[ANPPOM-L] FWD cdmc - 16/2006 -

CDMUSICA cdmusica em unicamp.br
Sex Maio 12 15:22:56 BRT 2006


FWD cdmc – 16/2006

Centro de Documentacao de Musica Contemporanea
CDMC-Brasil/UNICAMP http://www.unicamp.br/cdmc/  
(membro da IAMIC – The International Association of Music Information
Centres)

Diretor: Jorge Ruben Tapia

Edicao e Direcao: J. A. Mannis (orientador)

Producao e Montagem do FWD cdmc: Denis Koishi (estagiario)

************************************************************************
************************************************************************

Noticias somente em texto simples, sem figuras nem tabelas, enviar a:
cdmusica em unicamp.br 

Para receber/cancelar o recebimento do FWD cdmc enviar seu pedido a
cdmusica em unicamp.br 

************************************************************************
************************************************************************


CDMC-Brasil/Unicamp 
2006
patrocinio
P E T R O B R A S


************************************************************************
************************************************************************




1 -	LANCAMENTO: CD FRANCISCO MIGNONE: Trios para flauta, violoncelo e
piano, TRIO MIGNONE (17/Mai, 19:30 – Sao Paulo, SP)

2 -	BOLSAS NA ALEMANHA: Programa para artistas (BERLINER
KUNSTLERPROGRAMM)

3 -	CAPES OFERECE 30 BOLSAS PARA DOUTORADO NA FRANCA (31/Mai)

4 -	ZIGGURAT INTERNATIONAL MASTERCLASS FOR COMPOSERS: Composing for
ensemble with non-western instruments (01-08/Set/2006 – Amsterdam, HOLANDA)

5 -	CONVOCATORIA: Magistralia Informatica + Composicion (10-17/Jul/2006
– Gijon, ESPANHA)

6 -	NOVO SITE:  LIVRARIA MUSIMED – Vendas on-line (Brasilia, DF, BRASIL)
www.livrariamusimed.com.br

7 -	CONCERTOS: Olhares Impressionistas. Obras de DEBUSSY, RAVEL e FRANCK
(07-09/Mai – Curitiba, PR, BRASIL)

8 -	1o SEMINARIO DO GRUPO DE PESQUISA CURT LANGE E A MUSICOLOGIA
BRASILEIRA (15/Mai, 10:30hs – Escola de Musica da UFMG, Belo Horizonte, MG,
Brasil)

9 -	CONVOCATORIA: 4o CONGRESO CHILENO DE MUSICOLOGIA (10-13/Jan/2007 –
Santiago, CHILE)

10 -	CONCERTOS: SALA CECILIA MEIRELES (Mai/2006 – Rio de Janeiro, RJ)

11 -	CONCERTO: Orquestra Sinfonica Brasileira, reg. RONALD ZOLLMAN.
estreia brasileira da violoncelista argentina SOL GABETTA (18/Mai, 20:00hs –
Rio de Janeiro, RJ)

12 -	INSCRIPCIONES: Maestria en Musica de la Universidad Simon Bolivar
(2006 – Caracas, VENEZUELA)

13 -	LANCAMENTO: Anais do coloquio Brasil Musical (19 e 20/Mai –
Curitiba, PR, BRASIL)

14 -	CALL FOR ARTICLES: TRANS 2007, AFRICAN MUSIC (30/Set/2006 –
Barcelona, ESPANHA)

15 -	CONCERTO: SALT ITINERARY (Electroacoustic Opera). Obra de MIGUEL
AZGUIME, Portugal (25/Mai, 21:00hs – Berlim, ALEMANHA)

16 -	CONCERTO: La Philosophie Dans le Labyrinthe, Opera in three acts -
AURELIANO CATTANEO. Soprano – KATIA GUEDES (10-12/Mai – Berlim, ALEMANHA)

17 -	CONCERTO: Grupo de Compositores PRELUDIO 21. Obras dos integrantes
do grupo (15/Mai, 19:30hs – Rio de Janeiro, RJ)

18 -	CONCERTO: DUO ENRICO RAVA, trompete - STEFANO BOLLANI, piano
(ITALIA) (13/Mai, 19:00hs – Sao Paulo, SP)

19 -	TV CULTURA: Programa Preludio tera a terceira eliminatoria (13/Mai,
14:30hs – Theatro Sao Pedro, Sao Paulo, SP)

20 -	ATUALIZACAO DE HOMEPAGE: LEONCE DE SAINT-MARTIN (orgao, FRANCA).
http://www.saint-martin.triang.net/







********************************************
********************************************




1 - 	LANCAMENTO: CD FRANCISCO MIGNONE: Trios para flauta, violoncelo e
piano, TRIO MIGNONE (17/Mai, 19:30 – Sao Paulo, SP)




******************************************** 









De: Cida Fernandes [mailto:cidaclf em globo.com] 
Enviada em: segunda-feira, 8 de maio de 2006 14:53
Assunto: Concerto de lancamento-Trio Mignone-Sala Cecilia Meireles



FUNDACAO UNIVERSITARIA JOSE BONIFACIO  E  SALA CECILIA MEIRELES APRESENTAM

TRIO MIGNONE

LANCAMENTO DO CD FRANCISCO MIGNONE.TRIOS PARA FLAUTA, VIOLONCELO E PIANO 



Com a bencao da viuva Josephina Mignone, herdeira da obra do genial
compositor brasileiro Francisco Mignone, Afonso Oliveira (flauta), Ricardo
Santoro(violoncelo) e Miriam Grossman(piano), que em 2002 criaram o Trio
Mignone com o objetivo de registrar em CD as obras para Trio do compositor,
estarao na Sala Cecilia Meireles, no proximo dia 17 de maio, quarta-feira,
as 19h30 para o concerto de lancamento do cd. Neste concerto, o publico sera
brindado com um exemplar da obra.

Devido a grande afinidade entre os musicos, todos profissionais da Escola de
Musica da UFRJ, o Trio Mignone vem mantendo ao longo desses anos, uma
trajetoria constante de apresentacoes nas principais salas de concertos do
Brasil, sempre com grande receptividade do publico e da critica
especializada, e tendo como um dos principais objetivos a divulgacao da
musica brasileira de concerto, em especial a de Mignone.

FRANCISCO MIGNONE. TRIOS PARA FLAUTA, VIOLONCELO E PIANO E OUTRAS OBRA

Mignone e um compositor que nos guia por estradas ja trilhadas por outros
compositores. A diferenca  e que ele nos mostra paisagens novas que nunca
pudemos ver antes. Em 1947, no livro “A parte do anjo”, ele ja afirmara que
“tenho uma tendencia (tendencia, nao), uma facilidade muito grande para
imitar outros autores. Deverei recusar isto? Absolutamente nao.” Mignone
consegue um equilibrio organico entre seu ecletismo e sua expressao
brasileira. E esta fusao nao e nada mais que a soma de talento e metier. No
mesmo texto Mignone afirma: “Ninguem e inteiramente pessoal. O que devo e
organizar essa faculdade de maneira a me aproveitar do alheio, transformando
esse alheio em aquisicao minha”. 
 
Trinta e cinco anos mais tarde, Mignone confirmaria aquelas palavras quando
escreveu os dois Trios para flauta, violoncelo e piano. A diferenca e que,
nesta ocasiao, tratava-se de um velho Guerreiro com seus juvenis 84 anos e
que ja havia passado vitoriosamente por varias batalhas: o italianismo, a
fase afro, o nacionalismo seresteiro, o neo-impressionismo e ate o
atonalismo! Nessa idade, com aquele patrimonio espiritual que tinha
acumulado, ele poderia tentar qualquer caminho, porque haveria sempre uma
nova dimensao que nos seduziria: o mignonismo. Na ocasiao em que escreveu os
Trios, Mignone afirmou: “Neste ano de trelente tradicao crista, escrevi dois
Trios para flauta, violoncelo e piano. Por que dois nem eu sei mais. Parti
de uma pressuposta parodia verdiana: 'voltemos ao passado, talvez seja um
progresso'. Uma volta ao que ja fui depois de ter vencido barreiras dentro e
fora do pentagrama.  (E)de vez em quando, tal como fazem os adeptos da
culinaria e da gastronomia, gosto de voltar a feijoada, a bacalhoada e a
gorda macarronada, regando tudo com coqueteis nacionalistas
villalobianos-nazarethianos-chicobororenses, ao som do parati mignoniano. E
juro que nao me desculpo, nao me perdoo e nem me arrependo. Ouvindo os
presentes trios, revivo o italianozinho do Braz-Bexiga e Rua do Paredao,
cantando alguma coisa que ainda vive dentro de mim e que meus pais me
deixaram como heranca gostosa ate que saudoso, suspiro 'signori, la commedia
e finita' “. Mas para o velho-jovem ecletico italianozinho Chico Bororo, a
comedia nunca e finita. Porque a obra de Mignone continua viva e atemporal.

O presente CD abre com o Trio no. 1 para flauta, violoncelo e piano. O 1o.
movimento apresenta tres ideias principais que contem elementos comuns entre
si, o que garante a unidade do movimento. As mudancas de carater,
entretanto, sao frequentes, com diferentes indicacoes de tempo, mudancas de
ambientes tonais e variedade de texturas, dinamicas e articulacoes. O 2o.
movimento e uma sedutora Modinha estilizada, onde se percebe a essencia do
genero tao brasileiro, mas sem a quadratura ritmica e harmonica que a
tornaria banal. Nas maos de Mignone e uma pequena joia. A Festanca sem Boi
(3o. movimento) e um autentico scherzo sertanejo. Sua vivacidade italiana
nao esconde uma visao rural brasileira.
 
