[ANPPOM-L] Prática instrumental

carlos palombini palombini em terra.com.br
Dom Jul 1 11:04:53 BRT 2007

> a criança entra no mundo da música pelos sons q a
> rodeiam, e pelas propostas mais recentes da
> música.
> mas mesmo assim, sempre falta o principal, a prática instrumental.

Sendo leitor de Schaeffer, eu seria a última pessoa a questionar a
importância da prática instrumental, entendida aqui num sentido amplo.
No contexto de conservatórios transformados em departamentos e escolas
de música, que é o nosso, acho esta afirmação nociva. Primeiro, peso
sentido restrito que se pode dar à expressão "prática instrumental".
Depois, pelo caráter secundário ao qual ela relega a escuta, que pode
ser determinada pela prática instrumental, mas a ultrapassa, como
podemos fazer inferências de situações que não experimentamos, ou ouvir
um som sem referência direta ao evento que o produz.

--
cvp