[ANPPOM-L] resultado da audiência - ensino demúsica nas escolas

Jorge Antunes antunes em unb.br
Qui Nov 23 13:19:55 BRST 2006


Colegas:

Gosto quando vejo, nos documentos de nossa luta, frases e expressões como estas:

*Introdução da Música na grade curricular
*incluir a Música no currículo escolar
*implantação do ensino de música nas escolas

Acho muito bom o uso destes verbos: introduzir, incluir, implantar.

Fico preocupado quando vejo colegas falarem em "volta da música às escolas" ou usarem os verbos: reintroduzir, reincluir, reimplantar.

A educação musical e o ensino da música nas escolas não podem voltar a ser como eram nos anos 40-50-60, quando ministrados pelos egressos do C.N.C.O. de Villa-Lobos. Formação de orfeões nas escolas devem, sim, voltar a acontecer.
Mas, naquela época acontecia uma total deseducação musical, com aulas chatíssimas de "Canto Orfeônico" em que apenas hinos cívicos eram trabalhados. As turmas eram divididas em primeira voz, segunda voz e ouvintes.
Também não podemos deixar margem para que o ensino da música nas escolas se atenha a métodos Dalcroze, Orff, Kodaly, Martenot e Montessori, em que tudo se encaminha para o sistema tonal, com alienação total com relação às estéticas pós anos 20.
Também não devemos dar margem a que tudo se resuma a reuniões de porralouquice em oficinas básica de música, com sessões de catárse coletiva.
Discutamos.

Abraço,
Jorge Antunes




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