RES: [ANPPOM-L] Contratação de Prof. Substitutos Eletroacústica e Violoncelo

ja.mannis ja.mannis em uol.com.br
Sáb Abr 7 10:37:02 BRT 2007

Colegas da Anppom,

Reforço a colocação do Rodolfo Caesar, bem como mensagens anteriores de
Silvio Ferraz sobre
as necessidades evidentes de uma reengenharia de cursos na área de música.

Segundo o Banco de Dados MUSICON existem atualmente pelo menos 408 órgãos
institucionais dedicados à formação musical no Brasil, que anualmente devem
desovar pelo menos 2000 alunos, o equivalente a 25 ORQUESTRAS SINFONICAS.

Que atividades profissionais estão exercendo essas pessoas, se o numero de
concursos e chamadas para orquestras é muito inferior a essa cifra, assim
como os concursos para docentes e oportunidades para professores de música ?

Há segmentos requerendo profissionalmente conhecimento artistico,
capacitação de escuta e habilidades musicais. Estão sendo preenchidos por
profissionais de outras áreas do conhecimento. Os músicos estão perdendo
terreno desde, pelo menos, os ultimos 10 anos.
Os cursos informais de música e tecnologia, em franca expansão, estão
suprindo essas necessidades crescentes diante do silencio das estruturas
acadêmicas. Porém, não há um controle nem um credenciamento garantindo um
padrão mínimo de funcionamento. Se as entidades de ensino superior
reconhedicas, credenciadas e com credibilidade não se organizarem em torno
dessa área emergente e demorarem a se estruturar perderão uma liderança que,
potencialmente, ainda é possivel resgatar e manter, mas não por muito tempo.

Não acreditro que tenhamos o direito de entregar essa demanda social nas
mãos do mercado pura e simplesmente. Temos a obrigação de uma atitude ativa
neste processo. Porém, tentativas isoladas, apesar de bem-intencionadas,
devem ser consideradas com prudencia pois neste momento estamos trabalhando
NA RAIZ de uma área do conhecimento bastante complexa. Estamos estabelecendo
os baldrames de futuras paredes e estruturas de sustentação.

Acredito que a preocupação em definir novos perfis e novas formações seja
construtiva, mas é URGENTE que se estabeleça uma ação conjunta e organizada
de âmbito nacional em torno da REFLEXÃO sobre esses novos setores que, no
Exterior, são praticados academicamente há muito tempo.

Essa reflexão é fundamental para a QUALIDADE DOS CURSOS: estabelecimento de
grades curriculares e prioridades de formação. Há sobretudo necessidade de
discernimentos essenciais: o que é da arte, o que é do metier, o que é
técnico, o que é artistico. Todos os perfis necessitam de capacitação
artistica e técnica. Porém, o grau de proficiencia artistica e técnica varia
de um perfil a outro. Conjugar perfis com necessidades de capacitação
distintas me parece de fato um equivoco. Isso é, a meu entender, o que foi
justamente levantado por Rodolfo Caesar.

Se no Brasil ainda é motivo de debate a pertinencia ou não dessas evidencias
reais e constatadas, e mesmo o vocábulo SONOLOGIA é ainda discutido, é tempo
de atualizarmos nossos conhecimentos e passarmos a olhar com mais atenção o
que se passa fora de nossas fronteiras, além mar e após os Andes, pois aqui
mesmo na América Latina já temos iniciativas adiantadas nesse sentido.

A ignorancia pode ser reflexo de ingenuidade, mas fechar os olhos às
evidências seria ignorancia de má fé.

Estou certo de que poderemos dar novo impulso à formação musical, estarmos
mais presentes e ativos face às demandas sociais, incluindo os novos perfis
de atividades. Estão esperando uma resposta e tenho certeza de que poderemos
demonstrar que a capacidade de inovação, de articulação e a excelencia do
ensino de música no país serão reconhecidos pela comunidade após nossa
pronta reação.