Enquanto o primeiro trio apresenta uma exuberante atmosfera solar, o Trio
no. 2 e mais contido e intimista. O 1o. movimento deste segundo trio (Lento
ma non troppo) tem uma simples estrutura ternaria ABA', onde a parte central
e um pouco mais viva. O 2o. movimento, “Outra Modinha”, mostra a veia
seresteira do compositor que, nas secoes extremas, trata o piano e o
violoncelo como se fossem violoes acompanhando os liricos arabescos da
flauta. Seriam reminiscencias da juventude do compositor quando ele tocava
flauta em nostalgicas serenatas? O 3o. movimento apresenta tres secoes
contrastantes: Roda, Intermedio e Fugato. A primeira se assemelha a uma
polca dancada na fazenda. O Intermedio e extremamente introspectivo, quase
um noturno (con molta fantasia). Apos um reaparecimento de elementos da
primeira secao, o fugato encerra  a peca. Nas tres secoes, os elementos
tematicos tem a mesma origem, apenas mudando de carater. Aqui, soma-se ao
talento do artista a competencia do mestre.
 
Os Seis Estudos Transcendentais (1. Velho thema; 2. A morte de Anhanguera;
3. A voz da floresta; 4. A menina dos cabellos cor de grauna; 5. No
coqueiral; 6. Sacy) foram escritos em 1931. Mignone tinha 34 anos e estava
em pleno dominio da sua pujanca pianistica e seu impeto criativo. O estudo,
que foi originalmente uma forma musical destinada a resolver uma determinada
dificuldade de virtuosismo pianistico, com o tempo sofreu como que uma
“contaminacao poetica”, adquirindo carga emocional e conceitual mais
importante que o objetivo pedagogico de suas origens. O adjetivo
“transcendentais” e uma nitida referencia a Liszt que usou esta expressao,
ligada ao estudo, pela primeira vez. Compreende-se melhor o cuidado do
compositor de explorar o idioma do piano de forma tao explicita quando se
conhece a quem os Estudos foram dedicados: Guiomar Novaes.
 
Mas este sabor lisztiano esta “contaminado” por uma poetica brasileira. No
primeiro estudo Mignone usa a tecnica da variacao, que serve de abertura
para um grande painel das florestas brasileiras, sua grandeza e seus
assombramentos. E como se um misterioso orgao bachiano ecoasse na imensidao
da floresta. O segundo estudo abre com o badalar de “sinos submersos” no
emaranhado textural  da mata (uma referencia tropical e mestica a Debussy).
E uma marcha funebre para o bandeirante paulista do seculo XVII, Bartolomeu
Bueno da Silva, conhecido pelos silvicolas como Anhanguera (o diabo velho).
Os sortilegios da floresta soam atraves das regioes mais sombrias do piano.
O terceiro estudo e uma referencia a cunhanta Iracema, “a virgem  dos labios
de mel, que tinha os cabelos mais negros que a asa da grauna e mais longos
que seu talhe de palmeira” (Jose de Alencar). O murmurio  do piano, com
alguns pontos de discreta culminancia, cria uma sensual atmosfera
impressionista. No quarto estudo, o gesto descendente de quialteras de cinco
semicolcheias seguidas de quatro semicolcheias cria um padrao que permeia
toda a primeira parte do estudo, sugerindo o balancar dos coqueirais pelo
sopro do vento. Em seguida, Mignone, com uma sucessao de harmonias
paralelas, nao esconde a sua ascendencia impressionista, explicitando entre
parenteses: Hommage a Debussy. Por fim, no sexto estudo, surge o espirito
bulicoso do Sacy, este personagem maroto das selvas brasileiras que salta
alucinadamente pelas teclas do piano.
 
Os Seis Estudos Transcendentais, com sua linguagem tardo-romantica e
impressionista sao um lidimo exemplo de nacionalismo conceitual coexistindo
com a musica ecletica de Mignone.
 
A Modinha, de 1939, para violoncelo e piano, mostra a preferencia do
compositor para este genero. Ao ouvi-la, entendemos melhor as palavras de
Mignone quando ele escreveu em 1946: “Pegar elementos da modinha e fugir
sistematicamente da forma cancao, da forma toada, de qualquer especie de
quadratura, atacando sistematicamente o processo da melodia infinita”. 

O disco se completa com uma Cancao Sertaneja escrita em 1932. Originalmente
composta para violino, violoncelo e piano, nesta versao, o violino e
substituido pela flauta.

Afonso Oliveira, Ricardo Santoro e Mirian Grossman deram vida a este tesouro
mignoniano. Com sua sensibilidade musical e a exploracao de nuances
interpretativas, souberam decifrar a poesia de uma obra atemporal e o
universo lirico e generoso do grande compositor patricio.

Ricardo Tacuchian 

P R O G R A M A

F. MIGNONE - Cancao Sertaneja (1932)

B. MARTINU - Trio  (1944)

F. MIGNONE - Modinha (1939)

F. MIGNONE - Trio No. 2 (1981)


T R I O M I G N O N E

AFONSO OLIVEIRA, flauta
Iniciou suas atividades artisticas em Minas Gerais, onde foi professor,
dedicando-se ao ensino de flauta doce. No Rio de Janeiro, cursou o
bacharelado em Flauta Transversa sob a orientacao de Celso Woltzenlogel e
aperfeicoamento com Eduardo Monteiro. Participou de cursos com flautistas de
renome internacional como Felix Rengle, Aurele Nicolet e Nobutaca Shimitsu.
Integrou conjuntos, bandas e orquestras, e, atualmente, faz parte do “Nucleo
XVIII”, conjunto instrumental especializado em musica barroca, dirigido pelo
cravista Marcelo Fagerlande. E professor de flauta da Escola de Musica da
UFRJ e atua como camerista e solista nas principais salas de concerto do Rio
de Janeiro e Minas Gerais.
 
RICARDO SANTORO, violoncelo
Iniciou seus estudos musicais com seu pai, o contrabaixista Sandrino
Santoro. Em 1989, graduou-se pela Escola de Musica da UFRJ com nota maxima.
E concertino da Orquestra Sinfonica Brasileira e musico da Escola de Musica
da UFRJ. Como solista, se apresentou a frente de varias orquestras do Rio de
Janeiro e de Sao Paulo. Como camerista, faz parte dos conjuntos: Duo
Santoro, Duo Milenio, Trio Aquarius, Trio Mignone, Quarteto Guerra-Peixe,
Quarteto Santoro e Tocata Brasil. Vencedor de varios concursos nacionais,
tem em sua bagagem duas turnes pela Alemanha, tocando nas cidades de
Hannover e Berlin; e uma pelos Estados Unidos, tocando em Nova York,
Washington, Denver e Selinsgrove; alem de cinco CDs gravados. E responsavel
pela primeira audicao mundial de obras de alguns dos maiores compositores
brasileiros, tais como Ronaldo Miranda, Joao Guilherme Ripper, E. Villani
Cortes, Nestor de Hollanda, Ricardo Medeiros e Sergio Di Sabbato. Em
pesquisa do jornal O Globo, foi apontado como o violoncelista mais atuante
do Rio de Janeiro em 2003. 
 
MIRIAM GROSSMAN, piano
Desenvolveu seus estudos  no Rio de Janeiro, onde conquistou  premios em
concursos de piano. Graduada pela Escola de Musica da UFRJ, e Mestre pela
mesma Instituicao e Doutor em Piano Performance pela Catholic University of
America em Washington D.C. No Mestrado, foi orientada pelo Prof. Dr. Heitor
Alimonda e no Doutorado pelo Prof. Dr. Thomas Mastroianni. E professora
adjunta da UFRJ, atuando nos cursos de Graduacao e Pos-Graduacao, onde
leciona Piano, ministra seminarios, participa de projetos de extensao e
orienta alunos de Mestrado. Muitos de seus alunos destacaram-se em concursos
nacionais, obtendo premiacoes relevantes. Paralelamente a docencia,
desenvolve importante atividade artistica, apresentando-se como solista e
camerista no Brasil e Estados Unidos.




SERVICO

Trio Mignone  - Concerto de lancamento o cd Francisco Mignone. Trios para
flauta, violoncelo e piano e outras obras
Dia  17 e maio, quarta-feira, as 19h30m
Sala Cecilia Meireles - Largo da Lapa, 47. Telefone: 22999666
Ingressos: R$ 10,00 e R$ 5,00 (estuantes e idosos) 
Observacao:  Neste concerto quem comprar ingresso sera brindado com o cd
Lotacao: 835 pessoas - Censura Livre -Estacionamento no Local
 
Assessoria de Imprensa - Cida Fernandes - 21. 25273433 - 25380991 -97638684














********************************************
********************************************




2 - 	BOLSAS NA ALEMANHA: Programa para artistas (BERLINER
KUNSTLERPROGRAMM)




******************************************** 










De: [mailto:compositoresvenezolanos em gruposyahoo.com] Em nome de
MaestriaMusica[USB]
Enviada em: quinta-feira, 11 de maio de 2006 19:58
Assunto: [compvenz] Becas alemanas




PROGRAMA PARA ARTISTAS (BERLINER KUNSTLERPROGRAMM)



El programa para Artistas del DAAD-Berlin, es uno de los programas de mayor
reconocimiento internacional para quienes trabajan en las areas deArtes
Visuales, Literatura, Musica y Cine. Cada ano se otorgan 20 becas a nivel
internacional para una estadia de un ano en la capital alemana.

Para mayor informacion referente a los procesos de aplicacion, visite:

http://www.daad-berlin.de/english/kp/index.html

Para mayor informacion referente a los programas de becas y fundaciones que
ofrecen ayuda financiera para estudios (en cualquier area) em Alemania,
visite la pagina:

http://www.daad.de/deutschland/foerderung/stipendiendatenbank/00462.es.html




PROGRAMA PARA BECAS DE DOCTORADO DEL DAA

Hasta el 30 de septiembre de 2006, tienen la oportunidad de aplicar para la
beca de doctorado que ofrece el DAAD. Como principal requisito se exige la
aceptacion definitiva de un tutor en una universidad o centro de
investigacion de Alemania. El DAAD ofrece una beca que incluye um curso de
aleman de seis meses en un instituto en Alemania (incl.habitacion y dinero
de manutencion), el financiamiento del doctorado hasta una duracion maxima
de cuatro anos, incluyendo la manutencion durante este periodo de tiempo. La
planilla se puede encontrar en la pagina principal del DAAD 

http://www.daad.de/deutschland/download/03118.es.html.

