RES: [ANPPOM-L] [Fwd: Sigismund Neukomm]

Rosana Lanzelotte rosana em lanzelotte.com
Sáb Set 30 18:16:41 BRT 2006


Prezada Sandra,
 
Você tem toda razão de lembrar do catálogo que, infelizmente, o José Maria Neves deixou incompleto. Ainda em vida, o José Maria havia me fornecido uma cópia do catálogo em que trabalhava. Dele enviei cópias para a Luciane Beduschi e para o Adriano de Castro Meyer, ambos dedicados ao assunto.
 
Mesmo que o que esteja publicado na web seja fruto de uma nova catalogação, é importante lembrar o grande musicólogo que foi o José Maria, que deixou um artigo sobre o assunto na revista Brasiliana da Academia Brasileira de Música, não mencionado nas referências do trabalho ora em questão.
 
Quando enviei cópia do catálogo para a autora do atual trabalho, mencionei a grandeza de espírito e a generosidade de José Maria, que deveriam servir de exemplo para todos nós.
 
Abraços
 
Rosana Lanzelotte

  _____  

De: anppom-l-bounces em iar.unicamp.br [mailto:anppom-l-bounces em iar.unicamp.br] Em nome de Sandra Reis
Enviada em: sábado, 30 de setembro de 2006 17:13
Para: antunes em unb.br; anppom-l em iar.unicamp.br
Assunto: RE: [ANPPOM-L] [Fwd: Sigismund Neukomm]



Prezado  Jorge, que eu saiba, José Maria Neves também fez um importante catálogo sobre Sigismund Neukomm,  como projeto de Pós-Doutorado em 2000. Onde está este trabalho? 

J. M. Neves fez também um outro trabalho, que estava pronto para ser publicado, sobre o mais importante tratado brasileiro sobre a música no século XVIII, de Caetano Mello de Jesus. A área de Musicologia da ANPPOM deveria se empenhar para  publicar estas contribuições  preciosas de José Maria Neves.

Um abraço,

Sandra.


  _____  

From: Jorge Antunes <antunes em unb.br>
Reply-To: antunes em unb.br
To: anppom-l em iar.unicamp.br
Subject: [ANPPOM-L] [Fwd: Sigismund Neukomm]
Date: Sat, 30 Sep 2006 14:58:47 -0300

  




  _____  

From: Luciane Beduschi <luciane.beduschi em WANADOO.FR>
Reply-To: Luso-Brazilian Music Society List <LBMS-L em LISTSERV.INDIANA.EDU>
To: LBMS-L em LISTSERV.INDIANA.EDU
Subject: Sigismund Neukomm
Date: Sat, 30 Sep 2006 19:21:25 +0200



O site do Centro de Pesquisas Linguagens Musicais (CRLM) da Universidade de Paris-Sorbonne (Paris IV) colocou em linha uma trancrição de parte do catalogo manuscrito de Sigismund Neukomm (1758‑1858) relativo aos anos passados no Brasil (1816-1821), acompanhado de um texto explicativo: http://www.crlm.paris4.sorbonne <http://www.crlm.paris4.sorbonne.fr/Neukomm/index.html> .fr/Neukomm/index.html. A transcrição incorpora as cotas das obras listadas pelo manuscrito do catálogo cujas partituras se encontram no Departamento de Música da Biblioteca Nacional da França. Este trabalho é parte do projeto de doutorado desenvolvido pela pesquisadora brasileira Luciane Beduschi sob orientação do professor Nicolas Meeùs. 

 

* * *

 

Le site du Centre de recherches Langages musicaux de l’Université de Paris-Sorbonne (Paris IV) a mis en ligne la partie de la transcription du catalogue manuscrit de l’œuvre de Sigismund Neukomm (1758‑1858) qui concerne la période que le compositeur a passée au Brésil (1816-1821) :  <http://www.crlm.paris4.sorbonne.fr/Neukomm/index.html> http://www.crlm.paris4.sorbonne.fr/Neukomm/index.html. La transcription, accompagnée d’un texte explicatif, intègre les cotes des Å“uvres listées par le catalogue dont les partitions sont déposées au Département de la musique de la Bibliothèque nationale de France. Ce travail fait partie du projet de doctorat développé par Luciane Beduschi, sous la direction du professeur Nicolas Meeùs.

 



>________________________________________________
>Lista de discussões ANPPOM
>http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l
>________________________________________________





-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://www.listas.unicamp.br/pipermail/anppom-l/attachments/20060930/2b7b6d7f/attachment.html>


Mais detalhes sobre a lista de discussão Anppom-L