[ANPPOM-L] FWD cdmc - 36/2006 -

CDMUSICA cdmusica em unicamp.br
Sex Set 29 14:47:39 BRT 2006


FWD cdmc - 36/2006

Centro de Documentacao de Musica Contemporanea
CDMC-Brasil/UNICAMP http://www.unicamp.br/cdmc/
(membro da IAMIC - The International Association of Music Information
Centres)

Diretor: Jorge Ruben Tapia

Edicao e Direcao: J. A. Mannis (orientador)

Producao e Montagem do FWD cdmc: Denis Koishi (estagiario)

************************************************************************
************************************************************************

Noticias somente em texto simples, sem figuras nem tabelas, enviar a:
cdmusica em unicamp.br 

Para receber/cancelar o recebimento do FWD cdmc enviar seu pedido a
cdmusica em unicamp.br 

************************************************************************
************************************************************************


CDMC-Brasil/Unicamp 
2006
patrocinio
P E T R O B R A S


************************************************************************
************************************************************************





1 -	CONSONANCIA NORTE/SUR - TEMPORADA 2006-07 (Nova Iorque, EUA)

2 -	ESPETACULO: "Kseni - A Estrangeira", JOCY DE OLIVEIRA (28-30/Set e
13-14/Out - Rio de Janeiro, RJ; Sao Paulo; SP)

3 -	CONCERTOS: Serie "Musica de Invencao - A escuta pensante de Augusto
de Campos, poeta". Obras de TRAGTENBERG, BERIO, SATIE, SMETAK, WEBERN,
SCELSI, SCHOENBERG e CAGE (Out-Nov/2006 - Campinas, SP, BRASIL)

4 -	LANCAMENTO: LIVRO "Estruturacoes Harmonicas Pos-tonais", ANTENOR
FERREIRA CORREA (03/Out, 19:00hs - Sesc Ipiranga, Sao Paulo, SP)

5 -	LANCAMENTO DO LIVRO: "Shostakovitch: Vida, Musica, Tempo no Espaco",
LAURO MACHADO COELHO (30/Set, 19:30hs - Espaco Cultural CPFL, Campinas, SP)

6 -	MESTRADO: Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).
Subareas: Educacao Musical, Musicologia-Etnomusicologia e Praticas
Interpretativas (piano). (Florianopolis, SC, BRASIL)

7 -	CONCERTO: NATALIA GUTMAN (violoncelo, RUSSIA) e VIACHESLAV POPRUGIN
(piano, RUSSIA). (10/Out, 21:00hs - Brasilia, DF)

8 -	1o ENCONTRO DE EMPREENDEDORISMO NA AREA MUSICAL (09/Out -
Conservatorio Brasileiro de Musica, Rio de Janeiro, RJ)

9 -	RESULTADO: 1o. Concurso Internacional de Composicion de Uruguai.
Vencedores: LUIS VALDIVIA (1o. premio, AUSTRIA) e JAVIER BRAVO (3o. premio,
ARGENTINA). (Out/2006 - Montevideo, URUGUAI)

10 -	CONCERTO: "Autorretrato de la Compositora BEATRIZ FERREYRA" (04/Out,
19:30hs - Montevideo, URUGUAI)

11 -	CONCERTO: CIMA (Colectivo de Interpretes de Musica Actual). Obras de
BERIO (02/Out, 20:00hs - Santiago, CHILE)

12 -	CONCERTO: Orquestra Sinfonica Municipal de Campinas, Reg. KARL
MARTIN. Obras de FERNANDO MORAIS, DEBUSSY (30/Set-01/Out - Campinas, SP,
BRASIL)

13 -	MASTER CLASSES: FABIO LUZ (piano). Musica Francesa do final do
seculo dezenove ate 2006 (21-28/Out - Tom Sobre Tom, Sao Paulo, SP)

14 -	CONCURSO PUBLICO: Professor de VIOLAO, UFOP (06/Out - Ouro Preto,
MG, BRASIL)

15 -	SELECAO MESTRADO: MUSICA, UFMG (02-26/Out - Belo Horizonte, MG,
BRASIL)

16 -	CONCERTO: GISELLA MULLER (piano) e GUSTAVO BARBOSA LIMA (clarineta).
Obras de VILLANI CORTES, JOSE SIQUEIRA, MAHLE (07/Out, 21:00hs - Braganca
Paulista, SP, BRASIL)




********************************************
********************************************




1 - 	CONSONANCIA NORTE/SUR - TEMPORADA 2006-07 (Nova Iorque, EUA)




******************************************** 









De: North/South Concerts [mailto:ns.concerts em att.net] 
Enviada em: segunda-feira, 25 de setembro de 2006 19:42
Assunto: Consonancia Norte/Sur: Temporada 2006-07



CONSONANCIA NORTE/SUR: TEMPORADA 2006-07


Consonancia Norte/Sur, la organizacion de Nueva York dedicada a promover la
musica de compositores de las Americas ha hecho publico planes para su
vigesima septima temporada.

Ocho conciertos se presentaran en Nueva York presentando musica de
compositores de Brasil,  Canada, Cuba, Grecia, Israel, Korea, Mexico,
Panama, Venezuela y de los Estados Unidos. 

Para mayor informacion sobre los programas de concierto y sobre las
grabaciones patrocinadas por esta organizacion por favor visite

http://www.northsouthmusic.org

Las actividades de Consonancia Norte/Sur son patrocinadas por el New York
State Council of the Arts y el New York City Department of Cultural Affairs.
Tambien cuentan con el apoyo de la American Federation of Musicians y de
numerosos individuos.

Septiembre 23, 2006.















********************************************
********************************************




2 - 	ESPETACULO: "Kseni - A Estrangeira", JOCY DE OLIVEIRA (28-30/Set e
13-14/Out - Rio de Janeiro, RJ; Sao Paulo; SP)




******************************************** 










De: Spectra Producoes (Kirsebom) [mailto:kirsebom em terra.com.br] 
Enviada em: sabado, 23 de setembro de 2006 16:32
Assunto: KSENI - A ESTRANGEIRA



KSENI - A ESTRANGEIRA

musica, video, texto, concepcao de JOCY DE OLIVEIRA

Estreia : Teatro Carlos Gomes , Rio de Janeiro
28 e 29 de Setembro as 20h e 30 de Setembro as 17h

Teatro SESC Pinheiros, S. Paulo :
13 e 14 de Outubro as 21h e 15 de Outubro as 18h

com elenco internacional e brasileiro:
Sigune von Osten - soprano
Gabriela Geluda - soprano
Marilena Bibas / Helena Varvaki - atrizes
Peter Schuback / Luciano Correa - violoncelo
Paulo Passos - clarineta e clarone
Aloysio Neves - guitarra eletrica e tambura
Daniel Serale e Ricardo Siri - percussao
Henrique Tinoco - menino cantor
Grupo Taiko da Associacao Nikkei do Rio de Janeiro
Direcao de Arte- Jum Nakao & Kiko Araujo
Cenografia - Fernando Mello da Costa
Criacao de luz - Renato Machado

"Kseni -A estrangeira" e um espetaculo onde diferentes elementos teatrais e
musicais criam um universo estetico nao convencional na procura de uma nova
linguagem cenico / musical, tentando encontrar novos modelos de estruturas
que possam vir a transformar o conceito tradicional de "opera" ou musica -
teatro.

"Kseni" aborda conflitos eternos, questoes do nosso tempo, preocupacoes
primordiais do ser humano com a relacao entre os homens, e do homem consigo
mesmo, numa reflexao sobre o mito  da Medea que se transporta a realidade
cultural e politica do mundo que vivemos hoje. O ponto de vista enfocado e o
da mulher transgressora, desterrada, imigrante, denegrida , discriminada ,
partindo do mito da Medea reportado aos dias de hoje , ao mundo globalizado
ao poder hegemonico de destruicao da memoria, do ser humano, da propria
terra denegrida como esta Medea.



Jocy de Oliveira
www.jocydeoliveira.com
www.online-oboe.de/j-jocy.htm

R.Carlos Gois 64
Rio de Janeiro 22440-040 Brasil
tel/fax 55-21-22393018
















********************************************
********************************************




3 - 	CONCERTOS: Serie "Musica de Invencao - A escuta pensante de Augusto
de Campos, poeta". Obras de TRAGTENBERG, BERIO, SATIE, SMETAK, WEBERN,
SCELSI, SCHOENBERG e CAGE (Out-Nov/2006 - Campinas, SP, BRASIL)




******************************************** 










De: SILENTE - Escritorio da Musica [mailto:silente21 em uol.com.br] 
Enviada em: sexta-feira, 29 de setembro de 2006 01:58
Assunto: serie Musica de Invencao.doc



CPFL estreia em outubro o projeto 

MUSICA DE INVENCAO - A escuta pensante de Augusto de Campos, poeta 

[ciclo inedito de 8 concertos] 



O Espaco Cultural CPFL apresenta em outubro e novembro a primeira adaptacao
em forma de concerto do livro "Musica de Invencao", do poeta concretista,
tradutor e ensaista Augusto de Campos. Com curadoria da musicista e
produtora cultural Regina Porto, esta serie inedita em oito programas
semanais (sabados, 20h30) reporta-se diretamente a publicacao homonima em
que sao reunidos os textos do poeta no campo da musica contemporanea
(Perspectiva, 1998).

