[ANPPOM-L] poupe-nos [era FW: Flo & Villa]
Jos=?ISO-8859-1?B?6SA=?=Luiz Martinez
rudrasena em uol.com.br
Qua Ago 15 10:04:51 BRT 2007
Caro Silvio,
Não dá para aceitar qualquer censura nessa discussão. Você pode argumentar a
favor do fim da discussão, como fez abaixo, mas o _poupe-nos_ é inaceitável.
Estamos discutindo música e não tem nada a ver com a "flame war"
preconceituosa e fora de tópico que surgiu na lista da Anppom há pouco tempo
atrás.
Sobre a profundidade com que se poderia ler Villa-Lobos ou Goethe, ora, numa
lista de discussão, trata-se de uma possibilidade em aberto. Concordo que o
Flo apenas pinçou uma citação polêmica. Mas ninguém pode prever a
possibilidade de um outro assinante responder de modo brilhante. Ou alguém
que tenha analisado Villa-Lobos (lembro aqui da Val Albright, que nem sei se
está na Anppom) apontar para resultados sólidos que serão do interesse de
todos.
Assim, meu objetivo não é promover a auto-promoção de alguém, mas suscitar
discussões que podem ser interessantes. Eu acredito no conceito de
comunidade científica proposto por Peirce. Para ele a ciência avança não
pelo trabalho de alguns cientistas geniais, mas pela força da comunidade. Eu
vejo na Anppom uma autêntica comunidade de músicos e musicólogos. A sua
lista é um dos instrumentos mais dinâmicos, complementado pelos congressos e
pela Opus. Talvez com essa linha de discussão sobre Villa-Lobos novos
artigos e comunicações serão produzidos e apresentados à comunidade
científica. Aquilo que for realmente bom permanecerá. O resto vai
desaparecer, mas pode ser que a boa produção surgiu justamente em reação à
uma manifestação medíocre. Quem sai ganhando é a música brasileira.
Para terminar com mais uma citação, dizia Peirce:
"Do not block the way of science."
Abraços,
Martinez
On 14/08/2007 22:50, "silvio" <silvio.ferraz em terra.com.br> wrote:
> se o autor da citação lê goethe com a densidade q tem analisado villa-lobos,
> acredito de minha parte q este debate não levará a lugar nenhum...quem de vcs
> analisou villa-lobos? são opiniões, opiniões e mais opiniões...não aparentam
> nenhuma camada de estudo mais criterioso a não ser o de pinçar frases feitas.
>
> caro martinez:
> o antunes tem razão.
> e pra citar...já q intelectual gosta de citar:
> já dizia jânio quadro: "falem mal mas falem de mim".
>
> poupe-nos! ou voltaremos a discutir "cristo".
>
> abs
> silvio
>
>> Caros colegas,
>>
>> Atendendo ao pedido do Leonardo Fuks, faço aqui um breve relato do contexto
>> da discussão, cuja última mensagem foi postada por Flo Menezes. Tudo começou
>> com uma entrevista dada pelo compositor Flo Menezes, disponível na Internet:
>>
>> http://p.php.uol.com.br/tropico/html/textos/2880,1.shl
>>
>> A essa entrevista, o crítico Lauro Machado respondeu, em especial, sobre a
>> questão da importância da obra de Villa-Lobos. Ao que Flo, por sua vez,
>> responde. Foi esse estado da questão que eu postei na lista da ANPPOM.
>>
>> Seguiram várias respostas de membros da associação, expressando seus pontos
>> de vista, ao meu ver, de forma judiciosa e em alto nível. Os argumentos
>> podem ser aceitos ou não, dependendo da posição de cada um. Nada de anormal
>> no meio acadêmico. Recebo então uma mensagem do compositor Jorge Antunes,
>> questionando a validade da discussão e sentenciando: "poupe-nos", como se
>> fossem palavras de nosso colega Fuks. Respondo a essa injunção inaceitável.
>> E agora, precisamente na mensagem em que vocês estão lendo, repasso a última
>> mensagem de Flo Menezes, onde ele cita um interessante texto de Goethe, o
>> qual certamente poderá despertar novas, interessantes e salutares discussões
>> na nossa área, a saber, música.