Los documentos pueden ser entregados en la Embajada de Alemania o en nuestro
Centro de Informacion de la ciudad de Caracas. 

Para mayor informacion comuniquese con nosotros a traves del telefono:
(0212) 550 2631

escribanos al: daad-caracas em cantv.net

o dirijase a nuestro Centro de Informacion en Caracas.



Convenio DAAD-FONACIT

El convenio DAAD-FONACIT, tiene como objetivo principal fomentar estadias
para fines de investigacion en Alemania. Esta tiene por lo general una
duracion de como minimo catorce dias y como maximo tres meses. Las fechas y
finalidad de la estadia deben ser concretadas previamente con el instituto
aleman que recibira al aplicante. El DAAD se encarga de los gastos del
investigador durante su estadia y FONACIT se encarga de los costos del
viaje. Los tramites para este programa no tienen una fecha limite de
aplicacion pero deben ser realizados con al menos cuatro meses de
antelacion.

El cientifico debe aplicar de forma paralela en el DAAD y en FONACIT a
traves de la pagina en internet:

www.miproyecto.gov.ve 

Para mayor informacion visite

www.daad.de/deutschland/es/2.4.2.html

o dirijase a nuestro Centro de Informacion en Caracas.



Convenio DAAD-FUNDAYACUCHO

El Convenio entre el Servicio Aleman de Intercambio Academico (DAAD) y la
Fundacion Gran Mariscal de Ayacucho (FUNDAYACUCHO) esta dirigido
concretamente a docentes, investigadores y profesionales venezolanos que
deseen efectuar un postgrado - especializacion, maestria, doctorado o
postdoctorado - en universidades y centros de investigacion de la Republica
Federal de Alemania. En el marco de dicho convenio, el DAAD ofrece una beca
para cursar estudios intensivos de aleman con uma duracion hasta seis meses
en un instituto en Alemania, ademas incluye alojamiento en una residencia
para estudiantes, seguro de enfermedad y una asignacion mensual para
manutencion y gastos personales. Por su parte, FUNDAYACUCHO ofrece una beca
completa que incluye una asignacion basica mensual.Lamentablemente el
convenio se encuentra actualmente suspendido.

Para recibir informacion relacionada al estatus del convenio, comuniquese
con nosotros a traves del: (0212) 550 26 31, escribanos
al:daad-caracas em cantv.net 

o visite nuestro Centro de Informacion en Caracas.



Programa DAAD-LEIBNIZ

Los institutos de investigacion de la sociedad Leibniz (institutos alemanes
de reconocida y prestigiosa actividad cientifica en Alemania) ofrecen a
traves del DAAD un programa especial de becas completas de doctorado y
postdoctorado a jovenes cientificos extranjeros. 

La duracion de las becas es de seis meses hasta tres anos para realizar
proyectos de investigacion en Alemania o en el pais de origen. Los campos de
investigacion son ofrecidos por los mismos Institutos Leibniz de acuerdo con
las necesidades particulares de cada pais, de la gama cientifica de la que
dispongan los institutos y del grado de instruccion (doctorado o
postdoctorado) que se busque. Las convocatorias se realizan varias veces al
ano, y las ofertas para los nuevos programas sera publicadas en el mes de
septiembre. Para mayor informacion puede visitar la pagina web

www.leibniz-gemeinschaft.de

o comuniquese con nosotros a traves del: (0212) 550 26 31, escribanos al:
daad-caracas em cantv.net

o visite nuestro Centro de Informacion en Caracas.



Programa DAAD-HELMHOLTZ

Estas becas ofrecen a jovenes investigadores extranjeros la posibilidad de
realizar un proyecto de investigacion o de ampliacion de estudios em un
Centro Helmholtz. Los ambitos de investigacion relevantes son determinados
por los propios Centros Helmholtz. La duracion de las becas oscila entre los
12 y 36 meses dependiendo de la actividad que se realice y de las exigencias
de cada institucion.

Para mayor informacion visite:

www.helmholtz.de 

http://www.helmholtz.de/en/News/Helmholtz_Calls_for_Application/Helmholtz-DA
AD.html

o comuniquese con nosotros a traves del: (0212) 550 26 31

escribanosal: daad-caracas em cantv.net

o visite nuestro Centro de Informacion en Caracas.



Programa ALBAN

El Programa AlBan (Becas de alto nivel de la Union Europea para America
Latina), tiene como objetivo el fortalecimiento de la cooperacion em materia
de educacion superior entre la Union Europea y America Latina, mediante el
otorgamiento de becas especialmente para estudios de postgrado (Master y
Doctorado) y formacion o actualizacion profesional superior en cualquiera de
los Estados Miembros de la Union Europea entre otro Alemania. Estas becas
tienen una duracion de entre 6 y 36 meses.

La convocatoria para dicho programa esta abierta entre los meses de
Septiembre y Diciembre. En el caso de becas para Alemania el DAAD financia
un curso de aleman.

Todas las areas de estudio son elegibles con la excepcion del aprendizaje de
lenguas. Para mas informacion visite:

www.programalban.org

http://europa.eu.int/comm/europeaid/projects/alban/index_es.htm

Comuniquese con nosotros a traves del: (0212) 550 26 31

escribanos al:daad-caracas em cantv.net

o visite nuestro Centro de Informacion en Caracas.



PROGRAMA ERASMUS MUNDUS

Erasmus Mundus es un programa de cooperacion y movilidad en el ambito de la
ensenanza universitaria que contribuira a hacer de la Union Europea un
centro de excelencia en el ambito del aprendizaje en todo el mundo, mediante
el apoyo a los masters interuniversitarios. Ademas, se concederan becas de
la Union Europea a ciudadanos de paises no europeos que participen en estos
programas europeos de postgrado.

El programa esta destinado a reforzar la cooperacion europea y los vinculos
internacionales en la ensenanza superior financiando masters europeos de
alta calidad, que permitan a los estudiantes y a los docentes universitarios
de todo el mundo cursar estudios de posgrado en las universidades europeas,
y que fomenten, al mismo tiempo, la movilidad de los estudiantes y
universitarios europeos hacia terceros paises.

La lista de cursos master Erasmus Mundus  seleccionados, para los cuales se
pueden solicitar becas puede consultarse en: 
http://europa.eu.int/comm/education/programmes/mundus/projects/index_en.html


Las solicitudes para estos programas deben ser dirigidas directamente a las
universidades que ofrecen los programas.

Para mayor informacion comuniquese con nosotros a traves del: (0212) 550
2631

escribanos al: daad-caracas em cantv.net

o visite nuestro Centro de Informacion en Caracas.



PROGRAMA AST

Les recordamos que tambien cuentan con la oportunidad, hasta el 31 de agosto
de este ano, de participar por las becas que ofrece la Republica de Alemania
a profesionales de paises en vias de desarrollo. Para este programa el DAAD
ha escogido una serie de cursos que son de especial interes para
participantes de paises en vias de desarrollo. Estos programas de Maestria
de uno o dos anos de duracion transmiten a ejecutivos y dirigentes con
titulo academico conocimientos profesionales de relevancia para su area de
trabajo.

Para la aplicacion a estos programas no es necesario ponerse en contacto con
la universidad em Alemania, solo se debe entregar la planilla y documentos
en la Embajada o en el Centro de Informacion del DAAD en Caracas. Para
obtener la lista completa en digital de los programas participantes,
comuniquese com nosotros a traves de la siguiente direccion de correo
electronico:daad-caracas em cantv.net




Daniel Lopez Contreras
Asistente a la direccion del Centro de Informacion del DAAD.
Asociacion Cultural Humboldt

Av. Juan German Roscio con Jorge Washington

San Bernardino, Caracas.

Tel./Fax: 550 26 31

Email: daad-caracas em cantv.net

Pagina web: http://ic.daad.de./caracas/

Horario de atencion al publico:

de lunes a jueves de 2pm a 6pm




















********************************************
********************************************




3 - 	CAPES OFERECE 30 BOLSAS PARA DOUTORADO NA FRANCA (31/Mai)




******************************************** 











De: [mailto:docentes-bounces em iar.unicamp.br] Em nome de Denilda Bortolleto
Enviada em: segunda-feira, 8 de maio de 2006 10:34
Assunto: [Docentes] Capes oferece 30 bolsas



DOUTORANDOS TEM CHANCE DE DUPLA TITULACAO NA FRANCA

CAPES OFERECE 30 BOLSAS. OS INTERESSADOS JA PODEM SE INSCREVER 

Publicado em 28/04/2006 - 00:01 



Estudantes de doutorado brasileiros, agora, podem obter, de uma so vez, dois
diplomas: um do Brasil e outro da Franca. A oportunidade para doutorandos e
oferecida pelo programa Colegio Doutoral Franco-Brasileiro - CDFB da Capes
(Coordenacao de Aperfeicoamento de Pessoal de Nivel Superior do Ministerio
da Educacao). Ao todo, sao concedidas 30 bolsas, e os interessados ja podem
se inscrever. As candidaturas devem ser realizadas ate o proximo dia 31 de
maio. 

Podem participar do processo seletivo doutorandos matriculados em cursos
recomendados pela Capes com conceitos 5, 6 e 7. Alem disso, os candidatos
precisam ter ingressado no curso antes de 1o. de marco de 2005 e nao podem
ter desenvolvido atividades na Franca desde janeiro do ano passado. Os
selecionados poderao permanecer de seis meses a um ano em uma instituicao
francesa.

A selecao dos estudantes sera realizada de acordo com os criterios definidos
por cada parte nacional, respeitando ainda a regulamentacao adotada pela
universidade hospedeira. A Capes e o Conselho de Universidades francesas
avaliarao as respectivas candidaturas. Aos reitores brasileiros do comite de
monitoramento conjunto franco-brasileiro do CDFB cabera a selecao dos
aprovados. Nesse processo estara incluida a avaliacao do candidato, do plano
de atividades e da instituicao na Franca. 

