[ANPPOM-L] pós-modernidade ou paradoxos da modernidade?
Rubens Ricciardi
rrrr em usp.br
Dom Jul 22 01:27:20 BRT 2007
Re: [ANPPOM-L] FWD: TRADI ÇÃ O E RUPTURA - John Corigliacaros colegas da anppom,
1) o q se chama pós-moderno talvez sejam tão-somente novos casos de paradoxo da modernidade (já houve vários destes casos na música - por exemplo, o neoclassicismo dos anos 20-40, o jdanovismo dos anos 50 etc. - antes mesmo que os filósofos tentassem interpretar a tal pós-modernidade enquanto conceito);
2) aliás, pós-modernismo ou valetudismo? (seguramente "nem tudo é relativo", como diz o Prof. Hilton Japiassu)...
3) mesmo em nossos tempos seguramente pós-vanguarda há ainda tanto jovens epígonos modernistas como demais compositores apenas convencionais...
ps: e, já que estamos falando de música, deixemos os padrões medianos da indústria cultural fora da questão...
rubens ricciardi
----- Original Message -----
From: silvio
To: Sandra Reis ; anppom-l em iar.unicamp.br
Sent: Saturday, July 21, 2007 12:36 PM
Subject: Re: [ANPPOM-L] FWD: TRADI ÇÃ O E RUPTURA - John Corigliano e a m ú sica do presentepor Matheus G. Bito ndi
sandra e carlos cobertos de razão.
vale pegar dois livros muito pouco lidos pelos brasileiros que gostam de pós-modernismo:
a condição pós-moderna de Lyotard e pósmodernismo e jameson.
ora, nos dois o termo é claramente uma crítica à forma de relações humanas nascidas do capitalismo recente.
nos dois livros é clara a noção de último homem, alertada por nietzsche, para falar do nihilismo ao qual chegaríamos.
para checar tanto, basta ler o artigo e entrevistas com artístas ditos pós-modernos e notar que todo o entusiasmo do discurso das utopias dos anos 50 se desfaz num ressentimento e no tanto faz, sobretudo tanto faz qdo aquele que tanto faz tem condições financeiras que beiram a agressão.
Por outro lado, esta coisa de misturar, isto não era antropofagia? e antropfagia não é uma coisa do modernismo de oswald? O q isto tema ver com pós-modernismo?
silvio ferraz
Amigos,
Estou de acordo com a postura crítica do Carlos Palombini.
Para iniciar, não aprecio o termo Pós-Modernismo. É muito confuso. Se Descartes foi o introdutor da Idade Moderna, se Baudelaire chamava o seu momento de Modernidade, se ser moderno é estar dentro do agora de seu tempo, não existe "Pós-Modernismo" mas sim, Pós-Modernismos.
Inventaram o termo, o coro dos influentes gostou e impuseram na área de artes um epíteto que os pósteros vão ter de agüentar?
Quando estive no Canadá , o Pós-Modernismo era visto como uma justaposição de tendências no tempo atual, validando todos os estilos suprassumidos no tempo histórico em pé de igualdade como fonte de inspiração e meio para exercitar e dar forma à criatividade no momento hodierno.
A partir daí, comecei a "engulir" o termo com menos sofrimento porque passei a ver o Pós-Modernismo como a expressão de liberdade no nosso tempo : cada um deve criar como deseja, de acordo com suas tendências e ideais, sem ter de seguir as determinações de um grupo que se acha dono da história. Se alguém deseja ressuscitar, por exemplo, o estilo de Palestrina, está no seu direito e certamente fará algo novo pois nunca "atravessamos o mesmo rio, em cada momento, ele está diferente", como disse o nosso colega Heráclito, no VI século antes de Cristo.
Daí, que as preferências ocorram é muito natural, mas dizer que X, Y ou Z são os modelos de Pós-Modernismo, é voltar às ditaduras do poder na história que é feita a partir das "estrelas" eleitas pelos historiadores e teóricos que se concentram em determinados pontos como abelhas no mel, sem vislumbrar outras riquezas ao seu redor.
Um abraço para todos,
Sandra Loureiro de Freitas Reis
From: carlos palombini <palombini em terra.com.br>
To: ANPPOM <anppom-l em iar.unicamp.br>
Subject: Re: [ANPPOM-L] FWD: TRADI ÇÃ O E RUPTURA - John Corigliano e a m ú sica do presentepor Matheus G. Bito ndi
Date: Fri, 20 Jul 2007 22:05:01 -0300
>
>Achei muita coisa estranha neste artigo.