>>
>>
>> Abraços,
>> Martinez
>>
>>
>>
>> ------ Forwarded Message
>>> From: Flo Menezes <flomenezes em uol.com.br>
>>> Date: Tue, 14 Aug 2007 14:20:37 -0300
>>> Subject: Re: [ANPPOM-L] FW: Flo & Villa
>>>
>>> Diante da comoção nacional que uma "simples" frase minha ocasionou, ao
>>> referir-me, en passant, ao emblema Villa-Lobos (especialmente ao mau
>>> Villa-Lobos), em meio a milhões de outros pensamentos, e em face das tantas
>>> manifestações que têm circulado até em listas
>>> das quais nem participo (ANPPOM)
>>> - algumas bem ofensivas, às vezes covardemente
>>> anônimas, às vezes bossalmente
>>> assumidas, mas que nem mereceriam resposta, haja vista o nível intelectual
>>> baixo das colocações -, transcrevo uma bela
>>> passagem de Goethe acerca do juízo
>>> artístico que me fôra transmitida por um
>>> ex-aluno, apenas salientando que, em
>>> minha opinião, deveríamos, como músicos, ter a formação adequada a que se
>>> refere Goethe!
>>>
>>> "À questão de saber se se devem ou não fazer comparações quando se observam
>>> diferentes obras de arte, gostaríamos de dar a resposta que se segue. O
>>> conhecedor que tem formação adequada deve comparar: a idéia paira à sua
>>> frente, e ele apreendeu o conceito relativo ao que pode e ao que deve ser
>>> produzido. Já o amador, que é apanhado ainda no trajeto da sua formação, só
>>> tem a ganhar se não fizer comparações e se observar em separado cada
>>> realização: é assim que o seu gosto e o seu
>>> sentido do geral se formará pouco
>>> a pouco. Quanto à comparação levada a cabo pelo não iniciado, é apenas uma
>>> solução de facilidade que dispensa qualquer juízo." (Johann Wolfgang von
>>> Goethe, in 'Máximas e Reflexões')
>>>
>>> Flo Menezes
>>> Compositor &
>>> Diretor Artístico do
>>> Studio PANaroma
>>> e do
>>> PUTS - PANaroma/Unesp: Teatro Sonoro
>>>
>>>
>>> On 8/14/07 11:05 AM, "Sandra Reis" <sandramontreal em hotmail.com> wrote:
>>>
>>>> Stela, faço minhas suas palavras.
>>>>
>>>> Um grande abraço,
>>>>
>>>> Sandra Loureiro de Freitas Reis
>>>>
>>>>>
>>>>> From: "Stela Brandao" <sbrandao em nyc.rr.com> To: "Rubens Ricciardi"
>>>>> <rrrr em usp.br>, Jos é Luiz Martinez <rudrasena em uol.com.br>, "Musikeion"
>>>>> <musikeion em pucsp.br>, "ANPPOM lista" <anppom-l em iar.unicamp.br>, "Comuarte
>>>>> (lista)" <comuarte em yahoogrupos.com.br> CC: dmneto em usp.br, Lauro Machado
>>>>> Coelho <machadocoelho em terra.com.br>, Flo Menezes <flomenezes em uol.com.br>,
>>>>> Rodolfo Coelho de Souza <rcoelho em bighost.com.br> Subject: Re: [ANPPOM-L]
>>>>> FW: Flo & Villa Date: Tue, 14 Aug 2007 00:51:35 -0400 Ah! Adorei esta
>>>>> resposta do Professor Ricciardi! Agora, chovendo mais um pouquinho no
>>>>> molhado, uma pergunta quanto à curiosa constatação: "...diante da
>>>>> constatação de que artistas pouco exigentes, como Villa-Lobos, e que
>>>>> escreviam pelos cotovelos, apenas terão
>>>>> reconhecimento como "gênios" dentro
>>>>> dos limites, bastante restritos, de nossa "nação brasileira". Ora bolas,
>>>>> o
>>>>> que dizer então das inúmeras gravações da música de Villa-Lobos que são
>>>>> colocadas no mercado internacional a cada ano? Dizer que ele não tem
>>>>> reconhecimento fora do Brasil é no mínio desinformação. Além de ser
>>>>> constantemente gravado e regravado por artistas não brasileiros (dêem uma
>>>>> olhada na amazon.com) com as Bachianas, Choros, Quartetos, música para
>>>>> piano, música para violão, canções, música
>>>>> de câmara diversa, sinfonias...!,
>>>>> é o compositor erudito brasileiro mais
>>>>> frequente nas salas de concerto aqui
>>>>> dos EUA. Porque? Por que sua música é bela, emociona, tem impacto, tem
>>>>> força, tem lirismo, tem espírito! Como o próprio Villa já o disse:
>>>>> existem
>>>>> compositores de papel e aqueles que compõem em sintonia com o coração.