Com curiosidade estetica e rigor analitico, Augusto desnuda o pensamento
formal de mestres fundantes da ideia de inventio na musica nova - de Pound a
Schoenberg, de Webern a Cage e Smetak. "Por certo, a vivencia de uma arte
multimidia avant la lettre - a poesia concreta - deu a ele a necessaria
perspectiva multidirecional para a apreciacao desse arco historico e
estetico", diz a curadora.

Cada apresentacao constitui um espetaculo completo, com performances
musicais sublinhadas por informacoes sonoras, visuais e poeticas. Com poesia
sonora realizada em parceria com Cid Campos, e trabalhos de criacao
audiovisual do estudio ZutGaia, o projeto conta com um elenco de interpretes
engajados com a estetica contemporanea, que 'dialoga' ao vivo com os
pronunciamentos gravados do autor. 

O ciclo "Musica de Invencao" soma-se as celebracoes dos 50 anos da Poesia
Concreta, que teve sua primeira publicacao em dezembro de 1956, por ocasiao
da exposicao inaugural da Arte Concreta.


PROGRAMACAO

OUTUBRO

dia 07 - sabado - 20h30
Os Trovadores: de Pound a Provenca 
Trovas provencais traduzidas por Augusto de Campos e musicadas por Livio
Tragtenberg. 
Por Lucila Tragtenberg (soprano) e Livio Tragtenberg (piano)

dia 14 - sabado - 20h30
Berio: Solo e Sequenza
Pecas do ciclo de Sequenze escrito por Luciano Berio para performances solo.

Por Rogerio Wolf (flauta), Mauro Brucoli (violoncelo), Luis Afonso Montanha
(clarone), Andrea Kaiser (voz) e Carlos Freitas (trombone)

dia 21 - sabado - 20h30
Satie, o Entreato
Solos e piano a 4 maos, com trechos do filme "Entr'Act", de Rene Clair.
Por Duo Volcov-Bazarian (Angela Volcov e Lidia Bazarian)

dia 28 - sabado - 20h30
Smetak: Para Quem Souber 
Violoes microtonais, plasticas sonoras e instrumentos originais de Walter
Smetak recriados.
Por Wilson Sukorski e convidados (Projeto WS2)


NOVEMBRO

dia 04 ou 11 - sabado - 20h30
Melodia de Timbres: Ouvir Webern e Morrer 
Lieder e solos para piano de Anton Webern. 
Por Sergio Villafranca (piano) e cantores convidados. 

dia 04 ou 11 - sabado - 20h30 
Scelsi: Celocanto da musica - Nono: A Lonjura Nostalgica, Utopica, Futura 
Obras vocais dos italianos Giacinto Scelsi e Luigi Nono. 
Programa misto. Solistas a confirmar.

dia 18 - sabado - 20h30
Schoenberg: o Sprechgesang de um Pierro 
Pierrot Lunaire, em recriacao literaria de Augusto de Campos.
Por Patricia Endo (soprano) e Acchile Picchi (piano)

dia 25 - sabado - 20h30
De Segunda a Um Ano: a Pos-Musica 
A musica, os mesosticos e o pensamento de John Cage.
Por Beatriz Roman (piano)


SERVICO

Espaco Cultural CPFL
R. Jorge Figueiredo Correa, 1.632
Campinas - SP
Tel. (19) 3756-8000
www.cpflcultura.com.br

Entrada franca


















********************************************
********************************************




4 - 	LANCAMENTO: LIVRO "Estruturacoes Harmonicas Pos-tonais", ANTENOR
FERREIRA CORREA (03/Out, 19:00hs - Sesc Ipiranga, Sao Paulo, SP)




******************************************** 







De: [mailto:anppom-l-bounces em iar.unicamp.br] Em nome de Antenor Ferreira
Correa
Enviada em: quarta-feira, 27 de setembro de 2006 23:44
Assunto: [ANPPOM-L] Lancamento de "Estruturacoes Harmonicas Pos-tonais"



LANCAMENTO DE "ESTRUTURACOES HARMONICAS POS-TONAIS"



Pluricom Informa

Concerto marca o lancamento do livro Estruturacoes Harmonicas Pos-tonais

A Editora UNESP e o SESC/SP promovem em Sao Paulo a noite de autografos de
Estruturacoes Harmonicas Pos-tonais. Na obra, Antenor Ferreira Correa,
percussionista da Orquestra Sinfonica de Santos, professor e arranjador,
investiga, compara e confronta as tentativas de sistematizacao das diversas
manifestacoes da musica contemporanea sob o ponto de vista harmonico.

O evento acontece no dia 3 de outubro, as 19h, no Sesc Ipiranga (Rua Bom
Pastor, 822) com apresentacao de um concerto em que Antenor atua como
percussionista em algumas pecas musicais. 

Os livros da Fundacao Editora da UNESP podem ser adquiridos pelo site:
www.editoraunesp.com.br

Assessoria de Imprensa da Fundacao Editora da UNESP: 

Pluricom Comunicacao Integrada













********************************************
********************************************




5 - 	LANCAMENTO DO LIVRO: "Shostakovitch: Vida, Musica, Tempo no Espaco",
LAURO MACHADO COELHO (30/Set, 19:30hs - Espaco Cultural CPFL, Campinas, SP)




******************************************** 









De: Miriam Bemelmans [mailto:miriam em bemelmans.com.br] 
Enviada em: terca-feira, 26 de setembro de 2006 12:50
Assunto: Lauro Machado Coelho lanca o livro Shostakovitch: Vida, Musica,
Tempo no Espaco Cultural CPFL



Lauro Machado Coelho lanca o livro Shostakovitch: Vida, Musica, Tempo no
Espaco Cultural CPFL

Dia 30 de setembro, as 19h30, Lauro Machado Coelho lanca o livro
Shostakovitch: Vida, Musica, Tempo, na colecao Signos Musicais, pela Editora
Perspectiva. O evento acontece no Espaco Cultural CPFL de Campinas, com
recital de Adelia Issa, Inacio de Nonno e Ricardo Ballestero, interpretando
obras do compositor.
.
No texto da orelha do volume publicado pela Perspectiva: "Lauro Machado
Coelho se divide em muitos: o critico musical, que nos apresenta um novo
olhar sobre uma das mais importantes personalidades do mundo da musica no
seculo XX, e o processo de criacao de suas obras, sempre com dicas preciosas
de gravacoes disponiveis; o amante das artes, que recria, com sensibilidade,
um certo mundo artistico, nos colocando em contato com figuras fascinantes,
mais e menos conhecidas, como os poetas Ievgueni Ievtushenko e Anna
Akhmatova, os cineastas Grigori Kozintsev e Aleksandr Feinzimmer; os
dramaturgos Gueorgui Ionin e Aleksandr Preis; ou mesmo musicos como a
soprano Galina Vishnievskaya, o violinista David Oistrakh ou o maestro
Ievgueni Mravinski; e o jornalista que, durante anos, trabalhou na cobertura
internacional nas redacoes de alguns dos principais jornais do Pais, e que
nos oferece um olhar sem preconceitos sobre uma epoca cujos ecos, mesmo
quase vinte anos depois do fim da Guerra Fria, continuam a ser ouvidos em
nosso tempo, influenciando a politica internacional e exigindo um processo
ainda embrionario de constante reavaliacao. Tudo isso com um texto agil,
objetivo, gostoso de ler, que convida o leitor a descobrir, a cada pagina,
obras como a opera Lady Macbeth do Distrito de Mtsensk, ou o conjunto das
quatorze sinfonias que, com a reavaliacao proposta no centenario de
nascimento de seu autor, parecem ter cada vez mais o que dizer a nossa
epoca," relata Joao Luiz Sampaio, reporter do Caderno 2 e sub-editor do
caderno Cultura do jornal O Estado de S.Paulo.

Lauro Machado Coelho escreve a colecao da Historia da Opera e ja lancou,
pela Editora Perspectiva, dez volumes da colecao: A Opera Inglesa, A Opera
Barroca Italiana, A Opera na Franca, A Opera Alema, A Opera na Russia, A
Opera Romantica Italiana A Opera Italiana Apos 1870, A Opera Tcheca, A Opera
Classica Italiana e A Opera nos Estados Unidos.  Pela colaboracao que teve
ao genero no Brasil, ganhou o 8o. Premio Carlos Gomes 2003, na categoria
Universo da Opera. 

