utilizacao no
vasto repertorio popular brasileiro. Os resultados desse trabalho ja foram
aclamados no meio musical, por musicos como Nana Vasconcelos, Robertinho
Silva, Toninho Horta, Billy Higgins e Gary Peacock.


CONVIDADOS

ALEJANDRO LAVANDEROS inicia sus estudios musicales en el Conservatorio
Nacional de Musica de la Universidad de Chile. Becado por el gobierno
frances estudia con Pierre-Yves Artaud. Titular de un Primer Premio en
flauta traversa obtiene ademas el postitulo dePedagogia Instrumental en el
Conservatorio Nacional Regional de Boulogne-Billancourt y el Diploma de
Perfeccionamiento Instrumental en la Ecole Normal de Musique de Paris. Es
profesor del Instituto de Musica desde 1990. Es miembro fundador y director
del quinteto de vientos "Ensamble XXI" desde 1996, con quien desarrolla una
activa participacion en festivales, ciclos de concierto y clases magistrales
principalmente en Chile y America Latina. Desde el ano 2000 es director del
Proyecto Musica Antara que trabaja en la re-utilizacion del patrimonio
latinoamericano para la creacion musical actual siendo invitados en enero
del 2003 por el Conservatorio Nacional Superior de Musica y Danza de Paris
como conjunto en residencia para dictar clases magistrales, conferencias y
conciertos. Actualmente preside la red de Investigacion y Creacion de
America RICMA cuyo objetivo es la reutilizacion del patrimonio musical de
America en la creacion musical contemporanea.

Como flautista se produce principalmente en agrupaciones de camara y
solista, tanto de repertorio clasico como contemporaneo, suscitando la
creacion de numerosas obras de compositores chilenos y latinoamericanos.

DISCOGRAFIA

* Resonancias, obras de compositores chilenos para flauta y piano, CD;
DIPUC- FONDART,1998.
* Fejele, para flauta y percusion de Guillermo Rifo, CD; Musica chilena del
SigloXX Volumen IV, ANC - FONDART, 1999
* Golpes, para flauta en sol de Jorge Springinsfeld, CD; Musica chilena del
Siglo XX Volumen IV, ANC - FONDART, 1999
* ALF, para flauta en do de Boris Alvarado, CD; "Boris Alvarado compositor"
* ANTARA, nuevas musicas de America, CD; DIPUC - FONDART, 2000
GRABACIONES
* CD Resonancias, obras de compositores chilenos para flauta y piano, Dipuc
- FONDART, 1998;
* CD Musica chilena del Siglo XX Volumen IV: "Fejele", para flauta y
percusion de Guillermo Rifo, ANC- FONDART, 1999;
* CD Musica chilena del Siglo XX Volumen IV: "Golpes", para flauta en sol de
Jorge Springinsfeld, ANC - FONDART, 1999;
* CD Boris Alvarad,o compositor: "ALF", para flauta en do,
* CD ANTARA, nuevas musicas de America, DIPUC - FONDART, 2000. ALEJANDRO 


IGLESIAS ROSSI es Presidente del Consejo Argentino de la Musica (CIM-UNESCO)
y Director del Instituto de Etnomusicologia y Creacion en Artes
Tradicionales y de Vanguardia ¨Isabel Aretz¨ de la Universidad Nacional de
Tres de Febrero (UNTREF), Argentina. Es docente en la Licenciatura en Artes
Electronicas de la UNTREF.

Dirige el Ensamble Fronteras del Silencio y la Orquesta de Instrumentos
Autoctonos y Nuevas Tecnologias de la UNTREF. Sus obras han sido
interpretadas alrededor del mundo en las grandes Salas de concierto (tales
como el Carnegie Hall, el Centro Georges Pompidou, la Opera de Oslo, el
Lincoln Center, el Teatro Colon, la Filarmonica de Varsovia, el
Concertgebouw de Amsterdam, el Queen Elizabeth Hall de Londres, el Centro
Reina Sofia de Madrid, entre otras), asi como en Radios y Televisiones (BBC,
NHK de Tokio, Television Nacional de Polonia, New Zealand Radio, Radio-TV
Slovenia, Radio Suisse Romande, Korean Broadcasting Corporation, Radio
Nacional de Espana, Hong Kong Radio-TV, Australian Broadcasting Corporation,
entre otras) y Festivales de Musica Clasica contemporanea (Berlin Biennale,
Festival de Darmstadt, Festival d'Orleans, Steirischer Herbst, Spaziomusica,
Aspekte Salzburg, Festival International de Montpellier, Forum Neue Musik
Luzern, Foro de Musica Nueva de Mexico, Musica Scienzia, Festival de La
Habana, etc). 

Recibio el Premio de la Tribuna Internacional de Compositores de la UNESCO
(Paris 85) por su obra Ritos Ancestrales de una Cultura Olvidada (sobre
antiguos textos Quechuas) y el de la Tribuna Internacional de Musica
Electroacustica de la UNESCO (Amsterdam 96) por su obra Angelus.

Asimismo, recibio el Premio BMI para Jovenes Compositores (Estados Unidos
83), el Premio Kazimierz Serocki (Polonia 84), el Premio Tribuna Nacional de
Compositores (Argentina 85 y 96), el Premio Musikprotokoll (Austria 86), el
Premio Municipal de la Ciudad de Buenos Aires (Buenos Aires 91), el WDR
Forum Jungen Komponisten (Alemania 92), el Premio del Pittsburgh New Music
Festival (Estados Unidos 92), entre otras distinciones. Ha recibido encargos
del Ministerio de la Cultura de Francia, del Festival de Otono de Varsovia,
del Juilliard New Music Ensemble, del Festival Presences de Radio France,
del Trio a Cordes de Paris, del Ensamble L´Itineraire, etc.

Ha sido jurado del Premio de Honor de la Musica de la UNESCO (Paris 91) y de
los Dias Mundiales de la Musica-World Music Days (Varsovia 92). Ha ensenado
en diferentes paises del mundo, entre los cuales: Canada, Nueva Zelandia,
Jordania, Bolivia, Estados Unidos, Cuba, Francia, Polonia y Colombia.
Recibio sus Diplomas en Composicion en el Boston Conservatory of Music y en
la Ecole National de Musique de Pantin y en Musica Electroacustica en el
Conservatoire National Superieur de Musique de Paris.

COMENTARIOS EN LA PRENSA INTERNACIONAL:

"Alejandro Iglesias Rossi posee un sentido impresionante del gesto musical."
Diario Le Monde (Francia) 8-11-87

"Por primera vez en Munich hemos escuchado Ritos Ancestrales, ritual magico
de resonancia mundial, que es al mismo tiempo una composicion de un sublime
grado de musicalidad."
Diario Passauer Neue Press (Alemania) 27-2-89

"Ascension (Las Tierras Nuevas) envuelve al auditor en una atmosfera de
sacralidad a traves de esferas impregnadas de misterio, con una poetica
conmovedora, la cual, sin la sombra de uma duda, viene del corazon y del
alma de su compositor".
Difussion Magazine of the United Kingdom Sonic Art Network - Electroacoustic
Society 1990

"La tension que se desplegaba en la Filarmonica de Varsovia de la
interpretacion de la obra Ritos Ancestrales, inmovilizo a la audiencia
durante la totalidad de la obra."
Prisma Musical Magazine (Alemania) Primer Semestre de 1984

"Por largo tiempo permanecera en nosotros 'Canto Viejo', homenaje a la
musica ritual y a la magia de las antiguas comunidades Incas."
Diario La Tribune de Geneve (Suiza) 31-7-92

"Ascension, del argentino Alejandro Iglesias-Rossi, es una pieza sobria y
poderosa, de cualidades epicas".
Diario La Jornada (Mexico) 21-6-03.