O programa oferece aos aprovados uma ajuda de custo mensal no valor de 1.100
euros (aproximadamente R$ 2.900), auxilio instalacao, seguro-saude e
passagens aereas de ida e volta. A lista dos aprovados sera divulgada no mes
de junho e as atividades na Franca estao previstas para o mes de setembro. 

Mais informacoes podem ser obtidas no edital, que pode ser acessado no site
da  Capes. 

http://www.capes.gov.br/capes/portal/conteudo/Edital_ColegioDoutoral.pdf












********************************************
********************************************




4 - 	ZIGGURAT INTERNATIONAL MASTERCLASS FOR COMPOSERS: Composing for
ensemble with non-western instruments (01-08/Set/2006 – Amsterdam, HOLANDA)




******************************************** 







De: iscm info [mailto:info em iscm.org] 
Enviada em: quarta-feira, 10 de maio de 2006 09:13
Assunto: workshop composing for ensemble (1)




apply for a free workshop by Theo Loevendie (Netherlands) & Fabio Nieder
(Italy)





Z I M A  -  COMPOSING FOR ENSEMBLE WITH NON-WESTERN INSTRUMENTS

ZIGGURAT INTERNATIONAL MASTERCLASS FOR COMPOSERS

1-8 SEPTEMBER 2006  -  AMSTERDAM  -  NETHERLANDS

WORKSHOP WITH THE ENSEMBLE ZIGGURAT 

erhu - qanun - duduk - panflute - percussion - recorders - viola da gamba -
double bass

UNDER THE TUTELAGE OF COMPOSERS 

THEO LOEVENDIE AND FABIO NIEDER




WORKSHOP & CONCERT

In the period of 1-8 September 2006, within the framework of the Gaudeamus
Composer Week 2006, a special workshop will take place. Five selected
composers will have the opportunity to compose a work for Ziggurat, the
Dutch ensemble that combines non-western and western instruments. 

During the ZIMA-week the scores (the duration is free but may not exceed 10
minutes ) will take their final shape after being discussed with Fabio
Nieder, Theo Loevendie and the Ziggurat musicians involved. 

The works will then be played by Ziggurat in a concert during the Gaudemaus
Week on the 8th of September 2006. This will take place in the Bimhuis, part
of the famous Muziekgebouw aan 't IJ in Amsterdam.


PROCEDURE

To make it possible for the jury to select six composers, candidates are
requested to send one or two scores or unfinished sketches for any
combination of instruments included in the Ziggurat instrumentation,
preferably (but not necessarily) using all instruments. 



Send your scores before the 1st of July 2006 to 
theoloev em xs4all.nl, or
Theo Loevendie
Johannes Verhulststraat 5
1071MP Amsterdam 


Please enclose your cv, address, phone number, email address, date of birth
and gender.



The composers are expected to arrive on the 1st of September with a nearly
completed composition, on which the composers and the ensemble will work for
the next 6 days until the concert on the 8th of September.


musicians and instruments in Ziggurat 
Fang Weiling - erhu (Chinese  violin)
Matthijs Koene - panflute 
Raphaela Danksagmuller - recorder and duduk (Armenian double reed
instrument)
Bassem Alkhouri - qanun (plucked cither from the Middle East); voice (tenor)

Karin Preslmayer - viola da gamba 
Rick Stotijn - double bass 
Enric Monfort - percussion (one player) 

Detailed information about all these instruments and the ensemble, and music
examples from the Ziggurat repertoire, can be found at the website
http://zima.tetterettet.nl.

The selected five composers will also have the possibility to get in contact
with the Ziggurat musicians directly for even more specific information
about the instruments.

free housing
For the selected international composers free housing will be provided by
Ziggurat for the duration of ZIMA (1 - 8 September 2006) in Amsterdam.

contact
For all further questions, please contact Ziggurat’s manager Peter van
Amstel, peter em zigguratensemble.nl.












********************************************
********************************************




5 - 	CONVOCATORIA: Magistralia Informatica + Composicion (10-17/Jul/2006
– Gijon, ESPANHA)




******************************************** 











De: [mailto:compositoresvenezolanos em gruposyahoo.com] Em nome de
MaestriaMusica[USB]
Enviada em: segunda-feira, 1 de maio de 2006 11:36
Assunto: [compvenz] Magistralia I+C



MAGISTRALIA I+C


BASES CONVOCATORIA CURSO MAGISTRALIA I+C 2006



Objeto y finalidad del Curso

El objeto de este proyecto es proporcionar un nuevo angulo en la composicion
de los jovenes creadores, mostrando el desarrollo paso a paso del proceso
compositivo desde la concepcion de la obra hasta el estreno. A su vez,  este
curso ofrece la inclusion de la tecnologia como herramienta esencial en la
labor diaria de cada compositor.


Lugar y fechas

El Curso se celebrara en Gijon, Asturias, del 10 al 17 de julio de 2006 y se
complementara con la presentacion en concierto de varias obras seleccionadas
compuestas por los asistentes durante el curso.


Desarrollo del Encuentro

Durante el curso, los asistentes compondran una obra de camara desde el
principio hasta el final, durante los ocho dias del curso.  Existe la
posibilidad tambien de trabajar en una obra de orquesta, que optaria a ser
seleccionada para ser interpretada en el concierto final del curso
Magistralia 2006.  Un grupo instrumental integrado por asistentes al curso
Magistralia 2006 efectuara lecturas de fragmentos de las obras de camara u
orquesta durante la duracion de dicho curso. Ademas los asistentes al curso
trabajaran de forma individual con el compositor Jorge Muniz.  En la
modalidad de musica electroacustica, los asistentes trabajaran en una obra
electronica o electroacustica que podra ser seleccionada en un concierto al
final del curso e interpreta en concierto en Nueva Yiork.


Magistralia Informatica + Composicion es una novedosa aproximacion a la
ensenanza de la composicion.  Con este curso propongo la combinacion de las
ensenanzas de composicion acustica, con clases en grupo y con atencion
individual, y la integracion de nuevas tecnologias en la ensenanza de la
composicion tradicional y electroacustica.  Estas tecnologias incluyen  la
grabacion y manipulacion de audio y la integracion de objetos sonoros  en
secuenciadores multipista. Como complemento a la labor compositiva durante
el curso, incluyo dos actividades donde los asistentes al curso tendran la
oportunidad de escuchar su trabajo: un concierto de electroacustica y la
presentacion de obras de camara y orquesta dentro del  Curso de Musica
“Magistralia”. De todas las obras, seleccionare varias para organizar un
concierto en la Ciudad de Nueva York, contribuyendo asi a la difusion del
trabajo de nuestros compositores. Cada alumno, tanto en la modalidad de
composicion acustica como electroacustica tendra la oportunidad de trabajar
durante el curso en una obra desde el principio hasta su finalizacion,
consiguiendo por tanto una vision mas completa del proceso compositivo.

Jorge Muniz
Profesor de Teoria
Manhattan School of Music
Nueva York, EE.UU.


El curso es del 10 al 17 de julio (comenzamos las clases el 10 de julio a
las 9.30 de la manana). El precio del curso es de 500 euros, para alumnado
interno, incluyendo clases y manutencion. Si tienen que venir el dia
anterior para pernoctar la noche del 9 al 10 de julio el precio se
incrementa en 36 euros. Para externos es de 300 euros. El alojamiento y las
comidas se realizan en el Hotel Leon de Gijon y las clases se imparten en el
Centro Los Campos.


El plazo de matricula esta ya abierto, y las inscripciones se confirman por
riguroso orden de reserva. Para reservar plaza hay que ingresar 200 euros en
la cuenta que figura en la hoja de inscripcion que se encuentra en el
apartado cursos/magistralia I+C de nuestro web 

http://www.fundacionmagistralia.com



Tras la reserva de plaza, el resto del coste del curso ha de estar ingresado
antes del 16 de junio.


Demas de la hoja de inscripcion y la copia del ingreso de la matricula,
necesitamos que nos envieis:

una fotografia tamano carnet
fotocopia de la tarjeta de identidad (o pasaporte)
Un breve curriculo



El an pasado ya tuvimos estudiantes de America Latina, y la experiencia fue
muy enriquecedora para tod em s. Es mas, una de las obras seleccionadas, que se
estreno el 17 de abril en Nueva York era de una alumna de Puerto Rico.


Ante cualquier duda, no dudes en consultarla.


Camino

Departamento de prensa
Fundacion Magistralia
http://www.fundacionmagistralia.com












********************************************
********************************************




6 - 	NOVO SITE:  LIVRARIA MUSIMED – Vendas on-line (Brasilia, DF, BRASIL)
www.livrariamusimed.com.br




******************************************** 









De: Livraria Musimed [mailto:lojavirtual em livrariamusimed.com.br] 
Enviada em: quarta-feira, 10 de maio de 2006 13:33
Assunto: Cadastro de e-mail pelo nosso novo site: www.livrariamusimed.com.br




A Livraria Musimed, a maior livraria musical da America Latina, lanca seu
novo site no qual pretende disponibilizar gradativamente todo o estoque (de
aproximadamente 100.000 titulos) para venda on-line. Navegue e conheca as
novas opcoes da nossa home-page.

www.livrariamusimed.com.br

Nossos e-mails para contato / vendas:
contato em livrariamusimed.com.br
lojavirtual em livrariamusimed.com.br



Caso venha lhe interessar receber novos e-mails pelo nosso site, por favor
nos avise, que faremos o seu cadastro. 



Ana Paula
SCRS 505 bloco A loja 65  - Brasilia DF
Fone/Fax (61) 3244-9799
lojavirtual em livrariamusimed.com.br 
www.livrariamusimed.com.br


Livraria Musimed
SCRS 505 Bloco A loja 65 - W3 Sul:: Brasilia - DF:: Cep: 70350-510
Fone: (61) 3244-9799
contato em livrariamusimed.com.br 














********************************************
********************************************




7 - 	CONCERTOS: Olhares Impressionistas. Obras de DEBUSSY, RAVEL e FRANCK
(07-09/Mai – Curitiba, PR, BRASIL)




******************************************** 











De: Claudio Cohen [mailto:cohen em terra.com.br] 
Enviada em: quinta-feira, 4 de maio de 2006 23:00
Assunto: IMPRESSIONISMO - CULTURA UNICENP





O SENTIDO DA LUZ E DO SOM 

OLHARES IMPRESSIONISTAS EM CURITIBA. DE 7 A 29 DE MAIO

Exposicao fotografica de Curitiba traduzida pelas lentes de Weiss e Volk, no
saguao do Teatro unicenp.

