[ANPPOM-L] Pacotao 2007

Jorge Antunes antunes em unb.br
Seg Jan 15 23:30:24 BRST 2007


Amig em s:

Já está no ar a gravação da marcha-rancho do maestro Jorge Antunes, para o Pacotão 2007. Seu título: "O Pacotão não é mais o mesmo".
Ouça em:
http://www.americasnet.com.br/antunes/pacotao-2007/

Em abril de 1977, o regime militar, comandado pelo general Ernesto Geisel, decretou o famoso Pacote de Abril, que logo virou motivo de piada entre os brasileiros.
 Um grupo de jornalistas de Brasília, num sábado de verão, jogava conversa fora numa mesa do bar do Clube da Imprensa, recheada de garrafas e mais garrafas de cerveja. No meio da conversa, alguém teve a idéia: vamos fundar um bloco de carnaval. Todos concordaram. Pronto. Surgia, aí, oficialmente, a Sociedade Armorial Patafísica Rusticana O Pacotão.
Para efeito de registro histórico, os integrantes dessa animada mesa - Carlão Lysias, Carlos Augusto Gôuvea (Carlão), David Renault, Fernando Lemos, Guarabira, Márcio Varela, Moacyr de Oliveira Filho (Moa) e Racsow - são considerados os fundadores do Pacotão.
O então diretor do Departamento de Turismo de Brasília, Carlos Black, ameaçou não permitir a passagem do bloco pela W3, já que ali eram realizados os desfiles oficiais da cidade. O pacotão não só passou, como passou pela contramão. E para ironizar com o diretor do Detur, os "pacoteiros" criaram o personagem que é o "presidente vitalício e ditador perpétuo" do Pacotão, o Charles Preto, trocadilho com o nome do diretor do Detur.
O bloco, que neste ano de 2007 completa 30 anos de existência, já lançou alguns CDs e ficou famoso não só porque sempre desfila na contramão, mas também porque suas músicas sempre foram de forte e ácida crítica aos políticos e aos governos brasileiros.
Com o advento da Nova República, vários dos jornalistas fundadores começaram a ascender a postos do governo, alguns por concurso, outros por nomeação. Na medida em que a chamada "esquerda" foi ganhando terreno no Poder, as marchinhas do Pacotão passaram a perder a tradicional acidez na crítica política. Chegou-se ao ponto de, num determinado momento, a marchinha oficial falar de "camisinha", em lugar de criticar os políticos.
Neste momento em que o excesso de escândalos políticos grassa, a desilusão faz com que pacoteiros voltem aos temas políticos em suas marchinhas. O maestro Jorge Antunes, pacoteiro de tradição, leal ao espírito do bloco desde os anos 70, fez uma marcha-rancho, para 2007, que critica o próprio Pacotão.
Outras informações sobre a história do bloco podem ser lidas em:
http://www.brasiliatur.com.br/pacotao_joanfi.htm
http://www2.correioweb.com.br/cw/2001-02-27/mat_28878.htm
http://www.radiobras.gov.br/especiais/Carnaval/carnaval_mat1bsb.htm




-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://www.listas.unicamp.br/pipermail/anppom-l/attachments/20070115/9ecaaf7c/attachment.html>


Mais detalhes sobre a lista de discussão Anppom-L