>>>>> Não
>>>>> faltam compositores eruditos cuja inspiração
>>>>> não vai além do aspecto formal
>>>>> e técnico e, se escutamos uma vez sua música, já não dá vontade de
>>>>> escutar
>>>>> uma segunda vez , de tão fria. Entretanto,
>>>>> Villa-Lobos, que "escrevia pelos
>>>>> cotovelos", nos deixou inúmeras obras destinadas à eternidade e
>>>>> universalidade. Ele foi moderno e muito à
>>>>> frente do seu tempo. Quanto mais
>>>>> estudo, ensino e canto Villa-Lobos, mais fascinada eu fico com a riqueza
>>>>> e
>>>>> poder de sua música. Foi uma encarnação de gênio que Deus presenteou ao
>>>>> Brasil num momento de suma importância, que foi a afirmação da identidade
>>>>> nacional. Outro como esse vai ser difícil de
>>>>> "baixar" tão cedo. Ainda vamos
>>>>> levar mais uns 100 anos para descobrir todo o significado e importância
>>>>> de
>>>>> tal encarnação para a alma musical brasileira. Stela Brandão, Nova York
>>>>> ----- Original Message ----- From: "Rubens
>>>>> Ricciardi" <rrrr em usp.br> To: "Jos
>>>>> é Luiz Martinez" <rudrasena em uol.com.br>; "Musikeion"
>>>>> <musikeion em pucsp.br>;
>>>>> "ANPPOM lista" <anppom-l em iar.unicamp.br>; "Comuarte (lista)"
>>>>> <comuarte em yahoogrupos.com.br> Cc: <dmneto em usp.br>; "Flo Menezes"
>>>>> <flomenezes em uol.com.br>; "Lauro Machado Coelho"
>>>>> <machadocoelho em terra.com.br>; "Rodolfo Coelho de Souza"
>>>>> <rcoelho em bighost.com.br> Sent: Tuesday,
>>>>> August 14, 2007 4:30 AM Subject: Re:
>>>>> [ANPPOM-L] FW: Flo & Villa
>>>>>
>>>>>>>
>>>>>>> meus caros,
>>>>>>>
>>>>>>> estamos falando de Villa-Lobos...
>>>>>>>
>>>>>>> quais são afinal as reais dimensões de Villa-Lobos???
>>>>>>>
>>>>>>> simplesmente Villa-Lobos é um dos maiores
>>>>>>> compositores do século XX e sem
>>>>>>> dúvida está no mesmo nível de um Stravinsky, de um Prokofiev, de um
>>>>>>> Debussy, de um Manuel de Falla, de um Bartók - enfim, seja em seus
>>>>>>> momentos futuristas dos choros e do "Noneto", seja nos momentos
>>>>>>> neoclássicos das bachianas, ou mesmo em qualquer outro gênero, sempre
>>>>>>> há
>>>>>>> obras primas em Villa-Lobos, sempre há uma singularidade, sempre há o
>>>>>>> métier de um grande mestre, um mundo musical exposto da modernidade
>>>>>>> brasileira numa manifestação de verdade até hoje jamais superada...
>>>>>>>
>>>>>>> tentar em vão diminuir as reais dimensões de Villa-Lobos seria até
>>>>>>> ridículo, se de fato não fosse trágico (patologias de alguns poucos
>>>>>>> representantes da velha vanguarda exaurida e cansada e de seus epígonos
>>>>>>> estagnados e melancólicos)...