"Ritos Ancestrales es una partitura magnifica. Integra con sabiduria los
elementos de la musica contemporanea con el espiritu ancestral de
Latinoamerica."
Revista Musical Pauta Numero 19-1986 (Mexico)

"Un fascinante descubrimiento fue el joven Alejandro iglesias Rossi, quien,
a traves de la union de tecnicas modernas y asociaciones "arqueologicas",
construye una fantasticamente sugestiva atmosfera visionaria de America del
Sur."
Diario Politiken (Dinamarca) 11-11-92

"Por medio de movimientos calmos y de silencios plenos de tension Iglesias
Rossi, construye brillantemente una atmosfera meditativa, contrastada por
explosiones de violencia contenida."
Diario De Volkskrant (Holanda) 20-10-85

" El lenguaje de Iglesias Rossi esta hecho de un sabio entramado de tecnicas
de vanguardia y de elementos etnicos de la cultura evocada."
Diario Zycie Warszawy (Varsovia, Polonia)1-10-84

"Estrenada en 1984, Ritos Ancestrales promueve el interes no solo por el
cumulo de premios que recibio en su momento. La soprano (magistral
interpretacion de Susana Caligaris) inicia la invocacion a Wiracocha
golpeando una campana y diciendo su oracion que luego pasa el grito hasta
que, de un modo natural, cuando la desesperacion nubla las palabras, la voz
"desemboca" en el canto lirico y en la primera explosion de la percusion.
Iglesias Rossi le devuelve la voz y la sublima en el canto de una de tantas
culturas olvidadas, de un modo unico y personal."
Diario La Nacion (Argentina) 18-6-04

" El muy sugestivo monologo de Manchay Puitu de Alejandro Iglesias Rossi fue
el climax del concierto."
Revista Ruch Muzyczna, Numero 23-1987(Polonia)

"El Festival "Presences" 2004 de Radio France inspiro la consternacion, ya
que los compositores actuales parecen ser incapaces de renovarse, palidos
imitadores sin imaginacion. Sin embargo, felizmente, hemos escuchado
excepciones, sobre todo Condor Rojo del argentino Alejandro iglesias Rossi,
que explota todas las capacidades del piano."
Diario La Croix (Francia) 17-2-04

"Del Festival de Radio France 2004 recordaremos en particular Condor Rojo,
una breve pieza del argentino Alejandro Iglesias-Rossi, quien, sin utilizar
las teclas del piano logra transformarlo em cymbalum, en koto, pero sobre
todo en un vasto abismo donde los sonidos se arremolinan inquietos, como
gritos de llamada a fuerzas tutelares de una energia sorprendente."

Sitio musical frances www.anaclase.com 
"Angelus es la obra mas larga del CD de ELECTROSHOCK. Seria imposible
analizarla en su totalidad... la obra es una gema."
Internet Gamma-Shop www.gamma-shop.com 


CONTATOS

Prof. Jose Roberto Zan zan em iar.unicamp.br (19) 3289-1510 IA-UNICAMP
Prof. Jose Augusto Mannis jamannis em uol.com.br  (19) 9133-9104 IA-UNICAMP
Cida Godoy ceprod em iar.unicamp.br (19) 3788-6573 / 3788-7368
CEPROD-IA-UNICAMP
Sissa Stucchi sissa em unicamp.br  (19) 3788-6573 / 3788-7368 CDMC-Unicamp












********************************************
********************************************




2 - 	P  A  I  S  A  G  E  M - apresenta: RAFAEL DIAZ (CHILE) - La Otra
Orilla (domingo, 07/Mai, 21:00hs - Radio USP FM, SP)
http://www.usp.br/radiousp 




******************************************** 









De: JAMannis UNICAMP [mailto: ja.mannis em uol.com.br ] 
Enviada em: domingo, 9 de abril de 2006 22:06
Assunto: Para FWD CDMC - PAISAGEM de MAIO




radio usp fm   e   cdmc unicamp


apresentam


P  A  I  S  A  G  E  M


domingo - 07/Mai/2006 - 21:00hs 




RAFAEL DIAZ (CHILE) - LA OTRA ORILLA




PAISAGEM leva a publico obras do acervo do CDMC da Unicamp e destaca neste
programa o compositor chileno RAFAEL DIAZ no album La otra orilla, producao
independente 2004-2005.

RAFAEL DIAZ licenciou-se em Musica e Composicao na Universidade do Chile em
1986 e 1994. Fez Mestrado em Composicao na Universidade Catolica da America
em Washington e seguiu estudos de composicao na Pensilvania com George
Crumb. Especializou-se em Musica para Cena na Accademia Musicale Chigiana de
Siena, na Italia. Atualmente e professor de composicao e contraponto no
Instituto de Musica da Pontificia Universidade Catolica do Chile.  

obras apresentadas:


...Fatima...
Nicolas Faunes (flauta), Cristian Gonzalez (violino), Eloisa Leiva (viola),
Angela Acuna (violoncelo), Fernando Julio (contrabaixo).

...El libro de horas...
Texto: Rainer Maria Rilke e Rafael Diaz.
Carmen Troncoso (flautas-doce), Gina Allende (viola da gamba), Mauricio
Valdebenito (violao), Yani Escobar (Narradora), Edmundo Benitos (Narrador) 

...Huasquina...
Ensemble Antara de instrumentos tradicionais americanos da Universidade
Catolica do Chile: Alejandro Lavanderos, Carolina La Carrera, Fernando
Figueroa, Nicolas Faunes, Diego Villela (flautas, tarkas e bajon cromatico)

...Kyrie...
Texto: Jorge Teillier, Pascual Cona (em transcricao de Padre Ernesto de
Moesbach)
Gabriela Nunez (soprano), Debora Millan (contralto), Bernardo Zamora
(tenor), Alejandro Inzunza (baritono e narrador), Felipe Hidalgo (violino),
Claudio Gutierrez (viola), Alejandro Tagle (violoncelo), Santiago Espinoza
(contrabaixo). 

...Rogativa...
Felipe Hidalgo, Marcelo Becerra (violinos), Natalia Hidalgo (viola), Angela
Acuna (violoncelo).

...La otra orilla...
Textos: Pablo Neruda
Pamela Flores (soprano), Nicolas Faunes (flauta), Cristan Gonzalez
(violino), Eloisa Leiva(viola), Angela Acuna (violoncelo), Fernando Julio
(contrabaixo).