Melhores saudações

José Augusto Mannis

Grupo de Estudos de Música e Tecnologia da Unicamp

Perfis profissionais identificados

PROFISSÕES: Domínio de MÚSICA E ESPETÁCULO
•	Produtor fonográfico
•	Músico-Engenheiro de Som
•	Técnico / Assistente de som
•	Sonoplasta
•	Sonorizador / Operador de som
•	Compositor (trilha): Ilustrador musical

PROFISSÕES: Domínio de DOCUMENTAÇÃO E ACERVOS
•	Restaurador de registros sonoros
•	Conservador de acervo

PROFISSÕES: Domínio do CINEMA E AUDIOVISUAL
•	Chefe de operação de audio / Responsável pela tomada de som
•	Técnico de Mixagem / Pos-Sincronização / Pos-Produção
•	Criador de ruidagem
•	Sound designer

PROFISSÕES: Domínio INDUSTRIAL
•	Designer sonoro

PROFISSÕES: Domínio da ACÚSTICA
•	Técnico de sonorização de espaços públicos
•	Profissional em acústica arquitetural
•	Profissional em Acústica Musical

A acústica musical é um domínio vasto e multidisciplinar, compreendendo:

o	acústica de instrumentos musicais;
o	construção de instrumentos musicais;
o	manutenção de instrumentos musicais;
o	voz cantada;
o	percepção dos sons instrumentais/vocais e a percepção de músicas;
o	gesto e execução instrumental
o	acústica de salas e percepção/controle espacial dos sons;
o	dispositivos eletroacústicos para captar, transformar e
reconstituir/gerar sons;
o	algoritmos e dispositivos para análise e síntese de sons musicais.

Diversos: outras atividades profissionais e setores

•	COMÉRCIO
•	ENSINO
•	RÁDIO
•	CONSULTORIA
•	MUSEOLOGIA
•	INTERNET
•	COPISTA

REFERENCIAS

The Royal Conservatoire
http://www.koncon.nl/

INSTITUUT VOOR SONOLOGIE
http://www.koncon.nl/public_site/220/Sononieuw/NL/SOmain.html

physical models  Peter Pabon  Varèsezaal 1+2
midi instrument design Frank Baldé BEA 6  1+2
digital studio techniques  Johan van Kreij BEA 6  1+2
digital signal processing Peter Pabon Varèsezaal 1+2
capita selecta Kees Tazelaar Varèsezaal t/m 10 Oct
aesthetics and performance of electr. music  Joel Ryan vergaderkamer 1+2
signals and systems 2  Peter Pabon Varèsezaal 1+2
psycho acoustics Bert Kraaijpoel Varèsezaal 1+2
the language of musical signal processing Paul Berg computer studio  1+2
sound and space Raviv Ganchrow BEA 7  1+2
computer-assisted algorithmic composition Paul Berg computer studio  1+2
voltage control techniques Kees Tazelaar BEA 5  1(+2)
new theory  Martijn Voorvelt  Varèsezaal 1+2

musiquantics Clarence Barlow Varèsezaal project week
music psychology Renee Timmers Varèsezaal project weeks

discussion concerts

Gesellschaft für Sonologie
http://www.nbsonologie.net/

Instituut voor Sonologie, Koninklijk Conservatorium
http://www.onderzoekinformatie.nl/nl/oi/nod/organisatie/ORG1236274/

Escola Superior de Musica de Catalunia
http://www.esmuc.net/titulacions.php?i=fr&id=8&c=3

Centro di Sonologia computazionale
http://www.unipd.it/strutture/centri/ac.htm

Departamento de Musica y Sonologia - Univ. de Chile
http://www.musicaysonologia.uchile.cl/proyectos/index.html

"Studio di Sonologia Computazionale Edgard Varese".
http://h1.ath.cx/aevo/evs/INTER/evs.home.int2.html

Studiekiezer Universiteit Gent
http://www.opleidingen.ugent.be/studiegids/2006/EN/FACULTY/LW/COURSE/ABKUNS/
02000008/INDEX.HTM