>>>>>>>
>>>>>>> abraço a todos, Rubens Ricciardi
>>>>>>>
>>>>>>> ----- Original Message ----- From: "Jos é Luiz Martinez"
>>>>>>> <rudrasena em uol.com.br> To: "Musikeion" <musikeion em pucsp.br>; "ANPPOM
>>>>>>> lista" <anppom-l em iar.unicamp.br>; "Comuarte (lista)"
>>>>>>> <comuarte em yahoogrupos.com.br> Sent: Monday, August 13, 2007 10:49 PM
>>>>>>> Subject: [ANPPOM-L] FW: Flo & Villa
>>>>>>>
>>>>>>>
>>>>>>>
>>>>>>> ------ Forwarded Message From: Eduardo Guimarães Álvares
>>>>>>> <eduardogalvares em uol.com.br> Date: Mon, 13 Aug 2007 22:22:42 -0300 To:
>>>>>>> José Luiz Martinez <rudrasena em uol.com.br> Cc: silvio
>>>>>>> <silvio.ferraz em terra.com.br> Subject: Re: Parar para se pensar!!!
>>>>>>>
>>>>>>> Parar para se pensar!!!
>>>>>>>
>>>>>>> Prezado Florivaldo
>>>>>>>
>>>>>>> Como recebi um e-mail diretamente enviado por você, teço aqui minha
>>>>>>> opinião baseada nos dados que ele continha:
>>>>>>>
>>>>>>> Primeiro você reclama que toda a riqueza dos assuntos abordados em sua
>>>>>>> entrevista foram ofuscados pelo seu comentário tecendo juízos de valor
>>>>>>> sobre a obra de Villa-Lobos. Por que será?
>>>>>>>
>>>>>>> Segundo, seu comentário sobre a quantidade e qualidade de obras boas e
>>>>>>> ruins de Villa-Lobos é baseada em qual quantidade de música que você
>>>>>>> conhece por partituras ou escutou, em
>>>>>>> gravações com um bom nível técnico e
>>>>>>> musical? Quanto da obra do Villa é conhecida ou registrada em gravações
>>>>>>> com boa qualidade ou estão disponíveis em
>>>>>>> partituras devidamente editadas
>>>>>>> e revisadas?
>>>>>>>
>>>>>>> Terceiro, seu comentário: "artistas pouco exigentes, como Villa-Lobos,
>>>>>>> e
>>>>>>> que escreviam pelos cotovelos, apenas terão reconhecimento como
>>>>>>> "gênios"
>>>>>>> dentro dos limites, bastante restritos, de
>>>>>>> nossa "nação brasileira". Bom,
>>>>>>> o Olivier Messiaen, professor de Boulez, que eu não considero um
>>>>>>> compositor "menor", fez alguns comentários
>>>>>>> positivos sobre alguns aspectos
>>>>>>> da música do Villa. Ou seja, o interesse por sua música ultrapassou um
>>>>>>> pouco as nossas fronteira nacionais.
>>>>>>>
>>>>>>> Tenho certeza que, tanto para o bem quanto
>>>>>>> para o mal, a obra com altos e
>>>>>>> baixos do Villa é referencial dentro da história da música brasileira.
>>>>>>>
>>>>>>> Juízos muito gerais sobre compositores grandes ou menores, ou pior
>>>>>>> ainda
>>>>>>> "geniais", só demonstram que tratamos a cultura musical brasileira sem
>>>>>>> a
>>>>>>> devida seriedade, pois só a pesquisa, o
>>>>>>> estudo e a análise sérios poderão
>>>>>>> avaliar sua real importância. Assim como é
>>>>>>> feito, penso eu, com as grandes
>>>>>>> obras dos gênios internacionais.
>>>>>>>
>>>>>>> Um abraço
>>>>>>>
>>>>>>> Eduardo Guimarães Álvares
>>>>>>>
>>>>>>>
>>>>>>> ----- Original Message ----- From: Flo Menezes To: Lauro Machado Coelho
>>>>>>> Cc: revistatropico em uol.com.br ; Humberto Pereira da Silva ; João Luiz
>>>>>>> Sampaio Sent: Monday, August 13, 2007 9:32 AM Subject: Parar para se
>>>>>>> pensar!!!
>>>>>>>
>>>>>>>
>>>>>>> Prezado Lauro Machado Coelho,
>>>>>>>
>>>>>>> chegaram-me a meu conhecimento comentários
>>>>>>> (sempre benvindos quando vêm de
>>>>>>> críticos de sua estatura) acerca de minha
>>>>>>> recente entrevista na UOL, pelas
>>>>>>> vias de um blog e de uma recomendação a minha entrevista por parte do
>>>>>>> jornalista João L. Sampaio, a quem tomo a liberdade de enviar uma cópia
>>>>>>> desta minha mensagem, juntamente com outras pessoas que me são caras.
