[ANPPOM-L] Nota de falecimento

Jorge Antunes antunes em unb.br
Sex Jan 26 15:54:54 BRST 2007


Faleceu na quarta-feira, 24 de janeiro, aos 67 anos de idade,  em São Paulo, de complicações cardíacas, o músicólogo Arnaldo Senise.
Senise ocupava a cadeira numero 8 da Academia Brasileira de Música.


Arnaldo Senise

Arnaldo José Senise (Jaú, SP, 1945) dedicou sua vida a divulgar e reinterpretar aspectos técnicos e estéticos da música, ao mesmo tempo
como jornalista, pedagogo e pesquisador. Sua atividade musicológica se manifestou nos textos de grande discernimento crítico, em programas de concerto e encartes de CDs como os da série Grandes Pianistas Brasileiros. Porém, sua maior contribuição para a música brasileira foi a edição da Sinfonia em mi menor de Alexandre Levy.

Arnaldo Senise diplomou-se pelo Conservatório de Música de Jaú e continuou seus estudos de piano, estética e análise musical com Sophia Mello Oliveira (1897-1980), dileta discípula de Luigi Chiaffarelli. Graduou-se, também, na Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas. Como professor, lecionou matérias como Análise Musical, História da Música, Estética Musical e Música Brasileira,
participou de júris de concursos musicais e é Sócio Benemérito da Sociedade Brasileira de Musicologia, da qual foi diretor (1982-85).
Integrou a diretoria eleita sub judice para a reestruturação da Academia Brasileira de Música, foi Conselheiro da Comissão Municipal de Cultura de São Paulo e é o autor de cerca de 100 publicações, entre ensaios, estudos e trabalhos científicos.

Obras Principais
"A Celula Ritmica e a Linguagem Musical", "Crítica e Interpretação Musical"; "A Expressão Musical de Maria Callas"; "Frederic Chopin, o
Precursor dos Precursores"; "Hugo Wolf: a Música Pela Poesia" ; "Na Música, um Duelo Entre o Homem e o Robot" ; "A Canção Popular e o
Cancionista"; "Antonietta Rudge, a Intérprete de Wagner"; "Bach, Produto de Influxos Medievais" e "Desfazendo o Mito e Desvelando um Monstro"; "Musicologia ? a Ciência"; "O Gênio e a Criança: Em Torno de Amadeus"; "As Empresas e o Patrocínio a Música"; "A Liberdade do Homem e a Música"; "Villa-Lobos e a Implantação do Canto Coletivo"; "Mozart: o Quarteto das Dissonâncias"; "Villa- Lobos e a música de Bach"; "Leonard Bernstein"; "A Arte do Órgão em Furio Franceschini"(encarte CD Contemporary Digital Arts 930404 S. Paulo); "Carlos Gomes: o que há de extraordinário; a profecia de Verdi"; "Bidu Sayão".

ESTUDOS SOBRE GUIOMAR NOVAES: "Guiomar Novaes: Um Estilo"; "A Arte Inimitável de G.N."; "A Volta da Primeira Dama do Piano"; "0 Retorno de G.N. a S.Paulo em 1913"; "Guiomar Novaes" (encarte CD CID 48/5); "G.N. em Compact Disc"; "O Centenário de G.N." (Guia do Ouvinte Cultura FM Nº 87); "A Arte e a Grandeza de G.N." (Qualis Nº25/95).

ESTUDOS SOBRE ALEXANDRE E LUIZ LEVY: "A Harmoniosa lição de Modéstia de um Mestre"; SINFONIA de Alexandre Levy (Partitura Ed.IMESP/FUNARTE/Soc.Bras.Musicologia SP 1986); "A Sinfonia de Alexandre Levy".
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://www.listas.unicamp.br/pipermail/anppom-l/attachments/20070126/aae225e2/attachment.html>


Mais detalhes sobre a lista de discussão Anppom-L