[ANPPOM-L] resultado da audiência - ensinodemúsica nas escolas

Alexandre Bräutigam alexandrebrautigam em hotmail.com
Qua Nov 29 15:50:28 BRST 2006

Todo cuidado é pouco com esse Eterno Retorno.

A música mudou muito dos anos 40 pra cá. Um ensino de música sério não pode
se restringir a apenas um modelo, apenas um sistema, como o tonal, por
exemplo. Ainda mais quando se tem tempo para trabalhar. Em um currículo
escolar que propicia anos de continuidade, um programa mais abrangente pode
ser desenvolvido e aplicado. Não se limitar às notas musicais, por exemplo.
Desenvolver nas crianças/adolescentes a escuta. A percepção. Trabalhar uma
área que é importante na música e aonde ela está inscrita, que é a
sonologia. E aproveitar a estrutura que cada escola possui para já em sala
de aula introduzir brincadeiras lúdicas de percepção e manipulação do som,
com os computadores e softwares livres. Abrir a cabeça dos jovens para a
quantidade infinita de possibilidades de se brincar com o som e organizá-lo.
Compor.

O problema é que isso deveria ser mostrado na faculdade de educação musical.
No currículo deste curso superior, qual é a porcentagem de tempo/aulas gasta
em novas tecnologias de manipulação sonora? Em aculogia (área de estudo dos
diferentes tipos de escuta)? O que sabem os graduados em educação musical
sobre música eletroacústica, estocástica, Cage, Xenakis ou Stockhausen? Isso
só pra falar de alguns já "clássicos" (claro q não no sentido de pertencerem
ao classissismo europeu) e "antigos" compositores do século passado. O
currículo que forma os educadores musicais que darão aulas nas escolas
abordam de maneira satisfatória esses temas?

Senão corremos o risco de reformatar (sim, na pior das leituras q a palavra
pode oferecer) pessoas do século XXI como músicos enraizados com a teoria do
século XIX, mesmo depois de todos os berros de teóricos da educação no
século XX sobre o ensino tradicional (como o nosso Paulo Freire) e até
bandas de rock (é só ver o filme "The Wall", de 1982, do Pink Floyd,
discutindo a formatação educacional via música, um de seus grandes hits).

Discutir é preciso.

abraços,

Alexandre Bräutigam.