>
>[1] É estranho ver Gilberto Mendes descrito como o representante
>brasileiro do pós-modernismo. Matheus Bitondi não deve ter lido o
>prefácio que o compositor santista escreveu para o livro em que Jorge
>Antunes publicou sobre Jorge Antunes, _Uma poética musical brasileira e
>revolucionária_. Considerem este excerto:
>
>"Neste momento em que o hip-hop e DJs são elevados, pela mídia, à
>importância de Stockhausen, Berio, Pousseur, este livro de análises das
>obras de Antunes vem em boa hora, como reação a esta descaracterização
>das diversidades. Vem para colocar as coisas em seus devidos lugares,
>mostrando o que é de fato um compositor voltado para uma música
>realmente de invenção. Um compositor que pensa a música, como um
>artista, como um homem da alta cultura."
>
>[2] É estranho ver o "ecletismo" de um compositor norte-americano dos
>séculos XX e XXI ser apresentado como tendo raízes em Monteverdi,
>Tchaikovski e Dvorak e, portanto, não sendo realmente novo. O serialismo
>integral de Boulez não combinava Webern, Messiaen, Varèse, Cage e
>Stravinski? E o dodecafonismo
>de Schoenberg não era a conseqüência necessária de Brahms, Mozart, Bach,
>Beethoven e Wagner? Por que o pós-modernismo de uns necessita reduzir-se
>às mesmas narrativas historiográficas que o modernismo de outros? E por
>que estas estruturas narrativas são usadas ao mesmo tempo para
>justificar os modernistas como conseqüência lógica da tradição e
>desqualificar os pós-modernos como nem tão novos assim?
>
>[3] É estranho ver os compositores ditos pós-modernos só podendo ser
>compreendidos se colocados em oposição ao serialismo integral, como se
>só o serialismo integral os tivesse precedido e nos anos cinqüenta não
>houvesse mais nada de novo acontecendo no mundo. Não houve Cage? Não
>houve Scelsi? Não houve Messiaen? Não houve Varèse? E não houve o soul,
>o gospel, o rock, o twist, o cool jazz? E não houve Villa-Lobos, Camargo
>Guarnieri, o baião, Ary Barroso, Ângela Maria, a bossa nova?
>
>--
>cvp
>
>
>silvio escreveu:
> > interessante a frase:
> >
> > " A libertação das amarras seriais e a
> > conseqüente reabertura dos ouvidos para toda a
> > história da música"
> > afinal de contas ela era usada antes de outro
> > modo: "a liberação da música das amarras do
> > tonalismo", "a liberação do som". E não houve
> > época mais aberta a ouvir toda a história do que
> > os anos 50 e 60, nas classes de messiaen e
> > maderna.
> >
>
>________________________________________________
>Lista de discussões ANPPOM
>http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l
>________________________________________________
----------------------------------------------------------------------------
Verificador de Segurança do Windows Live OneCare: verifique já a segurança do seu PC!
----------------------------------------------------------------------------
E-mail classificado pelo Identificador de Spam Inteligente.
Para alterar a categoria classificada, visite o Terra Mail
----------------------------------------------------------------------------
Esta mensagem foi verificada pelo E-mail Protegido Terra.
Scan engine: McAfee VirusScan / Atualizado em 20/07/2007 / Versão: 5.1.00/5079
Proteja o seu e-mail Terra: http://mail.terra.com.br/
________________________________________________
Lista de discussões ANPPOM
http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l
________________________________________________
E-mail classificado pelo Identificador de Spam Inteligente Terra.
Para alterar a categoria classificada, visite
http://mail.terra.com.br/cgi-bin/imail.cgi?+_u=silvio.ferraz&_l=1,1185016666.83736.26830.tacamaca.hst.terra.com.br,8651,Des15,Des15
Esta mensagem foi verificada pelo E-mail Protegido Terra.
Scan engine: McAfee VirusScan / Atualizado em 20/07/2007 / Versão: 5.1.00/5079
Proteja o seu e-mail Terra: http://mail.terra.com.br/
------------------------------------------------------------------------------
________________________________________________
Lista de discussões ANPPOM
http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l
________________________________________________
------------------------------------------------------------------------------
Internal Virus Database is out-of-date.
Checked by AVG Free Edition.
Version: 7.5.476 / Virus Database: 269.10.2/893 - Release Date: 9/7/2007 17:22
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://www.listas.unicamp.br/pipermail/anppom-l/attachments/20070722/65ac4988/attachment.html>
Mais detalhes sobre a lista de discussão Anppom-L