...Luciernagas...
Ruben Gonzalez (violao)





paisagem
programas realizados pela radio usp fm em colaboracao com o cdmc-unicamp
selecao musical, apresentacao, roteiro, edicao e montagem: j. a. mannis
centro de documentacao de musica contemporanea - cdmc unicamp
(19) 3788-6506 
jamannis em unicamp.br  
http://www.unicamp.br/cdmc/ 
 
radio usp fm  - 93,7 MHz  - http://www.usp.br/radiousp/  (ao vivo)











********************************************
********************************************




3 - 	7o. CONCURSO INTERNACIONAL DE COMPOSICAO ELECTROACUSTICA MUSICA VIVA
2006 (30/Jun/2006 - PORTUGAL)




******************************************** 








De: Miso Music Portugal [mailto: misomusic em misomusic.com ] 
Enviada em: sexta-feira, 5 de maio de 2006 11:41
Assunto: 7o. CONCURSO INTERNACIONAL DE COMPOSICAO ELECTROACUSTICA MUSICA
VIVA 2006



7o. CONCURSO INTERNACIONAL DE COMPOSICAO ELECTROACUSTICA MUSICA VIVA 2006



REGULAMENTO

1 - As obras concorrentes deverao ser obras electroacusticas sobre suporte,
compostas em estudio, difundidas por altifalantes em concerto sem
intervencao de fontes sonoras ao vivo. Podem incluir ate um maximo de oito
canais e deverao ter uma duracao compreendida entre cinco e quinze minutos.
Poderao participar compositores portugueses na categoria nacional e
compositores de qualquer nacionalidade na categoria internacional, com idade
nao superior a 35 anos em 31/12/2005. Os compositores portugueses sao
automaticamente candidatos apenas com uma obra a concurso as duas categorias
(nacional e internacional); podendo vir a cumular o premio em ambas as
categorias.

Cada concorrente podera participar com apenas uma obra, nao editada
comercialmente, nem premiada em qualquer concurso nacional ou internacional.
Um compositor premiado no Concurso de Composicao Electroacustica Musica Viva
nao podera apresentar uma obra a concurso nos dois anos seguintes.

2 - As obras concorrentes deverao ser enviadas em triplicado, em versao
estereo (suporte: CD ou DAT), para alem de um exemplar da versao original
multicanais no caso das obras com mais de dois canais (neste caso o suporte
podera ser ADAT, ou CD-R com os ficheiros audio correspondentes a cada um
dos canais em formato SDII, AIFF ou WAV).

3 - As obras concorrentes, unicamente identificaveis, sob pena de
afastamento do concurso, pelos proprios titulos, deverao ser enviadas em
triplicado ate 30 de Junho de 2006 (registadas, fazendo fe o carimbo dos
CTT). Aos exemplares de cada composicao devera ser anexado um sobrescrito
fechado, apenas com a indicacao do titulo da composicao, o qual contenha os
elementos indispensaveis a identificacao do autor, uma copia do bilhete de
identidade ou do passaporte, assim como o contacto do mesmo; solicita-se
tambem um breve curriculum, uma breve descricao da obra e uma fotografia do
compositor. Os materiais das obras a concurso ficarao em arquivo na Miso
Music Portugal.

As obras deverao ser enviadas para: Concurso de Composicao Electroacustica
2006 - Miso Music Portugal - Rua do Douro 92, Rebelva, 2775-318 Parede,
Portugal.

4 - Premios: o juri podera seleccionar ate 3 obras numa categoria geral que
inclui todas as nacionalidades, e uma obra numa categoria nacional (apenas
para compositores portugueses).

As obras seleccionadas serao apresentadas no ambito do Festival Musica Viva
2006, num concerto pela Orquestra de Altifalantes, e serao editadas
posteriormente em CD pela Miso Records, no caso dos autores das obras
seleccionadas estarem de acordo com as condicoes oferecidas pela editora.

5 - O Juri internacional constituido por cinco membros, tornara publica a
sua decisao durante oFestival Musica Viva 2006.

6 - O Juri podera admitir que nenhuma das obras concorrentes merece ser
seleccionada. Das decisoes do Juri nao havera recurso.

7 - A participacao no Concurso implica a aceitacao de todos os artigos do
presente regulamento.

8 - Cabera a Miso Music Portugal esclarecer quaisquer duvidas que a
interpretacao deste regulamento eventualmente suscite.


Duvidas ou informacoes suplementares:
tel:+351.21.4575068 fax:+351.21.4587256 concurso em misomusic.com 
http://www.misomusic.com/port/cria/concomp/2006.html 


MISO MUSIC PORTUGAL
Membro da International Association of Music Information Centres
Seccao Portuguesa da International Society for Contemporary Music
Seccao Portuguesa da Confederation Internationale de Musique
Electroacoustique
Membro da International Computer Music Association
Membro da European Conference of Promotors of New Music

Estrutura financiada pelo Ministerio da Cultura / Instituto das Artes

http://www.misomusic.com 
mailto:misomusic em misomusic.com 
Rua do Douro 92 - Rebelva
2775-318
PAREDE
PORTUGAL
Phone:+ 351-21.4575068
Fax: + 351-21.4587256





7TH MUSICA VIVA ELECTROACOUSTIC COMPOSITION COMPETITION


RULES


In order to encourage the creation of electro-acoustic music, Miso Music
Portugal, the Portuguese section of the ISCM (International Society of
Contemporary Music) and the Portuguese Federation of the CIME (Confederation
Internationale de Musique Electroacoustique), is organising, as part of the
International Festival of Electro-acoustic Music - MUSICA VIVA, the 7th
Musica Viva Electro-acoustic Composition Competition 2006.

This competition is sponsored by the Ministry of Culture/Instituto das Artes

1 - The works submitted shall be recorded electro-acoustic pieces, composed
in studio, projected by loudspeakers in concert with the intervention of no
live sound sources. They may include a maximum of eight channels and should
have a duration of between five and fifteen minutes. The competition is open
to composers of any nationality, aged no more than 35 years on 31/12/2005,
each of whom may submit only one work, which must not have been commercially
published or awarded a prize in any national or international competition.
Any prize winner composer will not be allowed to submit a work on the two
years following the year of the prize award.

2 - The entries shall be sent in triplicate, in stereo version (on CD or
DAT), as well as a copy of the original multichannel version in the case of
works with more than two channels (in this case the works shall submitted in
ADAT, or CD-R with the audio files corresponding to each of the channels in
SDII, AIFF or WAV format).

3 - The works entered shall be identified only by their titles, on pain of
disqualification, and shall be sent in triplicate by 30 June 2006 (by
registered mail, the date being determined by the post mark) to: Musica Viva
Electro-acoustic Composition Competition - Miso Music Portugal - Rua do
Douro 92 Rebelva 2775-318 Parede Portugal.

Entrants shall attach to each copy of their composition a closed envelope,
bearing only the title of the composition, and containing the details
required to identify the composer with a proof of nationality and age,
together with contact information. Please also send a short CV, a brief
description of the work and photograph of the composer. The materials
submitted as entries to the competition shall kept in the archives of Miso
Music Portugal.

4 - Prizes: the judges may select up to 3 works which will be presented
during Festival Musica Viva 2006 at a concert given by the Loudspeaker
Orchestra, and which will then be released on CD by Miso Records, provided
the composers of the works selected agree with the terms offered by the
record company.

5 - The judges will announce its decision at the Musica Viva Festival 2006.

6 - The judges may decide that none of the works submitted merit selection.
The judges' decision shall be final.

7 - Submission of an entry to the competition implies acceptance of all the
provisions of these regulations.

8 - Any questions which may arise as to the interpretation of these
regulations shall be clarified by Miso Music Portugal.