O jornalista atualmente exerce a critica musical no Caderno 2 de O Estado de
Sao Paulo. E tambem colaborador das revistas Concerto e Bravo!, faz boletins
diarios na Radio Cultura FM as 9h15 e 17h15 e leciona sobre opera na
Fundacao Maria Luisa e Oscar Americano.

Professor de Literatura Francesa em Belo Horizonte entre 1963-1973, reside
desde 1974 em Sao Paulo, onde ja trabalhou no Almanaque Abril, no Jornal da
Tarde e no Estado de Sao Paulo, Revista Epoca, alem de colaborar com
diversas publicacoes na area de musica. Entre 1994-95, trabalhou no Theatro
Municipal de Sao Paulo.

Servico:
Lancamento do livro Shostakovitch: Vida, Musica, Tempo
Autor: Lauro Machado Coelho
Dia 30 de setembro, as 19h30
Com recital de Adelia Issa, Inacio de Nonno e Ricardo Ballestero
Rod. Campinas Mogi-Mirim, Km 2,5
Rua Jorge Figueiredo Correa, 1632 - Portaria IV
Chacara Primavera - Campinas
Telefone (19) 3756-8000
Gratis














********************************************
********************************************




6 - 	MESTRADO: Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).
Subareas: Educacao Musical, Musicologia-Etnomusicologia e Praticas
Interpretativas (piano). (Florianopolis, SC, BRASIL)




******************************************** 









De: c2slff em pobox.udesc.br [mailto:c2slff em pobox.udesc.br] 
Enviada em: segunda-feira, 25 de setembro de 2006 07:57
Assunto: noticia Mestrado em musica na UDESC



MESTRADO EM MUSICA na Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC, em
Florianopolis. As subareas a serem oferecidas sao: Educacao Musical,
Musicologia-Etnomusicologia e Praticas Interpretativas (Piano).

Inscricoes para o processo de selecao de 23/10 a 20/11/2006. Maiores
informacoes no site www.ceart.udesc.br. As provas serao realizadas entre 4 e
8/12/2006. 


http://www.udesc.br
UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina
(Horde 2.1 / IMP 3.1)













********************************************
********************************************




7 - 	CONCERTO: NATALIA GUTMAN (violoncelo, RUSSIA) e VIACHESLAV POPRUGIN
(piano, RUSSIA). (10/Out, 21:00hs - Brasilia, DF)




******************************************** 










De: A3 Brasil - Flavio Vinicius Macedo [mailto:flavio em a3brasil.com.br] 
Enviada em: quinta-feira, 28 de setembro de 2006 10:11
Assunto: Concertos Itau Personnalite



Concertos

Itau PERSONNALITE



NATALIA GUTMAN, UMA DAS GRANDES VIOLONCELISTAS RUSSAS DA ATUALIDADE, EM
UNICA APRESENTACAO EM BRASILIA

Ela foi casada com o lendario violinista Oleg Kagan, e fez tambem musica de
camara com Mstislav Rostropovich e Sviatoslav Richter, dois dos maiores
musicos do seculo 20. No recital que faz em duo com o jovem pianista russo
Viacheslav Poprugin, a violoncelista russa, hoje com 64 anos, faz um tributo
a Shostakovich na passagem de seu centenario de nascimento, interpretando a
sonata opus 40, peca que ela chegou a tocar diante do proprio compositor.

A violoncelista russa Natalia Gutman apresenta-se na Sala Martins Penna do
Teatro Nacional Claudio Santoro na proxima terca-feira, 10 de Outubro -
fechando em Brasilia a temporada 2006 dos Concertos Itau PERSONNALITE.

Natalia Gutman nao e apenas uma das grandes violoncelistas da atualidade,
mas uma das raras interpretes que conviveram e fizeram musica de camara com
varios dos maiores musicos russos do seculo 20. Nomes geniais como o do
violoncelista Mstislav Rostropovich, do pianista Sviatoslav Richter e
tambem, claro, de seu marido, o violinista Oleg Kagan. Reconhecidamente um
musico extremamente exigente, Richter nao escondia sua grande admiracao pela
violoncelista, tendo dito certa vez: "Natalia Gutman e a encarnacao da
verdade na musica"

Natalia Gutman formou-se musicalmente na efervescente atmosfera artistica da
Moscou dos anos 50/60, momentaneamente beneficiada pela desmontagem do
estalinismo, e consolidou uma notavel carreira internacional nos utimos
vinte anos , especialmente na Europa, onde alem de se apresentar como
solista junto as mais qualificadas orquestras tambem dirige um festival de
musica dedicado a memoria de seu marido Oleg Kagan.

E este refinamento e extrema adequacao a pratica da musica de camara a la
russa que Natalia Gutman traz para os Concertos Itau PERSONNALITE, em duo
violoncelo-piano com seu jovem compatriota Viacheslav Poprugin, com quem tem
tocado com frequencia ha mais de seis anos.

Alem da Sonata opus 40 de Dmitri Shostatovich - um tributo a passagem do
centenario de nascimento do compositor, no dia 25 de setembro -, a
violoncelista interpreta ainda a terceira sonata de Beethoven, a primeira
sonata de Brahms e as Cinco pecas em estilo popular de Robert Schumann.

Importante: O duo Natalia Gutman & Viacheslav Poprugin se apresenta tambem
no Rio de Janeiro (Sala Cecilia Meireles, dia 4 de Outubro) e em Sao Paulo
(Espaco Cultural, dias 5, 6 e 9 de Outubro).



SERVICO

Concertos Itau PERSONNALITE
10 de Outubro de 2006, terca-feira, 21 horas
NATALIA GUTMAN, violoncelo
& VIACHESLAV POPRUGIN, piano 

PROGRAMA

* L. v. Beethoven (1770-1827) - Sonata no. 3 em la maior op. 69
* J. Brahms (1833-1897) - Sonata no. 1 em mi menor op. 38
* R. Schumann (1810-1856) - Cinco pecas em estilo popular op. 102
* D. Shostakovich (1906-1975) - Sonata em re menor op. 40
Teatro Nacional Claudio Santoro, Sala Martins Penna, Setor Cultural Norte -
Via N2


Ingressos: R$ 40,00 (R$ 26,00 para clientes Itau PERSONNALITE)

Vendas e informacoes: Sala Martins Penna, tel. 3325.6256

Decima-terceira temporada - O perfeito equilibrio entre concertos em varias
capitais brasileiras com grupos e solistas internacionais de primeira
grandeza e a atencao ao talento brasileiro por meio de outro tanto de
concertos gratuitos construiu, ao longo dos ultimos doze anos, uma reputacao
impar para os hoje Concertos Itau PERSONNALITE, a mais importante serie de
musica de camara da America Latina.

A Temporada 2006 acrescentou mais uma capital ao roteiro das atracoes
internacionais dessa vitoriosa serie de concertos - Curitiba juntou-se a Sao
Paulo, Porto Alegre, Rio de Janeiro e Brasilia. E foi estendido a todo o
circuito a serie "Licao de Musica", de masterclasses ministradas pelos
artistas internacionais a jovens talentos brasileiros.

Desta vez teremos uma aula publica, a ser realizada por Natalia Gutman em
Sao Paulo, no sabado 7 de Outubro. A masterclass tem entrada franca e e
aberta a todos os interessados.

Repertorios diferenciados - O duo Natalia Gutman-Viacheslav Poprugin e a
quarta e ultima atracao da Temporada 2006 dos Concertos Itau PERSONNALITE em
Brasilia.

O duo de violoncelo e piano formado pela americana Alisa Weilerstein e o
brasileiro Jose Feghali abriu a serie em meados de Junho. Em Agosto tivemos
a "Schubertiade", uma noite em que seis musicos de diferentes nacionalidades
celebraram a musica de Schubert. E, em Setembro, o Quarteto de Cordas de
Leipzig.


Natalia Gutman, violoncelo

Nascida em Kazan, hoje capital da Republica de Tatarstan, Natalia Gutman
comecou a estudar violoncelo aos 5 anos, com o avo, Anisim Berlin. Formou-se
no Conservatorio de Moscou, na classe de Galina Kozolupova.

As influencias mais significativas na formacao de sua personalidade musical
viriam do tambem violoncelista Mstislav Rostropovich (1927- ), com quem
estudou por quatro anos quando fez seu doutorado no Conservatorio de
Leningrado; do violinista Oleg Kagan (1946-1990), com quem se casaria no
final dos anos 60; e do pianista Sviatoslav Richter (1915-1997), a quem
ouviu pela primeira vez aos 14 anos. "Instantaneamente Richter me pareceu
uma especie de Deus musical", lembra ela. "Eu jamais poderia imaginar que
anos depois estaria tocando com ele." A admiracao foi reciproca. Richter
disse certa vez: "Natalia Gutman e a encarnacao da verdade na musica".