Aos domingos, grandes interpretes trazem a arte de Debussy, Ravel e Franck. 


07/05 – Trio Brasileiro interpreta os Trios de Debussy e Ravel.
14/05 – Quartetos de Debussy e Ravel com Quarteto de Brasilia.
21/05 – Debussy e Franck para cordas e piano com Quarteto de Brasilia e
Fabio Gardenal.
28/05 – Festival Chausson – Ensemble UnicenP. 

Apresentacoes musicais no Teatro UnicenP, as 11h.

Rua Professor Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300. Campo Comprido.
Curitiba (estacionamento 8) 

Ingressos: R$ 10,00. Estudantes pagam meia.
Mais informacoes pelo telefone (41) 3317-3283 











********************************************
********************************************




8 - 	1o SEMINARIO DO GRUPO DE PESQUISA CURT LANGE E A MUSICOLOGIA
BRASILEIRA (15/Mai, 10:30hs – Escola de Musica da UFMG, Belo Horizonte, MG,
Brasil)




******************************************** 






De: [mailto:anppom-l-bounces em iar.unicamp.br] Em nome de Sandra Reis
Enviada em: quinta-feira, 11 de maio de 2006 10:36
Assunto: [ANPPOM-L] I Seminario do grupo de pesquisa Curt Lange e a
Musicologia Brasileira




I SEMINARIO DO GRUPO DE PESQUISA CURT LANGE E A MUSICOLOGIA BRASILEIRA


Data: 15 de maio de 2006
Local: Escola de Musica da UFMG ( sala de reunioes 1014)
Horario: 10:30h



PROGRAMA

Abertura.

Mesa-redonda:


“Percurso inedito da musicologia em Minas Gerais e a vinda do Acervo Curt
Lange  para a UFMG”: Sandra Loureiro de Freitas Reis (UFMG) .

“Acervo Curt Lange: reflexo de uma forte personalidade”: Cecilia Nazare de
Lima (UFMG).

“Querido Guerra-Peixe, Caro amigo Lange”:  Ana Claudia de Assis  (UFMG).

“ A tradicao como projeto educativo: lendo o epistolario de Curt Lange”:
Virginia Albuquerque de Castro Buarque (UFRJ/UFOP).

“ A Musica Brasileira: um estudo da correspondencia entre Curt Lange e
Camargo Guarnieri”: Cesar Maia  Buscacio (UFOP-UFRJ).









********************************************
********************************************




9 - 	CONVOCATORIA: 4o CONGRESO CHILENO DE MUSICOLOGIA (10-13/Jan/2007 –
Santiago, CHILE)




******************************************** 








De: Lina Barrientos [mailto:lbarrien em userena.cl] 
Enviada em: segunda-feira, 8 de maio de 2006 18:33
Assunto: Re: [FWD cdmc] - 15/2006 -





SOCIEDAD CHILENA DE MUSICOLOGIA

CONVOCATORIA

IV CONGRESO CHILENO DE MUSICOLOGIA


La Sociedad Chilena de Musicologia tiene el agrado de invitar a socios(as),
investigadores(as) y estudiosos(as) del pais y del extranjero a participar
en el Cuarto Congreso Chileno de Musicologia, sobre el tema “Musica y Mujer,
una mirada interdisciplinaria”, el que se realizara en el Instituto
Profesional Escuela Moderna de Musica, entre los dias miercoles 10 y sabado
13 de enero del ano 2007, en la ciudad de Santiago-Chile.

El proposito de este congreso es constituirse en una instancia de reflexion
y dialogo en torno a la participacion de la mujer en el quehacer musical,
principalmente en Chile y Latinoamerica, considerando la amplia variedad de
musicas que se distinguen en sus culturas.


OBJETIVOS GENERALES

- Promover el intercambio academico, la reflexion y difusion de 
conocimientos, desde una vision musicologica e interdisciplinaria, en torno 
a la participacion de mujeres en actividades relacionadas con el quehacer 
musical.

- Establecer lazos entre la Sociedad Chilena de Musicologia y 
otras instituciones academicas nacionales y extranjeras que faciliten el 
aglutinar a estudiosas y estudiosos, que en sus trabajos hayan o esten 
develando la participacion de la mujer en la musica, en diferentes espacios 
sociales y culturales del mundo.


OBJETIVOS ESPECIFICOS

Mediante ponencias, conferencias y mesas redondas:

- Identificar los aspectos sociales y culturales que han condicionado la
participacion de la mujer en los diferentes repertorios 
musicales

 - Conocer los ambitos culturales, politicos e institucionales que han
incorporado o excluido la participacion de la mujer en actividades
relacionadas con la musica.

 - Conocer historias de mujeres que en su vivir han realizado actividades
que las vinculen con la musica, sea en el ambito publico y/o privado.
(Interprete, compositora, cultora, investigadora, recopiladora, educadora,
gestora cultural, otras).

 - Analizar planteamientos teoricos y metodologicos utilizados en la
musicologia y otras disciplinas, que han permitido abordar estudios sobre
mujeres en la practica musical.


ACTIVIDADES

1. Conferencias, una cada dia a cargo de tres destacadas musicologas que han
trabajado el tema de la mujer en la musica.

2. Exposicion de 24 ponencias y/o comunicaciones seleccionadas y agrupadas
por afinidad en 6 mesas tematicas.

3. Mesa redonda musicologica. Debate en torno a aspectos teoricos y
metodologicos de la disciplina, con la participacion de cuatro
musicologos/as, mas un moderador.

4. Mesa redonda interdisciplinaria. Debate en torno a la participacion de la
mujer en otros ambitos creativos de las artes, con la participacion de
cuatro invitados/as, moderados por una o un musicologo. Participaran
investigadores/as que hayan estudiado la participacion de la mujer en otras
areas artisticas, como la danza, el teatro, el cine, la arquitectura, la
poesia, la literatura, pintura, escultura, u otras.

5. Plenaria de clausura: lectura de las conclusiones del congreso resumidas
por relatores(as) y moderadoras(es) de las distintas mesas tematicas.

6. Conciertos de medio dia y vespertinos.


COMISION ORGANIZADORA

Sociedad Chilena de Musicologia:

Director Ejecutivo:

Alvaro Menanteau 
amenanteau em emoderna.cl

Raquel Bustos 
rabusval em terra.cl

Hiranio Chavez
hiranio em terra.cl

Alejandro Vera
averaa em puc.cl



Instituto Profesional Escuela Moderna de Musica:

Directora de Extension:
Catalina Rengifo
extension em emoderna.cl

Academico
Waldo Parra 
wparra em emoderna.cl

Periodista
Veronica Vicencio 
comunicaciones em emoderna.cl


COMITE DE LECTURA

Tiziana Palmiero

Doris Ipinza

Rodrigo Torres

Agustin Ruiz


ENVIO DE PONENCIAS

Las personas que deseen participar como expositores deberan enviar un
resumen que contenga el titulo de la ponencia o comunicacion, las ideas
fundamentales, la hipotesis central y objetivos, con una extension maxima de
400 palabras, Arial, 12, formato word, via correo electronico a
extension em emoderna.cl, incluyendo sus datos personales y una breve resena de
su experiencia academica, antes del viernes 21 de septiembre del ano 2006.

Los resultados de la seleccion de las propuestas se daran a conocer a partir
del lunes 15 de octubre de 2006, via correo electronico, en el que ademas se
entregaran las indicaciones de fecha, formato y forma de envio de los
respectivos trabajos para considerarlos en la publicacion de las actas del
congreso.

Con el fin de procurar una mejor organizacion del evento, le agradeceremos a
los interesados(as) hacer llegar una carta de intencion de participar en el
encuentro.


ARANCELES DE PARTICIPACION

1. Participantes con ponencia                         $ 15.000.

2. Socios de la SChM sin ponencia                $ 10.000.

3. Asistentes en general                                  $ 12.000.

4. Estudiantes                                                 $ 3.000.


SEDE DEL CONGRESO

Instituto Profesional Escuela Moderna de Musica.
Luis Pasteur 5303, Vitacura
Santiago-Chile.
e.mail: extension em emoderna.cl
Fono / Fax: 56-2-3651818



Santiago-Chile, abril de 2006.