Other information:
tel:+351.21.4575068 fax:+351.21.4587256
concurso em misomusic.com 
http://www.misomusic.com/ingl/crea/comcomp/2006.html 


MISO MUSIC PORTUGAL
Member of the International Association of Music Information Centres
Portuguese Section of the International Society for Contemporary Music
Portuguese Section of the International Confederation of Electroacoustic
Music
Associate Member of the European Conference of Promotors of New Music
Member of the International Computer Music Association
Funded by: Ministerio da Cultura/Instituto das Artes


http://www.misomusic.com 
http://www.mic.pt 
Address: Rua do Douro 92 - Rebelva
Zip Code: 2775-318
City: PAREDE
Country: PORTUGAL
Phone:+ 351-214575068
Fax: + 351-214587256

















********************************************
********************************************




4 - 	CONCOURS INTERNATIONAL DE HAUTBOIS (10-11/Mar/2007 - Ville d'Avray,
FRANCA)




******************************************** 








De: Jean-Louis Petit [mailto: jlpetit em club-internet.fr ] 
Enviada em: quinta-feira, 4 de maio de 2006 03:49
Assunto: concours international de hautbois




CONCOURS INTERNATIONAL DE HAUTBOIS


PARIS/VILLE D'AVRAY - 10 - 11 MARS 2007



PROGRAMME



ELIMINATOIRE :

1/ Giovanni Benedetto PLATTI : Sonate en do mineur (Editions
H.Hofen-Amsterdam)
2/ Francois DEVIENNE : Sonate (Editions Egge Verlag-D.56072 Koblenz)
3/ Maurice OHANA : Sarc (Editions Billaudot)
4/ Gilbert AMY : Jeux (hautbois seul, maximum 4') (Editions Universal
UE14988)


FINALE :


1/ Jean-Louis PETIT : Sonatine pour hautbois (Editions Armiane)
2/ PROVER : 3eme Sonate (Editions IMD-Arpege)
3/ Richard STRAUSS: Concerto (1er mouvement) (Editions Boosey)


Il est possible de se procurer la totalite des morceaux a : Editions ARMIANE
12 rue d'Anjou, F-78000 Versailles
e-mail : armiane em online.fr 
tel : 01 39 49 00 19 


JURY :

Jacques VANVEVILLE, David WALTER, Laszlo HADADY, Jean-Marie COTTET,
Jean-Louis PETIT

REGLEMENT

1/ Le concours est ouvert aux hautboistes de toute nationalite, sans limite
d'age.
2/ Les eliminatoires ont lieu le S.10 mars 2007. La finale a lieu le D.11
mars 2007 a 17 h. en concert public.
3/ Le droit d'inscription est de 50 euros
4/ Les horaires de passage pour les eliminatoires seront communiques aux
candidats apres le tirage au sort effectue le 1 mars 2007, date limite
d'inscription. Les candidats qui n'auront pas confirme leur participation a
cette date ne pourront pas
concourir.
5/ Les decisions du jury sont sans appel.

BULLETIN D'INSCRIPTION


nom et prenom. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . nationalite. .
. . . . . . . . . . . . . . . . 
adresse . . . . . . . . . . . . . . . . . . . ville . . . . . . . . . . .
.pays . . . . . . . . .
telephone . . . . . . . . . . . . . . . . . . fax . . . . . . . . . . .
.e-mail . . . . . . . . .

Je m'inscris au concours international de hautbois de Paris - Ville d'Avray
et declare avoir 
pris connaissance du reglement.

Je joins un cheque de 50 euros libelle au nom de Festival de Musique
Francaise.
date signature a l'ordre de :

FESTIVAL DE MUSIQUE FRANCAISE
34 Avenue Bugeaud
F-75116 PARIS
tel.33.1.56.28.14.57
e-mail : jlpetit em jeanlouispetit.com 


(lieu du concours : Chateau, 10 rue de Marnes, 92410 Ville d'Avray.)
liste des prix

premier prix : 1500 euros / deuxieme prix : 800 euros / troisieme prix : 500
euros / Un recital a l'Association des Concerts de Ville d'Avray. 

Avec l'aide de la SACEM, de la SPEDIDAM, du Conseil General des Hauts de
Seine, President Nicolas SARKOZY, de l'Association des Concerts de Ville
d'Avray, de la Commune de Ville d'Avray Senateur-Maire Denis Badre, des
Editions ARMIANE-Versailles, EGGE Verlag-Koblenz

coproduction Festival de Musique Francaise, Association des Concerts de
Ville d'Avray, ENMD.VA

http://int.comp.paris.va.free.fr/index.html 










********************************************
********************************************




5 - 	CONCERTO : TADEU DUARTE (piano). Obras de OILIAM LANNA, GILBERTO
MENDES, RAUL DO VALLE (07/Mai, 11 :00hs - Belo Horizonte, MG, BRASIL)




******************************************** 









De: Fundacao de Educacao Artistica [mailto: fea em gold.com.br ] 
Enviada em: quarta-feira, 3 de maio de 2006 11:04
Para: Adriana Botelho Campos
Assunto: Manhas Musicais 07/05




MANHAS MUSICAIS apresenta,


TADEU DUARTE (PIANO)




Tadeu Duarte nasceu em Belo Horizonte - Minas Gerais onde iniciou seus
estudos de piano com a Professora Maria Clara Paes Leme. Em 1985 completou
os seus estudos musicais sob a orientacao da Professora Magdala Costa
obtendo o diploma de bacharelado em piano da Escola de Musica da
Universidade Federal de Minas Gerais. Atraves de uma bolsa de estudos cursou
entre 1986 e 1991 o Conservatorio de Maastricht - Holanda com o Professor
Frederic Meinders obtendo os diplomas de Professor  (1988), Solista (1989) e
de Musica de Camara (1991). Estudou em Paris com Vlado Perlemuter.

Em 2001 lancou seu CD solo "Ontem" com obras de Villa-Lobos, Fernandez e
Mignone que foi apresentado em 21 recitais pelo Brasil, Europa e Estados
Unidos.

Em 2005 gravou o CD "Hoje" com obras de Ronaldo Miranda, Almeida Prado, Raul
do Valle, Edino Krieger, Mario Ficarelli, Gilberto Mendes, Oiliam Lanna e
Damiano Cozzella.



PROGRAMA

OILIAM LANNA- 4 Momentos

JOHANNES BRAHMS - 3 Intermezzi op. 117 

GILBERTO MENDES - Viva Villa!

RAUL DO VALLE -  Triptico : I. Flutuacoes, II. Reticencias, III.
Ambiguidades
 
ALEXANDER SKRYABIN - Sonate-Fantasie no. 2


Data e horario: Domingo - 07/05/06 as 11:00 horas.
Ingressos: R$5 (meia entrada para todas as categorias). 
Venda: Sabado de 8 as 12 horas na secretaria da FEA. Na bilheteria, Domingo
a partir das 10 horas.

Local: Sala de Musica Sergio Magnani
Endereco: R. Goncalves Dias, 320 - Funcionarios - BH - MG
Informacoes: (31)3226.6866










********************************************
********************************************




6 - 	SHOW : EGBERTO GISMONTI, ALEXANDRE GISMONTI e QUATERNAGLIA (06/Mai,
20 :30hs - Sao Paulo, SP)




******************************************** 








De: [mailto:anppom-l-bounces em iar.unicamp.br] Em nome de Jos e Luiz Martinez
Enviada em: quarta-feira, 3 de maio de 2006 00:36
Assunto: [ANPPOM-L] Egberto Gismonti e Quaternaglia




Show de Egberto Gismonti com a participacao do Quaternaglia no proximo
sabado (6/5) no Auditorio Ibirapuera. No programa o quarteto apresentara
pecas latino-americanas de Bellinati, Ginastera, Brouwer e Gismonti,
incluindo algumas pecas que estao em nosso recem lancado DVD. O quarteto
tocara 15 a 20 minutos sozinho e mais 15 a 20 com o Egberto.