Em 1967, conquistou o 1o. Premio no concurso da ARD, a radio estatal alema.
Foi esse o grande marco inicial de sua carreira internacional. Desde entao,
atua intensamente em todo o mundo, com as mais destacadas orquestras e todos
os grandes maestros. E presenca constante nos principais festivais europeus.
Faz musica de camara - uma de suas grandes paixoes - com musicos do nivel de
Martha Argerich, Evgeny Kissin e Isaac Stern. E tem seu trabalho registrado
em dezenas de gravacoes. A verdade, porem, e que sua carreira internacional
nao evoluiu com a rapidez que ppoderia ter, por forca do regime sovietico:
nos anos 70 a KGB nao permitia que Natalia Gutman deixasse a entao Uniao
Sovietica.

Seu repertorio compreende praticamente toda a literatura para violoncelo,
inclusive pecas contemporaneas. Ela realizou varias premieres mundiais, por
exemplo de obras de Schnittke, que lhe dedicou sua primeira sonata e seu
primeiro concerto para violoncelo. Em paralelo a intensa carreira de
concertos e gravacoes, Natalia Gutman dedica-se a atividade pedagogica.
Junto com Claudio Abbado criou, em 1992, os "Encontros de Berlim", com foco
na musica de camara para jovens musicos. E e, desde 1991, professora na
Escola Superior de Musica de Stuttgart e no Conservatorio de Moscou.

Plena de vitalidade aos 64 anos, Natalia Gutman nao para. Em sua agenda de
2006 constam apresentacoes em Israel, Italia, Espanha, Inglaterra, Franca,
Portugal, Suica, Japao e ainda no Brasil, Pais que revisita para seus
recitais nos Concertos Itau PERSONNALITE.


Viacheslav Poprugin, piano

Nascido em 1973, em Khabarovsk, Russia, o pianista Viacheslav Poprugin
estudou primeiramente no Institute for Culture, na sua cidade natal, com os
professores Popova e Tokareva, antes de completar seus estudos musicais em
Moscou, nos anos 90, na Gnessin Music Academy, com o professor Alexandrov.

Desde o inicio de sua carreira o jovem artista tem participado de numerosos
recitais e concertos com orquestras na Russia e no exterior. Em comparacao
com outros artistas de sua idade, o repertorio de Poprugin e bastante amplo
e inclui classicos de Bach, Mozart e Schubert, bem como de Chopin, Ravel,
Tchaikovsky, Rachmaninov e Scriabin, e ainda pecas contemporaneas como as
compostas por Scelsi, Ohana, Roque Alsina, Roslavets ou Schittke. Seu
especial interesse e habilidade por criacoes do seculo 20 manifesta-se no
fato de muitos compositores confiarem a Poprugin o lancamento de suas pecas:
Denisov, Raskatov, Tarnopolsky ou De Clerck. Alguns destes trabalhos foram
gravados por Poprugin.

O talento deste artista para a musica de camara fica obvio em suas regulares
performances com renomados artistas - no momento a violoncelista russa
Natalia Gutman, com quem Poprugin toca desde 1999.


Matias Jose Ribeiro
Gabinete de Comunicacao
(11) 3082-5444  &  8102-9870











********************************************
********************************************




8 - 	1o ENCONTRO DE EMPREENDEDORISMO NA AREA MUSICAL (09/Out -
Conservatorio Brasileiro de Musica, Rio de Janeiro, RJ)




******************************************** 






De: Lilia de Oliveira Rosa [mailto:liliarosa em iar.unicamp.br] 
Enviada em: quinta-feira, 28 de setembro de 2006 18:23
Assunto: Enc: I ENCONTRO DE EMPREENDEDORISMO NA AREA MUSICAL



I ENCONTRO DE EMPREENDEDORISMO NA AREA MUSICAL



Apresentar um painel da musica de concerto, entender suas dificuldades,
buscar diferentes alternativas para a abertura e consolidacao do mercado
para o interprete e o compositor com enfase nos jovens valores sem perder de
vista o que e singular e intransferivel em cada experiencia: assim deve
funcionar o intercambio entre os diversos agentes da area de musica.

Este e o objetivo do I Seminario de Empreendedorismo na Area Musical que o
projeto Musica no Museu promove no dia 9 de outubro de 9:00 as 18:00hs no
Conservatorio Brasileiro de Musica.

O evento descrevera as acoes voltadas para a valorizacao do musico no atual
contexto cultural brasileiro, na palavra de especialistas nas areas
envolvidas, visando torna-la um elemento central no projeto de
desenvolvimento do Brasil.

Historicamente, a inexistencia de um debate solido envolvendo todas as areas
interessadas na musica de concerto enfraquece o setor, gerando acoes
isoladas que, se por um lado traz ganhos especificos para alguns, por outro
o enfraquece como um todo ja que nao existe uma uniao em torno de ideias.
Ressalte-se a acao do Ministerio da Cultura que desde 2003 vem buscando
tratar a cultura em tres dimensoes essenciais: cultura nao e so arte, muito
menos arte consagrada; cultura e um direito de cidadania, devendo ser
reconhecida enquanto economia.

Segundo o proprio Secretario Executivo do MinC , Juca Ferreira, no mundo
inteiro esta apreciacao ja e um fato, mas para o Estado brasileiro ainda e
um reconhecimento muito recente e um conceito em construcao. A Cultura
constitui, inegavelmente, uma economia poderosa, sendo hoje uma das que mais
crescem no mundo: gera empregos, paga melhores salarios e nao esgota a
natureza.

Entendendo isto, Musica no Museu, na comemoracao dos seus 9 anos de
concertos ininterruptos e no alto dos 420 concertos/ano que realiza, procura
dar a partida para uma nova dimensao no debate da musica de concerto
reunindo em mesas distintas os seus diversos aspectos.

Ressalte-se, tambem, em uma das mesas a participacao de entidades
internacionais previamente escolhidas mostrando as possibilidades de
intercambio com os musicos brasileiros e, em outra, o Sebrae apresentando
alternativas de empreendorismo que e o objetivo maior do evento.


Programacao


9h as 9h15
Abertura: Sessao solene

Cecilia Conde, Sub-Secretaria de Cultura do Rio de Janeiro e diretora do
Conservatorio Brasileiro de Musica, Sergio Malta, Diretor do Sebrae, Ana de
Hollanda, diretora do Centro da Musica da Funarte ; Ricardo Cravo Albim,
presidente do Conselho Estadual de Cultura, Joao Guilherme Ripper, diretor
da Sala Cecilia Meireles, Ricardo Tacuchian, presidente da Academia
Brasileira de Musica , Sergio Bittencourt Sampaio, presidente da Academia
Nacional de Musica, Professora Harlei Elbert ,diretora da Escola de Musica
da UFRJ, Celia da Silva, Presidente da Ordem dos Musicos do Brasil.

9h15 as 10h30
Panorama da musica de concerto no Brasil

Presidente da Mesa - Luis Paulo Horta

1o..Palestrante - Luis Carlos Prestes Filho
Superintendente da Economia da Cultura da Secretaria de Estado de
Desenvolvimento Economico
Tema: A Musica como fator economico

2o.. Palestrante - Maria Helena Andrade
Presidente da Associacao dos Professores de Musica Classica e Diretora da
Proarte
Tema: Como transmitir, de forma didatica, a musica de concerto

Debatedores:
Sonia Maria Vieira - Diretora artistica da Escola de Musica da UFRJ
Ana de Holanda - Coordenacao de Musica da Funarte
Ricardo Tacuchian - Presidente da Academia Brasileira de Musica
Sergio Bittencourt Sampaio - Presidente da Academia Nacional de Musica
Joao Guilherme Ripper - Diretor da Sala Cecilia Meireles
Frederico Lemos - Diretor Executivo da Uniao Brasileira de Compositores

Pausa

10h 45 as 12h
A musica de concerto na midia

Presidente da Mesa - Maestro Silvio Barbato

1o. Palestrante - Luciana Medeiros
Assessora de Imprensa
Tema: Como divulgar a musica de concerto

2o. Palestrante - Clovis Marques
Tema: A musica de concerto na visao da midia

Debatedores:
Eduardo Fradkin - Jornalista do Globo
Deborah Ghivelder - Revista Veja-Rio
Lauro Gomes - Radio MEC
Solange Castro - Alo Musica
Jose Schiller - TVE
Revista Concerto, Movimento.com

12h as 12h30
Edicao, gravacao e divulgacao de um CD de musica de concerto

Presidente da Mesa - Jose Schiller (TVE)

Palestrante - Osvaldo Cruz Vidal
Ex Diretor da Sony Disc e Universal Discos
Tema: Como editar um CD

Debatedor:
Fernando Vitale - Diretor da Editora Vitale

12:30hs as 13:30hs
Concerto da pianista Maria Angeles Iglesias (Espanha)
Comemoracao do Dia Nacional da Espanha.
Auditorio Gilberto Freire (Funarte) - Rua da Imprensa s/no.