Veronica Vicencio D.
Periodista Extension y Comunicaciones
Instituto Profesional Escuela Moderna de Musica
www.emoderna.cl
3651818











********************************************
********************************************




10 - 	CONCERTOS: SALA CECILIA MEIRELES (Mai/2006 – Rio de Janeiro, RJ)




******************************************** 









De: Cecilia Meireles [mailto:salaceciliameireles2 em yahoo.com.br] 
Enviada em: segunda-feira, 8 de maio de 2006 17:25
Assunto: Programacao maio 2006



SALA CECILIA MEIRELES – SCM

AUDITORIO GUIOMAR NOVAES - AGN


PROGRAMACAO - MAIO DE 2006


ORQUESTRA PETROBRAS SINFONICA
Sex 12 maio SCM 19:00h
Miguel Proenca, piano 
Silvio Viegas, regente
Obras de: Beethoven, Mozart, Schumann 
Preco unico: R$ 5,00


TRIO MIGNONE – CONCERTO DE LANCAMENTO DO CD “FOTO DO RIO”.
Qua 17 maio SCM 19:30h
Afonso Oliveira, flauta
Ricardo Santoro, violoncelo
Miriam Grossman, piano
Preco unico: R$10,00
Obras de: Mignone e Martinu


SERIE GRANDES RECITAIS
CICLO BEETHOVEN
Sex 19 maio SCM 19:30h
Claudio Cruz, violino
Ilam Rechtman, piano 
Obras de: Sonatas para violino e piano de Beethoven
Preco unico: R$ 20,00
Assinatura para tres concertos: R$ 42,00
Estudantes de musica: R$ 1,00


SERIE GRANDES RECITAIS
CICLO BEETHOVEN
Sab 20 maio SCM 19:30h 
Claudio Cruz, violino
Ilam Rechtman, piano 
Obras de: Sonatas para violino e piano de Beethoven
Preco unico: R$ 20,00
Estudantes de musica: R$ 1,00


SERIE GRANDES RECITAIS
CICLO BEETHOVEN
Dom 21 maio SCM 19:30h
Claudio Cruz, violino
Ilam Rechtman, piano 
Obras de: Sonatas para violino e piano de Beethoven
Preco unico: R$ 20,00
Estudantes de musica: R$ 1,00


SERIE CONCERTOS INTERNACIONAIS
JOHN ROBILETTE, PIANO
Ter 23 maio SCM 19:30h
Obras de: Schumann, Beethoven, Paderewski e Chopin
Preco unico: R$ 20,00 
Estudantes de musica: R$ 1,00


ORQUESTRA FILARMONICA DO RIO DE JANEIRO
Qui 25 maio SCM 19:00h 
Amy Mills, regente
Obras de: Copland, John Phillip Souza, Webern
Preco unico: R$ 20,00


SERIE CONCERTOS BANK BOSTON
Sex 26 maio SCM 20:30h 
Marie-Eve Munger, soprano
Daniel Taylor, contra-tenor
Julian Wachner, piano
Sylvain Bergeron, alaude 
Obras de: Dowland, Mahler, Gluck, Schubert, Schumann, Haendel
Preco unico: R$ 45,00
Assinatura para seis concertos: R$ 200,00


COMPANHIA BACHIANA BRASILEIRA CONCERTO BACH-AMERICA 
Sab 27 maio SCM 19:30h
Alexandre Eisenberg, flauta
Ricardo Amado, violino
Hugo Pilger, violoncelo
Orquestra e Coro da Cia. Bachiana Brasileira Ricardo Rocha, direcao e
regencia
Obras de: Piazzolla, Henrique de Curitiba, Dimitri Cervo, Samuel Barber, J.
S. Bach
Preco unico: R$ 20,00


ORQUESTRA PETROBRAS SINFONICA 
SERIE DE CONCERTOS MPB & JAZZ
Qua 31 maio SCM 20:00h
Egberto Gismonti, piano
Leandro Braga, piano
Hugo Pilger, violoncelo
Wagner Tiso, regencia
Henrique Morelenbaum, regencia
Preco unico: R$15,00

Concertos promovidos pela SCM












********************************************
********************************************




11 - 	CONCERTO: Orquestra Sinfonica Brasileira, reg. RONALD ZOLLMAN.
estreia brasileira da violoncelista argentina SOL GABETTA (18/Mai, 20:00hs –
Rio de Janeiro, RJ)




******************************************** 











De: RS/Eli Rocha [mailto:emr em terra.com.br] 
Enviada em: quarta-feira, 10 de maio de 2006 19:03
Assunto: Estreia no Brasil da violoncelista de Sol Gabetta



CONCERTO DE ABERTURA DA SERIE ONIX NOTURNA


DIA 18 DE MAIO, AS 20H, NO THEATRO MUNICIPAL


ESTREIA BRASILEIRA DA VIOLONCELISTA SOL GABETTA


A Orquestra Sinfonica Brasileira da Cidade do Rio de Janeiro, tendo como
mantenedoras a Prefeitura do Rio, por intermedio da Secretaria das Culturas,
e a Companhia Vale do Rio Doce, inaugura a Serie Onix Noturna, dia 18 de
maio, quinta-feira, as 20h, no Theatro Municipal.

A Serie Onix Noturna marca a estreia no Brasil da jovem e talentosa
violoncelista argentina Sol Gabetta sob a batuta do maestro Ronald Zollman
(regendo pela primeira vez a OSB).



REGENCIA: RONALD ZOLLMAN

Comecou a estudar musica aos quatro anos. Depois de passar pelos
Conservatorios Reais de Antuerpia e Bruxelas, completando seus estudos, em
Paris, com Igor Markevitch e Nadia Boulanger.

A partir de 1973 sua carreira se desenvolveu internacionalmente regendo
grandes orquestras em todos os continentes. As Sinfonicas BBC, Suisse
Romande, Residentie, Hessischen Rundfunks, Camara Escocesa, Sydney,
Shanghai, Bamberg, Radio da Suecia, Londres e Paris.

Sua reputacao como regente de opera tem sido cada vez mais admirada devido
ao sucesso alcancado com as montagens da Opera Nacional da Belgica (“Don
Giovanni”, “Cosi fan Tutte”, “La Boheme”, “Albert Herring” e “A Rake’s
Progress”); em 1984 estreou com grande sucesso na Opera Nacional Inglesa
(Londres) com “La Traviata” e montagens de “A outra volta do parafuso”, de
Britten com a Opera Escocesa. 

Zollman foi diretor artistico da Orquestra Nacional da Belgica e, em
setembro de 2001, assumiu a direcao artistica e o posto de regente titular
da Sinfonica do Norte de Israel, em Haifa.

Em julho de 2001 Ronald Zollman estreou, com aclamacao da critica inglesa,
na opera “God’s Liar”, de John Casken, no Festival Almeida. Este ano regera
na Europa, Americas e ira, pela sexta vez, a China para reger a Sinfonica de
Shanghai.



SOLISTA: SOL GABETTA - VIOLONCELO

Nasceu em 1981, em Cordoba, Argentina. Sua estreia internacional foi no
Festival de Lucerna em 2001, como parte do premio que recebeu do Concurso
Credit Suisse para Jovens Solistas.

Em 2004 Sol Gabetta apresentou-se com a Filarmonica de Viena, sob regencia
de Valery Gergiev no Festival de Lucerna. No ano seguinte tocou com a
Sinfonica da Radio de Viena no Musikverein, sob a batuta de Christian
Arming.

Na temporada de 2005 foi solista das principais orquestras europeias:
Orquestra Nacional da Radio France, Kremerata Baltica, Filarmonica de Camara
de Viena, Sinfonica de Sao Petersburgo no Festival Olympus de Musica,
Orquestra de Camara de Munique com Christoph Poppen, Orquestra de Camara de
Basel com Christopher Hoogwood, Sinfonica de Basel e Sinfonica de Praga. 

Na temporada de 2006 estreia ao lado do pianista Henri Sigfridsson no Japao.
Na Europa, vai apresentar-se em Palermo, Viena, Berna, Zurique, Gent e
Hamburgo; alem de estrear com a Orquestra da Opera Comica de Berlim e a OSB
sob a regencia de Ronald Zollman.

Sol Gabetta toca em um violoncelo G.B Guadagnini de 1759.



PROGRAMA:

BEETHOVEN – Sinfonia no. 6, opus 68, em fa maior, “Pastoral”
SHOSTAKOVICH – Concerto para violoncelo no.. 1, opus 107 em mi bemol maior



SERVICO:

ORQUESTRA SINFONICA BRASILEIRA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO

Concerto de Abertura da Serie Onix Noturna. 
Regencia: Ronald Zollman. Solista: Sol Gabettta 
Programa: Beethoven, Sinfonia no. 6, em fa maior, opus 68, “Pastoral” e
Shostakovich, Concerto no. 1 em mi bemol maior, opus 107, para violoncelo.
Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Praca Floriano s/no. (tel. 2299-1711)
Dia 18 de maio, quinta-feira, as 20h.
Ingressos: R$ 12,00 (galeria), R$ 40,00 (balcao simples) e R$ 80,00 (balcao
nobre e plateia). 
Venda: na bilheteria do teatro ou atraves do Ticketmaster: 0300 7896846 
Informacoes no site: www.osb.com.br

Assessoria de Imprensa
 
Eli Rocha e Liliane Schwob
(21) 2547-4953 e 2255-2327












********************************************
********************************************




12 - 	INSCRIPCIONES: Maestria en Musica de la Universidad SImon Bolivar
(2006 – Caracas, VENEZUELA)




******************************************** 










De: [mailto:compositoresvenezolanos em gruposyahoo.com] Em nome de
MaestriaMusica[USB]
Enviada em: quinta-feira, 11 de maio de 2006 09:58
Assunto: [compvenz] Inscripciones Maestria en Musica


Estan abiertas las inscripciones para la Maestria en Musica de la
Universidad SImon Bolivar.

Se ofrecen las areas de Composicion, Direccion Coral, Flauta, Violoncello y
Arpa Clasica para ingresar en Septiembre 2006.

Las areas de Direccion Orquestal y Violin se reabriran en enero 2007 y se
hara un llamado a inscripciones oportunamente en Noviembre 2006.

Encontraran todos los detalles sobre los profesores, titulos necesarios,
etc, en la pagina web de la Maestria:

http://www.musica.coord.usb.ve/maestria/index.html

Cualquier otra duda, a traves de este correo electronico se les atendera
individualmente.

Para composicion se ha fijado un examen de admision el dia viernes 16 de
Junio a las 10 am. Este examen comprende areas de analisis tradicional y
conocimiento de repertorio del siglo XX, asi como historia de la musica en
general. Previo a esto, los interesados en composicion deben hacer llegar a
la maestria (direccion en pagina web) una carpeta contentiva de obra
originales, grabaciones, etc ( EJERCICIOS DE ARMONIA O CONTRAPUNTO NO), asi
como un curriculum detallado. EL area de musica electronica se reiniciara en
septiembre 2007.

Los interesados en ejecucion instrumental y direccion coral seran remitidos
a los respectivos tutores 

http://www.musica.coord.usb.ve/maestria/index.html#CUERPO_DOCENTE_

para decidir sobre el repertorio a presentar para las audiciones, que se
llevaran a cabo a mas tardar a finales de Junio. Las fechas se estableceran
individualmente de acuerdo a la disponibilidad profesor/candidato.

