[ANPPOM-L] Sigismund Neukomm

Luciane Beduschi luciane.beduschi em gmail.com
Ter Out 3 09:00:36 BRT 2006

Infelizmente nao tenho acesso à lista da ANPPOM, somente ao resumo publicado
pelo CDMC da UNICAMP. Fui informada por colegas e amigos sobre as ultimas
mensagens enviadas a esta lista fazendo eco à mensagem de Jorge Antunes que
transferia um anuncio divulgado na semana passada através da *Luso-Brazilian
Music Society List*. Este anuncio faz referencia ao que disponibilizei
recentemente no site de Centro de pesquisas Linguagens musicais (CRLM) da
Universidade de Paris-Sorbonne ao qual sou filiada. Trata-se essencialmente
de uma transcriçao do catalogo manuscrito de obras de Sigismund Neukomm
conservado pela Biblioteca Nacional da França. A parte da transcriçao
divulgada pelo site do CRLM é referente aos anos que o compositor viveu no
Brasil. Essa transcriçao faz parte do meu projeto de doutorado que, na parte
consacrada aos problemas de catalogaçao, pretende disponibilizar a
totalidade da transcriçao do manuscrito. Nao se trata de um catalogo, mas
somente o que considero como a primeira etapa de um processo de catalogaçao
sério. Explicaçoes bem menos resumidas que esta estao no texto de
apresentaçao que acompanha a transcriçao divulgada pelo CRLM:
http://www.crlm.paris4.sorbonne.fr/Neukomm/index.html.
No texto da comunicaçao apresentada durante o XV Congresso da ANPPOM no Rio
em 2005 (*Fundamentos para o Estabelecimento do Catalogo Tematico de
Sigismund Neukomm*) eu faço um apanhado bem mais detalhado das bases desta
pesquisa. Evidentemente, José Maria Neves aparece no texto daquela
comunicaçao como um dos pesquisadores que mais contribuiram recentemente
para o avanço do estudo da obra de Sigismund Neukomm. (Nao tenho
conhecimento, mas eu espero que as Atas do Coloquio do Rio ja estejam
disponiveis ao publico.) As ultimas publicaçoes de Jose Maria Neves sobre o
seu trabalho de catalogaçao da obra de Neukomm sao o artigo da Brasiliana
("A musica de Sigismund Neukomm na Bibliothèque Nationale de France", *
Brasiliana*, 6 (setembro 2000), p. 12-19) e um texto que faz parte das Atas
de um Coloquio em Lisboa ("Sigismund Neukomm na Biblioteca Nacional de
França: Revisão Crítica do Catálogo de Obras", *Colóquio Internacional. A
Música No Brasil Colonial*, 1 (2000), Lisboa. Anais. Lisboa: Fundação
Calouste Gulbenkian, 2001. p. 99-111.). Se nao fosse por Jose Maria Neves, e
pela professora Helena Jank, eu provavelemente jamais teria iniciado meu
doutoramento, e nem esta pesquisa!

* * *

Quanto ao *Libera me, Domine*, escrito por Neukomm no Rio de Janeiro, o
prefacio (especialmente da grade para orquestra) da ediçao francesa
publicada pela editora *Symétrie* no começo deste ano dah um panorama geral
do estado da questao. Fui responsavel pela ediçao critica da partitura mas
nao participei em momento algum do processo de gravaçao, e nem de divulgaçao
do disco editado pelo selo K617.

Cordialmente,