EGBERTO GISMONTI, ALEXANDRE GISMONTI E QUATERNAGLIA

Sabado 6 de maio de 2006  20h30
AUDITORIO IBIRAPUERA
Endereco: Av. Pedro Alvares Cabral, s/no. - Portao 2 do Parque do
Ibirapuera.
Precos: R$30,00 e R$15,00

Horarios da bilheteria do Auditorio Ibirapuera:
Terca a Quinta: das 9h as 18h
Sexta e Sabado: das 9h as 21h
Domingo: das 9h as 18h

Ingresso em casa e pontos de venda:
Sistema Ticketmaster, pelo site www.ticketmaster.com.br  ou 11 6846-6000
Formas de Pagamento: Visa, Amex e Mastercard, todos os cartoes de debito e
dinheiro. Nao se aceitam cheques.
E recomendavel retirar ingressos com um dia de antecedencia.

Meia Entrada: 
Estudantes: apresentar na entrada Carteira de Identidade Estudantil de 2005.
Professores da Rede Estadual, Aposentados e Idosos acima de 60 anos:
apresentar RG e comprovante.
Menores de 12 anos, acompanhados pelos pais, tem direito a 50% de desconto
do valor da inteira, quando Censura Livre.

Estacionamento do Parque do Ibirapuera, entrada pelo Portao 3 do Parque.
Metro Brigadeiro. Onibus 775C Metro Ana Rosa-Portao 10.














********************************************
********************************************




7 - 	CONFERENCIA-PERFORMATICA : A Natureza Pervertida. Execucao de Obra
de VILLA-LOBOS (05/Mai, 20 :00hs - Campinas, SP, BRASIL)




******************************************** 









De: Henrique Lian [mailto: rosalian em uol.com.br ] 
Enviada em: terca-feira, 2 de maio de 2006 22:53
Assunto: PICASSO E VILLA-LOBOS NA CPFL 



Nnsta sexta-feira acontece a terceira conferencia-performatica do modulo
Homologias, do qual sou curador, no Espaco Cultural CPFL. Nesse encontro
trataremos do CUBISMO, nao apenas nas artes plasticas mas tambem aplicando
seus conceitos a literatura e a musica. 

Alem da conferencia, ilustrada com projecoes, havera uma performance
teatral, a partir de uma palestra que Villa-Lobos proferiu em Paris, e a
execucao musical do seu Choros no.7 com a minha regencia.




A NATUREZA PERVERTIDA 
Conferencia-performatica 
Sexta-feira, 05 de maio, as 20 horas.  
Entrada Franca 

Auditorio Umuarama 
Espaco Cultural CPFL 
Rua Jorge Figueiredo Correa, 1632  
Chacara Primavera    Campinas-S`P
Telefone: (19) 3756-8000
Mapa do local no site: www.cpflcultura.com.br 






********************************************
********************************************




8 - 	CONCERTO DE ABERTURA DO PRELUDIO 21 (Alexandre Schubert, Caio Senna,
Heber Schuenemann, J. Orlando Alves, Marcos Lucas, Neder Nassaro e Sergio
Roberto de Oliveira). Obras dos Compositores do Grupo (07/Mai, 11 :00hs -
Rio de Janeiro, RJ)




******************************************** 











De: Sergio Roberto de Oliveira [mailto: sergio em sergiodeoliveira.com ] 
Enviada em: terca-feira, 2 de maio de 2006 09:26
Assunto: Preludio 21 no Theatro Municipal do Rio de Janeiro


No proximo domingo, as 11h, o grupo de compositores Preludio 21 abre sua
temporada 2006. O concerto de abertura sera em grande estilo, no Theatro
Municipal do Rio de Janeiro, com ingressos a R$1.

No programa, obras para flauta, soprano, violao e marimba dos compositores
do grupo. Os interpretes serao Maria Carolina Cavalcanti (flauta), Laila
Osem (soprano), Ivan Paparguerius (violao) e Rodrigo Foti.

O Preludio 21 e: Alexandre Schubert, Caio Senna, Heber Schuenemann, J.
Orlando Alves, Marcos Lucas*, Neder Nassaro e Sergio Roberto de Oliveira.

* Por ter entrado muito recentemente no Preludio 21, Marcos Lucas ainda nao
tera nenhuma obra apresentada nesse concerto.
 
 
CONCERTO DE ABERTURA DO PRELUDIO 21

COMPOSITORES DO PRESENTE

THEATRO MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO

DIA 07 DE MAIO DE 2006, DOMINGO, 11H

R$1











********************************************
********************************************




9 - 	RECITAIS : ALVARO HENRIQUE, Obra Integral para Violao de Villa-Lobos
(Mai/2006 - Goiania, GO; Brasilia, DF; Sao Paulo, SP)




******************************************** 









De: Alvaro Henrique [mailto: alvaroguitar em gmail.com ] 
Enviada em: sabado, 29 de abril de 2006 18:20
Assunto: Agenda Alvaro Henrique - maio



RECITAIS DE ALVARO HENRIQUE EM MAIO



Goiania
20o. Encontro de Violonistas Goianos 
Sabado, dia 06 de maio, 20 h. (concerto, com masterclass no dia seguinte)
Entrada Franca
Maiores informacoes: http://www.violaoeviolonistasgoianos.mus.br/  

Brasilia
3o. Encontro da BRAVIO
Sabado, 13 de maio, 20h. (com masterclass no mesmo dia as 15h.)
Auditorio do SESC 504 Sul
R$ 16 (inteira) e R$ 8 (meia)
Maiores informacoes: www.bravio.blogspot.com 
 
Sao Paulo
Projeto Primeiro Concerto
Terca, 23 de maio, 20:30h (com masterclass no dia anterior)
Sala Musicalis
R$ 15 (inteira)
Maiores informacoes: http://www.primeiroconcerto.blogspot.com/ 

Programa:
Obra Integral para Violao de Heitor Villa-Lobos

12 Estudos
Suite Popular Brasileira (Mazurka-Choro, Schotisch-Choro, Valsa-Choro,
Gavotta-Choro, Chorinho)
5 Preludios 
Choros no. 1
 
Alvaro Henrique, violonista brasiliense, comecou a se apresentar aos 14
anos. Em sua carreira se apresentou em cerca de 20 cidades brasileiras, na
Inglaterra e na Grecia, incluindo concertos com a Orquestra do Departamento
de Musica da UnB. E Bacharel em Violao pela USP. 
 
Foi premiado com uma bolsa de estudos para participar do 7th International
Guitar Festival na Bath Spa University College, Inglaterra. Tambem foi
premiado nos principais concursos de violao do Brasil, o Concurso de Violao
Souza Lima, o Concurso Nacional de Violao Musicalis e o Concurso de Violao
Dilermando Reis, alem do premio Nascente, organizado pela Editora Abril e
pela USP, dado aos novos talentos das artes, musica, teatro, danca,
literatura e design. 
 
O recital com a Obra Completa para Violao de Heitor Villa-Lobos mostra toda
a genialidade do maior compositor brasileiro. Essa parte da obra de
Villa-Lobos e das que mais integra o erudito e o popular, como podemos ouvir
no ritmo de berimbau usado no Preludio 2, na melodia indigena do Preludio 4,
na cancao de ninar do Estudo 5, e principalmente no Choro no. 1 e na Suite
Popular Brasileira.










