[ANPPOM-L] poupe-nos

Jos=?ISO-8859-1?B?6SA=?=Luiz Martinez rudrasena em uol.com.br
Ter Ago 14 20:32:13 BRT 2007

Caro Antunes,

Iniciei-me na Internet em 1992, quando fiz um curso de computação na
Universidade de Helsinki, onde defendi meu doutorado. Me lembro bem dos
recursos que haviam então, o Gopher, o NewsGroups... Hipertexto era uma
coisa que mal começava e os professores do curso eram virtuoses que faziam
aparecer janelas de texto explicando os comandos do WordPerfect para os
alunos.

Desde então a Internet cresceu espantosamente. Uma das formas que eu mais
aprecio, ainda que com tecnologia simples, são as listas de discussão via
e-mail. Eu assino algumas e coordeno a Musikeion. Numa lista os assinantes
podem ler o que quiserem, quando quiserem ou quando tiverem tempo, podem
participar respondendo às mensagens ou não. Podem ainda apagar facilmente
tudo o que não interessa. Ninguém é obrigado a ler o que não interessa.

Listas como a Musikeion e a lista da Anppom congregam pessoas interessadas
num determinado tipo de assunto. Existem regras e deve-se ater aos tópicos
de interesse, assim com evitar guerras inflamadas de caráter pessoal (flame
wars).

Por todas essas razões eu discordo do que você escreve. Também questiono a
sua leitura a respeito da mensagem do Leonardo Fuks. Ele não disse o que
você afirma abaixo. Apenas pediu que se esclarecesse o contexto de uma
discussão, coisa que no caso das mensagens a respeito da entrevista do Flo
eu considero desnecessário. Basta seguir a linha de raciocício de cima para
baixo. Como os cabeçalhos foram mantidos, pode-se facilmemte deduzir quem
esta falando o que. Trata-se de linguagem da Internet, e das mais simples.
Há listas em que as conversas são quase em código. Mas como somos
acadêmicos, gostamos de escrever tudo em forma arcádica. :-)

Eu postei na Anppom e também na Musikeion as mensagens trocadas pelo Flo com
o Lauro e com outros compositores porque acredito que são questões
pertinentes de serem discutidas por músicos e musicólogos. Creio que a
discussão nesse nível é salutar. Se foram discussões que não se originaram
nas listas em questão, como reclama Flo em uma de suas últimas mensagens,
bem, felizmente a Internet é livre. Se você quer manter uma mensagem
privada, não a envie para um monte de gente. Para mim era claro que o Flo
não se importaria de que suas opiniões fossem discutidas, em alto nível, é
claro. Sobre as mensagens ofensivas que ele recebeu, eu não sei de nada.

Assim, de modo algum posso aceitar sua injunção. O tema é apropriado aos
tópicos das duas listas. Estamos discutindo idéias e obras. Ninguém aqui
está ofendendo ninguém. Faz parte de nosso trabalho que o pensamento musical
brasileiro avance e não há melhor forma do que a avaliação de nossos pares e
da comunidade de musicólogos, músicos e demais interessados que assinam a
Musikeion e a lista da ANPPOM.

Além disso, você está atribuindo incorretamente ao Fuks um tipo de censura
que você mesmo quer dizer. Censura essa que é inaceitável, pois as
discussões que tenho veiculado são pertinentes às listas. Ninguém é obrigado
a ler qualquer mensagem numa lista. Se o tema não lhe agrada, apague. Eu
mesmo faço isso com muita propaganda política não requisitada que recebo.

Abraço,
Martinez