Los cupos son limitados en todas las areas.


Prof. Adina Izarra
Coordinadora de la Maestria en Musica.


OBJETIVOS DEL PROGRAMA

El programa de Maestria en Musica tiene como objetivos proporcionar a
musicos profesionales competencias para realizar estudios sistematizados de
las diferentes especialidades de la musica e investigaciones en el area
seleccionada: Composicion, Direccion Coral, Direccion Orquestal y Ejecucion
instrumental, asi como contribuir con la formacion de Maestros de Musica  de
elevado nivel, para las nuevas generaciones. Se espera tambien consolidar un
centro de  formacion de cuarto nivel cuyo sistema de ensenanza-aprendizaje
estimule la investigacion y la creacion.












********************************************
********************************************




13 - 	LANCAMENTO: Anais do coloquio Brasil Musical (19 e 20/Mai –
Curitiba, PR, BRASIL)




******************************************** 









De: [mailto:anppom-l-bounces em iar.unicamp.br] Em nome de zchuekepiano em ufpr.br
Enviada em: quinta-feira, 11 de maio de 2006 23:15
Assunto: [ANPPOM-L] [Fwd: Brasil Musical: lancamento]



BRASIL MUSICAL

EDITORA DEARTES UFPR



Anais do coloquio Brasil Musical, sob o patrocinio da Fundacao Araucaria,
que apoia tambem a presente publicacao. Versao brasileira do Colloque Bresil
Musical, organizado na Universite de Paris- Sorbonne Paris4, unico evento
academico divulgando a musica brasileira durante as comemoracoes do Ano
Brasil na Franca.

Edicao: Zelia Chueke
Autores: Rogerio Budasz, Zelia Chueke, Cristina Gerling, Rodolfo Coelho de
Souza, Beatriz Ilari, Mauricio Dottori, Isaac Chueke e Daniele Pistone.



LANCAMENTO:

Em Curitiba:
19 de maio, 12:00 hs: IIa. Feira do Livro de Curitiba. Stand da Livraria
Pedra da Gazeta – Espaco Cultural Canto do Parana. Praca Osorio, Centro.

20 de maio, 17:30 hs: ENCAM – Encontro Nacional de Cognicao e Artes
Musicais. DeArtes, UFPR. Rua Cel. Dulcidio 638, Batel.

No Rio de Janeiro:
18 de julho, 15:30 hs: ABM – Academia Brasileira de Musica. Rua da Lapa
120. 12o. andar.

A venda atraves da secretaria do DeArtes, UFPR.

Contato: zchuekepiano em ufpr.br

ou pelo telefone (41) 3222.6568, segundas, quartas e quintas-feiras a partir
das 15 horas.












********************************************
********************************************




14 - 	CALL FOR ARTICLES: TRANS 2007, AFRICAN MUSIC (30/Set/2006 –
Barcelona, ESPANHA)




******************************************** 










De: [mailto:anppom-l-bounces em iar.unicamp.br] Em nome de Jos e Luiz Martinez
Enviada em: quinta-feira, 11 de maio de 2006 08:59
Assunto: [ANPPOM-L] Chamada de artigos para a TRANS - Musica Africana





AFRICAN MUSIC

CALL FOR ARTICLES TRANS - 2007

TRANS-Transcultural Music Review is an  international peer-reviewed on-line
journal published by the Society for Ethnomusicology (SIbE). 

In preparation for the forthcoming edition of its 11th volume (2007), which
includes a monograph devoted to the study of African music (with unpublished
contributions by Ruth Stone, Kofi Agawu, Simha Arom and Willie Anku, among
others), the editors invites submission of unpublished articles related to
the topic of the monograph, that is, African music, broadly considered, for
its miscellanea section. The editors specially welcome analytical or
ethnographic works that (re)consider the presence of African music in both
Latin America and  North America, in popular music, etc.

TRANS is also please to accept article proposals of any other subject and
book reviews that adjust to its editorial line.

Proposals should be submitted by email to

simartinez em sibetrans.com

beforeSeptember 30th, 2006. For further information on submission
guidelines, please see the journals web site at

www.sibetrans.com/trans/



MUSIQUES D’AFRIQUE

INVITATION A PRESENTER DES ARTICLES POUR TRANS (2007)

TRANS-Revue Transculturelle de Musique annonce la prochaine parition
dunumero 11 (2007), un numero monographique dedie aux etudes de musique
africaine. Ce volume presente des articles inedits de Ruth Stone, Kofi
Agawu, Simha Arom et Willie Anku, entre autres.

Des chercheurs interesses sont invites a nous envoyer des articles en
relation avec le sujet du numero: des contributions analytiques,
ethnographiques, des etudes sur la presence africaine en Amerique Latine ou
Amerique du Nord, dans la musique populaire urbaine, etc. 

Des propositions d’articles sur quelque autre sujet dans la ligne editoriale
de TRANS seront aussi prises en consideration.

Les propositions doivent etre envoyees au Comite d’edition avant le 30
septembre 2006 a l’adresse suivante: simartinez em sibetrans.com 

TRANS est une revue dont les articles sont evalues par des pairs anonymes.

Les normes d’edition et l’information pour des auteurs peuvent etre
consultees a 

www.sibetrans.com/trans/



MUSICAS DE AFRICA

INVITACION PARA PRESENTAR ARTICULOS EN TRANS - 2007

TRANS-Revista Transcultural de Musica anuncia la proxima publicacion de su
numero 11 (2007) con un monografico dedicado a estudios de musica africana.
El volumen presenta articulos ineditos de Ruth Stone, Kofi Agawu, Simha Arom
y Willie Anku, entre otros.

Invitamos a los investigadores interesados a enviar articulos ineditos
relacionados con el tema del monografico. Estos pueden incluir
aproximaciones analiticas, etnograficas, estudios sobre la presencia
africana en Latinoamerica o Norteamerica, en la musica popular urbana, etc.

Asimismo se consideraran propuestas de articulos sobre cualquier otro tema
incluido en la linea editorial de TRANS.

Las propuestas deben remitirse al Comite editorial antes del 30 de
septiembre de 2006 a la direccion: simartinez em sibetrans.com


TRANS es una revista arbitrada que se rige por el sistema de evaluacion por
pares anonimos. Consultar normas editoriales y la informacion para los
autores en 

www.sibetrans.com/trans/









********************************************
********************************************




15 - 	CONCERTO: SALT ITINERARY (Electroacoustic Opera). Obra de MIGUEL
AZGUIME, Portugal (25/Mai, 21:00hs – Berlim, ALEMANHA)




******************************************** 










De: Miso Ensemble [mailto:misoensemble em misoensemble.com] 
Enviada em: quinta-feira, 11 de maio de 2006 11:04
Assunto: Azguime's SALT ITINERARY Berlin 25.05.06

 

SALT ITINERARY


MIGUEL AZGUIME

25.05.06 - 21:00 Uhr  - Tesla-Kubus in Berlin 
I n v e n t i o n e n 2006 (das Festival fur aktuelle Musik  vom 24. bis 28.
Mai in Berlin)


Miguel Azguime's Salt Itinerary was premiered in Toulouse on the 04-04-06 at
Festival Mira, then performed also in April 06 in Vilnius at Jauna Musika
and will be performed the 25-05-06 in Berlin at Inventionen Festival.
Highlight of Miguel Azguime's residence as a DAAD Berliner Kunstlerprogramm
guest composer.

Synopsis

Salt Itinerary multimedia opera transcends theatrical and music conventions.
Reflecting on Art and Madness, it revolves around languages, words as
meaning and words as sound. Both are used as an extension of the body and
melted in the construction of the staging as a tangible projection of the
resonance of the words through sound and image.

Live audio and video electronic processing and diffusion of the voice,
poetry, gestures, music and the drawings creates a polyphony of senses and a
counterpoint of meanings.
Molding sounds, lights, pictures and movements as if being drawn, painted or
carved, Salt Itinerary is a powerful, engaging and challenging combination
of music and drama by one performer that shapes new grounds in electronic
music and breaks boundaries between music, theatre, opera.

Photos: http://www.misomusic.com/transfer/FotosItinerariodoSal.zip

Programme Information 

Miguel Azguime /Miso Ensemble - SALT ITINERARY
Electroacoustic Opera

Miguel Azguime - performer
Paula Azguime - sound projection and live electronics
Andre Bartetzki - live video programming and processing
Perseu Mandillo - live video capture

Miguel Azguime - composition and texts/poems
Paula Azguime  & Perseu Mandillo - video
Paula Azguime & Miguel Azguime - concept & dramaturgy

www.misoensemble.com

Support: 
Ministerio da Cultura / Instituto das Artes
DAAD Berliner Kunstlerprogramm & TU-Studio Technische Universitat Berlin

Miguel Azguime
http://www.misoensemble.com

http://www.mic.pt/ingl/presentation.html?/cimcp/dispatcher?where=0&what=2&sh
ow=0&pessoa_id=67



MISO ENSEMBLE
http://www.misoensemble.com
mailto:misoensemble em misoensemble.com
Fund|Financiadmento: Ministerio da Cultura/Instituto das Artes

Rua do Douro 92
Rebelva 2775-318 Parede
Portugal
Tel:  +351 214575068
       Fax:  +351 214587256










********************************************
********************************************




16 - 	CONCERTO: La Philosophie Dans le Labyrinthe, Opera in three acts -
AURELIANO CATTANEO. Soprano – KATIA GUEDES (10-12/Mai – Berlim, ALEMANHA)




******************************************** 







De: Katguedes em aol.com [mailto:Katguedes em aol.com] 
Enviada em: quinta-feira, 11 de maio de 2006 06:58
Assunto: Re: [FWD cdmc] - 15/2006 -


LA PHILOSOPHIE DANS LE LABYRINTHE

OPERA IN THREE ACTS


Music: Aureliano Cattaneo
Libretto:Edoardo Sanguineti

Musical director: Emilio Pomarico
Director: Michael Scheidl

Stage and costumes:Nora Scheidl
Choreography: Takako Suzuki
Animation: Laurent Okroglic
Sound design: Peter Bohm
Light design: Norbert Joachim