>>>>>>>
>>>>>>> Refiro-me mais precisamente às linhas abaixo, escritas por você,
>>>>>>> transcritas ao final desta minha mensagem.
>>>>>>>
>>>>>>> Gostaria de registrar aqui minhas impressões, dada a responsabilidade
>>>>>>> de
>>>>>>> homens da imprensa que são tanto vc quanto o João L. Sampaio.
>>>>>>>
>>>>>>> Minha entrevista na UOL
>>>>>>> (http://p.php.uol.com.br/tropico/html/textos/2880,1.shl), respondendo a
>>>>>>> perguntas muito bem elaboradas pelo
>>>>>>> filósofo e crítico de cinema Humberto
>>>>>>> Pereira da Silva (a quem tb envio esta mensagem, para seu
>>>>>>> conhecimento),
>>>>>>> versa sobre diversos aspectos de minha postura estética e é, sem
>>>>>>> sombras
>>>>>>> de dúvidas, uma das melhores que concedi até hoje, ao longo de meu
>>>>>>> percurso criativo.
>>>>>>>
>>>>>>> Nela falo de diversos aspectos de minha produção, elucidando inclusive
>>>>>>> muitas das noções que introduzo em meus escritos e pelas vias de minha
>>>>>>> obra musical:
>>>>>>>
>>>>>>>
>>>>>>> a.. conceito de maximalismo b.. noção de "laborinto" (em Berio etc) c..
>>>>>>> noção de "perder-se para achar e procurar" d.. referências a Trotsky
>>>>>>> e..
>>>>>>> comentário sobre a relevância da tonalidade e sobre sua prática no dia
>>>>>>> a
>>>>>>> dia f.. sobre os "sistemas" em arte e
>>>>>>> sobres seus "esgotamentos" g.. sobre
>>>>>>> o capitalismo tardio h.. sobre a pertinência de novas proposições
>>>>>>> estéticas >>>>> e o Novo i.. noção de especulação no terremo na criação
>>>>>>> musical j.. a relação entre música e afetos k.. noção de que "gosto se
>>>>>>> discute" em arte l.. noção da música como "matemática dos afetos" m.. a
>>>>>>> música como a mais difícil das artes n.. a questão da "tecnicidade
>>>>>>> musical" o.. a música como uma espécie de
>>>>>>> "maçonaria" p.. a importância de
>>>>>>> se ouvir o silêncio q.. o papel inovador
>>>>>>> de Cage r.. a relação novos meios
>>>>>>> / novos sons s.. a relação entre meios e
>>>>>>> fins em arte t.. a relação entre
>>>>>>> sons e contexto u.. a defesa da
>>>>>>> radicalidade estética (de cunho adorniano)
>>>>>>> v.. a relevância da autenticidade na criação artística w.. a
>>>>>>> tripartição
>>>>>>> poundiana entre mestria, invenção e diluição em arte x.. a questão em
>>>>>>> torno da genialidade e a noção de gênio
>>>>>>> y.. comentários sobre a MPB z.. as
>>>>>>> diferenças e desavenças nos meandros da
>>>>>>> Música Nova aa.. cometários sobre
>>>>>>> a música dos DJs ab.. música e sociedade ac.. a importância dos ritos e
>>>>>>> sua relatividade ad.. a noção de u-topia ae.. a questão acerca da
>>>>>>> música
>>>>>>> "européia", que tanto me imputam af.. a proposta utópica de uma
>>>>>>> nacionalidade post-mortem ag.. comentário
>>>>>>> sobre o nacionalismo ah.. Freud
>>>>>>> e o Novo ai.. a perversão e o Velho aj.. sobre Wagner ak.. defesa da
>>>>>>> pretensão em oposição à presunção e à prepotência al.. os resíduos da
>>>>>>> história e sua relação com a criação atual
>>>>>>> am.. Demócrito, Merleau-Ponty,
>>>>>>> Barthes an.. a relação entre música e matemática ao.. a relação entre a
>>>>>>> complexidade maximalista e a velocidade da luz ap.. a defesa das
>>>>>>> simultaneidades, do labirinto criativo, das ramificações aq.. sobre o
>>>>>>> acorde de Tristão e as entidades harmônicas ar.. relação entre ruptura
>>>>>>> e
>>>>>>> progresso: noção de "transgresso" as.. a
>>>>>>> arte como campo flexível at.. os
>>>>>>> baluartes da vanguarda musical au.. a situação da música no Brasil av..