14h as 14h 45
Empreendedorismo na area musical

Presidente da mesa - Sergio Malta
Diretor do SEBRAE

Participantes - tecnicos do SEBRAE.
Tema: A atuacao do SEBRAE em prol do empreendorismo

14h45 as 16h
Os Direitos Autorais na musica

Presidente da Mesa - Maestro Ricardo Rocha

1o. Palestrante - Frederico Lemos
Diretor Executivo da Uniao Brasileira de Compositores
Tema: Os direitos autorais na visao dos compositores

2o. Palestrante - Marcello Nascimento
Gerente da Unidade Rio de Janeiro do ECAD
Tema: A atuacao do ECAD

3o. Palestrante - Dra. Deborah Sziajnberg
Advogada- representante da OAB
Tema: Os Direitos Autorais e a Legislacao

Debatedores:
Dr. Amaury Marques Soares Junior - Advogado Autoralista do ECAD
Alan Magalhaes - Diretor do Sindicato dos Musicos do Rio de Janeiro
Rosaria Ferreira - Assessora Juridica da Secretaria de Estado de Cultura

Pausa


16h15 as 17h15
Oportunidades de estudos nacionais e internacionais

Presidente da Mesa - Cecilia Conde
Sub Secretaria de Cultura do Rio de Janeiro e Diretora do Conservatorio
Brasileiro de Musica.

1o. Palestrante - Harlei Elbert
D iretora da Escola de Musica da UFRJ
Tema: A Escola de Musica da UFRJ e sua atuacao

2o. Palestrante - Cristina Becker
British Council
Tema: As acoes do British Council na musica

3o. Palestrante - Bertrand
Setor Cultural do Consulado da Franca
Tema: As acoes da area cultural do Consulado da Franca na Musica

4o. Palestrante - Instituto Cervantes
Tema: As acoes do Instituto Cervantes na musica

5o.. Palestrante - Instituto Italiano de Cultura
Tema: A acao do Instituto Italiano na musica

6o. Palestrante - Goethe Institute
Tema: As acoes do Goethe Institute na musica

Debatedores:
Kristina Augustin - CEIM-UFF
Rehane Franca - Diretora Artistica da ProArte


17h15 as 18h15
A Musica de Concerto e o marketing

Presidente da mesa - Joao Guilherme Ripper
Diretor da Sala Cecilia Meireles

1o. Palestrante: Leonardo Sa
Coordenador Cultural da OSB (representando o Sr. Luis Benedini, Diretor
Executivo)
Tema: Os objetivos sociais da OSB

2o. Palestrante: Sergio da Costa e Silva
Diretor do Projeto "Musica no Museu"
Tema: Uma nova opcao na musica de concerto

Debatedores:
Orquestra Petrobras Sinfonica
Monica Xexeo - Diretora do Museu Nacional de Belas Artes
Riva Fineberg - IBAM
Vera Marina - Finep

18h 30
Encerramento


Paralelamente serao realizados 12 concertos do Projeto "Musica no Museu" nas
datas proximas, agregando-os ao Encontro, e assim cruzandos o nosso publico
normal com os alunos de musica e musicos jovens, nosso publico-alvo neste
Encontro. 


Dia 6 - 12:30hs
Orquestra Rio Camerata - "Mozart em Paris"
CCLight

Dia 8 - 11:30hs
Gregor Vidovic - pianista servio-alemao - Comemoracao do Dia Nacional da
Alemanha
MAM

Dia 9 - 12:30h
Maria Angeles Iglesias (pianista espanhola) - Comemoracao do Dia Nacional da
Espanha
Auditorio Gilberto Freire - FUNARTE

Dia 10 - 12:30h
Quinteto Brasilia de Sopros
Auditorio Gilberto Freire - FUNARTE

Dia 11 - 12:30h
Trio Chausson - Sopros (trazido pela Embaixada da Franca)
Museu da Republica

Dia 12 - 12:30h
Duo Barrenechea - Sergio Barrenechea, flauta e Lucia Barrenechea, piano
Museu Nacional de Belas Artes

Dia 13 - 12:30h
Orquestra do Conservatorio de Rotterdam (trazido pela Embaixada da Holanda)
Centro Cultural Justica Federal

Dia 14 - 11:30h
Grupo Raiz Carioca
Parque das Ruinas

Dia 15 -12:30h
Flautissimo e Quinteto Lena Horta
Memorial Getulio Vargas

Dia 16 -18h
Morana - voz e Cesar Robecchi - violao
IPHAN

Dia 17 - 12:30h
Joao Carlos Assis Brasil - piano
Espaco Furnas Cultural

Dia 24
Duo de Harpa - Ana Miccolis e Flauta - Igor Levy - autores austriacos-
Comemoracao do Dia Nacional da Austria
Consulado da Austria - Evento especial mediante convite.


Serao conferidos certificados ao final e as inscricoes, em numero limitado,
poderao ser feitas no formulario abaixo e enviadas para o e-mail
carpex em ig.com.br ou no endereco Praca Pio X, 55 sala 202 - Rio de Janeiro -
CEP 20040.020, pelo telefone (21) 2253-8645 ate o dia 4 de outubro de 2006.

Para inscricoes, enviar os seguintes dados:


Nome completo

Profissao (no caso de musico, o instrumento e o nome artistico)

Entidade/Empresa

Enedreco completo, constando Bairro, Municipio, Estado e CEP

Telefone Convencional:
Telefone Celular:

E-mail:

Realizacao: "Musica no Museu"






















********************************************
********************************************




9 - 	RESULTADO: 1o. Concurso Internacional de Composicion de Uruguai.
Vencedores: LUIS VALDIVIA (1o. premio, AUSTRIA) e JAVIER BRAVO (3o. premio,
ARGENTINA). (Out/2006 - Montevideo, URUGUAI)




******************************************** 








De: Asociacion de Instrumentistas y Compositores del Uruguay AICU
[mailto:festivalfabini em gmail.com] 
Enviada em: sexta-feira, 22 de setembro de 2006 12:29
Assunto: Informacion del Compositor Leon Biriotti



INFORMACION DEL COMPOSITOR LEON BIRIOTTI



Por intermedio de la presente a pedido del Mtro. Leon Biriotti la Asociacion
de Instrumentistas y Compositores del Uruguay envia informacion del 2o.
Concurso Internacional de Composicion de Uruguay " Homenaje al Mtro. Leon
Biriotti". 

El jurado estuvo integrado por el Maestro Leon Biriotti (Presidente
honorario), Maestro Fernando Condon (Presidente del Fondo Nacional de Musica
y Vice Presidente del SODRE), Lic.Daniel Morgade (presidente de AICU), Mtro.
Jorge Tagliapietra (Circulo Guitarristico Argentino) y dos de los ganadores
del 1o. Concurso Internacional de Composicion de Uruguay, LUIS VALDIVIA (1o.
premio, Austria) y JAVIER BRAVO (3o. premio, Argentina). 

Se otorgaron tres menciones de honor las obras:

"Tres referncias al musica" de la compositora Ozge Gulbey, TURQUIA

"Segunda Figura" de la compositora Ylva Nyberg, SUECIA

"Quartetto quasi una passacaglia" del compositor Mauricio Godoy, SUECIA














********************************************
********************************************




10 - 	CONCERTO: "Autorretrato de la Compositora BEATRIZ FERREYRA" (04/Out,
19:30hs - Montevideo, URUGUAI)




******************************************** 









De: NucleoMusicaNueva [mailto:nmnm em adinet.com.uy] 
Enviada em: terca-feira, 26 de setembro de 2006 23:25
Assunto: Nucleo Musica Nueva de Montevideo.



nucleo musica nueva de montevideo 
40 anos del nucleo musica nueva:

autorretrato de la compositora
beatriz ferreyra


El miercoles 4 de octubre a las 19:30 horas el Nucleo Musica Nueva de
Montevideo realizara un nuevo programa de musica electroacustica en
colaboracion con el Instituto Goethe de Montevideo, en la sede de esta
institucion, Canelones 1524. La entrada es libre. 
 
En esta oportunidad se escucharan, en primera audicion, seis composiciones
de la argentino-francesa Beatriz Ferreyra, quien hablara acerca de su
trayectoria compositiva y comentara sus obras. 
 