Minotauro:
Michael Leibundgut, Bass
Nicola Mascia, Dancer

Giovane Ragazza:
Alda Caiello, Soprano
Yael Schnell, Dancer

Giovane Ragazzo:
Charles Maxwell, Countertenor
Matan Zamir, Dancer

Minosse:
Mark Hamman, Tenor

Dedalo:
Charles Maxwell, Countertenor

Teseo:
Matan Zamir, Dancer

Pasifae:
Katia Guedes, Soprano

Offstage voice:
Charles Maxwell, Countertenor

Offstage voice:
Katia Guedes, Soprano

Klangforum Wien: 

Baroque flute, piccolo: Vera Fischer
Flute: Eva Furrer
Oboe, English horn: Markus Deuter
Clarinet: Bernhard Zachhuber
Bassoon: Lorelei Dowling
Trumpet: Anders Nyqvist
Trombone: Andreas Eberle
Violin: Ivana Pristasova
Viola: Andrew Jezek
Violon cello: Andreas Lindenbaum
Contrabass: Alexandra Dienz
Accordion: Krassimir Sterev
Percussion: Lukas Schiske, Bjorn Wilker
Piano, keyboard: Florian Muller
Saloon piano: Benjamin McQuade

Technical direction: Werner Kraft (Munchener Biennale)
Technical management: Peter Mentzel, Peter Weyers

Length: 75 min. (no interval)

Performing rights: Editions Musicales Europeennes (EME), Paris

Commission for composition and libretto by the City of Munich for the Munich
Biennale.

Co-production: Munchener Biennale, NetZZeiT/Wien

Supported by Istituto Italiano di Cultura, Munich.

WORLD PREMIERE:

Tu 9 May 2006, 8 p.m.

FURTHER PERFORMANCES:
We 10 May und Fr 12 May 2006, 8 p.m.

Gasteig/Carl Orff-Saal

Tickets:
€ 20,–/15,–
Reduced € 7,–

www.muenchenticket.de







********************************************
********************************************




17 - 	CONCERTO: Grupo de Compositores PRELUDIO 21. Obras dos integrantes
do grupo (15/Mai, 19:30hs – Rio de Janeiro, RJ)




******************************************** 










De: neder nassaro [mailto:neder.nassaro em gmail.com] 
Enviada em: sexta-feira, 12 de maio de 2006 00:20
Assunto: Concerto do Preludio 21



Dando prosseguimento a sua temporada 2006, o grupo de compositores PRELUDIO
21 faz um concerto integrante da Serie Musica Nova na UNIRIO.

Os interpretes convidados sao Laisa Oazem (soprano), Maria Carolina
Cavalcanti (flauta), Ivan Paparguerius (violao), Humberto Amorim (violao) e
Rodrigo Foti (marimba).

O PRELUDIO 21 e composto por Alexandre Schubert, Caio Senna, Heber
Schuenemann, J. Orlando Alves, Marcos Lucas, Neder Nassaro e Sergio Roberto
de Oliveira. 
 
19h, dia 15 de maio (segunda)
Museu de Ciencias da Terra, av. Pasteur, 404, 2o. andar, Urca











********************************************
********************************************




18 - 	CONCERTO: DUO ENRICO RAVA, trompete - STEFANO BOLLANI, piano
(ITALIA) (13/Mai, 19:00hs – Sao Paulo, SP)




******************************************** 












De: Miriam Bemelmans [mailto:miriam em bemelmans.com.br] 
Enviada em: sexta-feira, 12 de maio de 2006 09:36

Assunto: Duo Enrico Rava e Stefano Bollani na Livraria Cultura do Shopping
Villa-Lobos




ISTITUTO ITALIANO DI CULTURA DE SAO PAULO E LIVRARIA CULTURA 

APRESENTAM

DUO ENRICO RAVA E STEFANO BOLLANI



Dia 13 de maio, sabado, as 19hs, acontece a apresentacao do trompetista
italiano Enrico Rava com o pianista italiano Stefano Bollani, dois grandes
expoentes do jazz europeu atual, na Livraria Cultrua do Shopping
Villa-Lobos, uma realizacao do Istituto Italiano di Cultura de Sao Paulo. O
ingresso e um quilo de alimento nao perecivel.


ENRICO RAVA ja tem mais de 100 discos gravados, ja  tocou com Gato Barbieri
e Chet Baker. Grava pela ECM,  Soul Note e Label Bleu.

STEFANO BOLLANI, um dos maiores talentos de sua geracao,  ja tocou com
grandes  nomes do jazz como Richard Galliano, Pat Metheny, Dave Liebman.

O Istituto Italiano di Cultura de Sao Paulo, fundado em 1945, e um orgao
oficial do Governo Italiano e esta localizado na Rua Frei Caneca, 1.071, no
bairro de Cerqueira Cesar, em Sao Paulo, na sede conhecida no passado como
“Casa de Dante”. Em 2006, inaugurara uma nova sede na Avenida Higienopolis.

O Istituto Italiano di Cultura desenvolve a promocao da lingua e da cultura
com acoes de cooperacao entre Brasil e Italia. Promove a imagem da Italia
contemporanea atraves de:

- concertos, exposicoes de arte, arquitetura, cinema, teatro, palestras e
seminarios;
- uma biblioteca com aproximadamente 30 mil itens, a maioria em lingua
italiana, alem de livros, revistas, jornais e uma consistente videoteca;
- cursos de lingua e cultura italiana, desde Historia da Arte ate italiano
juridico e cultura de vinhos;
- servico de informacoes sobre a Italia, cursos de lingua italiana na Italia
e bolsas de estudo outorgadas pelo Governo Italiano.

Site: http://www.iicsp.org/


SERVICO:
Duo Enrico Rava e Stefano Bollani 
Realizacao: Istituto Italiano di Cultura de Sao Paulo
Dia 13 de maio, sabado, as 19h30
Local: Livraria Cultura Shopping Villa-Lobos
Av. Nacoes Unidas, 4777 - Sao Paulo/SP Tel 11- 30 24 35 99
Ingressos: 1kg de alimento nao perecivel



Mais informacoes da divulgacao com a assessoria de imprensa do Istituto
Italiano di Cultura di San Paolo, a Bemelmans Comunicacoes, Miriam Bemelmans
(MTB 26.374) pelos telefones (11) 3034-4997 e (11) 9969-0416, pelo e-mail
miriam em bemelmans.com.br ou pelo site www.bemelmans.com.br

Miriam Bemelmans
(11) 3034-4997
(11) 9969-0416
miriam em bemelmans.com.br
http://www.bemelmans.com.br











********************************************
********************************************




19 - 	TV CULTURA: Programa Preludio tera a terceira eliminatoria (13/Mai,
14:30hs – Theatro Sao Pedro, Sao Paulo, SP)




******************************************** 










De: falecom em culturafm.com.br [mailto:falecom em culturafm.com.br] 
Enviada em: quarta-feira, 10 de maio de 2006 18:17
Assunto: Convite do PRELUDIO 




PRELUDIO TERA A TERCEIRA ELIMINATORIA


Convidamos os telespectadores e ouvintes da Cultura para a gravacao do
programa PRELUDIO - o unico show de calouros de musica classica da televisao
brasileira.

A terceira eliminatoria do ano sera gravada neste sabado, dia 13 de maio, a
partir das 14h30, no Theatro Sao Pedro, e ira ao ar no domingo,  28 de maio,
as 12h.

Mais quatro jovens musicistas executarao obras consagradas a frente da nossa
orquestra, regida pelo maestro Julio Medaglia. 

Os candidatos escolhidos para esta terceira eliminatoria sao:

Allan Vilches (Canto), 25 anos, Carapicuiba (SP) 
E lucevan le stelle, de Giaccomo Puccini

Filipe Rocha (Trompa), 19 anos, Sao Paulo (SP)
Concerto para trompa no.1 em mi bemol maior, op.11, de Richard Strauss

Vitor Mateus (Violao), 23 anos, Campinas (SP)
Concerto para violao e orquestra no. 2, de Radames Gnattali

Olga Maria Galeano (Violino), 19 anos, Belo Horizonte (MG)
Concerto para violino no.1 em sol menor op.26, de Max Bruch

Um deles estara na semifinal em novembro. 

O Preludio e gravado no Theatro Sao Pedro em Sao Paulo, na R. Barra Funda,
171 - proximo ao metro Marechal, com entrada franca para o publico.

Mais informacoes no site

www.tvcultura.com.br/preludio

Contato:

preludio em tvcultura.com.br 

Compareca e prestigie os mais novos talentos da musica classica nacional!

Producao - Nucleo de Musica Erudita TV Cultura
11 38743474 / 38743461. 













********************************************
********************************************




20 - 	ATUALIZACAO DE HOMEPAGE: LEONCE DE SAINT-MARTIN (orgao, FRANCA).
http://www.saint-martin.triang.net/




******************************************** 









De: Calimerio Soares [mailto:casnett em triang.com.br] 
Enviada em: sexta-feira, 5 de maio de 2006 16:22
Assunto: “Leonce de Saint-Martin”



A pagina dedicada ao compositor e organista frances LEONCE DE SAINT-MARTIN
foi recentemente atualizada.

Visitem-na no endereco abaixo. 

http://www.saint-martin.triang.net/




The home page dedicated to the French composer and organist LEONCE DE
SAINT-MARTIN has been recently updated. 

To access it please click on the link below. 

http://www.saint-martin.triang.net/


Prof. Calimerio Soares.













-------------- Pr?xima Parte ----------
Um anexo n?o-texto foi limpo...
Nome: winmail.dat
Tipo: application/ms-tnef
Tamanho: 46032 bytes
Descri??o: n?o dispon?vel
URL: <http://www.listas.unicamp.br/pipermail/anppom-l/attachments/20060512/9b59abe2/attachment.bin>


Mais detalhes sobre a lista de discussão Anppom-L