********************************************
********************************************




10 - 	INAUGURACAO : ESPACO Pe. JOSE PENALVA (14/Mai, 19 :00hs - Curitiba,
PR, BRASIL)



******************************************** 









From: Elisabeth Prosser < bettyprosser em gmail.com >
Date: May 4, 2006 4:20 PM 
Subject: Convite inauguracao acervo e lancamento livro Penalva



INAUGURACAO DO ESPACO PE. JOSE PENALVA, NA SALA DE MEMORIA DO STUDIUM
THEOLOGICUM

14 de maio de 2006-05-05

Curitiba/PR


19h - Missa Solene
com a participacao do Madrigal Vocale, regencia de Bruno Spadoni, e do
Collegium Cantorum, regencia de Helma Haller

20h - Inauguracao do Espaco Pe. Jose Penalva
com o lancamento do livro Jose Penalva: com a batina e a batuta, de
Elisabeth Seraphim Prosser e Silvana Bojanoski 



Jose Penalva (1924-2002) foi um grande compositor, regente, musicologo,
escritor e professor campineiro-curitibano - uma das mais emblematicas e
importantes figuras da historia da musica brasileira de vanguarda da segunda
metade do seculo XX, alem de grande teologo. O Espaco Pe. Jose Penalva
abrigara a obra musical e teologica do compositor, bem como seus livros,
gravacoes, fotografias, objetos pessoais e outros pertences, tudo
organizado, catalogado e acondicionado conforme normas museologicas.


Elisabeth Prosser









********************************************
********************************************




11 - 	2o. ENCONTRO DE ESTUDOS DA PALAVRA CANTADA (16-19/Mai - Rio de
Janeiro, RJ)




******************************************** 













De: Elizabeth [mailto: etravas em alternex.com.br ] 
Enviada em: sexta-feira, 28 de abril de 2006 19:01
Assunto: II Encontro de Estudos da Palavra Cantada


II ENCONTRO DE ESTUDOS DA PALAVRA CANTADA

Uma promocao conjunta do PACC - Programa Avancado de Cultura Contemporanea
da UFRJ e do Programa de Pos-graduacao em Musica da UNIRIO

16 a 19 de Maio no Forum de Ciencia e Cultura da UFRJ.

Rio de Janeiro,RJ



O II Encontro de Estudos da Palavra Cantada tem como objetivo central
promover a reflexao sobre o universo estetico e cultural relacionado a
palavra cantada a partir de abordagens que permitam apreender a interacao
entre suas dimensoes verbal, musical e vocoperformatica.

A conferencia de abertura, da Profa. Ruth Finnegan (Open University),
abordara as teorias da tripla constituicao da arte vocal. Autora de obras de
referencia sobre poesia oral e etnografia da pratica musical, Ruth Finnegan
dara o tom transdisciplinar desse II Encontro.

Os especialistas convidados apresentarao suas pesquisas sobre um amplo leque
de expressoes da palavra cantada, em varios cenarios sociais, discutindo
associacoes entre letra e melodia, teorias da voz e da performance,
problemas de analise da palavra cantada em suas vertentes populares e
eruditas. As palestras abordarao topicos diversos, tais como o canto em
lingua tonal, os repertorios indigenas, os generos tradicionais brasileiros
e a cancao que circula na midia contemporanea.

Mais informacoes sobre o evento e sobre os procedimentos de inscricao, bem
como a lista de palestrantes, podem ser encontradas no sitio do PACC:
http://www.pacc.ufrj.br http://www.pacc.ufrj.br/ 

onde se deve clicar AGENDA e em seguida o nome do evento ou entrar
diretamente em

http://www.pacc.ufrj.br/agenda_palavra.php 


Inscricoes:
Quem desejar formalizar sua participacao como ouvinte a fim de receber um
Certificado de comparecimento, deve faze-lo mediante preenchimento da ficha
de inscricao em anexo e pagamento de R$ 30,00 (trinta reais).O pagamento
deve ser efetuado mediante deposito no Banco Itau, Agencia 0532, Conta
corrente 28249-8.

A ficha de inscricao preenchida e o aviso de que o deposito foi efetuado
devem ser enviados por correio eletronico para o endereco de contato do
evento:

mailto:
palavracantada2 em pacc.forum.ufrj.br 

O comprovante de deposito deve ser enviado por fax para o telefone 
21-38735150 (a/c Rosangela).

Comissao organizadora:
Claudia Neiva de Matos (PACC-UFRJ / UFF)
Elizabeth Travassos (UNIRIO)
Fernanda Teixeira de Medeiros (UERJ)












********************************************
********************************************




12 - 	AUMENTO NOS VALORES DAS BOLSAS DE IC E PRODUTIVIDADE DO CNPQ




******************************************** 






De: [mailto:docentes-bounces em iar.unicamp.br] Em nome de Denilda Bortolleto
Enviada em: terca-feira, 2 de maio de 2006 08:47
Assunto: [Docentes] Aumento no valor das bolsas - CNPq


CNPQ - AUMENTO NOS VALORES DAS BOLSAS DE IC E PRODUTIVIDADE



O ministro da Ciencia e Tecnologia, Sergio Rezende, anunciou reajuste e
aumento nas varias modalidades de bolsas concedidas pelo Conselho. As bolsas
de Iniciacao Cientifica alcancarao 22 mil bolsistas em 2006 e seu valor sera
equiparado ao salario minimo, de R$ 350. Ja as bolsas de Produtividade em
Pesquisa, divididas em diversas categorias, chegarao a marca de 10 mil
bolsistas, e receberao um aumento medio de 10% em seus valores. Em 2005, o
CNPq concedeu 19 mil bolsas de Iniciacao Cientifica e nove mil de
Produtividade em Pesquisa. 










********************************************
********************************************




13 - 	European Association of Conservatoires (AEC) Launches
'Doremifasocrates' Website (http://www.doremifasocrates.org/) 




******************************************** 








De: aecinfo [mailto: aecinfo em aecinfo.org ] 
Enviada em: quarta-feira, 3 de maio de 2006 12:35
Assunto: AEC NEWSFLASH - 2 MAY 2006






AEC LAUNCHES 'DOREMIFASOCRATES' WEBSITE 


The AEC has launched a new extensive website entitled 'DoReMiFaSOCRATES'.
The development of this website has been supported by the European
Commission and aims at presenting customised information about the EU
educational programme SOCRATES and the new Lifelong Learning Programme
(2007-2013) to music students, teachers, international relation coordinators
and other interested parties. In addition to general information about
SOCRATES and other programmes, it contains an on-line database of more than
50 music projects that have taken place in the various chapters of SOCRATES
with short project descriptions and downloadable project products. An
extensive section has been dedicated to music students with frequently asked
questions (FAQs) in 3 languages, personal experiences of former exchange
students in 30 countries and a web log for students currently on exchange.
International Relations Coordinators will have access to message boards and
an advanced database that can be managed on-line with institutional
information relevant for exchanges, such as application deadlines and forms,
academic calendars, lists of teachers, etc. 

Please visit this exciting new website at

www.doremifasocrates.org 












********************************************
********************************************




14 - 	CONCERTO : The Americas Vocal Ensemble. Obras de Carlos CHAVEZ,
Gunhild GLASS, Carlos RAUSCH, Max LIFCHITZ (05/Mai, 20 :00hs - Nova Iorque,
EUA)




******************************************** 









De: North/South Concerts [mailto: ns.concerts em att.net ] 
Enviada em: segunda-feira, 1 de maio de 2006 23:46
Assunto: Celebrando el Cinco de Mayo (viernes a las 8 PM!)