Beatriz Ferreyra nacio en Cordoba, Argentina, en 1937. Estudio en Paris con
Nadia Boulanger. Trabajo entre 1963 y 1970 en el Grupo de Investigaciones
Musicales (G.R.M.) de la Radiotelevision Francesa bajo la direccion de
Pierre Schaeffer. Colaboro con el en la realizacion de su coleccion de
discos "Solfege de l'Objet Sonore". En el G.R.M. realizo trabajos de
investigacion y fue responsable de seminarios audiovisuales
interdisciplinarios. Como compositora independiente, obtuvo premios en
concursos internacionales y el Magisterium del "27o. Concours Internacional
de Musique et d'Art Sonore Electroacoustique", de Bourges. Recibio encargos
del Estado frances y de instituciones musicales (GRM, GMEB, ACIC, etc.) para
componer musica electroacustica y musica mixta (para instrumentos y cinta
magnetica), los que fueron estrenados en conciertos y festivales
internacionales. Compuso tambien musica para cine, television, teatro y
ballet. Fue jurado en concursos en distintos paises. Fue iniciadora de los
conciertos experimentales de "Les rendez-vous de la Musique concrete" del
Centro de Estudio y de Investigacion Pierre Schaeffer. 

Las obras de Beatriz Ferreyra que se escucharan en este concierto del Nucleo
Musica Nueva son: "La ba-balle du chien-chien a la me-mere" (2001), "Jazz't
for Miles" (2001), "Cantos de antes" (2002), "Le solfegiste solfege" (2003),
"Murmureln" (tango electroacustico) (2003) y "Dans un point infini"
(2003/2005).
















********************************************
********************************************




11 - 	CONCERTO: CIMA (Colectivo de Interpretes de Musica Actual). Obras de
BERIO (02/Out, 20:00hs - Santiago, CHILE)




******************************************** 









De: fundamus [mailto:fundamus em vtr.net] 
Enviada em: quarta-feira, 27 de setembro de 2006 11:32
Assunto: Concierto CIMA BERIO



MUSICA ABIERTA INVITA



Colectivo de interpretes de musica actual

Temporada de conciertos 2006

Programa No. 6 - Lunes 2 de Octubre

"LUCIANO BERIO, SECUENCIAS"

-Sequenza I (1958) para flauta
-Sequenza IV para (1966) piano*
-Sequenza VIII (1976) para violin*
-Sequenza XII (1995) para fagot*

*Estreno en Chile

Orador: Alevi Pena


CIMA - Colectivo de Interpretes de Musica Actual
Karina Fischer: flauta
Guillermo Lavado: flauta
Cecilia Carrere: violin
Isidro Rodriguez: violin
Luis Alberto Latorre: piano
Musico Invitado: Alevi Pena, fagot


Sala del Goethe-Institut, Esmeralda 650, Santiago

20.00 horas

Entrada Liberada















********************************************
********************************************




12 - 	CONCERTO: Orquestra Sinfonica Municipal de Campinas, Reg. KARL
MARTIN. Obras de FERNANDO MORAIS, DEBUSSY (30/Set-01/Out - Campinas, SP,
BRASIL)




******************************************** 









De: OSMC [mailto:contato em osmc.com.br] 
Enviada em: terca-feira, 26 de setembro de 2006 09:37
Assunto: Orquestra Sinfonica Municipal de Campinas - Concerto Oficial: [30
set - sab - 20h - 01 out - dom - 17h] - Teatro Castro Mendes



Orquestra Sinfonica Municipal de Campinas

T e m p o r a d a   2 0 0 6

CONCERTO OFICIAL
 
30 Set - sab - 20h  -  01 Out - dom - 17h
Compositores  -  Regente

Fantasia para Orquestra
Fernando Morais

Petite Suite
Claude Debussy

Sinfonia no. 4, D.417 - Tragica
Franz Schubert

Regente: Karl Martin

Local: Teatro Castro Mendes - Pca. Correa de Lemos, s/no. - Vila Industrial
Ingressos: R$ 10,00 (inteira) - R$ 5,00 (meia-entrada): Aposentados,
estudantes, maiores de 60 anos
Bilheteria:  (19) 3272-9359 (terca a dom  -  16h as 21h)
 
 
Realizacao
Prefeitura Municipal de Campinas
Orquestra Sinfonica Municipal de Campinas
Tel: (19) 3237-2730
 
http://www.sinfonicadecampinas.com.br
mailto:contato em osmc.com.br









********************************************
********************************************




13 - 	MASTER CLASSES: FABIO LUZ (piano). Musica Francesa do final do
seculo dezenove ate 2006 (21-28/Out - Tom Sobre Tom, Sao Paulo, SP)




******************************************** 









De: Fabio Luz [mailto:fabioluz em aliceposta.it] 
Enviada em: quinta-feira, 28 de setembro de 2006 08:40
Assunto: Le Printemps en Tons sur Tons



PIANO MASTER CLASSES

PARA PIANISTAS E FORMACOES CAMERISTICAS COM PIANO DO DUO AO SEXTETO

Prof.  Fabio Luz
www.fabioluz.eu


Enfoque principal :
Musica Francesa do final do seculo dezenove ate 2006

Tera por fim a valorizacao e o aperfeicoamento das tendencias,
potencialidades e objetivos de cada participante, tratando com particular
interesse o repertorio personalizado que a ele venha a constituir objetivo
para atuacao em ambito academico, universitario, em concursos e outras
manifestacoes com a propria performance. Aqueles que estiverem melhor
preparados participarao do concerto final. 


Fabio Luz e Mestre em Musica Francesa
pela Universite Musicale Internationale de Paris,
Premio Internacinal Debussy - Franca 1978
Neo-Coordenador do Dep. de Piano e Professor Titular da Escola Superior de
Musica e Teatro de Pescara (Italia)

de 21 a 28 de outubro
Tom sobre Tom - Escola de Musica



Periodos: manha, tarde e noite
Executantes (numero limitado) e ouvintes

Pre-inscricoes: quota de participacao, curriculum  (para executantes) e
relacao de obras a serem apresentadas (duracao max. total - 25 minutos) em
previsao de no minimo uma aula individual de 60 a 90 minutos 
ate o dia 18.

www.escolatomsobretom.com.br

info. pelo tel. (11) 30 32 34 36












********************************************
********************************************




14 - 	CONCURSO PUBLICO: Professor de VIOLAO, UFOP (06/Out - Ouro Preto,
MG, BRASIL) 




******************************************** 



From: luciana 
Sent: Tuesday, September 26, 2006 1:55 PM
Subject: concurso publico UFOP



CONCURSO PUBLICO UFOP



MINISTERIO DA EDUCACAO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO - www.ufop.br
PRO-REITORIA DE ADMINISTRACAO
AREA DE DESENVOLVIMENTO DE PESSOAL
CAMPUS UNIVERSITARIO - MORRO DO CRUZEIRO
CEP 35400-000 - OURO PRETO - MINAS GERAIS - BRASIL
Fone: (0xx) 31 559-1266 correio eletronico adp em proad.ufop.br


EDITAL PROAD No. 92/2006   UFOP

A Chefe da Area de Desenvolvimento de Pessoal da Universidade Federal de
Ouro Preto, no uso da competencia que lhe foi delegada pela Portaria UFOP
no. 540, de 05 de agosto de 1994, torna publico o presente Edital, que
dispoe sobre Concurso Publico de Provas e Titulos para Selecao de Professor
Integrante da Carreira do Magisterio Superior do Quadro de Pessoal.

1. DISPOSICOES GERAIS

1.1 Para a realizacao do Concurso, serao observadas as disposicoes deste
Edital e o que estabelecem a Resolucao no. 416, de 02 de dezembro de 1997,
do Conselho Universitario, o Plano Unico de Classificacao e Retribuicao de
Cargos e Empregos, aprovado pelo Decreto 94.664/1987, a Lei no. 8.112, de 11
de dezembro de 1990, o Decreto no. 4.175, de 27/03/2002, publicado no DOU de
28/03/2002, Portaria MP no. 450, de 06/11/2002, publicada no DOU de
07/11/2002, Portaria MP no. 381, de 16/12/2005, publicada no DOU de
19/12/2005, Portaria MP no. 398, de 26/12/2005, publicada no DOU de
27/12/2005, Portaria MEC no. 384, de 01/02/2006, publicada no DOU de
02/02/2006, e as demais normas aplicaveis. 

1.2 Sera oferecida 01 (uma) vaga para o Cargo de Professor, Classe de
Assistente, Nivel 1, na Area de Musica subarea: Violao. 

1.3 O candidato selecionado sera admitido para lecionar materias da area de
conhecimento para a qual se realiza o Concurso, no Departamento de Artes do
Instituto de Filosofia, Artes e Cultura/UFOP.

