[ANPPOM-L] Ai, que susto!

rrrr em usp.br rrrr em usp.br
Dom Jun 3 13:07:36 BRT 2007

profa. Stela Brandão (EdD),

receba aqui toda minha solidariedade por suas sábias palavras, pois sua
indignação é a mais legítima, e, se me permite ainda, seu espanto é aquela
reação essencial presente em todo bem-pensar...

hoje em dia - com a ditadura da opinião pública e as distorções do politicamente
correto que fala até em nome de supostas minorias - já se perdeu a competência
de se espantar, uma vez que tudo se banaliza, as relações humanas, a
criatividade artística, os pensamentos, uma existência já sem "Dasein"...

só acho que está na hora (e já escrevi isto mais de uma vez aqui nestas
listinhas da ANPPOM) de separarmos este "Universo Mediano" (mediano de "media"
ou mídia, do meio, da mediocridade, da Indústria Cultural, da Cultura de Massa,
da meio-música, da meia-arte, de uma escuta fragmentada e diluída típica do ser
humano ausente mesmo presente, enfim, de um "logos" poluído audio-visualmente
que completa as outras poluições físicas do mundo em nossos tempos), de
separarmos toda esta brutalidade de sistema, do que possa ser "cultura
popular", já que as expressões artísticas oriundas de tradições populares ou de
comunidades específicas nada têm a ver com este marketing multinacional,
globalizado e agressivo de artigos produzidos em série enquanto fonogramas
descartáveis, tecnologicamente mesquinhos, eficientes só na manipulação de uma
massa de consumidores que está há muito empanzinada como o gado...

atenciosamente,

Prof. Rubens Ricciardi - titular da USP