CELEBRANDO EL CINCO DE MAYO

THE AMERICAS VOCAL ENSEMBLE


Nelly Vuksic, directora


FABIAN XIMENO    Ay Galeguinos

ANTONIO DE SALAZAR    Tarara y Digan 

MANUEL M PONCE    Alevantate

RODOLFO HALFFTER    Tres Epitafios 

MAX LIFCHITZ    Lagrimas de Mexico

CARLOS RAUSCH    Transformaciones Parafrasticas

GUNHILD GLASS    Es Verdad y Los Suspiros

CARLOS CHAVEZ    Fragmento


Viernes Mayo 5   a las  8 PM


Christ and St. Stephen's Church
(120 West 69th Street, Nueva York   -   Entre Broadway y Columbus)
Entrada Gratuita
http://www.northsouthmusic.org 

















********************************************
********************************************





15 - 	NOUVELLE BASE DE DONNEES EN MUSIQUE : IIMP (International Index to
Music Periodicals). http://iimpft.chadwyck.com/home




******************************************** 








 
From: "Melancon Christiane" < christiane.melancon em umontreal.ca >
Reply-To: cercledemusicologie em groupesyahoo.ca 
Subject: [cercledemusicologie] Nouvelle base de donnees en musique - Texte
integral
Date: Tue, 25 Apr 2006 17:11:59 -0400



NOUVELLE BASE DE DONNEES EN MUSIQUE


La bibliotheque de musique a obtenu un abonnement a IIMP (International
index to music periodicals) full text en ligne.

Cet abonnement nous permettra de consulter de nombreux articles en texte
integral pour toutes les facettes de la musique. Il faut cependant compter
quelques mois avant la numerisation des pages : vous trouverez donc
plusieurs articles recents affichant seulement (pour l'instant) une
description bibliographique. 

Pour contacter la base de donnees, vous pouvez consulter le Catalogue Atrium
et proceder avec une simple recherche par titre : IIMP

ou bien, vous brancher directement par le lien suivant :

http://iimpft.chadwyck.com/home 

Quelques titres de periodiques comprenant le texte integral :
 
* 19th Century Music
* Acoustic Guitar
* Annual Review of Jazz Studies
* Billboard
* Canadian Journal for Traditional Music
* Choral Journal
* Current Musicology
* Early Music
* Ethnomusicology
* Film History
* Galpin Society journal
* Guitar Player
* Journal of Popular Culture
* JAMS
* Music & Computers
* Music & Letters
* Music Theory Spectrum
* Musical Quarterly
* Musical Times
* Notes
* Opera Canada
* Opera Quarterly
* Perspectives of New Music
* Popular Music and Society
* ...
 
Je demeure a votre disposition si vous avez besoin d'aide.
Bonnes recherches !
 
Christiane Melancon
Bibliothecaire
Faculte de Musique
Universite de Montreal
courriel : christiane.melancon em umontreal.ca
Tel.: (514) 343-6111 poste 4701
 











********************************************
********************************************




16 - 	CURSO DE VERANO: Sonido y Sintesis, prof. JULIO D´ESCRIVAN
(12-16/Jul/2006 - Caracas, VENEZUELA)




******************************************** 








De: [mailto:compositoresvenezolanos em gruposyahoo.com] Em nome de
MaestriaMusica[USB]
Enviada em: sabado, 29 de abril de 2006 10:10
Assunto: [compvenz] Curso de Verano: Sonido y Sintesis



La coordinacion de la Maestria en Musica de la USB, FUnindes y el
Laboratorio Digital de Musica, anuncian la apertura del curso de musica
electronica

SONIDO Y SINTESIS

dictado por el prof. JULIO D´ESCRIVAN, PhD,

Senior Lecturer in Music Technology and Pathway Leader, Anglia Polytechnic
University, Cambridge, England

Contenido del Curso de Sonido y sintesis El curso de Sonido y Sintesis esta
disenado para extender el conocimiento del estudiante de tecnologia musical,
introduciendole a las posibilidades creativas que permite la sintesis por
computadora. All usar software de programacion de audio, el estudiante
aprende a aplicar conceptos basicos de acustica en situaciones de creacion
musical. Esta actividad se inscribe dentro del contexto mas global de lo que
ha sido la historia de la sintesis en el quehacer de la musica electronica.
En este curso, el estudiante desarrollara tecnicas que le permitiran disenar
sonido a partir de ondas basicas. Es un objetivo importante, tambien,
proveer al estudiante de una vision critica de la naturaleza del sonido
'musical' en oposicion a lo que podria denominarse 'ruido'. Durante el curso
se pone enfasis en el analisis auditivo del objeto sonoro y de las posibles
metodologias que pueden hacer factible su recreacion.. 

Instructor: Julio D´escrivan, PhD en musica electronica, 
Duracion: 30 horas, del miercoles 12 al domingo 16 de Julio, de 10 a 1 y de
2 a 5 pm (todos los dias).
Cupo limitado
Mas informacion: Coord- mu em usb.ve 
Responsable: Prof. Adina Izarra
Requisitos: ninguno
Admision, por orden de llegada. Anotarse en la lista a traves del correo
coord-mu em usb.ve 

Lugar: Sartenejas, Laboratorio por definirse
Costo Bs. 350.000,oo
(Estudiantes activos Maestria en Musica 2 unidades/credito)



Julio D´escrivan

Ph.D., The City University, London, England, 1991.
"Creative Intuition as a Compositional Strategy in Electroacoustic Music",
tutored by Dr. Simon Emmerson.

Graduate Diploma in Music, pass with Distinction, Cambridgeshire College of
Arts and Technology, now Anglia Polytechnic, Cambridge, England, 1985.

Licenciate of The Guildhall School of Music and Drama, Guitar Teaching,
London, 1984.









********************************************
********************************************





17 - 	PRIMER FESTIVAL DE JOVENES GUITARRISTAS EN LOS ALTOS MIRANDINOS
(05-28/Mai - San Antonio de los Altos, VENEZUELA)




******************************************** 









De: [mailto:compositoresvenezolanos em gruposyahoo.com] Em nome de Maria Luisa
Arencibia
Enviada em: quarta-feira, 3 de maio de 2006 19:35
Assunto: [compvenz] Festival de Jovenes Guitarristas en los altos mirandinos





PRIMER FESTIVAL DE JOVENES GUITARRISTAS EN LOS ALTOS MIRANDINOS

Escuela de Musica San Antonio de los Altos y el Maestro Douglas Esteves.




Este Festival le da oportunidad a jovenes guitarristas recien graduados o
por graduarse de presentar su talento y a su vez, la poblacion de los altos
mirandinos puede disfrutar de conciertos de las diferentes escuelas
guitarristicas del pais. 
Les envio la programacion del Festival con las fechas, salas y guitarristas
de los ocho conciertos.



PROGRAMACION

Viernes 5-5, 8 pm
Sala del Semic, Palacio Municipal
San Antonio de los Altos
Guitarrista: Cesar Rico

Domingo 7-5
Sala Arturo Michelena
Los Teques
Guitarrista: Carlos Aureceochea

Viernes 12-5
Universidad de Trabajadores de America Latina San Antonio de los Altos
Guitarristas: Silvio Mencias
Trio de Guitarras Leopoldo Igarza

Domingo 14-5
Sala del Semic, Palacio Municipal
San Antonio de los Altos
Guitarristas: Amilcar Gonzalez y Manuel Aumaitre

Viernes 19-5
Iglesia Parroquial Las Minas
San Antonio de los Altos
Guitarristas: Arnaldo Moncada

Domingo 21-5
Casarte, San Diego de los Altos
Guitarristas: Stefan Lichieri, Jose Antonio Mendez y William Antequera

Viernes 26-5
Colegio Obra del Buen Consejo 
San Antonio delos Altos
Guitarristas: Jose Luis Lara

Domingo 28-5
Teatro Emma Soler
Los Teques
Guitarrista: Maestro Douglas Estaves y Guillermo Flores











********************************************
********************************************




18 - 	CURSO SOBRE A CANCAO BRASILEIRA no Instituto Moreira Sales
(10-28/Jun - Sao Paulo, SP)




******************************************** 










De: Gustavo de Mello Sanfelici [mailto: gustavo.sanfelici em ims.com.br ] 
Enviada em: quinta-feira, 4 de maio de 2006 16:15

Assunto: curso Cancao brasileira no IMS - De 10/5 a 28/6



Segue release sobre o curso A cancao brasileira: relacoes entre musica e
literatura no Brasil do romantismo a atualidade, que o Instituto Moreira
Salles promove em Sao Paulo a partir da proxima quarta, dia 10.