>>>>>>> comentário sobre Villa-Lobos aw.. aspectos
>>>>>>> (parâmetros) da textura sonora
>>>>>>> ax.. o serialismo integral e a aversão cega dos nacionalistas ay.. a
>>>>>>> diferença entre a complexidade em Berio e em Ferneyhough az.. balanço
>>>>>>> crítico da Nova Complexidade de
>>>>>>> Ferneyhough ba.. a noção de Manoury sobres
>>>>>>> arquipélagos da contemporaneidade bb.. sistemas de referência comum em
>>>>>>> música e sua superação na atualidade bc.. a importância das novas
>>>>>>> tecnologias bd.. sobre a divulgação da música be.. minhas atuações à
>>>>>>> frente do Studio PANaroma bf.. a
>>>>>>> condenação das concessões em arte bg.. a
>>>>>>> referência à imagem do "rio" em arte (Joyce, Berio, Heráclito etc)
>>>>>>>
>>>>>>>
>>>>>>> Por tudo isto, espanta-me (sem surpreender-me!) como algumas pessoas se
>>>>>>> ativeram ao "simples" e direto comentário que fiz acerca da obra de
>>>>>>> Villa-Lobos e se silenciaram sobre todas as demais questões, a meu ver
>>>>>>> MUITO mais importantes do que essa discussão. (Até mesmo email anônimo
>>>>>>> e
>>>>>>> desrespeitoso cheguei a receber... não
>>>>>>> tiveram sequer a coragem de assinar
>>>>>>> a mensagem).
>>>>>>>
>>>>>>> Quando vc "sai em defesa" de Villa-Lobos
>>>>>>> (que vc afirma ser uma "chuva no
>>>>>>> molhado", com o quê sinceramente discordo!), tece comentários bastante
>>>>>>> pertinentes, e concordo com boa parte deles, especificamente com
>>>>>>> relação
>>>>>>> às boas obras de sua autoria a que vc se referiu.
>>>>>>>
>>>>>>> Minha opinião acerca do que vem a constituir um GRANDE compositor não
>>>>>>> se
>>>>>>> altera, porém, substancialmente em nada: a proporção entre as obras
>>>>>>> medíocres e as obras geniais tem de ser
>>>>>>> nitidamente favorável, na balança,
>>>>>>> às obras geniais, e isto de modo muito claro e evidente, como foram os
>>>>>>> casos de Webern, Berg, Schoenberg, Berio, Stockhausen, Stravinsky (e
>>>>>>> não
>>>>>>> de compositore menores, tais como
>>>>>>> Shostakóvitch, Martinu e Milhaud, que vc
>>>>>>> cita como exemplos - sei que estou pondo lenha na fogueira, mas é minha
>>>>>>> opinião sincera...).
>>>>>>>
>>>>>>> Ademais, não vejo como pertinente a comparação entre a música que se
>>>>>>> praticou a partir do início do século XX, em plena era da indústria
>>>>>>> cultural e diante das "rupturas" com os
>> velhos códigos, "promulgadas" por
>>>>>>> Schoenberg e outros, com as práticas da
>> música barroca, clássica e mesmo
>>>>>>> romântica: os critérios de excelência, naquelas épocas (sobretudo na
>>>>>>> música barroca e clássica) dobravam-se comumente às exigências de uma
>>>>>>> produção ininterrupta, socialmente
>>>>>>> subalterna às "necessidades" religiosas
>>>>>>> ou das cortes. Algo, pois, bem diverso da época dita "moderna", em que
>>>>>>> o
>>>>>>> critério da criação autônoma, por mais relativa que possa ser tal
>>>>>>> autonomia, norteia o pensador, e na qual se deve constantemente "parar
>>>>>>> para pensar", para que quando se faça
>>>>>>> algo, se faça o MELHOR e sobretudo o
>>>>>>> que se DESEJA fazer! Pensemos, por
>>>>>>> exemplo, em Berg, Webern ou Boulez, com
>>>>>>> o rigor de suas (poucas, porém vastas, ao menos no que tange às suas
>>>>>>> ramificações posteriores) obras!!!