1.4 O regime de trabalho e de 40 horas semanais com dedicacao exclusiva.

1.5 A remuneracao e de R$ 1.999,58 (Um mil novecentos e noventa e nove reais
e cinquenta e oito centavos) para a classe de Assistente, Nivel 1, incluida
a Gratificacao de Atividade Executiva (GAE) correspondente a 160% do
vencimento basico do cargo e nao incluida a Gratificacao de Estimulo a
Docencia (GED).


2. REQUISITO PARA INSCRICAO

Para efeito de inscricao, de acordo com o Art. 8o. da Resolucao CUNI no.
416, de 02 de dezembro de 1997, o candidato deve apresentar os seguintes
documentos:

2.1 Requerimento em formulario proprio e declaracao de acatamento as normas
de selecao.

2.2 Titulo correspondente a Classe de Magisterio objeto do Concurso, da
seguinte forma:

2.2.1 Professor Assistente: Titulo de Mestre ou Livre-Docente em
Musica/Violao, obtido na forma da lei ou revalidado na area de conhecimento
ou nas areas afins: Filosofia ou Historia ou Letras ou Educacao, todas com
bacharelado ou licenciatura em violao.

2.2.2 O candidato que nao possuir a graduacao ou a titulacao minima na area
de conhecimento especificada neste Edital, mas possuir titulacao de
posgraduacao "stricto sensu" hierarquicamente superior e pertinente a area
de conhecimento tera sua inscricao igualmente aceita.

2.3 Curriculum Vitae: Modelo LATTES-CNPq, em 06 (seis) vias, especificando:

a) trabalhos de pesquisa (anteriores e em andamento),
b) titulos da carreira universitaria (diplomas de curso de graduacao,
especializacao, mestrado, doutorado, livre-docencia ou documento que
comprove a sua existencia);
c) atividades de criacao, organizacao, orientacao e desenvolvimento de
centros de ensino e pesquisa;
d) publicacoes cientificas, didaticas e trabalhos de divulgacao cientifica;
e) atividades didaticas;
f) desempenho de atividades cientificas, tecnicas, artisticas e culturais,
relacionadas com a(s) disciplina(s) ou area(s) do concurso;
g) certificados, diplomas ou outras dignidades universitarias.

2.4 Declaracao de atender aos requisitos para investidura em cargo publico
nos termos da legislacao em vigor.

2.5 Copia de documento de identidade oficial.

2.6 Documento que comprove ser brasileiro ou estrangeiro de acordo com o que
orienta a Emenda Constitucional no. 11, de 30/04/96, publicada no DOU de
02/05/96.

2.7 Documento que comprove estar em dia com as obrigacoes militares, se do
sexo masculino.

2.8 Documento que comprove estar em dia com as obrigacoes eleitorais.

2.9 Comprovante de recolhimento da taxa de inscricao.

2.10 Documentacao comprobatoria dos titulos e 01 (um) exemplar de cada um
dos trabalhos publicados.


3. PERIODO, HORARIO E LOCAL DE INSCRICAO

3.1 A inscricao devera ser realizada, pessoalmente ou por procuracao, nos
dias uteis, de 10/07 a 06/10/2006, das 9h as 11h e das 14h as 16h30min. Nao
sera aceita inscricao via fax, correio eletronico ou via postal.

3.2 A inscricao sera efetuada na:
Secretaria da Diretoria do Instituto de Filosofia, Artes e Cultura
Rua Coronel Alves, 55, Centro
CEP : 35400-000, Ouro Preto - MG
Correio eletronico: ifac em ifac.ufop.br
Telefones: (31) 3559-1726/1731


4. DAS PROVAS

O Concurso de Provas e Titulos para Professor, Classe de Assistente,
constara de:
a) Seminario sobre Projeto de Pesquisa
b) Prova de Aptidao Didatica, com ou sem arguicao, a criterio da Comissao
Examinadora
c) Julgamento de titulos

4.1 Seminario sobre Projeto de Pesquisa.

4.1.1 Cada candidato tera ate 60 (sessenta) minutos para interpretar duas
pecas sendo:

(1) um preludio de J.S. Bach, escolhido entre as suites para alaude.
(2) uma peca representativa do repertorio violonistico de autor
latinoamericano,
seguidas de consideracoes a respeito das suas semelhancas
e diferencas, considerando fatores como sua utilizacao no processo de
formacao do violonista.

4.1.2 Apos a exposicao, cada examinador podera arguir o candidato, por ate
30 (trinta) minutos, sobre o tema do seminario e os aspectos relevantes de
sua exposicao.

4.1.3 A Comissao Examinadora devera avaliar, entre outros, os seguintes
elementos:

a) dominio, atualidade do tema, relevancia da contribuicao pessoal do
candidato para o assunto;
b) capacidade de organizar as ideias e expo-las com objetividade, clareza,
seguranca e espirito critico;
c) pertinencia do tema a area do conhecimento objeto do Concurso;
d) capacidade para sugerir pontos relevantes para pesquisa futura.

4.1.4 A ordem de apresentacao dos seminarios sera definida pela ordem de
inscricao dos candidatos do Concurso.

4.2 Prova de Aptidao Didatica

Constara de uma aula expositiva sobre um dos pontos da lista, elaborada pela
Comissao Examinadora, aplicando-se a ela as seguintes normas:

4.2.1 O assunto da aula de que trata este item sera sorteado da lista de
pontos pelo primeiro candidato inscrito, perante a Comissao Examinadora, com
antecedencia de 24 (vinte e quatro) horas contadas da hora e da data fixadas
para inicio da prova.

4.2.1.1 Fica facultado a Banca Examinadora o direito de dividir os
candidatos em grupos, conforme a ordem de inscricao, dependendo do numero
destes, e realizar sorteios de pontos distintos para realizacao de prova de
aptidao didatica em dias seguidos. Nesse caso, o sorteio sera realizado
sempre com antecedencia de 24 (vinte e quatro) horas da data fixada para o
inicio da prova.

4.2.2 A aula de que trata este item tera duracao de 50 (cinquenta) minutos,
com tolerancia de 5 (cinco) minutos para mais ou para menos, sendo vedada a
presenca dos candidatos que ainda nao tiverem sido examinados.

4.2.3 A ordem de realizacao da aula pelos candidatos sera definida por
sorteio, no horario marcado para o inicio da prova.

4.2.4 O candidato podera utilizar-se do material didatico disponivel que
julgar necessario.

4.2.5 Constituirao elementos para avaliacao da prova: conhecimento do
assunto, capacidade de sintese, clareza de exposicao, adequacao de linguagem
empregada e habilidade de comunicacao e seguranca na transmissao do
conhecimento.

4.3 Julgamento de Titulos
Consistira de apreciacao, pela Comissao Examinadora, do Curriculum Vitae de
cada candidato, mediante analise dos documentos comprobatorios.

4.3.1 A Unidade em que se realizara o Concurso devera distribuir aos membros
da Comissao Examinadora um exemplar do Curriculum Vitae de cada candidato.

4.3.2 A Comissao Examinadora podera realizar entrevistas com os candidatos,
a fim de esclarecer questoes pertinentes aos titulos e aos trabalhos
apresentados, bem como sua pretensao de envolvimento com a instituicao e com
o ensino de graduacao.

4.3.3 No julgamento dos titulos, serao levados em consideracao todos os
pontos mencionados no item 2.3 (a, b, c, d, e, f, g), constantes do
Curriculum Vitae requerido de cada candidato. 

4.3.4 A avaliacao de cada titulo, trabalho ou atividade ficara a criterio da
Comissao Examinadora, ouvido de cada um dos examinadores, e devera levar em
conta o valor, em funcao da relevancia para a area de atividade pretendida.

4.3.5 No julgamento de titulos, a Comissao Examinadora definira os criterios
para a avaliacao e a pontuacao do candidato. 


5. DO RECURSO E SEU JULGAMENTO

5.1. Do resultado do Concurso, cabera, no prazo de 5 (cinco) dias uteis,
contados da data de sua aprovacao pelo Conselho Departamental da Unidade,
recurso exclusivamente de nulidade, sob estrita arguicao de ilegalidade, ao
Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensao desta Universidade.

5.2 O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensao sera convocado, em regime de
urgencia, para julgamento do recurso.

5.3 No caso de ocorrer anulacao do Concurso, no prazo de 30 (trinta) dias
serao abertas novas inscricoes.

5.4 Os itens 5.1, 5.2 e 5.3 estao de acordo com o CAPITULO XIV   DO RECURSO
E SEU JULGAMENTO, Art. 35, §1o. e § 2o., da RESOLUCAO CUNI No. 416/97.