Gustavo Sanfelici
Instituto Moreira Salles
Assessor de imprensa
Tels.: (0 xx 11) 3371-4404/4455
Visite o site do IMS: www.ims.com.br 

Importante: O telefone da Assessoria de Imprensa do IMS em Sao Paulo mudou.
Anote: 3371-4404



IMS DE SAO PAULO PROMOVE CURSO SOBRE A CANCAO BRASILEIRA

A PARTIR DO PROXIMO DIA 10 DE MAIO


O centro cultural paulistano do Instituto Moreira Salles (rua Piaui, 844,
1o. andar) promovera, de 10 de maio a 28 de junho, o curso A cancao
brasileira: relacoes entre musica e literatura no Brasil do romantismo a
atualidade, que abordara as relacoes entre a cancao brasileira e a
literatura numa perspectiva historica. Ministrado por Jose Luiz Herencia,
coordenador da area de musica do Instituto, o curso sera dado em sete aulas,
sempre as quartas-feiras, das 20h30 as 22h30. As inscricoes, que ja estao
abertas, custam 100 reais e devem ser feitas diretamente no IMS-SP ou pelo
site www.ims.com.br 

Destinado a letristas, musicos, poetas, historiadores, estudantes e
interessados em geral, o curso tem como objetivo analisar os pontos de
encontro entre a producao musical e literaria desde a primeira geracao de
poetas romanticos que se tornaram autores de letra de musica - representada,
entre outros, por Goncalves Dias e Laurindo Rabelo - ate os dias de hoje, em
que se destacam personalidades artisticas tao diferentes como Aldir Blanc,
Luiz Tatit e Paulo Cesar Pinheiro. Para ilustrar as aulas, serao utilizadas
gravacoes e documentos raros pertencentes ao acervo do IMS.

No Brasil, inicialmente, autores da chamada "serie literaria" tiveram seus
poemas musicados por compositores eruditos e populares. Em um dado momento,
que o curso pretende identificar e expor, esses "poemas" se tornaram
autenticas letras de musica, originando o que se pode chamar de cancao
brasileira. Segundo Jose Luiz Herencia, "as tensoes entre essas duas formas
especificas de criacao - musical e literaria - constituiram uma historia do
maior interesse, em que artistas como Xisto Bahia, Catulo da Paixao
Cearense, Sinho, Candido das Neves, Vinicius de Moraes, Caetano Veloso,
Chico Buarque e os poetas e letristas surgidos a partir da decada de 1960
sao os personagens principais". Os alunos que tiverem 80% de frequencia
receberao um certificado do Instituto comprovando a participacao no curso.

Letrista, pesquisador e produtor musical, Jose Luiz Herencia contribuiu em
diversos jornais e revistas com artigos sobre musica popular e coordenou a
equipe que digitalizou e tornou disponivel no site do IMS a discoteca do
historiador e critico musical Jose Ramos Tinhorao.

A cancao brasileira: relacoes entre musica e literatura no Brasil do
romantismo a atualidade
Dias 10, 17, 24 e 31 de maio e 7, 14 e 28 de junho, sempre das 20h30 as
22h30
Valor: R$ 100,00 (50 vagas). Estudantes tem 50% de desconto.
Obs.: As inscricoes ja estao abertas.
Instituto Moreira Salles-Sao Paulo
Rua Piaui, 844, 1o. andar, Higienopolis; tel.: (0 xx 11) 3825-2560
Estacionamento gratuito no local

www.ims.com.br 

Mais informacoes para a imprensa pelo telefone (0 xx 11) 3371-4404











********************************************
********************************************




19 - 	EXHIBITION : NEW "CAMERE" at the Soundartmuseum (05/Mai-15/Jul -
Roma, ITALIA) 




******************************************** 










De: info em radioartemobile.it [mailto: info em radioartemobile.it ] 
Enviada em: sexta-feira, 5 de maio de 2006 12:45
Assunto: NEW "CAMERE" EXHIBITION AT THE SOUNDARTMUSEUM - MAY 8, 7 PM



CAMERE


RAM  radioartemobile / SoundArtMuseum
Rome - Via Conte Verde 15


* CARLA ACCARDI

* GETULIO ALVIANI
algorithmic music by  PIETRO GROSSI

* LAWRENCE WEINER

Opening: Monday, may 8 , 7 pm until July 15 2006 (open from Tuesday to
Saturday 4:30 - 7:30 pm)


5 pm:  The Shape of Sound - round table
(also deferred on www.radioartemobile.it )

CARLA ACCARDI - GETULIO ALVIANI - LORENZO BENEDETTI - STEFANO CHIODI -
RICCARDO GIAGNI - BENEDIKT LEDEBUR - DANIELE PIERONI - LAWRENCE WEINER 

...In this second exhibition of CAMERE, geometry guides the artists in the
completion of their work... 

Getulio Alviani makes geometry by questioning light and the vibration it
produces in a space occupied by unusually receptive surfaces. He goes on to
probe the sound of light with the algorithmic music by Pietro Grossi. 

Carla Accardi rides the light waves that pour into the room from her
inexhaustible Mediterranean; she lets them settle proudly, with their
natural nobility, onto the canvas. In her case, it is the colours that sound
the concert, that recount the unparalleled life of an individual who has
always been able to express the beauty of the free and rebellious forms of
the imagination.

The imperturbable, tenacious words of Lawrence Weiner, appearing unpoetical
(and yet geometrical par excellence, as Valery would say), in their space...
(Daniele Pieroni)

... On the occasion of the exhibition will be a round table discussion
entitled The Shape of Sound, that wants to open the sonorous to the visual
by way of the traditional exhibition space, therefore creating a dialogue
with the other works that normally inhabit the spaces made for art. The
Shape of Sound is not simply the limits of the exhibition space that hosts
the sound works - the limits in which the sound waves break up and delineate
the space by giving it a sonorous form - but also the imaginary, immaterial
and invisible translation of an entity that normally one constructs with a
form...The Shape of Sound wants to be the normal condition of continuity
between visual and acoustic art, creating still more an acousmatic
dimension. (Lorenzo Benedetti)

Via Conte Verde 15 - 00187 - Rome - +39-0644704249
info em radioartemobile.it 
www.radioartemobile.it 
www.soundartmuseum.net 











-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo não-texto foi limpo...
Nome: winmail.dat
Tipo: application/ms-tnef
Tamanho: 56180 bytes
Descrição: não disponível
URL: <http://www.listas.unicamp.br/pipermail/anppom-l/attachments/20060505/cdbf4026/attachment.bin>


Mais detalhes sobre a lista de discussão Anppom-L