>>>>>>>
>>>>>>> Concluindo, é preciso que acordemos para a discussão de tantos outros
>>>>>>> aspectos mais interessantes do que nos sentirmos afetados ou agredidos
>>>>>>> diante da constatação de que artistas
>>>>>>> pouco exigentes, como Villa-Lobos, e
>>>>>>> que escreviam pelos cotovelos, apenas terão reconhecimento como
>>>>>>> "gênios"
>>>>>>> dentro dos limites, bastante restritos, de nossa "nação brasileira".
>>>>>>>
>>>>>>> Grande abraço a todos.
>>>>>>>
>>>>>>> ___ Comentário de Lauro Machado:
>>>>>>>
>>>>>>> A respeito da entrevista de Flo Menezes: Ninguém é "forçado a venerar
>>>>>>> Villa-Lobos como o gênio nacional", é
>>>>>>> claro. Mas é uma simples questão de
>>>>>>> justiça reconhecer que o Brasil nunca produziu outro compositor tão
>>>>>>> completo. A obra de Villa-Lobos é
>>>>>>> irregular, sim. Como todo compositor que
>>>>>>> escreve com extrema facilidade, o excepcional, em sua obra, se
>>>>>>> acotovela
>>>>>>> com o medíocre, é verdade. Isso acontece com outros autores do século
>>>>>>> XX
>>>>>>> (sem mencionar os prolíficos autores do Barroco ou do Classicismo). Eu
>>>>>>> citaria Dimitri Shostakóvitch, Bohuslav
>>>>>>> Martinu e Darius Milhaud, que são
>>>>>>> igualmente ecléticos e desiguais. Mas nem por isso questionamos a
>>>>>>> genialidade deles.
>>>>>>>
>>>>>>> Na verdade, que outro compositor brasileiro praticou todos os gêneros
>>>>>>> --
>>>>>>> inclusive a ópera -- com igual número de acertos? (a afirmação de Flo
>>>>>>> Menezes de que as peças medíocres superam as excepcionais não resiste,
>>>>>>> acredito, a uma simples avaliação aritmética).
>>>>>>>
>>>>>>> Não são só as Bachianas e os Chôros, no domínio da música orquestral.
>>>>>>> Os
>>>>>>> quartetos de cordas estão entre as
>>>>>>> coleções mais importantes do século XX.
>>>>>>> E a música para piano tem verdadeiras preciosidades, entre elas, coisas
>>>>>>> como as Cirandas e o Guia Prático -- recentemente gravado pela Clara
>>>>>>> Sverner - que mapeam a riqueza melódica e rítmica do cancioneiro
>>>>>>> luso-brasileiro. Há, na música de câmara, coisas de uma originalidade
>>>>>>> gritante, como o Noneto. >>>>> E o
>>>>>>> repertório das canções é um setor a ser
>>>>>>> ainda explorado com mais profundidade.
>>>>>>>
>>>>>>> Sair em defesa de Villa-Lobos, a esta altura do campeonato, é chover no
>>>>>>> molhado, eu sei. Só queria dizer que não
>>>>>>> preciso fazer esforço algum para
>>>>>>> me orgulhar de o Brasil ter produzido um artista dessa estatura. ___
>>>>>>>
>>>>>>> Flo Menezes CP 141 06803-971 - Embu - SP Brasil
>>>>>>>
>>>>>>> - - - Compositor & Diretor Artístico do Studio PANaroma e do PUTS -
>>>>>>> PANaroma/Unesp: Teatro Sonoro
>>>>>>>
>>>>>>> Tel & Fax: ++55/11/4781-6775 Celular: ++55/11/8282-0960 Studio
>>>>>>> PANaroma:
>>>>>>> ++55/11/6166-6513 email: flomenezes em uol.com.br web:
>>>>>>> http://flomenezes.sites.uol.com.br
>>>>>>>
>>>>>>> ------ End of Forwarded Message
>>>>>>>
>>>>>>>
>>>>>>>
>> ------ End of Forwarded Message
>>
>>
>>
>> ________________________________________________
>> Lista de discussões ANPPOM
>> http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l
>> ________________________________________________
>>
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>> Para alterar a categoria classificada, visite
>> http://mail.terra.com.br/cgi-bin/imail.cgi?+_u=silvio.ferraz&_l=1,1187136136.
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>
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