6. DISPOSICOES FINAIS

6.1 O programa referente ao Concurso sera entregue ao candidato no ato da
inscricao.

6.2 A Resolucao CUNI no. 416, de 02 de dezembro de 1997, que aprovou as
Normas para Selecao e Admissao do Pessoal Docente na UFOP, e este Edital
deverao ser entregues ao candidato, no ato da inscricao.

6.3 A inscricao podera ser feita pelo candidato ou seu procurador legalmente
constituido.

6.4 Nao sera aceita inscricao incompleta ou condicionada.

6.5 A inscricao dos candidatos sera feita na Secretaria da Unidade,
lavrando-se em livro proprio o respectivo termo, que sera assinado pelo
candidato ou seu procurador.

6.6 Antes de protocolar o requerimento de inscricao, a secretaria devera
verificar se o candidato apresenta todos os documentos habeis e
indispensaveis.

6.7 Esgotado o prazo de inscricao, sera lavrado, no livro mencionado no item
6.5, o termo de encerramento das inscricoes, no qual constara a relacao
nominal dos candidatos, que sera assinado pelo Diretor da Unidade.

6.8 A taxa de inscricao, prevista no subitem 2.9, e de R$ 70,00 (setenta
reais ), devendo ser recolhida, das 8h as 11h e das 13h as 16h, na Diretoria
de Orcamento e Financas (DOF/UFOP), Campus Universitario, Centro de
Convergencia, Morro do Cruzeiro. Ouro Preto - MG, Telefones: (31)
3559-1374/1395.

6.9 Somente prestara Concurso o candidato que tiver sua inscricao deferida.

6.10 O prazo de validade do Concurso e de 01(um) ano, prorrogavel por igual
periodo, contado a partir da publicacao da homologacao do concurso no DOU,
conforme o disposto no Decreto no. 4.175, de 27/03/2002 e na Portaria MP no.
450, de 06/11/2002.

6.11 O presente Edital pode ser obtido na Internet www.ufop.br e na
Diretoria do Instituto Filosofia, Artes e Cultura/UFOP

6.12 Os casos omissos serao resolvidos pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e
Extensao.

Ouro Preto, 14 de junho de 2006.
Sonia de Fatima Passos
Chefe da Area de Desenvolvimento de Pessoal



ANEXO AO EDITAL PROAD No. 92 , DE 14 DE JUNHO DE 2006.
PROGRAMA PARA O CONCURSO PUBLICO DE PROFESSOR
AREA: MUSICA subarea: VIOLAO.

1- Abordagem panoramica da obra para violao de Heitor Villa-Lobos,
considerando aspectos tecnicos, esteticos, estilisticos, historicos e as
possibilidades de utilizacao desta obra no processo de formacao do
violonista.

2- Abordagem panoramica da obra para violao de Leo Brouwer, considerando
aspectos tecnicos, esteticos, estilisticos, historicos e as possibilidades
de utilizacao desta obra no processo de formacao do violonista.

3- O violao na historia da musica: origem, desenvolvimento, literatura,
perspectivas atuais.

4- Ensino e pratica do violao como instrumento de acompanhamento. a) na
musica
de camera; b) na musica popular; c) na educacao musical.

5- O ensino de harmonia utilizando o violao: caracteristicas,
possibilidades, limites.

6- O ensino do violao em grupo: recursos, solucoes, possibilidades, limites.
Levar em conta aspectos como tecnica, leitura a primeira vista, improvisacao
e formacao de repertorio.

7- Abordagem comparativa entre obras de dois autores, escolhidos entre os
seguintes: John Dowland, Alonso Mudarra, Gaspar Sanz, J.S. Bach (obra para
alaude), Fernando Sor, Mauro Giuliani, Francisco Tarrega, Manoel Ponce,
Smith-Brindle. Considerar aspectos tecnicos, esteticos, estilisticos,
historicos e as possibilidades de utilizacao destas obras no processo de
formacao do violonista.

8- Abordagem comparativa entre obras dois autores brasileiros, escolhidos
entre os seguintes: Joao Pernambuco, Garoto, Dilermando Reis, Baden Powell,
Guerra-Peixe, Francisco Mignone, Radames Gnatalli, Marlos Nobre. Considerar
aspectos tecnicos, esteticos, estilisticos, historicos e as possibilidades
de utilizacao destas obras no processo de formacao do violonista.

9- Analise comparativa entre dois metodos para violao, escolhidos entre os
seguintes: Carcassi, Carulli, Sor, Aguado, Sagreras, Carlevaro, Isnaola.
Considerar sua estrutura, procedimentos, possibilidades de aplicacao.

10- Analise comparativa entre dois grupos de estudos para violao, escolhidos
entre os seguintes: Sor (opus 31, ou opus 60, ou vinte estudos da edicao
Segovia), Carcassi (opus 60), Leo Brouwer (vinte estudos simples).
Considerar as possibilidades de aplicacao destes estudos no processo de
formacao do violonista.
















********************************************
********************************************




15 - 	SELECAO MESTRADO: MUSICA, UFMG (02-26/Out - Belo Horizonte, MG,
BRASIL)




******************************************** 







De: [mailto:anppom-l-bounces em iar.unicamp.br] Em nome de Carlos Palombini
Enviada em: quinta-feira, 21 de setembro de 2006 20:48
Assunto: [ANPPOM-L] Selecao Mestrado em Musica UFMG



SELECAO MESTRADO EM MUSICA UFMG



O Programa de Pos-Graduacao em Musica da Universidade Federal de Minas
Gerais acaba de publicar o edital que regulamenta as condicoes de ingresso,
por via de Exame de Selecao, no Programa, em nivel de Mestrado, nas Linhas
de Pesquisa: Estudo das Praticas Musicais, Performance Musical e Musica e
Tecnologia, para o primeiro semestre do ano letivo de 2007.

Serao oferecidas 22 vagas ao todo, distribuidas da seguinte forma:

Estudo das Praticas Musicais: 04 vagas

Performance Musical: 11 vagas

Musica e Tecnologia: 7 vagas

As inscricoes devem ser feitas de 02 a 26 de outubro de 2006, das 14h as
17h, na Secretaria do PPGEM, ou pelos Correios.

Os interessados podem obter todas as informacoes sobre o referido edital e
outras, a partir de 26/09/ (segunda feira), pela Internet, na pagina do
programa:

http://www.musica.ufmg.br/posgraduacao

ou pelo telefone (31) 34994717.



carlos palombini
diretor
centro de pesquisa em musica contemporanea
universidade federal de minas gerais
cpmc-ufmg
<palombini em terra.com.br>















********************************************
********************************************




16 - 	CONCERTO: GISELLA MULLER (piano) e GUSTAVO BARBOSA LIMA (clarineta).
Obras de VILLANI CORTES, JOSE SIQUEIRA, MAHLE (07/Out, 21:00hs - Braganca
Paulista, SP, BRASIL)




******************************************** 







De: Jean Goldenbaum [mailto:jeangoldenbaum em yahoo.com.br] 
Enviada em: sexta-feira, 29 de setembro de 2006 07:29
Assunto: Divulgacao Festival Demetrio Kipman (Outubro/2006)



FESTIVAL DEMETRIO KIPMAN
CONCERTOS PREPARATORIOS
DUO MULLER BARBOSA LIMA

Gisella Muller (piano) e Gustavo Barbosa Lima (clarineta)

Dia 07/OUT - sabado - 21:00h.

Ingresso: R$10,00

Apresentacao: Susana Alves (TV Record)

1a. PARTE

FELIX MENDELSSOHN
sonata para clarineta e piano
adagio-allegro
andante
allegro moderato

MAURICE RAVEL
peca em forma de rabanera

PAQUITO D'RIVERA
duas pecas para clarineta e piano
1-vals venezolano
2-contradanza

JOSEPH HOROVITZ
duas pecas maiorquinas
1-paguera
2-valdemosa

2a. PARTE

E. VILLANI CORTES
aguas claras
orelha

LINA PIRES DE CAMPOS
valsa choro

JOSE SIQUEIRA
sonatina para clarineta e piano
allegro moderato
dolentemente
allegro

ERNST MAHLE
sonatina para piano e clarineta


Direcao Artistica: Sergio Igor Chnee
Mais informacoes: (11) 5041-0201 (com Jean Goldenbaum)



Jean Goldenbaum
Produtor da Temporada de Concertos do Festival Demetrio Kipman
Tel.: (11) 5041-0201



-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo não-texto foi limpo...
Nome: winmail.dat
Tipo: application/ms-tnef
Tamanho: 48888 bytes
Descrição: não disponível
URL: <http://www.listas.unicamp.br/pipermail/anppom-l/attachments/20060929/3a0dca9a/attachment.bin>


Mais detalhes sobre a lista de discussão Anppom-L